Sertão Hoje

Sertão Hoje

Rui Costa anuncia novos leitos de UTI para a região da Chapada Diamantina

Quinta / 21.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A entrevista foi transmitida nas redes sociais do governador. (Foto: Reprodução / Facebook / Rui Costa)

Na tarde desta quarta-feira (20), o governador Rui Costa participou de uma coletiva de imprensa online com jornalistas que atuam na Chapada Diamantina para tratar de medidas específicas para a região para conter o avanço do novo coronavírus. Confira abaixo, ao final da matéria, na integra.

Na coletiva, Rui anunciou que vai viabilizar novos leitos exclusivos para pacientes com suspeita ou que testarem positivo na região. “Determinamos a contratação de um hospital privado para ofertar leitos extras de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Itaberaba e região. Estes leitos irão se somar a outros existentes na região, como, por exemplo, os do Hospital Regional da Chapada, em Seabra, que atualmente dedica exclusivamente 33 leitos para tratamento da Covid-19”, explicou o governador, anunciando ainda a adaptação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itaberaba em um centro de triagem regional. “A UPA ficará focada em recepcionar pacientes com suspeita e casos confirmados de coronavírus, facilitando a classificação, manejo clínico, estabilização e, caso necessário, regulação para unidades de maior complexidade”, detalhou Rui, que ainda ressaltou que a Emergência, instalada na UPA, será mudada de lugar. “Dessa forma, pessoas que necessitem de outros serviços de saúde não terão contato com os pacientes suspeitos e confirmados”, avaliou o governador.

Sobre o protocolo de utilização da cloroquina e substâncias similares, Rui disse que “na Bahia, quem define quais medicamentos serão administrados em cada paciente é o médico. Na Bahia, político não passa receita médica, a não ser que ele tenha formação para isso. É triste ver políticos ignorando a ciência e a medicina e fazendo piada sobre a morte de brasileiros”. Em relação à abertura de leitos de UTI, Rui explicou que os equipamentos começaram a chegar – 159 respiradores que chegaram ao estado na noite de quarta-feira (20) -, mas há alguns impedimentos. “Começamos a esbarrar em obstáculos para formar novas equipes médicas. Estamos conseguindo equipamentos, temos unidades novas, entretanto ainda não temos profissionais para preencher todos os plantões necessários”.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.