Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2019"

Guajeru: suspeito de homicídio cometido na zona rural é preso

Quarta / 25.09.2019

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a PM, na busca, os policiais apreenderam uma camisa, a motocicleta e uma faca grande tipo de açougueiro utilizada no crime. (Foto: Divulgação / 34ª CIPM)

Na manhã desta quarta-feira (25), por volta das 5h, uma guarnição do Destacamento de Polícia Militar, da 34ª CIPM, participou do cumprimento de mandados de busca, apreensão e de prisão em Guajeru. Segundo informações da PM, o preso é suspeito de ser o autor do homicídio ocorrido no dia 18/08 na estrada entre as Fazendas Campo Frio e Sanguessugas, na zona rural do município. Ainda conforme a PM, na busca, os policiais apreenderam uma camisa, a motocicleta e uma faca grande tipo de açougueiro utilizada no crime. O homem foi apresentado à Polícia Civil na Delegacia de Brumado.

Rui Costa visita Ituaçu neste sábado, dia 28; confira a agenda

Quarta / 25.09.2019

Por Redação Sertão Hoje

O Governador também tem uma visita marcada para o município de Urandi, na sexta (27). (Foto: Mateus Pereira / GOV-BA)

A Secretaria Estadual de Comunicação Social (Secom/BA) divulgou, na manhã desta quarta-feira (25), a agenda da visita do Governador Rui Costa a Ituaçu, no sudoeste baiano. Programada para o sábado, no dia 28, Rui estará no município das 9h50 às 12h20 para assinar Ordem de Serviço para Construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água das localidades de Baraúnas, Várzea da Pedra, Jurema, Abóbora, Lagoa dos Patos, Várzea Comprida, Olhos D´Água do Meio, Pé da Ladeira, Lagoa da Laje e Tróia. Além disso, o Governador também irá autorizar a SDR/CAR a celebrar 2 convênios com o município no âmbito do Projeto Bahia Produtiva -  Edital Qualificação de Agroindústrias. Logo após, Rui Costa realizará uma visita ao Colégio Estadual Frei Pedro Tomas Margallo.

Na sexta (27), o Governador visita Urandi, confira.

Polícias Civil de MG e Bahia prendem foragido em Livramento

Quarta / 25.09.2019

Por Redação Sertão Hoje

O mandado, expedido pela justiça de MG, teve como alvo um suspeito de cometer homicídio no município mineiro, foragido desde 2013. (Foto: Divulgação / 20ª Coorpin)

Nesta terça-feira (24), uma ação conjunta das policiais civis da Bahia e de Minas Gerais cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Segundo informações da Polícia Civil, o mandado, expedido pela justiça de Nova Lima (MG), teve como alvo um suspeito de cometer homicídio no município mineiro, de iniciais “R. S. G.”, foragido desde 2013. O preso foi transportado para Minas Gerais por meio de uma aeronave oficial da polícia mineira para responder o processo.

O preso foi transportado para Minas Gerais por meio de uma aeronave oficial da polícia mineira para responder o processo. (Foto: Divulgação / 20ª Coorpin)

Pindaí: Começa amanhã, dia 26, o projeto Cine na Praça

Quarta / 25.09.2019

Por Redação Sertão Hoje

O projeto é uma realização da Quest/COOPCESP e da Secretaria Especial da Cultura com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da AES Tietê. (Foto: Cine na praça)

A partir desta quinta-feira, dia 26, a Praça Genebaldo Correia recebe o projeto Cine na Praça. Com entrada gratuita, a iniciativa é estruturada em forma de mutirão para ações de revitalização do espaço, junto à exibição ao ar livre de filmes, além de oficinas de fotografia e vídeo. A ação, patrocinada pela AES Tietê, conta com uma programação de grandes sucessos do cinema, e apresentará, também, nos dois últimos dias da programação, a exibição da ação de revitalização da Praça e os trabalhos dos alunos das escolas públicas municipais, que participaram das oficinas de audiovisual realizadas como parte do projeto. Confira ao final da matéria a programação completa.

O interessado que quiser ser voluntário poderá se inscrever pessoalmente na própria praça nos dias de exibição, aos finais de semana, a partir das 9h ou antecipadamente na Secretaria de Cultura e Educação ou pelos números (77) 3667-2090 e (77) 99125-9540 durante o horário comercial. A iniciativa conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da AES Tietê. O projeto Cine na Praça é uma realização da Quest/COOPCESP e da Secretaria Especial da Cultura.

PROGRAMAÇÃO DOS FILMES:

Dia 26 - “Turma da Mônica - Laços”;
Dia 27 - “O Menino que Descobriu o Vento”;
Dia 28 - “Os Vingadores - Ultimato”;
Dia 29 - “Dumbo” ou “Aladdin”.

A votação está disponível na página do projeto no Facebook.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica nesta quinta-feira, dia 26

Terça / 24.09.2019

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado que nesta quinta-feira, dia 26, haverá um desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 13h, no Povoado Espinheiro, localizado na zona rural.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Bahia é o estado do Nordeste que mais gerou empregos neste ano

Terça / 24.09.2019

Por Redação Sertão Hoje

No entanto, o desemprego ainda continua alto, são mais de 1 milhão de pessoas que estão sem trabalho com carteira assinada. (Foto: Reprodução / EXAME)

A Bahia é o estado do Nordeste que mais gerou empregos com carteira assinada entre janeiro e julho deste ano, segundo informações divulgadas pelo Ministério do Trabalho. Pouco mais de 28 mil novos postos de trabalho foram criados no estado, comparando contratações e demissões ocorridas no período. No ranking nacional, a Bahia ocupa a sexta colocação.  No entanto, o desemprego ainda continua alto, são mais de 1 milhão de pessoas que estão sem trabalho com carteira assinada.

Novo Horizonte: CIPE apreende drogas em operação durante festa

Terça / 24.09.2019

Por Redação Sertão Hoje

“Conseguimos alcançar um, que em seguida entregou o colega e assim conseguimos conduzir três pessoas”, explicou o Major PM Nelson Normando de Souza. (Foto: SSP-BA)

Na noite do último domingo (22), policiais da CIPE Chapada apreenderam drogas e dinheiro com um trio na cidade de Novo Horizonte, na Chapada Diamantina, durante uma festa na região. De acordo com o comandante da Cipe Chapada, Major PM Nelson Normando de Souza, os homens eram usuários de drogas. “Conseguimos alcançar um, que em seguida entregou o colega e assim conseguimos conduzir três pessoas”, enfatizou o oficial. Com o trio, os PMs apreenderam maconha, 3 aparelhos celulares, 1 notebook e aproximadamente R$ 1.600 em espécie. Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Seabra, onde foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência.

Estudante caraibense recebe premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática

Terça / 24.09.2019

Por Redação Sertão Hoje

Nataniela conquistou um Certificado de Menção Honrosa, em nível Nacional, pela sua excelente participação na OBMEP de 2018.

Na tarde da segunda-feira (23), a estudante Nataniela Amorim da Silva, ex-aluna do Colégio Estadual de Caraíbas (CEC), foi até a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista para a premiação regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2018. Nataniela conquistou um Certificado de Menção Honrosa, em nível Nacional, pela sua excelente participação. A Jovem foi acompanha de sua mãe, de seu professor de matemática e de uma equipe de Educação e cultura do município.

A premiação dos alunos de Caetité e região ocorreu no último dia 16, confira.

Caetité: estão abertas as inscrições para o Casamento Comunitário “Unindo Laços”

Terça / 24.09.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os interessados devem estar inscritos no CadÚnico e procurarem o CRAS Urbano ou Rural até o dia 20 de novembro para realizarem a inscrição gratuitamente.

Estão abertas as inscrições para o 5º Casamento Comunitário - Unindo Laços 2019, em Caetité. Os interessados devem estar inscritos no CadÚnico, do Governo Federal, e procurarem as sedes do CRAS Urbano e do CRAS Rural até o dia 20 de novembro para realizarem a inscrição gratuitamente. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Caetité, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Os solteiros devem levar RG, CPF, comprovante de residência, Folha V7 e certidão de nascimento. Além dos documentos acima, os divorciados e viúvos devem levar certidão de casamento com averbação.

IFBA e Governo de Caculé realizam Aula Inaugural do Curso de Pedreiro de Alvenaria

Terça / 24.09.2019

Por Germano Afonso

O Prefeito também deixou claro que irá acelerar os processos de reforma do antigo Colégio Tergina Pinheiro, futura sede do IFBA no município.

Aconteceu no último sábado (21), no Cine Teatro Engenheiro Emmanuel Dória, a Aula Inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Pedreiro de Alvenaria, através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em parceria com o Governo de Caculé.  O Prefeito Beto Maradona falou do seu empenho em trazer o Campus do IFBA para Caculé e agradeceu o grande esforço do deputado Paulo Azi e do ex-deputado Luciano Ribeiro. O Prefeito também deixou claro que irá acelerar os processos de reforma do antigo Colégio Tergina Pinheiro, futura sede do IFBA no município.

Luciano Ribeiro ressaltou a importância das parcerias firmadas para a realização do Sonho. Segundo ele, toda caminhada depende do primeiro passo e o sonho que se deseja concretizar agora é o da implantação do Campus do IFBA no município. Em seguida, o Pró-reitor de extensão do IFBA, Marco Antônio Tavares Góes, e o Diretor do Campus de Brumado, Professor Rui Pereira Santana, enfatizaram o trabalho realizado pelo Instituto e a importância dos cursos oferecidos, explanando de forma mais específica sobre o curso de Pedreiro, além de distribuir Kits contendo os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos alunos matriculados no curso. As aulas terão início na próxima semana, no dia 30 de setembro.

Os alunos receberam Kits com EPIs para as aulas que terão início no dia 30/09.

Rui Costa visita Urandi nesta sexta-feira (27); confira a programação

Terça / 24.09.2019

Por Redação Sertão Hoje

A agenda, divulgada pela Secom/BA nesta terça-feira (24), começa às 9h. (Foto: Mateus Pereira / GOV-BA)

A Secretaria Estadual de Comunicação Social (Secom/BA) anunciou, na manhã desta terça-feira (24), a agenda da visita do Governador Rui Costa ao município de Urandi, no sudoeste baiano, programada para esta sexta-feira, dia 27. Conforme a programação, que começa às 9h, Rui irá realizar a entrega de uma unidade móvel do Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama para o Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Alto Sertão; assinar a Ordem de Serviço para pavimentação da BA-263, trecho entroncamento BA-156/Urandi; e ainda autorizar a celebração do convênio do Projeto Bahia Produtiva com o município.

PM encontra material utilizado por traficante em casa no centro de Brumado

Terça / 24.09.2019

Por Redação Sertão Hoje

Inicialmente, os PMs foram ao local conferir uma denúncia de agressão. (Foto: 34ª CIPM)

Nesta segunda-feira (23), por volta das 12h30, policiais militares da 34ª CIPM, em Brumado, apreenderam farto material utilizado por um traficante no centro da cidade, após verificarem um chamado de agressão. Segundo a PM, os policiais receberam informações do CICOM sobre uma briga que estaria ocorrendo na Rua Coronel Paulino Chaves. No local, os PMs avistaram “uma confusão generalizada” e um indivíduo fugindo com uma embalagem suspeita. Ainda de acordo com a PM, o homem que contatou o CICOM alegou ter sido agredido pelo seu sobrinho, que seria traficante e teria uma arma em sua residência, por causa do uso exagerado de drogas. A guarnição foi convidada a realizar buscas dentro da casa para localizar a arma, entretanto, os PMs conseguiram encontrar somente R$ 2.450,00 em espécie, possivelmente vindo do tráfico, 2 aparelhos celulares, vários cigarros de maconha, seda 1 destrinchador, além de uma pequena e caseira plantação de maconha que foi subtraída pela mãe do indivíduo, segundo os PMs. Todo o material apreendido juntamente com o homem que solicitou a PM foram apresentados à Polícia Civil na sede da Delegacia Territorial de Brumado.

Mega-Semana da Primavera: 1º Sorteio pode pagar R$ 44 milhões nesta terça-feira (24)

Terça / 24.09.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os próximos sorteios da Mega-Sena serão feitos na quinta-feira (26) e no sábado (28), concluindo os três concursos da semana especial.

O concurso 2.191 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 44 milhões nesta terça-feira (24).  No mesmo dia, a Dupla Sena pode pagar R$ 6 milhões; a Timemania 4,1 milhões; a Lotomania, R$ 400 mil; e o Dia de Sorte, R$ 3,6 milhões. Hoje (23), a Quina e a Lotofácil podem pagar juntas 17,3 milhões. Os sorteios serão realizados a partir das 20h, no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. Esse é o primeiro sorteio da Mega-Semana da Primavera, que oferece uma chance extra ao apostador. Os próximos sorteios da Mega-Sena serão feitos na quinta-feira (26) e no sábado (28), concluindo os três concursos da semana especial. As apostas podem ser feitas até às 19h em qualquer lotérica do país e também no Portal Loterias Online (loteriasonline.caixa.gov.br).

Brumado: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica nesta quarta-feira, dia 25

Terça / 24.09.2019

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Brumado que nesta quarta-feira, dia 25, haverá um desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 14h, no bairro Feliciano Pereira Santos, nas seguintes localidades: Rua Central, Rua João Batista Araújo, Rua João Gonçalves Sobrinho, Rua Libanio Da Silva Milhazes e Rua Noberto Marinho.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Guanambi: Secretaria de Assistência Social anuncia paralisação dos serviços nesta terça-feira (24)

Segunda / 23.09.2019

Por Redação Sertão Hoje

A nota foi emitida na tarde desta segunda-feira, dia 23.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Guanambi emitiu, na tarde desta segunda-feira (23), uma Nota de Esclarecimento, assinada pelo secretário da pasta, Francisco Donato, anunciando os motivos da parada e mobilização dos trabalhadores e voluntários que ocorrerá amanhã, terça-feira 24. Confira abaixo a nota na integra.

Como é do conhecimento de todos, o governo federal contingenciou boa parte dos recursos de manutenção e fomento da rede de programas e serviços socioassistencial em todo Brasil. O Conselho Nacional de Assistência Social considera crítica e insustentável a situação; pela falta de recursos a assistência a milhões de brasileiros, já está sendo afetada. Há um movimento junto ao Congresso e negociações foram abertas com o Ministério da Economia para o descontingenciamento dos recursos orçamentários; mas já havia uma necessidade de suplementação porque o orçamento aprovado era deficitário, ou seja, menor que as necessidades do setor, pois há um aumento constante nas despesas obrigatórias que vão implicando no achatamento das despesas discricionárias, que é o caso da manutenção dos serviços e programas da rede socioassistencial. Entendemos esse momento como crucial e pedimos a todos o máximo de articulação com os parlamentares para que garantam o funcionamento da Assistência social aos que dela dependem.

Nessa terça-feira (24), nós trabalhadores e voluntários de toda rede nacional de assistência social faremos uma PARADA e MOBILIZAÇÕES em todo Brasil, para chamarmos atenção das autoridades sobre a gravidade do problema. Por determinação do prefeito Jairo Magalhães, a Assistência Social de Guanambi também se insere nesse movimento.

Contamos com o vosso distinto apoio e participação.

Francisco Donato
Secretario Municipal de Assistência Social.