Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "06/2015"

Prefeito de Caetité sanciona Lei do Plano Municipal de Educação

Sábado / 27.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

O documento sancionado pelo prefeito José Barreira (foto) traça as estratégias educacionais dos próximos dez anos

O Prefeito de Caetité José Barreira sancionou, nesta segunda-feira (22), a Lei 789/2015 que institui o Plano Municipal de Educação (PME). O Plano foi construído por uma Comissão Municipal, conforme determina a legislação específica. O documento propõe estratégias para os próximos dez anos (2015 – 2025) e tem como finalidade atender as 20 metas nacionais estabelecidas pela Lei 13.005/2014 do Plano Nacional de Educação (PNE). A secretária de Educação, Rosemária Joazeiro, destacou a importância da adequação do PME. “Com a adequação ao Plano Nacional o município fortalece ainda mais a sua educação, mantendo a qualidade do ensino e garantindo participação em importantes projetos do governo federal”, destaca.

Brumado: motorista foge sem prestar socorro após acidente

Sábado / 27.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

A Polícia Militar foi acionada para fazer a ocorrência (Foto: Leitor/Whatsapp)

Nesta quinta-feira (25), por volta das 12h00, um veiculo VW Gol, cor prata, colidiu com uma motocicleta no cruzamento das Ruas Donizete de Lima Azevedo (rua do CEMEAS) e Rio de Contas (rua do Hospital Magalhães Neto). Segundo informações de testemunhas, o motorista do gol conduzia em alta velocidade e não parou no cruzamento. Ainda segundo informações de testemunhas, após a colisão com a motocicleta, o motorista do veículo saiu do local e não prestou socorro à vítima, que se chocou contra o meio-fio. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, imobilizou o motociclista, que estava consciente, mas reclamando de fortes dores nas costas e encaminhou o mesmo para o Hospital Magalhães Neto. A Polícia Militar também foi acionada para fazer a ocorrência. A moto foi recolhida para o pátio da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (COORPIN).

10º concurso de quadrilhas juninas foi realizado em Barra da Estiva

Sábado / 27.06.2015

Por Luís Gustavo

A vencedora do 10º Concurso de Quadrilhas foi a ‘Eita Lasqueira’, que realizou uma apresentação com o tema ‘Cangaço’

No sábado (20), em Barra da Estiva, dentro da programação do ‘São João quente na terra do frio’, foi realizado o 10º Concurso de Quadrilhas. O evento, que já se tornou uma tradição, contou com a participação de quatro quadrilhas juninas, tendo sido a competição aberta com a apresentação da quadrilha mirim ‘São Felino’, que em breve deve começar a participar oficialmente da disputa. A vencedora do 10º Concurso de Quadrilhas foi a ‘Eita Lasqueira’, que realizou uma apresentação com o tema ‘Cangaço’, sendo os personagens principais Lampião e Maria Bonita. A boa apresentação da quadrilha lhe rendeu boas notas dos jurados, mas o título mesmo só foi conquistado no desempate, sendo usado para isto, conforme o regulamento da competição, o critério da coreografia. A segunda colocação ficou com a quadrilha junina ‘Beco do Barão’, seguida pela ‘Encena Sertão’ (3º) e ‘Galera da Resenha (4º).

CLIQUE AQUI PARA VER A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Neste fim de semana tem festa de São Pedro em Guajeru

Sábado / 27.06.2015

Por Aloísio Costa

Evento acontece neste fim de semana (27 e 28) com shows musicais e a realização da Cavalgada

Neste fim de semana, 27 e 28 de junho, o município de Guajeru estará realizando os festejos de São Pedro e a VIII Cavalgada. A cidade já se prepara para receber os visitantes e a equipe responsável pela festa faz os últimos ajustes para garantir uma grande festa.

Na noite de sábado a animação ficará por conta da Banda Rasta Chinela, Reféns da Paixão, Reinaldo Farias e Novo Clima. No domingo pela manhã acontece a oitava edição da tradicional cavalgada e show musical com Lázaro Jacarine e com a banda Gibão de Couro. Em 2014 o evento reuniu cerca de 900 cavaleiros e amazonas vindos de várias cidades de região, consolidando-se como um dos maiores do sudoeste baiano.

Este ano as expectativas são de que os números sejam ainda maiores. “Estamos trabalhando bastante para a realização deste evento que é uma forma de valorização da nossa cultura e manutenção das tradições do nosso povo, além, é claro, de também estarmos promovendo o lazer aos guajeruenses e visitantes que estarão conosco abrilhantando a festa”, ressaltou Gil Rocha, prefeito de Guajeru. Ele também destacou o empenho de toda a equipe de governo, principalmente da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, que “não tem medido esforços na preparação desta grande festa”. 

No domingo pela manhã acontece a oitava edição da tradicional cavalgada e show musical com Lázaro Jacarine e com a banda Gibão de Couro

Arraiá do Sertão movimentou Malhada de Pedras

Sábado / 27.06.2015

Por Luís Gustavo

Apresentações culturais, grandes shows musicais e muita gente bonita e animada no São João de Malhada de Pedras (Foto: Luís Gustavo/Sertão Hoje)

Entre os dias 20 e 23 de Junho, a Prefeitura de Malhada de Pedras, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e demais setores da administração municipal promoveram o Arraiá do Sertão 2015. O evento registrou um bom público nas duas noites festivas, formado principalmente por moradores do próprio município, mas também por visitantes de cidades vizinhas e até mesmo de outras regiões do estado, assim como filhos da terra, que moram em outros estados e escolhem esta época do ano para retornar para terra natal, rever familiares e amigos e também participar das comemorações. A programação do evento começou no dia 20, com o Arraiá do Programa Lazer e Esportes na Cidade (PELC) e das escolas municipais. Nos dias 22 e 23, duas noites de festa foram bastante animadas, com destaque para as apresentações do forrozeiro arretado Dedim Gouveia (22) e do farejador de festa Edigar Mão Branca (23). E o clima de festa continua em Malhada de Pedras até os próximos dias 11 e 12 de julho, quando o município comemora o seu aniversário de 53 anos. A animação ficara por conta da super banda Amor de Cinema e do cantor Renan Moreira. No domingo (12), será realizada uma Cavalgada, com animação do cantor Edy Rossi. A Administração municipal aproveitou os festejos juninos para convidar a todos os presentes para participar desta grande festa em comemoração ao aniversário de Malhada de Pedras.

CLIQUE AQUI PARA VER A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Prefeito Ceará, ao lado da Secretária de Assistência Social Lia Teixeira e seu marido Dr. Arivaldo (Foto: Luís Gustavo/Sertão Hoje)

Arraiá de Caculé 2015 reuniu milhares pessoas de vários cantos do país

Sábado / 27.06.2015

Por Tayga Ribeiro

Legenda2: Show do cantor Leonardo reuniu cerca de 30 mil pessoas na primeira noite de festa

Mais uma vez o Arraiá de Caculé supera as expectativas atraindo milhares de pessoas de todos os cantos do país. Os encontros e reencontros, a tradição, a cultura e a alegria invadiram o espaço tornando o clima da festa ainda mais aconchegante. A belíssima ornamentação, coordenada pela artista plástica Neide Chaves, encantou caculeenses e visitantes, trazendo os elementos do sertão como as casinhas de taipa, a casa de farinha e o engenho. Este ano o Arraiá de Caculé aconteceu entre os dias 19 e 21 de junho, na Praça Deoclides Cardoso, animado ao som Lordão, Dio do Acordeon Cheiro de Milho, Ed Rossi, Lula Sabiá e Bel Lima. E de volta à Caculé o simpático cantor  Leonardo agitou o público com o show dos 30 anos de sua carreira, cantando seus grandes sucessos.

A festa ainda contou com as atrações regionais, Feras da Bahia, Thiago Araújo, Radiola de Cangaceiro e Ricardinho e banda. Nos fins de semana que antecederam os três dias de festa, a beleza e a criatividade tomaram conta da Praça Ramiro Xavier com as apresentações das tradicionais quadrilhas juninas de Caculé com suas belíssimas criações encantando todos os presentes.

O Arraiá de Caculé 2015 foi uma realização do Governo Municipal, com o apoio da Câmara de Vereadores, Nova Schin, BahiaTursa, Caixa Econômica, Bradesco, Dimacol, ORPAM e Governo Federal.

CLIQUE AQUI PARA VER A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Tradição, cultura, forró e alegria foram os integrantes para uma linda festa de São João

Caetité: Prefeitura entrega Casa de Acolhimento no Alto Buenos Aires

Sábado / 27.06.2015

Por Henrique da Mata

A estrutura vai atender a crianças e adolescentes vítimas de violência (Fotos: Manoelino Ferreira)

O prefeito José Barreira participou da cerimônia de entrega da Casa de Acolhimento Nova Esperança, uma residência que servirá para abrigar crianças e adolescentes que forem vítimas de algum tipo de violência ou em situação de risco. A inauguração contou ainda com a participação da secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, do promotor público Ricardo Rabelo e das equipes do CRAS e do CREAS, além de secretários do município. Para o prefeito José Barreira o município dá mais um passo na defesa da juventude.  “É mais um degrau que a administração alcança na defesa da criança e do adolescente. Cuidar de nossos jovens é uma das prioridades dessa gestão e nós estamos atentos a isso, e a entrega dessa casa à população é mais uma investida para garantir os direitos de todos eles a uma vida saudável”. O promotor público Ricardo Rabelo, da comarca de Caetité, ressalta que Caetité avança na defesa da juventude ao entregar a Casa de Acolhimento. “Eu acho que essa perspectiva que a prefeitura adotou de acolher as crianças em situação de carência, em situação de penúria e de risco fortalece uma nova visão, uma possibilidade diferente de lidar com o mesmo problema”.

A inauguração contou ainda com a participação da secretária de Desenvolvimento Social, do promotor público e das equipes do CRAS e do CREAS

Barra da Estiva realizou 27º São João Quente na Terra do Frio

Sexta / 26.06.2015

Por Luís Gustavo

10º Concurso de Quadrilhas foi um dos destaques do evento deste ano (Foto: Luís Gustavo/Sertão Hoje)

Em 2015, a Prefeitura de Barra da Estiva, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiatursa, realizou com sucesso a 27ª edição do São João Quente na Terra do Frio. Foram quatro noites de festa, entre os dias 20 e 23 de junho, com grandes shows musicais, apresentações culturais, brincadeiras juninas e muita gente bonita e animada. Destaque para as apresentações de Banda Marcas de Batom (Dia 20), Forrozão das Antigas (21), Banda Di Mainha (22) e Bonde do Forró (23). A programação contou ainda com diversas outras boas atrações: D'Awilla da Bahia, Wesley Barbosa, Banda Brilho da Barra, Tony e Ju, Banda Magnatas, É o Chefe, Banda Estrela Ideal, Trio Sabiá, Banda Pisa Xote, Roberto Dantily, Banda Rock do Sertão e Osmar Sanfoneiro. Na parte cultural, o 27º São João Quente na Terra do Frio também foi repleto de boas atrações. No dia 20, destaque para o 10º Concurso de Quadrilhas; no dia 21, a apresentação de palhaços e o encontro de sanfoneiros; no dia 23, a corrida de jegue e as brincadeiras do pau-de-sebo e quebra-pote.

CLIQUE AQUI PARA VER A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Foram quatro noites de festa, com grandes shows musicais, apresentações culturais, brincadeiras juninas e muita gente bonita e animada

Ituaçu: Arraiá do Brejo Grande superou expectativas

Sexta / 26.06.2015

Por Luís Gustavo

A decoração foi um dos pontos altos da festa deste ano, deixando a todos encantados (Foto: Luís Gustavo/Sertão Hoje)

Entre os dias 20 e 24 de junho, a Prefeitura Municipal de Ituaçu, em parceria com a Produtora Brilho, promoveram o tradicionalíssimo ‘Arraiá do Brejo Grande’. Mais uma vez a área de eventos da Praça Barão do Sincorá foi o palco desta grande festa junina, que teve como um dos grandes destaques a sua decoração. Inspirada no cangaço, a ornamentação estava muito bonita e de muito bom gosto, recebendo elogios de todos que lá estiveram. Destaque também para as grandes atrações que passaram pelo palco do evento e animaram todo o público presente. A cidade recebeu muitos visitantes nestes cinco dias de festa, que contribuíram para alavancar a economia local. Entre as atrações que passaram pelo palco, destaque para Calango Aceso, Forrozão das Antigas, Chambinho do Acordoem e Bonde do Forró. Apresentaram-se ainda Lázaro Jacarine, Banda Soft Music, Forró Ferroado, Paulinho Fera, Lula Sabiá, Chamego do Brejo e Fernando Farias. O encerramento do Arraiá do Brejo 2015 foi marcado pela realização do Arraiá do Tempero, com animação de Adriano Luba e seu Sax.

CLIQUE AQUI PARA VER A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Grandes atrações passaram pelo palco do evento, animando o bom público presente na área de eventos (Foto: Luís Gustavo/Sertão Hoje)

Malhada de Pedras aprova Plano Municipal de Educação

Sexta / 26.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Prefeito Ceará e membros do grupo colaborativo

Em sessão ordinária, a Câmara de Vereadores de Malhada de Pedras aprovou, por unanimidade, o Plano Municipal de Educação (PME) do município. O documento, que já havia sido submetido à avaliação popular em uma audiência pública, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), foi sancionado pelo prefeito Valdecir Alves Bezerra (Ceará), no dia seguinte (17), e logo depois publicado no Diário Oficial do Município. As estratégias, que visam a melhoria da educação municipal e foram apontadas pelo PME, têm validade de dez anos, ou seja, até junho de 2025. É importante ressaltar que o plano não poderá ser modificado, por futuras gestões municipal, e que se configura como um documento que possibilita aos cidadãos cobrar as melhorias propostas. Para acessar o PME de Malhada de Pedras, acesse o link: http://www.malhadadepedras.ba.gov.br/diarioOficial/download/489/415/0.

Câmara aprova relatório de Aleluia que dispensa tratores de emplacamento

Sexta / 26.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Para o deputado Aleluia, o relatório negociado na comissão foi a melhor solução

O Plenário da Câmara aprovou o relatório do deputado José Carlos Aleluia (BA), da comissão mista para a Medida Provisória 673/15, que dispensa de licenciamento e de emplacamento máquinas agrícolas (tratores, colheitadeiras, retroescavadeiras e pulverizadores). Para o deputado Aleluia, o relatório negociado na comissão foi a melhor solução. “O relatório permite o registro, porém, sem trazer custos para o agricultor”, afirmou, destacando que o texto, a ser votado ainda no Senado, também não deixa brecha para que os DETRANs deem um jeitinho de criar futuramente vistorias e taxas para esses equipamentos.

A regularização das máquinas agrícolas era uma reivindicação antiga de produtores rurais, que temiam um custo adicional com a necessidade de emplacamento das máquinas. Na avaliação do líder democrata, não se deve cobrar nenhuma taxa ou imposto desses equipamentos que contribuem com o agronegócio, que é o setor mais competitivo do país.

“Tudo bem que haja registro, mas este tem que ser inteiramente gratuito para que não seja um ônus a mais na produção agrícola do interior da Bahia e do Brasil. Queremos garantir que não vai haver embaraços para a produção, seja na agricultura ou em qualquer outro setor produtivo”, afirma Aleluia. 

Igaporã: inaugurada Unidade Básica de Saúde de Cachoeira do Tatu

Sexta / 26.06.2015

Por Samuel Gonçalves

No mês de julho mais duas unidades de saúde serão inauguradas, uma na comunidade rural de Caraíbas e outra na comunidade rural de Jardim

A prefeita Rosana Cotrim e equipe inauguraram, no dia 21, mais uma Unidade Básica de Saúde. Desta vez a comunidade contemplada foi Cachoeira do Tatu. Fruto de parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal José Rocha. A Prefeitura por meio de sua Secretaria de Saúde adquiriu todo o mobiliário, equipamentos médicos necessários, a qual terá o atendimento por uma equipe de saúde completa. “Apesar das dificuldades estamos conseguindo inúmeras conquistas para nossa população. Um bom exemplo é essa comunidade (Cachoeira do Tatu), onde concluímos recentemente as obras de encascalhamento nas estradas vicinais. Também perfuramos um poço artesiano, e graças a Deus com uma vazão excelente e agora essa unidade de saúde. Em nossa gestão a prioridade é a nossa população e junto da minha equipe continuarei trabalhando para proporcionar um futuro cada vez melhor para todos.” Afirmou a Prefeita Rosana Cotrim. No mês de julho mais duas unidades de saúde serão inauguradas, uma na comunidade rural de Caraíbas e outra na comunidade rural de Jardim. Os equipamentos médicos e mobiliário já foram adquiridos.   Em pouco mais de dois anos a atual administração municipal inaugurou três novas unidades de saúde: UBS do Centro, UBS da Vila Fagundes e agora a UBS de Cachoeira do Tatu. Também reformou e ampliou a UBS do Alto da Varginha.

Campeonato Igaporaense de Futebol: Juventude fatura tricampeonato

Sexta / 26.06.2015

Por Samuel Gonçalves

Mais uma vez o equilíbrio entre as equipes falou mais alto e o campeonato foi decidido nos pênaltis

Aconteceu no dia 21, no Estádio Municipal a segunda e última partida da final do Campeonato Igaporaense de Futebol. O placar definitivo do tempo normal foi definido logo no início do primeiro tempo, onde o Juventude abriu o placar, mas em menos de cinco minutos o Nova Esperança empatou o jogo. Nos pênaltis o Nova Esperança converteu 04 cobranças e o Juventude converteu as 05 e se sagrou tri campeão. No estádio, mais uma vez o público compareceu em peso. Centenas de famílias prestigiaram mais esse grande evento esportivo de nossa cidade. Além das medalhas e troféus as equipes também ganharam premiações em dinheiro. A equipe campeã faturou três mil reais e a vice mil e quinhentos reais. Os melhores jogadores do campeonato também foram premiados com troféus, medalhas e trezentos reais em dinheiro. O atleta revelação foi Paulo Vitor da Escolinha de Futebol Gol Bonito. O artilheiro foi Edilson Martins (Zil) do Nova Esperança, que marcou 23 gols. O melhor goleiro foi Maurício Silva da equipe do Cruzeiro. O melhor atleta foi Iuri Augusto da equipe da Escolinha Gol Bonito.

Prefeito e deputado vistoriam obras no SAC Fixo de Guanambi

Sexta / 26.06.2015

Por Redação Sertão Hoje

Participaram da visita, o Secretário de Governo Walguimar Cotrim e o Assessor José Bonifácio

Acompanhado do Deputado Vitor Bonfim e do Assessor da Secretaria Estadual de Relações Institucionais Dauro Nogueira, o Prefeito Charles Fernandes visitou, na tarde desta segunda-feira 22/06, as obras do SAC Fixo. Na ocasião, foi informado que o cronograma dos serviços estão dentro da normalidade com entrega no mês de setembro. O SAC irá contar com serviços de emissão de documentos, parceria com instituições bancárias, Ciretran e outras demandas do Serviço Cidadão. “É uma obra das mais importantes que estaremos entregando, junto com o Governador Rui Costa, para atender antiga demanda da comunidade”, frisou o Prefeito.