Terno de Reis é reconhecido como patrimônio cultural de Brumado e ganha dia municipal
Quarta / 12.03.2025
Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a prefeitura, a iniciativa fortalece os laços familiares e tem potencial para impulsionar tanto o turismo cultural quanto a economia local. (Foto: Ascom / Pref. de Brumado)
Na última sexta-feira (07), a Câmara Municipal de Brumado aprovou o Projeto de Lei que reconhece o Terno de Reis como patrimônio cultural e imaterial do município e institui o Dia Municipal do Terno de Reis. A medida, sancionada pelo prefeito Fabrício Abrantes, fortalece a identidade cultural da cidade e valoriza uma manifestação tradicional que atravessa gerações.
Conforme o Projeto de Lei, o Terno de Reis passa a ser oficialmente reconhecido, e o último sábado do mês de janeiro será comemorado como data municipal. Durante o Dia do Terno de Reis, a prefeitura promoverá atividades como palestras, exposições, passeios e apresentações artísticas, contribuindo para a preservação e divulgação dessa importante tradição.
Para o secretário de Cultura, José Ribeiro, a criação do Dia Municipal do Terno de Reis reforça o compromisso da gestão com as raízes culturais de Brumado. Esse projeto de lei marca um momento importante. Uma data que, a partir de agora, fica no calendário, mostrando que a Secretaria de Cultura tem esse compromisso de valorizar a tradição e motivar as pessoas a colocarem em prática sua cultura. E o melhor, a população aprovou de vez e já espera pelo próximo ano, que será um movimento ainda maior”, destacou.
De acordo com a prefeitura, a iniciativa fortalece os laços familiares e tem potencial para impulsionar tanto o turismo cultural quanto a economia local.