Sertão Hoje

Sertão Hoje

Roda de conversa na Biblioteca do Museu de Arte da Bahia (MAB) promove troca entre escritores e leitores

Sexta / 19.04.2024

Por Frente & Verso Comunicação Integrada

"Um encontro com mulheres que transitam pelo universo literário é sempre enriquecedor ", disse a escritora Marcia Moreira. (Foto: Divulgação)

Mais uma edição do projeto Leituras de Mundo aconteceu nesta quinta-feira, 18 de abril, na Biblioteca do Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória. A convite da bibliotecária Lucia Valois, as jornalistas e escritoras Fernanda Carvalho, autora do livro A Luz da Maternidade, Marcia Moreira, autora dos livros As Muitas Mulheres em Mim e Vida + Leve e a administradora e escritora Katiana Rigaud, que tem três livros publicados (Prefiro Gente, Diário de Roberta e Todo Mundo é Muita Gente) conversam sobre escrita, literatura e o amor pela leitura. O evento é gratuito e aconteceu das 15 às 17 horas.

O tema do encontro será "Sororidade Liiterária", em referência ao movimento de apoio mútuo entre escritores baianos. "Quando as pessoas se referem a escritores, pensam na academia ou no glamour. Entretanto, livros são frutos de estudo, trabalho e muita dedicação. É importante estimular e incentivar o despertar de novos autores e fortalecer a produção de autores locais”, destaca a idealizadora da Raiz Livraria, movimento que tem incentivado e divulgado a produção de escritores independentes.

Com uma longa carreira no jornalismo, a escritora Marcia Moreira enaltece a presença feminina na produção literária. "Um encontro com mulheres que transitam pelo universo literário é sempre enriquecedor, principalmente quando estas se propõem a falar de experiências pessoais transformadas em livros", pontua.

Em seu novo livro "Vida + Leve", Márcia compartilha a experiência de sofrer mobbing, que é um tipo de assédio moral no ambiente de trabalho. "As reflexões que fiz nesse período e que me permitiram reencontrar o meu equilíbrio estão traduzidas nos textos do livro. Acho que o MAB está de parabéns por promover esse encontro. Tenho certeza que será maravilhoso dividir o espaço com Fernanda Carvalho e Katiana Rigaud", celebra.

A cada edição do projeto Leituras de Mundo, a bibliotecária Lucia Valois é só sorriso por ver o espaço público da biblioteca ocupado, promovendo encontros e troca de conhecimento. ”Tendo em vista o poder da arte no processo evolutivo do ser e, consequentemente, da sociedade, nosso maior retorno é ver os frutos deste encontro entre escritores e o público”.

Empolgada com sua participação inédita em um evento no MAB, Katiana revela que a Roda de Conversa será um marco. “Vou guardar junto com a sensação de ver meus livros na biblioteca pública e em sala de aula. Movimentos literários como esse me deixam confiante sobre as escolhas que tenho feito e me incentivam a continuar acreditando nos propósitos que me move", declarou.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.