Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2016"

Conquista: Bancários realizarão manifestação no Banco do Brasil nesta sexta-feira (25)

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os bancários realizarão a manifestação contra o fechamento das agências e redução de cargos anunciados pelo Banco do Brasil em todo o país (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O Banco do Brasil vai fechar agências, reduzir cargos e efetuar transferências de funcionários. Essa medida arbitrária tem causado espanto em toda a população que acompanhou o crescimento da lucratividade do Banco do Brasil nos últimos anos. Segundo Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região (SEEB/VCR), somente em 2015 foram R$ 14,4 bilhões de lucro (registrando um aumento de 28% em relação ao ano anterior), resultado do trabalho diário dos bancários. A agência Régis Pacheco será fechada em Vitória da Conquista. O lado oeste da cidade, que não conta com nenhuma agência do BB, ficará desassistido, e aproximadamente nove mil clientes e 12 mil usuários terão que se deslocar para o centro. Cerca de 20 bancários serão realocados para outras agências, correndo o risco de terem seus salários drasticamente reduzidos com as perdas de funções e cargos comissionados.

Ainda Segundo o SEEB/VCR, os trabalhadores que fazem o apoio das agências, como estagiários, vigilantes, telefonistas e auxiliares de Serviços Gerais correm o risco de não serem absorvidos por outras unidades e perderem seus empregos. Para a população, que paga altos juros e tarifas, o resultado é claro: mais filas, aumento no tempo de espera e mais dificuldade para conseguir atendimento. A economia também será prejudicada, pois o fechamento de uma agência influencia diretamente o comércio local. O corte de funcionários precariza as condições de trabalho. O banco informou que 18 mil funcionários serão dispensados através do Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI). Com menos trabalhadores, aumentarão as cobranças para o cumprimento das metas, a sobrecarga de trabalho e, por consequência, os casos de adoecimento físico e mental. Diante disso, os bancários se manifestarão a partir das 9h, na agência Régis Pacheco, em Vitória da Conquista.

Em encontro, Detran-BA defende o fim da autorização para conduzir 'cinquentinhas'

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O departamento chamou a atenção para a revisão do CTB. O texto prevê aumento na carga horária para o curso de ACC, o que elevaria o custo da autorização.

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) participa, em Brasília, do 55° Encontro da Associação Nacional dos Detrans (AND). O evento teve início ontem (23), no Centro de Convenções do Hotel Meliá Brasil 21, e se encerra nesta quinta-feira (24), com a presença de dirigentes dos órgãos e representantes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). O Detran-BA defendeu o fim da Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), exigida para 'cinquentinhas'. O departamento chamou a atenção para a revisão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que tramita na Câmara dos Deputados. O texto prevê aumento na carga horária para o curso de ACC, nas aulas teóricas e práticas, o que elevaria o custo da autorização.

"Vai ficar praticamente o mesmo valor tirar ACC ou habilitação categoria A, exigida para motocicletas. Com o fim da vantagem econômica, não faz sentido manter a ACC, um documento que não permite que o condutor dirija outros veículos, inclusive motos", disse o diretor de Habilitação do Detran-BA, Mário Galrão. O departamento baiano é contrário também à liberação da circulação de quadriciclos nas praias sem o uso de capacete, prevista no novo código. "Essa liberação seria um retrocesso. Tira a segurança do condutor, além de causar riscos para os banhistas e danos ao meio ambiente", ressaltou o diretor de Educação para o Trânsito do Detran-BA, Eliezer Cruz. Durante os debates foi proposta a obrigatoriedade da criação de um núcleo de atendimento a vítimas de acidentes em todos os Detrans do país, como já acontece na Bahia, que implantou este ano o Pró-Vítimas, programa que garante orientação psicossocial e jurídica a pessoas que sofreram acidentes e seus familiares.

Em Brasília, Prefeito de Malhada de Pedras busca liberação de emendas parlamentares e liberação de recursos do FNDE

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Em suas visitas na capital federal, o prefeito Ceará foi acompanhado da Assessora Parlamentar do Deputado Federal Waldenor Pereira, Lia Santana.

O Prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Alves Bezerra (Ceará) esteve, entre os dias 15 e 16 de novembro, em Brasília (DF) para tratar de assuntos de interesse do município. Em sua passagem pela capital federal, Ceará buscou a liberação de recursos alocados através de emendas parlamentares no Orçamento Geral da União (OGU). As emendas visam a aquisição de equipamentos hospitalares, através do Ministério da Saúde, que beneficiariam o município de Malhada de Pedras. Ceará também esteve no Ministério da Educação, onde tratou da liberação de recursos para construção de 12 salas de aula, através do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em suas visitas na capital federal, o prefeito Ceará foi acompanhado da Assessora Parlamentar do Deputado Federal Waldenor Pereira, Lia Santana.

Brumado: Reta final para inscrições da Habitus Run 2016

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os interessados em participar têm até o dia 25 deste mês para se inscreverem.

A organização da Habitus Run informa que o período de inscrição para a corrida está entrando na reta final. Os interessados em participar têm até o dia 25 deste mês para se inscreverem. As inscrições podem ser feitas no site www.habitusrun.com.br, ou na Vitrinni di Rizzo, Shopping bike e Habitus Personal Studio. A Habitus Run 2016 será realizada no dia 27 de novembro, às 8h, com largada e chegada no Mercado de Arte, em Brumado. Os participantes poderão optar pelo percurso de 5km ou 10km. Todos os inscritos receberão camiseta 100% poliamida, sacola, squeeze, bandna, número de peito, chip eletrônico e uma linda medalha de participação. Este ano, a novidade fica por conta da premiação por faixa etária.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 25/11

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima sexta-feira, dia 25/11, das 07:45h às 13:00h, no bairro Brindes, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Av. A; Av. Senador Nilo Coelho; Rua 2; Rua Camerindo Pereira Costa; Rua Juscelino Gomes Cardoso.  O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

IFBA Campus Brumado realizará o 2º Encontro de Pesquisadores da Educação Profissional e Tecnológica

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O encontro é gratuito e será aberto à comunidade, professores, alunos e profissionais da educação básica, técnica, tecnológica e superior.

O 2º Encontro de Pesquisadores da Educação Profissional (EPEPTEC), realizado pelo IFBA Campus Brumado, acontecerá no dia 09 de dezembro de 2016, com o tema “Formação para o trabalho e para a vida”. O encontro é gratuito e será aberto à comunidade, professores, alunos e profissionais da educação básica, técnica, tecnológica e superior, que poderão também realizar inscrição de trabalhos que, caso aprovados e apresentados, serão publicados nos anais do evento. Segundo o coordenador do encontro, professor Marcelo dos Santos, o objetivo do evento é promover uma relação mais próxima entre ensino, pesquisa e extensão, visando oferecer à comunidade uma formação que atenda cada vez mais os padrões de excelência e referência social, incentivar a interação entre alunos e professores pesquisadores das instituições de educação profissionalizante de níveis médio, técnico e tecnológico, bem como estimular a produção e divulgação científica de trabalhos desenvolvidos nas diversas áreas de formação existentes nos eixos da educação profissional. As inscrições podem ser realizadas no site epeptec.com.br. O evento será realizado no Campus do IFBA em Brumado, na Rua Francisco Manoel da Cruz, S/N, Bairro São José. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (77) 3441-1607.

Chapada Diamantina: PRF prende jovem transportando 5kg de crack em ônibus

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

A mulher foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhada para a delegacia de polícia judiciária local, junto com a substância entorpecente e os seus pertences.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na manhã de ontem (23), uma jovem de 21 anos transportando drogas na Chapada Diamantina. O fato ocorreu por volta das 10h50, no KM 385 da BR 242, trecho do município de Seabra. O flagrante foi registrado quando policiais abordaram um ônibus que fazia a linha Goiânia x Salvador e, no decorrer da fiscalização, encontraram cinco tabletes de substância análoga à crack, pesando aproximadamente cinco quilos, no interior da bagagem de uma das passageiras. Questionada, a jovem revelou ter recebido a droga de um casal na rodoviária de Goiânia para entregar na capital baiana. Pelo transporte, receberia certa quantia em dinheiro. A mulher foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhada para a delegacia de polícia judiciária local, junto com a substância entorpecente e os seus pertences.

Homem é assassinado a tiros dentro de carro no centro de Igaporã

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Gilson Rocha Silva estava em um veículo no centro da cidade quando dois homens de moto pararam e efetuaram os disparos. A suspeita é de acerto de contas.

Na noite de ontem (23), um homem foi assassinado a tiros no município de Igaporã. Segundo informações obtidas pelo Jornal Tribuna do Sertão/Sertão Hoje, Gilson Rocha Silva estava em um veículo no centro da cidade quando dois homens de moto pararam e efetuaram os disparos. Segundo a Polícia Civil, a suspeita é que o crime foi motivado por acerto de contas, o que será investigado. Os autores do crime fugiram e ainda não foram identificados. O SAMU 192 chegou a ser acionado por populares, mas o rapaz não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O corpo foi encaminhado para o IML de Guanambi, e o homicídio deve ser investigado pelo Serviço de Inteligência da 22ª COORPIN.

Malhada de Pedras: Culminância do Projeto da 'Consciência Negra' foi realizada durante a 8ª Mostra de Cultura

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O Projeto da “Consciência Negra” mobilizou os alunos das escolas da rede municipal de ensino durante o mês de novembro deste ano.

No último sábado (19) foi realizada, em Malhada de Pedras, a 8ª Edição da Mostra de Cultura. Durante o evento, a Secretaria Municipal de Educação realizou também a culminância do projeto intitulado 'Consciência Negra', que mobilizou os alunos das escolas da rede municipal de ensino durante o mês de novembro deste ano. Na Creche Casulo (Proinfância), por exemplo, os alunos participaram de atividades lúdicas durante duas semanas, contribuindo para a conscientização dos mesmos sobre a valorização e o respeito do povo negro, da cultura africana e afro-brasileira e destacando a importância dos negros na construção da identidade do povo brasileiro.

Durante a Mostra de Cultura, os alunos da Escola Jeferson Pereira dos Santos, apresentaram uma coreografia da música africana gospel “Kakuli Walisoka la Lesu - Não há ninguém igual a Jesus” , com a finalidade de resgatar a cultura afro-descendente. Em seguida foi apresentado “Asa Branca” ao som de flauta doce, onde foi trabalhado com os alunos do 4º ano a cultura regional, ministrado pelo Professor Antônio Costa. Já os alunos da Escola Municipal Raios de Sol trabalharam com leitura, contação de histórias e pesquisas sobre a cultura negra e a influência na cultura local. As pesquisas foram realizadas a partir de Zumbi dos Palmares e os quilombos, além de personalidades negras e comidas típicas que resultaram em livretos e exposição na culminância. Os alunos do Centro Educacional Rui Barbosa desenvolveram pesquisas e relatórios sobre a cultura africana e afro-brasileira, que resultaram em cartazes, jornal mural e pinturas em telas retratando a influência negra na sociedade atual e na cultura local.

Destaque também para o desfile promovido pela Akwaba Boutique, de Rosemeire Oliveira, que trouxe para a passarela montada na área da 8ª Mostra de Cultura, a beleza e identidade do povo negro, sempre com muito requinte e elegância.

Os alunos participaram de atividades lúdicas, contribuindo para a conscientização dos mesmos sobre a valorização e o respeito do povo negro.

Ituaçu: Prefeito Albercinho inaugura Posto de Saúde e Calçamento no Campo Grande

Quinta / 24.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O novo Posto de Saúde, moderno e nos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, vai garantir o melhor funcionamento do PSF, que atende moradores da localidade e adjacências.

No último sábado (19), o prefeito de Ituaçu Albércio da Costa Brito Filho (Albercinho) esteve no Povoado de Campo Grande, zona rural do município, onde realizou a entrega de duas importantes obras: o novo Posto de Saúde e as obras de pavimentação de vias públicas. Na oportunidade, Albercinho estava acompanhado do Deputado Estadual Marquinhos Viana, do vice-prefeito Ruy de Luiz, do Presidente da Câmara Anísio Braz, dos vereadores eleitos Ronaldo, Marcinho de Noé e Almir e lideranças políticas. O novo Posto de Saúde, moderno e nos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, vai garantir o melhor funcionamento do Programa Saúde da Família (PSF), que atende moradores da localidade e adjacências. A nova construção visa garantir mais conforto para profissionais de saúde que lá trabalham, como também para moradores que buscam os serviços oferecidos na unidade. Falando na oportunidade, Albercinho destacou a sua satisfação de poder entregar mais estes importantes benefícios para os moradores. 'O meu compromisso é trabalhar com seriedade até o último dia do meu mandato. Estou trabalhando para melhorar a qualidade de vida da nossa população e este será o maior legado da minha administração', afirmou. Albercinho ainda destacou que a sua administração está construindo ainda um colégio de grande porte na localidade, que representa um investimento de R$ 873 mil.

Agricultores familiares de doze municípios recebem tratores de última geração

Quarta / 23.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O município de Serrinha recebeu um dos 13 tratores com implementos agrícolas, entregues pelo governador Rui Costa (Foto: Aurelino Xavier/SDR).

A Associação Comunitária de Regalo I e II, no município de Serrinha, no Território de Identidade Sisal, recebeu um dos 13 tratores com implementos agrícolas, entregues ontem (22) pelo governador Rui Costa. O evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, e de parlamentares responsáveis pelas emendas que asseguraram a aplicação de recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Funcep), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à SDR, para fortalecer a mecanização rural baiana. O secretário da SDR destacou a importância da parceria para a execução dessa ação. "A união entre os poderes Executivo e Legislativo e agricultores familiares fortalece as ações de acesso a inovações tecnológicas, que melhoram a produção e a produtividade e reduz o esforço físico do agricultor familiar", disse.

O titular da SDR lembrou ainda da preocupação com a conservação dos equipamentos e com os custos com garagem e manutenção, para uma continuidade eficiente da ação. De acordo com o coordenador de Mecanização Agrícola da CAR, Luis Carlos Ramos, estão sendo entregues, aos agricultores familiares, equipamentos de última geração, com novas tecnologias, a exemplo do memorizador de regulagem de implementos. Os tratores com implementos agrícolas irão beneficiar diretamente mais de 700 famílias de agricultores e agricultoras familiares de associações, representativas da agricultura familiar, dos municípios de Ipirá (01), Caldeirão Grande (01), Riachão do Jacuípe (02), São Gonçalo (01), Tanquinho (01), São Felipe (01), Cabaceiras do Paraguaçu (01), Nova Itarana (01), Fátima (01), Ribeira do Amparo (01), Ribeira do Pombal (01) e Serrinha (01). Com a entrega, serão atendidos os Territórios de Identidade do Portal do Sertão, Sisal, Semiárido Nordeste II, Bacia do Jacuípe e Recôncavo.

Brasil deve registrar mil novos casos de microcefalia associado ao vírus Zika, diz OMS

Quarta / 23.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o diretor de Saúde Infantil da OMS, Anthony Costello, entre 150 e 200 casos de microcefalia são identificados todos os meses.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que pelo menos mil novos casos de microcefalia associados à infecção pelo vírus Zika durante a gestação serão registrados no Brasil. A grave previsão foi confirmada pelo diretor de Saúde Infantil da OMS, Anthony Costello, durante coletiva de imprensa em Genebra na última terça-feira (22). “Sabemos que, no Brasil, onde o problema foi primeiramente detectado, existem hoje 2,1 mil casos confirmados, mas ainda há muitos outros sendo investigados. A previsão é que mais mil casos sejam descobertos. Sabemos que o problema não irá embora no Brasil. Todos os meses, entre 150 e 200 casos de microcefalia são identificados", afirmou. De acordo com o Ministério da Saúde, o país tem 3.086 casos em investigação para microcefalia associada ao Zika.

Audiência Pública discute novo perfil urbano de Guanambi

Quarta / 23.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

Na ocasião, foi apresentado um projeto que visa intervenções para o futuro da mobilidade urbana, com foco no desenvolvimento sustentável e combinado com leis ambientais.

A Prefeitura de Guanambi promoveu, na noite de ontem (22), audiência pública para discussão de diretrizes e políticas públicas para a área urbana de Guanambi. A reunião foi realizada em parceria com o Conselho das Cidades. O secretário de Governo, Walguimar Cotrim, apresentou um projeto que vem sendo discutido a nível de conselho, visando intervenções para o futuro da mobilidade urbana, com foco no desenvolvimento sustentável e combinado com leis ambientais. “É inegável que o crescimento da cidade já demanda sua reorganização”, ponderou Walguimar. Presente no evento, o prefeito eleito Jairo Magalhães destacou a importância participação da população nas decisões. “Vamos continuar e ampliar esta prática em nossa gestão, para juntos construirmos um município desenvolvido com justiça social.

Tribunal de Contas dos Municípios rejeita contas da Câmara de Abaíra

Quarta / 23.11.2016

Por Redação Sertão Hoje

O presidente da Câmara, Aliomar Souza Pina, terá que restituir R$ 29.520,00 aos cofres municipais, com recursos pessoais, e pagar multa de R$ 2 mil.

No dia 20 de setembro, o Tribunal de Contas dos Municípios votou pela rejeição das contas da Câmara Municipal de Abaíra, da responsabilidade de Aliomar Souza Pina, relativas ao exercício de 2015. A decisão se deu em razão da reincidência no pagamento a maior de subsídios aos vereadores, nos meses de janeiro a setembro, no montante total de R$ 29.520,00. O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, determinou a restituição aos cofres municipais da quantia paga indevidamente, com recursos pessoais, e imputou a multa de R$ 2 mil ao gestor. Em sua defesa, o presidente da Câmara se limitou a alegar que a diferença a maior se refere a ajustes visando recompor perdas inflacionárias do período 01/01/2014 a 31/12/2014. Porém, o mesmo não apresentou qualquer documento comprobatório para descaracterizar a irregularidade apontada, sendo o gestor, inclusive, reincidente na conduta abusiva. Cabe recurso da decisão.

Malhada de Pedras realizou a sua 8ª Mostra de Cultura

Quarta / 23.11.2016

Por Leonardo Oliva

O evento, que teve a sua primeira edição realizada em 2009, valoriza a cultura local nas suas mais diversas formas de manifestação.

No último sábado (19), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Malhada de Pedras, com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou a 8ª edição da Mostra de Cultura. O evento, que teve a sua primeira edição realizada em 2009, valoriza a cultura local nas suas mais diversas formas de manifestação: dança, literatura de cordel, poesia, comidas típicas, artesanato e música. A Mostra de Cultura estava prevista para ser realizada no anfiteatro da Praça da Bandeira, mas em razão da possibilidade de chover, o evento foi transferido para o pátio do Colégio que fica localizado na própria praça.

A abertura oficial do evento contou com as presenças de diversas autoridades do município: Prefeito Valdecir Alves Bezerra (Ceará), Prefeita eleita Terezinha, Vereadores Maécio e Lourdinha de Zé de Liobino, Secretários Municipais Edna Pereira (Educação) e Nelândia (Finanças) e Chefe de Gabinete Vanessa Guimarães. Na oportunidade, a Coordenadora de Cultura de Malhada de Pedras e apresentadora oficial do evento, Néia Malta agradeceu a presença de todos e destacou que a 'Mostra de Cultura é a janela dos nossos artistas. Mostra nossa cultura nos mais variados gêneros'. Encerrando a solenidade de abertura, a Fanfarra de Malhada de Pedras (FAMAP) se apresentou e mais uma vez encantou a todos.

Durante a 8ª Mostra de Cultura, foram realizadas diversas apresentações, com alunos e membros: da Creche Casulo (Proinfância), Escola Jefferson Pereira, Centro Educacional Rui Barbosa (paródia, dança e reisado), Escola Raios de Sol, Louvor Divinal e Mensageiros de Cristo. Destaque ainda para as apresentações musicais de Dil e Néia, Elda e Lucas e Bruno. Destaque também para os estandes montados no local do evento: Bela e Ivalda, Tereza Melo, Mara Pires, CERB, Escola Raios de Sol, Jeferson Pereira dos Santos, Creche Casulo (Proinfância) e Secretaria de Saúde.

A abertura oficial contou com as presenças do Prefeito Ceará, Prefeita eleita Terezinha, Vereadores, Secretários Municipais e a Chefe de Gabinete, Vanessa Guimarães.