Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2017"

Governo de Guajeru retoma ações do projeto Saúde Bucal nas Escolas

Sexta / 26.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O programa consiste na realização de palestras, orientações aos alunos, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.

Na última segunda-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde de Guajeru, através da Coordenação de Saúde Bucal do município, deu início a mais uma ação do projeto Saúde Bucal nas Escolas, desenvolvido nas unidades públicas municipais de educação. Coordenado pelas dentistas Mágna Coqueiro e Thátila Lima, o programa teve início na Escola Municipal Getúlio Vargas, na comunidade da Sanguessuga, e abrangerá todos as escolas públicas municipais nos turnos matutino e vespertino. O programa consiste na realização de palestras, orientações aos alunos, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor. As dentistas envolvidas no projeto ressaltam que o principal objetivo do projeto é educar os alunos e dar-lhes suporte necessário de modo a evitar o aparecimento das doenças bucais, mostrando que o cuidado e a prevenção são de suma importância para a saúde geral, defendendo sempre a máxima: “Prevenir é melhor que remediar!”.

1ª Copa Liga Futsal de Caetité começou em grande estilo no Ginásio Poliesportivo

Sexta / 26.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Com direito a show de gols, o evento reúne os melhores atletas da cidade.

Ontem (25), teve início a 1ª Copa Liga Futsal de Caetité, no Ginásio Poliesportivo Professor Hélio Negreiros. O evento contou com a participação de grande público e foi prestigiado pela vice-prefeita Drª. Kelly, além da equipe da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer. A primeira partida foi entre os times Pedro Cruz x Barcelona, que terminou 2 x 5 para o Barcelona. Já na segunda partida a Borússia ganhou de 9x3 da equipe Samape. A Copa, que irá até 07 de julho, integra um calendário esportivo recheado de atividades para os caetiteenses. Na noite de hoje (16), as equipes que vão jogar serão Olímpico x Galáticos e Roma x Feira Velha.

Governo de Guajeru realiza a primeira edição do projeto Saúde e Movimento

Sexta / 26.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

A participação da população guajeruense foi marcada com muita alegria e descontração.

Na última quarta-feira (24), o governo de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Apoio à Família (NASF), realizou a primeira edição do projeto “Saúde e Movimento”. O evento, realizado no Praça ACM, foi marcado pela animada presença da profissional de Educação Física Zônia Amorim Lira, que estendeu o final da tarde e noite com muita dança, movimentos funcionais e uma energia que não deixou ninguém parado. A participação da população guajeruense, incluindo o grupo do Medida Certa, Melhor Idade, academias Boa Forma e Saúde em Movimento, Zumba, CRAS, Prefeitura Municipal e secretarias municipais, foi marcada com muita alegria e descontração. O objetivo do Projeto é mostrar que para ter saúde é preciso movimentar-se, praticar e exercitar o corpo e mente, provovendo assim uma melhor qualidade de vida.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio da sessão realizada no dia 25/05

Sexta / 26.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Brumado, visando possibilitar a toda população o conhecimento do que foi discutido nas sessões do legislativo municipal, tem disponibilizado o áudio das sessões em site oficial – www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações, cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR O ÁUDIO DA ÚLTIMA SESSÃO

Brumado: Vereadora Ilka Abreu solicita benefícios para o bairro Irmã Dulce

Sexta / 26.05.2017

Por Eliana Costa

Ilka Abreu esteve no bairro e verificou a necessidade da implantação de uma UBS, reforma geral da quadra poliesportiva e revitalização da Praça Getúlio de Souza Meira.

A vereadora Ilka Abreu tem realizado visitas em bairros da cidade a fim de, juntamente com os moradores, identificar as carências e principais reivindicações para que possam ser solicitadas as efetivações junto aos órgãos competentes. A parlamentar esteve no bairro Irmã Dulce verificando a urgente necessidade da implantação de uma Unidade Básica de Saúde, para que os moradores possam ser atendidos no próprio bairro, e já realizou a indicação solicitando o beneficio a administração municipal. Outra melhoria para o bairro é a reforma geral da quadra poliesportiva Aurelino Ribeiro dos Santos, salientando que a quadra foi construída através de emenda do deputado federal José Rocha, que muito tem contribuído com o município. A revitalização da Praça Getúlio de Souza Meira, também localizada no bairro Irmã Dulce, foi outra importante proposição de autoria da vereadora.

Governador Rui Costa se reúne com prefeitos para discutir detalhes dos serviços das policlínicas regionais

Sexta / 26.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na ocasião, foram discutidos os detalhes sobre as especialidades que serão disponibilizadas nas policlínicas, além dos roteiros dos ônibus (Fotos: Carol Garcia/GOVBA).

Na última quinta-feira (25), o governador Rui Costa se reuniu, na Governadoria, em Salvador, com técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e gestores dos consórcios públicos de saúde. Na ocasião, foram discutidos os detalhes sobre as especialidades que serão disponibilizadas nas policlínicas regionais, além dos roteiros dos ônibus que levarão os pacientes dos municípios vizinhos às unidades de saúde. Com obras avançadas, quatro policlínicas estão previstas para serem entregues em setembro deste ano. Elas contemplam as regiões de Jequié, Irecê, Guanambi e Teixeira de Freitas. “Com a obra ficando pronta e os equipamentos sendo instalados, nós estamos passando o bastão para os consórcios de saúde. Estamos cuidando da gestão, padronização e da qualidade do serviço. Fica nosso agradecimento e a felicidade de estarmos construindo algo com cada município. A minha convicção é de que essa parceria entre o Estado e os municípios vai dar certo”, afirmou Rui.

Cada unidade custou, em média, R$ 20 milhões em obras e equipamentos. Juntas, as quatro policlínicas cobrirão 80 municípios e uma população de aproximadamente 1,870 milhão de pessoas, que não terão mais que se deslocar por grandes distâncias para realização de consultas e exames específicos. Já as policlínicas em Santo Antônio de Jesus, Valença, Alagoinhas e Feira de Santana estão em fase de terraplanagem e limpeza do terreno, enquanto os serviços ainda serão iniciados na unidade de Camaçari. Os municípios de Paulo Afonso, Brumado, Senhor do Bonfim e Ribeira do Pombal também receberão as policlínicas regionais de saúde. Os consórcios públicos que administrarão essas unidades estão em processo de implantação, com exceção da região de Paulo Afonso, que já foi implantado.

Os consórcios de saúde estão sendo implantados para a gestão de serviços regionalizados, como policlínicas, unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais e centros de especialidades odontológicas. Para o presidente do consórcio da região de Irecê, o prefeito do município de Latão, José Ricardo Rodrigues, as obras vão contribuir para descentralizar os serviços de saúde no estado. “Vai ser muito positivo para todas as regiões contempladas, tanto as cidades sede quanto os municípios vizinhos. As unidades vão oferecer muitos procedimentos e especialidades, que por muitos anos só eram encontrados na capital”, comentou José Rodrigues. O Estado fica responsável pela construção e aquisição dos equipamentos das policlínicas, além de cofinanciar até 40% da manutenção, enquanto os municípios consorciados irão ratear os 60% restante. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, presidentes dos consórcios e secretários de saúde das regiões de Irecê, Guanambi, Jequié e Teixeira de Freitas também estiveram presentes na reunião com o governador.

Governo de Guanambi promove formação para merendeiras e auxiliares

Sexta / 26.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Jairo destacou a importância da categoria no processo de alimentação escolar. O evento ainda contou com a presença de diretores, nutricionistas e equipe da Secretaria de Educação.

Ontem (25), a Prefeitura de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu um curso de formação de merendeiras e auxiliares da rede municipal de ensino. O evento aconteceu no Centro de Treinamento Pedagógico (CETEP). Na abertura oficial, o prefeito Jairo Magalhães destacou a importância da categoria no processo de alimentação escolar. “São parcerias importantes que em muito contribuem para assegurar uma merenda de qualidade para nossos alunos, que são o nosso foco”, enfatizou o prefeito. Para a secretária de Educação, Maristela Cavalcante, a formação das merendeiras é uma etapa para melhorar a atuação destes profissionais tão dedicadas à função. O evento contou com a presença de diretores, nutricionistas e equipe da secretaria.

Manter a população onde ela se identifica: antiga e permanente luta do Deputado Luciano Ribeiro em Vitória da Conquista

Sexta / 26.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Os limites territoriais dos municípios de Conquista, Caetanos e Anagé voltaram a pauta na Alba. Luciano vem lutando por uma melhor solução na condução dos conflitos intermunicipais.

A pauta da Comissão de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa, da última quarta-feira (24), voltou a ser os limites territoriais dos municípios de Vitória da Conquista, Caetanos e Anagé, localizados no sudoeste da Bahia. O deputado Luciano Ribeiro, que é vice-presidente da Comissão, vem lutando por uma melhor solução na condução dos conflitos intermunicipais desde que se elegeu deputado estadual. O parlamentar conta com a parceria de Arlindo Rebouças, ex-vereador de Conquista e atual secretário municipal, e do vereador Cori, que juntos tiveram a iniciativa de realizar audiência pública no município, em abril de 2015. Na ocasião, foi debatida a questão, com a presença de prefeitos e vereadores dos municípios envolvidos. Para Luciano Ribeiro a melhor maneira de resolver é o consenso. “Foi aprovada uma lei aqui na Casa e judicializada, daí o tribunal entendeu que esta lei é inconstitucional e, com isso, há um prejuízo para a população envolvida. Estamos tentando uma solução que atenda aos três municípios, considerando, sobretudo, a população que tem sentimento de pertencimento às suas localidades” salientou o parlamentar.

O deputado esteve cumprindo seus compromissos do mandato, se reunindo com o vereador do município de Sítio do Quinto, Mota da Farofa; com o ex-prefeito de Rio do Antônio, Celinho; com o prefeito de Malhada, Dezim, e sua equipe; em papo agradável com os amigos: prefeito e o ex-prefeito de Água Fria, respectivamente, Manoel Potinha e Adailton, ex-prefeito de Cícero Dantas, José Weldon, e o ex- prefeito de Ouriçangas, Val Paixão.

O deputado esteve cumprindo seus compromissos do mandato.

Governo Municipal busca solução para mau cheiro na Lagoa Manoel Caculé

Sexta / 26.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O mau cheiro está gerando incômodo muito grande para quem mora nas proximidades.

O Governo de Caculé informa que vem buscando solução para o mau cheiro da Lagoa Manoel Caculé, que está gerando incômodo muito grande para quem mora nas proximidades, além de quem costuma praticar esportes e passear nas margens da mesma. A Prefeitura está em fase de negociação com empresa competente e isso requer tempo, já que o custo é elevado e o problema é bastante complexo. Neste momento, apesar de reconhecer as dificuldades, o Governo Municipal pede paciência a população. A intenção é sanar o problema o mais breve possível, de forma que não prejudique a economia local e o lazer dos munícipes.

Posto SAC de Vitória da Conquista ultrapassa 5,8 milhões de atendimentos

Quinta / 25.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Inaugurado em 1998, o posto atende não só aos conquistenses, mas também aos moradores de outros 16 municípios circunvizinhos.

O primeiro posto SAC em Vitória da Conquista, o posto SAC Conquista I ultrapassou, no mês de abril, a marca de 5,8 milhões de atendimentos. Inaugurado em 1998, o posto atende não só aos conquistenses, mas também aos moradores de outros 16 municípios circunvizinhos, e passou por uma requalificação total em junho de 2010. Na ocasião, foram modernizadas as instalações e acrescentados 200m² à estrutura, totalizando o espaço total que o posto tem hoje, de 573m². Também foi realizada a instalação do sistema atende – ferramenta eletrônica de gerenciamento do fluxo de atendimento. Tais mudanças adequaram a unidade à crescente demanda dos cidadãos, resultando em números como os dos primeiros quatro meses de 2017, quando quase 60 mil atendimentos foram realizados. Com 13 unidades conveniadas, o posto Conquista I realiza serviços como atendimento ao segurado do Planserv, emissão de 2ª via de contas da Embasa e emissão dos antecedentes criminais. Ainda são oferecidos os serviços de emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho e carteira de habilitação, que são os mais procurados pela população. Localizada na Rua Rotary Clube, 149, no Centro, a unidade atende de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h. Para informações sobre serviços e horários de atendimento, a Saeb disponibiliza o endereço www.sac.ba.gov.br, os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel) e o aplicativo SAC Mobile.

Botuporã: Motociclista vem a óbito após colisão na traseira de um carro na BA-148

Quinta / 25.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Paulo de Jesus Costa, que tinha 33 anos e residia na Lagoa das Costas, zona rural de Botuporã, não resistiu e faleceu no local do acidente.

Por volta das 18h de ontem (24), ocorreu um grave acidente na BA-148, no município de Botuporã. Paulo de Jesus Costa, 33 anos, residente na Lagoa das Costas, zona rural de Botuporã, conduzia uma motocicleta na referida estrada quando colidiu no fundo de um veículo VW/Golf, cor cinza. O condutor do carro era Eugênio Leão da Silva, e também residia naquele município. Paulo de Jesus não resistiu e faleceu no local. O DPT foi acionado para realizar os procedimentos legais.

Brumado: Vereador Elias Piau retorna a Embasa buscando ampliações de sistemas de abastecimento para a zona rural

Quinta / 25.05.2017

Por Eliana Costa

No dia 17 de maio, o parlamentar esteve no escritório regional da Embasa, que fica no município de Caetité, buscando junto ao gerente Paulo Humberto novas conquistas.

Diante da atual realidade, o abastecimento é uma questão que atormenta os cerca de 20 mil moradores das áreas rurais de Brumado, que, neste ano de 2017, enfrentam uma das piores estiagens dos últimos 100 anos. Visando a busca da ampliação dos inúmeros sistemas de abastecimento que servem a população rural, o vereador Elias Piau tem ido sistematicamente à Embasa para solicitar da direção da empresa várias ações nesse sentido. No dia 17 de maio, o parlamentar esteve novamente no escritório regional da Embasa, que fica no município de Caetité, buscando junto ao gerente Paulo Humberto Vilasboas Ledo novas conquistas para Brumado.

Elias Piau solicitou por meio de ofícios, a ampliação do sistema de abastecimento da Comunidade de Lagoa Funda, já que os moradores vêm sendo afetados constantemente por situações preocupantes com as quedas do serviço. “HHHoje temos uma estação de tratamento com uma elevatória que dá para ser ampliada. Então um dos principais objetivos de minha nova visita ao escritório da Embasa, foi fazer essa solicitação, pois conheço de perto a aflição dos moradores”, alegou. Ele também explicou que, além da Lagoa Funda, pediu a extensão de rede para as comunidades de Arrecifinho, Tamboril, Tabua e Furado de Maria Nova, as quais também vêm passando por sérias dificuldades para obter água. “A situação é séria e precisamos fazer a nossa parte, tanto que vou a Salvador se possível ainda este mês levar novos ofícios na sede da Embasa, para reforçar ainda mais as nossas solicitações" finalizou o vereador.

Brumado: Vereador Lek Cabeleireiro solicita contratação de profissionais para postos de saúde em caráter de urgência

Quinta / 25.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O vereador ressaltou que os moradores dos bairros São Felix e Malhada Branca estão enfrentando grandes problemas com a ausência de profissionais da saúde.

A área da saúde tem sido uma das maiores preocupações da população brumadense de um modo geral, visto que as carências apresentadas afetam diretamente os cidadãos de menor poder aquisitivo. O vereador Lek Cabeleireiro vem realizando um trabalho direcionado a buscar a realização de ações que visem oferecer à comunidade melhorias que atendam às reivindicações e necessidades, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Com isso, o parlamentar realizou, na sessão da última segunda-feira (24), proposições que solicitam ações emergenciais na área da saúde. Nas indicações Lek reivindicou a contratação de vacinadora, enfermeira e técnica de enfermagem para a unidade de saúde do bairro São Félix, e vacinadora e médico para a unidade da Malhada Branca (CAIC). O vereador ressaltou em seu pronunciamento que os moradores desses bairros estão enfrentando grandes problemas com a ausência desses profissionais. “Precisamos que a administração municipal, através da Secretaria de Saúde, resolva esse problema no menor espaço de tempo possível, para que os moradores dos referidos bairros voltem a ter os atendimentos imprescindíveis na área da saúde”, pontuou.

Brumado: Coelba comunica Desligamento Programado dia 27/05

Quinta / 25.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no próximo sábado, dia 27/05, das 09h30 às 16h30, no povoado de Pedra Preta, município de Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Pov. Lagoa Preta, Rua José Bonifácio, Rua José do Patrocínio, Faz. Campo de Dentro e Vila Pedra Preta. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Caetité: Após solicitação do prefeito Aldo Gondim estrada de Maniaçu começa a ser recuperada

Quinta / 25.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Será feito recapeamento de parte da estrada, operação tapa buracos, roçagem lateral, limpeza de canaleta e substituição de sinalização vertical.

Na manhã desta quarta-feira (24), a equipe do DERBA iniciou a manutenção da BR-122, em Caetité. O prefeito Aldo Gondim esteve em Salvador no mês de fevereiro solicitando a recuperação da referida estrada, que liga Caetité ao Distrito de Maniaçu. Em abril, a equipe da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) esteve na rodovia para uma visita técnica e, na manhã de ontem (24), a equipe do DERBA iniciou a manutenção. Caetité conseguiu a recuperação do trecho, através da assinatura de um convênio do Governo do Estado com o Consórcio do Alto Sertão. Será feito recapeamento de parte da estrada, operação tapa buracos, roçagem lateral, limpeza de canaleta e substituição de sinalização vertical. “Recuperar esta estrada foi um compromisso da nossa chapa em campanha. O início dessa obra representa um trabalho sério, feito com muito afinco e responsabilidade, que irá garantir a segurança de todos que trafegam nessa área”, comemorou o prefeito.