Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2017"

Novo presidente da Codevasf assume o cargo em cerimônia na sede da empresa, em Brasília

Quinta / 24.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A transmissão simbólica do cargo ocorreu na sede da empresa, diante de gestores e técnicos da Companhia.

Na tarde da última terça-feira (22), o economista Antônio Avelino Rocha de Neiva assumiu o cargo de presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília. A transmissão simbólica do cargo ocorreu na sede da empresa, diante de gestores e técnicos da Companhia. Na cerimônia, Avelino Neiva elogiou o quadro técnico da Codevasf e manifestou o desejo de trabalhar em união com a equipe. “Precisamos do trabalho e da inteligência de vocês. A empresa possui um quadro técnico invejável. Se você vai para uma adutora, a Codevasf tem técnico especializado para a transposição, tem técnico para irrigação, tem técnico para saneamento básico, tem técnico. Vim aqui para ajudar e contribuir, para somar, para que nossa empresa possa galgar o seu destino, aquilo que nos espera”, disse o economista.

A ex-presidente Kênia Marcelino saudou o novo presidente e agradeceu aos que a apoiaram durante o período de sua gestão, ressaltando a qualidade dos técnicos da Companhia. “Nessa caminhada encontramos diversos servidores apaixonados e comprometidos com a missão de trabalhar pela Codevasf, por sua missão. Presidente, o senhor tem uma das melhores equipes técnicas do Governo Federal”, afirmou Kênia. Também participaram da cerimônia prefeitos e vereadores de municípios do Piauí, parlamentares e convidados. O deputado estadual Gil Pereira representou o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes.

Pela manhã, Avelino Neiva tomou posse no cargo de presidente da Codevasf em solenidade no gabinete do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Participaram do evento autoridades como o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o deputado federal Heráclito Fortes, além da ex-presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, de dirigentes, técnicos e assessores da Companhia e de familiares do novo presidente. Na ocasião, o ministro Helder Barbalho destacou a importância da Codevasf para o Governo Federal. "O órgão é um braço importantíssimo do Ministério da Integração Nacional e contribui com diversas das missões da Pasta, como a revitalização do rio São Francisco, ações de desenvolvimento regional, ampliação da oferta hídrica em regiões que sofrem com a seca, entre outras", disse Barbalho. O ato de nomeação de Avelino Neiva como presidente da Codevasf, assinado pelo presidente Michel Temer, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 14 de agosto.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado no bairro Ipiranga

Quinta / 24.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste sábado, dia 26/08, das 14h às 18h, no bairro Ipiranga, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Rua João F. Cotrim, Rua Teotorino Pereira, Rua Gerson Badaró, Avenida Ipiranga, Avenida Governador Waldir Pires, Rua Leocádia, Rua Atílio Cassimiro de Abreu, Rua Valeriano Ramos, Rua Roldaciano Cunha Viana e Rua Alísio José da Silva. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Caetité: Grupo Escolar Maria Neves Lobão teve semana de muitas atividades

Quinta / 24.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na última semana, o Grupo Escolar Maria Neves Lobão teve dias super especiais e cheios de atividades diferenciadas. Na quarta-feira (16) houve apresentação de um belíssimo Sarau Literário, no qual professores, alunos e funcionários socializaram em um momento de cultura e aprendizado. Na quinta-feira (17) a escola recebeu os familiares em uma reunião para entrega dos resultados finais da segunda unidade. E na sexta-feira (18), para fechar com chave de ouro, aconteceu um momento de alegria e descontração, com homenagens aos pais da unidade de ensino. “Ações como essas fortalecem os vínculos entre o aluno, família e escola, além de proporcionar momentos de muita alegria para todos nós”, destacou a gestora da escola, Maria José.

Legislativo brumadense participa de importante encontro de vereadores em Livramento

Quinta / 24.08.2017

Por Eliana Costa

Na reunião foram expostas as principais necessidades de cada uma das localidades.

Dando continuidade ao processo iniciado em Brumado para a criação da União Regional dos Vereadores, os parlamentares que compõem o legislativo brumadense estiveram na noite da última sexta-feira (18) na Câmara de Vereadores de Livramento de Nossa Senhora. Lá, os edis participaram de outra reunião agendada no primeiro encontro. Também estiveram presentes integrantes da Diretoria da União dos Vereadores (UVB), das câmaras de Érico Cardoso, Paramirim, Dom Basílio, Macaúbas, Coração de Maria, Aracatu, Tanque Novo, Abaíra, Jussiape, Jacaraci, Botuporã, Rio de Contas, Lagoa Real, Caculé e Feira da Mata. Na reunião foram expostas as principais necessidades de cada uma das localidades, assim como salientando a importância do fortalecimento do Legislativo Municipal Baiano.

O Diretor de Relações Institucionais da UVB, Vinicius Costa, observou que a mobilização de todos para a criação da União Regional dos Vereadores é imprescindível, pois todos serão fortalecidos, contribuindo para a eficácia na busca de melhoramentos para os municípios. Segundo informado no encontro já foram visitadas mais de 180 câmaras municipais pela UVB, que pretende atingir a meta de 100% das visitas até o final de 2017. “A união de todos os vereadores em prol da criação da União Regional é fundamental, pois através dessa articulação teremos nossos mandatos fortalecidos e a conquista de benefícios para nossas cidades, promovendo o desenvolvimento e o crescimento”, pontuou o presidente do legislativo brumadense, Léo Vasconcelos. Durante a reunião também foi divulgado o Encontro Baiano de Parlamentares Municipais, que estará acontecendo nos dias 05 e 06 de setembro em Serrinha.

Estiveram presentes integrantes da Diretoria da UVB e das câmaras das cidades que fazem parte da União Regional.

Está acontecendo em Caetité a segunda fase do mutirão de mamografia

Quinta / 24.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A equipe do programa Saúde sem Fronteiras ficará no município até esta sexta-feira (25).

Entre os dias 26 de maio e 12 de junho desse ano, o programa Saúde sem Fronteiras levou para Caetité o mutirão de mamografias que atendeu mais de 2.000 mulheres do município. E, desde esta quarta-feira (23), está sendo realizada a segunda etapa da estratégia itinerante. O objetivo dessa etapa é realizar exames complementares em quase 400 mulheres de Caetité, Riacho de Santana, Matina, Lagoa Real, Igaporã e Tanque Novo. As consultas estão sendo realizadas pelo médico especialista Dr. Clóvis da Silva Schitini Filho, na sala de ultrassom da UPA. “Caetité foi um dos primeiros municípios a receber o Saúde sem Fronteiras em 2017, e isso é resultado de um trabalho sério e comprometido. Quando se faz o diagnóstico precoce do câncer de mama a possibilidade de cura de casos identificados é, praticamente, mais de 95%. E nosso objetivo é, principalmente, a prevenção”, destacou a secretária municipal de Saúde, Cynthia Lopes.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada no dia 21/08

Quinta / 24.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Prefeitura de Caetité emite Nota de Pesar pelo falecimento do funcionário municipal Humberto Santana Silva

Quinta / 24.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Humberto tinha 54 anos e estava de licença das atividades na prefeitura para realização de tratamento de saúde.

A Prefeitura de Caetité manifestou pesar pelo falecimento do servidor municipal Humberto Santana Silva, nascido em 22 de outubro de 1962. Betão, como era carinhosamente chamado pelos amigos, começou a trabalhar na Prefeitura Municipal de Caetité em 1997, como operador de máquinas pesadas. Sempre com um sorriso largo no rosto, ele conquistou mais que colegas de trabalho, fez grandes amigos. Ele tinha 54 anos e estava de licença das atividades na prefeitura para realização de tratamento de saúde. “Aos familiares, amigos e parentes, nossos mais sinceros pêsames, em nome de toda cidade”, diz a Nota de Pesar.

Guajeru: Gil Rocha vai à CONDER para acompanhar processo de pleitos solicitados ao governador

Quinta / 24.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Gil Rocha se reuniu com o diretor de equipamentos e qualificação urbanística, Airton José Villaça Maia.

Na última terça-feira (22), o prefeito de Guajeru, Gil Rocha, esteve em audiência na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) com o diretor de equipamentos e qualificação urbanística, Airton José Villaça Maia. O objetivo da reunião foi para acompanhar o processo dos pleitos solicitados ao governador Rui Costa. Os projetos já foram protocolizados e apresentados, sendo eles: pavimentação de ruas e revitalização da Lagoa da Igreja.

Governo de Ituaçu realizará o 1º Seminário de Turismo

Quinta / 24.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

No evento terá debates e palestras para discutir ações estratégicas da área para a cidade.

Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Ituaçu realizará o 1º Seminário de Turismo com debates e palestras para discutir ações estratégicas da área para a cidade. O evento contará com a presença de Eduardo Vilar, Gestor Governamental (Mucugê/Representante da Secretaria Estadual de Turismo na Chapada Diamantina) para falar sobre o tema “Cooperação público privado para o desenvolvimento do turismo”. Luciana Cotrim, professora da área de Turismo na Unidade Senac de Vitória da Conquista, participará do Seminário falando sobre “Perspectivas do Turismo para Ituaçu”. José Maria Caires, também de Vitória da Conquista, proprietário da agência de turismo Maxtour e presidente do movimento ‘Conquista Pode Voar Mais Alto’, abordará “Os impactos econômicos gerados pelo turismo” encerrando a programação. O seminário será realizado na Praça de Eventos Barão do Sincorá, às 19h.

Governo de Guanambi abre curso de qualificação no Distrito de Mutans

Quinta / 24.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O curso é mais uma parceria do Programa Mutirão Social e vai beneficiar 20 novos pedreiros.

Na última sexta-feira (18), a Prefeitura Municipal de Guanambi, através da Secretaria de Assistência Social, promoveu a abertura do curso de formação e qualificação de pedreiros. O ato foi realizado na sede da Associação Comunitária de Mutans (ASCOM), com a presença do prefeito Jairo Magalhães, secretário de Assistência Social Francisco Donato, além dos alunos, amigo e familiares. O curso é mais uma parceria do Programa Mutirão Social e vai beneficiar 20 novos pedreiros no foco da gestão em assegurar oportunidades para as pessoas ingressarem no mercado de trabalho com inclusão social. “O aprendizado é uma conquista que ninguém tira das pessoas e vamos apoiar a qualificação para gerar emprego e renda para os alunos deste programa”, destacou o prefeito.

Prefeitura de Caetité oferece cursos de Aprendizagem Industrial Básica

Quinta / 24.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Capacitação é oferecida em parceria com o SENAI.

Estão abertas as inscrições para o Curso de Aprendizagem Industrial Básica, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Caetité em parceria do SENAI. Os interessados devem comparecer à Secretaria de Desenvolvimento Social para se inscreverem. O público alvo do curso são jovens com idade mínima de 14 ou 18 anos, a depender do curso, e máxima de 21 anos. Para se matricular os jovens devem estar cursando ensino regular ou ter ensino médio concluído. Essa idade máxima não se aplica às pessoas com deficiência, nos termos do parágrafo único, art. 2º, do Decreto nº 5.598/05. Dessa forma, não podem ter abandonado os estudos.

Os cursos de aprendizagem industrial são oferecidos pelo SENAI, conforme a demanda do setor industrial para atender à legislação que regulamenta a contratação de aprendizes – Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598/2005. Com exceção de micro e pequenas empresas, todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, são obrigados a empregar e matricular um número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo e 15% no máximo dos seus empregados, cujas funções demandam formação profissional.

Guanambi: Jairo Magalhães contempla comunidade de Betânia com poço artesiano

Quarta / 23.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A autorização foi feita durante reunião com moradores da Fazenda Lagoa, na comunidade de Betânia, em encontro promovido pela associação.

Na última quinta-feira (17), o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, esteve reunido com moradores da Fazenda Lagoa, na comunidade de Betânia, em encontro promovido pela associação. A agenda fez parte das ações que o gestor vem focando em ouvir junto com os moradores as demandas da população rural. Durante o encontro, lideranças locais como Salza e Valmir agradeceram a presença do prefeito e seu compromisso com a comunidade. “É importante esta parceria, assim que vamos governar, pois ninguém governa sozinho”, destacou o prefeito. De imediato, Jairo autorizou a locação para contemplar a comunidade com um poço artesiano. A reunião contou com a presença dos vereadores Fausto Azevedo e Rafael Macedo.

Bahia é a grande vencedora do Campeonato Caetiteense de Futebol 2017

Quarta / 23.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Em um jogo emocionante, a equipe do Bahia foi a grande campeã ao vencer a Ponte Preta por 5 a 0.

Na tarde do último domingo (20), as equipes Bahia e Ponte Preta disputaram, no Estádio Municipal Paulo Souto, a final do Campeonato Caetiteense do Futebol. Em um jogo emocionante, a equipe do Bahia foi a grande campeã ao vencer a Ponte Preta por 5 a 0. O melhor jogador da partida foi o goleiro Carlos Mendes da equipe do Bahia, que também foi eleito o melhor goleiro da competição. O artilheiro do Campeonato foi Waden Marley, da Ponte Preta, premiado com troféu e R$ 200,00. Para o 1º lugar da competição, além de um lindo troféu e medalhas, foi oferecida uma premiação de R$ 2.000,00. E o 2º lugar ganhou troféu, medalha e R$1.000,00. “O Campeonato Caetiteense de Futebol é mais uma iniciativa da administração municipal de incentivo ao esporte e à integração social. Este ano o evento contou na sua organização com uma intensa dedicação da equipes e da Liga Caetiteense de Futebol (Licaf). Sem dúvidas, uma competição de alto nível”, destacou Lajucy Lôbo, gerente de Esporte.

Este ano o evento contou na sua organização com uma intensa dedicação da equipes e da Liga Caetiteense de Futebol (Licaf).

IFBA Campus Brumado prorroga inscrições para o Processo Seletivo 2018

Quarta / 23.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os cursos oferecidos são: Técnico em Mineração, Informática e Edificações.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Brumado prorrogou, até o dia 31 de agosto, o prazo para as inscrições do Processo Seletivo 2018, destinado ao preenchimento de vagas dos cursos técnicos do Instituto, na modalidade subsequente. Os cursos oferecidos são: Técnico em Mineração, Informática e Edificações. Os candidatos terão até o dia 1º de setembro para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 35,00. Clique aqui e inscreva-se.

Caetité: alunos do Grupo Escolar Maria da Conceição Pontes confeccionam brinquedos para a semana do Folclore

Quarta / 23.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Durante esta semana os alunos do Grupo Escolar Maria da Conceição Pontes colocaram a mão na massa e criaram lindos brinquedos com material reciclado nas aulas de Artes, com a professora Danivia. “Fora momentos de muita alegria durante a confecção e, posteriormente, quando os nossos alunos utilizaram os brinquedos que eles mesmos fizeram. Essa é uma forma criativa de realizar a educação infantil. Durante as aulas eles puderam explorar as figuras do nosso folclore e aprender mais sobre a nossa cultura”, comemorou a gestora do grupo escolar, Meire Carvalho.