Sertão Hoje

Sertão Hoje

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 30/01

Sexta / 27.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta segunda-feira, dia 30/01, das 07h45 às 11h45, no bairro Centro, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Dr. Joaquim Manoel; Rua Tomaz A. Gonzaga; Trav. da Concordia; e Av. Senador Nilo Coelho. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Bahia: Estudantes da rede estadual se destacam na redação do Enem

Sexta / 27.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

Thaylane Gleice Santos, 17, fez 940 pontos na redação. João Vitor Cavalcante Aleixo, 17, fez 920 pontos. E o estudante Gustavo Medrado Santos, 18, fez 920 pontos.

Estudantes da rede estadual de diferentes regiões da Bahia se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A estudante Thaylane Gleice Santos, 17, do Colégio Estadual 30 de Junho, em Serrinha, fez 940 pontos na redação. Já João Vitor Cavalcante Aleixo, 17, morador do povoado Maceté, zona rural do município de Quinjingue, na Região Sisaleira da Bahia e estudante do Anexo do Colégio Estadual São Sebastião, fez 920 pontos na redação do Enem. A jovem Thaylane está realizada. “Posso garantir que 2016 foi o ano que mais me dediquei aos estudos. Além das aulas, assisti diversos vídeos que contribuíram para aprimorar o meu conhecimento”, revelou Thaylane. “Acho que tive um bom desempenho devido a citação de diversos autores para embasar os meus argumentos. Até porque gosto muito de ler e na minha casa tem muitos livros, influenciados por minha mãe, professora de História, e meu pai”, conta. Thayla aguarda retorno das universidades para escolher a futura profissão. “Já fui aceita no curso de História da Uesc e estou esperando o resultado do Sisu e do ProUni, onde pretendo escolher entre Direito e Jornalismo,” destacou.

Orgulhoso e surpreso por ter alcançado tamanha pontuação na redação do Enem, João Vitor aguarda ser chamado pela Ufba, para a qual escolheu como primeira opção o curso de Bacharel Interdisciplinar em Saúde. “Pelos 920 pontos que fiz, devo ser classificado na Ufba. Depois, com o passar do tempo, pretendo tentar transferência para Medicina, que é o meu sonho maior”, conta o estudante, filho de mãe professora e pai agricultor familiar. João Vitor também fala sobre o seu desempenho no Enem. “Atribuo esta vitória a todos que estão ao meu redor contribuindo para a minha formação pessoal e escolar e, ainda, ao Coletivo Jovens de Maceté, que me abriu novos conhecimentos e uma nova visão de mundo. Sou muito grato a todos”, afirma.

O estudante Gustavo Medrado Santos, 18, concluinte do Ensino Médio no Colégio Estadual Gilda Ramos dos Santos, localizado em Jitaúna, também fez 920 pontos na redação. Filho caçula de uma família de cinco irmãos, ele se orgulha de ser o primeiro a entrar em uma universidade. “Fiz a inscrição para o curso de Direito na Uesb e Uesc, onde tenho grande chance de passar. Além das oportunidades dadas pelo Sisu, o ProUni ou Fies”, comemora. Além de Thaylane e João Vitor, os estudantes Karen Almeida, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Bom Jesus da Lapa, e Rafael Pedra, do Colégio Estadual de Monte Gordo, no distrito de Monte, no município de Camaçari, também tiveram destaques na redação do Enem. Karen Almeida fez 960 pontos e Rafael Pedra 920 pontos.

Sindicato dos Bancários de Conquista e Região realiza reunião com gerência regional do INSS

Sexta / 27.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo da reunião foi dialogar sobre procedimentos de alteração dos códigos de afastamento de bancários da base e problemas na verificação do mobiliário.

Após reclamações da categoria, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região convocou uma reunião com a Gerência Executiva do INSS, com o objetivo de dialogar sobre procedimentos de alteração dos códigos de afastamento de bancários da base e problemas na verificação do mobiliário. A reunião aconteceu na última terça-feira (25), com a presença de George Ferraz, gerente Executivo do INSS; Valéria Ladeia, médica perita; Moisés Ferraz Junior, chefe da Sessão de Atendimento; e Elaine Dias, chefe substituta da Sessão de Benefícios. No dia 18, a FEEBASE reuniu presidentes de sindicatos de sua base para discutir a realidade bancária. Neste encontro, foi possível perceber que tem sido recorrente, nas cidades do interior, a alteração de códigos nas CATs, sem o devido comunicado prévio ao assegurado. Tal mudança tem acontecido de maneira unilateral, impossibilitando a defensa e encaminhando o trabalhador para o ambiente de trabalho sem ter condições de saúde para isso.

Segundo o SEEB/VCR, na base da entidade existem casos de bancários que durante anos foram atendidos a partir de um código e mesmo ainda sob acompanhamento no Centro Regional de Saúde ao Trabalhador (CEREST). Com a alteração do código foram encaminhados para retorno ao trabalho e passaram a ter o afastamento negado. Outro problema apontado pelo Sindicato são os prejuízos do procedimento de verificação da mobília dos bancos, sem considerar que o adoecimento do bancário se deu em um outro ambiente de trabalho. Com a modernização dos bancos muitos móveis foram modificados, além de ainda não atenderem as indicações da NR17, contemplam apenas os bancários que começaram a trabalhar agora.

“Essa reunião é importante pois estamos sempre abertos para tentar buscar melhorias no atendimento ao assegurado e partir dos problemas apresentados pelo Sindicato buscaremos avançar nisso. Inicialmente eu imaginava que os problemas abordados eram de cunho nacional, mas a partir do diálogo foi possível perceber que são coisas pontuais e que provavelmente são equívocos nos tramites. Diante disso, vamos oficializar esses casos para que possamos buscar nas agências como foram realizados os procedimentos”, ressalta George Ferraz, gerente executivo do INSS. O sindicato também buscará oficializar nos canais de denúncia a queixa recorrente da categoria sobre médicos que estão atuando como perito e médico do trabalho do banco, o que é permitido pelo INSS, desde que o não atenda o mesmo trabalhador nas duas instâncias.

Brumado: Modera constata degradações em margens do Rio do Antônio

Sexta / 27.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

Foram realizados ilegalmente cortes de árvores com moto-serra e machado, queimada, furto de madeira e extração ilegal de areia nas margens do Rio do Antônio.

A Bacia Hidrográfica do Rio do Antônio, estando inserida no Semiárido e tendo como vegetação predominante a Caatinga, precisa de ações cada vez mais sustentáveis, pois as degradações só aceleram o processo de desertificação, que termina por inviabilizar a manifestação e o desenvolvimento da vida, tanto vegetal, como animal e humana. Assim torna-se cada vez mais necessário o manejo sustentável dos recursos naturais pelos seres humanos na Bacia do Rio do Antônio, para que as suas vidas não sejam inviabilizadas e a única saída seja a migração. Mas, não é isso o que vem ocorrendo, podendo-se citar como exemplos a invasão à propriedade alheia, cortes de algarobas com moto-serra e machado, queimada, furto de madeira e derrubada de dois pés de jatobá, por máquinas que fizeram a extração ilegal de areia nas margens do Rio do Antônio, trecho da Comunidade Rural do Campo Seco, município de Brumado.

Os fatos foram registrados na Delegacia de Brumado, conforme ocorrências de 31 de agosto de 2016 e de 17 de janeiro de 2017, pelo Coordenador Geral do MODERA, Capitão PM/RR Henrique Moreira Rocha, que também é proprietário da área degradada. Ativistas do MODERA estiveram no local e constataram e documentaram essas infrações que violam o Artigo 1º da Lei Municipal Nº 1.205 de 1998, o qual dispõe sobre a criação de área de proteção ambiental, correspondente ao leito do Rio do Antônio e as suas margens, numa faixa de vinte metros de largura, por todo o trecho que corta o município de Brumado. Conforme essa Lei, desmatar ou mandar desmatar a área de proteção do Rio constitui conduta atentatória, que implicará em aplicação de multa. Considerando as Ocorrências registradas, quatro infratores já foram levados à Delegacia de Brumado, para prestar depoimentos referentes à invasão de propriedade particular, furto, infração ambiental.

Os fatos foram registrados na Delegacia de Brumado, conforme ocorrências de 31 de agosto de 2016 e de 17 de janeiro de 2017, pelo Coordenador Geral do MODERA.

Prefeito Aldo Gondim vai a Salvador solicitar demandas para Caetité

Sexta / 27.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito visitou a Secretaria de Relações Institucionais (Serin), a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) e a Superintendência de Energia e Comunicações.

O prefeito de Caetité, Aldo Gondim, esteve em Salvador nos dias 24 e 25 deste mês, visitando diversos setores do governo do Estado, buscando soluções para alguns problemas do município. Na oportunidade, o prefeito visitou a Secretaria de Relações Institucionais (Serin), a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) e a Superintendência de Energia e Comunicações. Foram solicitadas a finalização do trecho da BR 430, que liga Caetité à Igaporã; a recuperação da BA 122, que liga Caetité à Maniaçu; sistemas de abastecimento de água para zona rural; solicitação da viatura da ronda rural; iluminação para o Parque Paulo Jackson; pavimentação de ruas; e saneamento básico. “Estamos trabalhando incansavelmente, dia-a-dia, para trazer mais desenvolvimento para Caetité”, destacou Aldo.

MPF em Guanambi disponibiliza móveis, equipamentos e livros para doação

Sexta / 27.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

Órgãos e entidades interessados deverão encaminhar solicitações entre 27 de janeiro e 16 de fevereiro (Foto: Reprodução).

O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi disponibiliza 40 itens para doação por meio do Aviso de Doação de Bens nº 01/2017. Os objetos estão divididos em três lotes: o primeiro possui cinco itens de mobiliário; o segundo, seis equipamentos (cinco aparelhos de ar condicionado e uma impressora); e o terceiro, 29 livros. Órgãos e entidades interessados deverão entregar as solicitações na seção de protocolo da sede do MPF em Guanambi, no período de 27 de janeiro a 16 de fevereiro, utilizando modelo que consta no anexo IV do Aviso. Os solicitantes poderão concorrer tanto ao lote inteiro como a itens específicos daquele lote. No caso de interesse no mesmo item ou lote por mais de uma entidade, haverá sorteio.

A doação será feita conforme a seguinte ordem de preferência: 1) ramos do Ministério Público da União, órgão ou entidade da Administração Pública Federal direta, autárquica ou fundacional ou para outro órgão integrante de qualquer dos demais Poderes da União; 2) órgãos e entidades dos estados, municípios ou Distrito Federal; 3) instituições filantrópicas, reconhecidas de utilidade pública do Governo Federal, e as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, de acordo com a legislação vigente. Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone (77) 3451-8300, durante o horário de atendimento do órgão — de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h (seção de Protocolo). Confira os itens do Lote I, Lote II e Lote III.

CONFIRA A ÍNTEGRA DO AVISO DE DOAÇÃO DE BENS

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 29/01

Sexta / 27.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste domingo, dia 29/01, das 07h45h às 13h45, no bairro Centro, na cidade de Guanambi. Será atingido o seguinte local: Rua Vasco da Gama. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Brumado: Assembleia de fundação da ONG AUCIB será realizada na próxima terça-feira (31)

Sexta / 27.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

A ONG terá como objetivo fiscalizar as contas públicas e facilitar a divulgação do interesse público referente ao dinheiro público empregado em todos os setores.

As instituições e cidadãos brumadenses estão convidados para a assembleia de fundação da ONG AUCIB (Auditoria Pública Cidadã Brumadense), que terá como objetivo fiscalizar as contas públicas e facilitar a divulgação do interesse público referente ao dinheiro público empregado em todos os setores. A assembleia será realizada no Auditório da SEMAC (ao lado do Correios), localizado na Rua Dr. Mário Meira, nº 79, 1º Andar, pontualmente às 19h, na próxima terça-feira (31). Genivaldo Azevedo, um dos idealizadores da ONG, falou sobre a importância em participar da iniciativa: “Muitos reclamam dos desmandos feitos com o dinheiro público, mas poucos fazem algo para acabar com isto. Muitos desconhecem as possibilidades de lutarem contra o desperdício do nosso dinheiro, recolhido através dos impostos, e a AUCIB será uma ferramenta para que possamos fiscalizar e denunciar abusos de qualquer ordem”, ressaltou. Já o agente social Paulo Esdras, complementou dizendo: “O sentimento de impotência com toda a corrupção entranhada nas engrenagens do sistema e o mau uso do erário público será desfeito no momento em que fizermos parte da AUCIB, pois será a oportunidade de fazermos a diferença como cidadãos”.

Flamengo de Guanambi estreia pela primeira rodada do Campeonato Baiano 2017 no Estádio 2 de Julho

Sexta / 27.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os ingressos para a partida serão vendidos antecipadamente na manhã deste sábado (28), nas bilheterias do estádio, e o jogo acontecerá no domingo (29), às 16h.

O Flamengo de Guanambi irá estrear pela primeira rodada do Campeonato Baiano 2017, enfrentando o Galícia no Estádio 2 de Julho, em Guanambi. Os ingressos para a partida serão vendidos antecipadamente na manhã deste sábado (28), nas bilheterias do estádio, e o jogo acontecerá no domingo (29), às 16h. A carga é de 2580 ingressos, a expectativa da diretoria é de estádio lotado na estreia do Beija-Flor do Sertão. O time treinou pela primeira vez no novo gramado do estádio nesta quinta-feira (26). Bombeiros militares estiveram no local para vistoriar as questões de prevenção e combate a incêndio e pânico.

Operação Caixa de Pandora: Polícia elucida homicídio e identifica integrantes do tráfico em Dom Basílio

Sexta / 27.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

Foram presos Charles Caires, Guilherme Caires, Fabiano Alves e José Manoel, todos ligados ao tráfico de drogas comandado por Charles.

De posse de Mandados de prisão e de Busca e Apreensão expedidos pela Justiça da Comarca, policiais civis da DT de Brumado, sob o comando do Delegado Joildo Souza, e policiais Militares de Livramento, sob comando do Tenente PM Paulo, deflagraram uma operação nesta sexta-feira (27). Na ação, foram presos Charles Caires, que possuía em casa 38 pinos de cocaína e é suposto mandante de homicídio, Guilherme Caires, Fabiano Alves e José Manoel, todos ligados ao tráfico de drogas comandado por Charles.

Tendo como ponto de partida o homicídio que vitimou Raimundo Caires, ocorrido em 13/01/2017, foram efetuados serviços de investigação e inteligência policial, para identificar a autoria do crime e sua motivação. No curso das investigações descobriu-se uma trama que envolvia Raimundo (vítima do homicídio), Roseany e Fabiano Alves. O comerciante, Raimundo, teria sido executado a mando de Fabiano Alves, pois sua esposa Roseany estava tendo um relacionamento amoroso com o mesmo. No decorrer das investigações também foi citada a pessoa de Charles Caires como um dos mandantes da execução, após ter sido procurado por Fabiano.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 28/01

Sexta / 27.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste sábado, dia 28/01, das 12h30 às 18h, no bairro Centro, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Gustavo Bezerra e Rua Eurico Dutra. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Guanambi: Jairo Magalhães participa de audiências em Salvador com os secretários de Educação e de Desenvolvimento Rural

Sexta / 27.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

O prefeito se reuniu com os secretários de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e de Educação, Walter Pinheiro, em audiências articuladas pela deputada Ivana Bastos.

Dando continuidade na sua agenda de trabalho na capital do estado, o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, se reuniu na última terça-feira com os secretários de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e de Educação, Walter Pinheiro, em audiências articuladas pela deputada estadual Ivana Bastos. Na Secretaria de Desenvolvimento Rural, ao lado do vice-prefeito Hugo Costa, do Secretário Municipal de Agricultura, Hélio Pereira, do Vereador Tião Nunes, do diretor Financeiro da Bahiafarma, Paulo Costa, e do ex-prefeito Charles Fernandes, Jairo Magalhães apresentou demandas relacionadas à zona rural e assegurou parceria para ampliar o programa de entrega de títulos de terra no município. Junto ao secretario Walter Pinheiro, o prefeito apresentou a demanda das comunidades de Morrinhos e Ceraíma, solicitando a implantação do ensino médio nesses distritos.

Posse do novo bispo de Caetité será neste domingo (29)

Quinta / 26.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

A recepção do bispo será no sábado (28), em frente à Lagoa da Estabilização (entrada do Lamarão), na BR 030, de onde sairá em carreata com destino à residência episcopal.

No próximo domingo (29) será realizada a ordenação episcopal e posse canônica do 9º bispo de Caetité, Monsenhor José Roberto Silva Carvalho. A recepção do bispo será no sábado (28), em frente à Lagoa da Estabilização (entrada do Lamarão), na BR 030, de onde sairá em carreata com destino à residência episcopal, situada na Avenida Dom Manoel Raimundo de Mello. Às 8h do domingo, será realizada sua acolhida em frente à Igreja de São Benedito, de onde seguirá em cortejo para a Catedral Senhora Sant’Ana, onde será saudado pelo clero diocesano, seminaristas, leigos e autoridades. Às 16h será realizada a celebração eucarística de ordenação episcopal e posse canônica. “Em nome de todo o povo caetiteense recebemos com alegria o novo Bispo de Caetité, Dom Carvalho, desejando a Vossa Reverendíssima sucesso em sua nova missão, sob as bênçãos de Deus”, desejou o prefeito Aldo Gondim.

Coelba adquire novos transformadores móveis que resultam em melhorias no serviço de fornecimento de energia

Quinta / 26.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

Através da disponibilização destes equipamentos, ocorrências emergenciais em transformadores de força das subestações podem ser solucionadas em prazo reduzido.

Com o objetivo de garantir mais agilidade aos atendimentos, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, adquiriu seis novos transformadores móveis. Com os novos equipamentos a Coelba conta agora com um parque de dez transformadores móveis e duas subestações móveis, estrategicamente distribuídos para atender às necessidades do sistema elétrico em todo o território do estado. Através da disponibilização destes equipamentos, ocorrências emergenciais em transformadores de força das subestações podem ser solucionadas em prazo reduzido. Além disso, os transformadores móveis também serão amplamente utilizados em manutenções preventivas e obras de ampliações de subestações, evitando a interrupção do fornecimento de energia para o consumidor. Os equipamentos atendem subestações em níveis de tensão primária 138, 69 e 34.5KV e secundária 34.5, 13.8 e 11.95KV em diversas potências. “Os transformadores móveis possibilitam à Coelba melhorar os indicadores de qualidade através de ações para redução da frequência (FEC) e duração (DEC) das interrupções no fornecimento de energia”, explica Sérgio Mello, superintendente de Operações e Manutenção da Coelba.

Prefeitura de Caetité prorroga prazo para recadastramento dos servidores municipais efetivos

Quinta / 26.01.2017

Por Redação Sertão Hoje

A Prefeitura de Caetité prorrogou até o dia 10 de fevereiro o prazo para recadastramento dos servidores municipais efetivos. Confira como ficaram as novas datas para o recadastramento: servidores da Educação – dias 26, 27, 30 e 31 de janeiro; servidores do Meio Ambiente – 02 de fevereiro; servidores do Recursos Hídricos – 03 de fevereiro; servidores da Administração, Agricultura e Cultura – 06 de fevereiro; servidores de Serviços Públicos – 07 de fevereiro. Nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro, os servidores efetivos que não estão no município devem procurar a secretaria de Relações Institucionais, na Prefeitura Municipal, com a justificativa para que seja realizado o recadastramento.