Sertão Hoje

Sertão Hoje

Bahia esteve com 100% de seu território em área de seca em março, aponta Monitor de Secas

Sexta / 23.04.2021

Por Redação Sertão Hoje

O Monitor de Secas é coordenado pela ANA, com o apoio da FUNCEME e do INEMA, na Bahia. (Foto: Divulgação)

A última atualização do Monitor de Secas aponta que na Bahia houve um aumento da área com seca de 83,2% para 100% de seu território entre fevereiro e março. Desde março de 2019 o estado não passava pelo fenômeno em 100% de seu território. Além disso, a seca se agravou com o aumento da porção com a severidade moderada, que saltou de 13% para 54% nos últimos dois meses. Outro indicativo da piora das condições na Bahia foi o ressurgimento de área com seca grave em 1% de seu território. A área total com seca no estado foi a maior do Brasil em março (567.295km²) entre as 20 unidades da Federação acompanhadas.

• A situação de cada estado monitorado pode ser acessada em monitordesecas.ana.gov.br e pelo aplicativo Monitor de Secas;

O Monitor de Secas é coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos, que atuam na autoria e validação dos mapas. Na Bahia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) é o órgão que atua no Monitor de Secas.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.