Sertão Hoje

Sertão Hoje

Sindicato dos Bancários realiza paralisação no HSBC de Vitória da Conquista

Segunda / 29.02.2016

Por Redação Sertão Hoje

A mobilização faz parte de um movimento nacional e foi motivada pela decisão do banco de não efetuar o pagamento da PLR de 2015, nem do PPR Administrativo.

Na manhã desta segunda-feira (29), o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região promoveu uma paralisação na agência do HSBC da cidade. A mobilização faz parte de um movimento nacional e foi motivada pela decisão do banco de não efetuar o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2015, nem do Programa Próprio de Remuneração (PPR Administrativo). Conforme foi divulgado em um comunicado interno na última semana. O HSBC é um dos maiores bancos do mundo e no último ano teve um lucro global de 13,5 bilhões de dólares. As agências em atividade no Brasil, por exemplo, geraram o saldo positivo de 191 milhões de dólares somente no primeiro semestre do ano passado.

Segundo nota encaminhada para nossa redação, todo esse lucro é fruto do trabalho dos bancários, que muitas vezes são submetidos à metas inalcançáveis, cobranças abusivas e ao assédio moral. Mesmo assim, a instituição financeira tem se negado a cumprir os benefícios que foram acordados com a categoria. "Apesar do acordo firmado após a greve, o banco divulgou um comunicado afirmando que o pagamento seria feito apenas para a área gerencial. Esta atitude é desrespeitosa, uma vez que todos trabalham igualmente para a obtenção dos resultados. A paralisação é uma forma de dar visibilidade à insatisfação dos bancários para tentarmos reverter essa situação e receber a nossa parcela da lucratividade do banco", afirma Sarah Sodré, bancária do HSBC e diretora do Sindicato.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.