Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2015"

Governador Rui Costa faz balanço de 2015 e previsões para 2016

Quinta / 24.12.2015

Por Secom/BA

O Governador Rui Costa aproveitou o lançamento da revista Terra Mãe, para fazer um balanço das principais ações do governo em 2015 (Fotos: Manu Dias/GOVBA).

O Governador Rui Costa aproveitou o lançamento da revista Terra Mãe, do Governo do Estado e do Mapa da Mídia, para fazer um balanço das principais ações do governo em 2015 e informar o que pretende ser alcançado em 2016. O evento foi realizado na última segunda-feira (21) no Palácio do Rio Branco, em Salvador. Durante o balanço, o primeiro assunto abordado por Rui foi o lançamento de um Mapa Eletrônico de Serviços em 2016. “Será algo parecido ao Mapa da Mídia, só que para a oferta de empregos. Já foi solicitado à Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (PRODEB)”. Segundo ele, será uma ferramenta para oferecer profissionais ao mercado de trabalho.

O Governador informou que na área da saúde o Estado está atingindo o objetivo de fazer redução nos custos, melhorando a gestão de cada hospital e aumentando a oferta de procedimentos. A Bahia também avançou na interiorização da saúde. Já foram assinados convênios com os consórcios municipais de saúde de Irecê, Jequé, Teixeira de Freitas, e os municípios de Paulo Afonso e Guanambi já estão prontos para assinar. Outro assunto destacado pelo Governador foi a dificuldade de cumprir os compromissos com a Previdência Estadual. “Eu tenho hoje cerca de 43 mil professores aposentados para 33 mil da ativa. Nós pagamos o salário de 76 mil professores. Essa é a dificuldade de elevar o custo dos profissionais da ativa”, disse Rui Costa. Para ele, o correto seria que o Fundo Financeiro da Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (FUNPREV) tivesse dinheiro acumulado, depositado ao longo de anos da vida profissional e aplicado. Na área de segurança o Estado fecha o balanço com números próximos à meta estabelecida.

Caetité: 3ª edição do projeto ‘Natal Criança Feliz’ da comunidade de Vitem

Quinta / 24.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

Mais de 80 crianças foram beneficiadas em uma tarde de muita alegria, diversão e brincadeiras.

Em parceria com a Prefeitura de Caetité, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou, na comunidade de Vitem a 3ª edição do projeto Natal Criança Feliz. Em sua primeira edição o projeto contemplou a Comunidade de Vargem do Sal e na segunda o Bairro Escola Agrícola. Mais de 80 crianças foram beneficiadas em uma tarde de muita alegria, diversão e brincadeiras. O Papai Noel distribuiu muitos doces e brinquedos alegrando os pequeninos. Ainda puderam aproveitar para brincar em uma cama elástica, montada especialmente pra eles, logo depois foi feito um lanche.

Para Juliana Moreira, presidente do CMDCA, essas ações são fundamentais para o desenvolvimento e estímulo das crianças caetiteenses. “É com muita alegria e orgulho que realizamos a 3ª edição desse importante projeto. A cada ano nos enchemos de esperança ao ver os olhinhos dos pequenos brilharem ao ver o Papai Noel. É uma alegria pura, que nos motiva a continuar fazendo ainda mais para assegurar os direitos das crianças e jovens do nosso município”, afirmou.

Foram entregues, pelo Papai Noel, doces e brinquedos para alegria dos pequenos.

Brumado: Alessandro Lôbo apresenta Moção de Pesar a família do Pastor Jason Rodrigues

Quinta / 24.12.2015

Por Eliana Costa

Alessandro Lôbo encaminhou aos familiares do Pastor Jason Rodrigues Moção de Pesar e Solidariedade em virtude de seu falecimento (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O Vereador Alessandro Lôbo encaminhou aos familiares do Pastor Jason Rodrigues Moção de Pesar e Solidariedade em virtude de seu falecimento na última terça-feira (15). O Pastor faleceu na cidade de Salvador vítima de Leishmaniose Visceral, mais conhecido popularmente como Calazar. O Pastor Jason Rodrigues era natural da comunidade do Espinheiro, zona rural de Brumado, local de onde saiu para seguir sua predestinação religiosa. Edificou sua história na Assembléia de Deus, sendo muito novo Consagrado a Diácono, passando de forma bastante rápida em razão de sua dedicação a denominação de pastor.

Estava realizando seu trabalho religioso na cidade de Livramento e em novembro deste ano apresentou problemas de saúde, que foram se agravando, culminando na sua morte de forma precoce e bastante triste. ‘Para nós que tivemos o prazer de conhecer o Pastor Jason a notícia de sua morte nos deixa bastante consternados. Ele sempre foi uma pessoa muito determinada e comprometida com seu trabalho na congregação. Externamos nossos sentimentos de pesar pelo seu falecimento a todos os familiares e amigos. Com certeza é uma grande perda para todos nós’, diz a nota encaminhada para nossa redação.

Polícia baiana é a primeira do País em bloquear celulares roubados

Quarta / 23.12.2015

Por Secom/BA

As ocorrências poderão ser registradas em qualquer delegacia da Bahia e em seguida encaminhadas ao NEMI, que efetuará o bloqueio dos aparelhos (Foto: Reprodução/Internet).

A Polícia Civil da Bahia é a primeira do País a usar o Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), sistema da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR-Telecom) para bloquear aparelhos celulares em caso de furtos e roubos. Um Núcleo de Estações Móveis Impedidas (NEMI) para o bloqueio começou a funcionar, na última sexta-feira (18), na sede do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), na Piedade, em Salvador. O núcleo terá equipe treinada na ABR-Telecom, no Rio de Janeiro, para utilizar o CEMI. Na primeira fase, serão bloqueados aparelhos sem vinculação com linhas telefônicas, ainda não habilitados e oriundos de roubos de cargas ou assaltos em lojas de varejo. As ocorrências poderão ser registradas em qualquer delegacia da Bahia e em seguida encaminhadas ao NEMI, que efetuará o bloqueio dos aparelhos.

De acordo com o Diretor do DCCP, Delegado Moisés Damasceno, um estudo realizado pela polícia, a partir da observação dos números de registros de ocorrências envolvendo passageiros de ônibus, clientes em restaurantes e assaltos a grandes varejistas, permitiu perceber que o celular é usado como principal moeda de troca e motivador da maioria dos crimes patrimoniais. A Polícia Civil de São Paulo iniciou as ações nesse sentido. Um grupo de trabalho, integrado pela Anatel, polícias civis e federal, operadoras de telefonia e ABR-Telecom, passou a discutir o acesso das polícias judiciárias, diretamente ao CEMI, para cadastrar os bloqueios.

Caetité: Secretaria de Meio Ambiente adverte sobre poda ou corte de árvores sem autorização

Quarta / 23.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

A prática pode configurar infrações face ao Código Municipal do Meio Ambiente. O Município autuará o infrator aplicando-lhe, de imediato, multas (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Secretaria de Meio Ambiente de Caetité adverte aqueles que efetuam a poda ou corte de árvores sem autorização. A prática pode configurar infrações face ao Código Municipal do Meio Ambiente. O Município poderá autuar o infrator aplicando-lhe, de imediato, multas que vão de R$ 50,00 a R$ 50.000,00. Através de Nota Pública a Superintendência de Podas de Árvores e Limpeza de Rios da Secretaria de Meio Ambiente informou aos moradores que as medidas legais cabíveis serão adotadas para aqueles que descumprirem a lei.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A NOTA!

Brumado: Weliton Lopes apresenta emenda destacando necessidade de reforma em praça

Quarta / 23.12.2015

Por Eliana Costa

Weliton solicitou entre outras ações a reforma da quadra no Bairro Olhos D’Água, construção da Sede AUAU e a reforma da Praça Nelson Lula (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

Na última quinta-feira (17) foram realizadas duas sessões extraordinárias para votação de todas as proposições ainda constantes na pauta relativa ao ano de 2015. Em destaque o Projeto de Lei Orçamentária Anual do Município para o exercício de 2016. O Vereador Weliton Lopes, após analisar todo o projeto de origem do executivo municipal realizou Emenda Aditiva, subscrita por todos os vereadores. Onde solicitou entre outras ações a reforma da quadra poliesportiva no Bairro Olhos D’Água, construção da Sede da Instituição AUAU e a reforma da Praça Nelson Lula (Praça do Rotary). 

Weliton Lopes ressaltou, que assim como a Praça do Jurema, a Praça Nelson Lula é uma referência na cidade e uma antiga reivindicação dos moradores locais, visto o estado de deterioração da Praça. “A reforma beneficiará a todos que residem no local, em especial os mais idosos que terão uma área nos finais de tarde proporcionando momentos de lazer”, observou. Ainda destacou a importância da Lei Orçamentária, visto que versa sobre todas as ações que serão efetivadas pelo gestor e a destinação dos recursos públicos para a realização das ações de todas as secretarias. “Sabemos de nossa responsabilidade ao votarmos a Lei Orçamentária. Desta maneira discutimos para que todas as ações sejam efetivadas no sentido de promover a melhoria da qualidade de vida de todos os munícipes”, pontuou.

Magnesita planeja reorganização societária para reforçar presença global

Quarta / 23.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

Mudança reforça presença global e amplia acesso a mercados internacionais (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Magnesita Refratários S.A., empresa de capital aberto, dedicada à mineração, produção e comercialização de extensa linha de materiais refratários e minerais industriais, anuncia seu plano de reorganização societária para reforçar sua presença global. Além de aproveitar melhor as oportunidades de crescimento no mercado internacional. A Magnesita, que tem operações industriais em diversos países, possui atualmente cerca de 75% das suas receitas geradas em mercados fora do Brasil. Sua presença internacional é complementada por escritórios comerciais em 22 países que suportam vendas para mais de 100 países. A nova holding do Grupo Magnesita “Mag International” será baseada em Londres, na Inglaterra, e listada no mercado de acesso local, AIM Market. Não haverá qualquer alteração de controle, nem mudança nos negócios da Companhia.

A Magnesita Refratários manterá integralmente suas operações da América do Sul e continuará observando as normas do Novo Mercado. Com essa reorganização, o grupo ficará mais próximo de mercados importantes em crescimento como Ásia, Oriente Médio e Europa. Assim poderá ampliar o acesso a recursos financeiros no mercado internacional, levando à redução do custo de capital e consequentemente maximizando o valor do Grupo em benefício de todos os acionistas. A reorganização está condicionada à aprovação dos acionistas da Magnesita, em assembléia a ser convocada oportunamente pela Administração, à aprovação das autoridades regulatórias brasileiras e britânicas. Além de autorizações específicas do Conselho de Administração para algumas etapas da operação e obtenção de outros consentimentos eventualmente necessários.

Caetité: Unidade de Saúde Woquiton Teixeira realizou mais uma palestra para gestantes

Quarta / 23.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

Sequência de ações faz parte do projeto Educar para Cuidar.

Dando continuidade ao projeto Educar para Cuidar, a Unidade Básica de Saúde Woquiton Fernandes Teixeira, realizou mais uma palestra direcionada a gestantes na manhã da última terça-feira (22). Ministrada pela Enfermeira Geórgia Carvalho, a atividade falou sobre a importância da amamentação para as mães e os bebês, além dos cuidados com o coto umbilical. Cerca de 20 gestantes receberam orientações, brindes, fizeram agendamento com obstetra e participaram de um delicioso lanche para encerrar o evento.

Guanambi: últimos dias para participar da Campanha ‘Seu Tributo Vale Prêmios’

Quarta / 23.12.2015

Por ASCOM/Guanambi

Ao quitar seu débito, o contribuinte receberá um cupom numerado, que deverá ser preenchido com os dados pessoais, inclusive o número de registro da taxa quitada.

Últimos dias para concorrer a uma moto 0 km, uma geladeira e uma TV LCD de 47 polegadas para os contribuintes que quitarem seus débitos com o fisco municipal até o final do ano. A medida vale para todos os tributos municipais. Ao quitar seu débito, o contribuinte receberá um cupom numerado, que deverá ser preenchido com os dados pessoais, inclusive o número de registro da taxa quitada. Quanto mais pagar, mais cupons serão entregues para o sorteio, que será realizado no dia 05 de janeiro de 2016. Os contribuintes resolveram aderir e arriscar a sorte. Tem sido intenso o movimento de cidadãos quitando tributos municipais nos pontos de pagamento. As pessoas que já realizaram o pagamento neste ano, antes do lançamento da campanha, também podem procurar o Setor de Tributos da Prefeitura Municipal e retirar seus cupons.

Integração ao Sistema Nacional de Trânsito alcançou 54 municípios na Bahia

Quarta / 23.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

Outras seis cidades do interior do estado estão em processo de integração adiantado, devendo elevar para 60 o total de municípios ligados ao sistema (Foto: Reprodução/Internet).

No ano de 2015, o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) alcançou a marca de 54 municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Outras seis cidades do interior do estado estão em processo de integração adiantado, devendo elevar para 60 o total de municípios ligados ao sistema. O CETRAN atua prestando apoio técnico e orientando os municípios que desejam fazer a integração ao SNT. Ligado a estrutura administrativa da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), o CETRAN é um órgão colegiado que tem atribuição normativa, consultiva, além de atuar como coordenador do Sistema Estadual.

A integração ao Sistema Nacional possibilita os municípios atuarem de forma conjunta com os órgãos de trânsito Estadual e Federal na fiscalização, na educação e operacionalização do tráfego. À esfera municipal cabe ainda a implantação, manutenção e operacionalização do sistema de estacionamento rotativo pago nas vias. O CETRAN também é responsável por outras atividades como os julgamentos de recursos contra as decisões de primeira instância da Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI). Em 2015 analisou 577 recursos em julgamento recursal, além de ter apreciado 34 recursos contra decisão de exame de habilitação e de ter formado 104 profissionais de trânsito.

Atendimentos da Rede SAC são alterados durante o período de Natal e Ano Novo

Quarta / 23.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

Nos dias 24 e 25 de dezembro, todas as unidades da capital e interior do estado terão o expediente suspenso (Foto: Reprodução/Internet).

O expediente da Rede SAC será alterado durante o período de Natal e Ano Novo. Nos dias 24 e 25 de dezembro todas as unidades da capital e interior do estado terão o expediente suspenso. O mesmo ocorre nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro quando as unidades estarão fechadas. Entre 28 e 30 de dezembro as unidades da capital e interior estarão abertas. Mais informações sobre serviços e horários dos postos SAC, tanto da capital como do interior, podem ser acessadas no Portal do SAC (www.sac.ba.gov.br) ou pelo telefones 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

Caetité realizará 30º Encontro de Ternos de Reis e Violeiros

Quarta / 23.12.2015

Por Redação Sertão Hoje

Um momento de fé e cultura que traz muita alegria para o povo caetiteense.

Por uma iniciativa da Prefeitura de Caetité e das Secretarias Municipais de Cultura e Desenvolvimento Social o município será palco, no dia 10 de janeiro de 2016, da 30ª edição do Encontro de Ternos de Reis e Violeiros. O tradicional evento terá seu início com um desfile às 08 horas na Praça da Catedral e contará com uma programação especial ao longo de todo o domingo. ‘Participe desse emocionante momento cultural do nosso município, que será apresentado por Luiz Benevides e Zé Vieira’.

Governo de Guanambi organiza Réveillon com muitas novidades

Quarta / 23.12.2015

Por ASCOM/Guanambi

A festa acontecerá na próxima quinta-feira na Praça do Feijão e reunirá milhares de pessoas.

A festa do Réveillon 2016 de Guanambi, organizado pela Prefeitura e Secretaria de Cultura, se tornou na atual gestão uma celebração tradicional. A cada ano a festa cresce e se fundamenta como a maior do interior da Bahia. Na próxima quinta-feira (31) reunirá milhares de cidadãos e famílias na Praça do Feijão aguardando o ano que se aproxima.

“Pensamos em atrações musicais para todos os gostos, desde a dupla Fernando e Sorocaba, que dispensa apresentações, onde cantarão o melhor do sertanejo universitário, o agito e a energia de Fernanda Portilho. Além dos artistas da nossa cidade, como a levada da Banda Kolumbá e da qualidade e o repertorio dinâmico da dupla Max e Léo. A Banda Som do Povo trará o melhor do repertório do pagode baiano”, disse o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Victor Boa Sorte. O secretário ainda pontuou que o show pirotécnico trará novidades e terá a grandeza que a festa merece.

Para o Prefeito Charles Fernandes, o Réveillon de Guanambi é uma festa especial onde as famílias se reúnem em congraçamento, por isso, foi organizado com meses de antecedência e a melhor estrutura possível foi proporcionada pela sua administração. “Esta festa movimenta a economia da cidade, pois pessoas de toda a região virão para Guanambi. Junto com os demais eventos no calendário da cidade, contribui para alavancar a atividade turística e movimentar a economia, gerando emprego e renda, além de trazer entretenimento de qualidade para a nossa população”, completou.

Foi contratado o “Mega Trio Elétrico Concremassa”, que trará o que há de mais moderno em sonorização.

Caetité: Ivana Bastos e comitiva se reúnem com secretário de Educação

Terça / 22.12.2015

Por Camila Queiroz

A comitiva e a parlamentar se reuniram com o Secretário de Educação, Oswaldo Barreto, na manhã da última quinta-feira (17).

Representantes do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira, a Deputada Ivana Bastos e a Vereadora Kelly Fraga uniram forças para evitar o bloqueio do turno noturno da instituição, que fica localizada em Caetité. A comitiva e a parlamentar se reuniram com o Secretário de Educação, Oswaldo Barreto, na manhã da última quinta-feira (17). Durante a audiência foram apresentados os motivos pelo qual o bloqueio não seria viável.

Com 1.250 alunos matriculados, o colégio é referência na cidade. A instituição já representou o Estado da Bahia no I Seminário Nacional do Ensino Médio Inovador, em São Paulo e na Conferência Estadual do Mais Educação. Em 2013, a unidade superou a meta estabelecida para 2015 pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que era de 4.1 alcançando 4.3. Além de obter a maior média de proficiência em Língua Portuguesa no município, superando as redes municipal, estadual e federal.

Após a explanação, o secretário agradeceu o empenho e o comprometimento dos profissionais para melhorar a qualidade do ensino, junto aos programas do governo. Barreto destacou ainda a possibilidade de rever a decisão diante do resultado positivo que o colégio tem obtido. Para a Deputada Ivana Bastos, a manutenção do turno noturno é fundamental para a continuidade do projeto que a instituição desenvolve. “O Secretário ficou sensibilizado e satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo colégio. Acredito que ele entendeu a necessidade de fazer uma releitura do reordenamento da Rede Estadual de Ensino”, destacou a parlamentar.

Durante a audiência foram apresentados os motivos pelo qual o bloqueio do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira não seria viável.

Secretaria de Saúde de Guanambi encerra Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Terça / 22.12.2015

Por ASCOM/Guanambi

O grande sucesso dos índices alcançados pelas campanhas de prevenção Outubro Rosa e Novembro Azul foi comemorado com um evento esportivo festivo.

O grande sucesso dos índices alcançados pelas campanhas de prevenção Outubro Rosa e Novembro Azul foi comemorado com um evento esportivo festivo na última segunda-feira (21). Realizado na quadra central da Praça Manoel Novaes, as campanhas movimentaram toda a estrutura da Secretaria de Saúde de Guanambi, através do Departamento de Atenção Básica.

Foi realizado uma performance de ginástica com as funcionarias de diversos setores da secretaria e um jogo de futebol entre times formados por funcionários da pasta. Ao final, diversos brindes foram sorteados entre os presentes. Mais de uma centena de ações foram realizadas nos últimos dois meses, palestras, blitz educativas, distribuição de material informativo, feiras de saúde e realizações de exames, que alertaram para a importância da prevenção do câncer de próstata e de pênis para o homem e de mama e colo do útero para as mulheres.

“De forma intensiva e incessante, a equipe da Secretaria de Saúde, através de todos os seus equipamentos públicos, estiveram imbuídos no propósito de levar a prevenção, a cada ano alcançamos índices maiores”, disse Paula Melo, Diretora do Departamento de Atenção Básica. Dentre alguns exames, ao todo, foram realizados 2.378 Mamografias e 6.689 exames papanicolau em mulheres e 1.835 atendimentos aos homens. Para Manoel Paulo, Secretário de Saúde de Guanambi, “estas campanhas ajudam a criar e fundamentar a cultura da prevenção nas mulheres e homens, e o êxito se deu pelo comprometimento da equipe”, enfatizou.

Foi realizado uma performance de ginástica com as funcionarias de diversos setores da secretaria e um jogo de futebol entre times formados por funcionários da pasta.