Sertão Hoje

Sertão Hoje

Caetité: Dia D de vacinação contra Gripe e Sarampo acontecerá dia 30

Quinta / 28.04.2022

Por Redação Sertão Hoje

Ambas as campanhas têm calendário específico para a sede e para a zona rural e vão até o dia 03 de junho. Confira os cronogramas e cards divulgados ao final da matéria.

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o Dia D das Campanhas de Vacinação contra a Gripe e contra o Sarampo no próximo dia 30, no sábado.  Ambas as campanhas têm calendário específico para a sede e para a zona rural e vão até o dia 03 de junho. Confira os cronogramas e cards divulgados ao final da matéria.


Gripe

Nessa 1ª etapa, voltada aos idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde, o Dia D de vacinação contra a Influenza acontecerá no dia 30/04, sábado, no Centro de Saúde Dra. Lara Fernandes (CAE III), localizado na Rua Rui Barbosa; no PSF Woquiton Fernandes Teixeira, localizado na saída para Maniaçu; e no PSF José Silveira Rocha, localizado no bairro Nossa Senhora da Paz.


Sarampo

O Dia D contra o Sarampo acontecerá na zona rural, na USF Florisvaldo Fernandes, localizada em Aroeiras; USF Deoclides Fernandes, localizada em Brejinhos; e na USF Vereador César Ladeia, localizada em Pajéu do Vento.

Em relação a essa vacina, a Prefeitura de Caetité emitiu três comunicados – um de pessoas que não podem ser vacinadas neste momento, um sobre pessoas que possuem alergia a ovo ou como histórico de anafilaxia (alergia grave) e outro de contraindicaçãoes.

O de precauções é para quem: esteja com doenças febris, moderadas ou graves; fez uso de imunoglobulina (adiar de 3 a 11 meses); crianças que estejam usando imunossupressores (necessita de relatório médico); crianças que estejam fazendo uso de corticoide (vacinar após 1 mês de suspenção da dose); crianças que estejam em processo de quimioterapia (só deve ser vacinada após 3 meses de suspensão da quimio); seja transplantados de medula óssea (intervalo de 12 a 24 meses após o transplante para a 1ª dose).

Já para as pessoas que possuem alergia a ovo, a Prefeitura esclarece que ela “NÃO CONTRA INDICA a vacina” enquanto para quem possui histórico de anafilaxia (alergia grave) ao ovo, deve “ser vacinado em ambiente com condições clínicas adequadas (urgência e emergência)”. Para crianças com condição clínica é necessário relatório médico, devendo ser agendada no CAE III.

As contraindicações são voltadas as pessoas que têm: Anafilaxia a doses anteriores da vacina; gestantes; crianças menores de 5 anos em imunossupressão grave; crianças de 6 a 8 meses; e crianças comprovadamente portadoras de alergias à proteína do leite de vaca (que não deve receber a vacina do laboratório Serum Institute of India e, sim, a tríplice viral, que é produzida pela FioCruz).

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.