Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2024"

Feira Literária de Mucugê acontece a partir desta quarta-feira (24)

Quarta / 24.07.2024

Por g1 BA

O evento vai até o domingo (28) e, neste ano, tem como tema "Memórias e Trilhas das Letras Diamantinas". (Foto: Facebook / Fligê)

A sétima edição da Feira Literária de Mucugê começa nesta quarta-feira (24), nas cidades de Mucugê e Igatu, ambas na Chapada Diamantina. O evento vai homenagear o escritor baiano Itamar Vieira Junior, autor dos livros "Torto Arado" e "Salvar o Fogo". O evento vai até o domingo (28) e, neste ano, tem como tema "Memórias e Trilhas das Letras Diamantinas".

Além da presença do autor, a feira vai ter um espaço voltado para crianças e jovens, com debates, apresentações de espetáculos e contação de histórias. A homenagem a Itamar Vieira Júnior está relacionada ao sucesso Torto Arado. O livro se passa na região da Chapada Diamantina e foi lançado na Feira Literária de Mucugê em 2019.

Neste ano, o escritor vai participar de Conversa Literária “Palavras em composições” ao lado do cantor e compositor, Rubel. A escolha do artista está relacionada a canção "Torto Arado", baseada na obra de Itamar Vieira Júnior. A música tem participação de Liniker e Luedji Luna. O encontro vai acontecer na quinta-feira (25), às 20h, na Praça dos Garimpeiros, em Mucugê.

Confira a programação principal do evento:

Quarta-feira (24)

14h - Percurso literário pelo Centro histórico

16h - Apresentações culturais na Praça dos Garimpeiros

17h - Abertura da expografia Muagem: Oralituras Diamantinas

19h - Abertura da Fligê&Tu na Vila de Igatu

Quinta-feira (25)

9h - Projetos dos estudantes

20:30h - Conversa literária

22:30h - Show Maria da Canção, Mariene de Castro e Roberto Mendes

Sexta-feira (26)

9h - Projetos estudantes

20h - Memória tem Águas Espessas

22:30h - Show de Filhos de Jorge

Sábado (27)

9h - Projetos dos estudantes

12h - Show de Calu Manhães

14h - Projetos dos estudantes

22:30h - Show de Larissa Luz

0h - Show Rio e Tempo

Domingo (28)

9h - Projetos dos estudantes

12h - Show Clube do Samba

14h - Apresentações da FligÊ+

17h - Sarau

19h - Concerto de encerramento

22h - DJ Roberto

Partidos Solidariedade e Avante convidam para convenção partidária em Tanhaçu

Quarta / 24.07.2024

Por Redação Sertão Hoje

As convenções serão realizadas no Ginásio de Esportes Municipal, às 14h. (Foto: Divulgação)

No dia 4 de agosto, Tanhaçu sediará duas importantes convenções partidárias. Valdevan Brito Santos, presidente da Comissão Provisória Municipal do partido Solidariedade, e João Francisco Santos, presidente da Comissão do partido Avante, convidam seus filiados e toda a população do município para participar do evento no Ginásio de Esportes Municipal, às 14h. Nas pautas, serão discutidos temas como a escolha dos candidatos a vereador(a), definição dos números dos candidatos, formação de coligações majoritárias, eleição do representante da coligação e do representante do partido junto à justiça eleitoral, além de outros assuntos de interesse partidário.

MP aciona Município de Seabra para garantir vagas para crianças na pré-escola

Quarta / 24.07.2024

Por MP-BA

Segundo o promotor de justiça Alan Cedraz, 65 crianças ainda aguardam vaga, numa espécie de “lista de espera” formada pela Prefeitura. (Foto: Divulgação)

A falta de vagas em creches e pré-escolas para alunos de um a três anos de idade no Município de Seabra motivou o Ministério Público estadual a ajuizar uma ação contra o Município ontem, dia 22. No documento, o promotor de Justiça Alan Cedraz solicita à Justiça concessão de medida liminar que determine ao Município que matricule, na pré-escola, todos os alunos de um a três anos que foram inscritos e não contemplados na chamada pública efetuada pela Secretaria de Educação para a matrícula de 2024. Segundo ele, 65 crianças ainda aguardam vaga, numa espécie de “lista de espera” formada pela Prefeitura.

O MP também solicitou à Justiça que determine a realização da matrícula da criança em unidade próxima à residência ou em outra unidade educacional pública, mas com a devida oferta gratuita de transporte escolar, respeitando-se, em ambos os casos, os limites de estrutura e quantitativo de alunos fixados pelo Conselho Municipal de Educação, no prazo de 30 dias.

Alan Cedraz registrou que, ao longo do primeiro semestre de 2024, o MP recebeu denúncias relatando a escassez de vagas. Ao solicitar informações à Secretaria Municipal de Educação, o órgão informou que realizou matrículas conforme a chamada pública e criou um cadastro reserva, que seria uma espécie de “lista de espera”, de crianças que não foram atendidas e ficaram aguardando eventual abertura de vagas para serem matriculadas. “Disso se depreende que as vagas em creche ofertadas são insuficientes”, assinalou o promotor de Justiça, ressaltando que “o Poder Executivo municipal se omite em efetivar o direito à educação infantil de 65 crianças, privadas do acesso à escola por falta de vagas”. Ele frisou que essa situação fere o direito constitucional à educação.

Mucugê: estudantes da rede estadual apresentam projetos de arte e cultura na 7ª Fligê

Quarta / 24.07.2024

Por Ascom SEC

Com o tema “Memórias e Trilhas das Letras Diamantinas”, o evento se destaca por apresentar, difundir e valorizar a literatura em sua natureza plural. (Foto: Claudionor Jr./Ascom SEC-BA)

Cerca de 1.300 estudantes de 19 escolas da rede estadual do Território de Identidade da Chapada Diamantina (NTE 3) estão confirmados para participar da 7ª Feira Literária de Mucugê (Fligê), que acontece a partir desta quarta-feira (24) e vai até o próximo domingo (28), na Chapada Diamantina. Com o tema “Memórias e Trilhas das Letras Diamantinas”, o evento que recebe o apoio do Governo do Estado se destaca por apresentar, difundir e valorizar a literatura em sua natureza plural.

Durante o evento, os estudantes irão expor textos e quadros no estande do Governo do Estado, na Tenda Literária, além de se apresentarem em peças teatrais, números de dança e em fanfarras, entre outras atividades. Essa participação não só enriquece a programação da Fligê, mas, também, proporciona aos alunos a oportunidade de vivenciar e contribuir para a cena literária e cultural da Chapada Diamantina.

Os estudantes participantes vêm de uma diversidade de colégios estaduais. São eles: Horácio de Matos, em Mucugê; Antônio Carlos Magalhães, em Iramaia;  de Tempo Integral de Iraquara, em Iraquara; Nercy Antônio Duarte, em Barra da Estiva; do Campo Filinto Justiniano Bastos, em Seabra; Professora Zenaide Alves Barreto, em Utinga; Democrático de Ibicoara, em Ibicoara; de Tempo Integral Rui Barbosa, em Boninal; Getúlio Vargas, em Barra da Estiva; Edgar Silva, de Andaraí; de Bonito, em Bonito; Lagoa de Dionísio, em Ibitiara; José Américo Araújo, em Itaetê; Professora Isaura Santos, em Itaetê; e Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios Letice Oliveira Maciel, em Seabra.

Malhada: política em águas tranquilas favorece reeleição de Dr. Gimmy

Quarta / 24.07.2024

Por Redação Sertão Hoje

Valdemar Lacerda Silva Filho, conhecido como Dezin (MDB), decidiu retirar sua pré-candidatura à prefeitura. (Foto: Divulgação)

O município de Malhada, situado no sudoeste da Bahia, presenciou um movimento político significativo. Valdemar Lacerda Silva Filho, conhecido como Dezin (MDB), decidiu retirar sua pré-candidatura à prefeitura, optando por declarar apoio ao atual prefeito e pré-candidato à reeleição, Dr. Gimmy (PT), ao lado de seu vice, Manoel Rufino (PSD).

A decisão tem sido celebrada por seus seguidores e apoiadores, que destacam o clima de harmonia e a formação de alianças estratégicas em prol da candidatura, que representa a união das duas maiores forças políticas do estado. O clima tranquilo favorece a campanha eleitoral e antecipa uma potencial vitória de Dr. Gimmy e do vice Manoel Rufino.

Érico Cardoso: 46ª CIPM apreende arma durante festividade de Rio da Caixa

Quarta / 24.07.2024

Por Redação Sertão Hoje

Os policiais encontraram com o indivíduo um revólver calibre 32 acompanhado de seis munições. (Foto: Divulgação / 46ª CIPM)

Na madrugada de segunda-feira (22), por volta das 04h, a patrulha de serviço da 46ª CIPM, durante a Festividade de Rio da Caixa, em Érico Cardoso, recebeu uma denúncia de que havia um homem armado nas proximidades do evento. Segundo a PM, imediatamente a guarnição iniciou um patrulhamento pela localidade e avistou um suspeito dentro de um bar, com as mesmas características descritas pelos denunciantes, apresentando um volume na cintura. Ao realizar a abordagem, os policiais encontraram com o indivíduo um revólver calibre 32 acompanhado de seis munições. De acordo com a polícia, o suspeito juntamente com o material apreendido foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Livramento para adoção das medidas cabíveis. Fonte: Ascom 46ª CIPM.

Convenção dos partidos PSD, PSOL e PL acontece neste sábado em Ituaçu

Terça / 23.07.2024

Por Redação Sertão Hoje

Durante o anúncio, Phellipe Brito destacou a importância do encontro e aproveitou a ocasião para agradecer o apoio que sua gestão tem recebido. (Foto: Instagram / @phellipebrito)

Na manhã desta segunda-feira (22), o prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito, anunciou através de suas redes sociais a realização da convenção dos partidos PSD, PSOL e PL. O evento está agendado para o próximo sábado, 03 de agosto, às 17h, no espaço KYS. Durante o anúncio, Phellipe Brito destacou a importância do encontro e aproveitou a ocasião para agradecer o apoio que sua gestão tem recebido. “Nós nos reunimos com o líder senador Otto Alencar e agradecemos todo o apoio à nossa administração, juntamente com o nosso líder governador“, afirmou o prefeito.

Caravana de Direitos Humanos chegará em Brumado nesta sexta-feira

Terça / 23.07.2024

Por Ascom SJDH

A caravana atenderá a partir das 9h até as 16h no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP). (Foto: Divulgação / Ascom SJDH)

Saindo de Livramento de Nossa Senhora, a turma da Caravana de Direitos Humanos segue na estrada em direção à próxima parada: Brumado, a capital do minério, também no Sertão Produtivo. A caravana chegará ao segundo município do território contemplado com a ação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) nos próximos dias 26 e 27 de julho (sexta-feira e sábado), fortalecendo a rede de direitos humanos e promovendo o acesso à cidadania e justiça através de uma série de serviços gratuitos.

A partir das 9h até as 16h, o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP), situado na Rua Luiz da Gama Flores, estará com os portões abertos para que a população acesse os serviços de emissão de 2ª via de RG, Certidão de Nascimento e Casamento; cadastro, informações e consultas para Passe Livre Intermunicipal Digital para Pessoas com Deficiência e Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea); serviços de saúde, como aferição de pressão, vacinas, teste de glicemia; entre outros.

Ainda terá atendimento à pessoa surda com a Central de Intérprete de Libras online, orientação ao consumidor com o Procon-Ba, atendimento administrativo com a Embasa, e atendimento com os profissionais do Cras – para Cadúnico e Bolsa Família. Todos os serviços a atendimentos são gratuitos, mediante retirada de senha.

Características do município

Conhecida como a “Capital do Minério” por possuir um subsolo com variados tipos de minerais, é também um município de pontos turísticos, por formar paisagens montanhosas. Sua população, de acordo com o censo demográfico de 2022, realizado pelo IBGE, somou 70.512 habitantes, o que a torna a 29ª maior cidade da Bahia em número de habitantes. Faz divisa também com municípios do território da Chapada Diamantina.

Parceiros

A Caravana de Direitos Humanos só é possível acontecer graças à soma de esforços de uma rede fortalecida, que se alinha à agenda de serviços integrada com as políticas públicas de acesso à justiça e direitos humanos da SJDH, ofertando serviços e difundindo conhecimento para o reconhecimento dos direitos fundamentais aos cidadãos e cidadãs e alteração da realidade dos contextos sociais aos quais estão inseridos pelas violações de direitos. Nesta edição, a ação conta com os parceiros estratégicos: Secretarias Estaduais da Educação (SEC), Segurança Pública (SSP/Instituto de Identificação Pedro Mello), Emprego, Trabalho, Renda e Esporte (Setre) e da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA).

Estudantes da rede estadual de Palmas de Monte Alto e Ibiassucê são finalistas na IX Feira Brasileira de Iniciação Científica

Terça / 23.07.2024

Por Ascom SEC

Em setembro, os alunos classificados participarão da etapa final que acontecerá entre os dias 16 e 20, na cidade de Pomerode, em Santa Catarina. (Foto: Ascom/SEC)

Estudantes de dois colégios estaduais da Bahia estão entre os finalistas da IX Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), uma realização do Instituto Brasileiro de Iniciação Científica que visa promover a integração entre a educação e a pesquisa científica, oferecendo ao estudante a oportunidade, o tempo e o espaço para desenvolver e apresentar ideias criativas e inovadoras na forma de projetos científicos. Em setembro, os alunos classificados participarão da etapa final que acontecerá entre os dias 16 e 20, na cidade de Pomerode, em Santa Catarina.

De Palmas de Monte Alto, os estudantes Luiz Eduardo da Cruz Santos e Cleidson Teixeira Prado, ambos de 18 anos, e o professor-orientador Uéliton Oliveira, do Colégio Estadual Anísio Teixeira, foram classificados com o projeto “The Marthius versão beta: uma proposta inovadora para o ensino e a aprendizagem de Matemática”. Segundo o professor, o the marthius foi criado com o objetivo de juntar o aprendizado e a diversão. “Durante a sensibilização da escola para a realização da feira de ciências da escola, houve a constatação de que muitos estudantes, durante as aulas, ficavam envolvidos com jogos eletrônicos e daí surgiu a ideia de juntar diversão e conhecimento em uma única ferramenta. Assim, nasceu The Marthius, um game desenvolvido para potencializar e dinamizar o ensino e a aprendizagem em Matemática”, disse Uéliton.

Cleidson dividiu sua felicidade com a classificação do seu projeto. “É uma sensação inexplicável ver o meu trabalho chegar nesse lugar. É uma explosão de alegria e gratidão por ser aprovado para uma feira assim”. Luiz Eduardo completou. “A expectativa está nas alturas. Estamos levando a nossa marca, um pouco do nosso projeto para além do nosso Estado. Aguardamos ansiosos pelo grande dia. Pensamos em levar adiante o nosso projeto, pois sabemos que, nos dias atuais, ele se faz necessário, sobretudo como suporte e entretenimento nas escolas e demais espaços”.

Outro finalista é o projeto “Aromas da terra: explorando o potencial terapêutico do óleo essencial do Monguba (pachira aquatica)”, desenvolvido pelos estudantes Bruno Souza Brito, 16, e Taynnara Gabryelle da Silva Rocha, 16, sob a orientação do professor Janilton Almeida, do Colégio Estadual Antônio Figueiredo, localizado em Ibiassucê. O projeto explora as propriedades terapêuticas do óleo essencial da Monguba, uma planta nativa, trazendo contribuições significativas para a área de aromoterapia e valorizando a biodiversidade local. “Foi muito gratificante saber que o projeto foi selecionado, até porque ele foi muito elogiado. Minha expectativa para a fase presencial é apresentar o melhor trabalho possível”, ressaltou Taynnara.

O professor Janilton Almeida expressou seu orgulho em ver os alunos chegarem tão longe na competição. “Sinto muita alegria, pois é o que todo professor de Iniciação Científica quer vivenciar”, afirmou. Ele também mencionou a importância do apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC) com os custos da viagem. “Esta ajuda é fundamental. Nossos estudantes, em sua grande maioria, são de baixa renda, não possuem recursos financeiros para poderem arcar com essas despesas de uma feira como esta. A SEC arcar com as despesas será uma alegria e satisfação imensa desses jovens”.

Eleições municipais: o que são e como funcionam as convenções partidárias

Terça / 23.07.2024

Por Brasil 61

As convenções são uma espécie de uma eleição interna dos partidos e são realizadas por meio de votação dos filiados. (Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

Desde o dia 20 de julho, os partidos e federações estão autorizados a realizar as convenções internas para escolherem os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores deste ano. As eleições municipais serão em 6 de outubro. O prazo para as convenções está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e os partidos devem escolher os políticos para o pleito até 5 de agosto – data final para realizar as convenções. Para ser candidato, o político deve estar filiado ao partido e ser escolhido pela legenda para disputar o pleito.

As convenções são uma espécie de uma eleição interna dos partidos e são realizadas por meio de votação dos filiados nas chapas que se inscrevem para os cargos que disputarão. Além disso, também é definido o número que os candidatos usarão na urna eletrônica.

A legislação eleitoral dá autonomia aos partidos para definirem como serão as convenções. O professor de Relações Internacionais da Faculdade Arnaldo Janssen, Vladimir Feijó, de Belo Horizonte, afirma que a legislação é “vaga sobre os procedimentos, as etapas específicas dessas coligações”. Porém, destaca que cada partido tem responsabilidades a cumprir nesse período: "É de responsabilidade de cada partido ter no seu estatuto normas para escolha e substituição dos candidatos. Isso inclusive deve ser informação pública. Caso não esteja no estatuto, os partidos devem fazer uma publicação dessas regras 180 dias antes da eleição para, agora, a partir do dia 20 de julho, todo mundo que é filiado ao partido saber como será a condução”, diz Feijó.

O especialista também menciona que os partidos podem aproveitar o período de convenções partidárias para, “por aclamação, aceitar candidaturas de pessoas que são proibidas de estarem filiadas a partido político”, destaca Feijó. “Falo especificamente do caso dos militares que podem acabar concorrendo. Dependendo do tempo que estão em atividade militar, serão obrigados a se afastar de pronto ou o afastamento pode ser apenas se, caso eleitos, optem pelo mandato em vez de seguirem na carreira militar”, completa.

“A gente ainda tem o impedimento de candidatura cruzada, se por acaso ele for um parente de prefeito, não pode concorrer a vereador nesta eleição. A não ser que ele já fosse vereador do mandato, que ainda se encerra em janeiro do ano que vem”, destaca Vladimir Feijó.

Candidaturas

Para concorrer, o interessado em se candidatar deve estar em pleno exercício dos direitos políticos e ser filiado ao partido. Além disso, deve ter naturalidade brasileira, ser alfabetizado e ter domicílio eleitoral no município em que pretende concorrer há pelo menos seis meses. A idade mínima para concorrer ao cargo de prefeito é de 21 anos e para concorrer à cadeira de vereador o interessado deve ter 18 anos, no mínimo.

Depois de escolhidos os candidatos, os partidos têm até dia 15 de agosto para registra os nomes na Justiça Eleitoral de cada município. O registro das candidaturas é realizado por meio de um sistema eletrônico chamado CANDex, cujo cada Tribunal Eleitoral Regional possui site específico, segundo Vladimir Feijó.

“CANDex foi elaborado em hábito nacional, mas os diferentes sites dos Tribunais Regionais têm os seus links específicos. É através dessa plataforma que se registram não só as candidaturas, mas também tem que se documentar as atas das convenções partidárias, das federações e das coligações partidárias”, salienta Feijó. 

Após o registro no CANDex, a candidatura será analisada pelo juiz da zona eleitoral da cidade a qual o candidato pretende concorrer. “Todos os pedidos têm que estar resolvidos, com impugnações, recursos, todos já resolvidos até dia 16 de setembro”, diz Feijó.

Fundo eleitoral

Para financiamento das candidaturas que serão efetivadas, os partidos receberão R$ 4,9 bilhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). Segundo o TSE, o PL receberá a maior fatia do total do fundo e poderá dividir R$ 886,8 milhões entre seus candidatos às eleições municipais. Em segundo lugar está o PT, que receberá R$ 619,8 milhões.

O Fundo Eleitoral é repassado aos partidos em anos de eleição. Além do Fundo, os partidos também contam com o Fundo Partidário – distribuído anualmente para manter atividades administrativas. 

Estabelecido na Lei das Eleições, o repasse para as legendas segue critérios de representação no Congresso e considera a divisão igualitária entre todos os partidos registrados no TSE – os quais ficam com 2% do total. Além disso, são acrescidos 35% em relação aos votos obtidos na Câmara dos Deputados e mais 48% conforme o tamanho da bancada na Câmara (fusões e incorporações) e cota de 15% pela bancada no Senado. Fonte: Brasil 61.

Carinhanha registra 1° homicídio de 2024 após briga em bar

Terça / 23.07.2024

Por g1 BA

O crime aconteceu no povoado Núcleo 2, na zona rural do município. A vítima foi identificada como Aparecido Ferreira da Silva, de 49 anos. (Foto: Divulgação / SSP-BA)

A cidade de Carinhanha, que tem uma população de 28.869 habitantes e está localizada no sudoeste da Bahia, registrou o primeiro homicídio de 2024, no sábado (20), após uma briga em um bar. O crime aconteceu no povoado Núcleo 2, na zona rural do município. A vítima foi identificada como Aparecido Ferreira da Silva, de 49 anos.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito de cometer o crime já foi identificado e é procurado para prestar esclarecimentos. De acordo com a polícia, informações preliminares apontam que Aparecido Ferreira foi golpeado por um instrumento contundente, não identificado, após se desentender com o agressor. O motivo da briga não foi detalhado. O caso é investigado pela delegacia da cidade de Guanambi, que fica na mesma região.

Polícia Militar apreende cinco pés de maconha em Macaúbas

Terça / 23.07.2024

Por Redação Sertão Hoje

De acordo com informações da polícia, o material foi encaminhado à Delegacia de Macaúbas para as providências legais necessárias. (Foto: Divulgação / 4ª CIPM)

Na tarde desta segunda-feira (22), por volta das 18h, em Macaúbas, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 4ª CIPM, durante rondas pelo Bairro Nova Macaúbas, visualizou um indivíduo portando uma sacola. Segundo a PM, ao perceber a presença da viatura, o indivíduo abandonou a sacola e fugiu por um matagal. Após verificar o conteúdo da sacola, os policiais encontraram cinco pés de maconha. De acordo com informações da polícia, o material foi encaminhado à Delegacia de Macaúbas para as providências legais necessárias. Fonte: Ascom 4ª CIPM.

Livramento: acidente envolvendo duas motos e um carro deixa vítima fatal

Segunda / 22.07.2024

Por Redação Sertão Hoje

A vítima, de iniciais W. S. D., teve o óbito constatado no local do acidente. (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Na noite deste domingo (21), por volta das 22h, a equipe de serviço da 46ª CIPM foi acionada para averiguar um acidente de trânsito na via de acesso para o Bairro Recreio, em Livramento de Nossa Senhora. No local, testemunhas informaram aos policiais que o condutor de uma motocicleta Honda CG 150 Titan KS, de placa policial BYK5784, colidiu com uma motocicleta Honda NXR160 Bros de placa PKX1011 e um veículo Chevrolet Montana de placa FDN7319, que vinham em sentido contrário.

De acordo com a PM, o SAMU 192 já estava no local atendendo as vítimas: o condutor da primeira motocicleta, de iniciais W. S. D., teve o óbito constatado no local. Já o condutor da segunda motocicleta, S. J. C. C., foi levado pelo SAMU 192 para atendimento na UPA. O condutor do Montana, R. S. S., não apresentou ferimentos. Conforme informações da polícia, o local foi isolado até a chegada do DPT de Brumado para realização da perícia e posterior remoção do corpo.

Comandante da 4ª CIPM realiza instrução no XX Curso de Operações Rurais da CIPE Semiárido em Xique-Xique

Segunda / 22.07.2024

Por Redação Sertão Hoje

O MAJ PM Souza Gomes ministrou sobre a dinâmica de marcha militar, seus fundamentos e sua aplicabilidade nas atividades militares específicas. (Foto: Divulgação / 4ª CIPM)

Na última quinta-feira (18), os alunos do XX COR (Curso de Operações Rurais) da CIPE/Semiárido participaram da Instrução sobre marcha militar a pé, com o Instrutor MAJ PM Souza Gomes, Comandante da 4ª CIPM/Macaúbas. O MAJ PM Souza Gomes ministrou sobre a dinâmica de marcha militar, seus fundamentos e sua aplicabilidade nas atividades militares específicas, além de como uma tropa deve se portar e se comportar durante a marcha. A palestra ocorreu na sede da CIPE/Semiárido na cidade de Xique-Xique.

Após a exposição teórica, todo o corpo docente e discente do XX COR participou da parte prática da disciplina, momento em que foi realizada uma marcha de 30 km (trinta quilômetros) dentro do terreno de caatinga, onde foram aplicados os conhecimentos ali adquiridos. De acordo com a 4ª CIPM, essa Instrução fortalece a doutrina institucional e tem como objetivo desenvolver valências importantes para os Operadores Rurais, dotando-os de capacidade para atuarem em nível de excelência no ambiente rural nos diversos biomas da Bahia. Fonte: Ascom 4ª CIPM.

Oliveira dos Brejinhos: Polícia Militar apreende indivíduo com arma, munições e drogas no Povoado chapada do Arroz

Segunda / 22.07.2024

Por Redação Sertão Hoje

Em posse do indivíduo os policiais encontraram uma arma de fogo calibre 38 juntamente com as munições e 40 papelotes de substância análoga à cocaína. (Foto: Divulgação / 4ª CIPM)

Na tarde da última sexta-feira (19), por volta das 16h, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 4ª CIPM recebeu uma denúncia de que no Povoado chapada do Arroz, em Oliveira dos Brejinhos, um indivíduo portava uma arma de fogo. De acordo com a PM, ao chegar no local informado, o indivíduo com as características informadas na denúncia foi avistado pela guarnição.  Ao perceber a viatura, o suspeito dispensou uma sacola, deixando cair alguns papelotes com substâncias análogas à cocaína.

Segundo a polícia, imediatamente foi dada a ordem de parada e realizada a busca pessoal. Em posse do indivíduo os policiais encontraram uma arma de fogo calibre 38 juntamente com as munições, 40 papelotes de substância análoga à cocaína e um celular. Diante dos fatos, a 4ª CIPM informou que o indivíduo, juntamente com o material apreendido, foi encaminhado à Delegacia de Ibotirama para que fossem tomadas as medidas legais cabíveis.