Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2024"

Brasil tem 254 mil casos de chikungunya; doença matou 161 este ano

Sexta / 30.08.2024

Por Agência Brasil

A maioria das infecções foi registrada entre mulheres (60%). (Reprodução)

Com 254.095 casos prováveis no Brasil ao longo de 2024, além de 161 mortes confirmadas e 155 em investigação, a chikungunya começa a adquirir, paulatinamente expressão e importância nacional. A avaliação foi feita pelo secretário adjunto de Vigilância em Saúde, Rivaldo Venâncio, ao comentar o atual cenário de arboviroses no país.

“Felizmente, estamos observando várias semanas – praticamente dez semanas seguidas –, a exemplo da dengue, redução no número de casos”, disse, ao participar de reunião da Comissão Intergestores Tripartite, em Brasília. O coeficiente de incidência da chikungunya no Brasil, neste momento, é de 125,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

A maioria das infecções foi registrada entre mulheres (60%). Em relação à raça, pessoas pardas respondem por 66,7% dos casos, seguidas por brancos (24,4%), pretos (7%), amarelos (1,5%) e indígenas (0,2%). As faixas etárias mais afetadas pela doença incluem os grupos de 20 a 29 anos; de 40 a 49 anos; de 30 a 39 anos; e de 50 a 59 anos, respectivamente.

Dados da pasta mostram ainda que o estado de Minas Gerais concentra a maior parte dos casos de chinkungunya (159.844). Em seguida estão Mato Grosso (19.018), Bahia (15.508), Espírito Santo (13.058) e São Paulo (10.667). Já as unidades federativas com menos infecções pela doença são Roraima (36), Amazonas (102), Rondônia (224), Acre (264) e Amapá (322).

O vírus da chikungunya é transmitido pelo mosquito Aedes aedypti, que também é vetor da dengue, da zika e da febre amarela.

Capacitações qualificam o trabalho de organizações produtivas da agricultura familiar da Bahia

Sexta / 30.08.2024

Por Ascom CAR

Já foram realizadas mais de 60 capacitações em diversos territórios de identidade, beneficiando diretamente mais de 1.000 agricultores e agricultoras familiares. (Foto: Ascom/CAR)

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio de seus projetos e ações, como o projeto Bahia que Produz e Alimenta, está promovendo, em parceria com o Sebrae, uma série de capacitações voltadas para organizações produtivas da agricultura familiar. Essas capacitações abrangem diversos sistemas produtivos, como mandiocultura, piscicultura e fruticultura, e têm como objetivo principal fortalecer a atuação das associações e cooperativas no manejo de agroindústrias familiares.

Para encerrar o mês de agosto, destacam-se duas importantes oficinas: a de Beneficiamento de Frutas, realizada, até esta quinta-feira (29), na Unidade de Beneficiamento de Frutas da Associação Quilombola de Cacolé, em Cachoeira, no Território Recôncavo, e a oficina de Melhoramento da Produção de Farinha e seus Derivados, que acontece, até esta sexta-feira (30), na Comunidade Quilombola de Engenho São João, em São Félix, também no Território Recôncavo. Essas capacitações visam qualificar as associações para que operem as agroindústrias de forma mais eficaz, com uma maior diversidade de produtos prontos para serem ofertados aos mercados.

Em setembro, a agenda de capacitações continua intensa. Nos dias 2 e 3, será realizada a Oficina de Beneficiamento de Frutas para a produção de polpas no município de Santana, localizado no Território Bacia do Rio Corrente. Assim como nas oficinas de agosto, essa capacitação é parte de uma estratégia contínua para aprimorar as práticas produtivas, fortalecer as organizações comunitárias e promover a diversificação e o controle de qualidade, assegurando a sustentabilidade dos empreendimentos da agricultura familiar na Bahia.

Até o momento, mais de 60 capacitações foram realizadas em diversos territórios de identidade, beneficiando diretamente mais de 1.000 agricultores e agricultoras familiares. Esses treinamentos têm sido fundamentais para que as associações e cooperativas possam operar suas agroindústrias com maior eficiência e eficácia, assegurando a qualidade e a diversificação dos produtos ofertados.

Para a presidente da Associação de Águas Brancas de Caculé, Maria de Lourdes Almeida Costa, tão importante quanto a chegada da agroindústria e dos equipamentos é o acompanhamento técnico e as capacitações.

As capacitações promovidas pela CAR, em parceria com diversas instituições, são parte de uma estratégia ampla que visa não apenas a melhoria das práticas produtivas e organizacionais, mas também o fortalecimento nutricional das comunidades, assegurando a sustentabilidade e o sucesso dos empreendimentos da agricultura familiar na Bahia.

Horário eleitoral na TV e rádio começa nesta sexta-feira

Sexta / 30.08.2024

Por Agência Brasil

Até o dia 3 de outubro, candidatos a prefeito e vereador utilizarão esse espaço para se comunicar com os eleitores. (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

Começa nesta sexta-feira (30) o horário eleitoral nas emissoras de rádio e televisão. Até o dia 3 de outubro, candidatos a prefeito e vereador utilizarão esse espaço para se comunicar com os eleitores, explicar suas ideias, propostas e projetos para suas cidades.

Os candidatos ao cargo de prefeito terão duas inserções diárias na TV e no rádio. Na primeira, o horário eleitoral será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Já no rádio, o espaço reservado a eles é das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.

Além disso, outros 70 minutos são reservados diariamente para inserções curtas, de 30 ou 60 segundos, distribuídas ao longo da programação. Deste tempo, 42 minutos são destinados aos candidatos a prefeito e nos outros 28 minutos são apresentados os candidatos a vereador.

A divisão do tempo entre os candidatos é feita pelos partidos, mas essa divisão deve ser proporcional para candidaturas de mulheres e pessoas negras conforme o total de candidatos de cada partido.

O horário eleitoral é veiculado nas emissoras de rádio, inclusive nas comunitárias, e de televisão que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou das Câmaras Municipais.

Proibições

No período de veiculação do horário eleitoral gratuito, as emissoras de rádio e televisão não podem veicular conteúdos com propaganda política em sua programação normal e em seus noticiários. Além disso, é proibido exibir obras – filmes, novelas, minisséries com críticas voltadas a candidatos ou partidos específicos ou dar tratamento privilegiado a algum partido ou candidato.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou o caráter democrático do horário eleitoral na abertura da sessão do tribunal, nessa quinta-feira (29). “A partir de amanhã [sexta-feira] tem início o horário eleitoral gratuito, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos. Mais um espaço de exercício democrático de informação”.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atinja mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Eleições 2024: eleitor pode levar “colinha” para a cabine de votação

Sexta / 30.08.2024

Por TSE

O uso da popular “colinha” é uma prática reconhecida, aceita e estimulada pelo?Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Foto: Reprodução)

A pouco mais de um mês do 1º turno das Eleições Municipais 2024, marcado para o dia 6 de outubro, a Justiça Eleitoral incentiva que a eleitora e o eleitor levem para a cabine de votação uma anotação, pessoal e individual, contendo os números das candidaturas nas quais pretendem votar.

O uso da popular “colinha” é uma prática reconhecida, aceita e estimulada pelo?Tribunal Superior Eleitoral (TSE)?por meio de diversas orientações gerais para os pleitos, até mesmo em materiais educativos e informativos. A “colinha”: ajuda a eleitora ou o eleitor a não esquecer o número da candidata ou do candidato; proporciona celeridade na votação; contribui para o fluxo das filas nas seções eleitorais.

Proibições

É proibido, na cabine de votação, segundo a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e a?Resolução TSE nº 23.736/2024, à eleitora ou ao eleitor portar telefone celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados.

Ordem de votação

Primeiro é digitado o voto para vereador e, depois, para prefeito, de acordo com a?legislação eleitoral. Nas Eleições 2024, candidatas e candidatos serão eleitos para as prefeituras e câmaras municipais em mais de 5,5 mil cidades do país, com mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores.

Para vereador, são cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido político (caso em que é possível votar somente na legenda, se desejar) e os três seguintes são os que identificam a candidata ou o candidato ao cargo.

Para prefeito, o número a ser digitado na urna eletrônica é composto de dois dígitos. Após o registro do último voto, aparecerá, na tela da urna, a palavra “FIM”.

Eventual 2º turno

Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, se necessário, o 2º turno ocorrerá no dia 27 de outubro, apenas para o cargo de prefeito (sistema majoritário). A disputa ocorrerá se a pessoa mais votada no 1º turno não tiver alcançado metade mais um dos votos válidos (maioria absoluta). Para vereador, não há 2º turno.

MPBA reabre período para isenção de taxa de inscrição em seleção de estágio de nível médio e superior

Sexta / 30.08.2024

Por MP-BA

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro. (Foto: Divulgação)

Foi reaberto hoje, dia 29, o período para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição no processo seletivo para estagiários de nível médio e superior do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). Agora, candidatos hipossuficientes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem requerer o benefício até o dia 1º de setembro. Tanto a solicitação de isenção quanto a inscrição no processo seletivo devem ser realizadas no site www.sustente.org.br. Nele também está disponível o edital do processo seletivo, onde podem ser encontradas todas as demais informações.

As vagas oferecidas são para Salvador e interior da Bahia, com exceção das vagas para estudantes de Direito, que são destinadas apenas à capital. As bolsas de estágio têm valor de R$900 para estagiários de nível superior e R$450 para estagiários de nível médio, ambas com adicional de auxílio transporte. A carga horária é de 20h semanais, a serem cumpridas nos turnos da manhã ou tarde.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro. Os valores das taxas de inscrição são de R$50 para os estudantes de graduação e R$30 para os de ensino médio. As provas serão realizadas no dia 11 de outubro, no formato online.

Desemprego cai a 6,8% no trimestre terminado em julho, diz IBGE

Sexta / 30.08.2024

Por g1 BA

Na comparação contra o mesmo trimestre de 2023, o recuo é de 12,8%. (Foto: Reprodução / Mauro Pimentel)

A taxa de desemprego no Brasil foi de 6,8% no trimestre encerrado em julho, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao trimestre imediatamente anterior, encerrado em abril, houve queda de 0,7 ponto percentual (p.p.) na taxa de desocupação, que era de 7,5%. No mesmo trimestre de 2023, a taxa era de 7,9%.

Trata-se do melhor resultado para um trimestre encerrado em junho desde 2014 (7%). Na série comparável, é a menor taxa desde o trimestre encerrado em janeiro de 2014 (6,5%). Com os resultados, o número absoluto de desocupados teve queda de 9,5% contra o trimestre anterior, atingindo 7,4 milhões de pessoas. Na comparação contra o mesmo trimestre de 2023, o recuo é de 12,8%.

No trimestre encerrado em julho, também houve alta de 1,2% na população ocupada, estimada em 102 milhões de pessoas — novo recorde da série histórica iniciada em 2012. No ano, o aumento foi de 2,7%, com mais 2,7 milhões de pessoas ocupadas. O percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar — chamado de nível da ocupação — foi estimado em 57,9%, aumento de 0,6 p.p. do trimestre anterior. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a alta é de 1,1 p.p.

Já o número de pessoas dentro da força de trabalho (soma de ocupados e desocupados), teve alta de 0,4%, estimado em 109,5 milhões. A população fora da força totalizou 66,7 milhões, estável em relação ao período anterior. “Temos uma melhoria importante da renda do trabalho, e boa parte do consumo vem dessa renda. Há uma expansão do consumo das famílias, que gera mais demanda por bens e serviços e, por consequência, mais demanda por trabalho. O mercado de trabalho gera demanda para si próprio”, diz Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE.

Carteira assinada e sem carteira batem recorde

O IBGE mostrou que o número de empregados no setor privado chegou ao recorde da série histórica da PNAD Contínua, iniciada 2012. Foram 52,5 milhões, e essa é a soma de trabalhadores com e sem carteira assinada. Entre os empregados com carteira assinada, o número absoluto de profissionais chegou a 38,5 milhões, também no maior patamar da série. Contra o trimestre anterior, a alta foi de 0,9%, agregando 353 mil pessoas ao grupo. Contra o mesmo trimestre do ano passado, o ganho é de 4,2%, o que equivale a 1,5 milhão de trabalhadores a mais.

Já os empregados sem carteira são 13,9 milhões, mais um recorde. A alta para o trimestre foi de 2,8%, com aumento de 378 mil trabalhadores no grupo. No comparativo com 2023, houve aumento de 5,2%, ou de 689 mil pessoas. O IBGE destaca que o grupamento de atividade que impulsionou a ocupação no setor privado foi o Comércio, com alta de 1,9% no trimestre e 368 mil novos trabalhadores.

“Parte expressiva da expansão da ocupação no comércio ocorreu por meio do emprego com carteira de trabalho assinada, o que contribui para a melhoria da cobertura de formalidade nessa atividade”, diz Adriana Beringuy, do IBGE. A taxa de subutilização, que faz a relação entre desocupados, quem poderia trabalhar mais e quem não quer trabalhar com toda a força de trabalho, segue em tendência de baixa. São 18,7 milhões de pessoas subutilizadas no país, o que gera uma taxa de 16,2% de subutilização.

Esse é o menor número para o trimestre desde 2014. Ela registra queda de 1,2 p.p. contra o trimestre anterior e de 1,6 p.p. na comparação anual. Por fim, a população desalentada caiu a 3,2 milhões, em seu menor contingente desde o trimestre encerrado em junho de 2016 (3,2 milhões). Há recuo de 7% no trimestre e de 12,2% contra o mesmo período de 2023.

A magia do Cinema chega a Tanhaçu: oficina com Bruno Trindade visa inspirar jovens cineastas

Sexta / 30.08.2024

Por Alessandro Inácio

Bruno Trindade é estudante de Cinema e Audiovisual na UESB e cineasta. Na oficina ele compartilhará seus conhecimentos práticos sobre roteiro, direção e produção. (Foto: Divulgação)

Tanhaçu se tornará um verdadeiro cenário de sonhos no dia 10 de setembro com a oficina “Do Papel à Tela: Desenvolvendo Histórias e Dirigindo Talentos”, que acontecerá no Colégio Estadual de Tempo Integral Eva Rocha (antigo CEACM). Idealizada e conduzida por Bruno Trindade, estudante de Cinema e Audiovisual na UESB e cineasta, a oficina é um dos projetos beneficiados em Tanhaçu pela Lei Paulo Gustavo de incentivo ao audiovisual. Nesta oficina em questão, Bruno compartilhará seus conhecimentos práticos sobre roteiro, direção e produção, com o objetivo de inspirar os jovens da região a contar suas próprias histórias através das lentes de uma câmera. Mais do que ensinar técnicas, a oficina busca despertar nos participantes uma admiração e interesse pela sétima arte.

Bruno Trindade, atualmente cursa o 8º semestre do curso de Cinema e Audiovisual, e ao longo de sua jornada acadêmica, tem se destacado na realização de diversos projetos, demonstrando sua versatilidade e paixão pelo cinema em cada detalhe. Entre suas realizações mais notáveis, estão o curta-metragem "Inseticida", no qual atuou como diretor, e o documentário "Docanime", que explora o fascinante mundo da animação, também sob sua direção.

Além de sua atuação como diretor, Bruno foi assistente de cenografia no videoclipe "Alguém que me ensine a respirar" e dirigiu a peça teatral "Casa de Bonecas", mostrando sua capacidade de transitar entre diferentes formatos artísticos. Sua obra de arte inspirada na telenovela - ainda inédita - "Carcarás e Gaviões" foi exibida no projeto “Projetos Fantásticos”, onde seu trabalho na sinopse e conceito foi amplamente elogiado.

Bruno acredita que a disseminação dos seus conhecimentos sobre roteiro e direção pode ser um bom canal para despertar o interesse das novas gerações e das gerações anteriores no mundo cinematográfico. Com essa visão, ele desenvolveu um projeto educativo voltado para a capacitação de novos talentos. Este projeto visa proporcionar acesso a informações valiosas sobre a criação de filmes de qualidade, com foco no ensino de estrutura de roteiro, construção de personagens, técnicas de decupagem e montagem de cenas.

Com sua paixão pelo cinema e dedicação à difusão de seus conhecimentos, Bruno Trindade se estabelece como um jovem promissor no cenário cinematográfico brasileiro, inspirando uma nova geração de cineastas a contar suas próprias histórias.

Governo do Estado fortalece educação no sudoeste baiano com inauguração de mais uma unidade de ensino

Sexta / 30.08.2024

Por Secom GovBA

Também foi entregue um ônibus escolar rural que vai atender aqueles que moram em localidades distantes da sede. (Foto: Joa Souza GOVBA)

Em Itororó, 941 estudantes já contam com uma estrutura atualizada para o desenvolvimento das atividades educacionais. O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta quarta-feira (28), o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Médio Sudoeste Eurides Evangelista Pinto, construída por meio da parceria entre a Secretaria da Educação (SEC) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Esta é a 57ª instituição entregue na atual gestão estadual.

“Fico muito alegre em estar aqui fazendo uma entrega como esta, mostrando que o Brasil tem jeito. E o Brasil tem jeito só pela educação. Teve comida, teve emprego, teve oportunidade de estudar, com certeza o país se desenvolve. Então entregar uma escola como esta, com esse porte, com bons professores, com programas de conteúdo, é uma alegria”, garantiu o governador.

A nova unidade de ensino conta com 24 salas de aula, cinco laboratórios, espaço multiuso, biblioteca, restaurante e teatro. Para a prática de esportes, os estudantes têm a disposição uma piscina semiolímpica e uma quadra poliesportiva coberta. Foram investidos R$ 30,4 milhões, entre obras, equipamentos e mobiliário.

Além do Ensino Médio regular, no Cetep Médio Sudoeste são oferecidos cursos profissionalizantes em Administração, Agroindústria, Agroecologia, Análise Clínica, Enfermagem, Informática, Nutrição, Recursos Humanos, Serviço Jurídico e Zootecnia.

“Aqui é uma escola exclusiva de educação profissional e tecnológica, que dialoga com o arranjo produtivo do território. Um equipamento para que a gente possa, cada vez mais, construir a educação que a gente acredita, que a gente defende, que os nossos jovens e que a população da Bahia precisa”, concluiu a secretária da Educação, Rowenna Brito, destacando os investimentos que têm sido feitos na Bahia para ampliar a permanência dos estudantes nas escolas.

Também foi entregue um ônibus escolar rural que vai atender aqueles que moram em localidades distantes da sede. O veículo tem capacidade para transportar 44 pessoas. O entorno do Cetep passou por melhorias. Foi entregue a pavimentação e urbanização de ruas vizinhas à nova unidade educacional. A obra teve recurso de R$ 539 mil. O calçamento alcançou quase 1 quilômetro de extensão. Foram pavimentados aproximadamente 4 mil metros quadrados de diversas ruas do bairro João Calixto, na sede. A Conder foi a responsável pela obra, que teve o custo de R$ 1,4 milhão.

Ainda durante a visita à “capital baiana da carne do sol”, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou o novo Terminal Rodoviário Arlindo Araújo de Andrade. Construído pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o aporte financeiro foi da ordem de R$ 2,2 milhões. Serão beneficiadas as cidades de Itororó, Itapetinga, Itaju do Colônia, Firmino Alves, Caatiba, Itambé, Nova Canaã e Ibicuí.

O chefe do Executivo baiano assinou diversas ordens de serviços: a Seinfra foi autorizada a deflagrar a licitação para pavimentar a BA-645, no trecho do distrito de Itati até o entroncamento BR-415. A obra é estimada em R$ 12,2 milhões; para a implantação de campo de futebol society no Cetep do Médio. A obra tem o valor de R$ 1,8 milhão e será realizada pela Conder. A companhia também vai realizar a requalificação do Galpão Industrial do distrito de Itatí. O investimento é de cerca de R$ 1 milhão. Por fim, a Secretaria da Saúde (Sesab) foi autorizada a firmar convênio com a prefeitura para a reforma do Centro de Saúde Dr. Ruy Costa, na sede.

Inédito no Brasil, alistamento militar feminino terá início em 2025

Quinta / 29.08.2024

Por Ministério da Defesa

Por lei, o alistamento tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado a cada período de um ano até o prazo máximo de oito anos. (Foto: Exército Brasileiro)

Mulheres que completarem 18 anos em 2025 poderão, pela primeira vez, se alistar nas Forças Armadas. A iniciativa foi anunciada, nesta quarta-feira (28/08), pelo ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, em evento de celebração dos 25 anos do Ministério da Defesa, realizado em Brasília. Conforme o Decreto nº 12.154, de 27 agosto de 2024, assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o alistamento feminino será de caráter voluntário.

Inicialmente, serão ofertadas 1.500 vagas, sendo que o recrutamento terá início em 2025 e a incorporação a uma das organizações militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, a partir de 2026. A iniciativa está sendo adotada de maneira inédita pelos Comandos das Forças Armadas, após período de estudos em conjunto com Ministério da Defesa. Por lei, o alistamento tem duração de 12 meses, podendo ser prorrogado a cada período de um ano até o prazo máximo de oito anos.

Critérios - De acordo com o decreto, o período de alistamento se dará entre os meses de janeiro e junho, mesmo período do alistamento masculino – devendo as voluntárias completarem sua maioridade no ano de inscrição e, ainda, residir em algum dos municípios que possuem Organização Militar e que foram contemplados com essa iniciativa pioneira. A partir do ato oficial de incorporação, o Serviço Militar será de cumprimento obrigatório, ficando a militar sujeita às obrigações e deveres previstos na Lei 4.375/64 e ao respectivo regulamento de cada Força.

Mulheres nas Forças – Atualmente, as Forças Armadas possuem 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo. Com a adoção do alistamento, o número de oportunidades deve crescer gradativamente. Hoje, as mulheres atuam nas Forças principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval (CN), da Marinha, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), da Aeronáutica. 

Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha de roubo de cargas em Brumado, Lagoa Real, Barra da Estiva e Conquista

Quinta / 29.08.2024

Por Bahia Notícias

A operação, intitulada de Sincorá, cumpre 11 mandados de busca e apreensão. (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

Uma ação contra uma organização criminosa de roubo de cargas foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (29) em cidades do Sudoeste baiano. Segundo a Polícia Civil, o grupo é suspeito de causar um prejuízo de mais de R$ 1 milhão. A operação, intitulada de Sincorá, cumpre 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Brumado, Lagoa Real, Barra da Estiva e Vitória da Conquista.

As investigações apontaram que os suspeitos celebravam contratos de transporte de mercadorias com o objetivo de desviar as cargas. Depois, registravam comunicações falsas de roubo em delegacias para apresentar aos seus contratantes como justificativa para o não cumprimento da entrega.

"Quando foi registrado um roubo na delegacia de Anagé, em janeiro deste ano, o caso chamou a atenção dos investigadores do núcleo de Vitória da Conquista do Draco, que, descobriram que o caminhão mencionado no relato já havia sido alvo de um roubo anterior em dezembro de 2023, entre as cidades de Maracás e Contendas do Sincorá. Assim, foi observado um modus operandi idêntico ao de outras ocorrências, o que motivou o aprofundamento das investigações", detalhou a diretora do Draco-LD, delegada Márcia Pereira.

Os mandados de busca visam coletar provas adicionais que confirmem também as suspeitas de participação do grupo nos delitos de fraude e comunicação falsa de crime. As investigações seguirão, com o objetivo de identificar mais vítimas e ressarcir os prejuízos causados.

Participam das ações os departamentos de Polícia do Interior (Depin), Especializado de Investigações Criminais (Deic) e Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc).

A operação, intitulada de Sincorá, cumpre 11 mandados de busca e apreensão. (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas acontecerá em 29 de setembro

Quinta / 29.08.2024

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições para a corrida se encerram no dia 21 de setembro de 2024. Após esta data as inscrições serão realizadas presencialmente na loja Shopping Byke. (Foto: Divulgação)

A 25ª edição da Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas, marcada para o dia 29 de setembro de 2024, promete ser mais um evento histórico no calendário esportivo baiano. Conhecida carinhosamente como "a queridinha da Bahia", essa competição ciclística reúne anualmente centenas de atletas de diversas partes do Brasil, que competem nas categorias MTB, Speed e Cicloturismo no maior evento ciclístico de estrada da Bahia.

O percurso, que se estende por 80 km entre as cidades de Brumado e Rio de Contas, é um verdadeiro teste de resistência e habilidade, culminando na desafiadora subida da Serra das Almas, um trecho que combina paisagens de tirar o fôlego com uma exigente escalada. Este ano, a organização espera uma participação recorde, impulsionada pela celebração dos 25 anos da prova.

Além de sua importância esportiva, a Corrida Ecológica também carrega um forte apelo ambiental. Desde sua primeira edição em 1998, o evento tem como objetivo conscientizar sobre a preservação ambiental, incentivando os participantes a refletirem sobre os impactos do homem na natureza.

As inscrições para a corrida se encerram no dia 21 de setembro de 2024. Após esta data as inscrições serão realizadas presencialmente na loja Shopping Byke (Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, 397 – Centro – Brumado-Bahia). Garanta logo a sua participação se inscrevendo no site da corrida ecológica.

Livramento: carreta carregada com botijões de gás incendeia na BA-152

Quinta / 29.08.2024

Por Redação Sertão Hoje

Segundo a polícia, não houve registro de feridos. (Foto: Divulgação / 46ª CIPM)

Na noite de terça-feira (27), por volta das 21h, a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 46ª CIPM recebeu uma informação sobre um veículo em chamas na saída em direção a Paramirim, na BA-152. De acordo com a PM, no local foi constatado que o veículo era um Scania T112 HW, com a placa HZI-6835, que transportava botijões de gás. Diante da situação, o Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista, 7º BBM, foi acionado pelos policiais. A Polícia Militar manteve o isolamento da via, que permaneceu totalmente interditada até a chegada do Corpo de Bombeiros, que conseguiu controlar as chamas. Segundo a polícia, não houve registro de feridos. Fonte: Ascom 46ª CIPM.

Segundo a polícia, não houve registro de feridos. (Foto: Divulgação / 46ª CIPM)

Empresa chinesa inaugura fábrica na Bahia e potencializa o mercado eólico nacional

Quarta / 28.08.2024

Instalação na Bahia é estratégica para atender todo o mercado nacional e aproximar a marca de potenciais mercados das Américas. (Foto: Divulgação)

A maior fabricante de aerogeradores para energia eólica do mundo, a Goldwind, inaugurou nesta terça-feira (27) a sua primeira unidade fora da China, com a presença de autoridades nacionais e internacionais, além de clientes e parceiros. Com a nova unidade, a empresa chinesa projeta uma participação consistente no mercado nacional e deve distribuir suas turbinas eólicas para todas as Américas a partir da Bahia.

Com investimentos de mais de R$100 milhões, incluindo a aquisição da fábrica e o desenvolvimento da cadeia de suprimentos, a unidade, localizada em Camaçari, tem a capacidade de produzir cerca de 150 turbinas por ano, com potencial para dobrar este número em dois a três anos, sempre seguindo padrões de qualidade internacional. Além disso, criará mais de 100 empregos diretos e, aproximadamente, 5.000 empregos indiretos em toda a cadeia de fornecimento no Brasil, impactando o desenvolvimento econômico e social na região.

Para o CEO da Goldwind no Brasil, Liang Xuan, o país está bastante engajado no desenvolvimento verde, com o objetivo de atingir emissões líquidas zero até 2050. “A Goldwind contou com forte apoio do governo federal, do governo do estado da Bahia e da prefeitura de Camaçari para trazer esta unidade fabril para o estado. Por isso, estamos certos de que seremos um parceiro estratégico e player relevante no mercado brasileiro de fornecimento de turbinas eólicas, auxiliando na transição energética do país”, destaca Liang.

A fábrica brasileira começará a montar turbinas eólicas a partir de setembro de 2024. Será uma família da plataforma GWH 182, que vai de 5.3 MW a 7.5 MW.

Criação de um Cluster Industrial de tecnologia de ponta

Mais que a instalação de uma unidade fabril, a Goldwind projeta criar um hub de empresas que completem a cadeia de produção dos componentes para as torres de energia eólica, com padrões de sustentabilidade que confiram competitividade ao setor de energia eólica brasileiro.

Além disso, a Goldwind credenciou os seus equipamentos no BNDES FINAME, permitindo aos seus clientes a possibilidade de financiar seus investimentos junto ao banco.

Inauguração

O início das atividades na planta foi marcado por um evento para cerca de 150 convidados, incluindo visita às instalações da unidade. A cerimônia contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

MP-BA recomenda medidas à 46ª CIPM para combater infrações de trânsito durante o período eleitoral

Terça / 27.08.2024

Por Redação Sertão Hoje

Segundo o Ministério Público, “uma grande parcela das pessoas se aproveita dos eventos eleitorais para cometer crimes e infrações graves de trânsito”. (Foto: Divulgação)

O Ministério Público Estadual (MP-BA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, expediu nesta semana uma recomendação ao Comando da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (46ª CIPM) sobre algumas medidas a serem adotadas durante o período eleitoral. Segundo o Ministério Público, “uma grande parcela das pessoas se aproveita dos eventos eleitorais para cometer crimes e infrações graves de trânsito, como dirigir sob efeito de bebida alcoólica e entorpecentes, realizar manobras perigosas (como empinar), além de retirar carenagens e placas de identificação, e adulterar o sistema de escapamento para provocar barulho excessivo, como frequentemente ocorre durante as Convenções Partidárias”.

O MP alerta que esses atos representam riscos à segurança viária e à vida dos participantes e de outras pessoas. De acordo com a recomendação, a 46ª CIPM deve intensificar as medidas preventivas e a fiscalização das normas de trânsito ao longo de todo o período eleitoral e seus respectivos eventos, promovendo a adoção das medidas necessárias para garantir a segurança viária e do público presente, conforme previsto pelo art. 269 do Código de Trânsito Brasileiro, sem prejuízo de eventuais outras medidas repressivas, caso se verifiquem crimes de trânsito.

A recomendação é que veículos eventualmente apreendidos sejam encaminhados ao CIRETRAN de Brumado.

SEC intensifica ações voltadas à preparação dos estudantes da rede estadual para o Enem 2024

Terça / 27.08.2024

Por Ascom SEC

Em Rio de Contas, os estudantes do 3º ano do Colégio Estadual Carlos Souto participaram, na última sexta-feira (23), do aulão “Descomplicando a Redação”. (Foto: Ascom/SEC)

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), através do plano de ação “Tô com você no Enem”, vem apoiando os estudantes da rede estadual que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O trabalho teve início com o incentivo à solicitação de isenção para as inscrições e segue até a realização das provas, em 3 e 10 de novembro, inclusive, com a oferta de transporte para o deslocamento nesses dias do exame. Ainda dentro das atividades desenvolvidas nas unidades escolares, destaque para os aulões de revisão do conteúdo relacionado ao Enem.

Em Rio de Contas, os estudantes do 3º ano do Colégio Estadual Carlos Souto participaram, na última sexta-feira (23), do aulão “Descomplicando a Redação”. Eles aprenderam a estruturar o texto dissertativo-argumentativo, que inclui elementos como tema, tese, argumentos e proposta de intervenção. Já no sábado (24), foi a vez dos estudantes do Colégio Estadual Professora Assis Peixoto, localizado no Distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa, conferirem o mesmo aulão focado na redação.

Outras atividades estão previstas para o mês de setembro, em todas as escolas estaduais. São elas: “Dia D – aulão territorial”, no período de 2 a 30 do próximo mês, com entrega de kit composto por camisa, ecobag e garrafa, e “Aulão descomplicando o Enem”, que acontecerá de 2 a 21 de setembro.

Incentivo – Além de estimular as inscrições, o Governo do Estado auxilia os estudantes com o curso pré-vestibular gratuito, promovido pelo Programa Universidade para Todos (UPT), cujas aulas já foram iniciadas em maio com a distribuição de apostila; realização de simulados; e oferta de material didático e conteúdos disponibilizados de forma on-line. Os estudantes beneficiários do Programa Pé-de-Meia, do Governo Federal, que estão cursando o 3º ano do Ensino Médio e vão fazer o Enem 2024 têm garantido um incentivo extra de R$ 200, desde que compareçam nos dois dias de prova, incluindo eventuais reaplicações.