Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "11/2015"

Comunidades rurais de Igaporã serão beneficiadas com melhorias em rede de abastecimento de água

Segunda / 23.11.2015

Por Samuel Gonçalves

As comunidades receberão obras de ampliação e substituição de rede antiga, perfazendo um total aproximado de 15 mil metros de rede de abastecimento de água

A Prefeita Rosana Cotrim solicitou da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia - CERB a melhoria no sistema de abastecimento de água de algumas comunidades rurais. No último dia 18, ela visitou juntamente com técnicos da CERB e da Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente a comunidade de Santa Maria, uma das quais irá ser beneficiada com o projeto de melhoria do sistema de água. No dia 19, as comunidades de Salão e Poções, na região do Baixio, também receberam a visita da Prefeita. Por meio deste importante convênio as comunidades receberão obras de ampliação e substituição de rede antiga, perfazendo um total aproximado de 15 mil metros de rede de abastecimento de água.  O início das obras já é previsto para a próxima semana. ‘Nossa gestão tem investindo constantemente na substituição de bombas d’água, manutenção dos poços antigos e perfuração de novos poços para ampliação das redes de abastecimento. Com isso, estamos levando água encanada para as áreas mais distantes da cidade e abastecendo locais onde não haviam fornecimento ou faltava água constantemente’, afirmou a gestora.

‘Estamos levando água encanada para as áreas mais distantes e abastecendo locais onde não haviam fornecimento ou faltava água constantemente’, afirmou a Prefeita

Prefeito Gil Rocha: ‘aprovação das contas é mais uma demonstração do nosso compromisso’

Segunda / 23.11.2015

Por Aloísio Costa

Sobre sua possível candidatura à reeleição, Rocha foi enfático em dizer: “Essa é uma questão que também só será tratada no ano que vem”

Na última semana o prefeito de Guajeru, Gilmar Rocha Cangussu (PT) teve suas contas, relativas ao exercício de 2014, aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O parecer prévio do Conselheiro Raimundo Moreira destacou que o gestor municipal cumpriu com os percentuais estabelecidos pela legislação brasileira que estabelece aplicação mínima de recursos em educação e saúde, por exemplo. Em novembro do ano passado o TCM também aprovou as contas da atual gestão, relativas a 2013, primeiro ano de mandato do prefeito Gil Rocha.

Em declaração o prefeito Gil Rocha comentou a decisão: “Esta aprovação das contas, que são relativas agora ao ano de 2014, é mais uma demonstração do nosso compromisso em fazer uma administração voltada para o desenvolvimento do nosso município, sempre honrando com os nossos compromissos e com a aplicação do dinheiro público.” O prefeito ainda destacou que a aprovação das contas pelo TCM, que acontece pelo segundo ano consecutivo, só foi possível por conta de todo o trabalho realizado pela equipe de governo que traz como prioridade o cumprimento de todos os índices constitucionais e procura manter o equilíbrio financeiro, que possibilitou, mesmo diante de tantas dificuldades enfrentadas pelo município nos últimos dois anos, o comprometimento com os gastos públicos e a aplicação devida dos recursos em educação, saúde e funcionalismo público.

Questionado sobre seu posicionamento político e as eleições municipais de 2016. O prefeito não quis aprofundar muito no assunto, mas disse que esta é uma questão que será discutida somente em 2016. “No momento estamos focados na administração para podermos fechar mais um ano, mais um exercício do nosso mandato com a casa em dia”, disse Gil Rocha.

Sobre sua possível candidatura à reeleição, Rocha foi enfático em dizer: “Essa é uma questão que também só será tratada no ano que vem, quando iremos conversar com as lideranças políticas que dão base ao nosso governo e principalmente ouvir a voz do povo guajeruense quanto à continuidade do nosso projeto político para Guajeru. Só depois disso é que iremos definir qual o melhor caminho a percorrer. Mas, é evidente, que meu nome estará disponível para apreciação do grupo político do qual faço parte como um possível candidato em 2016.” Concluiu.

Prefeitura de Caetité lança canal oficial no Youtube

Segunda / 23.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

A proposta é tornar públicas as ações da prefeitura através de vídeos institucionais (Foto: reprodução/internet)

A Prefeitura de Caetité, através da Diretoria de Comunicação Social, está com mais um canal de comunicação: a CTE TV, perfil oficial da prefeitura no Youtube. O projeto foi testado pela primeira vez em julho, durante a Festa de Santana 2015, com a produção de vídeos diários do evento. A ideia do canal é estabelecer mais um elo de comunicação entre a prefeitura e a população do município, dando ainda mais transparência às ações do governo através de entrevistas, programas institucionais, filmes publicitários, entre outras atividades.

O canal já está no ar com vídeos da Festa de Santana, da campanha Outubro Rosa – Novembro Azul 2015, inauguração do Ponto Cidadão e Praça da Ciência, entrevista com o prefeito José Barreira e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rosival Almeida, sobre o sucesso do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no município, entre outros conteúdos.

Apesar de estar em fase de ‘upgrade’, segundo o diretor de Comunicação Henrique da Mata, o canal já pode ser acessado pela população. Ele ressalta que é possível se inscrever no canal e se manter informado através dos vídeos postados na rede. “Quanto mais pessoas estiverem conectadas ao canal, teremos um maior alcance, tornando a administração municipal ainda mais próxima das pessoas”, ressalta.

A superintendente de jornalismo, Thayná Lima, também responsável por gerar conteúdo para o canal, ressalta a importância dos inscritos no canal para disseminar o conteúdo e prestar contas das ações da administração pública. “Quanto maior for a participação das pessoas no canal, melhor alcance teremos das ações do governo”, disse.

Prefeitura de Guanambi recebe prêmio da Setre e Desenbahia

Segunda / 23.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

A entrega das homenagens aconteceu durante a 10ª Oficina Estadual de Agentes de Crédito do CrediBahia

A prefeitura de Guanambi foi reconhecida e premiada como destaque, sendo agraciada pelo Desenbahia e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), como o município de melhor desempenho em seu território na Gestão de Microcrédito e resultados com o CrediBahia local. A solenidade aconteceu no último dia 18, em Salvador. Somente a gestão de Guanambi e mais 26 prefeituras da Bahia receberam a premiação.

A entrega das homenagens aconteceu durante a 10ª Oficina Estadual de Agentes de Crédito do CrediBahia. Mais de 250 pessoas, entre dezenas de prefeitos, agentes de crédito, o secretário Álvaro Gomes – (Setre), Vitor César - Gerente de Serviços Financeiros do Sebrae, Maria Quitéria - Presidente da UPB - União dos Prefeitos da Bahia, Otto Alencar Filho – Presidente do Desenbahia e outras autoridades marcaram presença.

Presente na solenidade de premiação, o prefeito Charles Fernandes demonstrou enorme alegria pelo reconhecimento. “Esta premiação estadual, demonstra que a Gestão Pública pode ser realizada de forma séria e competente, parabenizo toda equipe envolvida, a cada dia temos certeza que estamos no caminho certo em apoiar o desenvolvimento econômico local, fazendo a cidade crescer com os pequenos negócios”, frisou.

Somente a gestão de Guanambi e mais 26 prefeituras da Bahia receberam a premiação

Alunos da FG realizam ação de reflorestamento em parceria com o Governo de Caculé

Segunda / 23.11.2015

Por Tayga Ribeiro

O projeto foi um trabalho prático, proposto pela docente Daiane Teles Hoffman, na disciplina Seminários Temáticos

Com a parceria da Secretaria Municipal de desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente (SEMEIA), acadêmicos do 5º semestre do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Guanambi realizaram uma intervenção no bairro Copacabana com o intuito de mobilizar a comunidade trazendo para o semiárido conhecimento institucionalizado de qualidade, qualidade de vida para toda região, acreditando que todo conhecimento científico deve estar à disposição de todos. O projeto foi um trabalho prático, proposto pela docente Daiane Teles Hoffman, na disciplina Seminários Temáticos, e tem como tema: “Arborização Urbana e qualidade de vida”.  A intervenção também contou com a interação dos alunos do Colégio Excelência que plantaram uma árvore na frente do colégio.

A intervenção aconteceu no bairro Copacabana, em Caculé, com o intuito de mobilizar a comunidade e difundir conhecimento

Aeronaves da FAB reforçam combate a incêndio na Chapada Diamantina

Segunda / 23.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

A aeronave é equipada com cinco tanques de água e dois tubos que se projetam pela porta traseira, com capacidade de levar até 12 mil litros de água

Uma aeronave Hércules C-130 e um helicóptero Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a atuar no combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) são 11 aeronaves - sete aviões e quatro helicópteros – a serviço do programa Bahia Sem Fogo, sendo utilizados para lançamento de rajadas de água sobre a área atingida, transporte dos bombeiros e brigadistas às áreas de difícil acesso, além de monitoramento aéreo para subsidiar os rumos do combate. A aeronave é equipada com cinco tanques de água e dois tubos que se projetam pela porta traseira, com capacidade de levar até 12 mil litros de água e processo de recarga considerada rápida, cerca de doze minutos.

O trabalho de combate ao fogo na Chapada Diamantina tem o reforço de 34 militares da FAB, 140 pessoas envolvidas na operação entre bombeiros, Exército, brigadistas voluntários capacitados pela Sema, técnicos do Inema, de prefeituras locais e brigada do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). Os municípios participam das operações com a disponibilização de sete carros-pipas para que o fogo seja controlado o mais rápido.

Rui Costa decreta contenção de gastos para assegurar salário de servidores

Sábado / 21.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Rui Costa afirmou que as medidas adotadas buscam equilibrar o orçamento do Estado dentro de um patamar capaz de enfrentar a conjuntura econômica atual

Com o objetivo de assegurar a regularidade no pagamento dos servidores, o governador Rui Costa determinou uma série de medidas para controle e redução de despesas de gastos com pessoal e custeio. Por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado, Rui adequa o orçamento do Estado ao cenário econômico mundial, que tem impactado as finanças públicas em todo o país. Desta maneira, o Governo do Estado também assegura a regularidade dos contratos financeiros firmados pela Administração Pública.

A projeção do Governo é que a economia com as medidas possa chegar a R$ 200 milhões. O decreto determina a suspensão de novos contratos de serviços de transporte, licitações, capacitação e treinamento de servidores que impliquem em novas despesas para os cofres estaduais e cortes de 15% em contratos de prestação de serviços continuados e de terceirização, 10% nas despesas de consumo de água e energia elétrica, 30% em telefonia fixa, e 25% em despesas com viagem nacional e internacional para servidores a serviço do Estado, incluindo a concessão de diárias e verbas para deslocamento.

O governador Rui Costa afirmou que as medidas adotadas pela gestão estadual buscam se ajustar não apenas à Lei de Responsabilidade Fiscal, mas equilibrar o orçamento do Estado dentro de um patamar capaz de enfrentar a conjuntura econômica atual com uma relativa tranquilidade. “O país está atravessando um momento difícil, por isso nós precisamos nos ajustar e ter a responsabilidade de cortar na própria carne para sairmos dessa crise sem sofrermos grandes turbulências. Além do mais, é importante que o Estado continue a investir em ações que melhorem a qualidade de vida de sua população”, lembrou Rui.

Consultor dá Dicas para o WhatsApp não prejudicar a sua carreira

Sábado / 21.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Na era dos smartphones, saber usar os aplicativos interativos no mundo profissional é essencial

Os meios de comunicação evoluíram e paralelamente a isto, as empresas também mudaram a postura frente a seus colaboradores, que passam agora a ter mais liberdade, maior flexibilidade no ambiente organizacional, mas é preciso que continuem cumprindo metas e prazos de entrega. “Algumas empresas entendem que proibições cansam e diminuem a produtividade. Além de serem, de certa forma, limitadoras, obtendo resultados burocráticos e sem criatividade, ou seja, sem qualidade e inovação”, explica José Roberto Marques, Master Coach Sênior e Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.

Neste sentido, torna-se impossível não falar do WhatsApp, que ‘invadiu’ todos os âmbitos de nossas vidas, incluindo o profissional. Uma pesquisa realizada pela empresa Regus apontou que entre os trabalhadores brasileiros que utilizam o aplicativo, 95% usam para contribuir de alguma forma positivamente em seus trabalhos. No entanto, existem também um elevado número de profissionais que usam o aplicativo para fins pessoais, no momento do expediente.

Para o Consultor, não é preciso ser rígido consigo e excluir o aplicativo do seu celular. Existem algumas dicas básicas que podem ser úteis para melhorar o dia a dia e conciliar o trabalho com as checadas ao aplicativo: Não interrompa uma tarefa para checar mensagens pessoais; Estabeleça horários específicos para visualizar as mensagens; Caso seu chefe utilize muito este meio para se comunicar com você fora do expediente, vá com calma. Controle a situação para que isso não se torne algo natural e excessivo; Não mande mensagens pessoais em grupos profissionais; Não substitua e-mail por WhatsApp; e Personalize um toque diferente para as pessoas e grupos profissionais.

Igaporã: equipes se enfrentaram pela 7ª Rodada do Campeonato de Futsal 2015

Sábado / 21.11.2015

Por Samuel Gonçalves

Limeira venceu a equipe de Nova Esperança por 9 a 2 e o Juventude venceu os Guerreiros pelo placar de 6 a 5

Pela 7ª Rodada do Campeonato de Futsal 2015, em Igaporã, o Limeira venceu a equipe de Nova Esperança por 9 a 2, no ginásio de esportes. No outro confronto, a equipe do Juventude levou a melhor sobre os Guerreiros, vencendo por 6 a 5. Completando a rodada, a equipe Pequeno Craque venceu o Tamboril por 1 a 0; os Meninos da Vila venceram o Sport por 6 a 5; e a equipe Intermovistar venceu o Cruzeiro por 4 a 3, porém a equipe do Intermovistar perdeu os pontos da partida por ter colocado em jogo um atleta sem estar inscrito na competição. Os artilheiros da competição são os atletas da equipe do Juventude Marquinhos Galego e Danilo Japa, ambos com 14 gols. Os atletas Leão do Intermovistar, Dai do Cruzeiro, e Jujú dos Guerreiros são os goleiros menos vazados da competição, com 15 gols sofridos.

Brumado: Vereador Weliton Lopes destaca importância da reforma da Praça do Jurema

Sábado / 21.11.2015

Por Eliana Costa

O Vereador Weliton Lopes (esquerda) agradeceu o empenho e compromisso do Deputado Luciano Ribeiro (direita) com Brumado. (Foto: Montagem/Sertão Hoje)

A reforma da Praça Pompílio Leite, mais conhecida como ‘Praça do Jurema’ é uma das mais antigas reivindicações não só dos moradores do local, mas de toda população brumadense que tem a referida Praça como um local de referência do município. O vereador Weliton Lopes, que tem direcionado seu trabalho de forma a atuar harmonicamente e em parceria para que sejam efetivados benefícios que representem o crescimento e o progresso da cidade, atendendo as principais necessidades da população, esteve por diversas vezes com o prefeito municipal a fim de tratar sobre a essencial necessidade de restauração da Praça.

Para sua grande satisfação foi informado pelo gestor municipal do início do processo licitatório da obra, que será realizada através de emenda parlamentar, conquista do deputado estadual Luciano Ribeiro. ‘Estamos extremamente satisfeitos com o início do processo que resultará na reforma da Praça do Jurema. A garantia do prefeito a nossa pessoa que, se houver algum atraso na liberação dos recursos provenientes da emenda, fato que é normal, a obra será efetivada com recursos próprios nos deixou ainda mais exultantes, pois temos a certeza que a população será beneficiada com essa importante obra que representa a revitalização do local e o aquecimento do comércio que existe na área’, falou Weliton Lopes.

Finalizando o vereador agradece ao deputado Luciano Ribeiro e ao prefeito Aguiberto Lima Dias pelo empenho e compromisso com Brumado. “Em breve estaremos sendo presenteados com a inauguração da Praça do Jurema”, pontuou. O projeto da Praça é bastante moderno e contará com jardins, abrigos, pátio, pergolados, toda estrutura com acessibilidade, dando um novo visual ao local.

O projeto da Praça é bastante moderno e contará com jardins, abrigos, pátio, pergolados, toda estrutura com acessibilidade, dando um novo visual ao loc

Rui Costa alinha estratégias para combate aos incêndios na Chapada

Sábado / 21.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Em Lençóis, o governador também se reuniu com prefeitos de dez municípios baianos para o alinhamento das estratégias de enfrentamento ao fogo (Foto: Manu Dias/GOVBA)

O governador Rui Costa, na última terça-feira (17), as áreas incendiadas na Chapada Diamantina para acompanhar in loco as ações de combate ao fogo, que têm sido realizadas há mais de 20 dias em trechos afetados pelas chamas. O incêndio florestal, que chegou a atingir dois mil hectares de mata, está sendo controlado aos poucos, após o início das atividades de uma força-tarefa, envolvendo Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e brigadistas voluntários.

"Pude presenciar o esforço gigantesco de todos os envolvidos. São pontos isolados de incêndio, o que dificulta no transporte de pessoas e água, mas o incêndio está controlado. Temos uma estrutura poderosa para o combate do fogo e vamos continuar lutando pela extinção do mesmo", afirmou Rui.

Em Lençóis, o governador também se reuniu com prefeitos de dez municípios baianos para o alinhamento das estratégias de enfrentamento ao fogo. Diante da suspeita de um incêndio criminoso, o governador anunciou que irá aprofundar as investigações com a Polícia Civil. "Vou falar com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, para enviar agentes da Polícia Civil para investigarmos a fundo esses incêndios. Eles acontecem todo ano, mas os dois maiores focos do incêndio aconteceram à margem da BA -242 e tem indícios de que foram provocados intencionalmente, e isso não pode acontecer".

O incêndio florestal está sendo controlado aos poucos, após o início das atividades de uma força-tarefa (Foto: Manu Dias/GOVBA)

Guanambi: Primeiro vestibular para medicina da FG será em dezembro

Sexta / 20.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

O primeiro vestibular do curso de Medicina da Faculdade Guanambi está previsto para 19 e 20 de dezembro deste ano

Uma entrevista coletiva realizada na última terça-feira (17), no campus da Faculdade Guanambi (FG), tratou da implantação do curso de Medicina pela instituição, autorizado pelo Ministério da Educação na segunda-feira, dia 16. Na oportunidade, a Direção da FG esclareceu que, desde 2009, vinha empreendendo esforços para viabilizar o curso de Medicina em Guanambi, estruturando, estrategicamente, uma plataforma nos cursos de saúde oferecidos pela instituição. Isto implicou na formação e captação de profissionais, criação de uma cultura institucional para os cursos na área de saúde, além da construção de uma infraestrutura laboratorial adequada para o pleno funcionamento do primeiro curso de Medicina da região de Guanambi.

O processo de solicitação de autorização foi protocolado em 2010 e a visita do MEC realizada ao final do mesmo ano. Obtida avaliação satisfatória, a FG vem aguardando a publicação da portaria desde então. ‘Destacamos que o curso de Medicina a ser implantado na Faculdade Guanambi será construído como referência em âmbito nacional, com o objetivo de formar cidadãos e médicos de excelência, e que estejam em consonância com as necessidades do sistema de saúde do Brasil’, destacou a direção da FG. O primeiro vestibular do curso de Medicina da Faculdade Guanambi está previsto para 19 e 20 de dezembro deste ano.

Reitoria da UNEB emite Nota Pública sobre situação do Campus XX – Brumado

Sexta / 20.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Reitoria da UNEB destaca ainda que a nova sede vai oferecer melhores instalações e possibilitar a expansão das atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão

A Reitoria da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através da sua Assessoria de Comunicação Social emitiu uma Nota Pública em que lamenta o que vem ocorrendo no Campus XX da Universidade, em Brumado, em especial o processo de judicialização das questões conflitantes, sem que se busque, antes, recorrer às instâncias internas da própria instituição.

‘A Reitoria e setores envolvidos têm acompanhado a situação desde o começo e atuado decididamente visando, acima de tudo, assegurar a continuidade de todas as atividades acadêmicas e administrativas. Com esse propósito de buscar o entendimento entre as partes e a normalização da situação, a Reitoria constituiu uma Comissão Especial de Acompanhamento, que tem trabalhado com constância no próprio campus e em outras instâncias decisórias’, destaca a Nota Pública.

A Reitoria da UNEB destacou também que a Procuradoria Jurídica (PROJUR) da Universidade, respondendo aos trâmites judiciais com a agilidade necessária, a fim de evitar prejuízo aos procedimentos administrativos. ‘Durante este período, todo o esforço foi e está sendo envidado no sentido de garantir que não haja qualquer descontinuidade nas atividades do Campus XX. Ressalte-se o contínuo apoio nesse processo oferecido pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XIX, em Camaçari, o qual muito tem contribuído para o construção participativa e consolidação do projeto político-pedagógico do Curso de Direito em Brumado’ diz a Nota.

A Reitoria da UNEB destaca ainda que a nova sede vai oferecer melhores instalações para os docentes, discentes e técnicos administrativos, possibilitando a expansão das atividades do campus nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. ‘Por fim, para gáudio da comunidade acadêmica, o Conselho Universitário (CONSU) da UNEB aprovou, no último dia 10 de novembro, a criação de novo Curso de Direito com sede no próprio Campus XX, consolidando definitivamente essa área na unidade de Brumado’, finaliza a Nota.

Secretaria de Saúde e Prefeitura de Lagoa Real realizaram a 1ª Semana do Bebê

Sexta / 20.11.2015

Por Maria Nunes

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF em favor do desenvolvimento das crianças de até 6 anos

Entre os dias 09 e 17 de novembro de 2015, foi realizada em Lagoa Real a 1ª Semana do Bebê. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social e Comissão Intersetorial do Selo Unicef - Edição 2013/2016.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

A 1ª Semana do Bebê contou com uma extensa programação, incluindo: Solenidade de abertura; dia dedicado à saúde bucal; Palestras nas escolas com as mães; Oficinas nas Unidades de Saúde; Gincanas nas escolas com crianças e adolescentes; e Passeata com bebês, confraternização e sorteio de presentes.

A 1ª Semana do Bebê contou com uma extensa programação, incluindo a Passeata com bebês, confraternização e sorteio de presentes

Malhada de Pedras: Prefeito Ceará esclarece rejeição de contas pelo TCM

Sexta / 20.11.2015

Por Redação Sertão Hoje

Ceará destacou que, diferentemente do que está sendo insinuado pela oposição, a sua administração trouxe avanços e conquistas para Malhada de Pedras.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) emitiu parecer prévio pela rejeição das contas da Prefeitura de Malhada de Pedras, relativas ao exercício financeiro 2014, de responsabilidade do Prefeito Valdecir Alves Bezerra (Ceará). Em nota encaminhada para a nossa redação, o gestor questionou a falta de critério do TCM, que na mesma sessão opinou pela aprovação com ressalvas das contas da Prefeitura de Jussari, embora esta também não tenha respeitado o limite de gastos com pessoal, que é de 54%.

‘Esta notícia, se por um lado deixa o gestor triste, haja vista, que várias Prefeituras com aplicação de percentual maior tiveram as suas contas aprovadas, por outro lado, deixa o Prefeito com a sensação do dever cumprido, pois, caso houvesse efetuado, demissões de servidores para o enquadramento no limite de pessoal, teria que deixar alunos sem professores, escolas sem o pessoal de apoio, postos de saúde sem médico e outros profissionais que promove o atendimento à População carente’, afirma a Nota.

Ceará destacou ainda que, diferentemente do que a oposição e alguns veículos de comunicação querem insinuar, a rejeição das suas contas não são prova de uma administração ruim e que não trouxe avanços para o município. ‘A atual administração recebeu o município com um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2.8 e hoje é 5.9, um dos maiores da Bahia e o Índice de Oportunidade Educacional Brasileira (IOEB), publicado em outubro passado, aponta o município de Malhada de Pedras em primeiro lugar no estado. A nota do Município – 4,8, supera a média não só estadual, como também o Nacional’, enfatiza a Nota de Esclarecimento.

CLIQUE AQUI PARA LER A NOTA DE ESCLARECIMENTO NA ÍNTEGRA