Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2017"

Caetité: Comunidade de Lagoinha da Cobra é identificada como quilombola

Quarta / 30.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O município irá cadastrar a comunidade como quilombola para que ela seja beneficiada com as políticas públicas mais direcionadas, como a titulação coletiva.

No começo do mês, a gerente de Integração Rural e coordenadora Quilombola de Caetité, Aneli Rodrigues, e o gerente de Desenvolvimento Rural, Amadeu Silveira, ambos da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, estiveram na comunidade de Lagoinha da Cobra analisando suas características. Na visita foi constatada que a comunidade, que fica a cerca de 50km de Caetité, é quilombola. Dessa forma, o município irá cadastrá-la como tal, para que ela seja beneficiada com as políticas públicas mais direcionadas, como a titulação coletiva. “Comunidade quilombola hoje tem a significação de áreas onde mora uma população negra, com cultura própria, historia própria, com maneira de viver especial e reconhecida pela sociedade como terra do negro”, explicou Aneli Rodrigues.

Brumado: Secretaria de Infraestrutura refaz calçamento da Rua Zeferino Romualdo Viana

Quarta / 30.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

No local, há um aclive bastante acentuado que poderia gerar acidentes caso os devidos reparos não fossem efetuados.

Em atendimento à reivindicação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SEINF) refez o calçamento da Rua Zeferino Romualdo Viana, no Bairro Ginásio Industrial, em Brumado. No local, há um aclive bastante acentuado que poderia gerar acidentes caso os devidos reparos não fossem efetuados. A ação faz parte de um cronograma de ações previamente planejadas e estudadas pela SEINF, juntamente com a equipe de engenheiros do departamento de projetos, com o objetivo de reformular o sistema viário municipal. O secretário Municipal de Infraestrutura, Engenheiro André Cardoso, destacou que os avanços em prol do desenvolvimento e expansão do município vão continuar com mais obras de reestruturação e recuperação de ruas e avenidas.

Governo de Caetité inicia semana voltada às gestantes

Quarta / 30.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

As grávidas atendidas no CAE III e nas Unidades de Saúde da Família receberam dicas e orientações da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Começou na manhã desta terça-feira (29), em Caetité, uma semana especial dedicada às gestantes. Na oportunidade, as grávidas atendidas no CAE III e nas Unidades de Saúde da Família Woquiton Fernandes Teixeira e Nossa Senhora da Paz receberam dicas e orientações da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Ainda durante o encontro, foram distribuídos repelentes contra o mosquito Aedes Aegypti para as gestantes integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A iniciativa é do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), em parceria com os estados, que têm a responsabilidade de armazenar e distribuir os repelentes aos respectivos municípios.

A secretária de Saúde de Caetité, Cynthia Lopes, destacou a seriedade do evento. “Esse é um encontro de extrema importância para as grávidas. A distribuição desse repelente evita as arborviroses e o mosquito Aedes Aegypti que transmite o zika vírus. E isso mostra que, além de trabalharmos com prevenção e com assistência, realizamos a promoção à saúde e prevenção de doenças”, explicou Cynthia. A ação de distribuição dos repelentes está sendo feita em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através da equipe do Bolsa Família, gerenciada por Paulo César Moreira, que, além de registrar as entregas, relaciona as gestantes beneficiárias do programa.

A vice-prefeita do município, Drª Jaquele Fraga, falou sobre como é fundamental o acompanhamento durante a gestação. “É muito importante que vocês façam um pré-natal direito e que façam o uso dos repelentes. Eu conheço, de perto, no nosso município um caso de microcefalia, e não é fácil a luta da família. Então, se há essa possibilidade de prevenção, eu peço que vocês se dediquem a essa vida que estão aí dentro de vocês”, destacou a vice-prefeita. As Unidades de Saúde da Família da zona rural também estão realizando ações de orientações às gestantes, com a distribuição dos repelentes.

Ainda durante o encontro, foram distribuídos repelentes contra Aedes Aegypti para as gestantes integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Câmara de Guanambi aprova projetos de interesse da comunidade

Quarta / 30.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na ordem do dia foram aprovados ainda projetos legislativos e indicações dos vereadores.

Na sessão ordinária da última segunda-feira (28), a Câmara de Vereadores de Guanambi aprovou, por unanimidade, um pacote de projetos importantes para a comunidade. Foram aprovados: projeto de lei do executivo que cria a Guarda Civil Municipal, projeto de lei do executivo que institui o Fundo Municipal de Apoio à Agricultura Familiar, projeto de lei do executivo destinando recursos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e o projeto que normatiza o concurso público da Câmara de Vereadores de Guanambi. Na ordem do dia foram aprovados ainda projetos legislativos e indicações dos vereadores.

Municípios do interior da Bahia receberão carretas do SAC

Quarta / 30.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

As carretas estarão em Novo Triunfo, Pedro Alexandre, Santa Brígida, Condeúba, Presidente Jânio Quadros, Maetinga, Aiquara, Ipiáu e Ibirataia.

As três carretas do SAC estão em rota por municípios baianos, cada uma em regiões diferentes do interior. A parada em cada cidade será de dois dias. Já nesta sexta-feira (1º) e sábado (2) um dos caminhões chegará a Novo Triunfo, nordeste da Bahia. Na mesma região, a segunda parada será em Pedro Alexandre, na segunda-feira (4) e terça-feira (5). Essa carreta ainda visitará Santa Brígida, na quinta-feira (7) e sexta-feira (8).

O outro caminhão segue o destino Centro-Sul do Estado e atenderá à população de Condeúba, no domingo (3) e segunda-feira (4). Na quarta-feira (6) e quinta-feira (7), chegará a Presidente Jânio Quadros. Também atenderá à população de Maetinga, no sábado (9) e domingo (10). A outra carreta do SAC Móvel visitará a cidade de Aiquara no sábado (2) e domingo (3); Ipiáu, na terça-feira (5) e quarta-feira (6); e Ibirataia, na sexta-feira (8) e sábado (9).

Os cidadãos podem tirar 1ª e demais vias da Carteira de Identidade, 1ª via do CPF, Antecedentes Criminais, além de fazer o Recadastramento de Inativos e Pensionistas e serviços da Ouvidoria Geral do Estado. O SAC Móvel funciona das 8 às 18 horas. Para mais informações sobre as rotas do SAC Móvel e horários de atendimento, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o endereço www.sac.ba.gov.br.

Bahia: Estado divulga resultado provisório de prova objetiva da PM e Corpo de Bombeiros

Quarta / 30.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A publicação aconteceu em caderno especial no Diário Oficial do Estado (DOE) e integra o cronograma do concurso público para ingresso nas duas carreiras.

Nesta quarta-feira (30), foi divulgado o resultado provisório da prova objetiva para ingresso na Polícia Militar da Bahia e no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A publicação aconteceu em caderno especial no Diário Oficial do Estado (DOE) e integra o cronograma do concurso público para ingresso nas duas carreiras. A prova foi aplicada no dia 6 de agosto em Salvador e em outros doze municípios do interior. Mais informações no Portal do Servidor e no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br).

De acordo com a publicação, 29.369 candidatos estão habilitados na primeira etapa do certame. Deste total, 26.192 concorrem a duas mil vagas ofertadas para a Polícia Militar e os 3.177 concorrem pelas 750 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar. Na mesma ocasião, todos os candidatos que participaram do certame poderão fazer vistas à folha de respostas da prova objetiva, podendo interpor recurso no prazo de dois dias úteis a contar do dia da publicação do resultado provisório no site da organizadora do certame. O resultado das interposições será divulgado no Portal do Servidor e no site do IBFC.

Ao todo, foram realizadas 141.878 inscrições no certame, sendo 18.066 para o Corpo de Bombeiros e 123.812 para a Polícia Militar. Este é o maior concurso já realizado pelo Estado na área de segurança, sendo o primeiro para o Corpo de Bombeiros após reformulação no comando e dissociação da Polícia Militar. Elaborado conjuntamente pela Saeb e pelos Comandos Gerais, seu edital foi publicado no dia 10 de maio e terá validade de um ano, prorrogável por igual período. A próxima etapa será a correção da prova discursiva, também realizada no dia 6 de agosto.

Uma vez habilitado para o curso de formação, seja da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar, o candidato irá ingressar no quadro das corporações como aluno soldado, recebendo bolsa de R$ 937,00 durante o curso de formação. Quando tiver concluído o curso e, posteriormente, lotado na região de sua escolha, o soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar terão carga horária de 40 horas semanais. A remuneração, composta de soldo e gratificação, é de R$ 3.019 (40h) tanto para a Polícia Militar como para o Corpo de Bombeiros.

Governo de Guanambi emite nota de pesar pelo falecimento do médico Reginaldo Monteiro Cotrim

Quarta / 30.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Reginaldo Cotrim foi vítima de um trágico acidente, que também ceifou a vida da cantora Lane Mello e do servidor público federal Reynaldo Mosqueira.

A Prefeitura de Guanambi e a Secretaria Municipal de Saúde manifestaram profundo pesar pelo falecimento do médico Dr. Reginaldo Monteiro Cotrim, clínico geral plantonista da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Guanambi, ocorrido na noite da última segunda-feira (28). Querido por todos os colegas de trabalho, o jovem era dedicado profissional e desempenhava a sua função, desde o mês de maio deste ano, e neste tempo, ganhou o respeito e admiração dos colegas e pacientes. Era um médico atuante e batalhador, que também emprestava a sua competência para as unidades de saúde das cidades de Pindaí e Palmas de Monte Alto, onde deixa um lastro de excelentes serviços prestados.

“Reginaldo deixará uma lacuna difícil de ser preenchida, dado a sua simpatia e sensibilidade que contagiava a toda equipe. O mesmo foi vítima de um trágico acidente, que também ceifou de forma prematura a vida de outros dois queridos jovens de nossa cidade, a cantora Gislayne Rodrigues Mello (Lane Mello) e do servidor público federal Reynaldo Mosqueira. Neste momento, faltam palavras para expressar este sentimento de extrema dor e consternação, que alcançou a todos de forma tão abrupta. Neste mesmo tempo, rogamos a Deus o necessário conforto através da fé. Expressamos sentimentos de vivas condolências e solidariedade aos familiares, amigos e admiradores dos jovens que tanto os estimaram e partilham a dor pela tão precoce partida”, diz a nota.

Luciano Ribeiro diz que há completa falência do Estado nas áreas da educação, saúde, segurança pública e transporte marítimo

Quarta / 30.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O parlamentar se pronunciou no plenário da Assembleia Legislativa para cobrar ações que atendam os anseios da população.

O deputado estadual Luciano Ribeiro em seu pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (29), abordou sobre as faltas do Estado para com questões cruciais, como a saúde que passa por um caos absoluto, na dependência de uma regulação desorientada; a ausência de estruturas nas escolas, privando os alunos de educação digna; o descaso total de segurança pública e, agora, o acidente na travessia Mar Grande – Salvador, na Bahia de Todos os Santos, anuncia a omissão na regularização do transporte marítimo. “Infelizmente, o que se previa ocorreu de forma trágica, no último dia 24, e deixou 19 mortos, confirmando mais uma completa falência do governo do Estado. E hoje, passados apenas 5 dias, a travessia voltou a funcionar naturalmente como se nada tivesse acontecido. Não vamos deixar isso passar em branco. Os culpados devem ser responsabilizados. O Estado deve assumir seus erros e tomar as devidas providências. Nós, deputados, somos convocados dia após dia pelas demandas da população, que convivem sem nenhuma proteção do Estado. A nossa discussão aqui é em defesa dos baianos e pelo o que eles precisam”, salientou o deputado.

Brumado: Secretaria de Infraestrutura desenvolve projeto de mobilidade urbana e expansão municipal

Terça / 29.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Estão sendo realizadas obras de canalização do Riacho do Bate Pé e a abertura de importantes vias marginais ao longo do trecho, nos bairros Santa Tereza e São José.

A Prefeitura de Brumado está promovendo uma importante obra nos bairros Santa Tereza e São José: a canalização do Riacho do Bate Pé e a abertura de importantes vias marginais ao longo do trecho. Em ação conjunta, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SEINF) e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) estão à frente da obra, que visa promover, além da canalização do riacho propriamente dita, a mobilidade urbana e a expansão municipal. O projeto de canalização do riacho propõe endireitar o curso da água, que deixará de ser sinuoso e embarreirado, promovendo assim maior aproveitamento do terreno, bem como proporcionando a urbanização de toda a área. O projeto está em execução e o secretário de Infraestrutura, Engenheiro André Cardoso, destacou que o mesmo possibilitará o desenvolvimento do sistema viário brumadense.

Alunos de escolas municipais terão aulas de Robótica no IFBA de Brumado

Terça / 29.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os alunos selecionados serão divididos em duas turmas de 15 alunos. As aulas terão início no dia 31 de agosto.

Na última quinta-feira (24), cerca de 130 alunos do 8º e 9º ano das escolas municipais de tempo integral Professora Nice Públio da Silva e Professora Oscarlina Oliveira Silva participaram de uma avaliação no Instituto Federal da Bahia (IFBA). A avaliação incluiu questões de matemática: razão, regra de três simples, porcentagem e figuras geométricas, e uma redação, aplicada pelo professor Marcos Pereira dos Santos, com o intuito de selecionar 30 alunos para participarem do Curso Básico de Robótica, cuja duração é de três meses.

A robótica é uma área multidisciplinar e empolgante, pois abrange várias áreas em suas atividades, tais como: matemática, física, química, biologia e relacionamento interpessoal. A construção de agentes inteligentes e automação de processos podem colocar os alunos em um ambiente prático de aprendizagem e ensino importantes para a vida dos discentes. Este ambiente de construção de robôs e automação de processos desperta nos alunos o sentido de vários assuntos, que geralmente são vistos apenas teoricamente.

O mercado de trabalho tem uma demanda por profissionais que conheçam e manipulem agentes inteligentes. Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação buscou a parceria do IFBA em Brumado para oportunizar aos discentes os conhecimentos básicos de robótica e automação. Os encontros acontecerão toda quinta-feira, no IFBA. Os alunos selecionados serão divididos em duas turmas de 15 alunos. As aulas terão início no dia 31 de agosto.

Governo de Caetité dá início ao projeto CRAS Itinerante

Terça / 29.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

A primeira a receber o projeto foi a comunidade de Contendas, onde foram realizadas atividades que envolveram crianças, adolescentes e idosos.

Na última sexta-feira (18), a Prefeitura de Caetité, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, deu início ao projeto CRAS Itinerante, que vai percorrer todas as comunidades quilombolas. A primeira a receber o projeto foi a comunidade de Contendas. Na oportunidade, foram realizadas atividades que envolveram crianças, adolescentes e idosos, como palestras, roda de conversa e grupo de dança. O projeto, que foi idealizado pela primeira dama Aline Gondim, leva o nome Unindo Forças e propõe um espaço de discussão e formação, para que seja realizada uma troca de experiência e vivência nas comunidades.

“Essa ação é realizada pelo CRAS Urbano, CRAS Rural, Equipe Volante Quilombola e Equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). De fato, vivenciamos o fortalecimento da comunidade em si, envolvendo toda a família, levando momentos de cultura e educação e fortalecendo os vínculos comunitários”, explicou a coordenadora do CRAS Rural, Deuzeni Santos. O morador de Contendas, Sr. Manoel Marcos de Oliveira, destacou a importância desse projeto para a comunidade. “Tomara que tenhamos outros encontros desses, porque foi muito bem organizado e muito bonito. Todo mundo aqui ficou feliz. Estou muito agradecido por essa equipe ter estado com a gente hoje”, comemorou o Sr. Manoel.

Ainda na comunidade de Contendas, foi feito o lançamento do Programa Criança Feliz que inicialmente atenderá 150 famílias. São crianças de 0 a 3 anos e de 0 a 6 anos (que receba o BPC ou tenha alguma deficiência). Só serão cadastradas as crianças que recebem o Bolsa Família. Serão cadastradas, também, gestantes e crianças que estão afastadas do convívio familiar. O objetivo principal desse programa é conseguir promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância. Isso é possível com visitas periódicas dos profissionais de saúde e da vara da infância na casa dessa população mais carente.

O projeto propõe um espaço de discussão e formação, para que seja realizada uma troca de experiência e vivência nas comunidades.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado no bairro Alto Caiçara

Terça / 29.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na próxima quinta-feira, dia 31/08, das 08h às 16h, no bairro Alto Caiçara, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Hildevaldo A. B. Sorte; Rua 10; e Rua A. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Três pessoas morrem em acidente na BR-030 entre Caetité e Brumado

Terça / 29.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os três ocupantes do Toyota RAV4 morreram carbonizados após veículo pegar fogo com a colisão.

Na noite desta segunda-feira (28), Um acidente entre dois veículos que se colidiram na BR-030, trecho que liga as cidades de Caetité e Brumado, causou a morte de Reinaldo Cotrim, Reginaldo Mosqueira e Gislaine Mello, todos ocupantes do veículo Toyota modelo RAV4. O motorista do caminhão identificado como Antônio Almeida e uma passageira não tiveram ferimentos graves. Segundo informações, o Toyota modelo RAV 4, placa policial de Salvador, teria colidido frontalmente contra o caminhão que seguia de Guanambi para o Distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio. Com a colisão os dois veículos pegaram fogo. Fonte: InformeCidade.

O Toyota modelo RAV 4 colidiu frontalmente contra um caminhão. Com a colisão os dois veículos pegaram fogo.

TCM e UPB promovem encontro em Vitória da Conquista

Terça / 29.08.2017

Por Redação Sertão Hoje

O TCM, em parceira com a UPB, realizará mais uma edição do Encontro Regional de Orientação aos Jurisdicionados.

Em continuidade ao projeto de aperfeiçoamento da gestão municipal, o Tribunal de Contas dos Municípios, em parceira com a União dos Municípios da Bahia (UPB), realizará nesta semana mais uma edição do Encontro Regional de Orientação aos Jurisdicionados. O município de Vitória da Conquista foi escolhido como sede do evento, que ocorrerá no período de 30 de agosto a 1º de setembro, das 08h às 17h, no auditório do CEMAE – Avenida Olivia Flores, nº 3000, Bairro Universidade. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no dia e local do evento. O encontro possibilitará a capacitação técnica de gestores municipais e servidores públicos das prefeituras, câmaras de vereadores e entidades descentralizadas. O objetivo é orientar os presentes em relação às prestações de contas, controle interno e o funcionamento de suas unidades, bem como capacitar os servidores municipais para a utilização do sistema SIGA e do e-TCM.