Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "07/2015"

Bahia deve contar com 34 Distritos Integrados de Segurança Pública até o final do ano

Quarta / 29.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Estão sendo investidos R$ 111 milhões para a instalação dos Diseps

Uma das estruturas do programa estadual Pacto pela Vida no enfrentamento à criminalidade, o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) já é uma realidade no estado. Em 2015, quatro Diseps já foram instaladas nos municípios de Uruçuca, Bonito, Iguaí e Capim Grosso, intensificando as ações de preservação da vida nas localidades. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o planejamento da pasta prevê que, até o final do ano, a Bahia passe a dispor de 34 unidades.

"A estrutura foi pensada para aumentar a atenção da polícia à comunidade. Nossa proposta é fazer com que haja a colocação de outras unidades em todos os municípios do estado. Temos o desafio de deixar todos os Diseps da primeira etapa prontas, até o final do ano, para reforçar o combate à violência nos municípios. O Disep é uma conquista para a segurança pública porque a população passa a ter condição de ser melhor atendida”, destacou Barbosa.

O Disep, que integra as polícias Civil e Militar, possui unidade do Instituto Pedro Melo, instalações para os policiais de plantão, salas de audiência, de reconhecimento com espelho para a segurança das vítimas e duas custódias para os presos. Estão sendo investidos R$ 111 milhões para a instalação dos Diseps.

Dário Cotrim, historiador guanambiense lança seu 35º livro

Terça / 28.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O autor recebendo a imagem de N. S da Lapa das mãos da menina Júlia, como reconhecimento de gratidão da família de José Osvaldo da Costa

Natural de Guanambi, o historiador Dário Teixeira Cotrim lançou o seu trigésimo quinto livro, desta vez sobre a história da cidade de Virgem da Lapa, município do médio Jequitinhonha (MG). A festa de lançamento contou com um público seleto, tendo sido vendidos na oportunidade 300 exemplares da publicação. O livro ‘Memórias do Município de Virgem da Lapa’ é um apanhado de informações sobre a criação da cidade, desde a época da colonização do território brasileiro, com as expedições colonizadoras e exploradoras, principalmente com referência as minas do ouro, diamantes e esmeraldas, outrora exploradas pelo bandeirante paulista, Fernão Dias Pais, na serra Resplandecente, em Itacambira. Não é, portanto, uma história completa, mas um apanhado dos principais fatos históricos do município de Virgem da Lapa. O livro traz várias fotografias de época. Também foram entrevistadas várias pessoas de conhecimento da história, que enriqueceu a obra no seu contexto. O historiador Dário Cotrim já tem vários livros escritos sobre a história de municípios, a exemplo de Guanambi, Montes Claros, Itacambira e Bocaiúva. O lançamento aconteceu em Virgem da Lapa, no dia 24 de julho de 2015, tendo sido um sucesso absoluto.

A professora Izabel de Oliveira Ramos, Dário Teixeira Cotrim, Wanderlino Arruda e Harley Lopes Oliveira (Prefeito)

Brumado: Palestra sobre redução da maioridade penal é realizada no TG

Terça / 28.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, disse que a maioridade penal é um tema atual e bastante polêmico

No dia 27 de julho, os integrantes do Tiro de Guerra 06/024, localizado em Brumado, participaram de uma palestra sobre redução da maioridade penal, ministrada pela professora e conselheira tutelar Juliana Muniz. Durante a palestra, os atiradores puderam debater e se aprofundar sobre o tema, identificando os pontos positivos e negativos da aprovação da redução da maioridade penal. O Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do TG, disse que a maioridade penal é um tema atual e bastante polêmico entre os legisladores, juristas e brasileiros em geral, assunto esse que congrega múltiplos olhares quanto ao questionamento. E, nesse cenário, a população brasileira se dividiu entre aqueles que apoiavam a redução da maioridade penal e aqueles de posicionamento contrário. A proposição de um debate com os atiradores, além de fazer parte da formação do militar e cidadão, gera neles o espírito crítico, capaz de entender as diversas necessidades da sociedade em geral, bem como formarem sua própria opinião sobre o assunto e contribuir para uma sociedade mais justa.

Igaporã: Prefeitura adquire veículo para atender demandas do Bolsa Família

Terça / 28.07.2015

Por Samuel Gonçalves

O veículo zero quilômetro modelo Fiat Uno foi adquirido com Recursos do IGD - M do Governo Federal

A Prefeitura de Igaporã por meio de sua Secretaria de Assistência Social adquiriu mais um veículo para melhor atender sua população. O veículo zero quilômetro modelo Fiat Uno foi adquirido com Recursos do IGD - M do Governo Federal.

Com o objetivo principal de transportar os beneficiários do programa Bolsa Família para resolver problemas relacionados ao beneficio na Caixa Econômica, deslocamento dos moradores para o INSS nas cidades vizinhas, bem como, transportar os técnicos do Programa Bolsa Família para cursos de capacitação.

O Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) representa uma importante estratégia adotada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) do Governo Federal para apoiar e estimular os municípios a investir na melhoria da gestão do Programa Bolsa Família (PBF), avaliando a gestão municipal e oferecendo apoio financeiro aos municípios com bom desempenho.

SecultBA promove orientação sobre prestação de contas de projetos culturais no dia 30

Terça / 28.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O encontro terá como ministrante o diretor de Acompanhamento e Controles, Manoel Pinto (Foto: reprodução internet)

Mais uma edição da Palestra de Orientação para Execução de Projetos e Apresentação de Prestações de Contas será realizada no intuito de proporcionar a um número cada vez maior de proponentes a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas sobre os vários aspectos da execução dos projetos do Fundo de Cultura e do Fazcultura, em especial, a etapa de prestação de contas. A palestra é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) realizada através da parceria entre a Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult) com o escritório Bahia Criativa, e acontece no Forte de Serviços Criativos (Forte do Barbalho), em Salvador, dia 30, de 14h às 17h. O encontro terá como ministrante o diretor de Acompanhamento e Controles, Manoel Pinto. O evento, que oferece 25 vagas, é gratuito, aberto ao público e não precisa fazer reserva. As orientações destinam-se aos proponentes de projetos culturais apoiados via Fundo de Cultura e Fazcultura - em execução, a serem iniciados, bem como futuros proponentes -, além de eventuais participantes da execução e da elaboração da prestação de contas dos projetos.

Brumado: Servidores da DIRES estão em greve contra perda de direitos

Terça / 28.07.2015

Por Luís Gustavo

O movimento quer também a revisão da regionalização da saúde, que restringiu os serviços da DIRES

Em protesto contra a retirada de direitos dos servidores das Diretorias Regionais da Saúde (DIRES), o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (SINDSAÚDE) declarou greve geral em todas as unidades do estado. Segundo o Sindicato, o objetivo é chamar a atenção da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) para o problema, tendo em vista que a categoria teve muitas perdas, dentre elas o corte do adicional de insalubridade, que afetou diretamente 1.500 servidores. Informações colhidas pela reportagem do Site Sertão Hoje dão conta que os trabalhadores buscam a implantação imediata do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, assim como a regularização das promoções, incorporação ao salário base da Gratificação de Incentivo de Desempenho (GID), o fim da privatização do serviço público de saúde e a realização de concursos públicos. Ainda segundo informações colhidas pela nossa reportagem, o movimento quer também a revisão da regionalização da saúde, que restringiu os serviços da DIRES, sendo os mesmos transferidos para os Núcleos Regionais de Saúde (NRS). Segundo os manifestantes, os NRS não são capazes de suprir a alta demanda, que foi repassada de 31 DIRES para os 9 NRS criados. 

Caculé: Secretaria e Conselho de Assistência Social convidam para 6ª Conferência Municipal

Terça / 28.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

O evento será realizado amanhã (29), a partir das 7h30, no Centro Pastoral Paroquial

A Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social, de Caculé, através da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal convidam à toda população e representantes da sociedade civil organizada para participarem da 6ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento será realizado amanhã (29), a partir das 7h30, no Centro Pastoral Paroquial. A 6ª Conferência terá como tema ‘Consolidar o Sistema Único de Assistência Social de vez rumo a 2026’. O evento tem como objetivo debater a assistência social em Caculé e apresentar as propostas do município visando a melhoria do setor, não só no município, mas em todo o Brasil. ‘Muito nos alegrará contarmos com a sua valiosa participação’, diz o convite.

Micro e Pequenas Empresas: especialista dá dicas de como sobreviver à crise econômica

Terça / 28.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Jimmy Cygler é especialista em gestão de MPEs e presidente de uma das empresas que mais cresce no país, a Proxis

Esta semana, o Sebrae divulgou pesquisa com indicadores sobre o faturamento real das micro e pequenas empresas (MPEs), que caiu pela quinta vez consecutiva e teve recuo de 10,2% em maio, na comparação ao mesmo mês de 2014. A atual crise econômica é o principal motivo da queda na receita das empresas e tem impactado negativamente todos os setores, contribuindo com o baixo poder de compra da população, reduzido o nível de consumo interno. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), só no primeiro semestre de 2014 foram abertas 240.282 empresas no país. Para driblar o baixo desempenho econômico e atingir um resultado positivo nos negócios um ponto fundamental é a utilização de um sistema de gestão positivo.

Para Jimmy Cygler, especialista em gestão de MPEs e presidente de uma das empresas que mais cresce no país, a Proxis, o ideal é que o sistema de gestão esteja integrado com todas operações da empresa. Para se ter uma visão clara sobre a sustentabilidade de um negócio é imprescindível ficar atento as provisões de gastos e recebimentos a médio e longo prazo. Entender o mercado é outra dica fundamental para conhecer a concorrência e produtos ou serviços substitutos. Ao realizar a análise SWOT (sigla em inglês, que em português significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), são identificados os pontos fortes e fracos da empresa, permitindo olhar para dentro do negócio. Ao realizar este exercício é possível identificar oportunidades e ameaças dentro do ambiente que a empresa está, bem como concorrentes, indicadores socioeconômicos e público alvo.

Para Jimmy Cygler, atitudes como essas ajudarão no posicionamento da marca, produtos ou serviços. “Conhecer o mercado e analisar precisamente tudo o que o influencia servirá de planejamento estratégico, que por sua vez definirá as principais ações para aproveitar oportunidades e prevenir ameaças, um ponto-chave para um bom posicionamento estratégico”, destaca Cygler. Essas atividades, aliadas à força de vontade e com pitadas de entusiasmo consciente podem definir as principais ações de um negócio, eliminando ou reduzindo os pontos fracos e maximizando os pontos fortes, afirma o especialista.

Prefeitura de Caetité divulga 9ª e 10ª convocações do REDA

Terça / 28.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

Os candidatos terão um prazo de 7 dias úteis, a partir da data de publicação do Edital, para apresentar documentos necessários

A Prefeitura de Caetité divulgou, na última sexta-feira (24), o 9º e 10º editais de convocação do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de servidores sob Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), em conformidade com o Edital de Processo Seletivo N.º 001/2014. Na 9ª Convocação, a Prefeitura convocou candidatos aprovados para os cargos de Pedreiro, Ajudante de Pedreiro, Porteiro, Vigilante e Mecânico, para atuar na Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Já na 9ª Convocação, a Prefeitura convocou candidatos aprovados para os cargos de: Auxiliar de Correios, que atuarão na Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças; Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Porteiro, Vigilante, Cozinheira, Auxiliar de Biblioteca e Professor, que atuarão na Secretaria Municipal de Educação; e Fiscal Ambiental, que vai atuar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Limpeza Pública. Os candidatos tem um prazo de 7 dias úteis, a partir da data de publicação do Edital para comparecer ao Auditório Municipal, localizado na Praça da Catedral s/n, Centro, munidos de laudo médico, emitido pela Junta Médica Municipal, e das cópias autenticadas dos documentos que constam no Edital.

Major da 6ª Região Militar realiza visita de orientação técnica no TG de Brumado

Terça / 28.07.2015

Por Redação Sertão Hoje

A atividade teve por objetivo tratar de assuntos de interesse da Seção de Tiro de Guerra da 6ª Região Militar

Nos dias 23 e 24 de Julho, o Tiro de Guerra 06/024, localizado em Brumado, recebeu a visita do Major Tonny Anderson Almeida Vitório, chefe da Seção de Tiro de Guerra da 6ª Região Militar, acompanhado do seu adjunto o 1° Ten José Alves Barreto. A atividade teve por objetivo tratar de assuntos de interesse da Seção de Tiro de Guerra da 6ª Região Militar, divulgar as diretrizes do Comando, transmitir orientações ao instrutor, verificar e avaliar o nível de desempenho dos atiradores. Na oportunidade o STen Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Brumado apresentou as boas-vindas aos oficias, ministrou uma breve palestra e mostrou as instalações do TG, as suas condições, suas possibilidades, limitações e as necessidades.

Centro Tecnológico contribui para fortalecimento da agropecuária baiana

Terça / 28.07.2015

Por Viviane Cruz

O Cetab é referência na prestação de serviços especializados e pesquisa agropecuária (Foto: Aurelino Xavier)

Fortalecer a agropecuária baiana com inovações tecnológicas e modernas técnicas de análises laboratoriais e pesquisas avançadas. Essa é uma das prioridades da Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), através do Centro Tecnológico da Agropecuária da Bahia (Cetab), localizado no bairro da Ondina, em Salvador, com todos os laboratórios oferecendo diversos serviços exclusivos no Estado e no mundo. O Cetab é referência na prestação de serviços especializados e pesquisa agropecuária que impactam significativamente no controle de doenças e pragas nas áreas vegetal e animal, além de análises de solo, controle de qualidade de alimentos e de classificação de produtos de origem vegetal.

O Cetab possui 12 laboratórios, especializados nas áreas de Análise de Produtos das Abelhas, Análises de Agrotóxicos e Ecologia Química, Bacteriologia Animal, Biologia Molecular, Classificação de Produtos de Origem Vegetal, Cultura de Tecidos Vegetais, Entomologia, Fitopatologia, Parasitologia Animal, Sementes, Solos e Virologia Animal. O Cetab possui dois laboratórios em processo de acreditação (reconhecimento), junto ao INMETRO, para a ISO/IEC 17.025, norma de padrão de qualidade voltada aos laboratórios de ensaios. Depois de concluída a implantação e credenciamento junto ao Mapa, o laboratório de sementes será o único oficial na Bahia a realizar avaliação da qualidade física, fisiológica, genética e sanitária das sementes das principais lavouras do Estado.

Alunos igaporaenses se destacam na prática do Taekwondo

Terça / 28.07.2015

Por Samuel Gonçalves

67 alunos participaram neste mês do exame de troca de faixa desta modalidade, que vem se destacando em Igaporã

Por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), as crianças, adolescentes e jovens de Igaporã têm acesso a inúmeras práticas esportivas, dentre elas o Taekwondo. Os alunos dessa modalidade vêm se destacando na prática desse esporte, no qual os 67 alunos participaram neste mês do exame de troca de faixa. A caminhada do praticante dentro do taekwondo é divida inicialmente em Gubs e em seguida em Dans. Cada geup corresponde a uma faixa colorida que o taekwondista amarra na cintura, por sobre o dobok (de acordo com sua evolução na prática), a vestimenta característica dessa arte marcial.

As atividades são oferecidas pelo CRAS na sede às segundas e quartas-feiras ás 09:00 e 14:30 horas e na zona rural pelo CRAS Volante ás terças-feiras (comunidade rural de Passagem da Pedra), quintas-feiras (comunidade rural de Lapinha) e as sextas-feiras (comunidade rural de Caiçara). O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos organiza-se em torno da prevenção da institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos e oportunizam o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã. Ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivos, a exemplo do taekwondo.

Brumado: TJ-BA nega provimento ao recurso que questiona eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores

Sexta / 24.07.2015

Por Eliana Costa

Para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a Mesa Diretora (foto) foi eleita de forma democrática, tendo sido observados todos os princípios legais

A eleição da mesa diretora ocorrida no mês de dezembro de 2014 apresentou momentos de grande conflito com relação ao entendimento do regimento Interno da Câmara, visto que a chapa composta pelos vereadores Castilho Viana, José Carlos dos Reis e José Ribeiro não aceitavam a reeleição alegando que contrariava o disposto nas leis municipais que versam sobre a eleição da mesa diretora. Não satisfeitos com o resultado do pleito que reconduziu a chapa a sua reeleição os vereadores acima citados entraram com agravo no Tribunal de Justiça da Bahia solicitando indeferimento da eleição.

O Desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá, relator, foi muito claro, ao negar provimento ao agravo declarando que em momento algum houve desatendimento ou fraude aos textos legislativos, ao contrário, “... estando em perfeita sintonia com a Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno da Câmara Municipal”, tornando a denúncia insubsistente.

O Ministério Público também constatou que a documentação apresentada pelos agravantes estava desatualizada tornando insubsistente a alegação, ‘porque o art. 24 do parágrafo sexto da Lei Orgânica foi incluído pela emenda datada do ano de 2004 (Doc. Fls. 175-178), a qual em seu art. 17, expressamente fez constar a seguinte redação na lei municipal (Doc. Fls. 199): Nas eleições para a composição da mesa inicial de cada legislatura, bem como na sua renovação poderão concorrer quaisquer Vereadores. Ainda que tenham participado da Mesa, ocupando o mesmo cargo’.

Continua relatando que: ‘O mesmo dispositivo encontra guarida no art.15 do Regimento Interno da Câmara Municipal (Doc. Fls. 224), que possui a mesma redação da legislação orgânica. À luz dos dispositivos legais citados, constata-se que a Lei Orgânica (Doc. Fls. 70-115) apresentada pelos agravantes está desatualizada, porquanto nela consta expressamente o ano de 2004, quando foi promulgada a aludida lei, sem alterações ocorridas depois’.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, vereador Alessandro Lôbo e Silva, bastante tranquilo, por ter conduzido da maneira mais transparente possível todo o processo de eleição da mesa Diretora da Câmara, e atendido a todas as leis legislativas, ficou muito satisfeito com a decisão, visto que dá como encerrada uma disputa que já teve seu final no mês de dezembro de 2014. “A mesa diretora vem trabalhando com o propósito de estar cada vez mais integrada com a população, buscando a realização de ações que visem sempre o progresso e o desenvolvimento de nossa cidade, ofertando uma vida de melhor qualidade a todos os brumadenses”, pontuou.

Guajeru: Gil Rocha respeita decisão do TCM, mas discorda que nomeação tenha trazido prejuízo ao município

Sexta / 24.07.2015

Por Aloísio Costa

Prefeito Gil Rocha: 'A nomeação foi uma decisão para socorrer o município em um momento de emergência, não se tratando de um favorecimento'

Nesta quarta (22), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) multou o prefeito de Guajeru, Gilmar Rocha Cangussu, pela prática de nepotismo, considerando irregular a nomeação da sua esposa, Marta Santos Lima Rocha para o cargo de Tesoureira. Em nota o prefeito Gil Rocha comentou a decisão do TCM e ressaltou que ‘a nomeação foi uma decisão para socorrer o município em um momento de emergência, não se tratando de um favorecimento’.

Segundo o prefeito, a nomeação de Marta Lima, que é funcionária concursada do município e já exercia cargo administrativo na Prefeitura de Guajeru desde 2006, se deu em virtude do afastamento do então tesoureiro, Pablo Carpejane, que em junho de 2014 pediu para ser desligado do cargo, alegando motivos pessoais. Diante desta situação, e tendo em vista o momento de crise e de cortes de gastos que o município atravessava, ‘tivemos a necessidade de nomear alguém que já fizesse parte do governo, que tivesse inteirado das ações que vinham sendo realizadas por nós e, principalmente, que fosse alguém do quadro efetivo e que não viesse a onerar a folha no momento em que víamos fazendo demissões e cortando despesas com pessoal. Além disso, precisávamos de alguém com conhecimento e habilidades para ocupar o cargo’, ressaltou.

Rocha destaca que desde a nomeação, em julho de 2014, a funcionária Marta Lima já tinha conhecimento que sua permanência no cargo seria por um curto período, suficiente para que ‘a casa fosse colocada em ordem’, com a normalização das contas públicas e o equilíbrio financeiro que o município alcançou em virtude de uma série de ações que foram tomadas pelo atual governo e também pela sua competência como Tesoureira. E em maio deste ano, já com as contas em ordem, a funcionária Marta foi exonerada, antes mesmo de qualquer decisão do TCM.

O prefeito disse respeitar a decisão do Tribunal de Contas dos Municípios e entende que a corte avaliou a situação no entendimento técnico, de forma correta, mas considera que a nomeação não trouxe nenhum tipo de prejuízo para o município, nem tão pouco para o povo guajeruense, muito pelo contrário. Ele destaca que é fato público e notório que nos últimos anos Guajeru conseguiu se estabilizar financeiramente, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas, quando, em janeiro de 2013, recebeu um município atolado em dívidas, sem crédito junto aos fornecedores e com os salários dos funcionários atrasados. ‘Nesse período de dois anos e meio de mandato, tendo em boa parte dele a funcionária Marta à frente de Tesouraria, conseguimos reverter a situação caótica na qual recebemos o município. Ajustamos, controlamos e ordenamos as contas públicas e hoje vivemos uma situação completamente diferente: pagamos os salários atrasados dos servidores públicos (dívida deixada pela ex-gestão); renegociamos dívidas herdadas com a Embasa, Coelba, PASEP e INSS; mantemos em dia o pagamento dos funcionários, inclusive 1/3 de férias e o 13º salário; mantemos em dia o pagamento do transporte escolar e ainda investimos, com recursos próprios, em ações de melhorias para o município como: o calçamento de vias públicas, aquisição de uma nova ambulância, recuperação de estradas e reforma e ampliação de escolas públicas do município’, enfatizou.

WhatsApp: oposição da Assembleia Legislativa lança importante canal de comunicação com a população

Sexta / 24.07.2015

Por Giselle Quintão

Conecte com o 71- 9729-6802 para sugerir, denunciar, elogiar ou criticar

A Liderança da Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, através da sua assessoria de comunicação social, informa à toda população baiana, que lançou mais um importante canal de comunicação e interação. A partir de agora o WhatsApp da Cidadania - 71 9729-6802 - estará à disposição e ligado 24 horas para receber críticas, denúncias ou elogios do povo da Bahia, através da bancada de oposição. ‘A participação popular com certeza fortalecerá ainda mais a atuação dos parlamentares oposicionistas, no seu dever de acompanhar, denunciar e fiscalizar os atos do Executivo. Adicione e interaja com a bancada de deputados que luta por uma Bahia Melhor. No WhatsApp da Cidadania você pode mandar sua bronca! Sua identidade será preservada! AQUI A SUA VOZ TEM VEZ’, destaca a nota encaminhada à Redação do Site Sertão Hoje.