Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2023"

Indivíduo foge após apreensão de drogas em Livramento

Sábado / 30.09.2023

Por Redação Sertão Hoje

O indivíduo, segundo a polícia, não obedeceu à voz de prisão e fugiu, deixando para trás 40g de maconha e materiais utilizados no tráfico. (Foto: Divulgação / 46ª CIPM)

Nesta sexta-feira (29), por volta das 18h, durante rondas nas proximidades do Hospital Municipal de Livramento, uma guarnição do PETO da 46ª CIPM foi informada por populares sobre a presença de um indivíduo em uma rua próxima que aparentava fazer uso de droga. De acordo com a PM, no local indicado, os policiais encontraram R.A.S.J, que possui diversas passagens. O indivíduo, segundo a polícia, não obedeceu à voz de prisão e fugiu, deixando para trás uma balança de precisão, 40g de substância análoga à maconha, sacos plásticos comumente utilizados na embalagem e comercialização de drogas e um aparelho celular. O material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Livramento, informou a 46ª CIPM.

Tombamento de carreta interrompe tráfego entre Dom Basílio e Livramento

Sábado / 30.09.2023

Por Redação Sertão Hoje

O condutor foi atendido pelo SAMU e em seguida levado para a UPA 24h de Livramento. (Foto: Divulgação / 46ª CIPM)

Nesta sexta-feira (29), por volta das 06h, a 46ª CIPM foi informada sobre um acidente de trânsito no trecho entre Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora. Segundo a PM, ao chegarem ao local, os policiais constataram que uma carreta, de placa QPF-9376, havia tombado, ocasionando bloqueio parcial da via. O condutor apresentava ferimentos e já estava sendo atendido pelo SAMU 192, sendo posteriormente levado para a UPA 24h de Livramento. A guarnição permaneceu no local até a chegada de prepostos da Polícia Rodoviária Estadual, informou a Polícia.

O condutor foi atendido pelo SAMU e em seguida levado para a UPA 24h de Livramento. (Foto: Divulgação / 46ª CIPM)

Ibicoara: confronto policial resulta na morte de criminoso e apreensão de armas e drogas

Sábado / 30.09.2023

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a polícia, o indivíduo não hesitou em abrir fogo contra os policiais, dando início a um confronto armado. (Foto: Divulgação)

Na madrugada desta sexta-feira (29), por volta da meia-noite, durante a "Operação Paz", uma ação policial liderada pela 77ª CIPM com reforço do 24º Batalhão de Polícia Militar, ocorreu um grave incidente em Ibicoara. Uma guarnição do PETO foi alertada sobre um indivíduo portando uma arma de fogo e carregando uma mochila, supostamente envolvido no tráfico de entorpecentes em uma rua próxima.

De acordo com a PM, ao se dirigirem ao local informado, os policiais avistaram o suspeito, cujas características correspondiam às informações fornecidas. Ao perceber a aproximação das autoridades, o suspeito tentou fugir e se refugiou em uma edificação. No entanto, segundo a polícia, ele não hesitou em abrir fogo contra os policiais, dando início a um confronto armado. Durante o confronto, o suspeito foi alvejado, e os agentes prestaram socorro imediato, levando-o ao hospital local, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Ainda segundo a PM, foram encontrados diversos itens, incluindo um revólver calibre .38, um carregador de pistola calibre .40, um rádio comunicador, 90 papelotes e duas porções maiores de maconha, 44 papelotes e quatro porções maiores de cocaína, quatro balanças de alta precisão, uma máquina de cartão, diversas embalagens plásticas e pinos para acondicionamento de entorpecentes, duas armas artesanais e três espoletas de espingarda. O caso foi registrado na Unidade de Polícia local, onde todas as evidências foram apresentadas, informou a Polícia Militar.

Bahia Sem Fogo: brigadas voluntárias são beneficiadas com EPI’s e EPC’s na Chapada Diamantina

Sábado / 30.09.2023

Por Ascom Sema

Cerca de 30 brigadas foram beneficiadas com a doação dos kits. (Foto: Divulgação / Valquíria Siqueira)

O Governo da Bahia, por meio do Programa Bahia Sem Fogo, realizou, nessa quarta-feira (28), a entrega de 3.500 itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs) para as brigadas que têm atuado no combate aos incêndios florestais na região da Chapada Diamantina. Cerca de 30 brigadas foram beneficiadas com a doação dos kits, durante cerimônia realizada pelo Consórcio Chapada Forte do Circuito do Diamante – CIDCD, no município de Andaraí.

Os kits de EPI’s doados são compostos por: gandolas, calças, pares de coturno, gorros, abafador, meiões, balaclava, cantil, óculos, apitos, conjuntos amarelos, conjuntos do Bahia Sem Fogo, uniformes, máscaras respiratórias semifaciais, além de kit com bombas costais, balaclavas, respirador com e sem filtro. Já quanto aos itens de proteção coletiva (EPC’s) disponibilizados para as equipes de campo, foram: facões com bainha, foices, enxadas, pilhas, pá de bico e pá quadrada. A entrega faz parte do esforço conjunto dos órgãos que compõem o Programa Bahia Sem Fogo.

A diretora-geral da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Daniella Fernandes, participou da cerimônia, promovida pelo Município, e reforçou a importância de o Governo do Estado municiar os brigadistas com equipamentos que deverão qualificar as ações de combate ao fogo na região. “Esse evento é um reconhecimento do Governo do Estado, do Consórcio, da importância dos brigadistas, da importância das brigadas voluntárias na atuação, no combate aos incêndios florestais. Essa entrega emergencial só foi possível pelo esforço conjunto do Corpo de Bombeiros, da Casa Civil, Defesa Civil e outros órgãos que compõem o Bahia Sem Fogo”, disse ela.

A gestora sinaliza ainda que o Estado está com licitação em andamento para aquisição de mais equipamentos. “Isso aqui é a primeira entrega, ainda não é o ideal, mas a gente entende que é um esforço inicial e necessário para trazer mais conforto e segurança a vocês que estão atuando no combate aos incêndios florestais. Vocês estão doando seu tempo, energia, saúde, em prol do meio ambiente, em prol da preservação de nossas riquezas naturais, então eu agradeço a vocês de coração por esse trabalho maravilhoso. Desejo que esses equipamentos entregues hoje ajudem vocês no combate e torne mais segura essa missão”, salientou Daniella Fernandes.

Prefeito do município de Andaraí e também presidente do Consórcio Chapada Forte, Wilson Cardoso agradeceu o empenho e o reconhecimento do Programa Bahia Sem Fogo na atuação das brigadas voluntárias no combate aos incêndios florestais, em especial na região da Chapada Diamantina. “Todos os membros do Consórcio, além dos brigadistas de Andaraí e demais regiões, podem se orgulhar hoje dessa iniciativa do Governo do Estado. Estamos muito felizes porque essa parceria não termina aqui, teremos novas entregas pela Secretaria do Meio Ambiente, pelo Programa Bahia Sem Fogo”, assegurou o gestor de Andaraí.

Representando o secretário Afonso Florence, da Casa Civil, o assessor técnico do Gabinete, Júlio Rocha, reforçou que a distribuição dos EPI’s e EPC’s fazem parte de uma ação contínua do Programa Bahia Sem Fogo. “Estamos aqui ajudando na articulação intergovernamental das Secretarias responsáveis pelo Programa Bahia Sem Fogo, e a Casa Civil vem atuando em conjunto com a Sema, articulando uma próxima aquisição de equipamentos para munir as brigadas voluntariárias, além de materiais que auxiliarão no combate aos incêndios florestais”, garantiu Júlio Rocha.

Também presente no evento representando o Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia, o Major Jansen parabenizou o Consorcio Chapada Forte por abraçar essa causa tão importante. “Posso afirmar que estamos atentos às demandas das brigadas voluntárias, nós já atuamos juntos, trabalhando na capacitação de brigadistas voluntariários, todos os anos nós fazemos capacitações pra dar o treinamento que eles necessitam para o combate e, principalmente, para as questões de segurança. Hoje o Corpo de Bombeiros está bem estruturado, com mais de 300 bombeiros para atender as demandas de incêndios florestais. E aqui na Chapada contamos 50 bombeiros e com o apoio das brigadas voluntárias. Parabenizo aos brigadistas pelo trabalho difícil, complexo e perigoso que realizam, mas que fazem de forma voluntária para defender o nosso meio ambiente e a nossa biodiversidade” destaca o Major.

Respondendo atualmente como superintende adjunto de Proteção da Defesa Civil, Osnyr Bomfim salientou, durante a cerimônia, que transformar as brigadas voluntárias em núcleos comunitários é uma bandeira da Defesa Civil, da Superintendência. “Isso é extremamente importante não só pelas respostas mais rápidas e efetivas nos momentos de desastres de incêndio, mas trabalhar especialmente com prevenção e monitoramento. E o GT Bahia Sem Fogo tem se reunido, discutido, procurado soluções mais efetivas para que a Chapada Forte seja mais forte ainda, sem incêndios, sem desastres”, afirmou Osnyr Bomfim.

Assim como a Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), representado no evento pela coordenadora da Unidade Regional (UR) da Chapada Diamantina, Simone Sodré, também marcou presença no evento. “Me coloco aqui, enquanto Inema, à disposição no que for preciso no sentido de auxiliar na prevenção e combate nos incêndios florestais. A gente sabe também que as brigadas também atuam realizando atividades de educação ambiental e ações de prevenção com as comunidades, então é muito satisfatório ver que o trabalho deles vem sendo reconhecido pelos gestores municipais e pelo Estado, através do esforço conjunto dos órgãos que compõem o Programa Bahia Sem Fogo”, salientou a gestora da UR.

Participaram da cerimônia representantes dos municípios da Chapada, brigadistas, bombeiros e sociedade civil.

Prefeitos pedem que reforma tributária garanta autonomia e arrecadação dos municípios

Sexta / 29.09.2023

Por Brasil 61

Os gestores também criticaram iniciativas do governo federal que aumentaram as atribuições dos municípios sem prever recursos para custear essas novas obrigações. (Foto: Pedro França / Agência Senado)

Em sessão temática no Senado, nessa quinta-feira (28), prefeitos de todo o país pediram que o texto da reforma tributária garanta a autonomia e a arrecadação dos municípios. Os gestores também criticaram iniciativas do governo federal que aumentaram as atribuições dos municípios sem, contudo, prever recursos para custear essas novas obrigações.

Prefeito da cidade de São Paulo e representante da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Ricardo Nunes destacou que a entidade é favorável e entende a importância da reforma para o país. No entanto, pediu que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2019 assegure uma participação mínima aos municípios no bolo da arrecadação. "O que a FNP propõe é um patamar definido pela média da participação municipal dos últimos cinco anos na receita total disponível no setor público. É o gatilho de garantia de que os municípios sejam compensados por conta de uma eventual perda de arrecadação", disse.

Primeiro a discursar, o secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, citou estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que aponta crescimento de 12% a 20% da economia do país em 15 anos, como consequência da reforma. Segundo ele, o desempenho positivo da economia vai minimizar eventuais perdas de arrecadação que alguns municípios teriam com a aprovação da reforma. "O crescimento da economia tem efeito positivo para todos os municípios brasileiros. É muito importante não tratar a reforma como jogo de soma zero, em que uns ganham e outros perdem. Quando você considera o efeito sobre crescimento, esse efeito, para quase todos os municípios, é positivo", disse.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, pontuou que a reforma deve não só modernizar o sistema tributário, mas corrigir as distorções entre os entes federados. Uma delas é o que os gestores classificam como "concentração dos recursos e descentralização das atribuições", ou seja, o dinheiro concentrado na União e a obrigação de prestar serviços aos municípios.

"Os municípios receberam muitas atribuições sem a correspondência de recursos para pagar. A União mantém em Brasília grande arrecadação. Criam esses programas e que agora não têm solução. Alguém é contra piso dos enfermeiros? Ninguém é contra, mas onde que está o dinheiro para pagar?", questionou.

Sebastião Ferreira Martins Junior, prefeito de Apucarana (PR), afirmou que as prefeituras têm perdido arrecadação em 2023 e que a reforma tributária não pode tirar recursos dos municípios. "Não podemos tirar arrecadação dos municípios. Não podemos tirar autonomia dos municípios, capacidade de reação dos municípios. Quando a tempestade chega, é o município que tem que dar o reforço, primeiramente", defendeu.

Tramitação

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) destacou que garantir o equilíbrio entre os entes federativos é um dos desafios de relatar a PEC 45/2019. O parlamentar amazonense disse que é fundamental ouvir os líderes municipais para a elaboração do relatório.

"O Senado cumpre uma etapa extremamente importante das audiências e debates temáticos sobre a reforma: ouvir os municípios. As pessoas vivem nos municípios. É nos municípios que elas buscam a saúde pública, a educação, trabalham, tem a mobilidade urbana, estão os desafios da segurança pública", comentou.

Até o momento, os senadores apresentaram mais de 250 emendas – propostas de alteração – ao texto da reforma tributária que foi aprovado na Câmara dos Deputados. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende colocar a matéria para votação até o fim de outubro.

Conselho Federativo

Um dos pontos que são objetos de emendas dos senadores é o Conselho Federativo, que na reforma aprovada pela Câmara seria o responsável por arrecadar, gerir e distribuir o Imposto sobre Bens e Serviços. Governadores e prefeitos temem perder autonomia. Segundo a proposta da Câmara, o conselho será formado por 54 representantes, sendo um para cada estado e o Distrito Federal. Os municípios também terão 27 representantes. As decisões do colegiado só serão aprovadas se tiverem a maioria absoluta dos votos, além de terem que representar mais de 60% da população do país.

O senador Espiridião Amin (PP-SC) foi autor de uma emenda para acabar com o conselho: "Eu já propus por emenda a retirada, a remoção do Conselho Federativo. Eu não concordo com a existência dele".

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) também teme pela autonomia dos entes subnacionais. "Eu espero que, até o fim das discussões, a gente consiga um texto equilibrado para que os poderes sejam bem distribuídos e não fique na mão de um conselho que vai poder dirigir os estados e tirar mais ainda o poder de estados e municípios", afirmou. Fonte: Brasil 61.

Brumado: eleição para Conselheiro Tutelar acontecerá neste domingo (01)

Sexta / 29.09.2023

Por Redação Sertão Hoje

O processo de votação acontecerá no Colégio Estadual de Brumado, das 08h às 17h, sendo necessário levar documento com foto e título de eleitor. (Foto: Instagram / @prefeitura_brumado)

A Prefeitura de Brumado, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e do Conselho Tutelar, realizará neste domingo, 1º de outubro, a eleição para Conselheiro Tutelar.  Ao todo, 17 candidatos estão disputando as 5 vagas. O processo de votação acontecerá no Colégio Estadual de Brumado (CEB), das 08h às 17h, sendo necessário levar documento com foto e título de eleitor.

Segundo a prefeitura, a participação de toda a sociedade neste processo democrático é muito importante, pois as pessoas eleitas irão trabalhar diretamente na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Governo do Estado oferta mamografias e consultas no Outubro Rosa

Sexta / 29.09.2023

Por Ascom Sesab

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que em 2023, o número de novos casos de câncer de mama na Bahia é de 4.230. (Foto: Divulgação / Elói Corrêa)

Com 100% dos atendimentos por agendamento, o Governo do Estado ofertará 20 mil exames de mamografia para mulheres entre 40 e 69 anos, bem como mais de 2.700 consultas com ginecologistas e mastologistas. Como ação do Outubro Rosa, as Policlínicas Regionais de Saúde instaladas nos municípios de Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Valença, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jacobina, Itabuna, Senhor do Bonfim, Simões Filho, Barreiras, Ribeira do Pombal, Eunápolis, Brumado, Itaberaba, Serrinha, Santa Maria da Vitória e São Francisco do Conde ofertarão vagas extras para os municípios consorciados agendarem exames de mamografia ao longo do mês.

O serviço de mamografia da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem que funciona nos hospitais estaduais em Jequié, Vitória da Conquista e Guanambi também ofertará exames extras e fará ações educativas. Ao todo serão 100 exames.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que em 2023, o número de novos casos de câncer de mama no Brasil seja de 73.610. Na Bahia, a estimativa é de 4.230. Segundo a secretária da Saúde do Estado, “a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”, ressalta Roberta Santana.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento da Sesab.

Câncer de mama

De acordo com informação do Inca, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, por isso a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor.

Múltiplos fatores estão envolvidos na etiologia do câncer de mama, como explicam os especialistas do Inca, entre eles estão: idade da primeira menstruação (menor do que 12 anos); menopausa após os 55 anos; mulheres que nunca engravidaram ou nunca tiveram filhos (nuliparidade); primeira gravidez após os 30 anos; uso de alguns anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal (TRH) na menopausa, especialmente se por tempo prolongado; exposição à radiação ionizante; consumo de bebidas alcoólicas; dietas hipercalóricas; sedentarismo e predisposição genética.

Atualmente os médicos recomendam a identificação da doença em estágios iniciais por intermédio das estratégias de detecção precoce, pautadas nas ações de rastreamento e diagnóstico precoce. A mamografia bienal para as mulheres na faixa etária estabelecida é a estratégia de rastreio indicada, enquanto o diagnóstico precoce é formado pelo tripé: população alerta para os sinais e sintomas suspeitos; profissionais de saúde capacitados para avaliar os casos suspeitos; e sistemas e serviços de saúde preparados para garantir a confirmação diagnóstica oportuna e com qualidade.

O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo). Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. No caso de a doença já possuir metástases (quando o câncer se espalhou para outros órgãos), o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.

Estudante de Barreiras conquista primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras

Sexta / 29.09.2023

Por Ascom SEC

Edinael Menezes é o único estudante surdo baiano a alcançar este feito e esta não é a primeira vez que ele é medalhista da OBMLibras. (Foto: Divulgação)

Edinael Menezes, de 19 anos, estudante do 3º ano do Colégio Democrático Estadual Marcos Freire – Tempo Integral, no município de Barreiras, conquistou o primeiro lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras (OBMLibras). Edinael é o único estudante surdo baiano a alcançar este feito e esta não é a primeira vez que ele é medalhista da OBMLibras. Na edição de 2022, o aluno conquistou o terceiro lugar. A premiação de 2023 acontece virtualmente, no dia 27 de novembro, no site oficial do Sinaliza Enem.

“Eu fiquei muito feliz com esta conquista. Gosto muito de Matemática e essa disciplina não se importa em saber quem você é ou quais limitações você tem. Tenho um professor muito bom, o Gustavo, que é paciente e sempre nos mostra os melhores caminhos para alcançar os resultados. Pretendo fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e seguir na Matemática, pois foi esta área que abriu portas na minha trajetória de estudante”, relata Edinael Menezes.

O professor de Matemática da unidade escolar, Gustavo Barbosa, destaca que o uso da Libras no ensino do seu componente curricular promove a inclusão de estudantes surdos em salas de aula regulares, garantindo que eles tenham acesso igualitário à educação matemática. “A Matemática também desempenha um papel fundamental na promoção da acessibilidade e inclusão dos alunos surdos, permitindo que eles participem ativamente das aulas e compreendam os conceitos matemáticos de maneira significativa”, avalia o educador, destacando que o trabalho em sala de aula facilitado pelo intérprete de Libras da unidade, Pedro Gomes Jr., “foi fundamental para que Edinael obtivesse a conquista na competição”.

Pedro Gomes Jr. relata que Edinael realizou a prova em sua língua materna e ele acompanhou todo o processo evolutivo do aluno. O intérprete também destaca a importância da educação em tempo integral e da educação inclusiva para os estudantes. “A Educação Inclusiva se faz presente no momento em que as diferenças são respeitadas e os espaços são adequados a todas as pessoas com ou sem deficiência. Foi o caso da OBMLibras, que forneceu a prova toda sinalizada, agilizando a interpretação e compreensão das questões. E a escola em tempo integral oportunizou ao estudante surdo o maior envolvimento e assiduidade com as disciplinas escolares, especialmente nas habilidades matemáticas”.

Sobre a OBMLibras – A Olimpíada Brasileira de Matemática em Libras é a primeira e única competição científica de âmbito nacional realizada completamente em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A prova é feita anualmente em escolas públicas e privadas com estudantes surdos em todas as regiões do Brasil. Os alunos recebem o acesso a uma plataforma com as questões gravadas em vídeo, elaboradas por professores surdos e ouvintes.

Oliveira dos Brejinhos: traficante é detido em operação conjunta da 4ª CIPM e Polícia Civil

Sexta / 29.09.2023

Por Redação Sertão Hoje

Foram encontrados 20 papelotes de substância análoga à cocaína, 66 trouxinhas de substância análoga à maconha, dois celulares e mais de R$300 em espécie. (Foto: Divulgação / 4ª CIPM)

Na manhã dessa quinta-feira (29), por volta das 06h, foi realizada uma operação conjunta entre a 4ª CIPM e a Polícia Civil para cumprir um mandado de busca e apreensão, em Oliveira dos Brejinhos. De acordo com a PM, ao chegar na casa do suspeito, foram encontrados 20 papelotes contendo substância análoga à cocaína (aproximadamente 20g), 66 trouxinhas de substância análoga à maconha (aproximadamente 155g), dois celulares e mais de R$300 em espécie. O autor e os materiais apreendidos foram encaminhados à Polícia Judiciária para as devidas medidas legais, informou a Polícia.

Por poucos segundos, atleta não concluiu 24ª Corrida Ecológica abaixo de 2 horas

Quinta / 28.09.2023

Por Redação Sertão Hoje

Para se ter uma ideia do feito, o tempo é cerca de 9 minutos mais rápido que o feito por qualquer outro atleta, de outra categoria (Foto: divulgação)

No dia 24 de setembro de 2023 foi disputada a 24ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas. Este ano, o atleta Mário Antônio Veríssimo Oliveira, de Barreiras, que correu na categoria Speed Elite, concluiu a prova com uma média de 38,07km/h, em 2h00’22”, ou seja, apenas poucos segundos acima do necessário para concluir o percurso em menos de 2 horas.

Para se ter uma ideia do feito, o tempo é cerca de 9 minutos mais rápido que o feito por qualquer outro atleta, de outra categoria. O campeão da categoria Speed Sub-30, por exemplo, concluiu a prova em 2h09’00”, enquanto o campeão da categoria Speed Open concluiu o mesmo percurso em 2h18’40”. Mas não foi uma prova à parte na categoria Speed Elite, tanto que os sete primeiros colocados desta categoria seriam campeões em qualquer outra categoria com o tempo feito. Isso demonstra o alto índice técnico da disputa em 2023.

A largada simbólica foi realizada mais uma vez em frente ao Ginásio de Esportes Antônio Alves Ribeiro, de onde os atletas seguiram até a saída para as proximidades do Cemitério Jardim Santa Inês, localizado na saída para Livramento de Nossa Senhora, onde foi realizada a largada pra valer. Foram mais de trezentos atletas inscritos, distribuídos em 25 categorias masculinas e femininas, entre SPEED e MTB.

Além da premiação dos primeiros colocados de cada categoria, a 24ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas ainda distribuiu prêmios para os atletas que conquistaram as metas de SPEED e MTB, além de ter premiado o Rei e a Rainha da Montanha nas categorias SPEED e MTB.

O evento, organizado pela Associação de Esportes do Sudoeste da Bahia (AESB), é uma realização do empresário Alecarlos Pires (Shopping Bike), com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Faz Atleta e Bahia Gás. O evento contou ainda com o apoio das prefeituras de Brumado, Livramento e Rio de Contas, do Café Brumado, Metalúrgica Santa Rita, Supermercado Super Bom Preço e Site Sertão Hoje, entre outras empresas.

CLIQUE AQUI E VEJA A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA

Brumado: Secretaria de Educação define novo calendário escolar

Quinta / 28.09.2023

Por Redação Sertão Hoje

A secretaria ressaltou que o cronograma escolar para 2024 já está sendo elaborado e o ensino em período integral será mantido. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Educação estabeleceu um novo calendário escolar para este ano, em resposta às frequentes quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que têm impactado o funcionamento de vários serviços públicos. A decisão de antecipar as férias escolares foi tomada após uma série de reuniões com o Conselho Municipal de Educação (CME) e a equipe diretiva das escolas.

A proposta do novo cronograma escolar foi inicialmente apresentada ao CME e, posteriormente, a equipe técnica da educação municipal reuniu-se com toda a equipe diretiva das escolas para apresentar e explicar o calendário de aulas. De acordo com a pasta, ficou acordado que até o dia 31/10, as aulas em período integral seguirão normalmente sua rotina. De 01/11 a 21/11, as aulas ocorrerão apenas no período da manhã; ou seja, durante o mês de novembro, não haverá aulas no turno da tarde. Nos dias 22, 23 e 24, será o período de recuperação. A secretaria ressaltou que o cronograma escolar para 2024 já está sendo elaborado e o ensino em período integral será mantido.

A secretaria ressaltou que o cronograma escolar para 2024 já está sendo elaborado e o ensino em período integral será mantido. (Foto: Divulgação)

Brumado arrecadou meia tonelada de embalagens de agrotóxico, em campanha de recebimento itinerante

Quinta / 28.09.2023

Por Redação Sertão Hoje

A campanha foi encerrada dia 20, quando os materiais foram colocados em bags com destino a Vitória da Conquista. (Foto: Divulgação)

A campanha itinerante de recebimento de embalagens de agrotóxicos arrecadou aproximadamente 560 kg de recipientes em Brumado. A campanha foi encerrada no dia 20. Todos os materiais foram colocados em bags e, posteriormente, transportados para uma Unidade de Recebimento em Vitória da Conquista. Lá, as embalagens passarão por triagem e, em seguida, serão encaminhadas para o estado de São Paulo, onde terão o destino adequado: reciclagem ou incineração.

Além de Brumado, os municípios de Piatã, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Paramirim, Jussiape e Dom Basílio também participaram da campanha. Essa região teve o maior recebimento itinerante de embalagens de toda a Bahia, segundo os organizadores da campanha. A partir de agora, todas as novas embalagens de agrotóxicos devem ser guardadas pelos agricultores para que, no ano que vem, possam ser recolhidas novamente. O destino adequado dessas embalagens está diretamente ligado à saúde pública, pois o descarte incorreto dos produtos que armazenam os agrotóxicos pode contaminar o solo, a água e o ser humano.

A campanha foi encerrada dia 20, quando os materiais foram colocados em bags com destino a Vitória da Conquista. (Foto: Divulgação)

Livramento: acidente envolvendo motocicletas deixa vítimas

Quinta / 28.09.2023

Por Redação Sertão Hoje

O acidente aconteceu na Avenida Desembargador José Soares Sampaio, próximo à rotatória que dá acesso ao Bairro Taquari. (Foto: Divulgação)

Na manhã desta terça-feira (26), por volta das 11h, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 46ª CIPM, durante patrulhamento, avistou um acidente de trânsito na Avenida Desembargador José Soares Sampaio, próximo à rotatória que dá acesso ao Bairro Taquari. Segundo a PM, o acidente envolveu duas motocicletas que colidiram, lançando os condutores ao solo. O SAMU 192 foi acionado para prestar socorro. As duas motocicletas foram apresentadas na Delegacia Territorial de Livramento, onde foi confeccionado o Registro de Acidente de Trânsito (RAT), conforme informou a polícia.

Ituaçu: Secretaria de Saúde promove programação especial do Outubro Rosa em apoio à saúde da mulher

Quinta / 28.09.2023

Por Redação Sertão Hoje

Serão oferecidos serviços de saúde e também ventosaterapia, aulão de dança, cursos de beleza, além de sorteios de brindes. (Foto: Instagram / @prefeituradeituacu)

A Prefeitura de Ituaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio do CRAS, realizará uma programação em referência ao Outubro Rosa, uma campanha em prol da saúde da mulher que tem como foco conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

O evento ocorrerá na próxima sexta-feira (06), na área de eventos do município. A partir das 08h, serão oferecidos diversos serviços, tais como coleta de exames laboratoriais, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, atualização de vacinas e consulta com nutricionista. Às 10h, terá ventosaterapia, aulão de dança, curso de automaquiagem, esmaltação e corte de cabelo, além de sorteio de brindes.

Livramento: prefeito Ricardinho Ribeiro se reúne com a APLB Sindicato e asseguram mais avanços para os professores da Rede Municipal

Quinta / 28.09.2023

Por Redação Sertão Hoje

Foi anunciado para a categoria o Enquadramento por Classe (mudança de nível) de 131 professores da rede municipal de ensino. (Foto: Divulgação / Ascom)

Nesta terça-feira (26), o prefeito de Livramento, Ricardinho Ribeiro, reuniu-se com a APLB Sindicato para discutir pautas relacionadas à educação e avanços para os professores da Rede Municipal de Ensino. Foram garantidos avanços significativos para a categoria, como a formação de uma comissão para debater a reformulação do Plano de Carreira, a aplicação de 30% do orçamento, utilizando recursos próprios, na educação municipal e o cumprimento, já atendido, do 1/3 da jornada extraclasse, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 11.738/2008.

Além dos pontos discutidos, o prefeito Ricardinho Ribeiro anunciou para a categoria o Enquadramento por Classe (mudança de nível) de 131 professores da rede municipal de ensino, que haviam feito requerimentos nos anos de 2019, 2020, 2021 e 2022. Esse enquadramento será efetuado no mês de outubro. “Em menos de 30 dias essa é a terceira reunião que a nossa gestão realiza com a APLB Sindicato, mostrando claramente que há um diálogo, que há um canal muito aberto, e é isso que nós queremos manter”, ressaltou o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Sebastião Fernandes, também enfatizou a importância do diálogo com a representação dos servidores públicos municipais. “Continuaremos o diálogo, de forma muito clara, transparente, mostrando para a sociedade e para o sindicato as reais condições do município de Livramento e os avanços já alcançados na educação, principalmente após tantos investimentos feitos na área, para proporcionar melhores condições de trabalho para os professores e de aprendizagens para nossos alunos”.