Sertão Hoje

Sertão Hoje

Bahia: Debate sobre gestão de saúde reúne representantes de 364 municípios

Sexta / 10.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo foi debater os avanços e desafios do SUS na Bahia, bem como aspectos relacionados à vigilância, regulação, medicamentos e financiamento.

Representantes de 364 municípios baianos estiveram reunidos no Hotel Fiesta, em Salvador, para participar do Seminário de Integração da Gestão da Saúde. O encontro realizado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems/BA) aconteceu nos dias 07 e 08 de fevereiro. O objetivo do evento foi debater os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia, bem como aspectos relacionados à vigilância, regulação, medicamentos e financiamento. Para o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, a busca pela eficiência deve ser a meta de todo gestor público, sobretudo, daqueles que atuam na área da saúde. "Em um cenário nacional de grave subfinanciamento, o recurso público é ainda mais escasso. Repensar os fluxos, capacitar os profissionais e investir nas ações que sejam, de fato, resolutivas, é a forma mais adequada de alcançar este objetivo", afirmou Vilas-Boas.

Na Bahia, um dos exemplos de otimização do gasto público são os Consórcios Públicos de Saúde, na qual os entes consorciados rateiam os custos de um serviço, possibilitando simultaneamente, a ampliação e descentralização da assistência, bem como o reequilíbrio financeiro dos municípios. No momento, quatro policlínicas regionais de saúde estão em construção e com obras aceleradas, em Jequié, Teixeira de Freitas, Irecê e Guanambi. Com previsão de inauguração no primeiro semestre de 2017, as unidades serão geridas de forma compartilhada entre municípios e o Estado, por meio do consórcio. "A meta é construir 28 policlínicas até o final de 2018, possibilitando que as pessoas não precisem mais se deslocar para a capital a fim de fazer exames. As policlínicas oferecerão até 13 especialidades, além de serviços de apoio ao diagnóstico como radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e ressonância magnética", afirmou Vilas-Boas.

SDR inicia série de diálogos para intensificar o desenvolvimento rural do estado

Sexta / 10.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

A SDR deu início, na última terça-feira (07), no Território Recôncavo, no município de Cruz das Almas, a uma série de diálogos com gestores municipais.

Com o intuito de promover um alinhamento institucional na operacionalização de políticas públicas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) deu início, na última terça-feira (07), no Território Recôncavo, no município de Cruz das Almas, a uma série de diálogos com gestores municipais. A reunião, que será realizada nos 27 territórios de Identidade da Bahia, é um momento de diálogo, reflexão, ajustes e pactuações. Nelas serão discutidas a organização, funcionamento e planejamento do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF), possibilitando a ampliação dos arranjos institucionais.

O secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, explicou que as visitas servirão para apresentar a secretaria com suas principais politicas publicas, para que os prefeitos e movimentos produtivos façam a seleção daquelas que mais se adequem e interessem aos municípios do Recôncavo da Bahia. “Em 2015, instalamos 27 escritórios territoriais, temos uma unidade da SDR em cada território. Neste ano, começamos a percorrer todas essas unidades. Queremos chegar aos agricultores familiares para dizer que o estado está aqui. Essa é uma parceria com a prefeitura e queremos realizar ações para que a renda do produtor seja elevada, para que a produção de alimentos possa ser contemplada e que a gente possa garantir que as pessoas continuem vivendo no meio rural”, disse Jerônimo.

Para o prefeito de Cruz das Almas e presidente do Consórcio do Território Recôncavo, Orlando Peixoto, o evento da SDR é pra dizer que o Setaf é pra valer e servirá efetivamente como apoio de serviços, além de oferecer um conjunto de políticas públicas para o empoderamento da agricultura familiar. “As prefeituras, independente do partido, terão a oportunidade de conhecer todos os serviços ofertados pela SDR e com esse conhecimento terão um leque de opções para fazer os convênios que mais se adequam aos agricultores de seus municípios. A agricultura familiar sai fortalecida com mais essa iniciativa da secretaria”, afirmou Orlnado.

Brumado: Polícia Civil recaptura mulher envolvida no tráfico de drogas

Sexta / 10.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Telma de Jesus Santos permanecerá na carceragem da Delegacia de Brumado até posterior recambiamento ao Conjunto Penal de Feira de Santana.

Nesta quinta-feira (09), equipes da Polícia Civil (20ª COORPIN), em Brumado, prenderam Telma de Jesus Santos, de 43 anos, a qual se encontrava na condição de evadida do Conjunto Penal de Feira de Santana, desde o ano 2015. Na época, Telma fora beneficiada com a saída temporária para visitação familiar, por ocasião das festas natalinas, e não retornou no prazo previsto. Ex-companheira do traficante cognominado DJAGA, Telma foi presa em Brumado no mês de maio de 2010, flagrada com 8 kg de maconha. No momento da abordagem policial ela disse a um Investigador que se chamava Joana Fagundes da Silva, motivo pelo qual responderá pela prática do crime de Falsa Identidade. A recapturada permanecerá na carceragem da Delegacia de Brumado até posterior recambiamento ao Conjunto Penal de Feira de Santana.

Brumado: Presidente do legislativo e vereadores participam de audiência com auditor do TCM

Sexta / 10.02.2017

Por Eliana Costa

Léo Vasconcelos e os vereadores Palito, José de Jonas e Nem estiveram no TCM em audiência com o auditor do órgão, Dr. Antônio Dourado Vasconcelos.

O presidente do legislativo brumadense, vereador Leo Vasconcelos, vem efetivando ações que gerem a todos os vereadores que compõem a Casa Legislativa, o conhecimento necessário para que o mandato de cada um seja desenvolvido de forma a contemplar os anseios da população. Dentro dessa ordem, o Léo Vasconcelos e os vereadores Palito, José Carlos de Jonas e Nem estiveram no Tribunal de Contas do Município (TCM) em audiência com o auditor do órgão, Dr. Antônio Dourado Vasconcelos. Na oportunidade foram discutidos assuntos relativos a administração da Câmara de Vereadores, englobando o funcionamento, tramites legais de encaminhamento de prestação de contas, o cumprimento das regras de transparência pública conforme o que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Acesso à Informação, que dá ao cidadão o direito de conhecer de forma clara o detalhamento das receitas e despesas, procedimentos licitatórios e outras recomendações.

A audiência foi de fundamental importância, visto que forneceu informações esclarecedoras sobre os trâmites legais e toda a responsabilidade com a qual o legislativo deve ser conduzido, sempre primando pela transparência em seus atos. Com o empenho e o desejo de contribuir para que o legislativo desenvolva um trabalho sempre com primazia, o vereador Leonardo Vasconcelos convidou o auditor Antônio Dourado a participar de um encontro de vereadores e agentes políticos. O evento será realizado pela Câmara de Brumado no mês de maio, quando serão também convidados representantes de municípios da região, sendo o convite aceito prontamente. Muito satisfeito com a audiência, Léo destacou que estará sempre concretizando reuniões desta natureza para que sejam ampliados os conhecimentos sobre o funcionamento do poder legislativo. “Nosso desejo é que nosso trabalho seja sempre realizado da melhor forma possível, beneficiando desta forma a nossa população”, frisou o presidente.

Na abertura dos trabalhos da Alba, Luciano Ribeiro faz votos de uma Casa fortalecida, de debates e de construção a favor dos baianos

Sexta / 10.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Luciano desejou que a Casa desempenhe seu papel com independência e que seja um espaço de construção das políticas públicas voltadas às necessidades dos baianos.

Em seu pronunciamento na tribuna durante a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, o deputado Luciano Ribeiro deu boas vindas ao novo presidente, deputado Ângelo Coronel, e aos novos colegas que assumem como deputados. Ao mesmo tempo Luciano desejou que a Casa desempenhe seu papel com independência e que seja, principalmente, um espaço de construção das políticas públicas voltadas às necessidades do povo baiano. Ribeiro reconheceu o trabalho realizado pelo ex-presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo, a quem o democrata já travou vários debates. “Perdemos Marcelo como presidente, mas, em contrapartida, ganhamos um grande tribuno e agora iniciamos uma nova presidência com Ângelo Coronel, certamente engradecendo a Casa e o debate. Marcelo continuará, mais que nunca, a defender o Governo, e nós a fazer o contraponto”, salientou o deputado, ao avaliar o governo como apático. “É um governo de retórica, de supervalorização do Marketing. Vivemos há tempos uma total falta de priorização no semiárido baiano. Mas vamos continuar a exercer nosso trabalho de cobrar para quem tanto precisa. Enquanto isso, o governador vem aqui na abertura, que nada mais fez que repetir promessas de 12 anos atrás e que ainda não vimos realizadas”, criticou. No dia 06 de fevereiro, Luciano Ribeiro recebeu, em seu gabinete, a visita do deputado federal Paulo Azi e do ex-prefeito de Cícero Dantas, Weldon Carvalho.

No dia 06 de fevereiro, o Luciano Ribeiro recebeu, em seu gabinete, a visita do deputado federal Paulo Azi e do ex-prefeito de Cícero Dantas, Weldon Carvalho.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 12/02

Sexta / 10.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo domingo, dia 12/02, das 09h às 12h, no bairro Alvorada, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Petrônio Portela; Pç. Antônio Alves de Araújo; Rua A; Rua F; Rua Fernandes Varela; Rua Francisco Bezerra; Rua Guilhermino Vieira; Rua João Hemetério; Rua Vitória; e Trav. João Hemeterio. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Brumado: Obras de infraestrutura são solicitadas pelo vereador Elias Piau

Sexta / 10.02.2017

Por Eliana Costa

Elias Piau foi autor de proposição indicando a necessidade de recapeamento asfáltico no bairro Baraúnas e da conclusão das obras de calçamento no Distrito de Itaquarai.

Os vereadores que compõem o legislativo brumadense têm efetuado indicações ao executivo brumadense identificando as maiores necessidades dos bairros e localidades rurais. O vereador Elias Piau foi autor de proposição indicando a necessidade de recapeamento asfáltico no bairro Baraúnas, nas ruas José Alvino Machado, Palmas, Marquês de Caravelas e Manoel Joaquim dos Santos. Justificando, o parlamentar observou que os moradores das citadas ruas sofrem com a falta do recapeamento asfáltico não só na questão de urbanização e acesso, mas principalmente com problemas de saúde. Outra solicitação de grande importância efetivada pelo vereador foi a urgente necessidade de conclusão das obras de calçamento no Distrito de Itaquarai. “Estaremos trabalhando para que nossa população receba os melhoramento na garantia da melhoria da vida em toda nossa cidade”, frisou Elias Piau.

Guanambi: Jairo Magalhães recebe visita de delegação internacional de investidores

Quinta / 09.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Acompanhados dos empreendedores guanambienses, os investidores conversaram com o prefeito sobre a grande vocação da cidade para o setor de energia eólica e fotovoltaica.

Na manhã da última terça-feira (07), o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, recebeu em seu gabinete uma delegação internacional formada por empresários holandeses, mexicanos e noruegueses. Acompanhados dos empreendedores guanambienses Ricardo Bastos e Jaime Bastos, os investidores conversaram com o prefeito sobre a grande vocação da cidade para o setor de energia eólica e fotovoltaica, além das perspectivas positivas para a cidade a médio prazo. O prefeito apresentou as potencialidades de Guanambi em diversos setores, frisando que todos os empreendedores que buscam oportunidade de gerar divisas para a cidade, cumprindo as condicionantes, gerando emprego e renda para os seus munícipes, terão o apoio da gestão. “O nosso governo continua focado em buscar oportunidades para a cidade, propiciando a melhoria de vida para a população. Temos um setor de serviços diversificado, comércio forte, segurança hídrica, elétrica e mão de obra capacitada, todos estes fatores nos credenciam”, salientou Jairo. A reunião contou com a presença dos vereadores Fabrício Lopes e Rafael Macedo e do Secretário de Governo, Edilmar Ladeia Fagundes. “Todos ficaram bastante impressionados com Guanambi pela infraestrutura e limpeza da cidade, além do padrão de organização e desenvolvimento urbano”, frisou Ricardo Bastos.

Embasa esclarece sobre odor na água fornecida em Brumado

Quinta / 09.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

A empresa explicou que a alteração no odor da água é proveniente da rápida decomposição da vegetação existente no lago da barragem de Cristalândia.

A Embasa informa que a alteração no odor da água fornecida em algumas localidades de Brumado é proveniente da rápida decomposição da vegetação existente no lago da barragem de Cristalândia, que fornece água para o município. A empresa já está adotando medidas corretivas para reduzir a carga orgânica da barragem e eliminar os efeitos desses componentes durante o tratamento. A empresa esclarece ainda que suas estações de tratamento atendem aos critérios determinados pelo Ministério da Saúde, e que a água distribuída à população de Brumado encontra-se com os padrões bacteriológicos e físico-químicos de cor e turbidez em conformidade com os determinados pela legislação vigente. Em atendimento à Portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde, amostras dessa água estão sendo analisadas a cada duas horas, nos laboratórios da empresa situados na estação de tratamento de Brumado, na unidade da Caetité e também no Laboratório Central da Embasa em Salvador.

Atraso no início das aulas gera polêmica em Barra da Estiva; Ex-prefeito acusa atual gestão de ser incompetente e vai fazer denúncia no TCM

Quinta / 09.02.2017

Por Leonardo Oliva

O ex-gestor destacou ainda que a atual gestão sequer realizou a licitação para compra da merenda escolar

O ano letivo para os alunos da rede municipal de Barra da Estiva ainda não começou e o assunto está dando o que falar. Isto porque, segundo nota divulgada em carro volante pela prefeitura, a culpa seria da gestão anterior, devido ao estado de conservação dos ônibus escolares. Para o ex-prefeito Dinho, que manteve contato com a redação do Site Sertão Hoje, a verdade é que as aulas ainda não foram iniciadas pela incompetência da atual gestão. 'Fizemos a transição de governo, os ônibus escolares rodaram até o final do letivo e foram entregues funcionando e em perfeito estado de conservação. Em nosso governo, nós nunca atrasamos o início das aulas por incompetência administrativa. Então, se não começaram as aulas ainda, foi por incompetência da atual gestão', afirmou Dinho. O ex-gestor destacou ainda que a atual gestão sequer realizou a licitação para compra da merenda escolar. 'Como eles vão iniciar as aulas sem merenda escolar para os alunos?', questionou Dinho.

O Site Sertão Hoje realizou uma busca no Diário Oficial da Prefeitura Municipal de Barra da Estiva e constatou que o Aviso de Licitação - Pregão Presencial N.º 005/2017, que visa a aquisição de gêneros alimentícios para manutenção da merenda escolar só foi publicado no dia 08/02/2017 (CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO) e vai acontecer no próximo dia 20/02/2017, às 15h30. Pesquisamos ainda se a licitação para compra de combustíveis já havia sido realizada e, para nossa surpresa, ainda não. Já com 40 dias de governo, a atual gestão continua usando um 'Decreto de Emergência' para comprar combustíveis sem licitação e sequer sabe-se quem é o fornecedor e qual o valor do contrato, já que o Aviso de Dispensa de Licitação e o Extrato do Contrato não foi publicado no Diário Oficial. Questionado sobre isto, o ex-prefeito Dinho, que é advogado, informou que está atento a esta questão e deve denunciar mais esta ilegalidade ao Tribunal de Contas dos Municípios.

Matrículas para Educação de Jovens e Adultos estão abertas em Caetité

Quinta / 09.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

São nove escolas no município que oferecem aulas na modalidade.

Não existe idade certa para estudar. A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública que tem o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. Surge como uma ação de estímulo aos jovens e adultos, proporcionando seu regresso à sala de aula. “A EJA é uma modalidade de ensino que nasceu da clara necessidade de oferecer uma melhor chance para pessoas que, por qualquer motivo, não concluíram o ensino fundamental e/ou o médio na idade apropriada”, explica e secretária municipal de Educação, Iamara Junqueira. Essa modalidade respeita as características dos alunos, dando oportunidades educacionais adequadas em relação a seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames próprios. Em Caetité há nove escolas que oferecem aulas na modalidade EJA sendo elas Escola Senador Ovídio Teixeira, Grupo Escolar Manoel Lopes Teixeira, na sede; e Colégio municipal Zelinda Carvalho Teixeira, Esc. De 1° Grau Prof° Emiliana Nogueira Pita, Grupo Escolar Ver. Clemente Ferreira de Castro, Escola de 1°Grau Dom Manoel Raimundo de Melo, Grupo Escolar Dep. Luis Cabral, Núcleo Escolar Bento Oliveira Ledo, Núcleo Escolar Almir Públio de Castro, na zona rural.

Mais de 17 mil inscritos no ProUni para os cursos de graduação da Faculdade Guanambi

Quinta / 09.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na ampla concorrência, foram destaque os cursos de Direito, Medicina e Psicologia, que tiveram nota de corte, em média, de 750 pontos no ENEM.

O número de inscritos para os cursos de graduação da Faculdade Guanambi no Programa Universidade para Todos (ProUni), referente ao semestre 2017.1, bateu o record e ultrapassou os 17 mil. Na ampla concorrência, foram destaque os cursos de Direito, Medicina e Psicologia, que tiveram nota de corte, em média, de 750 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Segundo Silvana Costa, coordenadora do setor de Convênios da FG, 2.698 candidatos se inscreveram para as vagas oferecidas para o curso de Direito, seguidos de 1.486 para Medicina e 1.295 para Psicologia, configurando-se como as três maiores concorrências para o ProUni 2017.1 na Faculdade Guanambi. “A nota de corte para o curso de Medicina foi 772 pontos no ENEM, o que equipara a FG com instituições públicas que oferecem o curso. A maioria das bolsas oferecidas para a Faculdade Guanambi foi integral. Essa grande procura pelos nossos cursos de graduação só confirma a confiança que os candidatos depositam na instituição”, afirma Costa.

Para a gerente acadêmica da FG, Profa. Dayana Nogueira, a grande procura pelos cursos da instituição reflete a credibilidade que os candidatos possuem no projeto pedagógico da Faculdade Guanambi. “Estamos em constante debate sobre nossas práticas pedagógicas, além de possuirmos um corpo docente qualificado e infraestrutura que reúne o que há de mais moderno, no que se refere aos processos educativos”, afirma Nogueira. Além disso, o desdobramento dos investimentos feitos na Faculdade Guanambi pode ser evidenciado nos excelentes conceitos obtidos nas avaliações do MEC, o que credencia a instituição a receber considerável número de vagas no FIES, fomentando o desenvolvimento de Guanambi e região.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 10/02

Quinta / 09.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta sexta-feira, dia 10/02, das 07h45 às 11h, no bairro Novo Horizonte, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Francisco de Macedo, Rua Genésio Rodrigues, Rua Temente Ovídio, Avenida Presidente Dutra, Rua Dicinio Brito, Rua Euclides Pereira de Barros, Avenida Juscelino Kubistchek, Rua Epitácio Pessoa e Avenida Barrão do Rio Branco. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Santa Maria da Vitória: Com situação financeira grave na prefeitura, gestor não descarta renunciar mandato

Quinta / 09.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o prefeito, no mês de janeiro a folha de pagamento da prefeitura foi de 89,2%, sendo que o mês de janeiro é considerado de boa arrecadação.

O prefeito de Santa Cruz da Vitória, Carlos André (PTC), está bastante preocupado com a saúde financeira do município. Na semana passada ele se reuniu com sua equipe de governo e anunciou que a situação financeira da prefeitura é muito grave. Segundo o prefeito, no mês de janeiro a folha de pagamento da prefeitura foi de 89,2%, sendo que o mês de janeiro é considerado de boa arrecadação. “A nossa folha de pagamento com funcionário está em 89,2%, sendo que o limite pela lei é de 54%. O mês de janeiro, depois que pagamos a folha, restou pouco mais de R$ 80 mil para o custeio da máquina, com o pagamento de conta de energia, água e outros serviços”, declarou o prefeito. Carlos André lembra que ele só nomeou os secretários e pouco mais de cinco cargos, o restante são funcionários concursados. O ex-prefeito Jackson Bonfim (PP), realizou um concurso público em 2015, convocou 149 pessoas, e depois da eleição municipal convocou mais 21 pessoas, totalizando 170 pessoas. “A situação no município é bastante grave, vou me reunir com minha assessoria jurídica para analisar o quadro. Tem que ter uma alternativa, pois com esse índice de pessoal fica inviável administrar a cidade. Desse jeito é melhor renunciar o mandato, pois se não serei condenado pelo TCM só com esse índice astronômico com gasto com pagamento de salários”, finalizou Carlos.

Guanambi: Jairo Magalhães visita obra do Campus das Faculdades Integradas Pitágoras

Quinta / 09.02.2017

Por Redação Sertão Hoje

Recepcionado pelos engenheiros Guilherme Turano, diretor da FIP, Carlos Alberto Ogando e Alu Alvares Filho, o prefeito ficou bastante impressionado pela evolução da obra.

Na tarde desta quarta-feira (08), o Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, visitou os avanços da obra do Campus das Faculdades Integradas Pitágoras de Guanambi (FIP Guanambi), localizada na Avenida Governador Waldir Pires, no Bairro Santa Catarina. Recepcionado pelos engenheiros Guilherme Turano, diretor da FIP e da Construtora Turano, Carlos Alberto Ogando e Alu Alvares Filho, o prefeito ficou bastante impressionado pela evolução da obra. “Poucos dias atrás estivemos aqui e ainda estavam finalizando a etapa de preparação do solo. Agora, tudo já tomou forma, a tecnologia e o avanço empregado realmente é algo bastante inovador para a cidade”, frisou Jairo. Segundo os responsáveis pelo empreendimento, o projeto possui uma arquitetura moderna e arrojada, com tecnologia inédita para a região, com espaços amplos para laboratórios, salas de aulas, biblioteca, auditórios, ambiente administrativo, área de convivência e amplo estacionamento, tudo de acordo com os mais altos padrões de qualidade existentes no mercado.

“A instalação do grupo Pitágoras em Guanambi projeta a cidade para um novo cenário regional rumo ao desenvolvimento socioeconômico, fazendo com que a nossa terra se torne cada vez mais um polo educacional”, reiterou o prefeito. Com geradores, diversas máquinas e 40 trabalhadores, segundo os engenheiros, o cronograma está sendo seguido à risca, com a primeira etapa a ser entregue no mês de julho. No referido mês ocorrerá o vestibular para as 80 vagas para o Curso de Medicina, que tem previsão para início das aulas no mês de agosto deste ano. “Iremos trazer paulatinamente para a cidade, todo o padrão de excelência do grupo educacional, no qual temos os melhores índices de avaliação de todo norte de Minas e região. Com isso, diversos cursos de vocação regional serão implantados em Guanambi”, frisou Guilherme Turano.