Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2017"

Prefeitura de Guanambi promove capacitação para estimular empreendedorismo

Terça / 24.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O evento aconteceu no auditório do CETEP, buscando levar os participantes a entender que empreender significa alcançar os seus objetivos e realizar seus projetos de vida.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Guanambi, em parceria com o SEBRAE, realizou de 18 a 20 de outubro, a capacitação dos educadores sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para o Programa Nacional de Educação Empreendedora do SEBRAE. O evento aconteceu no auditório do Centro de Treinamento Pedagógico (CETEP), buscando levar os participantes a entender que empreender significa alcançar os seus objetivos e realizar seus projetos de vida. A ação ainda visou estimular a criatividade, reforçar a autoestima do estudante e a capacidade para ser bem sucedido na vida pessoal e profissional. A educação profissional empreendedora quer alcançar os estudantes já nos primeiros anos propondo reflexão sobre o projeto de vida e carreira, além de desenvolver competências. “Crescendo e empreendendo", esse tema quer provocar nos jovens uma discussão sobre trabalho, negócios e empreendedorismo, fazendo com que os estudantes despertem uma visão ampla do empreendedorismo, englobando a ética, a cidadania e a cooperação.

Prefeito de Guanambi autoriza elaboração de projeto de adutora que irá beneficiar comunidades rurais

Terça / 24.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O Projeto executivo será elaborado no prazo de 60 dias ao custo de R$ 125.296,70, com recursos próprios do Município.

O prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, assinou na manhã desta segunda-feira (23) a homologação do processo licitatório para elaboração do projeto da adutora, o qual visa levar água para a comunidade de Lagoa do Barro e adjacências. A adutora beneficiará 600 famílias para produção em unidades produtivas, gerando emprego e renda. O Projeto executivo será elaborado no prazo de 60 dias ao custo de R$ 125.296,70, com recursos próprios do Município.

Durante o ato de assinatura, secretários e vereadores presentes destacaram a importância da iniciativa do prefeito, que demonstra compromisso com a zona rural. “Com esse projeto iremos levantar o custo da obra, assegurar a participação do município e levar ao Governador Rui Costa solicitação para alocar os recursos. É uma obra que busca o desenvolvimento sustentável e iremos focar este caminho, levar à zona rural ações na área hídrica que melhore a qualidade de vida dos agricultores e agricultoras”, enfatizou Jairo Magalhães.

O ato contou com a presença dos vereadores Tião Nunes, Homero Castro e Carlos Jackson (Loló), secretários Hélio Pereira (Agricultura), Edilmar Ladeia (Governo), Francisco Donato (Assistência Social), André Moitinho (Saúde), representante da empresa Emplac, além de lideranças comunitárias.

Prefeitura de Guanambi promove limpeza de aguada na zona rural

Terça / 24.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Após debater e ouvir as lideranças locais, o prefeito autorizou a limpeza da aguada comunitária, já iniciada.

Dando continuidade ao cronograma de reuniões nas comunidades rurais, na última sexta-feira (20), o prefeito de Guanambi Jairo Magalhães se reuniu com moradores da localidade de Sobrado de Capim de Raiz para ouvir as demandas, onde voltou a frisar que estabeleceu esta parceria conforme compromisso assumido com o povo. “Já fizemos muito na zona rural, estamos realizando as prioridades colhidas nestas reuniões e isto facilita o bom investimento dos recursos públicos”, destacou Jairo. Após debater e ouvir as lideranças locais, o prefeito autorizou a limpeza da aguada comunitária, já iniciada. O encontro contou com a presença do ex-prefeito Charles Fernandes, do secretário de Infraestrutura, Márcio Luiz, e o vereador Tião Nunes, representante da região. Na ocasião, Jairo vistoriou o andamento das obras da ponte do Rio Capim de Raiz, que irá atender antiga demanda dos que por ali trafegam.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da Sessão Solene de entrega de Título ao Desembargador Lourival Trindade

Terça / 24.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O Desembargador Lourival Trindade recebeu o Título de Cidadão Brumadense em homenagem aos serviços prestados em prol do município e para toda Bahia.

Na última sexta-feira (20), a Câmara Municipal de Brumado entregou, em sessão solene, o Título de Cidadão Brumadense ao Desembargador Lourival Trindade. O projeto foi de autoria do presidente da Casa Legislativa, vereador Leonardo Vasconcelos, em homenagem aos serviços prestados em prol do município e para toda Bahia. A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, disponibilizou o áudio das sessões em seu site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

1ª Copa de Marcha foi realizada durante a Feira de Saúde de Lagoa Real

Terça / 24.10.2017

Por Maria Nunes

O secretário de Agricultura, Patrick Teixeira, idealizador da Copa, destacou que a equipe vai trabalhar para que em 2018 aconteça a 2ª Copa de Marcha.

No ultimo domingo (22), o secretário de Agricultura de Lagoa Real, Patrick Teixeira, realizou um desejo antigo, que era reunir os amantes de cavalos da raça machador manga larga e realizar a 1º Copa de Marcha de Lagoa Real. O evento foi realizado durante um grande projeto da primeira-dama Néia Andrade, na Feira de Saúde de Lagoa Real, onde foram englobados diversos atrativos em um só local. “Agora o desejo vai além, queremos que não fique só nesta Copa. Eu e meus amigos Jairo Ferreira, Léo Cardoso, Jackson, que fizeram parte da comissão organizadora, vamos trabalhar para que em 2018 aconteça a 2ª Copa de Marcha. Estou muito satisfeito. Trouxemos um veterinário da cidade de Feira de Santana, Danilo Peleteiro, que irá fazer o julgamento dos animais com as modalidades, avaliando desempenho, comodidade e andamento de cada animal”, comentou Patrik.

Antes das autoridades fazerem seus comprimentos aos presentes, a primeira-dama pediu um minuto de silencio em respeito e memória do Pedro, que foi vítima de um acidente de moto na madrugada do domingo, quando retornava para casa dos shows que faziam parte da programação do evento. Após seu pronunciamento de gratidão a todos os patrocinadores, os colegas e amigos que contribuíram com a Feira, o prefeito Pedro Cardoso fez suas considerações finais, na qual agradeceu o apoio de todos e aos organizadores. “Acredito que este evento veio para ficar por muitos e muitos anos. Embora a Prefeitura não pudesse contribuir com gastos dos cofres públicos, graças a Deus, foram muitas as doações”, ressaltou.

O prefeito passou uma mensagem para os jovens, para que eles tenham um futuro brilhante, para que possam fazer muito por Lagoa Real, pois há muito para se fazer pela cidade tão amada por ele e também tão carente de recurso. “Isso não é só em Lagoa Real, é o Estado e o país que estão nessa carência toda. Por isso agradeço a todos que, mesmo nessa época de dificuldade que atravessamos, se juntaram para preparar tamanho evento. Hoje, graças a Deus estamos encerrando com chave de ouro”, frisou. Ainda na oportunidade, Pedro agradeceu a presença do Deputado Luiz Augusto, do prefeito de Ibiassucê, Adauto Prates, e do ex-prefeito de Caetité, Zé Barreira, os quais também fizeram uso da palavra para ressaltar a importância da Feira e parabenizar os organizadores dos eventos, na pessoa da primeira-dama Néia.

O evento foi realizado durante um grande projeto da primeira-dama Néia Andrade, na Feira de Saúde de Lagoa Real.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 26/10

Terça / 24.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima quinta-feira (26), das 07h45 às 17h, no bairro Vila Nova, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Avenida Tiradentes, Rua Castro Alves, Rua Belo Horizonte, Rua Aloízio Azevedo, Rua Goiânia, Rua Gasparino P. Costa Neto, Rua Lindolfo Nunes, Rua Osvaldo Aranha, Rua Tamandaré e Travessa Belo Horizonte. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Secretária de Assistência Social esteve presente nas atividades da Feira de Saúde de Lagoa Real

Terça / 24.10.2017

Por Maria Nunes

A secretária de Assistência Social, Maria Solange, ressaltou que a Secretaria acreditou desde o primeiro momento no projeto da Feira de Saúde e abraçaram a luta com a primeira-dama.

A Secretaria de Educação, representada pela secretária Ana Soares, e a Secretaria de Assistência Social, representada pela secretária Maria Solange, não mediram esforços para abrilhantar a Feira de Saúde de Lagoa Real, realizada entre os últimos dias 20 e 22. Falando com a reportagem do Tribuna do Sertão/Sertão Hoje, a secretária Maria Solange fez uma avaliação positiva da feira, destacando a importância da sua realização. “A Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de Saúde tiveram como objetivo principal levar ao cidadão de Lagoa Real a oportunidade de atendimento médico de urgência, além de outros serviços públicos, como SAC Móvel, CadÚnico, consultoria jurídica, exposições, stands, dentre outros. Outra finalidade foi atender uma demanda de cestas básicas para a população de baixa renda, com arrecadação de alimentos. “Nós da Secretaria de Assistência Social acreditamos desde o primeiro momento nesse projeto e abraçamos essa luta com a primeira-dama Neia Andrade”, destacou Maria Solange.

Na Feira, foram ofertados os serviços públicos de atendimento médico de urgência, SAC Móvel, CadÚnico, consultoria jurídica, exposições, stands, dentre outros.

SAC Móvel realizou atendimento na Feira de Saúde de Lagoa Real

Segunda / 23.10.2017

Por Maria Nunes

O SAC Móvel ofereceu os serviços de emissão de carteira de identidade, certidão de nascimento, CPF e antecedentes criminais, dentre outros.

Os moradores de Lagoa Real e região que estavam precisando colocar os documentos em dia, tiveram a garantia do atendimento do SAC Móvel até as 18h desse domingo (22) durante a Feira de Saúde do município, no Parque do Vaqueiro. O SAC Móvel ofereceu os serviços de emissão de carteira de identidade, certidão de nascimento, CPF e antecedentes criminais, dentre outros. O evento também contou com a empresa Fotos Ká, que deu suporte na impressão de fotos. As pessoas foram bem atendidas pela equipe da unidade móvel. Essa foi mais uma idéia da primeira-dama Néia Andrade para a Feira de Saúde do município.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 25/10

Segunda / 23.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima quarta-feira (25), das 08h às 17h, no bairro Novo Horizonte, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Avenida Juscelino Kubitscheck, Avenida Presidente Costa e Silva, Avenida Presidente Dutra, Rua A, Rua Ana Amélia Pereira Castro, Rua B, Rua C, Rua Café Filho, Rua Costa e Silva, Rua D, Rua E, Rua Epitácio Pessoa, Rua F, Rua Francisco de Macedo, Rua G, Rua Genésio Rodrigues, Rua H, Rua Odimiro Brito, Rua Padre Manoel da Nóbrega e Travessa Café Filho. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Feira de Saúde de Lagoa Real impressiona com mega estrutura para atendimento e entretenimento

Segunda / 23.10.2017

Por Maria Nunes

O evento contou com a presença de autoridades, dentre elas o prefeito Pedro Cardoso, que esteve acompanhado da sua esposa Néia Andrade, idealizadora do projeto.

Em ato solene na última sexta-feira (20), foi aberta oficialmente a Feira de Saúde de Lagoa Real. O evento contou com a presença de autoridades, dentre elas o prefeito Pedro Cardoso, que esteve acompanhado da sua esposa Néia Andrade, idealizadora do projeto; secretários municipais; vereadores; coordenadora de atenção básica regional do estado da Bahia, Verônica Barbosa, e o prefeito de Ibiassucê, Adauto Prates, que esteve acompanhado da secretária municipal de Saúde, Vera Gardênia.

A secretária de Saúde do Estado, Verônica Barbosa, fez uso do microfone para fazer cumprimentos a todos e falar da sua satisfação em estar participando de um projeto tão grandioso para o município de Lagoa Real. “A minha equipe ficou maravilhada com esse projeto tão audacioso. Estamos em um momento onde a saúde está enlutada, com cortes de recursos, principalmente no setor municipal, que vem enfrentando desafios muito grandes, mas a Secretária de Saúde de Lagoa Real fez um ótimo trabalho mesmo na atual situação”, ressaltou.

Elogios e manifestações de aplausos foram o que não falou para a primeira-dama do município, que dentro de dois meses saiu de porta em porta do comercio local e regional em busca de apoio e patrocínio para realizar o projeto.  O evento fez Lagoa Real sacudir com tantas oficinas oferecidas no decorrer dos dias 20, 21 e 22. Ainda na solenidade de abertura, a Néia Andrade se emocionou com a fala do prefeito Pedro Cardoso, ao dizer da força e determinação que ela enfrentou para realizar um grande evento para população de Lagoa Real, sem ter que contar com recursos financeiros da Prefeitura.

“Estamos em dificuldades, não é só aqui. Tem municípios que ainda estão em situações bem piores. E neste evento a Prefeitura não colocou um centavo pra que fosse promovido. Tudo isso foi patrocinado por todas as pessoas de Lagoa Real, de toda a região. Tivemos um apoio muito grande do SESI, das empresas de Lagoa Real e dos municípios vizinhos e da comunidade. O prefeito ainda ressaltou que foi com muita bravura da primeira-dama que ali estava sendo realizada a Feira de Saúde, destacando a importância das doações que receberam. Na Feira foram ofertados: parque de diversão, bazar, arenas da saúde, cursos e palestras, atendimento ao cidadão, feira comunitária, beleza, cultura, arena das crianças, 1ª Copa de Marcha, bolão da vaquejada e encontro de paredões. Para selar o primeiro dia, teve shows musicais com o cantor Lírio Barbosa, Leo Lucca, Laço de Vaqueiro, Caio Viola. Já no sábado, subiu ao palco a Banda Bota Rasgada e o Cigano Cantador.

Na Feira foram ofertados diversos serviços, entre eles parque de diversão, bazar, arenas da saúde, cursos e palestras, atendimento ao cidadão, feira comunitária, shows, entre outros.

MPF recomenda que administração municipal de Paratinga disponibilize informações no portal da transparência

Segunda / 23.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O MPF emitiu uma recomendação ao prefeito Marcel José e outra ao presidente da Comissão de Licitação e ao pregoeiro Alex Araújo para que disponibilizem as informações.

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu uma recomendação ao Prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho, e outra ao presidente da Comissão Permanente de Licitação do município, Elissandro Francisco dos Santos Moura, e ao pregoeiro Alex Souza Araújo. Nos documentos, enviados no último dia 2 de outubro, o MPF recomenda que sejam disponibilizadas no portal da transparência as íntegras dos editais, contratos, demais documentos e informações sobre contratações para qualquer pessoa física ou jurídica, independentemente da condição de licitante.

Na recomendação enviada ao prefeito, o MPF considera que Paratinga ainda não cumpre a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) ou a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº101/00). A partir de manifestações de cidadãos pelo impedimento ou dificuldade de acesso as íntegras de editais de licitação, o órgão verificou que o portal da transparência do município encontra-se incompleto. O procurador Adnilson Gonçalves da Silva ressaltou que impedir o acesso aos documentos citados pode caracterizar ato de improbidade e acarretar dano moral coletivo, inclusive com a possibilidade de anulação das referidas licitações. As duas recomendações sustentam que editais de licitação, termos de referência e íntegras dos contratos administrativos sejam imediatamente disponibilizados, por cópia física e no portal da transparência, a todas as pessoas físicas ou jurídicas, sob pena de responsabilização por ato de improbidade, conforme o art. 8º, § 1º, inciso IV, da Lei de Acesso à Informação e o art. 11 da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992).

“Os municípios que não cumprirem a legislação podem ficar impedidos de receber transferências voluntárias da União, o que, evidentemente, traria enormes prejuízos aos cidadãos, que têm nas verbas federais transferidas importante fonte de receita”, considerou o procurador Adnilson Silva. Além de disponibilizar as íntegras, o município também deverá implantar, no prazo de 90 dias, o Portal da Transparência e inserir nele os dados previstos na legislação. Carvalho, Moura e Araújo têm o prazo de até 20 dias, após o recebimento, para informar sobre o acatamento ou não das recomendações.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 24/10

Segunda / 23.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta terça-feira (24), das 09h30 às 12h30, na zona rural do município de Guanambi. Será atingido o seguinte local: Povoado Lagoa dos Campos. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Brumado: Tiro de Guerra 06/024 recebe visita de Inspeção de Instrução

Segunda / 23.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

A visita teve por objetivo avaliar o nível de conhecimento, aprendizado e desempenho dos atiradores do Tiro de Guerra sobre as instruções ministradas no corrente ano.

Nos dias 19 e 20 de outubro, o Tiro de Guerra 06/024 recebeu a visita do 1° Tenente José Alves Barreto, adjunto da Seção de Tiro de Guerra da 6ª Região Militar. A visita teve por objetivo avaliar o nível de conhecimento, aprendizado e desempenho dos atiradores do Tiro de Guerra sobre as instruções ministradas no corrente ano. Participaram também das atividades o 1º Sargento Edmundo de Souza Rocha, da 18ª Cia Com Fron, em visita de reconhecimento ao TG, já que fora designado como o novo instrutor do TG para o biênio 2018/2019 e o Subtenente Aloísio Fagundes Gomes, ex-instrutor e Colaborador do TG. Os atiradores foram avaliados nas disciplinas de ordem unida, camuflagem, fortificação de campanha, primeiros socorros, hierarquia e disciplina e treinamento físico militar. Ao término da avaliação, o 1º Tenente Barreto parabenizou os integrantes do TG pelo alto nível de conhecimento e desempenho apresentados durante a avaliação, bem como durante todo o ano de instrução.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada no dia 20/10

Segunda / 23.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Brumado: Polícia Militar apreende quatro pessoas com drogas em veículo no Bairro Esconso

Segunda / 23.10.2017

Por Redação Sertão Hoje

Todos os ocupantes foram abordados e, em seguida, os policiais retornaram alguns metros e localizaram um pacote com cerca de 500 g de maconha.

Neste final de semana, durante patrulhamento ostensivo no Bairro Esconso, o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), avistou um veículo em atitude suspeita. Nas proximidades do Restaurante 3º Milênio, um dos ocupantes do carro, de placa policial PJQ-5199, teria arremessado um pacote para fora do veículo, momento em que foi dada a voz de parada. Todos os ocupantes foram abordados e, em seguida, os policiais retornaram alguns metros e localizaram o pacote. Tratava-se de cerca 500 g de uma substância análoga à maconha. Flávio Porto dos Santos, 21 anos, confessou que arremessou o material para fora do carro e que a droga o pertencia. Ele e os outros três ocupantes do veículo, identificados como Teivison de Souza Leite, Letícia Ribeiro Santos e Jociara Daiane de Lima Santos, foram encaminhados para a delegacia para adoção das medidas cabíveis. Dois celulares também foram apreendidos.