Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2018"

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado nesta sexta-feira (02)

Quarta / 31.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nas Fazendas Buqueirão, Lagoa do Arroz e Morro da Inácia, localizadas na zona rural de Guanambi, nesta sexta-feira (02), das 9h às 12h.
 

Finalmente: após reunião no MP, equipe do prefeito de Rio de Contas se compromete a mandar detalhamento da suplementação para a Câmara

Quarta / 31.10.2018

Por Leonardo Oliva

Equipe do prefeito assinou um Termo de Compromisso e vai enviar o detalhamento das dotações que serão canceladas e suplementadas (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

A novela envolvendo a suplementação orçamentária da Prefeitura de Rio de Contas, ao que tudo indica, deve ter um ‘final feliz’ na próxima segunda-feira (05). Isso porque, em reunião realizada nesta quarta-feira (31), na sede do Ministério Público, em Livramento de Nossa Senhora, membros da equipe de assessoria contábil e jurídica do prefeito assinaram um Termo de Compromisso e vão enviar, até amanhã (01), o detalhamento das dotações orçamentárias que serão canceladas e das que serão suplementadas. A reunião foi conduzida pelo Promotor Dr. Ruano Leite e contou com as participações: dos vereadores Luciano Pierote, Dr. Vinícius Costa, Célio Evangelista, Valgleber Mafra e Johny Abreu; do assessor jurídico e contábil do legislativo, Dr. Leonardo Castro e representante da CONSOL Contabilidade; e representantes do Poder Executivo: Contador Gileno Fernandes e Advogado Dr. Luciano Sepúlveda. O Prefeito Cristiano Azevedo e os vereadores de situação não estavam presentes.

Além de assumir o compromisso de enviar para os vereadores o detalhamento das dotações que serão canceladas e das dotações que serão suplementadas, o executivo municipal ainda assumiu mais dois compromissos importantes: encaminhar até o último dia do mês subsequente a prestação de contas relativa ao mês anterior e a garantia da não interrupção de todos os serviços essenciais para a população. Na reunião, ficou acertado ainda que representantes dos dois poderes vão se reunir no próximo dia 12/11 para discutir alguns ajustes necessários no projeto de lei do orçamento 2019, que foi encaminhado para o legislativo com um pedido de suplementação de 80%.

ENTENDA O CASO – Na sessão ordinária realizada no dia 15 de outubro, o executivo municipal solicitou mais 20% de suplementação orçamentária, que somados aos 20% concedidos anteriormente, totalizariam 40% de suplementação. O projeto, com apenas uma página de papel, limitava-se a pedir a suplementação, sem indicar quais dotações seriam canceladas e quais dotações seriam suplementadas. Na ocasião, os vereadores de oposição cobraram este detalhamento, argumentando que sem ele estariam abrindo mão do seu papel de fiscalizar os gastos do executivo municipal. Após muita discussão, foi apresentado uma emenda ao projeto de lei e foi concedida uma suplementação de 5%. O poder executivo, por sua vez, argumenta que sem a suplementação não teria orçamento disponível em algumas dotações para pagar as despesas. O caso foi parar no Ministério Público e agora, firmou-se um termo de compromisso em que os representantes do poder executivo se comprometeram a enviar o detalhamento das dotações que serão canceladas e suplementadas, atendendo assim o que vinha sendo cobrado pelos vereadores de oposição desde o início.

A reunião foi conduzida pelo Promotor e contou com as participações de vereadores, assessores jurídicos e contábeis do legislativo e executivo (Foto: Leonardo Oliva/Sertão Hoje).

Walter Pinheiro é exonerado da Secretaria de Educação do Estado

Quarta / 31.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com a SEC, Pinheiro vai reassumir o cargo de Senador para conseguir

Senador até 1° de fevereiro de 2019, Walter Pinheiro, ainda sem partido, foi exonerado da Secretaria Estadual de Educação da Bahia (SEC), conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (31).

No Senado, existe a possibilidade da votação da reforma da Previdência ainda este ano. O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), defende a urgência de os congressistas votarem antes de ele tomar posse. De acordo com a SEC, Pinheiro vai reassumir o cargo para conseguir "algumas emendas parlamentares" e deve retornar à pasta nos próximos dias.  Outra mudança foi a volta de Jerônimo Rodrigues para a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Ele coordenou a campanha de reeleição do governador Rui Costa (PT). As informações são de João Brandão, do site Bahia Notícia.

Brumado: Reunião entre Prefeitura e PM discute os primeiros passos para implementação da metodologia militar nos colégios

Quarta / 31.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

A metodologia é pautada na disciplina, no respeito e reconhecimento aos profissionais de educação, com o objetivo de melhorar habilidades básicas de aprendizagem.

Na tarde de segunda-feira (29), ocorreu a reunião que tratou da parceria de gestão de ensino compartilhada entre a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e o município de Brumado, onde será implantado o modelo semelhante ao dos Colégios da PM-BA (CPM).

O evento ocorreu na sede da 34ª Companhia Independente (CIPM) de Brumado e contou com a presença do comandante da unidade, Major PM Adriano Souza Dias, do Prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, da Secretária de Educação, Edneia Ataíde, e de policiais que farão parte do sistema.  Na ocasião, foi apresentado o programa do Comandante Geral da corporação, Coronel PM Anselmo Brandão, acerca da metodologia a ser implantada nas unidades de ensino, pautada na disciplina, no respeito e reconhecimento aos profissionais de educação, com o objetivo de melhorar habilidades básicas de aprendizagem.

O Major Souza Dias explicou que a filosofia baseada na rede CPM consiste na capacitação de policiais militares da reserva, contratados por prefeituras voluntárias, para atuar em escolas municipais no nível fundamental II (6º ao 9º ano). O comandante destacou que a 34ª CIPM já está capacitando multiplicadores para treinar os policiais militares da reserva que atuarão em escolas de Brumado. Com a implantação desse modelo de ensino, o colégio passará a ter uma direção compartilhada entre o diretor escolar, encarregado por questões administrativas e pedagógicas, e pelo novo diretor militar, responsável pela parte disciplinar dos alunos.

Major PM Adriano passa comando da 34ª CIPM de Brumado ao Major PM Cabral

Quarta / 31.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Major PM Adriano vai assumir o cargo de comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Caatinga.

No comando da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Brumado desde maio de 2017, o Major PM Adriano Souza Dias foi exonerado pelo governador Rui Costa. Para o comando da Companhia foi nomeado o Major PM Mário Augusto dos Santos Cabral. O Major PM Adriano vai assumir o cargo de comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Caatinga. A decisão foi publicada no Diário oficial do Estado desta quarta-feira (31).

Em sua rede social, o Major PM Adriano comentou sobre a mudança, agradeceu a comunidade brumadense e destacou os pontos positivos deixados pelo seu trabalho, confira abaixo;
 

Ituaçu: Vereador Sivaldinho pede a construção de passagens molhadas na estrada que liga Boca da Mata ao Angico

Quarta / 31.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

Segundo Sivaldinho, trata-se de um anseio da comunidade, que vai amenizar os transtornos causados pelos córregos e riachos que cortam a estrada (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O Vereador Sivaldo Ferreira da Silva (PR), mais conhecido como Sivaldinho, apresentou uma indicação ao chefe do executivo municipal, solicitando a construção de passagens molhadas nos córregos e riachos localizados no trecho da estrada vicinal que liga os povoados de Boca da Mata e Angico, na zona rural de Ituaçu.

A indicação foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e encaminhada para o prefeito Adalberto Luz. Segundo Sivaldinho, trata-se de um anseio da comunidade, que vai amenizar os transtornos causados pelos córregos e riachos que cortam a referida estrada, principalmente no período das chuvas. “A construção dessas passagens molhadas vai melhorar o escoamento da produção agrícola, a qualidade do transporte escolar, o deslocamento dos pacientes que necessitam de socorro médico e dos moradores em geral”, destacou Sivaldinho.

Ituaçu: Vereador Otacílio solicita melhoria na infraestrutura de abastecimento de água de diversas localidades

Quarta / 31.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

As indicações foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores e foram encaminhadas para o prefeito Adalberto Luz (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O Vereador Otacílio Caires de Souza (PSD), por meio de indicação, solicitou ao chefe do executivo municipal a realização de obras de infraestrutura de abastecimento de água em benefício de diversas localidades rurais de Ituaçu. As indicações foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores e foram encaminhadas para o prefeito Adalberto Luz.

Foram quatro indicações no total. Em uma delas, o vereador solicitou a construção de sistema de abastecimento para beneficiar os moradores do povoado do Marçal, com captação de água no Rio de Contas e instalação de uma caixa d’água no morro. Justificando a indicação, o vereador argumentou que as famílias que residem nessa localidade, há muito clamam pelo abastecimento de água que lhes garanta uma vida mais digna. Em outra indicação, o Edil solicitou a instalação de rede de abastecimento para beneficiar os moradores das localidades de Ovelha, Prata da Ovelha, Roçado e adjacências. Segundo ele, a captação pode ser feita no Rio Taquari, a água seria levada por gravidade e que seriam necessário pouco investimento para atender esses povoados importantes do município.

O Vereador Otacílio solicitou também a complementação da rede de abastecimento da localidade de Boca da Mata, ressaltando que as famílias dessa comunidade há muito clamam por essa obra e que a sua concretização vai proporcionar uma vida mais digna aos moradores. Em outra indicação, o vereador solicitou a instalação o poço artesiano no povoado do Angico. Segundo ele, os moradores há muito tempo vem sofrendo, embora já exista um poço perfurado na localidade, faltando apenas que seja feita a sua instalação.

Ituaçu: Vereador Marcinho de Noé pede a extensão de rede de abastecimento para a localidade de Arrecife

Quarta / 31.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

Marcinho de Noé sugeriu que a captação da água fosse feita no Rio de Contas, ressaltando que essa seria uma solução definitiva (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O Vereador Márcio Aparecido Araújo Silva (PR), mais conhecido como Marcinho de Noé, apresentou indicação ao chefe do poder executivo municipal solicitando a extensão da rede de abastecimento de água para servir a localidade de Arrecife, zona rural de Ituaçu. A indicação foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e encaminhada para o Prefeito Adalberto Luz.

Justificando a sua indicação, o Vereador Marcinho de Noé argumentou o abastecimento de água não é só uma obra de infraestrutura, mas também uma questão de saúde pública e que contribui decisivamente para a melhoria da qualidade de vida da população. Segundo o Edil, atualmente o abastecimento é feito de forma precária e não é suficiente para atender a demanda de todas as residências ali existentes. “A população da comunidade tem sido constantemente penalizada pela falta de água potável de qualidade adequada e em quantidade suficiente para atender às suas necessidades”, afirmou Marcinho de Noé. O vereador sugeriu que a captação da água fosse feita no Rio de Contas, ressaltando que essa seria uma solução definitiva.

Ituaçu: Vereador Adriano Machado solicita construção de Ciclovia e realização de Feira de Saúde em São José de Lídio

Quarta / 31.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

As indicações foram aprovadas por unanimidade pelos demais vereadores e encaminhadas para o Prefeito Adalberto Luz (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O Vereador Adriano da Silva Machado (PTB) apresentou duas emendas ao chefe do executivo municipal, solicitando: a construção de uma ciclovia no município e a realização de uma Feira de Saúde no povoado de São José de Lídio, zona rural de Ituaçu. As indicações foram aprovadas por unanimidade pelos demais vereadores e encaminhadas para o Prefeito Adalberto Luz.

Justificando a indicação para construção de uma ciclovia em Ituaçu, o Vereador Adriano Machado argumentou que o equipamento público permitirá o deslocamento seguro das pessoas utilizando a bicicleta, principalmente aquele que gostam da prática do esporte. “Com uma ciclovia, iremos proporcionar aos nossos munícipes uma opção de exercícios físicos de grande benefício para a saúde. Leva-se ainda, em consideração que muitos não praticam essa modalidade por falta de um espaço adequado”, destacou o Edil.

Quanto a realização de uma Feira de Saúde no povoado de São José de Lídio, o Vereador Adriano Machado ressaltou que evento semelhante foi realizado em outras comunidades do município, sendo necessário levar o benefício para outras localidades. Segundo ele, existe a necessidade de realizar exames e levar orientação aos moradores dessa localidade, “voltados para a prevenção de vários tipos de doenças, bem como, será uma grande oportunidade de divulgação da grande importância dos exames preventivos para uma vida mais saudável”, afirmou o Edil.

MPF em Vitória da Conquista prorroga prazo para doação de bens

Quarta / 31.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

As solicitações devem ser realizadas pelo Protocolo Eletrônico do MPF ou na sede do MPF em Vitória da Conquista, de segunda a sexta, entre 9h e 18h ou via Correios. (Foto: MPF)

O Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista (BA) prorrogou o prazo de inscrição somente para os interessados no LOTE 2 na Doação de Bens n° 01/2018. Órgãos e entidades deverão encaminhar as solicitações entre 5 e 19 de novembro em caso de interesse nos itens de mobiliário disponíveis.

As solicitações devem ser realizadas preferencialmente por meio do Protocolo Eletrônico do MPF ou na sede do MPF em Vitória da Conquista, de segunda a sexta, entre 9h e 18h ou via Correios.

A doação será feita de acordo com a seguinte ordem de preferência: Ramos do Ministério Público da União, órgão ou entidade da Administração Pública Federal direta, autárquica ou fundacional, Órgãos e entidades dos Estados, Municípios e Distrito Federal, Instituições filantrópicas e as Organizações Civil de Interesse Público, de acordo com a lei em vigor.

CONFIRA A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO

CONFIRA O EDITAL DE CONVOCAÇÃO E ANEXOS

Guanambi: Animais de rua estão sendo encaminhados para o Centro de Controle de Natalidade

Terça / 30.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Centro de Controle de Natalidade Canina está localizado na BR-030, saída para Palmas de Monte Alto, ao lado da antiga Marchantaria. (Foto: Ascom Guanambi)

A Secretaria de Saúde de Guanambi realizou na noite desta segunda-feira (29), o recolhimento de cães de rua em diversas regiões da cidade. A ação, que foi acompanhada pelo Secretário de Saúde André Moitinho, foi realizada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, que capturou no primeiro dia 14 animais, na Praça do Feijão e demais ruas do centro, Mercado Municipal, Bairro Brasília, entre outras.

Os animais, machos e fêmeas recolhidos foram encaminhados para o recém inaugurado Centro de Controle de Natalidade Canina (CCNC) (Veja mais) está localizado na BR-030, saída para Palmas de Monte Alto, ao lado da antiga Marchantaria. “Iniciamos este trabalho que irá impedir de forma substancial a proliferação de doenças, acidentes de trânsito ocasionados por animais de rua, ataques a transeuntes, diminuindo a médio prazo a população de cães errantes pela cidade, oferecendo um tratamento digno aos animais, dentro dos protocolos exigidos pelos órgãos reguladores”, frisou o secretário.

O CCNC tem a capacidade estimada para castração de 50 animais por mês, totalizando 600 ao ano. Os animais que estão sendo capturados nas vias públicas, passam por triagem, diagnóstico laboratorial para leishmaniose, castração, vacinação e posteriormente é colocado para adoção, em parceria com ONGs de proteção animal. O Centro é dotado de recepção, centro cirúrgico, local de pós-operatório, baias coletivas e individuais, e conta com a supervisão técnica do veterinário Dácio Plácido e demais profissionais da área. 

Polícia captura homem que construiu pista clandestina para aviões com drogas em Vitória da Conquista

Terça / 30.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

"As diligências continuam. Vamos chegar a outros integrantes", informou o titular da 10ª Coorpin, delegado Cléber Rocha Andrade. (Fotos: Divulgação / SSP-BA)

A Polícia Civil encontrou o criminoso que construiu uma pista clandestina para receber aviões com drogas na tarde desta segunda-feira (29). No dia 20 de outubro, o acesso foi descoberto dentro de uma fazenda, em Vitória da Conquista. Uma aeronave acabou apreendida e três traficantes presos em flagrante (Veja mais).

Equipes da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), ambas de Vitória da Conquista, capturaram Rogério dos Santos Silva, 43 anos de idade, em um sítio, no Parque Imperial, próximo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Dentro do imóvel foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, um veículo modelo Sandero, uma certa quantia em dinheiro e celulares.

Em depoimento, ele confessou ter construído a pista clandestina. No dia 20 de outubro, os policiais civis, após cerca de um ano meio de investigação, acharam o acesso, dentro de uma fazenda, na região da Baixa do Cocá. O avião monomotor prefixo PR-OIE foi alcançado antes de decolar. Três homens acabaram presos e falaram que traziam pasta base de cocaína, da cidade de Itaituba, no Pará.

Rogério foi autuado por associação criminosa e porte ilegal de arma. "As diligências continuam. Vamos chegar a outros integrantes", informou o titular da 10ª Coorpin, delegado Cléber Rocha Andrade.

Fonte: SSP-BA

Desemprego cai para 11,9% no terceiro trimestre e atinge 12,5 milhões, diz IBGE

Terça / 30.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

O movimento foi impulsionado pelo aumento do trabalho informal, que fez a população ocupada aumentar em 1,5% no período. (Foto: Reprodução / Planalto)

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no país caiu para 11,9% no terceiro trimestre. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (30).

De abril a junho, a desocupação havia ficado em 12,4%. O movimento de julho a setembro foi impulsionado pelo aumento do trabalho informal, que fez a população ocupada aumentar em 1,5% no período, somando 92,6 milhões de brasileiros. O número de desocupados, por sua vez, caiu 3,7% (-474 mil), para 12,5 milhões de pessoas.

"Tem uma retirada de pessoas da fila da desocupação, uma queda de quase meio milhão de pessoas. O problema maior desse avanço é que isso se deu em emprego sem carteira e por conta própria. É um resultado favorável, mas voltado para informalidade e aumento da subocupação", disse o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado nesta quinta-feira (01)

Terça / 30.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na Vila Presidente Vargas, no município de Brumado, nesta quinta-feira (01), das 8h30 às 13h30. Serão afetados os seguintes locais: Rua Clemente Lopes, Avenida Gabriel Messias, Rua Alvino Caetano, Rua Gabriel Messias, Rua João Jose Silva, Rua Leobino Santos, Rua Marcolino Moura, Travessa Gabriel Messias.
 

Petrobras reduz preço da gasolina na refinaria em 6,20%

Terça / 30.10.2018

Por Redação Sertão Hoje

Com a alteração, o preço médio do produto nas refinarias cairá para R$ 1,8623 por litro, conforme informações no site da estatal. (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

A Petrobras reduzirá os preços da gasolina em 6,20% nas refinarias a partir de quarta-feira (31), no maior corte percentual já anunciado pela estatal desde o início de sua sistemática de reajustes diários, em julho do ano passado. Com a alteração, o preço médio do produto nas refinarias cairá para R$ 1,8623 por litro, conforme informações no site da estatal.

Fonte: Revista Exame