Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2018"

Atletas do Jiu Jitsu de Barra da Estiva e Ituaçu do CT Barra Fight fazem sucesso em Salvador

Sábado / 26.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O Sensei agradeceu a prefeitura de Barra da Estiva pelo apoio, sua nutricionista Jaqueline Medeiros e todos seus alunos.

Entre os dias 19 e 20 de maio, foi realizado, em Salvador, o Fall Open de Jiu-jitsu, um importante campeonato do calendário internacional de Jiu-Jitsu.  Os atletas do CT Barra Fight, comandado pelo Sensei Edson Silva, representaram com sucesso os municípios de Barra da Estiva e Ituaçu. Três atletas da equipe Go Team Barra formaram o pódio, o Sensei Edson Silva, Gilson Jhou, ambos de Barra da Estiva, e o ituaçuense Rafael Luz, terminando o campeonato em 3º, 2º e 1º, respectivamente. Já o atleta Marcus Gusmão obteve experiência, participando de sua primeira competição desse porte. O Sensei agradeceu a prefeitura de Barra da Estiva pelo apoio, sua nutricionista Jaqueline Medeiros e todos seus alunos. Como guerreiros dedicados, os atletas seguem treinando forte para obterem melhores resultados nas próximas competições.

Prefeito e Secretário de Saúde de Guanambi garantem atendimento do SAMU e ambulâncias por mais dias

Sábado / 26.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Conseguimos fazer a máxima reserva de segurança possível, para que o SAMU não paralisasse o atendimento”, explica o Prefeito Jairo Magalhães. (Foto: Ascom Guanambi)

Assim que tomou conhecimento da greve nacional dos caminhoneiros, o prefeito Jairo Magalhães tomou diversas atitudes para garantir os serviços emergenciais de saúde na cidade de Guanambi. O prefeito se encontrava em Brasília, onde cumpriu uma vasta agenda oficial, com compromissos em ministérios, onde conseguiu a liberação de recursos e ainda participou de um importante evento municipalista ao lado de centenas de gestores do país. De Brasília, na última quarta-feira (23), assim que o movimento de paralisação tomou uma projeção nacional, Jairo entrou em contato com o Secretário de Saúde André Moitinho, onde traçaram um plano emergencial para garantir uma reserva de segurança de combustível para as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que totalizam 4 veículos, sendo 1  motocicleta para deslocamento rápido e 3 ambulâncias, que atendem ocorrências na cidade, zona rural e distritos, e ainda as 9 ambulâncias da Secretaria de Saúde, que atendem a toda rede municipal no deslocamento de pacientes para diversas cidades.

 

Câmara de Ituaçu divulga Ata da 11ª Sessão Ordinária de 2018

Sábado / 26.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Na sessão foram aprovadas quatro indicações de obras ao poder executivo, feitas pelos vereadores Marcinho de Noé, Ronaldo Rocha e Otacílio Caires (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Ituaçu divulgou a ata aprovada da 11ª Sessão Ordinária do primeiro período legislativo do ano de 2018, realizada no dia 11 de maio. A sessão contou com as presenças dos vereadores Ronaldo Rocha (Vice-Presidente); Joel Teixeira (1º Secretário); Elza Marillu (2ª Secretária); Otacilio Caires, Almir Pessoa, Branco do Guigó, Sivaldinho, Adriano Machado e Vade. Justificaram as ausências dos Vereadores Marcinho de Noé e Nenê de Dona Santa. Constou na Ordem do Dia: Indicação do Vereador Marcinho de Noé solicitando a reforma da Quadra de Esporte do Povoado do Riachão; Indicação do Vereador Ronaldo Rocha solicitando a recuperação da iluminação pública na localidade do Mato Grosso; Indicação do Vereador Ronaldo Rocha solicitando que seja preenchida a vaga de recepcionista no Posto de Saúde do Campo Grande; Indicação do Vereador Otacilio Caires solicitando  a conclusão da Quadra de Esporte do Povoado de Almas Pobres, todas aprovadas por unanimidade. Não houve a tramitação de nenhum projeto de lei, mas no Grande Expediente os vereadores debateram diversos assuntos de interesse do município. Clique no link abaixo e acesse o conteúdo da ata da íntegra.

Ata da 11ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo de 2018

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada nesta sexta-feira (25)

Sábado / 26.05.2018

Por Eliana Costa

O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial (www.cmbrumado.ba.gov.br). O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Brumado: Membro da Igreja Adventista do 7º Dia usa Tribuna Livre da Câmara para falar sobre projeto Impacto Esperança

Sábado / 26.05.2018

Por Eliana Costa

Ao final de sua explanação o Sr. Jaldemir realizou uma oração pedindo bênçãos a todos os que estavam presentes na sessão, estendendo à comunidade brumadense.

Na manhã desta sexta-feira (25), o Sr. Jaldemir Batista dos Santos, membro da Igreja Adventista do 7º Dia de Brumado, fez uso da Tribuna Livre para falar sobre o projeto Impacto Esperança, desenvolvido pela referida igreja, que tem como objetivo principal a distribuição gratuita de literatura incentivando a leitura através de temas que buscam a valorização do ser humano. Durante sua explanação destacou a importância do movimento iniciado em 2006 com a distribuição do livro o Grande Conflito de forma condensada. Na ocasião foram distribuídos 1,2 milhões de livros. Destacou que os adventistas ao realizarem o ato saem às ruas em mais de oito países sul-americanos a fim de distribuírem revistas e livros com mensagens bíblicas à comunidade, tendo para isso um dia especifico. Jaldemir Batista informou que em Brumado esse ato estará sendo efetivado neste dia 26 de maio, quando os membros da igreja entregarão à comunidade o livro “O Poder da Esperança”, que trata sobre temas atuais como: ansiedade, estresse, depressão, entre outros. Ao final de sua explanação o Sr. Jaldemir realizou uma oração pedindo bênçãos a todos os que estavam presentes na sessão, estendendo à comunidade brumadense. Distribuindo também o exemplar do livro a todos. O presidente da Câmara de Vereadores, vereador Léo Vasconcelos agradeceu a presença de todos os membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, destacando a importância do movimento realizado pela instituição religiosa.

Prefeitura e Sindicato não chegam a um acordo e professores vão iniciar greve em Barra da Estiva

Sexta / 25.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Diretoria do SINDSEMBE convocou uma nova Assembleia Geral, também na segunda-feira, no Barra Center, às 14h, para definir pela continuidade ou não da greve.

Uma reunião entre representantes da gestão municipal de Barra da Estiva, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) e Sindicato dos Servidores Municipais de Barra da Estiva (SINDSEMBE) foi realizada nesta sexta-feira (25), mas as partes não chegaram a um acordo. Diante desse impasse, os professores de Barra da Estiva, atendendo o que ficou determinado em Assembleia Geral realizada na segunda-feira (21), vão deflagrar greve por tempo indeterminado. Uma nova reunião está marcada para segunda-feira (28), pela manhã e a expectativa é que os representantes da gestão municipal e dos sindicatos cheguem a um acordo. A Diretoria do SINDSEMBE convocou uma nova Assembleia Geral, também na segunda-feira, no Barra Center, às 14h, para deliberar sobre a proposta do poder executivo, podendo ser dada continuidade à greve ou ocorrer a sua suspensão.

Temer aciona Forças Armadas para desbloquear estradas

Sexta / 25.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

"Atendemos 12 reivindicações prioritárias dos caminhoneiros, que se comprometeram a parar a mobilização imediatamente”, discursou Presidente.

Como o protesto dos caminhoneiros continuou em rodovias federais e estaduais de todo o Brasil, o presidente Michel Temer (MDB) acaba de anunciar que acionou as Forças Armadas para reverter a situação. "Indico que acionei as Forças Federais de Segurança Pública para desbloquear as estradas e estou solicitando aos governadores que façam o mesmo", ressaltou o presidente, em comunicado nacional. Ele acrescenta que, como o governo “tem sempre a coragem de dialogar”, ele também terá a “coragem de exercer sua autoridade”. Na noite dessa quinta-feira (24), o governo se reuniu com lideranças do protesto, que firmaram um acordo para paralisar a manifestação por 15 dias, mas parte dos caminhoneiros resistiu e o bloqueio ainda não acabou. "Atendemos 12 reivindicações prioritárias dos caminhoneiros, que se comprometeram a parar a mobilização imediatamente. (...) Esse deveria ter sido o resultado do diálogo, mas infelizmente uma minoria radical tem bloqueado estradas e impedido que muitos caminhoneiros levem adiante o seu desejo de atender a população e fazer o seu trabalho", discursou o emedebista. O trato firmado previa a estabilidade no preço do diesel a cada 30 dias, um acordo feito com o Congresso Nacional para zerar a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e a garantia dos transportes de cargas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Diante dos sucessivos aumentos no valor dos combustíveis, os caminhoneiros iniciaram o protesto na segunda-feira (21). Após cinco dias, cidades em todo o país já dão falta de combustível, produtos e alimentos, frotas de ônibus já foram reduzidas, aeroportos foram fechados, entre outros danos.

Policias Civil e Militar desmontam esquema de remessa de drogas de Goiás para a Bahia

Sexta / 25.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

A quadrilha começou a ser investigada no ano passado, quando sete tabletes de maconha prensada foram embarcados de Anápolis (GO) com destino à Bahia (Barreiras).

A “Operação Bagagem”, promovido por unidades das polícias Civil e Militar, do Oeste baiano, desmontou, na manhã desta quinta-feira (24), um esquema de remessa de drogas de Goiás para Bahia. Um laboratório para refino de cocaína foi localizado na cidade de Barreiras e cinco criminosos terminaram presos. A quadrilha começou a ser investigada no ano passado, quando sete tabletes de maconha prensada foram embarcados de Anápolis (GO) com destino à Bahia (Barreiras). Durante cinco meses de investigação, equipes da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Barreiras) descobriram que o material tinha sido enviado por Carla Cristina Santos da Silva, ex-esposa de 'Nego Jó', líder do tráfico, na região Oeste, morto em confronto com policiais baianos, no estado de Goiás. Os investigadores descobriram que Carla atuava em conjunto com o seu irmão Reginaldo Osano da Silva, custodiado, no sistema prisional goiano, enviando entorpecentes. O casal Itamário Lucas Monteiro e Josiene de Sousa Oliveira Monteiro eram os destinatários na Bahia. A dupla usava uma pousada de fachada para refinar a cocaína, embalar e distribuir. Erica de Souza Porto era uma das vendedoras.

Carla e Reginaldo foram presos em Anápolis pela Polícia Civil de Goiás. Na Bahia, Itamário, Josiene e Erica acabaram capturados por equipes da 11ª Coorpin, Rondas Especiais (Rondesp) Oeste, Delegacias Territoriais de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, além do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Com a quadrilha foram encontrados 2 kg de cocaína, liquidificadores industriais, produtos químicos, porções de crack e R$ 4,8 mil. "Belo trabalho em conjunto que culminou nesta ação exitosa e desarticulação da organização criminosa interestadual", declarou o titular da 11ª Coorpin, delegado Rivaldo Luz. Acrescentou que a participação da PM, com informações e nas diligências, foi imprescindível. A criminosa Carla está sendo transferida para Bahia, onde será interrogada e indiciada por tráfico e associação.

Fonte: SSP-BA

Caetité: Colégios Zelinda e Nunila de Maniaçu realizaram IV Feira do Trabalhador da EJA

Sexta / 25.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Todos os produtos foram advindos da produção dos trabalhadores e trabalhadoras, alunos e alunas da EJA. (Direcom Caetité)

Os Colégios Municipais Zelinda Carvalho Teixeira e Professora Nunila Ivo Frota, localizados no Distrito de Maniaçu, realizaram no dia 18 de maio, na Quadra Poliesportiva do Distrito, a IV Feira do Trabalhador da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Na feira havia barracas de hortaliças, frutas, verduras, cereais, artesanatos, comidas variadas e muito outros gêneros. Todos esses produtos foram advindos da produção dos trabalhadores e trabalhadoras, alunos e alunas da EJA. Na ocasião esteve presente toda comunidade escolar e comunidade local, que prestigiaram e adquiriram os produtos. Ainda ocorreu o sorteio de uma “caixa tem de tudo”, um sortido brechó e muita animação com a atração Kinho dos Teclados.

MPF abre concurso para estagiários de nível médio e superior para 13 municípios baianos

Sexta / 25.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Os estudantes deverão confirmar a pré-inscrição feita pela internet comparecendo à sede do MPF onde pretendem estagiar no dia 12 ou 13 de junho. (Foto: Divulgação MPF)

Estão abertas até o dia 10 de junho, as inscrições online para o 20º concurso para provimento de vagas e formação de cadastro reserva de estagiários do Ministério Público Federal (MPF) na Bahia. As vagas nos cursos de Administração, Antropologia, Arquitetura, Biologia, Biblioteconomia, Comunicação (Jornalismo e Relações Públicas), Direito e Informática e de nível médio serão preenchidas na unidade em Salvador e nos municípios de Barreiras, Campo Formoso, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Jequié, Ilhéus, Irecê, Jequié, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Os estudantes deverão confirmar a pré-inscrição feita pela internet comparecendo à sede do MPF onde pretendem estagiar no dia 12 ou 13 de junho, das 13h às 18h, levando consigo: carteira de identidade (original e cópia); CPF (original e cópia); comprovante de matrícula atualizado expedido pela instituição de ensino; laudo médico para os estudantes com necessidades especiais; e a declaração, constante no edital, de opção para participar da seleção pelo sistema de cotas para minorias étnico-raciais, se for o caso. Para estágio de nível superior o estudante convocado deverá ter, no mínimo, 40% do curso concluído no momento de início do estágio e os estudantes de nível médio, o primeiro ano do Ensino Médio. As provas têm data prevista para o dia 8 de julho.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Brumado: Atiradores do TG 06-024 recebem palestra da Campanha Maio Amarelo

Sexta / 25.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

Jansem destacou um conjunto de ações preventivas que envolvem motoristas, pedestres e ciclistas para tornar o trânsito um lugar mais seguro, evitando acidentes e mortes.

No dia 24 de maio, o Tiro de Guerra (TG) 06-024 de Brumado recebeu a visita do Coordenador de Educação no Trânsito da Prefeitura, Jansem Ricardo, para dar continuidade as atividades da Campanha Maio Amarelo. Na palestra, Jansem destacou um conjunto de ações preventivas que envolvem motoristas, pedestres e ciclistas para tornar o trânsito um lugar mais seguro, evitando acidentes e mortes. Destacou ainda, que os acidentes de trânsito representam a maior causa de morte de jovens entre 15 e 29 anos no mundo. No Brasil, pessoas entre 20 e 29 anos representam 38% das vítimas de acidentes de trânsito. Os adolescentes a partir de 14 anos são a segunda categoria de vítimas jovens no trânsito e, anualmente, no Brasil, cerca de 7 mil crianças com idade até 7 anos ficam inválidas permanentemente.

Câmara de Brumado divulga pauta da sessão ordinária desta sexta-feira (25)

Sexta / 25.05.2018

Por Eliana Costa

Diversos projetos que buscam benefícios para população estarão em apresentação, discussão e votação (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado através da sua Secretaria Geral e Assessoria de Comunicação, divulgou a Pauta da Sessão Legislativa Ordinária, que será realizada hoje, dia 25 de maio. Em apresentação estão: Uso da Tribuna Livre pelo Senhor Jaldemir Batista dos Santos; Projeto de Lei Nº 013/2018, de autoria da vereadora Lia Teixeira; Projeto de Lei Nº 011/2018, de autoria do Executivo; projeto de lei da vereadora Ilka Abreu; Moção de Pesar N° 018/2018, de autoria do vereador Glaudson Dias; Moção de Pesar N° 020/2018, de autoria do vereador Rey de Domingão, Indicação N° 202/2018, de autoria do vereador Glaudson Dias; Indicação N° 203/2018, de autoria do vereador Glaudson Dias; Indicação N° 220/2018, de autoria do vereador Glaudson Dias; Indicação N° 221/2018, de autoria do vereador Luiz Carlos Palito; Indicação N° 222/2018, de autoria do vereador Dudu Vasconcelos; Indicação N° 223/2018, de autoria do vereador Dudu Vasconcelos; Indicação N° 224/2018, de autoria da vereadora Lia Teixeira; Indicação N° 225/2018, de autoria da vereadora Lia Teixeira.

Luciano Ribeiro homenageia municípios que aniversariam em maio

Sexta / 25.05.2018

Por Giselle Quintão

Os municípios de Condeúba e Palmas de Monte Alto, que comemoram sua emancipação política no mês de maio, em 14 e 19 respectivamente.

O deputado estadual Luciano Ribeiro prestou homenagens aos municípios de Condeúba e Palmas de Monte Alto, que comemoram sua emancipação política no mês de maio, em 14 e 19 respectivamente. O deputado deseja votos de progresso e desenvolvimento socioeconômico, com muitas alegrias aos condeubenses e aos montealtenses.

Nota pública da OAB rechaça veto do governador Rui Costa ao Projeto de Lei da remuneração a advogados dativos

Sexta / 25.05.2018

Por Giselle Quintão

De autoria do deputado Luciano Ribeiro, o PL Nº 21.861/16, aprovado na ALBA em 24 de maio, busca regulamentar pagamento aos advogados dativos.

Após veto do governador Rui Costa, publicado no dia 12 de maio, ao Projeto de Lei Nº 21.861, a OAB da Bahia publicou nota expondo inconformismo com a atitude do governador que desconsiderou que a maioria dos municípios do Estado não são atendidos pela Defensoria Pública, com deficit de aproximadamente 1.200 defensores públicos, que somente estão presentes em 10% das comarcas baianas. O PL que regulamenta o pagamento de advogados dativos, na forma de honorário advocatícios, como já acontece em outros estados do País, foi proposto pelo deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), em 2016, e aprovado pela Assembleia Legislativa no último dia 24 de abril. Em nota, o Presidente da Comissão Especial dos Advogados Dativos da OAB da Bahia, Ubirajara Gondim de Brito Ávila, reforçou que a advocacia não pode ser penalizada pela inércia do Estado em prover cargos de defensores públicos. “O veto não atinge somente a advocacia, mas também e, principalmente, demonstra total descaso com milhares de cidadãos que utilizam esse serviço todos os dias, e na ausência dele se vê absolutamente desamparado”, destacou o presidente. O conselheiro federal Fabrício de Castro Oliveira afirmou que o Estado “tem sido omisso” com o acesso à Justiça para população mais carente. “O governador veta e não apresenta nenhuma solução, nem para Defensoria nem para remunerar o advogado que sobrevive desse serviço”, alegou, levantando a possibilidade de mover uma ação coletiva contra o Estado para manter os honorários e fazer valer a Constituição Federal.
 

Brumado: Coelba comunica desligamento programado no domingo, dia 27

Quinta / 24.05.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste domingo (27), das 7h30 às 12h, na Avenida Salvino Lopes, Praça do Mercado, Rua Hermínio Alves Azevedo, Travessa Paulo Chaves, Rua Clemente Passos, Rua Sebastião Barbosa, Travessa Basílio Leite, Rua Otacílio Santos, Rua Prudente Leite e Rua Gabriel Messias, na Vila Presidente Vargas, município de Brumado. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.