O prefeito Dr. Gimmy convida a toda população de Malhada e municípios vizinhos para participar desta grande festa
Nos próximos dias 24 e 25 de Julho serão realizados em Malhada, município localizados às margens do Rio São Francisco, os tradicionais Festejos de Canabrava. O evento é uma realizada da Prefeitura de Malhada, administração 2013-2016, que tem à sua frente o Prefeito Dr. Gimmy, através da Secretaria Municipal de Educação e Lazer. A animação fica por conta da banda Forró de 2 e Roberto Dantilly, na sexta (24); e Arrocha no Kuarto e Calypso do Pará, no sábado (25). Através da sua assessoria de comunicação social, o prefeito Dr. Gimmy convida a toda população de Malhada e municípios vizinhos para participar desta grande festa.
O ponto alto das homenagens e louvores à Padroeira foi nesta quinta-feira, com missa presidida pelo Padre Jordano (Fotos: Maria Nunes/Sertão Hoje)
A comunidade católica de Ibitira homenageou neste mês de julho a sua Padroeira Nossa Senhora do Carmo, com muita devoção, amor e fé. Foram dez dias de festejos, com encerramento no dia 16, quando os fieis foram para as principais ruas de Ibitira, realizando uma belíssima alvorada festiva, com direito a café da manhã, em frente da igreja matriz, (ainda em construção). O ponto alto das homenagens e louvores à Padroeira foi nesta quinta-feira, com missa presidida pelo Padre Jordano, que em sua pregação falou sobre a devoção dos fieis a Nossa Senhora do Carmo.
As celebrações, iniciadas no dia 07, tiveram como celebrantes os Padres: Lely, Sandro, Eduardo, Francisco Taborda, Gilvan, José Silva, Alex, Dom Ricardo, que fizeram reflexões sobre as perguntas do ‘Que é a igreja’. No Evangelho de Mateus, lido no último dia da festa, foi enfatizado que a família de Jesus é os seus discípulos; que eles aprendem os ensinamentos de Jesus, para levá-los aos outros, trilhando os caminhos da vontade do pai. Com esta reflexão, os fieis se despediram dos irmãos na fé, já ficando com muitas saudades dos festejos em Louvor a Nossa Senhora do Carmo.
Durante as festividades religiosas, as comissões organizadoras prepararam pratos deliciosos para serem comercializados na barraquinha, que teve como objetivo arrecadar fundos em prol para a reconstrução da Igreja Matriz, que já se encontra erguida, já em fase de conclusão, graças às doações recebidas de: visitantes, motoristas que trafegam pela BR-030 e filhos de Ibitira, que não medem esforços para alcançar este objetivo idealizado pelo Padre Osvaldino Caetano.
Os responsáveis pela organização da festa de 2016 serão as Cúrias Mãe da Divina Providencia e Senhora de Fátima; e o Movimento do Terço dos Homens, de Ibitira.
Durante as festividades religiosas, as comissões organizadoras realizaram ações para arrecadar fundos para a conclusão da reconstrução da Igreja Matriz
Na pauta, os problemas ocasionados pela realização do 'Feirão do Brás'
O Secretário Municipal de Administração, Indústria e Comércio de Guanambi, Fabrício Lopes cumpriu no meio desta semana, em Salvador, uma extensa agenda de contatos e reuniões com lideranças de diversos segmentos. Acompanhado por Vanderlei Marques, gerente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Guanambi, se reuniram com Antoine Tawil, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia para discutir novos projetos de desenvolvimento econômico do comércio de Guanambi. Na pauta, os problemas ocasionados pela realização do ‘Feirão do Brás’. ‘Estas articulações e ações, visam defender o comércio regional’, destacou o Secretário.
Fabrício também se reuniu com o Superintendente do SEBRAE na Bahia, o Dr. Adhvan Furtado. Na ocasião, abordou diversos projetos para o biênio 2015/2016 do SEBRAE para a cidade, apresentando durante a reunião, um projeto para captação de recursos, qualificação e fortalecimento do comércio com a parceria SEBRAE/Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria de indústria e Comércio e CDL. ‘Continuaremos com esta visão, de defender e fortalecer o comércio local, com mais qualificação, e acima de tudo, planejamento’, disse Fabrício.
Finalizando a agenda de contatos, o secretário municipal foi recebido pelo Deputado Estadual Vitor Bonfim. Durante o encontro, Fabrício Lopes solicitou as providências para instalação de uma unidade da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), em Guanambi. A reivindicação foi feita pelo deputado ao Diretor do órgão na Bahia, Marcos Medrado. Para Fabrício, ‘a instalação do PROCON será um passo importante para assegurar direitos e deveres dos consumidores e lojistas’.
A 4ª edição do evento acontece de 21 a 26/07, com apresentações, oficinas e encontros envolvendo agentes da dança (Foto: Andréia Magnoni)
A cidade de Lençóis sedia, de 21 a 26/07, a 4ª edição da sua Mostra de Dança, projeto que reúne dançarinos profissionais e amadores além de realizar oficinas gratuitas. Nesta edição, cerca de 30 apresentações artísticas – divididas em solos, duetos, trios e grupos – estão programadas para acontecer gratuitamente, sempre à noite, nos bairros periféricos Tomba e Alto da Estrela, além da Praça Horácio de Matos. A Mostra de Dança de Lençóis é uma realização da academia de dança MM Espaço do Corpo e tem apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através do Edital Setorial de Dança 2014, financiado pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA).
As oficinas são de Criação Coreográfica (instrutora Fátima Suarez), Dança Afro Moderna (instrutor Paco Gomes), Dança Contemporânea Popular Brasileira (instrutor Tutto Gomes) e Dança de Rua (instrutora Simone Gonçalves). Interessados podem se inscrever no site oficial da Mostra: www.dancalencois.com.br. São oficinas introdutórias, conduzidas por profissionais especializados, que propõem sensibilizar e estimular a comunidade local para uma prática da dança diferenciada. A proposta é oportunizar e democratizar o acesso à arte na região.
As comunidades do Barreiro, Lagoa da Pedra, Mato Grosso e o Bairro Beira Mar na sede, serão as primeiras beneficiadas com a construção de passagens molhadas
A Prefeitura de Pindaí adquiriu, com recursos próprios, após a realização do Pregão Presencial nº19/2015, manilhas que servirão para construção de 51 bueiros e 18 passagens molhadas em diversas localidades do município. Além disso, foram licitados: cimento, pedra, areia, brita e aço para execução das obras, que terão início na próxima semana. A Prefeita Rosane Prado destacou a importância da ação. ‘A realização dos serviços de infraestrutura, como a construção de passagens molhadas e bueiros é de extrema importância para melhorar a qualidade de vida da população, porque diminui o acúmulo de água em determinadas regiões, além de facilitar o ir e vir dos munícipes residentes na zona rural da cidade de Pindaí’, declarou. A licitação para aquisição do material aconteceu dentro dos parâmetros legais de acordo com a Lei 10.520/02, que regula a licitação na modalidade Pregão. As comunidades do Barreiro, Lagoa da Pedra, Mato Grosso e o Bairro Beira Mar na sede, serão as primeiras beneficiadas com a construção de passagens molhadas.
As provas geradas pelo Ibis instruem inquéritos policiais, que são usados pelo MP nas ações penais (Fotos: Raul Golinelli/GOVBA)
Em todo o Brasil, apenas três estados, entre eles a Bahia, possuem a tecnologia do Ibis Trax 3 D, equipamento fabricado no Canadá que analisa as imagens de munição utilizada em crimes e organiza as informações em banco de dados. Isso torna possível descobrir se uma arma usada na prática de algum crime foi utilizada em outras ocorrências. Com três equipamentos funcionando desde 2007, outros três foram adquiridos e estão sendo instalados na Coordenação de Balística Forense, do Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). A munição de vários calibres e armas, como escopetas, metralhadoras, revólveres 38 e .40 é examinada pelos peritos, que fazem a imagem em 3D de cada uma delas. Toda arma deixa uma espécie de ‘impressão digital’ na munição - é aí que entra o uso do Ibis. Segundo a perita Margareth Tristão, da Coordenação de Balística Forense, “um delegado encaminha uma arma ou munição e o Ibis correlaciona outros casos ocorridos com a mesma arma e registrados no banco de dados. O Ibis já fez mais de 1,2 mil correlações. A mais famosa é a da chacina de Mussurunga, em Salvador, em que a arma foi relacionada a outras dez vítimas por meio do equipamento”.
As provas geradas pelo Ibis instruem inquéritos policiais, os quais, posteriormente, são utilizados como base para que o Ministério Público ingresse com ações penais no Poder Judiciário. Promotores e procuradores do Ministério Público do Estado participaram, nesta sexta-feira (17), de um workshop, promovido em parceria com o DPT, e puderam conhecer melhor o funcionamento do órgão e do equipamento. A aplicação de tecnologias na produção de provas oferece mais segurança para que promotores e magistrados possam realizar o seu trabalho, de acordo com o coordenador de Crimes Cibernéticos do Ministério Público da Bahia, Fabrício Rabelo Patury.
A entrada é franca e o evento vai contar com diversas apresentações musicais
Nos dias 31 de Julho, 1º e 2 de Agosto, a Prefeitura de Guanambi, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, vão realizar a 1ª Feira AgroGuanambi. O evento será realizado no Centro de Comercialização de Animais Almir Francisco de Morais (Curral), localizado na saída para Ceraíma. A entrada é franca e o evento vai contar com seguintes apresentações musicais: na sexta, Gilvan da Paraíba e Edmilson Batista; no sábado, Gilvan da Paraíba, Sandro Mattos e a dupla Marcondes e Thiago; no domingo, a animação vai ficar por contas das atrações regionais. A 1ª Feira AgroGuanambi tem o apoio de Minas Bombas, Água de Coco Brasil e Laticínio Bonfim.
16 municípios serão afetados pelo desligamento programado de energia. Veja a relação completa no corpo da matéria
Em contato com a redação do Site Sertão Hoje, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), através da seu Departamento de comunicação social, comunica a todos os moradores de Candiba que, por solicitação da CHESF, o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no domingo, dia 19 de julho, das 5h45 às 8h12 da manhã, nos municípios de Candiba, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Sebastião Laranjeiras, Urandi, Caetité, Riacho de Santana Guanambi, Mutans, Carinhanha e Feira da Mata. A suspensão do fornecimento de energia será necessária para que técnicos da CHESF possam realizar, com segurança, serviços de manutenção na subestação que atende a estas localidades. ‘Para sua segurança, reparos nas instalações ou em equipamentos elétricos internos devem ser feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período de interrupção do fornecimento de energia’, destaca a nota encaminhada.
A ação tem o objetivo principal de promover projetos e iniciativas que auxiliem o MASB na formulação de uma gestão sustentável
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o MASB e Núcleo Museológico de Igaporã promoveu, no último dia 17, um encontro com a Doutora em Museologia Manuelina Duarte que ministrou uma reflexão acerca do tema Economia de Museus e Sustentabilidade: Eixos e Estratégias. Graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará, Manuelina Duarte Cândido tem especialização em Museologia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Arqueologia pela mesma instituição e doutorado em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa (Portugal).
A ação tem o objetivo principal de promover projetos e iniciativas que auxiliem o MASB na formulação de uma gestão sustentável. Desta forma, pretende-se fomentar continuamente seu desenvolvimento local, compreendendo as dimensões: social, cultural, econômica e ambiental. Os trabalhos iniciaram com apresentações culturais do Coral Amigos para sempre, que cantaram o Hino de Igaporã e do Reisado de Mulheres que lembraram em suas apresentações a cultura viva de nossa cidade como as rezadeiras e benzedeiras. Logo após a palestrante proporcionou aos presentes um rico debate acerca do tema.
O evento contou com a presença de representantes do corpo técnico do MASB, da AMASB-Associação de Amigos do Museu do Alto Sertão Baiano, representantes das secretarias de Educação, Cultura e Arquivo Público de Caetité, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igaporã, dos núcleos museológicos de Gurunga, Tamboril e Espaço Cultural, da secretária de Governo Jânia Núbia, dos vereadores Diogo, José Pedro e João.
A assinatura aconteceu na sede do Sebrae-BA, em Salvador
Realizar ações de fomento ao empreendedorismo liderado por mulheres e por negros, com intuito de promover igualdade de oportunidades. Esse é o principal objetivo do protocolo de intenções, que foi assinado no último dia 17, entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), o Serviço de Apoio às micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Sebrae-BA) e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI). A assinatura aconteceu na sede do Sebrae-BA, em Salvador, e contou com as presenças da secretária da SPM-BA, Olívia Santana, do superintendente do Sebrae-BA, Adhvan Furtado, e da secretária da SEPROMI, Vera Lúcia. Durante o ato, a gestora Olívia Santana destacou a importância do termo de cooperação para a promoção do empoderamento das mulheres da Bahia. "Através do termo de cooperação, todo o suporte técnico e institucional será realizado para ampliar a formalização e o desenvolvimento de novas empreendedoras que, como consequência, expandirá a geração de emprego e renda, e o fortalecimento de políticas de promoção de igualdade de gênero", ressaltou Olívia Santana.
O Pré-Vestibular Social é uma iniciativa da Prefeitura de Paramirim em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. As aulas começarão de fato na segunda (20)
A aula inaugural do Pré-Vestibular Social Intensivo aconteceu na noite desta terça (14), na sede da Escola João Durval Carneiro, mesmo local onde vão ser ministradas as aulas. A secretaria de Educação, Marinélia Castro, esteve presente no momento e deu boas-vindas aos pré-vestibulandos. “Esta é mais um forma de vocês terem um apoio nos estudos e na preparação para os processos seletivos. Uma maneira de dar oportunidade, principalmente, a quem não tem condições de pagar um cursinho ou de dirigir aos grandes centros. Espero que todos vocês aproveitem bastante as aulas e tenham sucesso. Fiquei muito satisfeita com o resultado do ano passado onde tivemos estudantes que foram aprovados em universidades públicas e particulares. Isso mostra que estamos no caminho certo”, enfatizou.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria, Alessandra Porto, foram inscritos 64 estudantes e ainda existe listas de espera. “Estamos com um número muito bom de inscritos, temos ainda uma lista de espera, e espero que vocês aproveitem bastante este momento. É um momento único na vida de vocês e que vocês possam sugar ao máximo o conhecimento dos facilitadores. É um grupo competente, com nível superior, alguns pós-graduando, e que tem muito a oferecer a vocês”, destacou.
A secretaria de Educação, Marinélia Castro, esteve presente no momento e deu boas-vindas aos pré-vestibulandos
Alessandro Lôbo fez um pronunciamento bastante contundente a respeito do discurso do deputado Jorge Solla realizado na 6ª Conferência Municipal de Saúde
Na sessão desta segunda-feira (13.07) o presidente do legislativo brumadense, vereador Alessandro Lôbo fez uso da tribuna para fazer um pronunciamento bastante contundente a respeito do discurso do deputado Jorge Solla realizado na 6ª Conferência Municipal de Saúde ocorrida nos dias 06 e 07 de julho nas dependências da Câmara de Vereadores a respeito da CPMF. Alessandro Lôbo iniciou parabenizando o deputado pela palestra realizada no evento versando sobre Gestão do SUS, Modelos de Atenção à Saúde, financiamento do SUS e a relação público-privado. Porém ao falar sobre a necessidade de direcionamento de maiores recursos para a área da saúde o deputado falou sobre a sua “simpatia” no retorno da CPMF – Contribuição Provisória sobre as movimentações financeiras, que teve início em 1993 e foi extinta em 01 de janeiro de 2008.
Esse posicionamento trouxe uma grande preocupação ao parlamentar que de forma incisiva declarou que os brasileiros não aguentam mais pagar impostos, “somos tributados sobre tudo, não podemos mais aceitar a criação ou retorno de mais impostos. O deputado Jorge Solla, como um deputado atuante, não fez esse discurso a favor da CPMF de graça”.
Continuou dizendo que não são só os ricos (como declarou Solla) que pagam impostos, a classe trabalhadora, os que possuem rendas menores também pagam e de forma bastante onerosa, pois estão embutidos nos itens de necessidades básicas. “O governo federal precisa estudar meios de direcionamento de maiores recursos para a saúde, porém não escorchando ainda mais a população que já vive momentos difíceis e sofre com sucessivos aumentos”, finalizou Alessandro Lôbo.
Diretora Executiva das FIP, Profª Maria de Fátima Turano e o coordenador do curso de Medicina, Dr. Antônio Prates Caldeira
As Faculdades Integradas Pitágoras (FIP) estão se preparando para abrir portas em Guanambi (BA). O curso de Medicina das FIP foi selecionado a formar novos profissionais, dentro do Programa Mais Médicos, do governo federal, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação (MEC), que selecionaram as Instituições de Ensino Superior a inserirem novos cursos de graduação para Medicina em 36 municípios brasileiros. Devido à qualidade de excelência em infraestrutura e propostas pedagógicas, as Faculdades Integradas Pitágoras, de Montes Claros (MG) foram selecionadas a implantarem o curso de graduação médica em Guanambi. Os projetos enviados pelas instituições foram submetidos a passarem por editais de chamamento de concorrência exigido pelo governo. De acordo com o ministro da saúde, Arthur Chioro, até o ano de 2026, o Brasil ampliará o corpo médico, subindo de 374 mil para 600 mil profissionais. Assim que a notícia foi divulgada, em coletiva de imprensa na última sexta-feira (10/07), a direção das FIP agiu imediatamente se preparando para iniciar os trabalhos de implantação da faculdade em Guanambi.
O curso de medicina das FIP possui uma excelente estrutura física, com laboratórios diversos que propiciam ao estudante um grande apoio ao processo de aprendizagem
O parlamentar tomou conhecimento da garantia da instalação do órgão em Brumado após visita do deputado Vitor Bonfim ao Superintendente Marcos Medrado
Através da proposição 212/2013 reiterada com a 056/2015 o parlamentar indicou ao executivo municipal, que através do Secretário de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Geraldo Reis, assim como do Superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor, Marcos Medrado viabilizasse o mais urgente possível a instalação de uma unidade do PROCON em Brumado. Complementando essa solicitação Weliton Lopes também foi autor do projeto de lei nº 011/2015 que dispõe sobre “A organização do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor – SMDC, instituiu a Coordenadoria Municipal do Consumidor – PROCON, a Comissão Municipal de Defesa do Consumidor – CONDECOM e institui o Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – FMDC, que foi sancionado pelo prefeito como Lei Complementar nº 07, criando o Sistema Municipal de Defesa do Consumidor.
Em notícia veiculada na mídia local o parlamentar tomou conhecimento da garantia da instalação do órgão em Brumado após visita do deputado Vitor Bonfim ao Superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor, Marcos Medrado, fato que o deixou bastante satisfeito, visto que é uma necessidade de primeira grandeza em razão dos abusos que acontecem em Brumado, a exemplo, a demora dos atendimentos nos estabelecimentos bancários. (outra causa defendida pelo vereador). “Direcionamos nosso mandato na busca de benefícios para a população brumadense e ficamos extremamente recompensados em nosso trabalho quando logramos êxito. Agradecemos o empenho do deputado Vitor Bonfim e destacamos a importância de seu trabalho, mas enfatizamos que fomos o autor do projeto de Brumado e desconhecemos a autoria do projeto de Guanambi. Sendo assim esperamos que Brumado seja o primeiro a ser contemplado, sem desmerecer a necessidade do outro município”, pontuou Weliton Lopes.
Ibiassucê é conhecido e reconhecido pelos seus habitantes, turistas e moradores de municípios vizinhos como a capital da amizade
O deputado Luciano Ribeiro apresentou Moção de Congratulações ao município de IBIASSUCÊ pela passagem do seu 53º aniversário de emancipação política, a ser comemorado no dia 18 de julho. Ibiassucê, município que dista 625 KM da capital Salvador, é conhecido e reconhecido pelos seus habitantes, turistas e moradores de municípios vizinhos como a capital da amizade. Sua população, segundo o IBGE, em 2010 era de 10.062 habitantes.
Os primitivos habitantes da região eram índios Caetés. No século XIX, o território integrava o município de Caculé. Nessas terras desenvolveu-se a fazenda Lagoa do Cisco, propriedade de Anselmo Cruz Prates, Sebastião Figueiredo Cardo e das famílias Lima, proprietária da Casa Grande - primeira edificação do sito e onde celebrava-se as missas inicialmente, e Gonçalves de Aguiar. Logo surgiram as primeiras casas e edificou-se a capela de São Sebastião. Formou-se o povoado São Sebastião do Cisco, situada à margem do Rio das Antas ou Jacaré e da Lagoa do Tamboril em fins do século XIX.
A denominação do vilarejo foi alterada para São Sebastião, em 1920, para São Sebastião do Caetité, em 1933, e voltando a São Sebastião, em 1938, para finalmente ser nomeado Ibiassucê, topônimo definido pelo Decreto Estadual nº 141, de 1943. Contudo, era ainda distrito de Caculé. O povoado evoluia lentamente e a sua população ansiava pela sua emancipação política, que só veio a ocorrer em 18 de julho de 1962, pelo Decreto nº 1.724, do então governador da Bahia coronel Juracy Magalhães, desmembrando a vila do município de Caculé e conseguindo a sua municipalização.
Na data maior, em que IBIASSUCÊ comemora a sua emancipação política, a Assembleia Legislativa da Bahia solidariza-se com seus habitantes, através da Câmara de Vereadores, pelos vereadores José Caetano dos Santos, Dércio Cruz, Júlio Antônio Farias, Maria de Lourdes Brito, desejando-lhes progresso e desenvolvimento socioeconômico a essa amável terra.