Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2020"

Prefeitura de Ibiassucê adquire nova ambulância para os serviços da saúde

Sexta / 22.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A entrega ocorreu em Salvador, onde a Secretária Municipal de Saúde, Rosania Almeida, recebeu da assessora do deputado Sergio Brito a chave da Ambulância. (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Ibiassucê adquiriu, por meio de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Sérgio Brito, uma nova ambulância para atender os serviços da saúde no município. A entrega aconteceu em Salvador, onde a Secretária Municipal de Saúde, Rosania Almeida, recebeu da Sra. Rose Marie Góis, assessora do deputado Sergio Brito, a chave da Ambulância S10 LS DD4.

Em Ibiassucê, a entrega do veículo foi realizada pelo Prefeito Adauto Rebouças Prates, em frente ao Hospital Municipal São Sebastião (HMSS), com a presença da Secretária de Saúde, Rosania Almeida, Secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Sebastião Neto Silva Brito, o Diretor Clínico do HMSS, Ítalo Augusto, Assessor do Prefeito, Gilmar Rocha e Coordenadores do HMSS. Para o prefeito, “a aquisição dessa Ambulância para integrar a frota dos veículos da saúde, vai ajudar muito a população, e assim oferecer cada vez mais qualidade nos serviços prestados na área da saúde, trazendo mais conforto e segurança para a população de Ibiassucê.”

Segundo a Secretária de Saúde, “esse é dia de muita gratidão, pois a aquisição de uma ambulância desse porte em tempos de pandemia do novo coronavírus terá uma representação importantíssima para a saúde do nosso município, nossa população é quem ganha com isso, pois teremos condições de oferecer um melhor atendimento aos que necessitarem de regulação para municípios de referencia”.

O diretor do HMSS agradeceu o empenho da gestão e ao Deputado Sergio Brito em adquirir mais um veiculo para atender as necessidades do hospital. “Essa ambulância foi doada no tempo certo, assim poderemos dar mais comodidade e celeridade na remoção dos usuários do nosso município. Fazemos nosso trabalho sempre da melhor maneira com intuito de ajudar e de tentar aliviar o sofrimento das pessoas. Então, para quem trabalha com saúde receber um veiculo completo com esse, é muito gratificante. Reforça cada vez mais que todo nosso empenho vale a pena”, declarou o diretor.

A entrega ocorreu em Salvador, onde a Secretária Municipal de Saúde, Rosania Almeida, recebeu da assessora do deputado Sergio Brito a chave da Ambulância. (Foto: Divulgação)

Aracatu: energia elétrica chega ao Bairro Bons Ares

Sexta / 22.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A rede, que conta com lâmpadas LED de baixo consumo, foi instalada pelo Governo da Bahia através da Seinfra. (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (20), o Bairro Bons Ares foi contemplado com a instalação da rede pública de energia elétrica. A rede, que conta com lâmpadas LED de baixo consumo, foi instalada pelo Governo da Bahia através da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), havia sido solicitada pelo Prefeito Sérgio Silveira Maia e pelo Deputado Estadual Marquinho Viana.

Suspenso o atendimento do Cadastro Único e Bolsa Família em Guanambi

Sexta / 22.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A suspensão é motivada pela Pandemia do Coronavírus e “ao estágio de contágio comunitário em que nossa cidade se encontra”, revelou a pasta em nota.

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Guanambi comunicou, nesta sexta-feira (22), a suspensão por tempo indeterminado de todos os atendimentos relacionados ao programa Bolsa Família e ao Cadastro Único. A suspensão é motivada pela Pandemia do Coronavírus e “ao estágio de contágio comunitário em que nossa cidade se encontra”, revelou a pasta em nota. A medida começa a valer já nesta sexta-feira (22).

Ainda na nota, a Secretaria informou que o setor estará aberto apenas para informações e impressão de Folha Resumo, atendendo somente pessoas que estejam de máscara. O atendimento para informações também será feito pelos telefones 77 3452-4600 ou 77 3452-4602.

MP-BA recomenda que Vitória da Conquista reavalie as despesas previstas para este ano

Sexta / 22.05.2020

Por Redação Sertão hoje

O promotor George Elias recomendou que o Município reavalie todas as despesas fixadas para este ano na LOA, priorizando aquelas relativas à área de saúde. (Foto: Divulgação)

O Ministério Público estadual (MP-BA), através do promotor de Justiça George Elias Gonçalves Pereira, recomendou ao município de Vitória da Conquista que reavalie todas as despesas fixadas para este ano na Lei Orçamentária Anual (LOA), priorizando aquelas relativas à área de saúde.

Para o MP-BA, o Município deve avaliar a possibilidade de não realizar transferências voluntárias a órgãos ou entidades públicas e privadas que tenham por objeto festividades, shows e eventos desportivos, direcionando os recursos para o enfrentamento da pandemia.   “Também recomendei que o Município avalie a efetiva necessidade de realização de despesas com consultoria e propaganda, exceto aquelas relativas à publicidade legal dos órgãos e entidades”, destacou o promotor.

Em relação às obras, o MP recomendou ainda que a administração municipal excetu somente aquelas inadiáveis e com recursos financeiros assegurados. O promotor de Justiça complementou que, nas contratações emergenciais realizadas com base na Lei nº 13.979/2020 para o enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional decorrente da Covid, o Município instaure processos formais de contratação, mesmo que de maneira simplificada, de modo a garantir a transparência e posterior fiscalização dos gastos públicos.

UPB é favorável ao cancelamento das eleições municipais; reunião vai debater situação

Sexta / 22.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Eures Ribeiro sugeriu que as próximas eleições de 2022 aglutinem a disputa eleitoral pelo Legislativo e o Executivo dos municípios brasileiros. (Foto: Reprodução / UPB)

A União dos Municípios da Bahia (UPB) vai realizar uma reunião por vídeo conferência na tarde desta sexta-feira (22) para debater o impacto do novo coronavírus (Covid-19) no processo eleitoral que está previsto para este ano.

Em entrevista ao Bahia Notícias, o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, sugeriu que as próximas eleições presidenciais aglutinem também a disputa eleitoral pelo Legislativo e o Executivo dos municípios brasileiros. Segundo o Eures, é "impossível ter eleições este ano".

A proposição da UPB está alinhada ao posicionamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que agora se articula para a sensibilização do Senado para a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do senador Wellington Fagundes. "A CNM liderou um movimento que as entidades acompanham: trabalhar os senadores na apresentação de uma PEC nessa direção", disse Eures, opinando ainda que não vê como o pleito poderia acontecer ainda em 2020. A proposta em questão já conta com 23 assinaturas e faltam apenas quatro para começar a tramitar.

Bahia tem mais 17 cidades com transporte suspenso; total chega a 196

Sexta / 22.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

A medida foi publicada nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial do Estado e começa a valer a partir de sábado (23).

O transporte intermunicipal será suspenso em Aporá, Apuarema, Barra do Rocha, Canavieiras, Governador Mangabeira, Igrapiúna, Itanagra, Itapebi, Itororó, Jacaraci, Mairi, Mirante, Olindina, Sátiro Dias, Saubara, Tabocas do Brejo Velho e Ubaíra a partir de sábado (23). A decisão tem como objetivo conter o avanço do coronavírus. Ficam proibidas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A medida foi publicada na edição desta sexta-feira (22) do Diário Oficial do Estado (DOE), que também autoriza a retomada do transporte América Dourada, Boa Vista do Tupim, Itaguaçu da Bahia e Nilo Peçanha, cidades com 14 dias ou mais sem novos casos de covid-19.

MUNICÍPIOS COM O TRANSPORTE INTERMUNICIPAL – DIA 22/05:

Abaíra, Água Fria, Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Amélia Rodrigues, Anagé, Anguera, Aporá, Apuarema, Araçás, Aracatu, Araci, Arataca, Aurelino Leal, Banzaê, Barra, Barra do Choça, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Belmonte, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Buerarema, Cachoeira, Caém, Caetanos, Caetité, Cairu, Caldeirão Grande, Camacã, Camaçari, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canavieiras, Candeias, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Cardeal da Silva, Castro Alves, Catu, Coaraci, Cocos, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Condeúba, Coração de Maria, Cravolândia, Cristópolis, Cruz das Almas, Dário Meira, Dias D'Ávila, Dom Basílio, Encruzilhada, Entre Rios, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Governador Mangabeira, Iaçu, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirataia, Igrapiúna, Ilhéus, Ipecaetá, Ipiaú, Irará, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itajuípe, Itamaraju, Itanagra, Itaparica, Itapebi, Itapicuru, Itapitanga, Itarantim, Itatim, Itiúba, Itororó, Jacaraci, Jacobina, Jaguarari, Jaguararipe, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Juazeiro, Lafaiete Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Lapão, Lauro de Freitas, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Mairi, Manoel Vitorino, Maracás, Maragogipe, Maraú, Mata de São João, Medeiros Neto, Mirangaba, Mirante, Monte Santo, Morpará, Morro do Chapéu, Mucugê, Mucuri, Mundo Novo, Muritiba, Mutuípe, Nova Ibiá, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Ouriçangas, Paramirim, Paratinga, Pau Brasil, Paulo Afonso, Piripá, Piritiba, Pojuca, Ponto Novo, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Remanso, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Pombal, Rio Real, Rodelas, Ruy Barbosa, Salvador, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, Santaluz, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Desidério, São Félix, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Sátiro Dias, Saubara, Saúde, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Sobradinho, Tabocas do Brejo Velho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Teofilândia, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Umburanas, Una, Urandi, Uruçuca, Valença, Valente, Várzea da Roça, Vera Cruz, Vereda, Vitória da Conquista e Wenceslau Guimarães.

Brumado: PM recupera bolsa roubada na Praça da Prefeitura

Sexta / 22.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

O indivíduo foi encontrado próximo ao Detran com a bolsa e armado com uma faca. (Foto: Divulgação / 34ª CIPM)

Na madrugada desta sexta-feira (22), por volta das 0h, policiais militares da 34ª CIPM recuperaram uma bolsa, que havia sido roubada momentos antes em um restaurante na Praça da Prefeitura, em Brumado. Segundo a PM, a guarnição foi informada do crime pelo CICOM, indo ao local e entrando em contato com a vítima e testemunhas para coletar informações sobre o autor do roubo. Ainda conforme a PM, os policiais iniciaram buscas, encontrando, próximo ao Detran, um indivíduo portando uma faca e com a bolsa roubada, sendo encaminhado à Polícia Civil, na sede da Delegacia Territorial de Brumado.

Hospitais baianos começam a receber novos respiradores para tratamento da Covid-19

Sexta / 22.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Segundo Rui Costa, com os equipamentos será possível a abertura de mais de 200 UTIs, em Salvador e em outras regiões, como o extremo-sul e Jequié. (Fotos: Camila Souza/ GOV-BA)

Dois carregamentos, totalizando 207 respiradores, chegaram ao Aeroporto Internacional de Salvador, nesta semana, para serem utilizados em UTIs pela Bahia. Na tarde desta quinta-feira (21), foram 48 respiradores fabricados na China que chegaram em um voo comercial da Latam. Na noite de quarta-feira (20), o carregamento contava com 159 respiradores - confira aqui

Os equipamentos que chegaram na quarta-feira (20) serão utilizados na criação de novos leitos de UTI para o tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus. Eles serão destinados a unidades de Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Juazeiro, Jequié e Irecê. A distribuição teve início no fim da manhã desta quinta-feira (21), quando parte dos respiradores deixou o depósito da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), em Simões Filho, e foi encaminhado ao Hospital de Campanha do Subúrbio.

Os de quinta-feira (21) serão utilizados na abertura de leitos nos centros exclusivos de tratamento da Covid-19 montados pelo Estado em Salvador, na Arena Fonte Nova, Instituto Couto Maia e nos hospitais Ernesto Simões e do Subúrbio, e também em unidades hospitalares do interior, a exemplo do Hospital do Oeste, em Barreiras, e Costa do Cacau, em Ilhéus, além de outras unidades contratadas pelo governo baiano em todo o território estadual.

A Bahia aguarda para a semana que vem a chegada ainda de outros 350 respiradores vindos da Alemanha. Ao todo, mais de 550 novos equipamentos irão para unidades hospitalares da capital e do interior do estado. Segundo o governador Rui Costa, com os equipamentos que já chegaram, será possível a abertura de mais de 200 UTIs, em Salvador e em outras regiões do estado, como o extremo-sul e a região de Jequié.

Segundo Rui Costa, com os equipamentos será possível a abertura de mais de 200 UTIs, em Salvador e em outras regiões, como o extremo-sul e Jequié. (Fotos: Camila Souza/ GOV-BA)

Brasil registrou 1.188 mortes na quinta-feira (21)

Sexta / 22.05.2020

Por Alexandre Penido / AGR+

Os dados são do Ministério da Saúde com base nas informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde de todo o país. (Foto: Divulgação / Estadão Conteúdo)

Nas últimas 24 horas o Brasil registrou 18.508 novos casos confirmados de coronavírus. Agora o país tem 310.087 casos notificados da doença. Deste número, 125.960 pessoas se recuperaram, o que representa 40,6% do total. Mas ainda existem outras 164.080 que aguardam resultado de exame para saber se estão com a Covid-19. Até o momento já foram registrados 20.047 óbitos em decorrência das complicações pela Covid-19.  Só nas últimas 24h horas foram notificadas 1.188 mortes. Mais de três mil óbitos ainda estão em investigação. Os dados são do Ministério da Saúde, divulgados nesta quinta-feira (21), com base nas informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde de todo o país.

O estado que concentra o maior número de casos da doença é São Paulo, com 73.739 casos e 5.558 mortes. Em sequência estão os estados do Rio de Janeiro com 32.089 casos e 3.412 óbitos e o estado do Ceará com 31.413 casos da doença e 2.161 mortes. Na Bahia, são 11.941 casos – confira mais aqui

Bahia registra 11.941 casos confirmados de Covid-19 e 376 óbitos

Sexta / 22.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

Ao todo, são 3.523 pacientes curados, 376 óbitos e 8.042 casos ativos. Na Bahia, 1.852 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Até às 17h desta quinta-feira (21), a Bahia registrava 11.941 casos de Covid-19, o que representa 17,91% do total de casos notificados no estado. Ao todo, são 3.523 pacientes curados, 376 óbitos e 8.042 pessoas que ainda permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19. Na Bahia, 1.852 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 230 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (64,61%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (3.752,62), Itabuna (3.151,63), Ipiaú (2.833,91), Ilhéus (2.575,05) e Salvador (2.395,25). O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 39.949 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 21 de maio de 2020. Atualmente, 3.888 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.

Dos 1.427 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS), na Bahia, exclusivos para Covid-19, 718 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 50%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 571 leitos exclusivos para o coronavírus, 345 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 60,4%.
.

Guanambi: Coelba comunica desligamento programado da rede elétrica na sexta-feira, dia 22; confira os locais

Quinta / 21.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Coelba, através do seu Departamento de Comunicação, comunica aos consumidores de Guanambi que nesta sexta-feira, dia 22, haverá desligamento programado da rede elétrica, das 9h às 11h, nas Ruas Aloísio Azevedo, Gercino Coelho, Joaquim Ciriaco, Joaquim Normanha, Juvêncio Xavier, Maria Joaquina, Padre Liberato e Sebastião Paes, além da Praça da Feira.

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Governo envia à AL-BA projeto de auxílio a profissionais da rede estadual de Saúde afastados pela Covid-19

Quinta / 21.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

O auxílio excepcional será concedido ao profissional afastado das atividades exercidas na rede pública estadual ou no caso da morte dos profissionais.

Profissionais que atuam na rede pública estadual de saúde no combate ao novo coronavírus terão direito a um auxílio excepcional temporário que pode chegar a R$ 30 mil. O projeto de lei que estabelece o auxilio foi enviado pelo governador Rui Costa, nesta quarta-feira (20), para aprovação na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA). O objetivo, segundo o Governo do Estado, é fortalecer o atendimento prestado aos pacientes infectados e a redução do contágio nas unidades hospitalares. Os beneficiários são exclusivamente profissionais que atuam em setores ou unidades da rede pública estadual de saúde, voltados ao tratamento da Covid-19.

O auxílio excepcional será concedido ao profissional afastado das atividades exercidas na rede pública estadual ou no caso da morte dos profissionais. Para ter acesso ao benefício, será necessário que o profissional realize os exames que comprovem o diagnóstico de Covid-19, exclusivamente, pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen/BA).

Os profissionais cobertos pelo auxílio terão direito a uma parcela correspondente à diferença entre o valor integral da remuneração, salário ou contraprestação mensal e o benefício previdenciário a que tenha direito em razão do afastamento, limitada ao valor máximo de R$ 30 mil. Em caso de confirmação de óbito por Covid-19, os dependentes do profissional terão direito, uma única vez, do valor equivalente a 30 vezes o montante da remuneração, salário ou contraprestação mensal que seria recebida pelo profissional. O auxílio não passará a integrar a remuneração, salário, proventos de aposentadoria ou qualquer forma de contraprestação recebida pelos profissionais.

As despesas decorrentes do auxílio excepcional são de responsabilidade do Governo do Estado, por meio de recursos próprios. Para isso, o Poder Executivo tem autorização para promover as modificações orçamentárias necessárias ao cumprimento do benefício. Caberá ao Governo do Estado regulamentar os procedimentos necessários para a fiel execução da lei após aprovação na AL-BA. Até a quarta-feira (20), 1.744 profissionais da saúde já tinham testado positivo para o Coronavírus na Bahia.

Livramento: empresa representa contra vereador por divulgar fraude

Quinta / 21.05.2020

Por Raimundo Marinho

A empresa já enviou cópias ao Ministério Público Eleitoral e ao TSE, com pedido de apuração e responsabilização dos autores. (Fotos: Mandacaru da Serra)

A empresa Perfil Estatística reagiu com indignação ao saber da grotesca adulteração da pesquisa eleitoral que fez em Camaçari, por pessoas do grupo do prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Como divulgado ontem (17), no mandacarudaserra.com.br, Ricardinho Ribeiro aparece, em dados falsos, como favorito nas eleições deste ano. Nomes da pesquisa original foram trocados por candidatos de Livramento. Os estelionatários mantiveram a logomarca da empresa, acreditando que tão grotesca fraude não fosse notada. Mesmo assim, o PSD de Livramento consultou a Perfil sobre a autenticidade da amostra.

Por seu advogado, Marcelo Modesto Sotero, a empresa informou nunca ter feito qualquer tipo de pesquisa no município. E lamentou que um vereador, Joaquim da Silva (Kinka), replicasse os fakes. Disse que o material falso divulgado tem natureza federal, pelo que enviou cópias ao Ministério Público Eleitoral e ao Tribunal Superior Eleitoral, com pedido de apuração e responsabilização dos autores.

Além do vereador Kinka, que já apagou o post, outras pessoas também divulgaram os gráficos, incluindo servidores municipais e familiares do prefeito. Entre os falsificadores, estaria um servidor da Prefeitura.

Fonte: mandacarudaserra.com.br

Ministério da Saúde orienta uso da Cloroquina e Azitromicina para tratamento de pacientes com a Covid-19 no Brasil

Quinta / 21.05.2020

Por Janary Bastos Damacena / AGR+

O Governo Federal considera que não existe, até o momento, outro tratamento eficaz disponível para combater o coronavírus. (Foto: Allie / Unsplash)

Nesta quarta-feira (20), o Ministério da Saúde publicou as novas orientações a respeito do tratamento de pacientes com Covid-19 no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação é de que os profissionais de saúde passem a utilizar os medicamentos Cloroquina, Azitromicina e Sulfato de Hidroxicloroquina em pacientes em casos leves, moderados e graves para deter a doença. O Ministério da Saúde ressalta que apesar de até o momento não existirem evidências científicas robustas que possibilitem a indicação de terapia farmacológica específica para a Covid-19, o Governo Federal considera que não existe, até o momento, outro tratamento eficaz disponível para combater o coronavírus, visto que existem diversos estudos e a larga experiência do uso da Cloroquina e da Azitromicina no tratamento de outras doenças infecciosas e de doenças crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Desta forma, a prescrição dessas medicações fica a critério do médico, sendo necessária também a vontade declarada do paciente, com a assinatura de um termo de consentimento em realizar uso desses medicamentos. Essa prescrição da Cloroquina e Azitromicina está condicionado à avaliação médica, com realização de avaliação do histórico do paciente, exame físico e exames complementares, em Unidade de Saúde.

Paramirim: 10 pessoas tiveram contato com paciente com Covid-19, mas nenhuma contraiu o vírus

Quinta / 21.05.2020

Por Redação Sertão Hoje

O último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura, o município contava com 5 caso confirmados, sendo que 4 já estão curados, e 1 óbito. (Foto: Deusdete Moreira)

A Secretaria Municipal de Saúde de Paramirim emitiu um comunicado sobre possíveis casos de Coronavírus (Covid-19) na Comunidade de Peri-Peri da Noruega, zona rural do município. Conforme a pasta, um paciente com covid-19, de Riacho de Santana, esteve na comunidade para efetuar pagamentos relativos a trabalho na pedreira. A Secretaria realizou testes rápidos nas 10 pessoas que tiveram contato com o paciente. Todos os testes deram negativo.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Paramirim, na quarta-feira (20), o município consta com 5 caso confirmados, sendo que 4 já estão curados, e 1 óbito. Em nota, a pasta reforçou o “apelo às pessoas, tanto da zona urbana quanto da zona rural, a manterem o isolamento social e quando necessário o deslocamento, o uso de máscara obrigatório para evitar a contaminação pelo novo coronavírus”.