Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "08/2015"

Secretaria de Agricultura de Paramirim instala estação agrometeorológica

Quarta / 26.08.2015

Por Fagner Abreu

De acordo com Anselmo Caires, o aprimoramento das informações vai possibilitar o agricultor tomar decisões de forma precisa

Em parceria com o Governo da Bahia, através da Secretaria de Agricultura, a Prefeitura de Paramirim implantou, no dia 21, a primeira estação agrometerologica da cidade. O equipamento vai transmitir em tempo real, via satélite para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), informações sobre umidade, pressão atmosférica, índice pluviométrico, além da direção e velocidade dos ventos. A unidade está instalada no Parque de Exposições Luiz Barros.

De acordo com o secretário de Agricultura, Anselmo Caires, o aprimoramento das informações meteorológicas vai possibilitar o agricultor tomar decisões em todas as etapas da atividade agrícola de forma precisa, desde a preparação do solo até a colheita. “Antes as informações tinham como base os equipamentos em Vitoria da Conquista, o que nem sempre era muito preciso. Agora, com esse equipamento teremos a capacidade de previsibilidade de eventos climáticos. Vai nos permitir quantificar a evapotranspiração de referência utilizada no manejo da irrigação e auxiliar na tomada de decisão pelo produtor”, destacou.

Entre outras explicações, o secretário afirmou ainda que os dados registrados pelas estações meteorológicas são importantes também para confirmar as perdas de safras por causa da seca ou excesso de chuvas, assegurando aos agricultores o direito de receber os seguros como o Garantia Safra.

O projeto é uma parceria entre os governos federal (por meio do Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovação), estadual (através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária e Pesca), e municipal (com a Secretaria de Agricultura). Vale destacar que os dados podem ser obtidos por leitura direta no aparelho ou através do site www.cemaden.gov.br.

Deputado Luciano Ribeiro critica indeferimento da CPI das obras paralisadas

Quarta / 26.08.2015

Por Giselle Quintão

Deputado Luciano Ribeiro visitando obras paralisadas no Estado da Bahia

O deputado Luciano Ribeiro protestou, em seu discurso, contra a decisão da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia pelo indeferimento da Comissão Parlamentar de Inquérito – a “CPI da Wagareza” (referente a paralisação de 196 obras do Estado), apoiada por 21 deputados. Segundo o parlamentar, a oposição vem sendo impedida de exercer seus direitos em detrimento de vontades políticas. “A minoria vem sendo atropelada pela maioria nesta Casa. A CPI é o instrumento próprio das minorias no parlamento, é um direito constitucional, que não depende de vontade subjetiva ou de se cumprir requisitos para ser instalada”, alegou Luciano Ribeiro.

O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, alegou que o pedido de CPI não havia fato determinado e que as obras paradas são por falta de recursos do Governo Federal. O deputado Luciano Ribeiro contra argumentou estarrecido: “Estamos diante de mais de 190 obras paralisadas, isso não é fato determinado? Qual a subjetividade e indefinição nisso? E mais: não existe obra Federal que não tenha contrapartida do Estado. Esta decisão é mais uma incoerência abismal”.

Caetité: Quadra de Lagoa de Fora será entregue à população no próximo sábado (29)

Quarta / 26.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Mais uma importante obra da administração municipal para fortalecer a prática esportiva no município

O ciclo de inaugurações em Caetité continua neste sábado (29), às 20h, quando será entregue à Comunidade de Lago de Fora a Quadra Poliesportiva Joaquim Lédo Araújo. Neste mesmo dia, às 16h acontecerá um torneio de futsal com equipes locais, para comemorar essa importante conquista. Confira a tabela de jogos: Lagoa de Fora I x Anjico (16h), Banguê x Lagoa de Fora II (17h), Lagoa de Fora x Banguê (18h) e Final do torneio (19).

Essa é a primeira quadra entregue, de um total de quatro, fruto de um convênio com o Governo Federal. As outras quadras serão entregues em breve nas comunidades de Lagoa de Dentro, Lagoa do Fundo e Lagoa Félix Pereira.

Rui anuncia nove mil vagas de estágio para jovens baianos

Quarta / 26.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Fórum reuniu artistas como o rapper MC Feijão, estudante de 16 anos que criou o jingle do Programa Educar para Transformar (Foto: Manu Dias/GOVBA)

Durante o Fórum [B+], que reuniu empresários, artistas e estudantes na manhã desta terça-feira (25), na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, o governador Rui Costa anunciou a criação de nove mil vagas de estágio para alunos da rede estadual de ensino, por meio do Programa Primeiro Estágio, Primeiro Emprego, que será lançado em breve. As oportunidades serão oferecidas por órgãos e empresas do Estado e serão destinadas aos estudantes que concluírem o nível médio em unidades estaduais. Além do salário, os jovens terão direito a benefícios, como plano de saúde, durante o contrato de dois anos.

A seleção para as vagas será feita a partir do desempenho dos alunos nos três anos do ensino médio e técnico. "Quem vai cuidar da informática, da biblioteca da escola é o aluno egresso da rede estadual. Quem vai trabalhar como técnico de enfermagem nos nossos hospitais são os alunos e alunas da nossa rede estadual", disse o governador ao adiantar que o programa será financiado com recursos do Fundo de Combate à Pobreza. 

Segundo ele, o projeto de lei será enviado em breve para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), juntamente com a proposta que cria uma bolsa de auxílio financeiro para alunos de escola pública que alcançam a universidade. O projeto também prevê vagas de estágio superior para estudantes das quatro universidades estaduais.

Ainda durante o evento, Rui Costa lançou o selo “Amigo da Educação”, que será concedido às empresas que investirem nas escolas públicas. No fórum, foram apresentados exemplos de como organizações podem ajudar a melhorar a qualidade de ensino nas escolas. A parceria com o setor empresarial é um dos eixos centrais do Programa Educar Para Transformar - Um Pacto Pela Educação, desenvolvido pelo Governo do Estado.

Livramento: Polícia Civil prende traficante de drogas

Quarta / 26.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

A prisão de Edpo Carvalho Ribeiro aconteceu no Bairro da Estocada

Cumprindo Mandado de Busca e Apreensão, agentes da Polícia Civil de Livramento de Nossa Senhora prenderam em flagrante, no Bairro da Estocada, Edpo Carvalho Ribeiro, de 27 anos. Segundo informações da polícia, no interior da residência do flagranteado foram apreendidos 20 gramas de cocaína, 130 gramas de maconha, uma balança de precisão, R$ 97 em espécie, vários comprovantes de depósitos bancários, embalagens e um caderno com a contabilidade do tráfico. O Auto de Prisão em Flagrante (APF) foi lavrado pelo Delegado Edson Souza.

Brumado: Projeto de Lei que reformula Estatuto dos Servidores Públicos é apresentado

Quarta / 26.08.2015

Por Luís Gustavo

O Projeto de Lei autoriza o pagamento do adicional de periculosidade para os Guardas Municipais, a partir de 1º de janeiro de 2016

Na sessão dessa segunda-feira (24), foi apresentado o Projeto de Lei N.º 016/2015, de autoria do Poder Executivo (Prefeitura de Brumado), que insere o § 3º no Art. 67 da Lei 1.212/99, que reformula o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Brumado, bem como autoriza o pagamento do adicional de periculosidade para os Guardas Municipais, a partir de 1º de janeiro de 2016.

Falando ao Site Sertão Hoje, o Vereador Édio Pereira ressaltou o importante trabalho realizado pelos guardas municipais na defesa e preservação do patrimônio público. Ele também comentou a polêmica envolvendo a negociação entre a Prefeitura e o Sindicato dos Guardas Municipais do Estado da Bahia (SINDGUARDA-BAHIA). Para Édio, o prefeito foi mal assessorado, tendo em vista que o SINDGUARDA obteve o registro sindical e, portanto, estava apto a representar a categoria nas negociações.

Já o Vereador Zé Ribeiro afirmou ser preciso ampliar a discussão, tendo em vista que os Agentes de Trânsito também exercem atividades que, no seu entendimento, fazem jus ao recebimento do Adicional de Periculosidade. O Vereador citou como exemplo o município de Vitória da Conquista, onde segundo ele, os Agentes de Trânsito recebem este adicional.

Reunião define ações para regularização do abate e comercialização de carnes em Igaporã

Quarta / 26.08.2015

Por Samuel Gonçalves

Reunião contou com a participação da ADAB, Administração Municipal, Açougueiros e população em geral

Aconteceu na última segunda-feira (24), no Plenário da Câmara de Vereadores, uma reunião com a participação de membros da ADAB, da Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, açougueiros e população, onde foram discutidas as ações necessárias para regularização definitiva do abate de gado, transporte e comercialização de carnes no município de Igaporã.

Para a Prefeita Rosana Cotrim “A readequação e conclusão do mercado municipal e entreposto de carnes atesta a profunda importância econômica, social e cultural desse estabelecimento que irá viabilizar a manifestação de valores, costumes e identidades locais. Outra vantagem será o desenvolvimento econômico e social ao comercio do município, que beneficiará principalmente a agricultura familiar com o escoamento de sua produção, que terá no mercado municipal um importante espaço para comercialização”, afirmou.

Em seguida foi ministrada uma palestra com o tema “O abate clandestino de gado e o risco para a saúde do consumidor” pelo Médico Veterinário da ADAB de Vitória da Conquista Leonardo Rosa da França que pontuou aos presentes informações referentes à contaminação dos alimentos, e as doenças transmitidas na região sudoeste pelo comércio irregular de carnes. Leonardo também enfatizou sobre a importância de boas práticas desde o início da cadeia produtiva até o processo de industrialização e comercialização das carnes.

No decorrer da palestra açougueiros e população presentes puderam tirar suas dúvidas.  A previsão é de que em 30 dias sejam executadas todas as ações por parte dos açougues para regularização definitiva do processo de abate de gados, transporte e comercialização de carnes em Igaporã.

Brumado: Integrante do Tiro de Guerra recebem Bíblias

Terça / 25.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Subtenente Paulo Souza solicitou aos gideões internacionais que comparecessem ao TG para fazer a entrega das bíblias

Na sexta-feira (21), uma equipe de Gideões Internacionais distribuiu para os integrantes do Tiro de Guerra 06/024, localizado em Brumado, uma versão da bíblia contendo os livros do Novo Testamento, Salmos e Provérbios. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra solicitou aos gideões internacionais que comparecessem ao TG para fazer a entrega das bíblias. ‘Julgo de extrema importância que os atiradores recebam uma versão simplificada da bíblia para que meditem nela de dia e de noite e que eles possam encontrar nela o caminho que conduz à felicidade eterna’, disse o Subtenente.

Caetité: Equipe do EJA convida para culminâncias do V Chá Literário

Terça / 25.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

O tema da quinta edição do Projeto Chá Literário foi: ‘Ascensão pessoal, social e profissional através dos estudos’ (Foto: Arquivo/Sertão Hoje)

A Equipe do Programa de Educação de Jovens de Adultos (EJA), de Caetité, encaminhou convite à nossa redação, extensivo a toda comunidade caetiteense, convidando para as culminância do projeto V Chá Literário, que estão acontecendo desde a última sexta-feira (21) e vão até o dia 03 de setembro. Até agora já foi realizada a culminância no Grupo Escolar Deputado Luís Cabral (21). Hoje (25), é a vez do Grupo Escolar Zelinda Carvalho.

Com o tema ‘Ascensão pessoal, social e profissional através dos estudos’, a quinta edição do Projeto Chá Literário parte do princípio que ‘ler é chave da vida: abrimos as portas ao conhecimento e com ele alcançamos um mar de sabedoria que nunca termina’.

Confira a Programação:

25/08 – Grupo Escolar Zelinda Carvalho

26/08 – Grupo Escolar Bento Oliveira

27/08 - Grupo Escolar Almir Públio

28/08 - Grupo Escolar Dom Raimundo

31/08 - Grupo Escolar Ovídio Teixeira

01/09 - Grupo Escolar Emiliana Nogueira

02/09 - Grupo Escolar Manoel Lopes

03/09 - Grupo Escolar Clemente Ferreira

APAE de Caculé promove Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Terça / 25.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Na sexta (28), será realizada uma passeata pelas ruas da cidade, às 15h00, com saída do Posto W3

Desde a última sexta-feira (21), a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Caculé, está promovendo a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2015. Com o tema ‘Inclusão se conquista com Autonomia’, o evento segue até a próxima sexta-feira (28), quando será realizada uma passeata pelas ruas da cidade, às 15h00, saindo do Posto W3 com destino à Praça da Matriz.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência tem como objetivo principal ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Neste sentido, busca sensibilizar e envolver a sociedade, a comunidade escolar, em particular a família da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, na política de educação inclusiva; assim como contribuir para reforçar a garantia de direitos das pessoas com deficiência e dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pela APAE.

Nesta quarta (26) será realizado o ‘Momento com o CAPS’ e na quinta (27) a ‘Atividade na APAE. Os dois eventos serão realizados eventos na sede APAE, a partir das 14h00. Na sexta (28), será realizada uma passeata pelas ruas da cidade, às 15h00, com saída do Posto W3.

Número de empresas com contas em atraso cresce 9,57% em julho

Terça / 25.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Para economistas do SPC Brasil, piora do cenário econômico compromete empresas, dificultando o pagamento de compromissos financeiros

O volume de empresas com dívidas atrasadas registrou nova alta no último mês de julho. De acordo com o indicador calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a quantidade de empresas inadimplentes apresentou crescimento de 9,57% em julho de 2015 na comparação com o mesmo mês do ano passado. Trata-se da maior variação anual do indicador desde julho de 2013, quando o resultado registrado foi uma alta de 11,28%.

Já na passagem de junho de 2015 para julho do mesmo ano, sem ajuste sazonal, houve crescimento de 1,78%  na quantidade de pessoas jurídicas inadimplentes. Além do aumento no número de empresas inadimplentes, houve também alta da quantidade de dívidas em atraso em nome de pessoas jurídicas: 9,83% a mais em julho deste ano, em relação a julho do ano passado.

Na comparação mensal, isto é, entre julho de 2015 e junho do mesmo ano, o número de empresas com dívidas vencidas mais recentemente - atrasadas no período de até 90 dias - apresentaram crescimento de 11,83%. Na opinião dos economistas do SPC Brasil, o dado demonstra que nos últimos meses os empresários brasileiros passaram a enfrentar um cenário mais adverso para o pagamento de suas pendências.

A economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, esclarece que a dificuldade dos empresários em manter os compromissos financeiros em dia está relacionada à atual conjuntura econômica de baixo crescimento, quedas da produção industrial, além de inflação e juros em patamares elevados. "O resultado reflete o cenário econômico adverso de menor dinamismo da economia e maior restrição ao crédito, fatores que afetam a capacidade de pagamento tanto das famílias como das empresas", explica a economista.

Palestra com meteorologista do 'Instituto Somar' será realizada em Guanambi

Terça / 25.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

A palestra é aberta ao público, terá entrada franca e é uma realização da Prefeitura de Guanambi

Nesta quinta-feira (27), Dr. Paulo Etchichury, Meteorologista e Diretor do Instituto Somar vai ministrar uma palestra em Guanambi. O evento será realizado no plenário da Câmara de Vereadores e está marcado para as 19h30. Como no ano passado, o auditório deve contar com expressiva presença de agropecuaristas, produtores rurais e empresários ligados ao segmento.

Nas suas palestras, Etchichury faz um detalhado relato sobre o cenário previsto, com dados, gráficos e informações climáticas do amplo cenário climatológico e irá focar nas previsões climáticas e análises e projeções para a safra de verão 2015/2016.  Dr. Paulo também é diretor administrativo da Sociedade Brasileira de Meteorologia e também é um dos meteorologistas apresentadores do Canal Rural. A palestra é aberta ao público, terá entrada franca e é uma realização da Prefeitura de Guanambi.

 “Estamos promovendo esta palestra com um dos maiores meteorologistas do Brasil e consultor de dezenas de empresas e redes de comunicação, para nortear o planejamento dos produtores rurais de nossa cidade e região”, disse o prefeito Charles Fernandes.

MP realiza reunião sobre a destinação final do lixo de Brumado

Terça / 25.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

Para verificar as condições de funcionamento do aterro de Lagoa de Dentro, foi agendada uma visita in loco no próximo dia 03 de setembro

Tendo como finalidade, discutir a destinação final do lixo no município, a Promotoria de Justiça da Comarca de Brumado realizou uma reunião, no dia 19 de agosto, contando com a participação de representantes do MODERA e da Prefeitura de Brumado: Prefeito Aguiberto Lima Dias, Procurador Municipal Acioli Viana, Secretário de Infraestrutura André Cardoso e Secretário de Meio Ambiente Frederico Neves.

Na oportunidade, os Coordenadores do MODERA apresentaram um relatório sobre o aterro de Lagoa Dentro, anexado a um abaixo-assinado dos moradores daquela Comunidade, o qual foi protocolado na Promotoria no ano de 2012. No relatório foram descritos impactos ambientais do aterro, sob forma de contaminação do solo, poluição visual, bem como potenciais poluição hídrica e proliferação de vetores de doenças. O aterro de Lagoa de Dentro recebe todo o lixo do Município de Brumado.

Em seguida a Promotora explicou a necessidade de implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, ao que o Procurador Acioli Viana informou que o Município de Brumado já tem um procedimento licitatório em andamento, referente à elaboração do Plano Municipal de Saneamento, que incluirá a gestão daqueles resíduos.

No sentido de constatar as condições de funcionamento do aterro de Lagoa de Dentro, foi agendada pela Promotoria, Prefeitura e MODERA uma visita in loco no próximo dia 03 de setembro, a partir das 09h00.

Da reunião ainda saíram encaminhamentos importantes como a elaboração de um plano de coleta seletiva pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente; a possibilidade de se incluir no contrato da Prefeitura de Brumado com a empresa de limpeza urbana, pontos referentes ao plano de gestão de resíduos sólidos previsto em Lei; a sugestão da Promotoria de se obrigar os proprietários de obras a fazer a destinação consequente do entulho, quando for expedido o alvará de construção; o engajamento da Secretaria Municipal de Educação na gestão dos resíduos sólidos, por meio de campanha educativa nas escolas e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC pelo Município, sem caráter impositivo, mas de solucionar os problemas gerados pela produção de lixo.

INB emite Nota de Esclarecimento sobre contaminação de água em Lagoa Real

Terça / 25.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

A INB argumentou ainda que a quantidade de urânio encontrada no poço deve-se a características naturais da região, considerada uma província uranífera

A INB – Indústrias Nucleares do Brasil, após a veiculação da matéria ‘Urânio contamina água na Bahia’, publicada pelo Jornal o Estado de São Paulo, no último sábado (22), encaminhou uma Nota de Esclarecimento para a nossa redação, esclarecendo algumas questões.

Segundo a nota, a INB realizou a análise da água do poço perfurado pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), a pedido de um morador e do Secretário de Infraestrutura de Lagoa Real, não competindo à empresa determinar o padrão de potabilidade da água, bem como a abertura ou fechamento de poços. Esclareceu ainda que a unidade da empresa está localizada em uma bacia hidrográfica e que o poço está localizado em outra, não sofrendo, portanto, a influência das atividades da INB.

A INB argumentou ainda que a quantidade de urânio encontrada no poço situado na propriedade do Sr. Osvaldo deve-se a características naturais da região formada pelos municípios de Caetité, Lagoa Real e Livramento de Nossa Senhora, que é considerada uma província uranífera devido à abundância do minério que se concentra naturalmente em alguns locais. Este argumento foi o mesmo utilizado pelo então presidente da INB, durante uma entrevista coletiva ocorrida em Caetité há alguns anos, quando este argumentou não ter sido a INB que trouxe o urânio para a região e sim o contrário: o urânio existente na natureza é que fez que que a INB se instalasse por aqui.

CLIQUE AQUI E LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA!

Algodões venceu as duas partidas da final e conquistou o Campeonato Dombasiliense

Terça / 25.08.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Arena Dom Basílio recebeu um grande público nas duas partidas da grande final do campeonato 2015

A equipe de Algodões confirmou o favoritismo e conquistou mais uma vez o Campeonato Dombasiliense de Futebol, Edição 2015. Depois de ter vencido, de forma emocionante a primeira partida, com um jogador a menos e de virada, pelo placar de 2 a 1, a equipe de Algodões não deu chance para a equipe de Última Várzea na segunda e decisiva partida da final. No jogo realizado no último sábado (22), a equipe de Algodões mostrou a sua força e venceu pelo placar de 2 a 0 e conquistou mais uma vez o título de Campeão Dombasiliense de Futebol. A equipe de Última Várzea foi a vice-campeã do torneio.

No sábado foi realizada ainda a disputa do 3º Lugar, com a partida envolvendo as equipes de Pedra Redonda e Lagoa do Morro. Melhor para a equipe de Pedra Redonda, que venceu a partida e ficou com a terceira colocação na competição.

O campeonato de Futebol é uma realização da Liga Desportiva Dombasiliense, com apoio da Prefeitura de Dom Basílio e que reúne equipes de várias localidades rurais do município. Destaque para a boa presença de público registrada em todos os jogos, especialmente na reta final da competição e na fase de mata-mata, quando a Arena Dom Basílio ficou lotada.

A equipe de Algodões confirmou o favoritismo e venceu mais uma vez o Campeonato Dombasiliense de Futebol