O governador Rui Costa (PT) tomou a 2ª dose da vacina contra Covid-19, da Pfizer/Biontech, na tarde dessa sexta-feira (30), na Unidade da Saúde da Família (USF) no bairro da Federação, em Salvador. "Tem que tomar a segunda dose, pois só assim vamos estar protegidos de verdade dessa doença que já causou tanta tristeza. Não pode perder o prazo. Tem que ser com vacina no braço para nossa vida seguir com muita saúde", afirmou Rui.
A Bahia já está próxima a 60% da população com 18 anos ou mais (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose. Até o início da tarde desta sexta, a Bahia havia aplicado mais de 6,2 milhões de primeiras doses. Dessas, 2,5 milhões também receberam a segunda dose – confira mais aqui;
Nessa sexta-feira (30), a Bahia registrou 1.301 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%), 1.635 recuperados (+0,1%) e 43 óbitos (+0,27%), que ocorreram em diversas datas, porém a confirmação e registro só foram realizados na sexta (30). Dos 1.192.293 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.160.321 já são considerados recuperados, 6.255 encontram-se ativos e 25.717 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.437.340 casos descartados e 232.358 em investigação. Os dados são da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).
“Precisamos urgente nos unir. Nós teremos uma Bahia antes e depois da ferrovia”, declarou o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Jequié, Zé Cocá, sobre a necessidade de dar andamento às obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). O chamamento aos prefeitos foi feito nesta sexta-feira (30), durante o lançamento da Frente Integra Sudoeste (FIS), em Vitória da Conquista. No evento, que contou com prefeitos de dezenas de municípios da região, Zé Cocá informou que estará com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, na próxima terça-feira (03) para pedir o comprometimento do governo federal com a conclusão da obra que, segundo ele, vai alavancar o desenvolvimento da região, rica em minério de ferro.
“Não existe ter um investimento da magnitude da ferrovia oeste leste, que será um vetor de desenvolvimento da Bahia e, infelizmente, está parado, com pessoas saqueando trilhos e material da obra”, lamentou o gestor ao destacar ainda que a UPB realiza uma reunião de prefeitos com a bancada baiana de deputados e senadores, em Brasília, no próximo dia 4, para solicitar o apoio à pauta dos municípios. “Precisamos chamar os nossos parlamentares para que eles entrem nesse debate. Temos que aproveitar os deputados federais da Bahia para que a gente discuta o fortalecimento da região Sudoeste”, pontuou.
A criação da FIS é, de acordo com a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, um passo importante para que os gestores municipais possam se unir em prol da retomada do desenvolvimento do Sudoeste, visto que a região possui mais de 2 milhões de habitantes e tem potencial para a implantação de grandes projetos, os quais poderão promover a volta do crescimento econômico, gerando mais empregos e renda para a população.
Segundo a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, e o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, a Frente Integra Sudoeste será uma instância política formada por gestores municipais com o propósito de viabilizar grandes projetos e investimentos, visando o fortalecimento da região. “Agradeço, Zé, o apoio que você nos deu. A gente quer união, não é um movimento político, vamos fazer um evento suprapartidário, defendendo a região Sudoeste porque o que precisamos é isso, nos unir para trazer o desenvolvimento conjunto”, afirmou a prefeita Sheila.
A FIS foi planejada em conjunto da prefeita de Conquista com o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, que também defendeu unir não só a Bahia como o Brasil para atravessar o que ele chamou de “momentos difíceis”. Ele também reclamou dizendo: “A duplicação da 116 está dormindo, a ferrovia andando a passos de tartaruga. Precisamos nos unir pelo desenvolvimento da região”. Entre os prefeitos presentes que compõem a frente também compareceu o vice-presidente da UPB e prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre, o Quinho.
Até às 17h dessa sexta-feira (30), o painel da vacinação da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) contabilizava 6.311.582 pessoas vacinadas contra Covid-19 com, pelo menos a 1ª dose, dos quais 2.521.413 receberam também a 2ª aplicação e mais outras 249.289 pessoas vacinadas com o imunizante da Jansen, que requer apenas uma dose. Isso representa 58,8% da população baiana com 18 anos ou mais, que está estimada em 11.148.781, com, pelo menos, a 1ª dose. Para este sábado (31) estão previstas a chegada de mais 494.470 doses dos imunizantes – confira aqui mais detalhes;Â
Mais 224.200 doses de vacinas contra a Covid-19 chegarão à Bahia neste sábado (31). O avião trazendo os imunizantes está programado para pousar no aeroporto de Salvador às 15h. A carga, toda ela de Coronavac, será a segunda remessa que a Bahia receberá neste sábado. A remessa da Coronavac será destinada para primeira e segunda aplicações, enquanto que a da Pfizer/BioNTech será destinada para a primeira aplicação.
Neste sábado (31) de manhã teremos mais vacina chegando na Bahia. São 270.270 doses da Pfizer, todas para aplicação em D1. Com o apoio do Gov @costa_rui nossa equipe de logística da @saudegovba enviará para toda a Bahia. pic.twitter.com/2W1S3ZfDMR
As vacinas serão conferidas pela equipe da coordenação de imunização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e devem começar a ser enviadas para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios ainda neste fim de semana. Elas serão remetidas, exclusivamente, aos municípios que aplicaram 85% ou mais das doses anteriores. Esta foi uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa da saúde e reúne representantes dos 417 municípios e o Estado.
Com as remessas deste sábado, a Bahia chegará ao total de 11.329.910 doses de vacinas recebidas, sendo 4.033.900 da Coronavac; 5.586.900 da AstraZeneca/Oxford; 1.454.310 da Pfizer e 254.800 da Janssen, sendo essa última de dose única.
A RHI Magnesita lançou a edição 2021 de seu Programa de Estágio, com 71 vagas distribuídas para Brumado (BA), Contagem (MG), Volta Redonda (RJ) e São Gonçalo do Amarante (CE). As inscrições vão até o dia 12/08 e devem ser feitas na plataforma da Eureca.
Neste mesmo período, os candidatos iniciarão a “Trilha Online”, onde passarão por algumas etapas de conhecimento do negócio. O processo será online desde a inscrição a Masterclass, que consiste em uma apresentação com gestores sobre as áreas da RHI Magnesita com o propósito de solucionar um desafio ligado a realidade da empresa. Para participar é preciso ter disponibilidade para atuar de modo híbrido (presencial e on-line), conforme a cidade correspondente à vaga pretendida. Outro pré-requisito do Programa é ter previsão de conclusão do curso entre novembro de 2022 e dezembro de 2023.
As 71 vagas abertas para esta edição são direcionadas às mais variadas áreas do conhecimento, como Engenharias, Administração, Gestão, Tecnologia da Informação (TI), Direito, Geologia, Contabilidade e Economia, dentre outras. Entre os benefícios oferecidos pelo Programa estão bolsa-estágio no valor de R$ 1.417; vale-transporte; seguro de vida; auxílio home office no valor de R$ 300; inclusão no “Pleno Apoio” (assistência psicológica e consultoria financeira e jurídica); e GymPass (plataforma corporativa de atividade física).
“O Programa de Estágio da RHI Magnesita busca oferecer aos estagiários e estagiárias uma vivência ativa em nossas rotinas. Nosso objetivo é criar um elo entre experientes profissionais e o time de estágio, promovendo experiência de mercado, aliada a aprendizado e ganho técnico. Mesmo sendo constantemente reinventado, o programa de estágio virou tradição na nossa empresa, sendo a porta de entrada para excelentes profissionais que temos e tivemos. Isso faz com que o nosso time tenha muito entusiasmo em colaborar com a formação prática dos estudantes”, afirma Matheus Oliveira, Gerente de Recursos Humanos.
A Bahia recebe neste sábado (31) mais doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer. Segundo o secretário estadual da Saúde (Sesab), Fábio Vilas-Boas, serão 270.270 doses, todas destinadas à primeira aplicação. Assim que as doses chegarem a Salvador, serão conferidas e separadas pela equipe de logística da Sesab e enviadas aos municípios.
Neste sábado (31) de manhã teremos mais vacina chegando na Bahia. São 270.270 doses da Pfizer, todas para aplicação em D1. Com o apoio do Gov @costa_rui nossa equipe de logística da @saudegovba enviará para toda a Bahia. pic.twitter.com/2W1S3ZfDMR
Uma mulher de 21 anos foi presa em flagrante por transportar mais de 60kg de drogas na BR-116 em Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. Os entorpecentes foram encontrados dentro de um ônibus, por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite de quinta-feira (29). Conforme a PRF, 61kg de maconha e mais 1kg de cocaína estavam divididos em tabletes e pacotes, escondidos dentro de três malas de viagem que estavam no bagageiro. A abordagem foi realizada por volta das 23h20, no km 830 da rodovia. Aos policiais, a jovem, que não teve a identidade divulgada, disse que saiu de Campinas (SP) com a droga, que seria entregue em Salvador (BA). Ela está presa, à disposição da Justiça, e a droga apreendida foi levada para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista.
Nessa quinta-feira (29), a Bahia registrou 2.025 novos casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%), 2.053 recuperados (+0,2%) e 44 óbitos (+0,17%). Dos 1.190.992 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.158.686 já são considerados recuperados, 6.632 encontram-se ativos e 25.674 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.434.681 casos descartados e 232.392 em investigação. Os dados são da Secretaria da Saúde da Bahia, a Sesab.
O Governo da Bahia, através das Secretarias Estaduais de Relações Institucionais (Serin) e da Educação (SEC), promoveu mais uma reunião com representantes da APLB Sindicato, na noite de quarta-feira (28), na sede da Serin. O encontro presencial contou com a participação dos secretários Luiz Caetano e Jerônimo Rodrigues. Esta foi a terceira reunião realizada, desde a semana passada, para tratar sobre a segunda fase do ano letivo na rede estadual de ensino, que começou na segunda-feira (26), exclusivamente para os estudantes do Ensino Médio, com aulas semipresenciais. Para os estudantes do Fundamental, o ensino híbrido começa no dia 9 de agosto.
O titular da Serin, Luiz Caetano, afirmou que todos os esforços estão sendo empreendidos pelo Governo, visando a segurança, tanto dos alunos quanto dos educadores. “Por isso, é importante o diálogo com os professores para que esta segunda fase do ano letivo seja realizada com êxito”, afirmou, ao adiantar que uma nova reunião será realizada na próxima terça-feira (3).
O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, citou a queda nos indicadores da Covid-19 na Bahia; o avanço na vacinação para toda a população e para os trabalhadores da Educação; e destacou a adequação das escolas para o cumprimento dos protocolos de biossegurança. Disse, ainda, que estes critérios possibilitaram a decisão pela passagem do ensino 100% remoto, iniciado no dia 15 de março, para a fase semipresencial na rede estadual de ensino. Sobre a vacinação, Jerônimo lembrou que a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Bahia, uma instância do Sistema Único de Saúde (SUS) e que reúne os 417 municípios do estado, já autorizou a vacinação para 100% dos profissionais da Educação. Salientou também que o diálogo com a APLB Sindicato é fundamental para garantir a aprendizagem dos estudantes. “A nossa motivação maior para o diálogo é o interesse de que as escolas atendam aos estudantes como tem que ser, seguindo todos os protocolos necessários. Continuaremos conversando com a APLB no sentido de garantir o ensino semipresencial seguro e com qualidade de aprendizagem. Além disso, temos a motivação do Governo, que é a do diálogo como parte do processo democrático e este é o perfil desta gestão”, afirmou.
O presidente da APLB, Rui Oliveira, destacou como ponto de pauta a segunda dose da vacina para os trabalhadores da Educação e também falou sobre a importância do diálogo com o Estado. “A gente espera que continue havendo esse diálogo para encontrar um caminho”.
Uma consultoria realizada pelo Sebrae nos últimos 8 meses trouxe benefícios para as próximas colheitas de produtores de manga. Desde outubro de 2020, os produtores recebem a consultoria Melhoria do Processo Produtivo Agrícola, oferecida dentro do projeto Agronordeste, por meio do programa Sebraetec. A ação contempla 44 fruticultores dos municípios da região de Livramento de Nossa Senhora, Dom Basílio, Ituaçu, Guanambi, Sebastião Laranjeiras e Urandi.
O objetivo principal da consultoria é analisar a cultura da região e pontuar melhorias no processo produtivo. Os consultores indicam soluções práticas para aprimorar a sanidade, combate às doenças que afetam as plantações e ainda promover um aumento da produtividade da cultura com uma maior qualidade do fruto.
Nessa primeira consultoria, foram atendidos, exclusivamente, produtores de manga da região Sudoeste. Por isso, foi desenvolvida uma metodologia específica para esse tipo de cultura. O Sebrae contou com a parceria das prefeituras municipais da região e ainda do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), que indicaram os produtores que se encaixavam no perfil da consultoria. Mensalmente, esses produtores receberam as visitas de agrônomos que analisavam os pomares e indicavam as medidas mais assertivas a serem tomadas para melhoria da produção.
O momento de iniciar a consultoria é determinante para a obtenção de resultados satisfatório, já que a manga é uma cultura “safreira”, na qual o fruticultor pode escolher em que época vai produzir. O trabalho nutricional e de tratos culturais, que impacta diretamente os resultados da próxima safra, deve ser realizado na fase vegetativa, iniciada após a colheita da safra anterior e a emissão da próxima panícula de florescimento. Nessa edição, a consultoria foi 100% subsidiada pelo Sebrae, que disponibiliza, por meio do Sebratec, soluções em inovação e tecnologia às empresas. Essas soluções promovem a melhoria de processos de produtos e serviços.
.
Resultados
Marcos César é produtor de manga palmer na região de Livramento de Nossa Senhora e participou da consultoria. Ele disse que recebeu o convite do Sebrae ano passado e aceitou de imediato, pois defende que o produtor rural necessita de capacitações para diminuir custos e aumentar produtividade e rentabilidade na lavoura.
O fruticultor aprovou o atendimento dos agrônomos que foram em seu pomar e se dispôs a seguir fielmente todas as recomendações. “Minha lavoura teve um resultado satisfatório, um desenvolvimento bom. Eu estou no momento com frutas no ponto de colheita e um fruto bom, de ótima qualidade. Agora vou trabalhar de maneira correta. Os erros que eu cometi ficaram no passado”, ressaltou o produtor.
O projeto agora está na fase final, com a conclusão dos relatórios que indicam os resultados obtidos em cada propriedade durante os oito meses. Segundo Mônica Rizério a analista do Sebrae em Brumado e gestora do projeto Agronordeste, foi possível observar propriedades com boa produção e excelente qualidade dos frutos em termos de tamanho e coloração.
Ainda de acordo com a analista, os relatórios e depoimentos têm sido animadores. “Foi um trabalho que nos deu bastante satisfação em realizar por ver os relatórios e por ver os resultados de produtividade e de melhoria nos processos”, concluiu Mônica.
A arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) na Bahia cresceu 51% no primeiro semestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. A informação é de balanço do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), feito com dados da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Nos primeiros 6 meses deste ano, o recolhimento dos royalties da atividade mineradora no estado chegou a R$ 72 milhões frente aos R$ 39 milhões recolhidos no primeiro semestre do ano passado. Puxado pelo aumento no preço de commodities e minerais no mercado internacional e pela valorização do dólar em relação ao real, o resultado coloca a Bahia na quarta colocação na arrecadação da contribuição, atrás do Pará, Minas Gerais e Goiás.
Em todo país, a arrecadação da CFEM, segundo o presidente-executivo do IBRAM, Flávio Penido, mais do que dobrou no primeiro semestre de 2021, chegando a um valor de R$ 4,48 bilhões, o que representa um aumento de 111,7% com relação ao primeiro semestre do ano passado. No primeiro semestre de 2021, o faturamento da produção mineral na Bahia foi de R$ 4,1 bilhões, um aumento de 75% em comparação com o mesmo período do ano passado (R$ 2,4 bi). Esse montante equivale a 3% do valor do faturamento total da produção mineral brasileira no período. “Quatro ponto cinco [4,5] bilhões em um semestre é uma substancial contribuição para os cofres públicos, principalmente dos municípios. É fácil imaginar, pelos valores apontados, a série de investimentos que é possível fazer pelas prefeituras e isso, sem dúvida, leva a uma melhora do IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] de cada município com esses investimentos”, declara Penido.
Nessa quarta-feira (28), a Prefeitura de Guanambi tornou público detalhes do projeto da Central de Abastecimento de Guanambi (CEASAG), que foi anunciado oficialmente no último dia 19/07. O prefeito Nilo Coelho (DEM) afirmou que tem pressa para a construção do CEASAG, já que essa obra “será um grande marco para o comércio local e regional, capaz de incrementar a geração de emprego e renda à nossa cidade”.
O espaço, um terreno de 30 mil metros quadrados, está estrategicamente localizado entre a BR-122 e o Anel Rodoviário, na saída para Pindaí, em uma área considerada comercial, industrial e de fácil acesso, que possibilita carga e descarga de forma rápida e segura, com entrada pela BR e saída pelo anel viário, sem necessidade de manobra interna.
Quando o Ceasa estiver em operação, todos os comerciantes de frutas e verduras da feira livre que trabalham com o atacado, serão realocados para a nova estrutura, abrindo espaço para os comerciantes e consumidores do varejo.
Na ficha técnica, o arquiteto Michel Macêdo é creditado pelos projetos de arquitetura e hidrossanitário; enquanto o projeto de estrutura é assinado por Janio lima Bonfim; o elétrico, por Eleno Nolasco; a planilha orçamentária, por Alex Trindade; e o Render, por Arnaldo Filho. Confira abaixo as imagens divulgadas.
A CAIXA realiza nesta quinta-feira (29) o pagamento da 4ª parcela do Auxílio Emergencial 2021 aos beneficiários nascidos em novembro em suas contas digitais. Os valores já podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas. Os beneficiários também conseguem movimentar os recursos usando o CAIXA Tem na Rede Lotérica de todo o Brasil.
O calendário da 4ª parcela foi antecipado. Marcado inicialmente para encerrar em 10 de setembro, com a possibilidade de saques para os nascidos em dezembro, o quarto ciclo agora finaliza no dia 18 de agosto. Saques e transferências foram antecipados e, para quem recebe o crédito nesta quinta-feira, terão as funcionalidades liberadas a partir do dia 17 de agosto.
Em vídeo publicado em suas redes sociais, o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), comemorou o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino, que estavam suspensas há mais de 1 ano devido à pandemia de Covid-19.
“É com grande alegria que quero registrar esse dia, esse 26 de julho de 2021, Dia de Nossa Senhora Santana, padroeira das professoras, em que nós começamos as aulas. Considero um presente para mim como prefeito de Brumado. Hoje é meu aniversário, estou fazendo 75 anos, e é com grande alegria que vejo a retomada das aulas”, declarou Eduardo.
Nessa segunda-feira (26), o prefeito, acompanhado do Secretário Municipal de Educação, João Nolasco, esteve pessoalmente na Escola Municipal Idalina Azevedo acompanhando o retorno. Segundo Nolasco, mais de 20% dos estudantes estiveram presentes pessoalmente.