Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2021"

Boquira: PM, SAMU e CREAS resgatam idosa que sofria maus-tratos de seu próprio filho

Sexta / 28.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

O armamento ilegal, que estava em posse do filho, foi apreendido pela PM. O SAMU 192 e o CREAS foram acionados para assistir a idosa. (Foto: Divulgação / 4ª CIPM)

No início da noite dessa quinta-feira (27), policiais militares da 4ª CIPM resgataram uma idosa que estava sofrendo maus trados de seu próprio filho, em Boquira. Segundo a PM, após os policiais serem informados do ocorrido, por volta das 19h, a guarnição se deslocou até a localidade de Boa Vista, na zona rural, onde constataram que a idosa encontrava-se em condições degradantes, colocando em risco sua saúde. As equipes do SAMU 192 e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) foram acionadas para prestarem assistência médica e social, respectivamente, à vitima. Ainda conforme a PM, em posse do filho dela foram encontrados: 03 espingardas, 04 facas, 01 facão, 01 celular, 01 frasco de chumbo, 03 saquinhos de chumbo, 02 frascos de pólvora e 01 frasco de espoleta. O agressor, juntamente com os materiais apreendidos, foram conduzidos e apresentados à Polícia Civil.

Érico Cardoso: MP-BA recomenda paralisação de atividade mineradora em território quilombola

Sexta / 28.05.2021

Por CECON/MP-BA

A recomendação foi direcionada ao Inema, à Liberty e ao Município de Érico Cardoso. Na foto, a Comunidade Quilombola Paramirim das Creoulas. (Foto: Focado em Você)

O Ministério Público estadual (MP-BA) recomendou a paralisação das atividades de extração mineral da empresa Liberty Rochas Ornamentais Ltda. no território da comunidade quilombola Paramirim das Creoulas, localizado no município de Érico Cardoso.

A recomendação, expedida no último dia 20 pelos promotores de Justiça Jailson Trindade e Karina Freitas, foi direcionada ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), à Liberty e ao Município de Érico Cardoso. Esse foi orientado a não conceder alvarás e licenças ambientais à mineradora para atividade de supressão de vegetação nativa ou exploração mineral na área sem a devida consulta prévia solicitada pela empresa. Ao Inema, foi recomendado que suspenda imediatamente a concessão da autorização ambiental. Conforme os promotores, a autorização não é o instrumento adequado e sim a licença ambiental, já que se trata de atividade mineradora com supressão de vegetação nativa em território protegido, em Área de Preservação Permanente (APP), onde há conflito socioeconômico. Além disso, conforme a recomendação, o requerimento da licença ambiental deve ser realizado pela empresa perante o Município.

Segundo o documento, com base em ofício da Associação Paramirim das Creoulas, a comunidade quilombola se posicionou contrária à instalação da atividade mineradora no local e “tem relatado situação de vulnerabilidade e insegurança”. Além disso, relatório de inspeção realizada pelo MP verificou que o empreendimento “impactará as matas ciliares de fontes de água e nascentes que alimentam rios de grande importância para a região, inclusive no reservatório de água da barragem de Zabumbão”.

Caculé: Maio Laranja chega à Comunidade de Água Branca

Sexta / 28.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

O evento ocorreu na quadra coberta da comunidade, de forma presencial, contemplando os representantes do PSF Senhora Santana e do Colégio Antônio Xavier de Oliveira.

Nessa quarta-feira (26) ocorreu mais um encontro da Secretaria Itinerante, projeto esse que visa aproximar a população das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, gerando debates importantes para vivência social das pessoas. Dessa vez, a equipe levou a ação do ‘Maio Laranja’, sobre combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, à Comunidade de Água Branca.

Segundo Williams Matheus, o Secretário da pasta, com a permanência e frequência desses novos projetos, a população tem se sentido mais segura e confiante no que diz respeito aos serviços prestados pelos órgãos e nas tratativas realizadas pelos funcionários dos diversos setores de assistência a pessoa.

O evento ocorreu na quadra coberta da comunidade, de forma presencial, contemplando os representantes do Posto de Saúde da Família (PSF) Senhora Santana e do Colégio Antônio Xavier de Oliveira. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com o Conselho Tutelar.

Guajeru: Audiência Pública de Metas Fiscais foi realizada nessa última quinta-feira (27)

Sexta / 28.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

A Audiência Pública para avaliação e apresentação das metas fiscais referente ao 1º quadrimestre de 2021 é um mecanismo legal decorrente da Lei de Responsabilidade Fiscal

Na tarde dessa última quinta-feira (27), às 14h30, o Governo de Guajeru, através da Controladoria Interna do Município e da Secretaria Municipal de Administração, realizou Audiência Pública para avaliação e apresentação das metas fiscais referente ao primeiro quadrimestre de 2021. A Audiência Pública de metas fiscais é um mecanismo legal decorrente da Lei de Responsabilidade Fiscal, com objetivo de demonstrar com transparência e publicidade os atos administrativos e informar a população como o Poder Executivo está gerindo com responsabilidade os recursos públicos.

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do ENEM 2021 termina nesta sexta-feira (28)

Sexta / 28.05.2021

Por Larissa Lago / Brasil 61

As datas para aplicação da prova ainda não foram divulgadas, mas o Inep informou que pretende realizar as provas ainda neste ano. (Foto: Divulgação)

Desde o dia 17, os estudantes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2021. O pedido deve ser feito até o dia 28 de maio na Página do Participante.

Têm direito a não pagar a taxa do exame aqueles que estão cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; e aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou foram bolsistas integrais na rede privada e têm renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. A isenção também vale para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que sejam membros de família de baixa renda inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Na hora do pedido, os participantes devem informar número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone válidos. Além dos documentos que comprovem que se enquadram nos critérios de isenção da taxa de inscrição do exame.

As datas para aplicação da prova ainda não foram divulgadas, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, em nota, que pretende realizar as provas ainda neste ano. Vale lembrar que, por conta da pandemia de Covid-19, o Enem 2020 foi adiado para 2021. O exame, realizado em janeiro e fevereiro deste ano, registrou as maiores taxas de abstenção.

Cândido Sales: Homem que ateou fogo em casa para matar mulher e filha é preso em Belo Campo

Quinta / 27.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

Agressor foi flagrado por policiais da 80ª CIPM/Cândido Sales, no município de Belo Campo, região sudoeste da Bahia. (Foto: Divulgação / 80ª CIPM)

Na noite dessa quarta-feira (26), policiais militares da 80ª CIPM capturaram um homem, responsável por agredir a ex-esposa e colocar fogo na casa para matar ela e a filha. A prisão aconteceu no município de Belo Campo, região sudoeste do estado.

Segundo o subcomandante da 80ª CIPM, Capitão PM-BA Paulo Santana, as guarnições chegaram até o povoado de Lagoa do Canto, localizado na zona rural, depois de receberem uma denúncia sobre tentativa de feminicídio. "As equipes flagraram ele colocando fogo na casa, logo após feri-la com uma faca. No meio da agressão, a criança de 10 anos também teve ferimentos", disse o Oficial, complementando ainda que o imóvel incendiado pertencia a um familiar da vítima.

O agressor foi conduzido e apresentado à Polícia Civil, na sedo do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista, e, posteriormente, encaminhado para a unidade prisional.

Agressor foi flagrado por policiais da 80ª CIPM/Cândido Sales, no município de Belo Campo, região sudoeste da Bahia. (Foto: Divulgação / 80ª CIPM)

Produção de café na Bahia deve chegar a 3,9 milhões de sacas neste ano, estima Conab

Quinta / 27.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

Os dados são do 2° Levantamento da Safra 2021 de Café, publicado nessa terça-feira (25) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). (Foto: Shutterstock)

A cafeicultura baiana deverá ocupar cerca de 112,8 mil hectares, devendo colher 3,9 milhões de sacas de café beneficiado, o que representa uma redução de 0,8% em relação à safra anterior. As operações de colheita já começaram e se estenderão até outubro de 2021. Isso é o que apontam os dados do 2° Levantamento da Safra 2021 de Café, publicado nessa terça-feira (25) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo o estudo, serão 11,3 mil hectares para lavouras em formação e 101,5 mil hectares para área em produção.

No estado há o cultivo tanto do café conilon quanto do café arábica. De maneira geral, as condições climáticas estão oscilantes entre as regiões produtoras: a região do Atlântico, a do Planalto e a do Cerrado baiano. O boletim completo, com o panorama do café na Bahia e em todo o Brasil, está disponível no site da Conab - conab.gov.br/info-agro/safras/cafe. 

Itapetinga: Polícia Civil prende traficante e foragido envolvido em sequestro ocorrido em 2017

Quinta / 27.05.2021

Por ASCOM/SSP-BA

Na segunda (24), o traficante foi preso em sua residência com os materiais que constam na foto. O foragido foi preso na terça (25). (Foto: SSP-BA)

Policiais da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da Delegacia Territorial (DT) de Itapetinga prenderam um suspeito de tráfico de drogas nessa segunda-feira (24) e um homem com mandado de prisão em aberto por extorsão mediante sequestro na terça (25). As capturas ocorreram após o Serviço de Investigação (SI) das unidades concluir apurações sobre a localização dos dois criminosos. As informações são da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

A primeira captura aconteceu na residência do suspeito, na segunda-feira (24). Quando avistado, o homem entrou em casa, mas logo permitiu o acesso dos policiais, que encontraram um revólver calibre .38, 45g de cocaína, uma balança de precisão, R$ 1.070 em espécie, 126 cápsulas utilizadas para acondicionamento de drogas e outros acessórios costumeiramente utilizados para o preparo de entorpecentes para o consumo. De acordo com os investigadores, ele, que já respondia por tráfico de drogas, foi colocado em liberdade recentemente e havia voltado à cidade para retomar suas atividades e praticar um homicídio.

Na terça (25), equipes da 21ª Coorpin cumpriram um mandado de prisão preventiva que havia sido expedido em 2018 pela Justiça Criminal da Comarca de Seabra, pelo crime de extorsão mediante sequestro. O fato ocorreu em 2017, quando o homem sequestrou a vítima em sua residência, naquele município, e só a liberou três dias depois, após o pagamento do resgate. Trata-se do quinto envolvido nesse crime a ser preso.

Cândido Sales: PM prende vendedor de rebite com mais de 15 mil compridos

Quinta / 27.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

“Cada cartela com 15 comprimidos é comercializada por cerca de R$ 100”, explicou comandante da 80ª CIPM, Capitão PM-BA Mauro Florêncio de Lima Jr. (Foto: SSP-BA)

Na noite dessa terça-feira (25), policiais militares da 80ª CIPM prenderam em flagrante um vendedor de rebite e apreenderam mais de 15 mil comprimidos da droga no centro da cidade de Cândido Sales, no sudoeste baiano.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os PMs faziam rondas pela cidade, quando abordaram um veículo modelo Veloster, cor branco. Neste momento, com o condutor foram apreendidos 150 comprimidos de rebite. “Ele admitiu que comercializava a droga para caminhoneiros, na BR-116, e revelou onde guardava mais comprimidos”, contou o comandante da unidade, Capitão PM-BA Mauro Florêncio de Lima Júnior. Em seguida, os PMs foram ao local citado pelo criminoso, onde realizaram a apreensão dos outro comprimidos, totalizando cerca de 15,8 mil unidades, que estavam divididos em 260 cartelas.

A substância, que é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é utilizada por condutores para evitar o sono. “Cada cartela com 15 comprimidos é comercializada por cerca de R$ 100”, explicou o Oficial. O motorista, juntamente com a droga e o automóvel, foram encaminhados e apresentados à Polícia Civil, na sede do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista.

Barra da Estiva: TCM reduz em mais de R$ 70 mil valor que prefeito tem de devolver ao Município; a multa e a representação ao MP foram mantidas

Quinta / 27.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

O valor que o prefeito tem de devolver aos cofres municipais, com recursos pessoais, por irregularidades cometidas em 2018, foi reduzido para R$ 22.330. (Foto: A TARDE)

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) acatou parcialmente, na sessão dessa quarta-feira (26), recurso ordinário apresentado pelo prefeito de Barra da Estiva, João Machado Ribeiro (PP), o João de Didi, e reduziu de R$ 94.260,00 para R$ 22.330,00 o valor do ressarcimento aos cofres municipais, com recursos pessoais, em razão de irregularidades na concessão de diárias no exercício de 2018. Entretanto, foi mantida a determinação de representação ao Ministério Público Estadual (MP-BA) contra o prefeito, bem como a multa imputada de R$ 2,5 mil.

O prefeito apresentou, no recurso, novos documentos que comprovaram a regularidade das despesas com diárias concedidas aos secretários Eudes Santos Alves (Saúde), Luís Euzébio Ribeiro Filho (Agricultura), Marianne Andrade Nascimento (Assistência Social) e Janete dos Santos Cordeiro (Educação). Entre os documentos estão os certificados em cursos, palestras, encontros temáticos, atestados de comparecimento e frequência, atestando a conformidade de R$ 71.930 mil, relativos a 257 das 328 diárias. Remanesce, no entanto, um saldo de R$ 22.330 mil sem regularização. Com informações do Achei Sudoeste.

Desemprego sobe para 14,7% no 1º trimestre deste ano e atinge recorde de 14,8 milhões de brasileiros

Quinta / 27.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

Esta é a maior taxa e o maior contingente de desocupados já registrado pela série histórica do IBGE, iniciada em 2012. (Foto: Internet)

O desemprego no Brasil subiu para 14,7% no 1º trimestre de 2021 enquanto o número de desempregados bateu um novo recorde, chegando a 14,8, milhões de pessoas. Os dados, que fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), foram divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que informou o recorde: "É a maior taxa e o maior contingente de desocupados de todos os trimestres da série histórica, iniciada em 2012". O contingente de pessoas subutilizadas no país chegou a 33,2 milhões e também atingiu o recorde da série. No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em fevereiro, a taxa de desemprego estava em 14,4%, atingindo 14,4 milhões de brasileiros – número recorde até então.

• Outras constatações importes da pesquisa são que:

a) Em três meses, mais 880 mil pessoas desocupadas começaram a buscar trabalho;

b) População ocupada ficou estável, mas nível de ocupação reduziu e está abaixo de 50% desde o trimestre encerrado em maio de 2020;

c) Ocupação de empregados do setor privado e público sem carteira caiu e somente a categoria dos trabalhadores por conta própria cresceu;

d) Número de empregadores com CNPJ é o menor da série;

e) Informalidade fica estável (39,6%), com 34 milhões de pessoas;

f) Na comparação com o primeiro trimestre de 2020, sete grupos de atividade perderam pessoal ocupado, com crescimento somente na agricultura, pecuária, produção florestal;

g) Massa de rendimento real fica em R$ 212,5 bilhões.

Caculé: Agentes de Endemias realizam visitas na zona rural em combate ao Mosquito da Dengue

Quinta / 27.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

Na última semana, a equipe realizou rondas e visitas mais intensivas no Povoado da Várzea Grande e na Comunidade da Capivara. (Fotos: Divulgação)

Os Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) têm realizado diversos trabalhos de campo em localidades rurais do município de Caculé. Na última semana, entre os dias 14 e 21, a equipe realizou rondas e visitas mais intensivas no Povoado da Várzea Grande e na Comunidade da Capivara, a fim de localizar focos do mosquito Aedes Aegypti nas áreas residencial e comercial.

O processo consiste na inspeção de áreas peridomiciliares, depósitos, estabelecimentos comerciais e terrenos baldios para localização e aplicação de larvicidas e inseticidas. Para além do processo de análise dos espaços, a equipe também conversou com a população sobre os cuidados necessários para prevenção das doenças e repassou detalhes sobre sinais e sintomas da Dengue, Zika e Chikungunya, que são transmitidas pelo mosquito.

Brumado: SENAI e Prefeitura realizaram aula inaugural do curso de eletricista na segunda (24)

Quinta / 27.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

O evento aconteceu no auditório da UAB e contou com a participação do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). (Foto: Divulgação)

O SENAI, em parceria com a Prefeitura de Brumado, realizou nessa última segunda-feira (24) a aula inaugural do curso de eletricista. O evento aconteceu no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e contou com a participação do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB); do gerente da unidade do SENAI, Luciano de Lacerda; da Diretora Pedagógica e do titular da Secretaria Municipal de Educação, Alcirlene dos Santos e João Nolasco; da coordenadora do curso, Cristiana Soares; do instrutor Clodoaldo e do coordenador administrativo Paulo Sérgio.

O objetivo do evento foi dar as boas vindas aos cursistas aprovados no processo seletivo para realizarem o curso com carga horária de 96 horas e certificado pelo SENAI. No ensejo, os membros da mesa diretiva da aula inaugural falaram sobre a importância da educação na vida das pessoas e incentivaram os alunos a se dedicarem ao curso, pois se trata de uma oportunidade ímpar para aqueles que desejam se capacitar para atuar nas áreas da indústria ou do comércio.

O evento aconteceu no auditório da UAB e contou com a participação do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). (Foto: Divulgação)

PM prende homem com mais de 22kg de drogas num carro em Barra do Choça, que iriam para traficantes de Vitória da Conquista

Quinta / 27.05.2021

Por Redação Sertão Hoje

O motorista foi preso em flagrante e conduzido à Polícia Civil, na sede do DISEP de Vitória da conquista. (Foto: Divulgação / CIPE Sudoeste)

Na noite dessa terça-feira (25), por volta das 20h30, policiais militares da CAESG e da 79ª CIPM apreenderam uma grande quantidade de droga em Barra do Choça. Segundo a 79ª CIPM, uma denúncia anônima informava que um indivíduo estaria transportando armas e drogas. Com o apoio da guarnição de patrulha rural da CAESG, os PMs interceptaram um carro, Fiat/Mobi, no qual se encontrava: 01 barra de cocaína, 01 tablete de crack; 20 tabletes grandes, 05 pedaços de tablete, 02 tabletes partidos e 02 pedaços avulsos de maconha; e 01 smartphone Moto G9. Nenhum armamento foi encontrado. O condutor do veículo foi preso em flagrante e, juntamente com todo o material apreendido, conduzido e apresentado à Polícia Civil, na sede do DISEP de Vitória da conquista.

Pandemia faz reduzir em 30% detecção precoce de glaucoma

Quinta / 27.05.2021

Por Marquezan Araújo, Manuela Correa e Luciano Marques / Brasil 61

Quadro pode representar um sinal de alerta, tendo em vista que o glaucoma é a principal causa de cegueira evitável. (Foto: pmsb.ba.gov.br)

No Brasil a procura por exames para detecção precoce de glaucoma sofreu uma queda significativa e o motivo pode estar relacionado aos receios impostos pela pandemia da Covid-19. Levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) revela que essa redução chegou à marca de 30%. O quadro pode representar um sinal de alerta, tendo em vista que a enfermidade é a principal causa de cegueira evitável.

Essa atenção é destacada no mês em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, em 26 de maio. A médica oftalmologista, Keila Prado, entende que essa redução causa uma preocupação, já que o glaucoma é uma doença que, quanto mais cedo for diagnosticada, melhor serão os resultados do tratamento. “É importante o isolamento e se ter os cuidados, mas as consultas de rotina não podem deixar de ser feitas. Os médicos têm tomado bastante cuidado com a higienização dos consultórios e diminuído o número de pacientes agendados, o que reduz mais a chance de ter aglomeração. É preciso ter cuidado, mas não podemos negligenciar essa visita periódica ao médico”, considera.

Ainda de acordo com o CBO, “quase 1,6 milhão de exames com essa finalidade diagnóstica deixaram de ser feitos somente no Sistema Único de Saúde (SUS)”. O conselho revela, ainda, que, pelo menos 6,7 mil procedimentos cirúrgicos que poderiam reverter e tratar a doença, também deixaram de ser feitos no ano passado.

Â