Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 15 mil pessoas circularam por noite no circuito da festa. (Foto: Rose Soares / Sertão Hoje)
Com três dias de shows, segurança reforçada e forte presença popular, o São Pedro de Brumado consolidou-se como um dos maiores eventos juninos da região. Realizada entre os dias 26 e 28 de junho, na Praça Coronel Zeca Leite, a festa contou com estrutura ampliada, atrações de renome nacional e movimentação intensa no comércio local.
Segundo estimativa da Polícia Militar, cerca de 15 mil pessoas circularam por noite no circuito da festa, com público maior no segundo dia, totalizando mais de 45 mil pessoas durante os três dias de evento. A operação de segurança contou com patrulhamento ostensivo, portais de revista, serviço de inteligência e monitoramento por câmeras. “Nosso planejamento foi voltado para a ostensividade, com patrulhas em pontos estratégicos, apoio nos portais de entrada e vigilância contínua. Tivemos também apoio da Guarda Municipal, Bombeiros, Polícia Civil e da Prefeitura, o que garantiu a tranquilidade do evento”, explicou o Tenente-Coronel Moreira.
O sucesso da festa também foi resultado de um esforço conjunto entre as secretarias municipais, como destacou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, José Ribeiro: “Foi um trabalho em equipe. A orientação do prefeito Fabrício foi clara: oferecer uma festa segura, organizada e culturalmente rica. Conseguimos cumprir esse objetivo e fortalecer a tradição do São Pedro em Brumado”.
A programação artística contou com atrações como Amado Batista, Léo Magalhães, Edigar Mão Branca, Celino e Banda, Manu Pinheiro e Bela Raiani. “Estou muito feliz de estar mais uma vez nessa cidade maravilhosa. Só em junho, foram 23 shows pelo Nordeste, e Brumado é sempre especial”, declarou Léo Magalhães.
Durante sua apresentação, Amado Batista falou sobre a gravação do DVD que celebra sua carreira e sobre o carinho dos fãs de todas as idades: “Fico feliz de ver crianças, jovens e adultos cantando minhas músicas. Eu sempre procuro escolher bem as canções, porque o amor está nas pessoas, não importa a idade. É isso que faz a música durar”.
De acordo com a administração municipal, com estrutura bem montada, segurança garantida e apoio do público, o São Pedro 2025 reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura, o fomento à economia e a promoção de eventos que reúnem tradição e modernidade.
A Companhia também lançou oficialmente sua marca de Educação Ambiental para reforçar seu compromisso com práticas sustentáveis. (Foto: Divulgação)
No mês de junho, em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a RHI Magnesita realizou várias ações voltadas para a conscientização ambiental na Bahia. Com o lançamento da marca “A Natureza se Move com Você”, a campanha reforçou seu compromisso com a preservação dos recursos naturais e com práticas sustentáveis no dia a dia.
As ações ocorreram em Brumado, Aratu e Santaluz e contou com a participação de colaboradores, parceiros e fornecedores, projetos sociais e comunidades. Por meio de experiências educativas, como feiras ambientais, sessões de cinema educativo, caminhadas ecológicas e rodas de conversa, a campanha incentivou reflexões sobre o uso consciente da água e da energia, a destinação correta de resíduos e a importância da participação individual na construção de um futuro mais sustentável.
“Acreditamos que a transformação real começa pela educação ambiental. Ela é a base de uma cultura de cuidado e consciência, dentro e fora da empresa. Não se trata apenas de informar, mas de provocar mudança de atitudes que impactam o mundo para além do meio corporativo”, afirma Carlos Eduardo Rodrigues, gerente de Meio Ambiente da RHI Magnesita na América Latina.
Feiras, cinema ambiental, palestras e corrida de rua marcaram a programação
Em Brumado, a iniciativa ganhou o reforço de ações voltadas ao engajamento coletivo. Além das atividades dentro da empresa, a parceria no Projeto Municipal "Despertar Ecológico" levou mais informação e doações de mais de 1500 mudas de árvores à população na campanha e em praça pública da cidade. Já a 2ª Corrida de Rua de Brumado selou o compromisso com o tema “A Natureza se Move com Você!”, promovendo saúde, consciência ambiental e fortalecimento dos laços com toda sociedade. O evento celebrou os 148 anos do município com mais de 400 participantes, em parceria com a Prefeitura Municipal e o Instituto Bahia Solidária.
“Quando trazemos o meio ambiente para o centro das nossas conversas e ações, criamos uma cultura que valoriza o cuidado com os recursos naturais e o respeito pelo coletivo. E é essa cultura que queremos fortalecer”, ressalta Rodrigues.
Ao integrar conhecimento, experiência e mobilização, a RHI Magnesita mostra que a sustentabilidade vai além de processos e metas. Ela se constrói no cotidiano, com pequenas atitudes e com o envolvimento real de quem faz parte da empresa e das comunidades ao redor.
O Prouni oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) sobre o valor da mensalidade de cursos em instituições privadas de educação superior. (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
O Ministério da Educação (MEC) publicou na última terça-feira (24) o edital para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2025. As inscrições terão início no dia 30 de junho e seguem até 4 de julho, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Para se inscrever, é necessário ter participado das edições de 2023 ou 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame, além de não ter zerado a prova da redação. O processo seletivo é exclusivo para quem já concluiu o ensino médio.
O Prouni oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) sobre o valor da mensalidade de cursos em instituições privadas de educação superior. Em 2025, a política pública completa 20 anos de existência, com mais de 3,4 milhões de estudantes beneficiados entre 2005 e 2024.
Podem concorrer estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsistas. Quem cursou o ensino médio integralmente na rede privada também pode disputar o benefício, desde que se encaixe nos critérios de renda. Também têm acesso à política pública pessoas com deficiência e professores da rede pública. Os critérios para a candidatura estão detalhados no edital.
No caso das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de um salário mínimo e meio. Já para bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 7 de julho na página do Prouni, no Portal Acesso Único. Já a segunda chamada está prevista para 28 de julho. Após as duas chamadas, os candidatos não selecionados podem participar da lista de espera, manifestando o interesse por meio do portal nos dias 18 e 19 de agosto. A lista estará disponível na página do Prouni para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos no dia 22 de agosto.
O Presidente destacou que a única coisa que muda durante o recesso parlamentar é que as sessões ordinárias não serão realizadas (Foto: divulgação/CM Rio de Contas)
O Presidente Deraldo Neto, em contato com a redação do site Sertão Hoje e Jornal Tribuna do Sertão, informou que durante o período do recesso legislativo, que vai até o próximo dia 05 de agosto, a Câmara Municipal de Rio de Contas vai continuar com expediente regular para atender normalmente a população, das 8h às 13h. O Presidente destacou ainda que a única coisa que vai mudar durante o recesso parlamentar é a não realização das sessões ordinárias. “Inclusive nós tivemos uma reunião com as presenças dos vereadores e assessoria jurídica para tratar de assuntos administrativos e discutir algumas demandas do município”, afirmou Deraldo Neto, popularmente conhecido como Dera de Marusa. O Presidente destacou ainda que o legislativo municipal vai estar sempre à disposição da população rio-contense e continuar exercendo o papel de acompanhar e fiscalizar as obras e serviços públicos no município.
Vereadores e assessoria jurídica se reuniram no recesso para tratar de assuntos administrativos e discutir demandas do município (Foto: divulgação/ CM Rio de Contas).
]Serão cobrados R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A bandeira tarifária para o mês de julho permanece vermelha patamar 1, a mesma sinalização que ocorreu em junho. Com isso, as contas de energia elétrica continuarão recebendo adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a continuidade do cenário de chuvas abaixo da média em todo o país reduz a geração de energia por hidrelétricas. “Esse quadro tende a elevar os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais onerosas para geração, como as usinas termelétricas”, explicou a Agência, em nota.
Bandeiras Tarifárias
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
“Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 1, a Aneel reforça a importância da conscientização e do uso responsável da energia elétrica. A economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo”, diz a Aneel.
O São Pedro de Brumado contou com a participação de milhares de pessoas ao longo dos três dias de evento. (Foto: Ascom / Pref. de Brumado)
A festa de São Pedro em Brumado movimentou não só os palcos e praças, mas também o comércio informal e tradicional da cidade. Com apresentações musicais realizadas dentro da feira livre durante os dias de evento, feirantes comemoraram o aumento nas vendas e o clima de celebração que tomou conta do espaço. Além do chamado “forró na feira”, a programação oficial contou com grandes shows na Praça Coronel Zeca Leite, que também impactaram positivamente os comerciantes do entorno.
Feirantes ouvidos pela reportagem apontam que a movimentação cresceu significativamente. “As vendas melhoraram 100% comparado ao ano passado. Brumado precisava disso. Foi muito bom, animado. Todo mundo gostou. A praça ficou linda e a decoração anima”, afirmou uma vendedora. Outro feirante reforçou o impacto direto na economia: “Foi ótimo, alegre, com muita gente dançando e comprando. Eu gostei muito. Espero que tenha de novo no ano que vem”.
Na área dos shows vendedores ambulantes também relataram bons resultados. José Rildo, que há 29 anos trabalha com vendas em eventos da cidade, avaliou positivamente a experiência no novo local. “Essa foi a primeira vez que a festa aconteceu na Praça da Prefeitura. Lá nos Olhos d’Água era bom, mas aqui também está sendo legal. As vendas estão boas, graças a Deus. Está valendo a pena”, contou.
O São Pedro de Brumado contou com a participação de milhares de pessoas ao longo dos três dias de evento, oriundas da região sudoeste, de outras regiões da Bahia e até de outros estados como São Paulo. A estrutura do evento envolveu diversas secretarias municipais, além do apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Para a Prefeitura, o São Pedro deste ano cumpriu o papel de valorizar a cultura local, garantir segurança e aquecer a economia informal e formal da cidade.
O São Pedro de Brumado contou com a participação de milhares de pessoas ao longo dos três dias de evento. (Foto: Ascom / Pref. de Brumado)
O São Pedro de Cordeiros foi realizado pela Prefeitura Municipal, com apoio do Governo do Estado da Bahia e da SUFOTUR. (Foto: Divulgação / Pref. de Cordeiros)
O município de Cordeiros, no sudoeste da Bahia, celebrou com entusiasmo o São Pedro 2025, promovendo três dias de festa, cultura e música. O evento, realizado de 27 a 29 de junho, contou com uma programação diversa que incluiu apresentações musicais, comidas típicas, cavalgada e manifestações culturais. A abertura da festa, na sexta-feira (27), trouxe ao palco Nelvaldino Oliveira, Jobim Araújo, Larissa Gomes, Gui de Paula e a consagrada banda Cacau com Leite. O Mercado Municipal foi o cenário da festa, reunindo um público animado que prestigiou artistas locais e regionais ao som do tradicional forró.
No sábado (28), foi a vez de Wanilson Santos, Ray Teclas, Jobson Souza e Chambinho do Acordeon, que emocionou o público com interpretações marcantes dos clássicos de Luiz Gonzaga, reafirmando o valor do forró tradicional.
O domingo (29) teve dois momentos marcantes: a tradicional Cavalgada de São Pedro, que percorreu as ruas da cidade com a participação de cavaleiros, amazonas e moradores da zona rural, mantendo viva uma das tradições mais queridas da região; E os grandes shows de Ny Sousa, Welton Vaqueiro, Arreio de Ouro, Frank Aguiar e Roberto Dantyli, encerrando a programação com muito forró, animação e confraternização.
A festa contou com estrutura moderna, segurança reforçada, barracas de comidas típicas, além de um ambiente familiar e acolhedor. O São Pedro de Cordeiros foi realizado pela Prefeitura Municipal, com apoio do Governo do Estado da Bahia e da SUFOTUR (Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia). A parceria reforça o compromisso com o fortalecimento da cultura e do turismo nos municípios do interior.
O evento movimentou o comércio, gerou renda para trabalhadores locais e valorizou a identidade cultural nordestina como vetor de desenvolvimento social e econômico.
O São Pedro de Cordeiros foi realizado pela Prefeitura Municipal, com apoio do Governo do Estado da Bahia e da SUFOTUR. (Foto: Divulgação / Pref. de Cordeiros)
A obra terá um investimento estimado em R$ 125 milhões e ficará pronta 18 meses após a ordem de serviço, que deve ocorrer em outubro deste ano. (Foto: Amanda Ercília/GOVBA)
Foi pulicado na edição do Diário Oficial do Estado de sábado (28) o aviso de licitação para execução das obras do Hospital Regional de Itapetinga. A unidade contará com 130 leitos, incluindo 20 de Terapia Intensiva (UTI) para adultos e neonatais. A unidade será referência para gestações de alto risco, com ambulatório especializado, internação obstétrica, UTI neonatal, Unidades de Cuidados Intermediários (UCINCo e UCINCa) e posto de coleta de leite humano.
O Hospital Regional terá um investimento estimado em R$ 125 milhões e ficará pronto 18 meses após a ordem de serviço, que deve ocorrer em outubro deste ano, após os trâmites legais da licitação.
O hospital terá ainda serviços de urgência e emergência 24 horas para adultos, crianças e gestantes, bem como leitos para clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, obstetrícia, pediatria e saúde mental. Além disso, possuirá estrutura cirúrgica com cinco salas e leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto). O centro de diagnóstico contará com tomografia, ultrassonografia com Doppler, radiologia com contraste, endoscopia, broncoscopia e laboratório.
“Este novo hospital contribuirá para a regionalização da assistência à saúde. O nosso compromisso é fazer com que, cada vez mais, o cidadão tenha o tratamento de média e alta complexidade na sua região, sem necessidade de grandes deslocamentos”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana
O novo hospital promete transformar o panorama da saúde pública em Itapetinga e região, reduzindo a necessidade de deslocamentos para centros maiores e garantindo acesso a cuidados especializados com maior resolutividade.
As vagas são para os cursos de Licenciatura em Geografia e em Educação Física. (Foto: Leonardo Oliva / Sertão Hoje)
Nesta segunda-feira, 30 de junho, começam as inscrições para o preenchimento de vagas de cursos de graduação ofertados na modalidade EAD pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo Brumado. As vagas são para os cursos de Licenciatura em Geografia e em Educação Física.
Para concorrer, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio, e a forma de seleção será baseada nas notas do histórico escolar do Ensino Médio. Os cursos são totalmente gratuitos, e as inscrições serão realizadas pela internet, entre os dias 30/06 e 03/07, por meio do link: https://inscricao.uneb.br/pseunead2025.
Os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro. (Foto: Ascom / PF)
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal do Brasil (RFB), deflagrou nesta sexta-feira (27) a quarta fase da Operação Overclean, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.
Foram cumpridos, nas cidades de Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga, 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento cautelar de servidores públicos de suas funções, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.
O núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios baianos de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, no período de 2021 a 2024, mediante pagamento de vantagem indevida, além de atuar na manipulação de procedimentos licitatórios.
Os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.
O acordo prevê que as estruturas utilizadas nos festejos ofereçam segurança às pessoas e aos espaços tombados e protegidos pelo Ipac. (Foto: Ascom / Pref. de Caetité)
O Ministério Público do Estado da Bahia firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o prefeito de Caetité, Valtécio Neves, em que o Município se compromete a garantir a preservação do patrimônio cultural durante as festividades de 2 de julho e as celebrações religiosas em louvor à Senhora Santana e da Romaria em Bom Jesus da Lapa, que ocorrem em agosto e setembro.
Assinado no último dia 17, o acordo proposto pelo promotor de Justiça regional do meio ambiente, Jaílson Trindade Neves prevê que as estruturas utilizadas nos festejos ofereçam segurança às pessoas e aos espaços tombados e protegidos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). O TAC também alcança a festividade do Carnaval.
De acordo com o MP-BA, entre os compromissos assumidos pelo Município estão a adoção de medidas para evitar qualquer tipo de dano ou intervenção aos espaços tombados; a proibição da instalação de barracas e ambulantes em frente à Catedral de Senhora Santana; conservação das vias públicas, especialmente, os espaços próximos aos bens tombados. A gestão municipal também se obrigou a observar e garantir todas as documentações para as realizações dos festejos, além das adoções de todas as medidas administrativas, com o objetivo de prevenir, diminuir ou mitigar impactos ao núcleo histórico tombado ou protegido durante as festividades.
Ainda segundo o acordo, a fiscalização do cumprimento do compromisso será realizada pela equipe técnica do Ipac, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil da região.
O indivíduo, juntamente com todo o material apreendido, foi conduzido à Delegacia Territorial de Macaúbas (Foto: Divulgação / Ascom 4ª CIPM).
Na quarta-feira (25), por volta das 12h, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), durante patrulhamento no Loteamento Bastos, em Macaúbas, avistou um indivíduo saindo de um veículo que, ao perceber a aproximação da viatura, tentou entrar em uma residência, mas foi alcançado pelos policiais.
Durante a abordagem, foram encontrados com o suspeito 56 papelotes de uma substância análoga à cocaína. Diante dos fatos, o indivíduo, juntamente com todo o material apreendido e o veículo, foi conduzido à Delegacia Territorial de Macaúbas, onde foram adotadas as medidas cabíveis. Fonte: Ascom / 4ª CIPM.
O indivíduo, juntamente com todo o material apreendido, foi conduzido à Delegacia Territorial de Macaúbas (Foto: Divulgação / Ascom 4ª CIPM).
O governador marcou presença em 15 municípios de diferentes regiões da Bahia (Foto: Thuane Maria/GOVBA).
Seguindo a tradição e atraindo milhares de baianos e turistas, nos últimos dias, a Bahia tem sido um dos principais destinos do Nordeste para os festejos juninos deste ano. Mais de 280 cidades foram apoiadas pelo Governo do Estado para a realização das festas em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro. De quinta (19) a terça-feira (24), o governador Jerônimo Rodrigues marcou presença em 15 municípios de diferentes regiões da Bahia, sendo recepcionado pela população, prefeitos e outras autoridades municipais.
Ao longo dessa série de viagens pelo interior, o governador esteve acompanhado de secretários e dirigentes estaduais, e prestigiou festas tradicionais das cidades de Rio de Contas, Itororó, Ibicuí, Itapetinga, Ipirá, Lençóis, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Mucugê, Seabra, Muritiba, São Félix, Cruz das Almas, Maracás e Jequié.
O São João 2025 registrou a movimentação de mais de 1,8 milhão de visitantes no território baiano, que injetaram R$ 2,3 bilhões na economia, segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). O resultado bate o recorde de 2024, quando o fluxo de turistas na festa foi de 1,7 milhão, com receita de R$ 2 bilhões, que também eram marcas históricas. Destinos como Lençóis, Mucugê, Amargosa, Cruz das Almas e Jequié tiveram 100% de ocupação hoteleira. Em Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana, a ocupação chegou a 90%.
Segurança
Iniciado no último dia 18 e encerrado na madrugada desta quarta-feira (25), na capital – com eventos no Parque de Exposições, Pelourinho e Paripe –, e também no interior, o São João da Bahia 2025 terminou com baixo número de ocorrências. “Foi muito gratificante presenciar a alegria das pessoas nas praças e nos espaços dos eventos. Famílias inteiras curtindo a data com leveza, jovens aproveitando a festa com responsabilidade e turistas conhecendo um pouco mais da essência da Bahia. Esse cenário festivo com tranquilidade está diretamente ligado também ao esquema de segurança que montamos com muito cuidado para garantir um São João de paz para todos”, afirmou o governador.
A operação de segurança contou com mais de 12 mil policiais e bombeiros e o emprego de 1.500 câmeras de videomonitoramento, sendo 500 de reconhecimento facial, ferramenta que alertou e ajudou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) a prender, neste período, 19 foragidos da Justiça. As prisões foram realizadas em Salvador, com sete mandados cumpridos, e nas cidades de Serrinha, Irecê, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Jaguaquara, Itapé, Euclides da Cunha, Cruz das Almas, Camaçari e Barreiras. Os fugitivos eram procurados por homicídio, tráfico de drogas, estelionato, furto e falta de pagamento de pensão alimentícia.
Monitoramento nas rodovias
Entre os dias 18 e 25 de junho, a Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio do Comando de Policiamento Rodoviário (CEPRv), registrou redução de 23% no número de vítimas fatais, e de 57% no número de vítimas com gravidade nas rodovias estaduais. Com atuação reforçada do Batalhão de Polícia Rodoviária e das Companhias Independentes de Itabuna, Barreiras e Brumado, a operação intensificou a fiscalização, com destaque para o aumento de 156% no uso do etilômetro, para coibir a condução sob efeito de álcool. O policiamento reforçado nas estradas continuará até o dia 30 de junho, cobrindo também os festejos de São Pedro.
Prevenção e saúde
Durante os festejos do São João, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) reforçou a rede hospitalar e intensificou ações de prevenção, garantindo atendimento a vítimas de queimaduras e ampliando a testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Entre os dias 18 e 25 de junho, foram registradas 72 ocorrências de queimaduras, sendo 53 atendidas no Hospital Geral do Estado (HGE), onde 19 eram crianças menores de 12 anos.
Também foram realizados 55.447 testes para HIV, sífilis e hepatites B e C em 12 cidades, com 598 resultados positivos, incluindo 534 para sífilis. Desse total, 191 pessoas iniciaram o tratamento no próprio local. Além disso, a Sesab montou três postos de emergência em Salvador, que prestaram 675 atendimentos durante os festejos.
Realizado desde o dia 30 de maio, o projeto “Forró na Feira” tem levado música e animação ao comércio brumadense nas primeiras horas das sextas-feiras. (Foto: Rose Soares / Sertão Hoje)
Encerrando o ciclo de apresentações do Forró na Feira, a Prefeitura de Brumado, através da Secretaria Municipal de Administração (Semad), convida a população para curtir a última edição do evento nesta sexta-feira (27), no Mercado Municipal.
Com apresentação ao vivo do cantor Matheus Araújo, o arrasta-pé está marcado para começar às 5h da manhã seguindo até as 9h, garantindo o clima junino entre as bancas da feira e celebrando a cultura nordestina com muito forró pé de serra.
Realizado desde o dia 30 de maio, o projeto “Forró na Feira” tem levado música e animação ao comércio brumadense nas primeiras horas das sextas-feiras, valorizando os artistas locais e promovendo o espírito das festas de São João. A ação tem sido bem recebida tanto por feirantes quanto por frequentadores da feira. A Prefeitura de Brumado reforça o convite para que todos participem desse encerramento especial e aproveitem mais uma manhã de música, tradição e alegria na cidade.
Para realizar a atualização cadastral, o produtor rural deve comparecer ao escritório da Adab mais perto da sua propriedade ou acessar o site adab.ba.gov.br. (Foto: Ascom/Adab)
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) alerta produtores para a importância da atualização cadastral, que inicia dia 1º de julho e segue até 15 de agosto. A medida obrigatória visa garantir a manutenção do status sanitário de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, recém conquistado e reconhecido internacionalmente.
Segundo o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Carlos Augusto Chaves, a atualização, sistemática e compulsória, é necessária para que o órgão preste um melhor atendimento e reforce as ações de vigilância. “No período estabelecido, os criadores precisam atualizar dados dos seus rebanhos bovino e bubalino, bem como das demais espécies de animais susceptíveis à aftosa como ovinos, caprinos e suínos. Para uma maior eficiência dos programas de defesa animal, serão atualizadas também as criações de abelhas, aves, equídeos (cavalos, burros, jumentos) e peixes”, reforça, lembrando que o não cumprimento gera multas e bloqueio da propriedade para o trânsito de animais. Além das criações, são atualizados dados da propriedade e do produtor rural, como telefone de contato, endereço entre outras informações.
De acordo com os dados do último Censo Agropecuário do IBGE, existem 762 mil propriedades rurais na Bahia e, aproximadamente, 444 mil estabelecimentos registrados na Adab (março de 2025) com animais de produção. Deste total, 349.237 propriedades possuem bovídeos. “Estamos falando de um rebanho de, aproximadamente, 13,180 milhões de bovinos e 22,6 mil bubalinos. Na última atualização cadastral, que aconteceu em novembro de 2024, um total de 230.017 propriedades realizaram a atualização cadastral (80%)”, detalha o responsável técnico pelo Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa no estado, Josè Neder.
Para realizar a atualização cadastral, o produtor rural deve comparecer ao escritório da Adab mais perto da sua propriedade ou acessar o site http://www.adab.ba.gov.br/. O órgão tem um total 383 unidades espalhadas em todo o estado.