Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "09/2017"

Polícia Militar realiza ações de prevenções ao tráfico de drogas em Barreiras

Terça / 26.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Além de viaturas e motocicletas, um helicóptero do Aéreo reforçou as atividades que fazem parte do policiamento ostensivo.

Guarnições da 83ª e 84ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Barreiras) e do Grupamento Aéreo (Graer) promoveram, no último domingo (24), nos bairros de Vila Brasil e Vila Rica, em Barreiras, ações preventivas de combate ao tráfico de drogas. "São atividades que já integram o policiamento ostensivo na região, tendo como principal meta a redução do índice de tráfico de entorpecentes. O tráfico é o crime que mais induz a prática de outros delitos", pontuou o comandante da 83ª CIPM, major Fábio Cruz Silva de Santana. A operação contou com viaturas, motocicletas e o apoio de um helicóptero, sendo realizadas abordagens a veículos e pessoas, além de rondas em diversas ruas das localidades.

Durante a execução das atividades ninguém em atitude suspeita e nenhum material ilegal foi identificado. Para o comandante do Graer, tenente-coronel Carlos Renato Lima da Silva, o resultado da operação é um sinal de que as ações têm surtido efeito. "Algumas pessoas acham que as atividades só funcionam quando é feita alguma prisão ou apreensão, mas não é bem assim. Quando não é constatado nada ilegal é um sinal de que as ações de prevenção têm ajudado na diminuição das operações de intervenções", declarou Carlos Renato. Ao final do trabalho, o helicóptero 'Guardião 05' pousou em uma praça para que os moradores da região pudessem ter um breve contato com a aeronave e com os militares que participaram da ação.

Brumado: Assinatura de ordem de serviço autoriza reforma no PSF de Lagoa Funda

Terça / 26.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A solicitação foi feita pelo vereador Palito e assinada pelo prefeito Eduardo nesta segunda-feira (25).

Nesta segunda-feira (25), o vereador Luiz Carlos “Palito” esteve no gabinete do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, momento em que o gestor realizou a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início da obra de reforma do PSF de Lagoa Funda. A solicitação foi feita por Palito em razão da necessidade apontada pelos moradores da comunidade. O parlamentar informou que a obra terá início ainda esta semana pela empresa Ramon Empreendimentos.  “É grande a nossa satisfação em poder dar essa importante notícia a todos os moradores de Lagoa Funda e das comunidades vizinhas, que também serão beneficiadas com a reforma do Posto de Saúde. Agradecemos ao prefeito Eduardo Vasconcelos”, destacou o edil.

Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas: AESB orienta participantes sobre comportamento durante competição

Segunda / 25.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Toda disputa esportiva gera muitas dúvidas, principalmente para aqueles participantes que estão pela primeira vez. Para orientar e alertar os atletas sobre a importância de não desrespeitarem o meio ambiente, especialmente durante a prova, a Associação de Esportes do Sudoeste da Bahia (AESB) esteve presente no congresso técnico da 19ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas. A AESB lembrou a todos que a competição tem uma equipe de apoio que dá suporte durante toda o trajeto, e qualquer situação inusitada, poderia contar com esses auxiliares.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado na zona rural

Segunda / 25.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quarta-feira (27), das 14h às 18h, na zona rural de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Avenida Presidente Dutra, Rua Bartolomeu Dias, Rua Café Filho, Rua Francisco de Macedo, Rua Genésio Rodrigues, Rua Padre Manoel de Nobrega e Tenente Ovídio. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Brumado: prefeito entrega novos uniformes para Guarda Civil Municipal

Segunda / 25.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Eduardo Vasconcelos recebeu em seu gabinete o Comandante da GCM, Jussimar Santos, para entregar os novos uniformes da instituição.

Nesta segunda-feira (25), o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, recebeu em seu gabinete o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Jussimar Santos, para entregar os novos uniformes da instituição. Participaram do ato de entrega, além do prefeito e do comandante, os guardas Jerry Adriano, Júlio César e Altermir Dias. Na oportunidade, foram entregues dois conjuntos de uniformes para a GCM: um para uso nas operações do dia a dia, de cor azul marinho, e o outro para operações especiais, camuflado. O comandante destacou que o novo fardamento significa a valorização do trabalho que é desempenhado pela GCM no município, bem como irá auxiliar no desempenho das atividades da guarda.

Caetité: Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizará Seminário da Agricultura Familiar

Segunda / 25.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na próxima sexta-feira (29), a prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, realizará um seminário da agricultura familiar em parceria com o Sebrae. O encontro acontecerá no auditório da Casa Anísio Teixeira, a partir das 08h, e irá debater o tema: tendências e novas oportunidades do mercado para o produtor rural da agricultura familiar.

Caetité: Escola Mem de Sá realizou culminância do projeto ‘O trabalho com gêneros textuais’

Segunda / 25.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na oportunidade foram feitas várias apresentações e a exposição do material produzido durante o projeto.

No último sábado (23), a Escola Mem de Sá, da comunidade de Tamboril, em Caetité, realizou a culminância do projeto: O trabalho com gêneros textuais. Foi uma manhã muito rica de atividades, que contou com a participação dos pais, alunos e toda a comunidade escolar. Na oportunidade foram feitas várias apresentações e a exposição do material produzido durante o projeto. "Este projeto vem sendo trabalhado desde o início do ano, com a orientação da coordenação pedagógica em conjunto com os professores, alunos e a equipe gestora. O resultado está sendo muito positivo, pois tem proporcionado aos nossos alunos grandes viagens pelo universo da leitura", destacou o diretor da escola, Amauri Oliveira.

Prefeitura de Guanambi emite nota de pesar pelo falecimento de Aurelino Soares de Andrade

Segunda / 25.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Nascido em 4 de dezembro de 1922, no povoado do Gentil, hoje Distrito de Ceraíma, era filho de Pedro Soares, escrivão do cartório de Guanambi.

A Prefeitura de Guanambi manifestou pesar pelo falecimento de Aurelino Soares de Andrade, aos 94 anos, ocorrido no último sábado (23), em São Paulo, e o prefeito Jairo Magalhães decretou luto oficial de três dias. Nascido em 4 de dezembro de 1922, no povoado do Gentil, hoje Distrito de Ceraíma, era filho de Pedro Soares, escrivão do cartório de Guanambi. Em busca de melhores perspectivas de vida, como muitos nordestinos, no início da sua adolescência partiu para São Paulo. Lá buscou o seu espaço e deu grande contribuição na política, sendo vereador por nove mandatos, totalizando 36 anos de vida pública.

Devido a sua grande contribuição ao no meio político e social, no ano de 2006, Aurelino recebeu o título de Cidadão Paulistano.  Em São Miguel Paulista, o “sempre vereador”, como era conhecido, teve seu nome referenciado em vários prédios. Por indicação do ex-vereador Nenzinho, Aurelino nomina a Avenida que dá acesso a BA-938, que interliga Guanambi ao Distrito de Ceraíma. Em São Paulo, acolheu e deu amparo a muitos guanambienses que lá buscavam auxílio para tratamentos de saúde e outras dificuldades. Durante os recessos parlamentares, fazia questão de visitar a sua terra, os amigos e familiares, onde tinha orgulho de dizer a todos os paulistanos da sua origem sertaneja, ao ponto de nominar de “Avenida Guanambi” uma das mais importantes vias de São Miguel Paulista.

Aurelino Soares de Andrade deixou a sua marca e o exemplo do bom sertanejo, honrando os nordestinos que ajudaram na construção de São Paulo e muitos outros estados do sul do país. Ele deixa o filho Aurélio, netos e bisnetos. O seu enterro foi na tarde do sábado (23), no Cemitério da Saudade, em São Paulo. O prefeito Jairo Magalhães e o vice Hugo Costa, em nome de todos os servidores da Prefeitura de Guanambi, externam seus sentimentos à família e amigos deste grande homem, que fez da política justa, uma bandeira da melhoria da comunidade, seu objetivo de vida e do bem comum, sem nunca esquecer as suas raízes, a sua cultura e a sua gente.

Caetité: Rede Municipal de Ensino realizou com sucesso os jogos escolares JERMEC/OLIMPEJA

Segunda / 25.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O evento constitui uma vivência através de práticas esportivas, que oportunizam aos alunos da rede municipal desenvolverem e elevarem sua autoestima.

De 21 a 23 de setembro a Prefeitura de Caetité realizou, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, os jogos escolares da rede municipal de ensino JERMEC/OLIMPEJA. Foram dias de muito esporte na Praça da Juventude, Quadra Poliesportiva do Bairro Feira Velha e Ginásio Poliesportivo Hélio Negreiros. O evento constitui uma vivência através de práticas esportivas, que oportunizam aos alunos da rede municipal desenvolverem e elevarem sua autoestima, voltadas para competições no âmbito escolar nas mais diversas modalidades. Dessa forma há uma democratização da prática das atividades físicas nos alunos do Ensino Fundamental II e da EJA, como também o desenvolvimento contínuo de modalidades esportivas, contribuindo para a formação integral do aluno.

O prefeito Aldo Gondim parabenizou todos os envolvidos no projeto pelo profissionalismo durante as competições, a dedicação e o respeito às equipes adversárias. “É muito gratificante ver o entusiasmo de todos na realização deste evento incrível. Esses jogos tiveram um importante papel na formação de cada aluno. Aqui eles encontraram um ambiente saudável de reunião amistosa com seus colegas, em um momento de integração, aprendizado e amizade. E essa é a marca que a administração municipal vem trazendo em nossas ações de apoio aos jovens, adultos e crianças”, destacou o prefeito. Os projetos são elaborados durante as Atividades Complementares pelos coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física e de Corporeidade, envolvendo muitas pessoas que buscam assegurar momentos de integração das unidades de ensino da sede e zona rural do município.

A secretária de Educação, Iamara Junqueira, destacou que os jogos, além de ajudar na construção da cidadania, podem ser uma oportunidade de encontrar novos talentos. “Nos Jogos Escolares podemos revelar um grande atleta em salto em distância, um ótimo jogador de basquetebol, um grande jogador de futebol de campo, depende da vontade de cada um. Portanto, a força do esporte é um elemento formador e transformador na vida dos jovens”, destacou a secretária, que agradeceu todos que contribuíram para a realização do evento. “Gostaríamos de agradecer imensamente as equipes das secretarias municipais, aos gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, demais servidores destas escolas, equipe do transporte escolar e equipe do DIFAM”, finalizou Iamara.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA

Os jogos, além de ajudar na construção da cidadania, podem ser uma oportunidade de encontrar novos talentos.

Região Integrada da Chapada tem redução de 16% no número de mortes em 2017

Segunda / 25.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os índices criminais da região foram apresentados durante reunião do Comitê Executivo do Programa Pacto Pela Vida, em Irecê.

A Região Integrada de Segurança Pública (Risp) da Chapada registrou uma redução de 16,2% no número de mortes violentas entre janeiro e setembro de 2017, em comparação ao mesmo período de 2016. Os índices criminais da região foram apresentados na manhã desta segunda-feira (25), durante reunião do Comitê Executivo do Programa Pacto Pela Vida, em Irecê. A Risp/Chapada é dividida em três Áreas Integradas de Segurança Pública: Seabra, Itapetinga e Irecê, que juntas reúnem 55 municípios. A AISP de Itaberaba foi a que alcançou melhor índice, passando de 96 mortes em 2016 para 65 em 2017, 31 casos a menos. Dez municípios da Risp/ Chapada não registraram qualquer tipo de crime violento este ano. No encontro, que reúne as principais autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de representantes de outros órgãos do sistema de defesa social, são discutidas medidas conjuntas para a redução das causas da violência.

Na ocasião, o governador Rui Costa também promoveu a união de esforços para que todos os setores dêem suas contribuições dentro das suas áreas de atuação. "Essa redução que observamos na área da Chapada é fruto de um esforço conjunto das equipes. Tivemos alguns investimentos na região, como o aumento dos efetivos das polícias Técnica e Civil, além do crescimento da frota de viaturas da PM, PC e DPT e expansão e reforma de algumas unidades", explicou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa. Entre os destaques na região está o aumento no número de armas de fogo apreendidas, que subiu de 388, no ano passado, para 426 este ano, até o mês agosto. Teles ressaltou ainda o lançamento do Centro Integrado de Segurança Pública (CiCom), na tarde de hoje (25), e a inauguração da nova sede do Departamento de Polícia Técnica, em Itaberaba, na próxima semana.

Na ocasião, o governador Rui Costa promoveu a união de esforços para que todos os setores dêem suas contribuições dentro das suas áreas de atuação.

Guanambi: Secretaria de Planejamento promove palestras sobre regularização fundiária em Mutans

Segunda / 25.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O tema abordado teve foco em orientações ao cidadão para ter acesso à escritura de suas residências.

Na última quinta-feira (21), a Secretaria Municipal de Planejamento de Guanambi, ocupada pelo vice-prefeito Hugo Costa, esteve presente no Projeto Prefeitura Itinerante, no Distrito de Mutans, promovendo duas concorridas palestras através da equipe de Regularização Fundiária. O tema abordado teve foco em orientações ao cidadão para ter acesso à escritura de suas residências. “O prefeito Jairo e o vice Hugo têm nos dado total apoio e respaldo neste trabalho, que já beneficiou diversas famílias com a dignidade de ter assegurado seu direito de propriedade”, destacaram as servidoras Eliana Cunha e Julia Donati. Após as palestras, a população será inserida no processo de regularização através da Secretaria de Planejamento.

IFBA campus Brumado realizará 2º Seminário de Educação Inclusiva

Segunda / 25.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O tema do Seminário para o ano de 2017 é “Inclusão: perspectivas e realidades”.

O 2º Seminário de Educação Inclusiva é um evento organizado pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFBA campus Brumado. O evento tem como objetivo a promoção da diversidade e inclusão dentro do instituto para Brumado e região. O tema do Seminário para o ano de 2017 é “Inclusão: perspectivas e realidades”, trazendo discussões sobre o que é inclusão e diversidade, a inclusão educacional do aluno com deficiência, desafios e realidades na inclusão, dentre outros. O 2º SEIIF será aberto ao público em geral, com inscrições gratuitas e entrega de certificados.

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária de hoje (25)

Segunda / 25.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

Diversos projetos que buscam benefícios para população estarão em apresentação, discussão e votação (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada hoje, dia 04/09. Em primeira discussão e votação estão: Projeto de Decreto Legislativo 06/2017, de autoria da vereadora Lia Teixeira; Projeto de Lei 031/2017, de autoria do executivo; Projeto de Lei 032/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Projeto de Lei 034/2017, de autoria do vereador Léo Vasconcelos; Projeto de Lei 036/2017, de autoria do executivo. Em única discussão e votação está: Projeto de Decreto Legislativo 05/2017, de autoria da vereadora Lia Teixeira.

Em primeira e única discussão e votação estão: Moção de Pesar N° 024/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Moção de Pesar N° 025/2017, de autoria do vereador Rey de Domingão; Indicação N° 526/2017, de autoria do vereador Wanderley; Indicação N° 527/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação N° 528/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação  N° 529/2017, de autoria do vereador Elias Piau; Indicação  N° 530/2017, de autoria do vereador Glaudson Dias; Indicação  N° 531/2017, de autoria do vereador Glaudson Dias; Indicação  N° 532/2017, de autoria do vereador Santinho; Indicação N° 533/2017, de autoria do vereador Santinho; Indicação  N° 534/2017, de autoria do vereador Rey de Domingão; Indicação  N° 535/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação  N° 536/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação  N° 537/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação  N° 538/2017, de autoria da vereadora Ilka Abreu; Indicação  N° 539/2017, de autoria da vereadora Lia Teixeira.

Caculé: Comunidade da Capivara é beneficiada com tubos para ampliação do sistema de água

Segunda / 25.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

O material será usado para a substituição e o reparo de alguns pontos onde a atual tubulação está danificada e também na extensão de rede.

Neste domingo (24), foram entregues à Associação da Capivara, em Caculé, cerca de 7.000 metros de tubos que serão usados para ampliação do sistema de abastecimento de água. O material foi adquirido através do deputado federal Waldenor Pereira. Em reunião realizada na sede da Associação da Capivara, o presidente da instituição, Sílvio Sepúlveda, destacou a importância da ação e agradeceu ao deputado Waldenor Pereira, bem como às lideranças presentes pelo apoio que vêm dando à Comunidade da Capivara. Segundo Sílvio, o material será usado para a substituição e o reparo de alguns pontos onde a atual tubulação está danificada e também na extensão de rede, atendo assim a cerca de 220 associados.

Vitória da Conquista: Polícia acha R$ 700 mil dentro de mala transportada em ônibus

Segunda / 25.09.2017

Por Redação Sertão Hoje

A PRF descobriu a quantia que estava disfarçada dentro de uma caixa de papelão no interior de uma mala fechada com cadeado no bagageiro externo do veículo.

Uma mala com R$ 700 mil em dinheiro foi descoberta no bagageiro de um ônibus que passava por Vitória da Conquista, na tarde deste domingo (24), durante o trajeto de transporte do montante entre São Paulo (SP) e Recife (PE). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizava uma abordagem de rotina no coletivo, os agentes descobriram a quantia que estava disfarçada dentro de uma caixa de papelão no interior de uma mala fechada com cadeado no bagageiro externo do veículo.

Por meio do ticket anexado à bagagem foi possível identificar o proprietário dentro do ônibus. Questionado pela polícia a respeito da origem do dinheiro, o homem de 47 anos disse que pegou a quantia em São Paulo e estava levando para o Recife. No entanto, não revelou se é o dono do dinheiro ou se estaria transportando a mando de alguém. A quantia ficou apreendida e o homem foi encaminhado para a Polícia Federal em Vitória da Conquista. Aos agentes, o homem contou apenas que atua como taxista no Recife e havia saído de sua cidade para participar de um evento em Brasília. De lá, foi de avião até São Paulo, se hospedou em um hotel, onde pegou a quantia para levar de ônibus até o Recife.

A PRF detalha que, inicialmente, durante a abordagem o passageiro afirmou aos agentes estar levando R$ 350 mil dentro da mala. No entanto, durante a contagem, os policiais rodoviários constataram que se tratava da quantia de R$ 700 mil. Depois da descoberta do real valor, o homem preferiu ficar calado. O flagrante ocorreu por volta das 14h deste domingo. O ônibus abordado saiu de São Paulo e tinha como destino final a cidade de Natal (RN).