Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2018"

Brumado: PETO prende homem por porte ilegal de arma de fogo no Bairro do Mercado

Sexta / 29.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os policiais abordaram um Chevrolet Corsa com três pessoas, e após revista minuciosa, foi encontrado um revólver calibre 38 da Taurus, 5 munições intactas e uma faca.

Na manhã desta sexta-feira (29), em patrulhamento pelo Bairro Mercado, na cidade de Brumado, o grupo B do PETO visualizou um veículo Chevrolet Corsa, de cor verde, placa policial DIB-8969, com três pessoas. Após ordem de parada e revista minuciosa, foi encontrado no interior do veículo um revólver calibre 38 da Taurus, com numeração suprimida, 5 munições intactas e uma faca tipo peixeira.

O condutor, Breno Ribeiro da Silva, de 20 anos, e as passageiras, Rosana Vieira Nascimento, 32 anos, e uma adolescente de 16 anos, foram conduzidos à COORPIN de Brumado a fim de que sejam tomadas as medidas cabíveis. A polícia ressalta que o meliante foi recentemente apreendido pelo mesmo delito em outra ocasião e é suspeito de praticar disparos de arma de fogo no perímetro dos conjuntos habitacionais dos Brisas na última semana. O veículo foi conduzido ao pátio do DETRAN para adoção de medidas administrativas.

Tanhaçu: Polícia prende foragido da Justiça dentro de ônibus no Distrito de Sussuarana

Sexta / 29.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os realizar abordagem em ônibus, os policiais identificaram Ailton de Souza Santana, de 30 anos, que estava com mandado de prisão aberto na Comarca de Caieras-SP.

Na noite desta quinta-feira (28), guarnições dos destacamentos de Tanhaçu e Ituaçu e da Policia Rodoviária Estadual (PRE) abordaram um ônibus de transporte coletivo interestadual nas proximidades do Distrito de Sussuarana, município de Tanhaçu. Na ocasião, os policiais identificaram um homem que estava com mandado de prisão aberto na Comarca de Caieras-SP, onde figura como réu em processo por prática de crime.

O indivíduo estava foragido desde o dia 23 de agosto de 2017, quando foi decretada sua prisão preventiva por suposto envolvimento em delito ocorrido no dia 17 de fevereiro do mesmo ano. Por essa razão, Ailton de Souza Santana, de 30 anos, foi conduzido e apresentado à autoridade policial da Delegacia Territorial de Brumado, onde serão tomadas as medidas cabíveis.

Ministério da Educação anuncia mudanças no sistema de avaliação a partir de 2019

Sexta / 29.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

As mudanças foram anunciadas pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, nesta quinta-feira (28), durante coletiva de imprensa em Brasília.

De forma inédita, a educação infantil será avaliada por meio Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) a partir de 2019. Esta e outras mudanças significativas no Saeb, que não passava por uma revisão desde 2001, foram anunciadas pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, nesta quinta-feira (28), durante coletiva de imprensa em Brasília. Com a inclusão da educação infantil, o Saeb passa a avaliar todo o percurso regular da educação básica.

Rossieli Soares enfatizou que os alunos da educação infantil não farão testes e que esta etapa será acompanhada por meio de questionários aplicados a dirigentes, diretores e professores, bem como pela coleta de dados de infraestrutura, fluxo e formação de professores a partir do Censo Escolar. “Aumentamos o acesso e não conseguimos olhar para os fatores de qualidade de qual educação está sendo entregue nas creches e na educação infantil”, apontou o Ministro.

Segundo Rossieli, entre os marcos legais para as mudanças do Saeb está a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação infantil e do ensino fundamental homologada em dezembro de 2017, que apresentou prazos para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para revisar suas matrizes. Conforme anunciado pelo MEC em outubro de 2017, quando foram divulgados os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) de 2016, os estudantes do 2º ano do ensino fundamental serão avaliados como nova etapa de referência para a alfabetização, adequando-se à BNCC. A Base antecipou a meta de alfabetização do país para a faixa etária de sete anos, idade em que a criança está matriculada no segundo ano.

Já siglas ANA, Prova Brasil, entre outras, deixam de existir e todas as avaliações passam a ser identificadas pelo nome Saeb, acompanhado das etapas, áreas de conhecimento e tipos de instrumentos envolvidos. As aplicações se concentrarão nos anos ímpares e a divulgação dos resultados, nos anos pares. Um dos destaques é a afirmação de dimensões da qualidade educacional que extrapolam a aferição de proficiências em testes cognitivos. Dentro do atual modelo, o Saeb avalia os estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. A partir de 2019, os estudantes do 9º passarão por questões de ciências da natureza e ciências humanas.

Major Edson Ramos Mascarenhas assume o comando da Cipe Sudoeste

Sexta / 29.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

A solenidade de troca de comando foi realizada nesta quinta-feira (28), em Conquista.

Em solenidade realizada na sede da Companhia Independente de Policiamento Especializado Sudoeste (Cipe Sudoeste) nesta quinta-feira (28), em Vitória da Conquista, foi realizada a troca de comando da companhia. Assume o posto o Major Edson Ramos Mascarenhas Júnior, que estava atuando na cidade de Campo Formoso. O ex-comandante da corporação, Tenente Coronel Mucyo de Almeida Vasconcelos, será o novo subcomandante do Policiamento Regional do Sudoeste (CPR-Sudoeste). A solenidade contou com a presença do Comandante do CPR-Sudoeste, Coronel Ivanildo, autoridades da segurança pública na região.

SAC Móvel percorre municípios da região até dia 5 de julho

Sexta / 29.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

As três carretas estão em atividade por 10 cidades baianas até o início do próximo mês.

As carretas do SAC Móvel, unidades itinerantes da Rede SAC, estão em rota de atendimento por municípios do interior, cada uma em regiões diferentes do Estado até o dia 5 de julho. Nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), os atendimentos do SAC Móvel estão sendo destinados à população dos municípios de Baixa Grande, Ibicoara e Santana. Já no dia 1º de julho, serão realizados atendimentos no município de Tabocas do Brejo Velho, e nos dias 1º e 2 nos municípios de Pintadas e Iramaia. Por fim, nos dias 3 e 4 de julho, uma carreta do SAC Móvel realiza atendimentos no município de Cotegipe, e nos dias 4 e 5 nas cidades de Mairi e Marcionilio Souza.

A iniciativa tem o intuito de auxiliar na capilarização da prestação de serviços públicos essenciais ao exercício da cidadania. O SAC Móvel oferece os serviços de RG, CPF, antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas do Estado e Ouvidoria, além do cadastro no Programa Nota Premiada Bahia. Para mais informações sobre rotas do SAC Móvel e sobre os serviços prestados pela Rede SAC, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disponibiliza o site da Rede SAC, o telefone 0800 071 5353 e aplicativo SAC Mobile, disponível para Android e iOs.

Arraiá de Mortugaba 2018 foi só alegria

Sexta / 29.06.2018

Por Maria Nunes

Entre as atrações, destaque para a apresentação da Banda Cavaleiros do Forró, no dia 25, que garantiu a animação do grande público presente na praça, sendo bastante aplaudida

O município de Mortugaba, com o apoio do Governo da Bahia, através da Bahiatursa, realizou entre os dias 22 e 25 de junho o seu tradicional festejo junino. O Arraiá de Mortugaba tem todos os ingredientes de uma grande festa: belíssima ornamentação, grandes shows, ricas apresentações culturais, bebidas e comidas típicas, muita gente bonita e animada, ótima infraestrutura e organização e tudo mais. A abertura oficial da festa, no dia 22, é marcada pela homenagem a todos os mortugabenses, especialmente os que residem fora, mas que retornam nessa época do ano para rever familiares, amigos e curtir os festejos juninos.

Destaque também para as apresentações culturais feitas por alunos das escolas municipais Professor Décio Carvalho, Carlos Drummond de Andrade, Juscelino Kubitschek e Pró Leu, organizada pelos professores e diretores, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Cultura e Prefeitura de Mortugaba. O Serviço Social da Terceira Idade (SATI) também se apresentou e encantou a todos com pelo charme e beleza.

Falando na abertura oficial do evento, a prefeita Dona Cássia agradeceu o empenho e dedicação de todos os membros da comissão organizadora, bem como de todos que contribuíram direta e indiretamente para que tudo ficasse pronto a tempo. A prefeita aproveitou ainda para destacar audiência recente com o governador Rui Costa, na qual o mesmo anunciou que a licitação para pavimentação da estrada que liga Licínio de Almeida a Urandi será publicada ainda esse ano. Presente na abertura, o Deputado Estadual Vitor Bonfim destacou a sua satisfação de participar, mais uma vez, das festividades em Mortugaba, aproveitando para parabenizar a todos os alunos, professores e diretores pelas belíssimas apresentações culturais. Já o vice-prefeito Dr. Júnior, em sua fala, elogiou a atuação dos deputados Waldenor, Vitor Bonfim e José Raimundo, que tem buscado recursos para Mortugaba. 

A apresentação do evento ficou a cargo de Presley e Diesley Pires. Entre as atrações, destaque para a apresentação da Banda Cavaleiros do Forró, no dia 25, que garantiu a animação do grande público presente na praça, sendo bastante aplaudida. Apresentaram-se ainda no Arraiá de Mortugaba: Élber David e Banda, Hamilton Souza, Banda Devassa, Banda Vera Cruz, Rony Barbosa, Mayke José, Jhonny Padilha, Banda Coração Cigano e Kasaca de Couro.

Acidente próximo a Malhada de Pedras deixa vítima fatal

Sexta / 29.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O condutor, conhecido como Bia de Olindo, perdeu o controle do veículo em uma curva quando voltava de uma festa.

Na madrugada desta sexta-feira (29), foi registrado um acidente com vítima fatal na Fazenda Capinal, próximo a Malhada de Pedras. Segundo informações do site Malhada Online, o condutor, conhecido como Bia de Olindo, perdeu o controle do veículo em uma curva quando voltava de uma festa na Fazenda Caroba, capotando várias vezes. O condutor morreu no local e o corpo foi encaminhado para o IML de Brumado.

Guanambi: Jairo Magalhães comemora publicação de licitação para recuperação da BA-936

Sexta / 29.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Serão restaurados 11 km de asfalto e sinalização horizontal e vertical da BA-936, que liga a BR-030 ao distrito de Morrinhos.

Nesta quinta-feira (28), o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães recebeu mais uma grande notícia para a cidade, que é a publicação do aviso de licitação, no Diário Oficial do Estado, para a restauração dos 11 km de asfalto e a sinalização horizontal e vertical da BA-936, que liga a BR-030 ao distrito de Morrinhos. A conquista é fruto da parceria com o Governador Rui Costa e com o mandato da deputada estadual Ivana Bastos. O Governo do Estado já havia reconstruído o asfalto da BA-938, que liga Guanambi ao Distrito de Ceraíma, e agora, depois de intensa cobrança, reuniões e audiências na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Guanambi recebe mais uma importante obra.

No dia da inauguração da Subprefeitura Distrital em Morrinhos, ocorrido no dia 18 de março deste ano, foi feito o comunicado pelo prefeito Jairo Magalhães e pela Deputada Ivana Bastos de que o Governo do Estado tinha firmado compromisso de licitar a estrada. “Poucos meses depois, estamos aqui comemorando a notícia de que foi publicado o edital de licitação. A parceria com o Governo do Estado e a luta ao lado do ex-prefeito Charles Fernandes e do mandato da deputada Estadual Ivana Bastos vem valendo a pena, com muitas obras e melhorias para o nosso povo”, frisou o gestor.

Ivana Bastos destacou que se sente feliz de ver mais um compromisso do seu mandato ser efetivado. “Ao lado de Jairo no dia da abertura da Subprefeitura, anunciamos e estamos aqui juntos para celebrar mais esta conquista para o povo querido de Morrinhos, onde destaco também a luta do incansável vereador Homero Castro”, disse a deputada. A previsão é que o governo faça o investimento de mais de R$ 1 milhão na recuperação da estrada. A abertura das propostas ocorrerá no dia 31 de julho, às 14h30, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O Edital e seus anexos poderão ser obtidos nos portais: www.comprasnet.ba.gov.br e www.infraestrutura.ba.gov.br.

MEC vai destinar R$ 30 milhões para Instituto Federal da Bahia

Sexta / 29.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28), pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, em solenidade na cidade de Campo Formoso (BA).

A Bahia vai receber R$ 40 milhões em recursos do Ministério da Educação (MEC). Desse total, R$ 30 milhões serão destinados para o Instituto Federal da Bahia (IFBA). Os outros R$ 10 milhões serão repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC, para que 19 municípios possam adquirir 36 ônibus escolares, e outras dez cidades, mobiliários para as instituições de ensino das redes municipais.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28), pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, em solenidade na cidade de Campo Formoso (BA). O ministro destacou que os recursos destinados para o IFBA permitirão melhorias e uma possível ampliação no Instituto. “Precisamos ter um olhar maior para a educação técnica, formar jovens que melhorem o futuro das cidades e da sua região”, enfatizou Rossieli.

O reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho, ressaltou que a melhoria dos campi de um instituto federal ou a chegada de uma nova sede em uma cidade representa muito mais do que levar educação, pois aquece a economia e melhora a qualidade do ensino. “É um processo de revolução em todos os aspectos. Obriga as redes de ensino municipais, estaduais e particulares a buscarem uma competição saudável. Além disso, chegam servidores, chegam concursos e aumenta a arrecadação de impostos”, enunciou o reitor.

Conquista: 7º GBM realizará eventos em comemoração ao Dia do Bombeiro e Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio

Sexta / 29.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Palestras, workshops, seminários, corrida, exposições e ações sociais fazem parte das atividades que serão desenvolvidas (Foto: Reprodução).

Em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro Militar, comemorado em 2 de julho, o 7º Grupamento de Bombeiros Militar (7º GBM), inicia na próxima terça-feira (03), a Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio. O Grupamento de Vitória da Conquista preparou para esta Semana uma série de atividades como: exposição de materiais e equipamentos, palestras abertas à população, campanha de doação de sangue e agasalho, entre outras ações.

O evento também tem como objetivo colocar em pauta projetos que garantam mais segurança às pessoas em ambientes públicos e privados, com a realização de um seminário e um workshop. Nesses ações serão esclarecidas dúvidas da população e dos profissionais da área em relação à legislação que dispõe sobre Segurança Contra Incêndio e Pânico nas edificações e áreas de risco na Bahia.

“Sempre pensamos em atividades que possam ajudar a população, agregar conhecimento técnico e estimular a prevenção de acidentes na nossa região. A realização dessa semana é a concretização desse pensamento”, explica o comandante do 7º GBM, Major Valdir Ferreira de Oliveira Júnior. A Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio encerrará no domingo (08), incentivando a saúde e a atividade física com a tradicional Corrida do Fogo que, em Vitória da Conquista, já está na sua 15ª Edição.

Prefeitura de Brumado informa que Ministro da Educação vai autorizar implantação do curso de medicina na próxima terça-feira (03)

Quinta / 28.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O horário da visita do Ministro Rossieli Soares ainda não foi divulgado.

Nesta quarta-feira (28), a Prefeitura de Brumado comunicou que o ministro da educação, Rossieli Soares da Silva, virá ao município para autorizar a implantação do curso de medicina na próxima terça-feira (03). O horário da visita ainda não foi divulgado. Após o ato, que será realizado no auditório da Prefeitura, o próximo passo será a conclusão do processo de licitação para tornar pública a unidade de ensino superior que irá explorar o curso na cidade. Até o presente momento, cinco redes particulares já se prontificaram a concorrer pela operação do curso.

Prefeitura de Candiba abre concurso com 89 vagas

Quinta / 28.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições serão abertas no próximo sábado (30) e se encerrarão no dia 23 de julho, no site da organizadora.

A Prefeitura de Candiba publicou o edital do concurso público para preenchimento de 89 vagas mais cadastro de reserva em cargos da administração municipal, com salários que variam entre R$ 937,00 a R$ 5 mil. As inscrições serão abertas no próximo sábado (30) e se encerrarão no dia 23 de julho, no site da organizadora. A Concepção Concursos é a banca responsável pelo certame, a mesma empresa que organiza o concurso da Prefeitura de Pindaí. A taxa de inscrição é de R$ 50 para nível fundamental, R$ 75 para nível médio e R$ 100 para nível superior. A isenção de inscrições poderá ser solicitada através de preenchimento de formulário na página da organizadora, entre os dias 4 e 5 de julho. A data das provas será divulgada após o dia 6 de agosto.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL

Segundo Ibope, avaliação ruim ou péssima do governo Temer sobe de 72% para 79%

Quinta / 28.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

Temer segue como o mais mal avaliado entre os presidentes desde José Sarney.

Pesquisa realizada pelo Ibope para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quinta-feira (28), mostra que a avaliação negativa do governo Michel Temer subiu de 72% para 79%, ante a última pesquisa, feita em março e divulgada em abril. Segundo o levantamento, que mediu a popularidade do governo Temer, a avaliação de que o governo é regular foi de 21% para 16%. Na pesquisa, 4% disseram que o governo é ótimo ou bom, ante 5% no levantamento passado.

Temer segue como o mais mal avaliado entre os presidentes desde José Sarney. A pesquisa CNI/Ibope mostrou que a aprovação da maneira de governar de Temer está em 9%, ante 7% no levantamento de março. Já o índice de desaprovação oscilou de 87% para 90% e o total dos que não responderam oscilou de 4% para 3%. A confiança no presidente da República variou de 8% para 6%. Os que disseram não confiar no emedebista saíram de 89% para 92% na pesquisa divulgada nesta manhã. A pesquisa foi feita entre 21 e 24 de junho, com 2 mil eleitores em 128 municípios brasileiros. A margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais para mais ou menos e o nível de confiança utilizado é de 95%.

Brumado: Ilka Abreu faz importantes indicações e parabeniza organização do São Pedro do Bairro Olhos D' água

Quinta / 28.06.2018

Por Eliana Costa

A vereadora apresentou diversas indicações solicitando obras em bairros da cidade.

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado da última terça-feira (26), a vereadora Ilka Abreu apresentou diversas indicações. Entre elas estão: a complementação da pavimentação da Rua Clariano Leandro Hora, no Bairro Olhos D'água; reiteração da indicação de N°321/2017, que dispõe sobre o calçamento e saneamento básico no Bairro Santa Tereza; e a reiteração da Indicação de N°250/2017, que dispõe sobre a pavimentação nas ruas Djalma da Silva Leite, Francisco Gomes e José Bibiano dos Santos, no Bairro Olhos D'água. A vereadora destacou ainda a importância da festa de São Pedro dos Olhos D’água, sendo uma preservação cultural que se tornou tradição regional. “Parabenizo a gestão municipal e os moradores do Bairro Olhos D’água pelo empenho em promover esse evento, proporcionando uma festa tão espetacular para a população", ressaltou.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado no dia 1º de julho

Quinta / 28.06.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local (Foto: Reprodução).

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo domingo (1º), das 8h às 13h, no bairro Dr. Juracy, na cidade de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Praça João Romão, Povoado Campo Seco II, Rua 25 de Dezembro, Rua Antonio Ribeiro, Rua Ferreira e Silva, Rua Firmino Paulo dos Santos, Rua Maria Angélica, Rua Maria Quitéria, Rua Miguel Araujo Moura, Rua Nazaré, Rua Padre Anchieta, Rua São Damião, Travessa Natal, Travessa Sebastião Caíres Vieira.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.