Sertão Hoje

Sertão Hoje

Suspensão de aulas e eventos em toda a Bahia é prorrogada por mais 15 dias

Sexta / 31.07.2020

Por Redação Sertão Hoje

O governador Rui Costa deu a notícia no início da noite desta quinta-feira (30), durante mais uma edição do #PapoCorreria.

Válido até esta sexta-feira (31), o decreto estadual n° 19.586, que proíbe a realização de eventos com mais de 50 pessoas e atividades em escolas das redes pública e privada em toda a Bahia, será prorrogado por mais 15 dias. O governador Rui Costa deu a notícia no início da noite desta quinta-feira (30), durante o #PapoCorreria – confira ao final da matéria. 

O decreto proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros. A determinação envolve ainda a suspensão do transporte coletivo intermunicipal em municípios com registros recentes de Covid-19.

Com o intuito de monitorar a realidade dos alunos da rede baiana de ensino e embasar o plano de retomada das aulas, o Estado vem testando estudantes, professores e funcionários de escolas instaladas em cidades com alta incidência do vírus. O governador anunciou que a testagem será iniciada em Jequié, na próxima segunda-feira (03). Até 14 de agosto, 10.771 pessoas vão passar pelos testes no município, sendo 9.964 estudantes, 560 professores e 247 funcionários, de 17 unidades escolares. “Já fizemos a testagem em Ipiaú, Itajuípe e Uruçuca, e agora chegou a vez de Jequié. O objetivo é obter um diagnóstico da situação dos alunos da rede no que se refere ao coronavírus, tendo acesso a dados como quantos tiveram e quantos estão contaminados, de modo a gerar uma pequena amostra do que está ocorrendo com esses estudantes, bem como com os servidores. Esses e outros dados vão embasar e viabilizar um planejamento mais assertivo de retomada das aulas”, finalizou Rui.

Conforme boletim da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o Estado contabiliza 161.630 casos confirmados de Covid-19. Desses, 143.966 já são considerados curados, 14.273 encontram-se ativos e 3.391 tiveram óbito confirmado para Covid-19. Somente nesta quinta-feira (30), foram registrados novos 4.296 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,7%), 70 óbitos (+2,1%) e 3.830 curados (+2,7%). Segundo a Sesab, a elevação do número de óbitos diários deve-se, exclusivamente, a um represamento temporário dos dados do município de Salvador, que registrou 44 mortes na quinta, em virtude da metodologia utilizada. Na Bahia, 14.949 profissionais da saúde já foram contaminados pelo vírus.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.