Sertão Hoje

Sertão Hoje

TCM pune prefeito de Barra da Estiva por irregularidades em licitação

Quarta / 31.07.2019

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o TCM, as irregularidades são de um processo licitatório realizado para contratação de clínicas e diversos profissionais da área da saúde no ano de 2017.

Na sessão desta terça-feira (30), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) votou pela procedência parcial de termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Barra da Estiva, João Machado Ribeiro, por irregularidades em processo licitatório realizado para contratação de clínicas e diversos profissionais da área da saúde, no exercício de 2017. O relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, multou o gestor em R$ 5 mil. Cabe recurso da decisão.

A relatoria constatou a existência de falhas formais no procedimento adotado pela prefeitura para a escolha e contratação das pessoas físicas e jurídicas que viriam a prestar os serviços na área da saúde, especialmente no que diz respeito à forma de escolha dos prestadores e sua remuneração. O Credenciamento nº 001/2017 não observou adequadamente os requisitos legais exigidos dos procedimentos licitatórios, haja vista que estabeleceu, desde o início, critérios que não combinam com o instituto do credenciamento, a exemplo de número de vagas, remuneração mensal e carga horária para os prestadores de serviço. “Tais critérios não são admissíveis, já que a sistemática do credenciamento pressupõe a pluralidade de interessados e a indeterminação do número exato de prestadores suficientes para a adequada prestação do serviço e do atendimento do interesse público, de forma que quanto mais particulares tiverem interesse na execução do objeto, melhor será o atendimento ao interesse público”, destacou o relator.
 

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.