Sertão Hoje

Sertão Hoje

Ituaçu: Arraiá do Brejo Grande terá cinco dias de festa

Terça / 26.05.2015

O tradicional Arraiá do Brejo Grande, que traz este nome em referência ao antigo nome de Ituaçu, este ano promete superar todas as expectativas. Serão cinco dias de festa, entre os dias 20 e 24 de junho, com grandes atrações. Destaque para Forrozão das Antigas, Calango Aceso e Bonde do Forró, que prometem fazer a Área de Eventos, localizada na Praça Barão do Sincorá, ficar completamente lotada. A festa, realizada pela Prefeitura de Ituaçu, em parceria com a Produtora Brilho, terá ainda diversas outras atrações, dentre as quais o 'Arraiá do Tempero', que será realizado no dia 24. VEJA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Programação:

20/06: Calango Acesso; Lázaro Jacarine; Soft Music
21/06: Forrozão das Antigas; Forró Ferroado; Paulinho Fera
22/06: Chambinho do Acordeon; Lula Sabiá; Chamego do Brejo
23/06: Bonde do Forró; Caracas – Embalo 3; Fernando Farias
24/06: Adriano Luba e Seu Sax

Boquira sedia 1ª das audiências públicas para tratar da adutora da Barragem do Zabumbão

Terça / 26.05.2015

A cidade de Boquira, sediou a primeira audiência pública proposta pelo Governo da Bahia para dialogar sobre o projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim. O encontro aconteceu na última segunda (25), no Centro de Eventos Dom Alberto, com a presença de representantes do governo estadual, políticos, lideranças locais, moradores dos municípios de Boquira, Macaúbas e Ibipitanga.

Durante o evento, a chefe de Gabinete da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Cibele Carvalho – representando o titular da pasta, Eugênio Spengler, destacou que o governo está empenhado em discutir ações que visem à segurança hídrica do Vale do Paramirim. “Precisamos ter uma política permanente do uso da água e da gestão dos recursos hídricos nessa região”. Nosso objetivo é propiciar não só o uso múltiplo da água, mas também o desenvolvimento local sustentável", afirmou.

Segundo Cibele, entre os compromissos do projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim, proposto pelo Governo do Estado, estão o cadastro de usuários de recursos hídricos; a contratação do Plano de Bacia do Paramirim e Santo Onofre; a modernização da irrigação e eletrificação dessa região; a construção das Barragens Rio da Caixa e Rio dos Remédios; a implantação do esgotamento sanitário do município de Érico Cardoso; e a construção da adutora Zabumbão-Boquira.

De acordo com o superintendente de Política e Planejamento Ambiental da Sema, Edison Ribeiro “a segurança hídrica do Vale do Paramirim é uma iniciativa prioritária do Governo da Bahia. Serão feitos investimentos de grande porte na região por se tratar de uma área estratégica do estado e que precisa receber toda a atenção necessária” apontou”.

Na ocasião, o prefeito de Boquira, Marco Túlio Vilasboas, destacou o empenho do Governo do Estado em trabalhar a partir das necessidades pontuais. “Trata-se de uma iniciativa corajosa, que vai proporcionar uma melhoria efetiva na vida da região. A cidade espera que esse projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim proporcione mais dignidade para a população", disse.

A afirmação foi corroborada pelo prefeito de Ibipitanga, Humberto Rodrigues. Ele ressaltou que o projeto de segurança hídrica do Vale do Paramirim será determinante para impulsionar o desenvolvimento regional”.

Já na opinião do secretário de Meio Ambiente de Macaúbas, José Hilton Lima, o território da Bacia Hidrográfica do Paramirim e Santo Onofre possui inúmeras possibilidades, mas também fragilidades. “Estamos unidos nessa discussão, integrados, e buscando soluções para que toda a região seja beneficiada com essa ação”, explicou. Presente no evento, o presidente da Câmara de Vereadores de Boquira, vereador Pereira, aproveitou para parabenizar a iniciativa dizendo que os “debates são importantes para encontrarmos uma solução que seja benéfica para todos".

Sala de recursos multifuncionais é ampliada em Caetité

Terça / 26.05.2015

Por Thayná Lima

Novas instalações da sala Recursos Multifuncionais, no Grupo Escolar Therezinha Bomfim

A Secretaria de Educação de Caetité entregou, na manhã da última segunda (25), as novas instalações da Sala de Recursos Multifuncionais, no Grupo Escolar Therezinha Bomfim da Silva. A sala utiliza o espaço localizado na escola de educação básica onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE), para alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). A ação é feita por meio do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, centradas em um novo fazer pedagógico que favoreça a construção de conhecimentos pelos alunos, subsidiando-os para que desenvolvam o currículo e participem da vida escolar.

A Secretária Municipal de Educação, Rosemária Joazeiro, destacou a importância do novo espaço. “A sala de AEE hoje em Caetité vem contribuir com as ações desenvolvidas pelo Centro Estadual de Atendimento Especializado. Então, com essas salas, além de estar promovendo o trabalho de assistência itinerante em todas as escolas municipais, nós contamos, também, com uma sala especializada, com profissionais capacitados para atender os alunos da rede. Vamos contar com uma equipe multifuncional para auxiliar nossos alunos com um trabalho diferenciado de suporte aos professores. E é isso que eu considero importante, pois entendo que incluir não é só colocar dentro de um espaço. Mas sim, proporcionar as condições de aprendizagem para essas crianças”, finalizou a secretária.

O AEE é organizado para suprir as necessidades de acesso ao conhecimento e à participação dos alunos com deficiência e dos demais que são público-alvo da Educação Especial, nas escolas comuns. O AEE se destina a alunos com: Deficiência física; Deficiência intelectual;  Deficiência visual; Pessoas com surdez; Transtornos globais de desenvolvimento (autismo, síndrome de Asperger, síndrome de Rett e espectros autistas); Superdotação /Altas habilidades.

Momento de confraternização

Caculé recebe a primeira ação do projeto SerTão Solidário

Terça / 26.05.2015

Por Tayga Ribeiro

Momento de alegria, música e entretenimento com os voluntários do grupo da recreação

Solidariedade, voluntariado, amor ao próximo e a adesão de voluntários unidos com o propósito de ajudar outras pessoas foram os elementos essenciais de uma ação realizada no último sábado (23), em Caculé. A ação faz parte do projeto SerTão Solidário, uma organização de cunho eminentemente social e filantrópico, que tem como objetivo servir a população carente. Dentre as ações do projeto destacam-se a assistência à saúde, palestras educativas, orientações jurídicas e desenvolvimento de projetos que representem avanços práticos para as diversas comunidades atendidas.

Idealizado pela estudante do 6º ano de medicina, Marcela Oliveira Marques, e pelo médico e professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Dr. Manoel Lescano, o projeto ganhou, em sua primeira ação, quase 200 voluntários, entre eles 27 médicos de 13 especialidades (cardiologista, clínico geral, oftalmologista, otorrinolaringologista, ultrassonografista, urologista, acunpulturista, ginecologista, psiquiatra, ortopedista, anestesista, cirurgião e Gastroenterologista), 07 dentistas, 02 psicólogos, 12 enfermeiros, assistentes e demais profissionais. Os profissionais atendem de forma gratuita, mais de mil pessoas, realizando pequenas cirurgias, consultas médicas e odontológicas, exames, recreação, além de sala de espera e palestras educativas sobre finanças, qualidade de vida, primeiros socorros, reanimação de parada cardíaca e outros. “Após várias reuniões e trabalhos, conseguimos chegar ao tão esperado Dia 23, superando nossas expectativas com um excelente resultado. Posso dizer que deu certo, que valeu a pena ver tanta gente reunida no propósito de fazer o bem e assistir uma população agradecida”, declara Marcela.

A Organização não possui recursos financeiros próprios e realiza suas atividades mediante a cooperação financeira de pessoas físicas e jurídicas que apoiam a execução de cada projeto específico. Em parceria com o poder público, especialmente as prefeituras do sertão baiano, a primeira ação do projeto realizada em Caculé também contou com a colaboração de seus membros, que contribuíram, exclusivamente, com seu conhecimento, trabalho, doação espontânea e sua indispensável boa vontade para servir ao próximo, garantindo o êxito do trabalho.

A identificação visual do SerTão Solidário foi criada pelo artista plástico Edmílson Santana, que desenhou a logomarca da Organização e todos os seus elementos gráficos. A identificação social foi realizada por todos, com dedicação, esforço, doação e comprometimento.

Atendimento médico, odontológico e psicológico, realização de exames e pequenas cirurgias garantiram um dia dedicado à saúde

Comissão Gestora do Açude de Truvisco define prioridades no abastecimento; Ribeirinhos de Brumado foram excluídos

Terça / 26.05.2015

Açude de Truvisco está com cerca de 13 milhões de metros cúbicos

Na última quinta (21), foi realizada uma reunião do Colegiado da Comissão Gestora do Açude - CGA de Truvisco, na Cidade de Caculé, onde se fez exposições sobre o volume de água no Açude, formou-se uma comissão para resolver conflitos pelo uso da água em áreas problemáticas da Bacia do Rio do Antônio e aprovou-se a alocação de água do Açude.

Estiveram presentes à reunião, representantes da Agência Nacional de Água (ANA), do DNOCS, da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado da Bahia, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas (CBHRC), da Secretaria de Meio Ambiente de Caculé, da Gerência da Embasa de Caetité, da Secretaria de Agricultura de Licínio de Almeida, da Prefeitura de Guajeru, da Secretaria de Infraestrutura de Rio do Antônio e do MODERA, nas pessoas do Coordenador Geral Henrique Moreira Rocha e da ex-Coordenadora Geralda Ribeiro Amorim.

Conforme exposições dos técnicos da ANA, atualmente o volume de Truvisco é 13 milhões de m3 . Ou seja, menos da metade da capacidade máxima do Açude que é igual a 38,5 milhões de m3 de água. De acordo com os técnicos, a vazão média da comporta de Truvisvo não poderá comprometer o volume do seu reservatório em menos de 3,3 milhões de m3, o que já seria um volume morto.

O MODERA entrou na composição da comissão para resolver os conflitos pelo uso da água, que além de entidades da sociedade civil incluiu também órgãos públicos.

Sobre a alocação de água para o período crítico de estiagem, foi aprovado que deverá haver prioridade para atender os Municípios de Licínio, Rio do Antônio, Guajeru e Malhada de Pedras. Embora o Coordenador do MODERA, Henrique Rocha, tenha feito a defesa de Brumado, o Colegiado da CGA de Truvisco não aprovou aquele Município como prioritário. Atualmente existem as comunidades de Campo Seco II, Espinheiro, Arrasta-Pé, Arrecifinho, Santa Luzia e Queimada Grande, no Município de Brumado, que ainda dependem do uso direto das águas do Rio do Antônio para abastecimento humano, dessedentação animal e irrigação.

V Fórum da Família foi realizado em Caculé

Terça / 26.05.2015

Por Tayga Ribeiro

Autoridades de diferentes ramos da sociedade participam de um enriquecedor debate

Nos dias 19 e 20 de maio, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Caculé, realizou o V Fórum da Família, envolvendo autoridades de importância para as relações sociais. “Família – lugar de exemplos”, foi o tema escolhido para ser trabalhado no encontro.

No primeiro momento o Professor Adriano Santos, da Lyceu Educacional, falou sobre o assunto em uma palestra que citou os desafios da família e o papel da escola na educação dos filhos no mundo moderno. O momento ainda contou com a apresentação do Grupo de Teatro Penúgem da Fênix abrindo o fórum.

O segundo dia do encontro contou com as presenças do Juiz de direito da Comarca de Caculé, Dr. Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, da psicóloga da Secretaria Municipal da Educação, Ana Paula Ribas Almeida, da médica psiquiatra, Dra Luana Cangussu, da psicóloga do projeto Família Acolhedora, Fabrícia Prates, da Assistente Social do CREAS, Maria Curcino, da Secretária Municipal de Assistência Social, Sônia Regina Fernandes Pessoa, e do padre Gilvan Pereira Rodrigues como mediador de um debate embasado em exemplos positivos e negativos nas relações familiares e como os pais devem lidar com a ausência no dia a dia dos filhos.

“É de grande importância a paciência, o amor e a imposição de limites na educação dos filhos, como já foi muito bem referido pelos representantes das instituições presentes nesta mesa” destaca a Secretária Municipal da Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles, ao avaliar o resultado obtido com o debate. O Juiz de direito da Comarca de Caculé ainda destacou o Família Acolhedora como exemplo de serviço que tem alcançado excelente efeito para a reorganização da estrutura familiar do município.

Participação ativa das famílias caculeenses

Dia Mundial sem Tabaco: Secretaria de Saúde de Caetité alerta população sobre malefícios do cigarro

Terça / 26.05.2015

Por Thayná Lima

A Secretaria Municipal de Saúde de Caetité, promoveu na manhã da última sexta (22), no Centro Saúde – CAEIII, (localizado em unidade provisória ao lado da UPA III), um evento para comemorar o Dia Mundial sem Tabaco, comemorado no dia 31 de maio.

Foi realizada palestra sobre os malefícios da nicotina, ministrada pela médica clínica Drª. Thalita, e em seguida foi servido um café da manhã para os participantes da ação. Depois os pacientes foram encaminhados para as consultas individuais. O evento teve o intuito de informar a população sobre os problemas causados pelo cigarro, encorajar os fumantes a largarem o vício e encaminhá-los para tratamentos específicos.

Este ano o tema escolhido paro evento foi “A Interferência da Indústria do Tabaco”. Com foco também nos danos que a produção do tabaco provocam no meio ambiente, na exploração do trabalho infantil e nas consequências do fumo passivo, o tema da campanha nacional é “Fumar: faz mal pra você, faz mal para o planeta”.

Segundo pesquisa feita em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto do Câncer (Inca), Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aproximadamente 25 milhões de brasileiros com mais de 15 anos consomem derivados de tabaco. Apesar de 93% dos fumantes declararem ter ciência dos males do fumo e 67% ter percebido campanhas antitabaco nos meios de comunicação, apenas 52% tinham planos de parar e só 7% queriam pôr a ideia em prática no mês seguinte à pesquisa. Entre o total de fumantes, cerca de 85% consumiam tabaco diariamente, sendo que 33% fumavam, em média, de 15 a 24 cigarros por dia.

Sobre as mortes por uso do tabaco

Segundo a OMS, a cada ano cerca de 5 milhões de pessoas morrem por fatores atribuídos ao tabaco. A estimativa é que em duas décadas o número aumente para 8 milhões, com 80% dos óbitos em países com menor renda. A OMS alerta: “O tabaco mata mais que tuberculose, Aids e malária juntas”. No Brasil, de acordo com dados de 2012 do Inca, 11% das mortes do país são atribuíveis ao tabaco. Entre as provocadas por câncer de pulmão, traqueia e brônquios, 72% deve-se ao tabagismo

Uneb e Prefeitura de Guanambi avaliam positivamente provas do concurso público

Terça / 26.05.2015

No último domingo (24) foram realizadas as provas do Concurso Público da Prefeitura Municipal de Guanambi. Coordenado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o certame foi realizado nos turnos matutino e vespertino, em 12 estabelecimentos de educação da cidade, atendendo a 8.863 candidatos inscritos. O índice de abstenção pela manhã foi de 14,82% e a tarde o índice ficou em 9,96%, totalizando 11,78%. “O índice de ausência ficou bem abaixo do que normalmente ocorre em muitos concursos”, disse Alba Carvalho, Coordenadora Geral do Centro de Processo Seletivo da Uneb (CPS).

Segundo o Secretário Municipal de Administração, Fabrício Lopes, em todos os locais, a aplicação das provas transcorreu com muita tranquilidade. “Tivemos mais de 500 (quinhentos) colaboradores participando do concurso, desde pessoal de apoio, coordenação, e aplicadores, além do suporte da Polícia Militar, que prestou segurança durante todo o dia”, disse. Segundo o comando do 17º Batalhão da Polícia Militar, nenhuma ocorrência mais grave relacionada ao concurso ou na imediação dos locais de prova foi registrada.

A equipe da CPS esteve de plantão durante todo o dia, atendendo as demandas, com o suporte do seu departamento jurídico, de logística e a presença do Dr. Antônio José Azevedo, assessor-chefe da reitoria. A convite do prefeito Charles Fernandes, a promotora Dra. Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro, o secretário Fabricio Lopes e equipe da Uneb inspecionaram diversos locais de prova e se mostraram satisfeitos com a organização do concurso.

Próximas Fases do Concurso

Nesta terça-feira (26), haverá a publicação dos gabaritos preliminares das provas objetivas nos sites: www.selecao.uneb.br/guanambi e www.guanambi.ba.gov.br. O cronograma do concurso está publicado no Edital e o candidato poderá acompanhar pelos portais acima.

Comunidade Católica de Ituaçu realizou a Festa do Divino Espírito Santo

Segunda / 25.05.2015

Por Leonardo Oliva

A Paróquia de Nossa Senhora do Alívio e a Diocese de Livramento de Nossa Senhora, em parceria com toda a comunidade católica do município de Ituaçu realizaram, entre os dias 15 e 24 de Maio, a Festa do Divino Espírito Santo. O tradicional evento religioso foi iniciado com um Novenário, realizado entre os dias 15 e 23, com a participação de diversos segmentos da sociedade local, que a cada noite abordaram temas relacionados ao tema central da Festa deste ano: 'A Eucaristia, Fonte da Vida da Igreja'. No domingo, dia 24, foi realizada a Festa, com Missa Campal na Praça Barão do Sincorá (Área de Eventos), concelebrada pelo Pároco Pe. Adil da Silva e pelo Vigário Pe. Joélio Oliveira Brito. A Festa do Divino Espírito Santo 2015 teve como festeira Adriana Pessoa Figueiredo da Silva e Imperador Lucas Pessoa Figueiredo da Silva. Ao final da Festa, a Bandeira foi passada ao Festeiro do próximo ano, que será Aroldo Lima, funcionário da Prefeitura de Ituaçu.

Em busca do acesso à 1ª Divisão do Baianão, Flamengo de Guanambi vence o Itabuna

Segunda / 25.05.2015

Foto: Leitor/Whatsapp

Jogando em casa, no Estádio 2 de Julho, o Flamengo de Guanambi venceu o Itabuna por 2a1 e segue em busca do acesso à 1ª divisão do Campeonato Baiano de Futebol. A equipe do Itabuna eu um susto nos dois mil torcedores presentes, abrindo o marcador logo no início do primeiro tempo. Nem chutou forte, sem chance para o goleiro Márcio. Com o apoio da torcida o Flamengo Guanambi partiu para cima do adversário e o empate não demorou para sair. Ricardinho, completando  o cruzamento de Cacá, marcou de cabeça. O primeiro tempo terminou empatado em 1a1. Na segunda etapa, o técnico do Flamengo de Guanambi mexeu no time e a equipe, com gás novo, continuou a pressionar o Itabuna. A virada veio com Carlinhos, que aproveitando o rebote do goleiro, marcou o segundo gol do Flamengo de Guanambi, decretando a vitória de virada por 2 a 1. Com o resultado, a equipe guanambiense segue na vice-liderança da competição, com 11 pontos, atrás apenas do Fluminense de Feira de Santana, que lidera com 12 pontos ganhos. O próximo desafio do Flamengo de Guanambi é a equipe do Atlético, que é o lanterna da competição, com 5 pontos ganhos.

Foto: Leitor/Whatsapp

Paulo Câmera retoma atividades à frente da Secretaria de agricultura

Segunda / 25.05.2015

O secretário estadual da agricultura da Bahia, Paulo Câmera, que também é deputado estadual licenciado e especialista em gestão pública, já está de volta às suas atividades normais, depois de uma cirurgia bem sucedida, com agenda movimentada. Na manhã de hoje (25) o secretário reuniu-se com o chefe de gabinete do governo, Cícero Monteiro; despachou com diretores e assessores, e pela parte presidiu reunião do Conselho da Bahia Pesca. Paulo Câmara confirmou sua presença na solenidade de abertura da Bahia Farm Show, em Luis Eduardo Magalhães, no dia 2 de junho, viajando no dia seguinte (3) a Brasília, onde participará de debates na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.

Bahia: radialista é encontrado morto e com sinais de tortura

Sábado / 23.05.2015

O corpo de um radialista de 54 anos foi encontrado neste sábado (23), na BA-502, no povoado de Timbó, próximo a cidade de Conceição da Feira, distante a cerca de 120 km de Salvador. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi sequestrada por homens encapuzados na noite de sexta-feira (22). "As informações iniciais é de que ele estava em um bar e foi levado por três homens encapuzados. Na manhã de hoje [sábado], ligaram aqui para a delegacia e informaram ao colega que viram um corpo na região. Quando ele chegou lá, encontrou. A gente não descarta nenhuma linha de investigação, mas temos certeza que foi execução. Ainda estamos fazendo os levantamentos para saber o que teria motivado o crime", explicou o investigador Beninldo da Silva. O dono da rádio onde a vítima trabalhava, Raimundo da Conceição falou sobre o caso. "Ele [a vítima] estava no bar dele em Governador Mangabeira. Aí uns homens chegaram, mandaram todos deitarem no chão e disseram que só queriam ele. Ia fazer três anos agora em julho que ele estava aqui com a gente. Era um homem muito polêmico, sempre trazia discussões", relatou Raimundo. Ainda de acordo com Raimundo, o sepultamento do radialista está previsto para acontecer no domingo (24), às 8h, na cidade de Governador Mangabeira. Fonte: Portal G1 Bahia

Animal, que é uma das atrações para quem visita a Gruta da Mangabeira, sumiu em Ituaçu

Sábado / 23.05.2015

Por Leonardo Oliva

Quem já visitou a Gruta da Mangabeira, localizada no município de Ituaçu, ou tem uma foto montada neste boi (foto) ou pelo menos se lembra de tê-lo visto no local. O animal é uma das atrações para aqueles que visitam o santuário religioso, que a cada ano atrai milhares de romeiros e visitantes. Acontece que, desde a última terça-feira (19), o boi sumiu e o seu proprietário, Beto do Boi e familiares, estão desesperadamente procurando o mesmo. Segundo informações, o animal foi visto pela última vez perto da casa de 'Sardinha', na estrada que dá acesso ao povoado da Gruta. Quem souber alguma informação, ligar para 77 8100-9374 / 8110-3516 / 8100-3572 / 8144-8864.

Tanque Novo: Apesar de recomendação do MP, provas do concurso serão realizadas amanhã (24)

Sábado / 23.05.2015

Prefeito de Tanque Novo, José Messias Carneiro (Foto: Arquivo/Jornal Tribuna do Sertão)

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do promotor de justiça designado, Thiago Cerqueira Fonseca, expediu uma recomendação ao prefeito de Tanque Novo José Messias Carneiro, a fim de que suspenda imediatamente o concurso público para provimento de 55 vagas do quadro de carreira da administração municipal (Edital nº 01/2015), inclusive com o sobrestamento da realização da etapa relativa à prova escrita, designada para este domingo (24). Todavia, nada foi publicado no portal do município na internet sobre o assunto e nem no site da empresa que organiza o certame. Portanto, as provas estão mantidas para serem realizadas na manhã deste domingo. O eventual descumprimento da recomendação, segundo o representante do MP, “ensejará a adoção das medidas judiciais pertinentes e demais providências necessárias à preservação da legalidade, isonomia, impessoalidade, moralidade e eficiência e aos demais princípios constitucionais e infraconstitucionais referentes à Administração Pública”. Fonte: Blog do Glauber

Professores de Aracatu denunciam descumprimento do piso nacional e entram em greve

Sábado / 23.05.2015

Foto: Leitor/Whatsapp

Os professores da rede municipal de ensino de Aracatu realizaram um protesto para denunciar o descumprimento do piso nacional do magistério e deflagrar uma greve geral. Segundo a líder sindical Maria Inês Oliveira Alves, atualmente os professores de Aracatu recebem um piso salarial de R$ 848,00, enquanto o piso nacional é de R$ 1.917,78, ou seja, em Aracatu o piso é inferior a 50% do nacional. Após o protesto, os professores foram até o prédio da Prefeitura, mas nenhum representante do poder público compareceu para dialogar. Enquanto a situação na se resolve, os alunos da rede municipal de Aracatu ficarão sem aula. Com informações do Blog do Anderson.