Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2016"

Brumado: Polícia apreende menor com drogas no bairro Dr. Juracy

Sexta / 26.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os materiais apreendidos e o menor foram encaminhados para a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior para investigação do caso.

Ao realizar ronda de rotina no Bairro Dr. Juracy, uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (34ª CIPM) apreendeu um menor de 16 anos com drogas. Segundo a polícia, com o adolescente foram encontradas 40 gramas de substância análoga à maconha, 14 frações, aparentemente da mesma substância, embaladas para comercializar, 10 frações de substância análoga à cocaína, acondicionadas em embalagens plásticas, e R$ 25,00 em espécie. Os materiais apreendidos e o menor foram encaminhados para a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior para investigação do caso.

Tiro de Guerra de Brumado realiza formatura em alusão ao Dia do Soldado

Sexta / 26.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Varias autoridades estiveram presentes no evento, além de amigos e familiares dos atiradores.

Ontem, dia 25, os integrantes do Tiro de Guerra de Brumado realizaram uma formatura em alusão ao Dia do Soldado. Varias autoridades estiveram presentes no evento como o prefeito Aguiberto Lima Dias, o juiz da Comarca de Brumado, Dr. Genivaldo Guimarães, e o secretário da Secult, Miguel Lima Dias, além de familiares e amigos dos atiradores. Na ocasião, houve uma homenagem aos amigos colaboradores do Projeto Esporte Vencedor, que acontece nas instalações do Tiro de Guerra.

Novos 236 policiais recebem distintivos e carteiras funcionais

Sexta / 26.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os distintivos e carteiras funcionais foram entregues ontem, dia 25, durante audiência interna realizada na sede do Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública.

Os 236 novos policiais que participaram, na última quinta-feira (25), da audiência interna realizada na sede do Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho, no CAB, receberam os distintivos e as carteiras funcionais. Eles foram recepcionados pelo secretário Maurício Barbosa, delegado-geral Bernardino Brito Filho e diretores de departamentos da Polícia Civil, onde irão trabalhar futuramente. Durante o evento, iniciado às 9h, com a primeira turma formada por 51 delegados, os novos servidores receberam as boas-vindas do delegado-geral, que fez a entrega simbólica dos distintivos após a execução do Hino da Polícia Civil. Agora eles serão designados para servirem no Gabinete do Delegado Geral (GDG), em fase de adaptação funcional, pelo prazo de 30 dias.

À tarde foi a vez dos 29 escrivães e 156 investigadores participarem da solenidade. ‘Hoje é um dia especial muito aguardado pela SSP e por vocês. Abracem a profissão que vocês escolheram, com muito amor, carinho e dedicação, e não sucumbam diante das dificuldades. É diante delas que a gente avalia e descobre aqueles que têm a verdadeira intenção de fazer a diferença’, afirmou o secretário Maurício Barbosa. Para o delegado-geral Bernardino Brito Filho, a Polícia Civil está dando um grande passo rumo ao seu fortalecimento com o ingresso dos novos delegados, investigadores e escrivães. ‘Estamos reafirmando o compromisso da instituição em ser a guardiã da sociedade e conservação dos seus valores’, disse. Após a entrega das carteiras funcionais, os novos policiais percorreram o Centro de Operações e Inteligência e assistiram a uma explanação sobre as atividades desempenhadas na unidade.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 28/08

Sexta / 26.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste domingo, dia 28/08, das 07:45h às 15:00h, no bairro São Felix, na cidade de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Rua Major Jovino Brito; Rua 1º de Maio; Av. Cel. Santos. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

IFBA abre concurso público com 193 vagas para professores de diversas áreas

Quinta / 25.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

As vagas são para os regimes de trabalho de 20 e 40 horas semanais com dedicação exclusiva (DE), com diversas áreas de conhecimento (Foto: Reprodução).

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu, nesta quinta-feira (25), as inscrições do concurso para Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. As vagas são para os regimes de trabalho de 20 e 40 horas semanais com dedicação exclusiva (DE), com diversas áreas de conhecimento como administração, ciência da computação, construção civil, engenharias, línguas, saúde, dentre outras. Os candidatos aprovados serão contratados pelo regime jurídico estatutário, nos termos da Lei 8.112/90, que assegura a estabilidade no cargo após a aprovação no estágio probatório (3 anos de efetivo exercício). São 193 vagas distribuídas em 23 cidades baianas. As inscrições estarão abertas até o dia 26 de setembro e estão disponíveis no site http://www.institutoaocp.org.br/concursos.jsp. A taxa de inscrição custa R$ 150.

Parceria entre Prefeitura e Clínica disponibiliza mamografias gratuitas em Malhada de Pedras

Quinta / 25.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os atendimentos serão realizados até o dia 02 de setembro, podendo ser estendido caso necessário (Luan Patric/Malhada Online).

Desde o último dia 24 de agosto, em Malhada de Pedras, a clínica IRM de Macaúbas está realizado mamografias em mulheres de forma totalmente gratuita pelo SUS. O projeto tem como parceira a Prefeitura Municipal e é uma estratégia para a prevenção, detecção precoce e o tratamento da doença. Mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos serão atendidas pela equipe de saúde, que conta com mamógrafos que farão atendimentos durante todo o dia. Os atendimentos serão realizados até o dia 02 de setembro, podendo ser estendido caso necessário. As interessadas devem apresentar RG e cartão do SUS. Segundo a secretária de Saúde, Vanessa Teixeira, a carreta do rastreamento ficará disponível para as moradoras das 8h às 12h e das 14h às 18h. ‘A previsão é de que sejam atendidas até 80 mulheres por dia’, comentou. As mulheres que forem diagnosticadas com a doença serão encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde para tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico em unidade oncológica especializada. O atual prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Alves (Ceará), destacou a importância deste programa na cidade, ressaltando a facilidade da população no acesso aos exames, diagnóstico e tratamento.

As interessadas devem apresentar RG e cartão do SUS (Luan Patric/Malhada Online).

Brumado: Carreatas ficam fora das campanhas eleitorais após acordo entre coligações

Quinta / 25.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

A medida visa à ordem e segurança durante o período eleitoral (Foto: Lay Amorim).

O juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, e o promotor eleitoral, Ruano Fernando, intermediaram um acordo entre representantes e candidatos das chapas majoritárias que disputam as eleições nos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. Na sessão, que foi realizada na tarde de ontem (24), também estiveram presentes oficiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e delegados da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). Dentre os temas obcordados, o que mais se destacou foi o acordo entre as chapas para não haver as carreatas no período de campanha. Também foram tratadas as limitação sobre a propaganda volante, ficando determinado que os carros de som terão que respeitar o limite de 200 metros de distância de postos de saúde, hospitais, prédios públicos, templos religiosos e escolas, além de terem um horário limite para circulação, até as 20h. Outras regras importantes são: nenhum veículo poderá circular adesivado no dia da votação e os candidatos só poderão comparecer as suas sessões de votação e não deverão demorar de votar, o que pode configurar boca de urna. As medidas acordadas visam à ordem e segurança durante o período eleitoral.

Recadastramento de policiais reformados e da reserva termina dia 31 deste mês

Quinta / 25.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Os faltosos devem realizar o procedimento em qualquer uma das 56 unidades do Ceprev localizadas nos postos SAC e em Pontos Cidadão (Foto: Reprodução).

2.096 servidores da Policia Militar, oriundos da reforma e da reserva e que ainda não realizaram o recadastramento, têm até o final do mês de agosto para regularizar seus dados junto à Previdência Estadual. Até o início desta semana, 84% dos 13 mil convocados já haviam respondido ao chamamento da Suprev. Esta é a quarta etapa do recadastramento anual do órgão e o prazo termina no dia 31 de agosto. Os faltosos devem realizar o procedimento em qualquer uma das 56 unidades do Ceprev localizadas nos postos SAC e em Pontos Cidadão, ou ainda no SAC Servidor, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Multishop Boca do Rio. Para realizar o recadastramento, são necessários os seguintes documentos originais: carteira de identidade (ou outro documento de identificação oficial) com foto atual e em bom estado de conservação, CPF e comprovante de endereço.

Quem residir fora da área de cobertura previdenciária poderá efetuar o recadastramento via correspondência, enviando atestado de vida e os documentos autenticados para: SUPREV - Av. Tancredo Neves, n° 776, Bloco A, Bairro Caminho das Árvores, Salvador – Bahia, CEP: 41.820-904. É imprescindível sinalizar na parte externa do envelope a palavra “RECADASTRAMENTO”. O atestado de vida está disponível no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), na aba Aposentados e Pensionistas. Em caso de impossibilidade de locomoção ou doença grave, o recadastramento pode ser feito mediante procuração por instrumento público (originais e cópias), emitida no máximo até seis meses ou através de formulário próprio disponibilizado gratuitamente pela Previdência Estadual. Além de atestado médico original emitido até 30 (trinta) dias, comprovando a dificuldade no deslocamento ou a doença grave.

No caso de ausência do domicílio, é necessário apresentar um atestado de vida, declaração que pode ser concedida por uma autoridade pública, como médico, delegado, dentre outras autoridades, confirmando que aquele servidor está vivo e reside no município informado. Já os casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev ou Pontos Cidadão, envio pelos Correios à Suprev (endereço acima) ou por fax: (71) 3116-5464. Informações adicionais, como a lista de documentos exigidos e o endereço de todas as unidades Ceprev estão disponíveis no Portal do Servidor ou, ainda, pelo call center 0800 071 5353 (ligações dentro do Estado) ou 71 4020-5353 (para ligações realizadas de fora da Bahia ou de telefone celular).

VLI abre inscrições para programa de estágio em Brumado

Quinta / 25.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

As vagas são destinadas a estudantes dos níveis técnico e superior interessados em começar carreira em um dos segmentos mais promissores no Brasil (Foto: Reprodução).

A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, está com inscrições abertas para o Programa de Estágio de 2017. As vagas são destinadas a estudantes dos níveis técnico e superior interessados em começar carreira em um dos segmentos mais promissores no Brasil: a logística. As inscrições devem ser realizas no site www.estagiovli.manpower.com.br até o dia 11 de setembro. São aproximadamente 150 vagas distribuídas em cidades de atuação da empresa nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Sergipe, Goiás e Tocantins. Na Bahia, as vagas são para as cidades de Alagoinhas, Simões Filho, Brumado e Iaçu.

Os estudantes aprovados iniciarão o estágio em janeiro de 2017. Além da bolsa estágio, proporcional ao período trabalhado (4 ou 6 horas), a VLI oferecerá benefícios, como plano de saúde, seguro de vida, auxílio transporte e auxílio refeição. O programa tem duração de 12 a 24 meses e tem por intuito desenvolver jovens talentos na empresa a partir de um plano focado no perfil e na formação do estudante. Os candidatos podem se inscrever nas oportunidades oferecidas de acordo com a sua formação: técnica ou superior. O estágio técnico abrange as áreas de Segurança do Trabalho, Edificações e/ou Estradas, Mecânica, Mecatrônica, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Elétrica, Eletromecânica, Administração, Informática, Logística, Química. Para concorrer, os estudantes devem ter previsão de formatura de dezembro de 2017 até dezembro de 2018, ou ter concluído a parte teórica do curso sem cumprir a carga horária de estágio obrigatório.

O estágio superior, por sua vez, oferece oportunidades para estudantes de Administração, Economia, Ciência da Computação, Psicologia, Ciências Contábeis, Sistema de Informação, Engenharias de Produção, Civil, Computação, Química, Mecânica, Mecatrônicas, Controle e Automação, Elétrica, Ambiental, Telecomunicações e Florestal. Os candidatos devem ter previsão de formatura entre dezembro de 2017 até dezembro de 2018. O processo seletivo é composto pelas etapas de inscrição, testes on-line, dinâmica de grupo, entrevistas com gestores e, por fim, exame médico e entrega dos documentos.

Faculdade Guanambi lança segunda edição online da Revista de Direito

Quinta / 25.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

A Revista de Direito da FG adota o modelo de dupla avaliação cega dos artigos enviados e está no formato eletrônico, promovendo a difusão livre do conhecimento.

A Faculdade Guanambi publicou a segunda edição online da Revista de Direito da Faculdade Guanambi (RDFG). Nesta edição, a Revista de Direito é aberta com um artigo do Prof. Dr. Leonardo Pérez Gallardo, renomado docente da Universidad de La Habana, em Cuba. No texto, Gallardo discute a propriedade comum, a propriedade intelectual e o direito à privacidade como variáveis na difícil equação jurídica e social, decorrentes dos conflitos que surgem por este motivo. Outro artigo publicado nesta edição é de autoria do Prof. Dr. Flávio Barbosa Quinaud Pedron, docente do Mestrado em Direito da FG. Pedron apresenta os principais pontos da Teoria do Direito, desenvolvida por Ronald Dworkin, como proposta hermenêutica e reconstrutiva para o Direito na atualidade.

A Revista de Direito da FG adota o modelo de dupla avaliação cega dos artigos enviados e está no formato eletrônico (Open Journal – SEER), o que facilita o acesso, promovendo a difusão livre do conhecimento. Seu Conselho Editorial, composto por profissionais de excelência, está distribuído por diferentes estados do país e de outros países. Com esta iniciativa, a FG busca oferecer mais uma contribuição à educação, respondendo à expectativa interna e regional ao mesmo tempo em que se apresenta para a interlocução aberta. Com uma temática genérica, a Revista de Direito possui comportando investigações de diferentes matrizes, embora o foco seja análises concernentes aos fundamentos e à efetividade do Direito.

Segundo um dos editores, Prof. Dr. Daniel Braga Lourenço, a Revista da Faculdade de Direito de Guanambi, a partir deste volume, passa a estar vinculada formalmente ao Programa de Pós-Graduação em Direito. Esta vinculação, de acordo Lourenço, sobreleva não só a importância da recente formação do Programa de Pós-Graduação, já em pleno funcionamento, como também constrói uma ponte permanente de contato acadêmico da instituição com outros pesquisadores do país e de fora. E com a própria graduação, sempre no intuito de levar ao público leitor as últimas pesquisas e estudos na área do Direito e disciplinas correlatas. ‘A publicação em formato eletrônico torna a Revista um instrumento de aprimoramento acadêmico que certamente beneficiará toda a comunidade de Guanambi’, declarou Lourenço.

Prefeito de Bom Jesus da Lapa é punido por gastos irrazoáveis em situação de emergência

Quinta / 25.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Eures Ribeiro Pereira teria realizado festas mesmo após ter decretado situação de emergência, diante da grave seca que atingiu o município em 2013 (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O Tribunal de Contas dos Municípios, na última terça-feira (23), determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro Pereira, pela irrazoabilidade dos gastos realizados com os festejos de São Pedro e Aniversário da Emancipação do Município. Eures teria realizado as festas mesmo após ter decretado situação de emergência, diante da grave seca que atingiu o município no exercício de 2013. O relator do processo, conselheiro Fernando Vita, multou o gestor em R$ 25 mil, pois considerou que as despesas realizadas com as contratações diretas de atrações artísticas, ao custo de R$622.000,00, durante o período de situação de emergência decretado na municipalidade, violaram os princípios da razoabilidade, moralidade e economicidade. A decisão tomou por base o pronunciamento do Ministério Público de Contas, que opinou pela procedência do termo de ocorrência. Devido que, no exercício de 2013, o município de Bom Jesus da Lapa gastou R$ 1.126.837,00 com bandas e atrações musicais voltadas a festejos em geral, enquanto aparentemente investiu apenas R$ 44.070,00 com despesas referente à soluções para diminuir os efeitos da seca. Cabe recurso da decisão.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 25/08

Quarta / 24.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta quinta-feira, dia 25/08, das 08:15h às 14:15h, no Bairro Alto Caiçara, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Mato Grosso Do Sul; Rua Genésio; Rua 3; Rua 13; Rua 14; Rua 17; Rua 4; Rua 8; Rua Genésio Pau De Arço; Rua Goiás; Rua Jesuino Pereira Donado; Rua José Reginaldo Batista; Rua Minas Gerais; Rua Rio Grande Do Norte. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Licitação do terminal do novo aeroporto de Vitória da Conquista é autorizada pela SAC

Quarta / 24.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

A verba destinada para a construção do terminal é de R$45 milhões, que também vai contemplar a aquisição e instalação dos equipamentos (Foto: Reprodução).

Ontem, dia 23, o Governo da Bahia recebeu a autorização para licitar as obras do terminal de passageiros do novo aeroporto de Vitória de Conquista. Pouco antes da confirmação da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC), o governador Rui Costa antecipou a informação, garantindo que a resposta positiva viabilizaria o Estado lançar a licitação no início do mês de setembro. ‘Uma equipe técnica do Governo do Estado participa de reunião hoje à tarde, em Brasília, para tratar da aprovação dos projetos para a licitação da obra. A previsão de conclusão é no final de 2017’, disse Rui em visita a Conquista.

A concorrência será publicada no Diário Oficial do Estado, sob responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura da Bahia. À pasta, a SAC oficializou sua resposta positiva para a concorrência pública. A documentação apresentada ao diretor de Terminais e Aeroportos, Denisson de Oliveira, retornou ainda ontem à Bahia. O diretor estadual de aeroportos representou o governo baiano durante a reunião na capital federal. A verba destinada para a construção do terminal é de R$45 milhões, que também vai contemplar a aquisição e instalação dos equipamentos de auxílio à navegação, iluminação de via de contorno, mobiliários e equipamentos da Seção Contra Incêndio, iluminação do pátio de aeronaves e implantação de redes de telecomunicações do novo aeroporto.

O terminal terá área construída de 3.500m² e será composto de saguão, check-in, área de embarque e desembarque, raio x, balcões de venda, reservas e informações. O novo aeroporto terá uma pista de pouso e decolagem com 2.100 metros de comprimento e 45 metros de largura, pátio para aeronaves, taxiway, rampa de equipamentos, subestação elétrica, balizamento noturno, acessos viários internos e seção contra incêndio.

Luciano Ribeiro articula a aprovação e relata Projeto de Lei que institui política estadual do semiárido

Quarta / 24.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

Na condição de vice-líder da oposição, o deputado Luciano Ribeiro (DEM) articulou juntos aos seus pares a aprovação do projeto.

A Assembleia Legislativa aprovou, no dia 23 de agosto, Projeto de Lei que institui a política pública de convivência com o semiárido baiano. Na condição de vice-líder da oposição, o deputado Luciano Ribeiro (DEM) articulou juntos aos seus pares a aprovação do referido projeto, tendo sido também seu relator no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). ‘Muito me honra, portanto, relatar, no âmbito da CCJ, um projeto que tenha objetivos de tal magnitude, e que venha efetivamente a contribuir para uma política de fixação do homem à sua terra, que é, sem dúvida, um dos maiores desejos do homem do campo e um dos principais desafios do poder público’, salientou o parlamentar.

Polícia elucida mais um homicídio registrado na cidade de Brumado

Quarta / 24.08.2016

Por Redação Sertão Hoje

O acusado se apresentou espontaneamente na última terça-feira (23) a uma equipe da polícia militar (Foto: Divulgação).

Através de inquérito presidido pelo delegado Leonardo Soares, a polícia civil elucidou a autoria do último homicídio ocorrido em Brumado, na última sexta-feira (19), no Bairro Malhada Branca. Na ocasião, o indivíduo identificado como Jesulino Gomes da Silva, de 33 anos, atingiu Raimundo Macedo da Silva, de 34 anos, com um golpe de faca. O acusado se apresentou espontaneamente na última terça-feira (23) a uma equipe da polícia militar. Na delegacia foi dado cumprimento ao mandado de prisão preventiva solicitado pela polícia civil ao Judiciário. Em depoimento, Jesulino confessou que esfaqueou a vítima depois que a mesma lhe desferiu um tapa no rosto. O indivíduo já tem passagem por tentar matar a companheira e o irmão. O autor do crime permanecerá preso à disposição da justiça.