Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2014"

Igaporã: estradas de Jatobá, Raiz e Cerquinha foram encascalhadas

Quarta / 10.12.2014

Por Samuel Gonçalves

Os investimentos foram feitos com recursos próprios do município

Os moradores das comunidades rurais de Jatobá, Raiz e Cerquinha, zona rural do município de Igaporã, estão felizes com as intervenções realizadas nas estradas rurais. Além de promover o encascalhamento da estrada que dá acesso a estas comunidades, a Prefeitura Municipal ainda realizou intervenções nos trechos mais estreitos da via, alargando os mesmos. No total, foram mais de dez quilômetros de estradas totalmente reformadas. ‘Moro aqui nessa região há 68 anos e é a primeira vez que vejo uma melhoria dessa qualidade nas estradas. Antes elas estavam em péssimo estado, agora estão muito boas’, afirmou Valter Rodrigues Carvalho. Os investimentos foram feitos com recursos próprios do município. 

Câmara de Brumado inaugurou sua iluminação natalina

Terça / 09.12.2014

Por Romualdo Júnior

Iluminação da fachada do legislativo e da praça localizada em frente ao prédio da Câmara chamam a atenção de quem passa pelo local

Ontem (08), após a sessão ordinária em que foi realizada a eleição para renovação da Mesa Diretora do legislativo brumadense para o biênio 2015/16, o Presidente Dr. Alessandro Lôbo convidou a todos os vereadores e demais presentes para participar da ‘inauguração’ da iluminação natalina instalada na fachada da Câmara de Brumado e na praça localizada em frente ao prédio do legislativo. Dos 13 Vereadores que compõe o legislativo municipal, apenas 10 participaram do ato, sendo sentidas as ausências dos vereadores Castilho Viana, José Carlos dos Reis e Zé Ribeiro.

10 dos 13 vereadores que compõe o legislativo municipal participaram do ato

Ibicoara: Homem é preso por porte ilegal de arma

Terça / 09.12.2014

Jefferson Silva de Santana foi preso em flagrante

Ao retornar de uma diligência, por volta das 22h45, policiais militares e civil realizaram uma abordagem em bar localizado na comunidade da Encantada, zona rural de Ibicoara, autuando em flagrante Jefferson Silva de Santana, que tinha em sua posse um revólver calibre 22. A arma foi apreendida e Jefferson conduzido para a Delegacia de Polícia de Ibicoara, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Em seguida, o rapaz foi recambiado para a carceragem da Delegacia de Polícia de Barra da Estiva, onde se encontra à disposição da justiça.

Na luta contra o Trabalho Infantil: SESOC vai realizar palestra amanhã (10)

Terça / 09.12.2014

Por Romualdo Júnior

A palestra será na Sala de Treinamento da Prefeitura, às 14 horas, sendo aberta ao público

A Prefeitura de Brumado, através do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS Chico Xavier) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC) vão realizar amanhã (10) uma palestra com o Pastor Iran Meira Silva, com o tema ‘Eu quero ser criança’. A palestra será na Sala de Treinamento da Prefeitura, às 14 horas, sendo aberta ao público. O evento conta com o apoio do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Governos do Estado da Bahia e Federal, sendo parte integrante da Campanha Contra o Trabalho Infantil ‘Em Defesa dos Direitos Humanos e da Justiça Social’.

Botuporã: Vereadores da situação chegam a acordo para presidência da Câmara

Terça / 09.12.2014

Foto: Blog do Glauber

Os vereadores da base do governo chegaram a um acordo sobre a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Botuporã. O presidente Honório Andrade (PMDB) terá mais um mandato. “Pretendo dar continuidade ao trabalho que venho fazendo em prol do legislativo de nosso município”, disse o presidente, que fará a inscrição de sua chapa hoje (9). O vereador Edimar Magalhães (PMDB) afirmou que retirou sua pré-candidatura em nome da união do grupo, visto que, caso o conflito continuasse, a oposição sairia fortalecida. “Eu tinha o apoio dos colegas da base, mas o vereador Honório entendeu que seu trabalho se concluiria nos próximos dois anos e pelo bem do grupo retirei minha candidatura, desejando que o presidente continue com seu projeto a favor de Botuporã”, disse o peemedebista, que permanece como 1º secretário. Já o vereador Adriano Neves (PTN) demonstrou que sua pré-candidatura seria uma terceira via, caso os colegas não chegassem a um consenso. “Fico feliz em o vereador Edimar abrir mão de sua candidatura em prol do colega Honório que está realizando um belo trabalho à frente da Câmara”, reforçou Adriano. Os outros dois vereadores da base, Glauber Magalhães (PR) e Maurício Vicente (PRP), destacaram a importância desta união para o futuro político do grupo. As outras duas cadeiras da mesa, vice-presidente e 2º secretário, serão oferecidas à oposição, em respeito à paridade das vagas. Fonte: Blog do Glauber

Ibicoara: Polícias Civil e Militar apreendem drogas, arma de fogo e objetos roubados

Terça / 09.12.2014

A ação das polícias foi realizada na Rua do Brejo, Distrito de Cascavel, zona rural do município de Ibicoara

Uma ação conjunta das Polícias Civil e Militar, após investigação realizada pelo Investigador Ramos, resultou na apreensão de: 400 gramas e 10 pacotes embalados para venda de maconha; uma arma de fogo artesanal, tipo garrucha; uma TV LCD e outros produtos eletrônicos; cartões bancários de terceiros e uma motocicleta Honda Twister. A ação das polícias foi realizada na Rua do Brejo, Distrito de Cascavel, zona rural do município de Ibicoara, tendo participado da mesma o Delegado Alex Wendel, o Investigador Ramos e os policiais militares Novaes e Valdemar. Segundo informações da polícia, a estratégia utilizada na ação permitiu que não houvesse tempo para fuga. Com isto, ao chegar ao local, os policiais surpreenderam Leandro da Silva Souza e um menor de idade. A pessoa apontada pela polícia como sendo o líder da quadrilha não estava no local, tendo sido realizadas ainda buscas no Distrito na tentativa de localizá-lo, mas isto não aconteceu. Com as apreensões, foram desvendados dois roubos a estabelecimentos comerciais ocorridos no Distrito de Cascavel, que teriam sido ordenador pelo líder do tráfico, conhecido como ‘Pê’. Ainda segundo informações da polícia, todos os membros da quadrilha já foram identificados e, em breve, novas prisões devem acontecer. Leandro da Silva Souza foi autuado em flagrante por associação ao tráfico de drogas. Já o menor de idade, após prestar declarações, foi entregue ao Conselho Tutelar.

Leandro da Silva Souza foi autuado em flagrante por associação ao tráfico de drogas

Sistema de Abastecimento de Água: Mais de 50 famílias de Barra da Estiva são beneficiadas

Terça / 09.12.2014

Prefeito Dinho e Secretário de Infraestrutura Misael Pereira fazendo a entrega do sistema de abastecimento

A Prefeitura de Barra da Estiva, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Companhia de Engenharia Rural (CERB), entregou um sistema de abastecimento de água, que vai beneficiar os moradores das comunidades de Esconso, Baixão e Roçado. O sistema foi construído através do Programa Água para Todos e beneficia diretamente 50 famílias das comunidades citadas. Em evento recente, o prefeito de Barra da Estiva, Dr. Adriano Pires (Dinho) destacou que, apesar de ser conhecida por sua agricultura forte, o município de Barra da Estiva tem algumas regiões onde a escassez de água é uma realidade, sendo necessário implantar ações que garantam o abastecimento destas comunidades. Dinho destacou isto ao comentar a celebração do contrato para construção de 1.145 cisternas em Barra da Estiva (Moradores da zona rural de Barra da Estiva serão beneficiados com a construção de 1.145 cisternas de 16 mil litros)

Caculé: Plano Municipal de Educação é apresentado durante Audiência Pública

Terça / 09.12.2014

Por Tayga Ribeiro

Plano elabora metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, em um período de 10 anos, englobando o ensino Municipal, Estadual e Particular

O Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, realizou na última sexta-feira (05), uma Audiência Pública tendo como objetivo apresentar à comunidade o Plano Municipal de Educação (PME) e adequar suas metas e estratégias. Após a leitura e aprovação do Regimento Interno da Audiência Pública, a Secretária da Educação e Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles, apresentou o processo de construção da PME e destacou a importância do encontro com propostas e ações que vão garantir uma educação de qualidade. A reunião prosseguiu com a apresentação do trabalho desenvolvido na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Educação Especial, além do Ensino Médio e Superior. O encontro também discorreu sobre a Valorização dos Profissionais da Educação finalizando as apresentações da Audiência. Na oportunidade estiveram presentes a Representante da Secretaria do Estado (PROAM), Mirian Oliveira Rotondano, o prefeito de Caculé, Beto Maradona, a Primeira-Dama, Maria das Graças de Souza Alves Neves, a presidente da Câmara de Vereadores, Sônia do Carmo Neves Santana, o Padre Gilvan Pereira Rodrigues, a Secretária Municipal de Assistência Social, Sônia Regina Fernandes Pessoa, Profissionais da Educação e alunos.

AMVAGRA vai realizar reunião para discutir o cumprimento dos índices constitucionais e as eleições da UPB

Terça / 09.12.2014

Prefeito de Licínio de Almeida e Presidente da AMVAGRA, Dr. Alan Lacerda, ao lado do prefeito Gil Rocha, de Guajeru

Através de Ofício encaminhado aos prefeitos, o Presidente da Associação dos Municípios dos Vales do Rio do Antônio e Rio Gavião (AMVAGRA), o prefeito de Licínio de Almeida, Dr. Alan Lacerda Leite está convidado a todos para uma Reunião Extraordinária que acontecerá na próxima quinta-feira (11), às 09h30, com o objetivo de discutir: o Cumprimento dos Índices - Dificuldades e Soluções; as Eleições da UPB; e o que ocorrer. Atualmente, a AMVAGRA conta com 20 municípios associados, dentre os quais Mortugaba, Aracatu, Licínio de Almeida, Anagé, Brumado, Condeúba, Presidente Jânio Quadros, Encruzilhada, Maetinga, Piripá, Barra do Choça e Guajeru. 

Panela Vôlei de Brumado vence Seleção de Caculé em amistoso

Terça / 09.12.2014

Por Leonardo Oliva

Equipes do Panela Vôlei Clube e Seleção de Caculé se enfrentaram em jogo amistoso

A equipe do Panela Vôlei Clube, de Brumado, venceu a Seleção de Caculé em jogo amistoso realizado no último domingo (07). A partida foi realizada em uma quadra coberta da cidade de Caculé e a equipe do Panela Vôlei Clube levou apenas seis jogadores para o amistoso: Bruno Marques, Jordão Costa, Luís Gustavo, Clécio Nunes, Ricardo Lopes e Theo Carneiro. Mesmo assim, a equipe brumadense foi melhor e venceu pelo placar de 3 sets a 1. Após a partida, as duas equipes realizaram uma confraternização, mostrando que o esporte é também motivo de integração e não somente de disputa.

Sobre eleição da Câmara de Brumado: Weliton Lopes disse que resultado foi um recado para maiores lideranças

Terça / 09.12.2014

Por Leonardo Oliva

Vereador Weliton Lopes: ‘É preciso reunir e tentar equacionar isto, caso contrário a tendência é haver este racha político’ (Foto: Romualdo Júnior/Tribuna do Sertão)

Após a realização da eleição para renovação da Mesa Diretora da Câmara de Brumado, realizada na noite de ontem (08), em que o atual Presidente Dr. Alessandro Lôbo foi reeleito, o Vereador Weliton Lopes comentou o resultado, confirmou que existem divergências dentro do grupo político situacionista e que, se não houver uma reunião para equacionar algumas questões, estas divergências podem ter reflexos nas eleições 2016, com possibilidade inclusive de haver um racha dentro do grupo situacionista. ‘Entendo que a disputa faz parte do processo democrático, mas que a partir de hoje, da eleição da Mesa Diretora, o quadro acabou clareando um pouco para saber quem é quem, quem está do lado e quem é contra, sobretudo em relação ao nosso grupo’, afirmou. O vereador destacou ainda que a divergência e o resultado foram recados claros para as maiores lideranças. ‘Se estas divergências não foram superadas, entendo o resultado da eleição com sendo um recado muito nítido e cristalino para as nossas lideranças maiores no sentido de deixar claro que algumas pessoas podem não estar com o grupo nas eleições de 2016’, afirmou. Questionado sobre a possibilidade de um racha político, Weliton afirmou não ter certeza de haverá ou não, mas ter ficado claro que existe uma divergência. ‘É preciso reunir e tentar equacionar isto, caso contrário a tendência é haver este racha político’, destacou.

Juiz indeferiu liminar e eleição da Câmara de Brumado foi realizada hoje

Segunda / 08.12.2014

Por Leonardo Oliva

Dr. Alessandro Lôbo, Édio Pereira, Liu Vasconcelos e Weliton Lopes vão compor o Mesa Diretora no biênio 2015/16 (Foto: Romualdo Júnior)

A eleição da Câmara de Vereadores de Brumado, que estava ameaçada de não acontecer em razão de um Mandado de Segurança impetrado pelos Vereadores Castilho Viana e José Carlos dos Reis, foi realizada normalmente na sessão ordinária de hoje (08). A questão foi parar na justiça em razão do entendimento de que os vereadores não poderiam ser reeleitos para os mesmos cargos que ocupavam na legislatura anterior, conforme artigo da Lei Orgânica do Município. Ocorre que, o referido dispositivo legal já foi alterado há mais de dez anos, tanto que o ex-Vereador Leonardo Quinteiro Vasconcelos ocupou a presidência por seis anos e o atual prefeito Aguiberto Lima Dias foi presidente nas legislaturas 2009/10 e 2011/12. Em seu despacho, lido pelo 1º Secretário Weliton Lopes antes do início da votação, o Juiz Dr. Genivaldo Guimarães indeferiu o pedido liminar e deu prazo de 10 dias para que o Procurador Jurídico da Câmara se manifeste a respeito do assunto. O Vereador José Carlos dos Reis ainda tentou ‘apelar’ para o bom senso, pedindo ao Presidente que adiasse a votação, mas o pedido não foi acatado pelo Presidente Dr. Alessandro Lôbo. Com isto, foi realizada a eleição com apenas uma chapa inscrita: Dr. Alessandro Lôbo (Presidente), Édio Pereira (vice-presidente), Weliton Lopes (1º Secretário) e Liu Vasconcelos (2º Secretário). A chapa obteve 10 dos 13 votos dos vereadores que compõe o legislativo municipal.

Paulo Lessa é o candidato da situação à presidência da Câmara de Livramento

Segunda / 08.12.2014

Por Leonardo Oliva

A Câmara é composta por 13 vereadores, sendo sete da situação e seis da oposição. Zé Araújo, da situação, ainda não manifestou o seu apoio a Paulo Lessa

O Vereador Paulo Lessa (PP), da bancada de situação e que neste mandato do Prefeito Dr. Paulo Azevedo chegou a ocupar o cargo de Secretário Municipal de Educação, está articulando a sua candidatura à Presidência da Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações, Paulo Lessa já teria o apoio da bancada de situação, incluindo aí o atual Presidente João de Amorim e Silva, que é do mesmo partido político. Por outro lado, os vereadores de oposição Tõe Luís (PT) e Marilho Matias (PSD) também já declararam a pretensão de serem candidatos à presidência. O legislativo livramentense é composto por 13 vereadores, sendo que a bancada de situação conta com sete integrantes: Paulo Lessa, Zé de Vital, Quinca, Alan, João Amorim, Zé Araújo e Batata. Já a bancada de oposição, conta com seis vereadores, sendo quatro ligados ao grupo do ex-prefeito Carlão e Ricardinho: Huga, Marilho Matias, Cidão Aracatu e Caiau; e dois ligados a Gerardo Júnior: Tõe Luís e Quinquinha. Comenta-se que a oposição já teria fechado questão de lançar apenas um candidato e cogita inclusive a possibilidade de apoiar uma eventual candidatura de Zé Araújo, que foi o único da bancada de situação a não ter declarado o seu apoio a Paulo Lessa. A eleição para a renovação da Mesa Diretora da Câmara de Livramento está marcada para o próximo dia 19, às 15h00.

Luciano Pauferro, artista plástico brumadense, é homenageado no Rio de Janeiro

Segunda / 08.12.2014

Por Leonardo Oliva

O artista plástico brumadense Luciano Pauferro recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Cacurango

O artista plástico brumadense Luciano Pauferro foi um dos homenageados pela administração municipal de Macaé, município localizado no estado do Rio de Janeiro. Ele recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Cacurango, na Categoria Cultura, em razão das suas ações voltadas para a valorização e a promoção da igualdade racial. Esta foi a segunda edição do prêmio, que homenageia a memória de um grande líder negro quilombola da região fluminense, tendo sido a solenidade de entrega realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Macaé. Luciano Pauferro nasceu em Brumado, estudou no Colégio Estadual e atualmente residente na cidade de Macaé. Em seu perfil no facebook, o artista afirmou ter ficado muito feliz pela homenagem recebida. ‘Fico lisonjeado por começar a fazer parte deste povo, desta cultura, desta cidade que me acolheu e continua me acolhendo como se filho legítimo fosse’,  afirmou Luciano.

Medalhada de Ouro: Alunos de Igaporã se destacaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Segunda / 08.12.2014

Por Samuel Gonçalves

A Prefeita Rosana Cotrim participou da cerimônia e parabenizou a todos os envolvidos pelo sucesso

Dois alunos de Igaporã, que estudam no Colégio Municipal Joana Angélica, foram destaque na 17ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Maiana Celeste Neves Pereira e Marcos de Souza Silva, da 8ª Série, sob orientação do Professor Jeorlando Oliveira Fernandes, ganharam medalha de ouro e foram homenageados em uma cerimônia especial realizada na Câmara de Vereadores de Igaporã. A OBA reuniu mais 770 mil alunos de todo o Brasil, sendo organizada pela Sociedade Astronômica (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB). A Prefeita Rosana Cotrim participou da cerimônia e parabenizou a todos os envolvidos pelo sucesso. ‘É muito gratificante saber que as escolas do nosso município rendem ótimos resultados. Nós, enquanto gestores, ficamos muito honrados em termos alunos como esses. Parabéns aos alunos, pais e professores por este grande resultado’, afirmou Rosana.