Câmara de Rio de Contas realiza sessão solene em homenagem ao bicentenário da Polícia Militar do Estado da Bahia
Quarta / 30.04.2025
Por Redação Sertão Hoje

A sessão contou com as presenças do Prefeito Célio Evangelista, do Major Wagner Rocha, oficiais e policiais militares da 46ª CIPM, entre outras autoridades (Fotos: Leonardo Oliva/Sertão Hoje)
Nesta terça-feira, dia 29/04, a Câmara Municipal de Rio de Contas realizou, no Salão Nobre José Carlos Pereira Bonfim, uma sessão solene em homenagem ao bicentenário da Polícia Militar do Estado da Bahia, por requerimento do Vereador Vinícius Costa de Souza. A sessão solene foi aberta pelo Presidente Deraldo Neto (Dera de Marusa) e contou com as presenças do Prefeito Célio Evangelista, do Comandante da 46ª CIPM, Major Wagner Rocha, de oficiais e policiais militares da 46ª CIPM, da Delegada da Polícia Isabela Reis, do Tenente Coronel Jorge Macedo e dos vereadores Bianca de Valbam, Dera de Marusa, Dr. Vinicius Costa, Gil de Iu, Kaique Mafra e Luciano Pierote. Ausentes os vereadores Bado, Johny e Lane de Dr. Adão. A sessão foi abrilhantada ainda pela Filarmônica Lira dos Artistas, instituição centenária de Rio de Contas, responsável pela execução dos Hinos da Bahia e Nacional.
Após a abertura, a sessão foi conduzida pelo Vereador Dr. Vinícius Costa, que destacou se sentir muito honrado por ter proposta a sessão para homenagear os 200 anos da Polícia Militar do Estado da Bahia. Dr. Vinícius fez questão ainda de elogiar o trabalho realizado pela 46ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada em Livramento de Nossa Senhora, ao qual o município de Rio de Contas está subordinado. “Infelizmente ainda existem pessoas que preferem denegrir a imagem, não reconhecem o importante trabalho realizado pela Polícia Militar e preferem agir em defesa daqueles que se colocam do lado oposto da lei”, destacou Dr. Vinícius.
Na mesma linha, o Prefeito Célio Evangelista elogiou a atuação da Polícia Militar em todo o estado da Bahia, especialmente o trabalho realizado pela 46ª CIPM em Rio de Contas, colocando-se à disposição da instituição para auxiliar no que for preciso. “Eu só tenho a agradecer aos Comandante da 46ª CIPM e policiais militares pelo trabalho de excelência realizado em Rio de Contas”, afirmou o prefeito.
Fazendo uso da palavra, o Comandante da 46ª CIPM, Major Wagner Rocha, agradeceu pela iniciativa da Câmara de Rio Contas e destacou que o Estado da Bahia vive um momento difícil, com as forças de segurança tendo que executar a árdua missão de conter a criminalidade. “Estou há 3 anos e meio à frente da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar e os nossos índices de criminalidade têm diminuído e o número de apreensões de armas e drogas aumentado. O número de homicídios caiu de 8 por ano para 2 por ano e, em 2025, ainda não tivemos nenhum homicídio registrado”, destacou o Major.
Encerrando a sessão, o Presidente da Câmara de Rio de Contas, Dera de Marusa, realizou a entrega de Moção de Aplausos ao Comandante da 46ª CIPM, Major Wagner Rocha e destacou estar muito feliz de fazer parte desta belíssima homenagem. “Eu gostaria de deixar registrado os meus sinceros agradecimentos a cada um dos policiais militares e civis, que atuam no município de Rio Contas e no estado da Bahia, pelo trabalho realizado. A Câmara de Rio de Contas está à disposição da instituição para ajudar no que for necessário”, afirmou Dera de Marusa, que encerrou a sua fala convidando a todos para a sessão solene para entrega do título de cidadã rio-contense para a Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Deputada Estadual Ivana Bastos.