Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2016"

Policia Militar apreende arma escondida dentro de carro na zona rural de Ituaçu

Segunda / 03.10.2016

Por Redação Sertão Hoje

No veiculo de cor prata e placa JQE 0860, de Ituaçu, estava escondida uma arma de fogo com um carregador contendo 14 munições intactas.

Na madrugada de ontem (02), através de denúncia anônima, a Polícia Militar encontrou um veículo Ford Ranger de cor prata e placa JQE 0860, de Ituaçu, estacionado no Povoado de Lagoa dos Patos, zona rural de Ituaçu. No carro estava escondida uma Pistola Taurus 380 com um carregador contendo 14 munições intactas. O veículo pertence a Robson André Luz Santos.

Polícia prende homem portando arma de fogo na zona rural de Malhada de Pedras

Segunda / 03.10.2016

Por Redação Sertão Hoje

A arma foi encontrada no interior de um veículo com 3 pessoas.

Na noite do último sábado (1º), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar, de Malhada de Pedras, abordou um veículo de placa BNJ-1446 com três pessoas. Após abordagem, os policiais localizaram no interior do mesmo um revólver calibre 38 com seis munições intactas. O veículo estava na Fazenda Periperi e todas as pessoas envolvidas foram apresentadas na delegacia de Brumado.

Bancários de Vitória da Conquista aderem ao Outubro Rosa

Segunda / 03.10.2016

Por Redação Sertão Hoje

A categoria se juntou à luta por compreender a importância de ajudar divulgando a necessidade dos exames preventivos.

Nesta segunda-feira (03), em Vitória da Conquista, os bancários completaram o 28º dia de greve fortalecendo a campanha Outubro Rosa, divulgando a importância do diagnostico precoce do câncer de mama e colo de útero.  A ação faz parte do um calendário internacional de combate a esse tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele. O mês de outubro foi escolhido para alertar a população sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce da doença. A categoria se juntou à luta por compreender a importância de ajudar divulgando a necessidade dos exames preventivos.

Polícia prende homem em flagrante arrombando loja em Livramento

Segunda / 03.10.2016

Por Redação Sertão Hoje

Pedro William Luís de Jesus Silva foi preso em flagrante com 20 aparelhos celulares, um DVD e um notebook.

Na madrugada desta segunda-feira (03), um homem foi preso em flagrante após furtar um estabelecimento comercial em Livramento de Nossa Senhora. Conforme informações da Polícia Militar, guarnições da Rádio Patrulha (RP) e do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) foram acionados após disparar o alarme da loja Eletrosom. Durante abordagem na parte dos fundos da loja, foi realizada a prisão de Pedro William Luís de Jesus Silva, com o qual foram apreendidos 20 aparelhos celulares, um DVD e um notebook. O suspeito e todo material apreendido foram apresentados na delegacia de Polícia Civil da cidade para registro da ocorrência.

Eleições 2016: com 57,93% dos votos, Terezinha é a nova prefeita de Malhada de Pedras

Segunda / 03.10.2016

Por Leonardo Oliva

Na eleição deste ano, Terezinha contou com o apoio do atual prefeito Valdecir Alves Bezerra (Ceará), que se uniu a Ramon Santos (Foto: reprodução/internet).

Candidata pela Coligação 'Esta união inclui você', formada por seis partidos, Terezinha foi eleita neste domingo (02) a nova prefeita de Malhada de Pedras, tendo como companheiro de chapa o empresário Adriano Paca (vice-prefeito). Nas urnas, Terezinha obteve 3.633 votos (57,93% dos votos válidos), contra 2.638 votos obtidos pelo seu adversário, Beto de Preto Neto. A diferença foi de 995 votos. Terezinha é esposa de Ramon Santos, que já foi prefeito de Malhada de Pedras por dois mandatos - 1997 a 2000 e 2001 a 2004. Na eleição deste ano, Terezinha contou com o apoio do atual prefeito Valdecir Alves Bezerra (Ceará), que se uniu a Ramon Santos. Além de eleger a nova prefeita de Malhada de Pedras, os partidos que formam a coligação 'Esta união inclui você' ainda conquistou ampla maioria no legislativo municipal, ao eleger seis vereadores: Ticha, Adriano Enfermeiro, Marcão do Pão, Miguel de Valdomiro, Boris e Edna do Periperi. Já a oposição vai contar com três assentos no legislativo municipal: Jaiminho de Maroto, Evânio das Caixas e Nair de Alveno.

Brumado: Polícia prende indivíduo com arma de fogo no povoado de Itaquaraí

Segunda / 03.10.2016

Por Redação Sertão Hoje

Adriano Rodrigues da Silva, de 33 anos, foi preso em flagrante delito circulando com um revólver calibre 38 no povoado de Itaquaraí.

Na última sexta-feira (30), investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (20ª COORPIN) prenderam, em flagrante delito, o indivíduo Adriano Rodrigues da Silva, de 33 anos. O indivíduo estava no povoado de Itaquaraí, circulando com um revólver calibre 38, com numeração suprimida. Adriano foi autuado em flagrante pelo Delegado Orlando Quaresma pela prática de porte ilegal de arma de fogo e ficará à disposição da Justiça.

Eleições 2016: Com 52,70% dos votos válidos, Dr. Jorge é o novo prefeito de Tanhaçu

Segunda / 03.10.2016

Por Leonardo Oliva

Dr. Jorge disputou e venceu as eleições pela Coligação 'Juntos Somos Mais Fortes', composta por 11 partidos (Foto: reprodução/internet).

O médico Dr. Jorge Teixeira da Rocha foi eleito neste domingo (02), mais uma vez, prefeito de Tanhaçu. Dr. Jorge (DEM) recebeu 7.398 votos (52,70% dos votos válidos) contra 6.641 votos recebidos pelo seu adversário, Ney Santana (PT). A diferença foi de 757 votos. Este será o quarto mandato de Dr. Jorge à frente da Prefeitura de Tanhaçu - Ele já havia sido prefeito de 1989 a 1992, 1997 a 2000 e 2001 a 2004. Dr. Jorge disputou e venceu as eleições pela Coligação 'Juntos Somos Mais Fortes', composta por 11 partidos. A sua coligação elegeu seis vereadores: Niltinho, Dielzo, Galêgo, Eduardo Santana, Tõe Brito e Irineu. Com isto, o prefeito terá maioria no legislativo municipal, já que a outra coligação elegeu cinco vereadores: Sueli, Iomara, SOlumar, Wanderley Buri e Miranildo.

Bahia é premiada por criatividade em feira internacional de turismo

Segunda / 03.10.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) e a Bahiatursa alcançaram a premiação pela segunda vez consecutiva.

Na última sexta-feira (30), o Prêmio Criatividade da revista Brasil Travel News foi concedido ao estande da Bahia, com uma réplica do Pelourinho, na 44ª Abav Expo Internacional de Turismo, no Expo Center Norte, em São Paulo. A Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) e a Bahiatursa alcançaram a premiação pela segunda vez consecutiva. O espaço da Bahia foi considerado o mais criativo por um júri formado por membros da diretoria e equipe de jornalismo da revista. ‘O empenho das equipes da Setur e Bahiatursa foi um grande diferencial neste trabalho de promoção da marca Bahia’, afirmou o secretário estadual do Turismo, José Alves. Maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina, o Pelourinho foi reproduzido com imagens dos casarões e o calçamento de pedra que encantam brasileiros e estrangeiros em visita à capital baiana. ‘A valorização do nosso patrimônio arquitetônico foi um dos fatores para o êxito do estande’, acrescentou o secretário.

Eleições 2016: urnas confirmam vitória de Cássia em Mortugaba

Segunda / 03.10.2016

Por Leonardo Oliva

Ao final da apuração, Cássia obteve 3.927 votos (53,85% dos votos válidos, dentro da margem de erro de 4,8% (Foto: reprodução/internet).

As urnas confirmaram neste domingo (02) o que o Site Sertão Hoje já havia antecipado: Cássia vai ser a nova prefeita de Mortugaba. Segundo pesquisa encomendada pelo Jornal Tribuna do Sertão/Sertão Hoje e divulgada no dia 29, Cássia tinha 56,00% das intenções de voto. Ao final da apuração a candidata obteve 53,85% dos votos válidos, dentro da margem de erro de 4,8%. O seu adversário, o médico Júlio César obteve 46,15% dos votos válidos. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisas Opinião nos dias 24 e 25 de setembro. Com a vitória, Cássia vai assumir no próximo dia 1º de janeiro o seu terceiro mandato à frente do executivo municipal. Os partidos que integram a coligação, que elegeu Cássia prefeita, ainda conseguiram maioria no legislativo municipal, com cinco vereadores eleitos: Lázaro, Leu do Sindicato, Aparício, Mara de Véi e Preto. A bancada de oposição vai contar com quatro vereadores: Valdo, Zé de Jason, Rubens e Alcides.

Eleições 2016: Jairo Magalhães supera Nilo Coelho e é eleito Prefeito de Guanambi

Segunda / 03.10.2016

Por Leonardo Oliva

Nilo Coelho foi superado nas urnas por Jairo Magalhães (PSB), que exerceu o cargo de Secretário Municipal de Planejamento (Foto: reprodução/internet).

Para muitas pessoas da região, que não vivenciaram e não acompanham de tão perto assim a política local em Guanambi, a derrota de Nilo Coelho (PSDB) foi uma das maiores surpresas das eleições 2016. Tido como 'imbatível' e o maior líder político de Guanambi, Nilo tentava se eleger novamente prefeito, mas foi superado nas urnas por Jairo Magalhães (PSB), que no mandato do atual prefeito Charles Fernandes, exerceu o cargo de Secretário de Planejamento. Jairo obteve 23.989 votos (50,85% dos votos válidos), contra 23.187 conquistados por Nilo Coelho. A diferença foi de 'apenas' 802 votos, mas suficiente para provocar uma grande mudança de cenário na política local. A maioria dos votos na eleição para prefeito, no entanto, não se confirmou na eleição legislativa. A partir de 1º de janeiro de 2017, quando assume o mandato, Jairo Magalhães deve enfrentar uma forte oposição na Câmara de Vereadores, já que a bancada oposicionista vai ocupar 10 das 15 cadeiras do legislativo. Já a bancada de situação contará com 5 vereadores. 

Brumado: Eduardo Vasconcelos recebe mais de 22 mil votos e é eleito para o 3º mandato

Segunda / 03.10.2016

Por Leonardo Oliva

Eduardo Vasconcelos recebeu uma expressiva votação, que correspondeu a 69,17% dos votos válidos (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

Neste domingo, o candidato Eduardo Vasconcelos (PSB) recebeu 22.370 votos e foi eleito para o seu terceiro mandato à frente do executivo municipal em Brumado. Eleito pela coligação 'Brumado acima de tudo', tendo como companheiro de chapa o vereador Édio Continha (PCdoB), Eduardo Vasconcelos recebeu uma expressiva votação, que correspondeu a 69,17% dos votos válidos - o segundo colocado na disputa obteve 9.689 votos (29,96%). A diferença de votos entre os dois superou a casa dos 12 mil votos. Aos 70 anos, casado, engenheiro civil, Eduardo Vasconcelos já foi prefeito por dois mandatos (2005/2008 e 2009/2012) e em 1º de janeiro de 2017 o seu terceiro mandato à frente da Prefeitura de Brumado. O prefeito eleito vai contar com uma ampla maioria no legislativo municipal, já que a sua coligação elegeu 9 dos 13 vereadores que vão compor a nova legislatura na Câmara Municipal.

Unidades da Rede SAC tem ampliação de 11% nos últimos dois anos

Segunda / 03.10.2016

Por Redação Sertão Hoje

No Plano Plurianual (PPA) atual, constam projetos que abrangem os 27 Territórios de Identidade do Estado (Foto: Reprodução).

No início de 2015, a Rede SAC contava com 55 unidades de atendimento ao cidadão. Hoje, esse número ampliou em 11%, e corresponde a 62. A elevação da capacidade de atendimento também inclui a capilaridade da Rede, que hoje está presente em 25 Territórios de Identidade. No Plano Plurianual (PPA) atual, constam projetos que abrangem os 27 Territórios de Identidade do Estado. O Território de Identidade Sertão Produtivo, em que o município de Caetité está inserido, também contemplado com uma nova unidade da Rede SAC. O Ponto Cidadão Caetité, inaugurado em agosto de 2015, tem capacidade para realizar cerca de 4,3mil atendimentos mensalmente, estando a disposição dos  mais de 52 mil cidadãos caetiteenses, além da população circunvizinha que habita outros 10 municípios.

Já o Ponto Cidadão Bom Jesus da Lapa, inaugurado em março deste ano, é a primeira unidade da Rede SAC no Território de Identidade Velho Chico e levou o acesso à documentação básica para cerca de 70 mil habitantes. Com capacidade para realizar uma média de 5,5 mil atendimentos por mês, a unidade também recebe moradores de cidades limítrofes como Riacho de Santana, Paratinga, Serra do Ramalho, Sítio do Mato, Malhada e Macaúbas. O Posto SAC Guanambi é a 60ª unidade da Rede. Inaugurada em abril, a estrutura foi construída em uma área de 804 m2, com capacidade para realizar 18.200 atendimentos por mês. Responsável pela implantação da unidade, a Saeb realizou um investimento de aproximadamente R$3,6 milhões. A unidade conta com serviços de diversos órgãos, dentre os quais TRE, Detran, SineBahia, Planserv, Ceprev, CPF, SSP, Sefaz Estadual, Sefaz Municipal, Junta de Saúde Militar e Banco Mais BB.

Atualmente, a Rede SAC é composta por 15 Postos fixos em Salvador e RMS, além de outros 21 no interior do estado. Estão disponíveis também 23 unidades do Ponto Cidadão, unidade compacta de atendimento, criada em 2007, e três unidades do SAC Móvel, que atendem à população do interior baiano, onde não há unidade da rede. As unidades disponibilizam à população mais de 700 serviços, prestados por 43 instituições parceiras. Até agosto de 2016 a Rede SAC registrou uma média mensal de 930 mil atendimentos, realizados presencialmente, via telefonia e meios digitais. Em 2015, foram emitidos, dentre outros documentos, 1,1 milhão de carteiras de identidade, 247 mil carteiras de trabalho e 400 mil carteiras de habilitação.

Eleições 2016: Câmara de Brumado tem renovação histórica com apenas três vereadores reeleitos

Segunda / 03.10.2016

Por Leonardo Oliva

Dos 13 vereadores atuais, 9 tentaram a reeleição e apenas 3 conseguiram. Dois não disputaram as eleições e dois concorreram a cargos eletivos diferentes.

As eleições 2016 promoveram uma renovação histórica no legislativo brumadense - 76,92% de renovação, com apenas três vereadores se reelegendo para a próxima legislatura (2017/2020). A bem da verdade, outros fatores, além das urnas, contribuíram para esta alta taxa de renovação. Alguns vereadores simplesmente não disputaram estas eleições e não tentaram a reeleição. É o caso de Liu Vasconcelos e Márcio Moreira. Adiciona-se a isto o fato de outros dois vereadores terem concorrido a outros cargos, sendo este o caso de Édio Pereira (eleito vice-prefeito) e Dr. Alessandro, que ficou em 2º lugar na disputa do cargo de prefeito. Seis vereadores tentaram a reeleição e não obtiveram êxito: Agno Meira, Castilho, Catoze, José Carlos dos Reis, Romar e Weliton Lopes. Já os vereadores José Carlos de Jonas, Zé Ribeiro e Santinho tiveram os seus mandatos renovados nas urnas. Juntam-se a estes três, para compor a próxima legislatura: Dudu Vasconcelos, Elias Piau, Glaudson, Ilka Abreu, Lek Cabelereiro, Léo Vasconcelos, Lia Teixeira, Palito, Rey de Domingão e Wanderley (Nem).