Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "10/2015"

Lideranças de Licínio de Almeida reivindicam água para Jurema e asfalto até Urandi

Sexta / 23.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

As lideranças de Licínio de Almeida, em companhia dos Deputados Afonso Florence e Neusa Cadore, foram recebidas pelo Secretário de Relações Institucionais Josias Gomes

Os deputados Afonso Florence (federal) e Neusa Cadore (estadual) foram recebidos em audiência pelo secretário Josias Gomes (Relações Institucionais). Eles foram reivindicar melhorias para o município de Licínio de Almeida. No encontro na Serin estiveram presentes também o ex-secretário municipal de Agricultura, Adelino Silva Cotrim, conhecido por “Neto”, o coordenador da rede Gavião – voltada para atender a agricultura familiar, engenheiro agrônomo José Orlando, e o presidente do diretório municipal do PT, José dos Santos Leal, o “Zé da Cut”.

Entre as reivindicações apresentadas, eles destacaram a obra da Estação de Tratamento de Água (ETA) – a cargo da Embasa – que irá beneficiar os moradores do Povoado de Jurema. “Temos uma adutora que leva água bruta. Nós queremos levar água tratada captada no Rio São Domingos, o que beneficiará cerca de 400 famílias moradoras do povoado”, explica Adelino Cotrim. Outra demanda é pela pavimentação asfáltica da estrada ligando Licínio de Almeida a Urandi, em uma extensão de 20 km. As lideranças pedem também a implantação de rede elétrica nas comunidades rurais de Lameirão, Vereda do Morro/Mel, Santa Ifigênia, e Bengo.

“Solicitamos, ainda, a implantação de tubulação para levar água à comunidade do Papagaio, e colocação de passagem molhada para as comunidades de Baixão, Tabocas, Tamburil, Barreiro, Louro, Riacho Fundo, e Barreiro do Mato”, complementa José Leal.

Igaporã: Comunidade de Cerquinha está sendo beneficiada por ampliação da rede de abastecimento de água

Sexta / 23.10.2015

Por Samuel Gonçalves

Além da perfuração de poços, a Prefeitura vem investindo também na substituição de bombas d’água, manutenção e limpeza dos poços antigos

A Prefeitura de Igaporã iniciou nesta semana, obras de ampliação na rede de abastecimento de água da comunidade de Cerquinha, a qual será estendida em mais de 1 km. Após sua conclusão beneficiará 20 novas famílias, que receberão água de excelente qualidade em suas residências. A rede será interligada a três poços artesianos: Embiruçú, Cerquinha I e Cerquinha II, os quais são fruto de investimento de recursos próprios do município e juntos contemplarão mais de 70 famílias.

Apesar dos longos períodos de estiagem, a Gestão Municipal trabalha no sentido de ampliar o acesso da população a esse bem essencial à vida que é a água. O objetivo é executar medidas que amenizem os efeitos da seca.  Além da perfuração de poços, a Prefeitura vem investindo também na substituição de bombas d’água, manutenção e limpeza dos poços antigos. As iniciativas aumentam a autonomia dos sistemas de abastecimento, tanto da zona urbana quanto os da zona rural do município.

Câmara de Brumado adquire novos livros para acervo da biblioteca pública

Sexta / 23.10.2015

Por Eliana Costa

Para oferecer uma gama ainda maior de informações nas mais diversas áreas o legislativo brumadense acaba de adquirir um novo acervo de livros

A gestão do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Alessandro Lôbo e Silva tem sido direcionada a proporcionar à população, em especial a de estudantes, condições para que possam desenvolver seus estudos com acesso a livros e a área informatizada com a disponibilização de computadores e acesso a internet para realização de pesquisas. Os benefícios citados podem ser encontrados na Biblioteca Municipal e no Infocentro, que funcionam de segunda a sexta, no horário das 8h00 às 20h00, e aos sábados das 8h00 às 12h00.

Para oferecer uma gama ainda maior de informações nas mais diversas áreas o legislativo brumadense acaba de adquirir um novo acervo de livros, com títulos atualizados, destacando exemplares na área de direito.

O presidente Alessandro Lôbo declarou que a aquisição dos livros trem como firme propósito o oferecimento de condições para a realização de pesquisas escolares e o incentivo à leitura, primordial para o desenvolvimento cultural e intelectual. “Foram adquiridos livros em diversas áreas, nos títulos mais recentes, para que todos possam desenvolver suas atividades escolares e também terem horas agradáveis de leitura. Nossa intenção é disponibilizar meios para que todos tenham acesso à informação e temos nos empenhado em desenvolver ações para a conquista deste fim. Entre os já disponibilizados estão a rede de wi-fi, a biblioteca e o infocentro. Estamos desenvolvendo novos projetos.”

Para que todos possam usufruir dos livros só será permitida a utilização no ambiente da biblioteca pública, não sendo permitida a sua retirada.

Prefeitura de Guanambi continua executando cronograma de obras

Sexta / 23.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Ação importante em pleno andamento é a construção do abrigo do corpo de bombeiros com recursos próprios para atender as exigências da Anac

A Prefeitura de Guanambi, no seu cotidiano, dá continuidade à execução de obras para melhorar a infraestrutura da cidade. No Bairro Santo Antônio está sendo pavimentada a Rua Leonídio Boa Sorte. No bairro Paraíso, a pavimentação asfáltica já mudou o visual urbano das ruas beneficiadas. Outra ação importante em pleno andamento é a construção do abrigo do corpo de bombeiros com recursos próprios para atender as exigências da Anac. As ações também continuam na zona rural, com perfuração e instalação de poços artesianos e limpezas de aguadas.

Igaporã: Balé Sonho Mágico promoveu Aula Pública do Projeto

Sexta / 23.10.2015

Por Samuel Gonçalves

Os pais presenciaram as inúmeras vantagens que o projeto do Balé Sonho Mágico oferece para a vida das crianças e adolescentes

O Projeto Balé Sonho Mágico, mantido pela Prefeitura de Igaporã, através da Secretaria de Cultura e Turismo, está promovendo aulas públicas. A primeira aconteceu nesta segunda-feira (20), onde as bailarinas se apresentaram para os familiares. Nestas aulas, são demonstradas as avaliações de desempenho individual e em grupo destas. Os familiares puderam perceber a importância do acompanhamento das aulas e da frequência para a evolução das crianças ao longo do ano.

Os pais presenciaram as inúmeras vantagens que o projeto do Balé Sonho Mágico oferece para a vida das crianças e adolescentes, sendo as mais notáveis: o desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo, social e afetivo; desenvolvimento das possibilidades musicais e rítmicas; prevenção de deficiências físicas e posturais; socialização; ampliação da linguagem corporal do aluno e a capacidade motora; desenvolvimento da criatividade como elemento de expressão pessoal; desenvolvimento da disciplina e opção por uma nova profissão.

O Balé Sonho Mágico tem como objetivo trabalhar com as crianças e adolescentes através da promoção arte. Hoje, a cidade atende cerca de 250 alunas matriculadas em 12 turmas.

Brumado: VIX realiza trabalho solidário em homenagem ao Dia das Crianças

Quinta / 22.10.2015

Por Luís Gustavo

A organização e animação ficaram por conta dos voluntários do programa Amigos do Grupo Águia Branca

Em homenagem às crianças, a empresa VIX Logística realizou, no último domingo (18), um grande evento no Centro Integrado de Educação Professora Maria Sônia Meira Gomes e Professor Sá Teles, localizada na Vila Presidente Vargas. Cerca de 130 crianças da pastoral da criança participaram do evento com muita alegria e entusiasmo. A organização e animação ficaram por conta dos voluntários do programa Amigos do Grupo Águia Branca (AMIGAB), que dispuseram de brinquedos, presentes, brincadeiras, danças, pinturas, comes e bebes. A VIX Logística juntamente com o programa AMIGAB, tem como foco melhorar a autoestima das crianças e jovens através de atividades de educação, cultura e lazer. Tornando assim um programa de grande impacto na comunidade local. ‘Parabéns crianças! A VIX investe e acredita em vocês’, destacou a coordenação da VIX.

A VIX Logística juntamente com o programa AMIGAB, tem como foco melhorar a autoestima das crianças e jovens através de atividades de educação, cultura e lazer

Igaporã: Comunidade de Gurunga é beneficiada com limpeza da barragem

Quinta / 22.10.2015

Por Samuel Gonçalves

Na comunidade de Gurunga, escavadeira hidráulica e pá carregadeira trabalham na desobstrução da barragem, possibilitando o maior acúmulo de água

A Prefeitura de Igaporã, junto a Renova Energia por meio do Programa Catavento, iniciou nesta semana a limpeza de mais uma barragem pública, desta vez a comunidade contemplada é Gurunga, onde escavadeira hidráulica e pá carregadeira trabalham na desobstrução da mesma. Essa ação é de grande necessidade, haja vista os longos períodos de estiagem que o município tem enfrentado nos últimos anos. Na limpeza, um grande volume de terra está sendo removido da bacia da barragem. Com a recuperação, a capacidade de armazenamento de água do reservatório será ampliada significativamente, beneficiando um grande número de famílias da localidade e região.

No total, quatro barragens receberão obras de limpeza: Tamanduá (em conclusão), Gurunga (em execução), Olho D’água e Santana. As obras acontecem estrategicamente no período de seca, com objetivo de prepará-las no sentido de aumentar suas capacidades de armazenamento de água, o que amenizará os longos períodos de estiagem que vive nossa região.

No semiárido nordestino as políticas públicas voltadas para as barragens, visam criar alternativas de convivência do homem do sertão com o fenômeno natural das secas, tentando minimizar o déficit hídrico existente nesta região. A partir desta realidade a Administração Municipal vem dedicando a devida atenção para assegurar os recursos hídricos necessários à nossa população.

Cooperação Técnica entre Prefeitura de Guanambi e Conselho de Arquitetura e Urbanismo foi debatida em reunião

Quinta / 22.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

A reunião contou com as presenças do prefeito Charles Fernandes, Secretários Municipais e representantes dos Conselhos Regional e Federal de Arquitetura e Urbanismo

Na manhã desta terça-feira 20/10, o Prefeito Charles Fernandes recebeu no gabinete municipal, uma equipe do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU, composta pela arquiteta Graça Dórea (CAU-BA/Gerente de Operações), Hugo Seguchi (CAU-BR/Conselheiro Federal) e Guivaldo D’Alexandria Baptista (CAU-BA/Presidente), que estavam acompanhados pelo arquiteto Michel Macedo, Diretor do Departamento de Engenharia da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Guanambi. Na reunião, diversos assuntos pertinentes foram tratados, entre os tais, atribuições da prefeitura e acordos de cooperação técnica entre a gestão municipal e os Conselhos. No encontro também participaram o Secretário de Planejamento Jairo Magalhães, o assessor Jurídico da prefeitura Hildevaldo Boa Sorte e o servidor municipal José Bonifácio Teixeira.

Projeto de lei do Planserv é aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia

Quinta / 22.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O objetivo da reestruturação do Planserv é consolidar o conceito de plano solidário, no qual a contribuição dos servidores é proporcional à sua faixa salarial

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, nesta terça-feira (20), o Projeto de Lei (PL) que promove alterações no Planserv para garantir a sustentabilidade do plano, bem como a melhoria da qualidade do serviço. O PL foi aprovado com emendas relativas à possibilidade de os agregados permanecerem no plano até 35 anos, com a contribuição igual à do titular, e outra permitindo o ingresso de servidores após cinco anos, mediante o acréscimo de contribuição correspondente à faixa etária no momento da adesão.

O objetivo da reestruturação do Planserv é consolidar o conceito de plano solidário, no qual a contribuição dos servidores é proporcional à sua faixa salarial, corrigindo distorções na tabela. No modelo atual, sem reajuste desde 2011, o teto da contribuição atinge servidores que recebem até R$ 10.250. Com aprovação do projeto, esse teto passa a ser R$ 22.250 ou mais, garantindo a equidade na contribuição, ou seja, quem recebe mais passará a contribuir mais.

Outras alterações estão no PL, como a inclusão de agregados para titulares pensionistas, o que não ocorre atualmente. A medida permite, portanto, a ampliação do benefício, pois será possível manter no sistema os netos do servidor falecido.

Emenda do Deputado Luciano Ribeiro foi aprovada em Projeto do Executivo

Quinta / 22.10.2015

Por Giselle Quintão

A Emenda aprovada refere-se a criação de critérios para transparência do programa, autorizando o Executivo a publicar relatórios com resultados no Diário Oficial

No dia 20 de outubro, foi aprovada, por unanimidade, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Emenda Parlamentar do Deputado Luciano Ribeiro ao Projeto de Lei Nº 21.526/2015, que institui o Programa de Transação Judicial e Extrajudicial de Créditos Tributários – Programa Concilia Bahia. A Emenda aprovada refere-se a criação de critérios para transparência do programa, autorizando o Poder Executivo a publicar relatórios com resultados no Diário Oficial.

PROJETO QUE MODIFICA O PLANSERV - Ainda no dia 20 de outubro, o Projeto que modifica o Planserv foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia, mesmo com todos os deputados da oposição votando contra, em demonstração a contrariedade ao Projeto e da união e força da bancada. O Projeto foi aprovado com partes das proposições feitas pelos deputados oposicionistas, o que foi considerado mais uma importante vitória.

Brumado: Coelba informa Desligamento Programado de Energia Elétrica

Quinta / 22.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada

Em comunicado oficial, a Coelba informou que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo domingo, dia 25/10, das 08h às 13h, em parte do Ginásio Industrial de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Barão de Macaubas e Tv Moreira. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica.

Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Audiência na Câmara dos Deputados: INB defende que presença de urânio em poço de Lagoa Real tem origem natural

Quinta / 22.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

O representante da INB esclareceu que os exames foram feitos a pedido do Sr. Osvaldo, e que o poço não está na área de influência da unidade da INB

As Indústrias Nucleares do Brasil – INB, a Secretaria de Meio Ambiente da Bahia e até mesmo o representante do Movimento Paulo Jackson afirmaram durante audiência promovida nesta terça-feira (20) pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, em Brasília, que a presença de urânio na água do poço situado no sítio do Sr. Osvaldo Antônio de Jesus, em Lagoa Real, na Bahia, é natural e não foi causada pelas atividades da empresa.

O representante da INB, Pedro Luís dos Santos Dias, esclareceu durante a audiência que os exames foram feitos a pedido do Sr. Osvaldo, e que o poço não está na área de influência da unidade da INB: “Com a análise que nós fizemos podemos afirmar que a ocorrência é natural”.

Ele explicou como são as atividades da empresa na região, que possui licenciamento ambiental concedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e licenciamento nuclear, pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). “Para mantermos essas licenças e autorizações é necessário cumprir programas como monitoramento ambiental, recuperação de áreas degradadas, gerenciamento de resíduos sólidos e medidas relacionadas à atmosfera”, explicou.

O secretário de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler, enfatizou que todas as condicionantes e normas de licenciamento ambiental são cumpridas pela INB. “Os resíduos de urânio encontrados no poço não são fruto de ação da indústria. Os resíduos encontrados são da natureza”, declarou, lembrando que a região é uma província uranífera: “O urânio está lá, está naquele solo, naquela rocha, é natural que ocorra a presença de urânio na água”.

O coordenador geral de Mineração do IBAMA, Jonatas Trindade, disse que de acordo com as análises feitas pelo órgão não existem, até o momento, elementos que indiquem o descumprimento de condicionante da licença de operação da unidade da empresa em Caetité.

O dirigente sindical Lucas Mendonça dos Santos, que representou a ONG Movimento Paulo Jackson na audiência, também afirmou acreditar que as atividades da INB não são responsáveis pela presença de urânio no poço do Sr. Osvaldo. “A INB já mostrou que são bacias diferentes, então dificilmente a atividade da empresa terá contaminado esse poço específico”, disse. Mas ele colocou em dúvida a atuação do IBAMA e citou um relatório de um laboratório independente francês, Criirad, que teria apontado, segundo Lucas, que o “monitoramento ambiental é totalmente inconclusivo e precário”.

Prefeita de Igaporã e Técnicos da Administração Municipal participaram de Encontro Regional da UPB e TCM

Quinta / 22.10.2015

Por Samuel Gonçalves

Para a Prefeita Rosana Cotrim, sua participação junto aos técnicos do município foi de fundamental importância

A Prefeita Rosana Cotrim e colaboradores da Administração Municipal Participaram, nos últimos dias 16 e 17, do Encontro Regional de Orientação aos Gestores, realizado pela UPB e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM/BA), que aconteceu na Câmara de Vereadores em Guanambi. Dentre os objetivos, o encontro buscou orientar sobre a necessidade de incentivar a geração renda e o desenvolvimento social por meio de atividades de cooperativismo e da economia solidária.

Participaram do evento prefeitos, secretários, vereadores e técnicos municipais de toda a região. Estes foram orientados sobre as normas da Lei de Responsabilidade Fiscal e a forma de atuação dos órgãos de controle. Na ocasião também aconteceram palestras, painéis e debates que abordam controle interno, contabilização de contas públicas, índice de gasto com pessoal, estímulo à geração de emprego, renda e empreendedorismo.

Para a Prefeita Rosana Cotrim, sua participação junto aos técnicos do município foi de fundamental importância, na medida em que se promoveu um amplo ambiente de conhecimento para ambos.

Mortugaba: Heráclito entrega USF de Bela Vista reestruturada e carro para a Secretaria de Educação

Quinta / 22.10.2015

Por Maria Nunes

Para a Secretária de Saúde, a reestruturação da UFS de Bela Vista demonstra o compromisso do Prefeito Heráclito com a melhoria dos serviços de saúde

Na última segunda-feira, dia 19, o prefeito de Mortugaba Heráclito Matos, ao lado de vereadores, Secretários Municipais e membros da administração municipal estiveram na comunidade de Bela Vista para realizar a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF), que foi totalmente reestruturada. Na oportunidade, o gestor municipal entregou ainda um veículo 0km, adquirido com recursos próprios do município, que vai auxiliar nos serviços realizados pela Secretaria Municipal de Educação.

Para a Secretária de Saúde de Mortugaba, Joana Amélia, a reestruturação da UFS de Bela Vista demonstra o compromisso do Prefeito Heráclito com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. ‘Quero externar também a minha gratidão a todos os profissionais que atuam nesta unidade e em outras do município pela dedicação e compromisso com que desempenham as atividades diárias, sempre buscando oferecer um serviço melhor para a nossa população’, destacou Joana.

Desde que assumiu a gestão municipal, o prefeito Heráclito Matos vem imprimindo um dinamismo administrativo muito grande em Mortugaba, com obras expressivas nas mais diversas áreas, especialmente saúde, educação e infraestrutura urbana.

Na oportunidade, o gestor municipal entregou ainda um veículo 0km, adquirido com recursos próprios do município

Guanambi: Caminhada das campanhas ‘Outubro Rosa e Novembro Azul’ contou com expressiva participação popular

Quinta / 22.10.2015

Por Redação Sertão Hoje

Na caminhada, foram destacados faixas e cartazes de conscientização e distribuição de panfletos sobre orientações e cuidados

Uma grande caminhada, que percorreu as principais ruas do centro comercial de Guanambi, na manhã desta segunda (19), marcou o ciclo de eventos da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama e de Próstata, realizada pela Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Atenção Básica. Na caminhada, foram destacados faixas e cartazes de conscientização e distribuição de panfletos sobre orientações e cuidados. Na ação, prevaleceram as cores rosa e azul em camisas e balões. O ponto de saída e chegada foi a Secretaria Municipal de Saúde, no centro administrativo.

“Com o importante suporte e incentivo do Prefeito e apoio de nossa equipe, esta grande Caminhada marca com destaque a nossa contribuição a esta campanha importante de prevenção para os homens e mulheres de nossa sociedade”, destacou o secretário de saúde Manoel Paulo.

O ato contou com a participação de profissionais de saúde de diversos setores, do Prefeito Charles Fernandes, que estava acompanhado da primeira-dama Jaylma Fernandes, Secretário de Saúde Manoel Paulo, Secretário de Planejamento Jairo Magalhães, Secretária de Assistência Social Maria Silva (Lilia), Procurador Municipal Dr. Euclides Barros e da Diretora do Departamento de Atenção Básica, enfermeira Paula Melo.

“Nós mulheres precisamos nos cuidar, fazer o autoexame e principalmente fazer a mamografia anualmente após os 40 anos, e todo mundo tem que estar envolvido, lembrando a mãe, as filhas, as amigas, as colegas de trabalho da importância do exame”, frisou a primeira-dama Jaylma Fernandes. 

O ato contou com a participação de profissionais de saúde de diversos setores, do Prefeito Charles Fernandes, primeira-dama e Secretários Municipais