Sertão Hoje

Sertão Hoje

Monitor de Secas registra leve melhora da severidade da seca na Bahia em outubro

Segunda / 23.11.2020

Por Redação Sertão Hoje

O Monitor de Secas é coordenado pela ANA, com o apoio da FUNCEME, e desenvolvido conjuntamente com INEMA, na Bahia. (Foto: Alan Tiago Alves / G1)

A atualização de outubro do Monitor de Secas mostra alterações no cenário da seca, com melhora nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, e piora no Sul e Nordeste. Dos 19 estados participantes, 7 tiveram piora na condição de seca relativa (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Rio Grande do Sul), em comparação ao mês de setembro. Por outro lado, seis tiveram melhora no quadro (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal), com redução da seca. Os outros ficaram em situação similar à registrada em setembro.

A Bahia apresentou uma distribuição dos totais pluviométricos observados variada, com os desvios positivos ocorrendo na região centro-sul e parte do oeste e norte, e os desvios negativos concentrado na região centro-leste, oeste e em algumas áreas do litoral. Com base nos indicadores de seca, houve um recuo da seca fraca (S0) na porção central e extremo-sul, ampliando assim a área sem seca. A seca moderada (S1) no sul-sudoeste também teve um recuo significativo. Quanto aos impactos, foi observada uma redução nas áreas com impacto de longo prazo (L) ao leste. No oeste houve o surgimento de uma área sob impactos de curto prazo (C), ficando o restante do estado sob impactos de seca de curto e longo prazo (CL).

• A situação de cada estado monitorado pode ser acessada em monitordesecas.ana.gov.br e pelo aplicativo Monitor de Secas;

O Monitor de Secas é coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos, que atuam na autoria e validação dos mapas. Na Bahia, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) é o órgão que atua no Monitor de Secas.

(Foto: Reprodução / Monitor de Secas)

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.