Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "12/2014"

Barra da Estiva: concluintes dos cursos do PNAE, FUNDEB e Formação de Conselheiros Escolares foram certificados

Quinta / 18.12.2014

Na manhã desta quarta (17), foram realizadas as certificações dos concluintes dos cursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e de formação dos Conselheiros Escolares. A solenidade contou com as presenças do prefeito Dr. Adriano Pires (Dinho) e da Secretária Municipal de Educação Maria de Lourdes Silva (Dida), tendo sido certificados 75 concluintes dos cursos PNAE e FUNDEB e 42 concluintes do Curso de Formação de Conselheiros Escolares. O curso do PNAE visa capacitar pessoas que possam exercer o controle social, de modo a elevar a qualidade da gestão, bem como atuar na busca pela garantia da alimentação escolar de qualidade e em quantidade suficiente a todos os alunos, assim como no desenvolvimento de hábitos e práticas alimentares saudáveis no contexto escolar. Já o Curso do FUNDEB visa traçar um panorama geral do Fundo, dos seus objetivos e forma de execução, bem como sensibilizar os participantes para a importância do Conselho de Acompanhamento e Controle Social e para a execução eficiente dessa política pública no município. Por fim, o Curso de Formação de Conselheiros Escolares visa qualificar os conselheiros escolares para que participem efetivamente da gestão da escola, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação. Os cursos do PNAE e FUNDEB foram mediados sob a tutoria/suporte pedagógico de Daldemar Alves Ferreira. Já o Curso de Formação de Conselheiros Escolares foi orientado pela professora Lucimar Oliveira Silva Cordeiro.

Encerramento do Ano Legislativo: Câmara de Lagoa Real realizou sessão solene

Quarta / 17.12.2014

Por Maria Nunes

Ao final da sessão foram sorteados brindes entre os presentes e entregues cestas de natal às autoridades presentes (Foto: Maria Nunes/Tribuna do Sertão)

Na última segunda-feira (15), a Câmara Municipal de Vereadores de Lagoa Real realizou uma sessão solene para marcar o encerramento do ano legislativo. A sessão foi comandada pelo atual Presidente, Vereador Valdivino Pereira Aguiar e contou com as presenças do Prefeito Francisco José Cardoso (Zezinho), do vice-prefeito Santo Batista, funcionários e assessores do legislativo municipal e pessoas da comunidade de uma maneira geral, que lotaram o plenário. Falando aos presentes, o assessor jurídico Dr. Rafael Gonçalves expressou a sua satisfação de poder trabalhar na casa legislativa, especialmente tendo Valdivino como presidente, aproveitando o ensejo para desejar boa sorte ao novo presidente Arlécio Soares, que assume em 1º de janeiro de 2015. Em suas falas, os vereadores foram unânimes ao se manifestarem sobre a forma como o atual presidente conduziu o legislativo municipal, enaltecendo as suas principais qualidades, a exemplo da dedicação, honradez, honestidade e, acima de tudo, simplicidade e humanidade.

Zé Barreira lamenta morte do caetiteense Janilson Bonfim de Andrade, gestor da Coelba em Conquista

Quarta / 17.12.2014

Através da sua Assessoria de Comunicação, o Prefeito de Caetité José José Barreira de Alencar Filho, manifestou o seu Pesar pelo falecimento do ‘caetiteense, amigo e personalidade regional Janilson Bonfim de Andrade, ocorrido em 16 de dezembro de 2014. Tal prematura despedida deixa toda nossa cidade em luto e tristeza, deixando-nos o vazio pela falta de um companheiro, que a todos tratava com carinho e respeito, tanto na vida profissional quanto na particular. Aos familiares, nossos mais sinceros pêsames, em nome de toda cidade’, afirmou Zé Barreira na nota encaminhada.

Vitória contrata atacante Neto Baiano para temporada 2015

Quarta / 17.12.2014

Por Leonardo Oliva

Atacante Neto Baiano ao lado do Diretor de Redação do Jornal Tribuna do Sertão e Site Sertão Hoje, Leonardo Oliva (Foto: Arquivo/Tribuna do Sertão)

O Esporte Clube Vitória, que disputará a Série B do Campeonato Brasileiro em 2015, acertou hoje (17) a contratação do atacante Neto Baiano, que estava no Sport. Aos 32 anos, esta será a terceira passagem do atleta pelo clube, pelo qual ele anotou 89 gols em 126 jogos disputados. A apresentação do atleta está marcada para hoje à noite, na sala de imprensa do Barradão.

Barra da Estiva: Prefeito cobra melhoria nos serviços da VIVO

Quarta / 17.12.2014

Por Leonardo Oliva

Dr. Adriano Pires (Dinho), Advogador e Prefeito de Barra da Estiva comunicou formalmente a VIVO dos problemas que estão ocorrendo no município (Foto: Arquivo/Tribuna do Sertão)

O prefeito de Barra da Estiva, que também é advogado, Dr. Adriano Pires (Dinho) encaminhou ofício à gerência técnica da operadora Vivo informando formalmente que, desde janeiro deste ano, o município tem sido ‘vítima’ constante da má prestação dos serviços de telefonia móvel, que tem gerado sérios prejuízos para diversos setores da economia local, bem como afetado a vida social dos seus cidadãos. No ofício, Dinho destaca ainda que os serviços oferecidos aos clientes devem ser eficientes e contínuos, sem vício que o torne inadequado a sua finalidade. O gestor alega ainda que o serviço de acesso à internet, conhecido como 3G não está disponível para a população e que, além disso, os usuários sofrem com as interferências e quedas nas ligações, bem como não conseguem fazer ou receber chamadas, a despeito das tarifas que são cobradas normalmente. Ao final, o prefeito requer a solução imediata dos problemas, evitando a criação de transtornos maiores para a população.

Ituaçu: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizou confraternização dos grupos

Quarta / 17.12.2014

José Carlos dos Anjos, Secretário de Assistência Social de Ituaçu participou do evento.

No último domingo, dia 14, o Centro de Referência em Assistência Social de Ituaçu (CRAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Prefeitura de Ituaçu realizaram uma confraternização dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O evento foi realizado no Estádio Municipal de Ituaçu e contou com a realização de um campeonato com meninos e meninas do grupo de futebol. Os membros dos grupos de pintura e música participaram de várias brincadeiras, dentre as quais corrida com saco e com o ovo na colher. Já as mães participaram do sorteio de diversos brides. Para o Psicólogo Sávio Cerqueira, a finalidade maior foi proporcionar o maior envolvimento das famílias nas atividades do CRAS.

Caetité: Praça Nivaldo Oliveira, reformada com recursos próprios do município, será entregue amanhã (18)

Quarta / 17.12.2014

Por Giselle Quintão

O Governo de Caetité está convidando toda a comunidade para participar amanhã (18), às 18 horas, da solenidade de inauguração da Praça Nivaldo Oliveira, localizada no Bairro Observatório. A solenidade contará com as presenças do prefeito José Barreira, Secretários Municipais e lideranças políticas caetiteenses, e vai marcar a entrega de um importante benefício na área da infraestrutura urbana da cidade, tendo sido a obra realizada com recursos próprios do município. 

Chapa única na Eleição da Mesa Diretora da Câmara de Barra da Estiva

Quarta / 17.12.2014

Por Leonardo Oliva

Presidente Fabrício Viana, Vice-Presidente Val Dias e 1º Secretário Alessandro Pereira compõe a Mesa Diretora, que conta ainda com o 2º Secretário Bô do Sindicato

Depois de dois anos marcados por discussões acirradas, sessões acaloradas e muitas polêmicas, ao que tudo indica a Câmara de Barra da Estiva viverá tempos de paz a partir de janeiro de 2015. O primeiro passo neste sentido foi dado na noite desta segunda-feira (15), com a realização da eleição para renovação da Mesa Diretora, que comandará o legislativo municipal no biênio 2015/2016. Todos esperavam que fosse ser uma guerra, com duas chapas disputando, mas o que se viu foi uma composição entre situação e oposição, que culminou com a disputa em chapa única. A bancada de situação, que é maioria na casa legislativa, respeitou a proporcionalidade e o Vereador Valdinei Caires (Bô do Sindicato) foi eleito 2º Secretário da Mesa Diretora, que tem ainda como membros: Fabrício Viana (Presidente), Val Dias (Vice-Presidente) e Alessandro Pereira (1º Secretário).

Nota de Esclarecimento: Quem acionou a Polícia Militar foi o Presidente da Câmara de Ituaçu

Quarta / 17.12.2014

Por Leonardo Oliva

O esclarecimento de faz necessário porque após a publicação da matéria, surgiram boatos de que a polícia teria sido acionada pelos vereadores de oposição para prender o Presidente

O Site Sertão Hoje e Jornal Tribuna do Sertão, diante dos boatos que surgiram após a veiculação da matéria ‘Pau quebrou na eleição para Presidente da Câmara de Ituaçu’, sente-se na obrigação de esclarecer que a Polícia Militar foi acionada pela Secretaria da Câmara, a pedido do Vereador Presidente Márcio Aparecido Rocha Araújo, para garantir a ordem na casa legislativa. O esclarecimento de faz necessário porque após a publicação da matéria, surgiram boatos de que a polícia teria sido acionada pelos vereadores de oposição para prender o Presidente, que não tem nenhum fundamento. A bem da verdade, o policial militar chegou a oferecer salvo-conduto para que o presidente se retirasse da sessão sem sofrer nenhuma agressão, diante dos ânimos exaltados. Em tempo, na sessão extraordinária que será realizada nesta quarta (17), a Mesa Diretora já acionou com antecedência a Polícia Militar, que deve estar presente desde o início da sessão.

Eleições da Mesa Diretora: Justiça negou liminar e amanhã tem sessão extraordinária da Câmara de Ituaçu

Terça / 16.12.2014

Por Leonardo Oliva

Momento em que começou o tumulto na sessão ordinária em que foram realizadas duas votações, com resultados diferentes.

O Juiz Wander Cleuber Oliveira Lopes, da Comarca de Ituaçu, negou hoje (16) a medida liminar em uma Ação Cautelar Inominada, pleiteada pelos advogados do vereador Anísio Braz de Oliveira contra os seus pares Adenilton Luz Teixeira, Antônio Augusto Medrado dos Anjos e Silva, Carlos Alberto Brito Costa e Sivaldo Ferreira da Silva. Segundo informações colhidas pelo Site Sertão Hoje e Jornal Tribuna do Sertão, a ação tinha o propósito de impedir a realização de uma sessão extraordinária marcada para amanhã (17), a partir das 9 horas, que tem como objetivo discutir a anulação da sessão ordinária em que o Vereador Anísio Braz foi eleito presidente. Caso a sessão seja realmente anulada, outra sessão terá que ser marcada visando a realização de uma nova eleição para renovação da Mesa Diretora. Para entender melhor o que aconteceu, lei as matérias: ‘Pau quebrou na eleição para Presidente da Câmara de Ituaçu’.

Dra. Keli foi eleita presidente da Câmara de Caetité

Segunda / 15.12.2014

Por Leonardo Oliva

Vereadores Dra. Keli, Mário Rebouças e Moacir dos Santos, membros da Mesa Diretora eleita para comandar o legislativo caetiteense no biênio 2015/16

Na segunda sessão, realizada 15 minutos após o encerramento da primeira, durante a qual o Juiz de Direito Dr. Ronaldo Alves Neves Filho foi homenageado, foi realizada a eleição para renovação da Mesa Diretora da Câmara de Caetité. Duas chapas concorreram, sendo: a Chapa 1 composta por Júlio César Ladeia – Presidente, João Carlos Fernandes (Dé Axé) – Vice-Presidente, Joao Fernandes Carvalho – 1º Secretário e Cláudio Teixeira Ladeia – 2º Secretário; e a Chapa 2 composta por Dra. Jaquele Fraga – Presidente, Moacir José dos Santos – Vice-Presidente, Mário Rebouças de Almeida – 1º Secretário e Álvaro Montenegro – 2º Secretário. Encerrada a votação secreta, os vereadores Zacarias e Dé Axé fizeram a contagem dos votos e o Presidente fez a leitura nominal de cada um, sendo apurados 4 votos a favor da chapa encabeçada por Júlio César Ladeia e 9 votos para a chapa encabeçada por Dra. Jaquele Fraga, que exercerá a presidência do legislativo municipal caetiteense no biênio 2015/2016, com posse marcada para o dia 1º de Janeiro de 2015. 

Câmara de Caetité homenageia Dr. Ronaldo Neves Filho, Juiz da Vara Crime

Segunda / 15.12.2014

Por Leonardo Oliva

Dr. Eduardo Neves, Juiz da Vara Cível, ao lado do Presidente Álvaro Montenegro fazendo a entrega do Título de Cidadão Caetiteense a Dr. Ronaldo Neves Filho

Na noite de hoje (15), a Câmara Municipal de Vereadores realizou duas sessões ordinárias, com intervalo de 15 minutos entre as duas, tendo sido ambas convocadas no tempo regimental pela Mesa Diretora. Na primeira sessão, o legislativo municipal prestou uma homenagem ao Juiz de Direito Dr. Ronaldo Alves Neves Filho, natural da cidade Guanambi, que por muitos anos atuou à frente da Vara Crime da Comarca de Caetité, recentemente foi promovido e assumirá uma das comarcas no município de Camaçari. Dr. Ronaldo recebeu o Título de Cidadão Caetiteense e a Medalha de Honra ao Mérito Vereador César Ladeia em razão dos relevantes serviços prestados à comunidade caetiteense. Os Projetos de Resolução foram subscritos por todos os vereadores que compõem o legislativo municipal. A sessão contou com a presença do Juiz da Vara Cível, Dr. José Eduardo das Neves Brito. A ausência do Prefeito José Barreira de Alencar Filho, por motivo de viagem, foi justificada pelo Vereador Presidente Álvaro Montenegro (Nem de Dácio).

Vereadores Dra. Kelly e Júlio Ladeia fazenda a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Vereador César Ladeia (Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão)

Diplomação de Rui Costa, Otto e Deputados eleitos será realizada hoje (15)

Segunda / 15.12.2014

Por Leonardo Oliva

Rui Costa, governador eleito, participando de solenidade ao lado do atual governador Jaques Wagner

A cerimônia de diplomação do governador eleito da Bahia, Rui Costa (PT), do vice, João Leão (PP) e do senador Otto Alencar (PSD) será realizada hoje, dia 15, no auditório Iemanjá, do Centro de Convenções de Salvador. No mesmo ato, serão diplomados os deputados estaduais (63) e federais (39) eleitos em 2014. O evento promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia tem previsão para começar pontualmente às 15 horas. Minutos antes, o governador eleito da Bahia atenderá à imprensa, num espaço montado atrás do palco do auditório. A diplomação é o atestado de que Rui e Leão estão aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2015. Vão participar da solenidade juízes e desembargadores eleitorais, advogados, políticos, militares e familiares dos eleitos, um público estimado de duas mil pessoas. 

Tõe Brito é reeleito Presidente da Câmara de Tanhaçu

Sexta / 12.12.2014

Por Leonardo Oliva

Da esquerda para Direita, Vereadores: Roberto Brito (2º Secretário), Dr. Tiago Pires, Tõe Brito (Presidente) e Chicão (Vice-Presidente) - Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão

O Vereador Antônio Carlos Novais Brito (PV), popularmente conhecido como Tõe Brito, foi reeleito hoje (12) Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Tanhaçu. A chapa encabeçada por Tõe Brito (Presidente), conta ainda com os Vereadores Chicão (Vice-Presidente), João Nunes (1º Secretário) e Roberto Brito (2º Secretário). O Clima da sessão em que ocorreu a eleição para renovação da Mesa Diretora foi tenso e até reforço policial foi necessário para garantir a sua realização. Duas chapas concorreram e sobraram acusações de parte a parte, com alguns vereadores elevando o tom, o que obrigou o Presidente a encerrar a sessão antes do previsto. Em votação aberta, a chapa encabeçada por Tõe Brito obteve seis votos, contra cinco da outra chapa. Após a proclamação do resultado e encerramento da sessão, o grupo político que apoiou a reeleição de Tõe Brito se reuniu em um restaurante da cidade para comemorar a vitória.

Anísio Braz foi eleito Presidente da Câmara de Ituaçu

Sexta / 12.12.2014

Por Leonardo Oliva

Foto: Leonardo Oliva/Tribuna do Sertão

Na sessão ordinária realizada hoje (12), o legislativo municipal ituaçuense realizou a eleição para renovação da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Ituaçu. Antes da votação, o Vereador Anísio Braz de Oliveira colocou à disposição de qualquer vereador integrante dos demais partidos a 2ª Secretaria da sua chapa. Já o Vereador Dr. Augusto, na condição de Presidente do PR, afirmou ser necessário fazer um esclarecimento, tendo em vista a chapa encabeçada pelo Vereador Anísio Braz é composta por vereadores do PR, esclarecendo que a disputa faz parte do processo democrático e que o próximo presidente terá o apoio da bancada no legislativo municipal. Também fazendo uso da palavra, o atual Presidente Márcio Aparecido Rocha, que não pode concorrer à reeleição por esta ser vedada pelo Regimento Interno, destacou o papel importante do Presidente, enfatizando não ser fácil ocupar este cargo e que a responsabilidade é grande, desejando boa sorte ao próximo presidente na condução dos trabalhos do legislativo municipal no biênio 2015/2016. Após a realização da primeira votação e apuração, houve um grande tumulto e a votação teve que ser feita novamente. Na segunda votação, a chapa encabeçada pelo Vereador Anísio Braz de Oliveira obteve seis votos, sendo declarada vencedora. A chapa é formada ainda pelos Vereadores Lourival Guimarães (Vice-Presidente), Reinalvo Ferreira (1º Secretário) e Otacílio Caires de Souza (2º Secretário).