Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2017"

Em Salvador, vereadores de Ituaçu participam de reuniões no TJ-BA e na CAR; nas pautas, a não extinção da comarca e o pedido de instalação de uma fábrica de velas

Terça / 30.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Presidente da Câmara Marcinho de Noé, Vereadores Almir Pessoa, Ronaldo Rocha e Joel Teixeira, ao lado do deputado estadual Marquinhos Viana.

O Vereador e Presidente do legislativo municipal, Márcio Aparecido Araújo Rocha (Marcinho de Noé), em companhia dos vereadores Almir Pessoa, Ronaldo Rocha e Joel Teixeira viajaram até a capital do estado para participar de uma audiência no Tribunal de Justiça da Bahia. Na oportunidade, os vereadores foram acompanhados pelo Deputado Estadual Marquinhos Viana e foram recebidos, em audiência no TJ-BA, pelo Desembargados Lourival Trindade, oportunidade na qual entregaram um ofício ao mesmo solicitando o não fechamento das comarcas de Tanhaçu, Ituaçu e Barra da Estiva. Falando ao Site Sertão Hoje, o Presidente da Câmara Marcinho de Noé destacou que o Desembargador mostrou-se sensível à demanda apresentada, mas informou que a matéria ainda está sendo objeto de estudo por parte do TJ-BA. Os vereadores apresentaram dados específicos da comarca de Ituaçu e destacaram a existência da comarca eleitoral, reforçando a necessidade de manutenção. Após a reunião no TJ-BA, os vereadores participaram de uma audiência com o Diretor da CAR, Wilson Dias, também com a presença do deputado estadual Marquinhos Viana, oportunidade na qual foi solicitada a implantação de uma fábrica de velas na Gruta da Mangabeira, em Ituaçu.

Em reunião na CAR, os vereadores e o deputado Marquinhos Viana solicitaram a implantação de uma fábrica de velas na Gruta da Mangabeira, em Ituaçu.

Rio de Contas: Vereadora solicita reforma do parque, limpeza da Praça do Landim e construção de quadra no povoado de Cafundó

Terça / 30.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Segundo Haislane, o parque existente na Praça do Landim encontra-se em más condições de uso, quebrados e oferecendo perigo às crianças que os utilizam.

A Vereadora Haislane Oliveira Alves de Castro apresentou  duas indicações ao chefe do executivo municipal, nas quais solicita: a reforma do parque e limpeza da Praça do Landim, localizada na cidade de Rio de Contas; e a construção de uma quadra poliesportiva no Povoado de Cafundó, Distrito de Marcolino Moura, zona rural de Rio de Contas. Segundo Haislane, o parque existente na Praça do Landim encontra-se em más condições de uso, quebrados e oferecendo perigo às crianças que os utilizam, sendo necessária uma intervenção do executivo municipal no sentido de promover a manutenção e conservação do referido parque, pois além de ser utilizado pelas crianças, ainda é um dos pontos de atrativo turístico de Rio de Contas. Sobre a construção da quadra no povoado de Cafundó, a Vereador argumentou que a indicação visa atender os anseios e reivindicações dos moradores e que a obra tem grande relevância social para a comunidade.

Câmara de Ituaçu derruba veto do prefeito a Projeto de Lei de autoria do Vereador Joel

Terça / 30.05.2017

Por Leonardo Oliva

O Vereador Joel comemorou muito a decisão, destacando que a Associação já tem o reconhecimento de utilidade pública estadual e federal (Fotomontagem: Sertão Hoje).

Em sessão ordinária realizada na última sexta-feira (26), os vereadores que integram o legislativo municipal de Ituaçu apreciaram o veto do Prefeito Adalberto Luz ao Projeto de Lei N.º 001/2017, de autoria do Vereador Joel Teixeira Silva (PSB). O referido projeto de lei declara de utilidade pública a Associação da Abóbora, Pé de Ladeira, Várzea Grande, Várzea Cumprida, Verde 01, Verde 02 e Região, localizada na Lagoa dos Patos, zona rural de Ituaçu, tendo sido aprovado por unanimidade pelos vereadores e encaminhado para a sanção do chefe do executivo municipal. Em resposta, através do Ofício GP 042/2017, o prefeito declarou que o referido projeto só poderia partir do próprio executivo, com base na Lei N.º 790/2009 e vetou integralmente a lei aprovada pela Câmara. O veto então foi submetido à apreciação do plenário, em votação secreta como exige a Lei Orgânica do Município e, por sete votos a dois, o veto do prefeito foi derrubado. O Vereador Joel comemorou muito a decisão, destacando que a Associação já tem o reconhecimento de utilidade pública estadual e federal, não entendendo o porque do gestor municipal ter vetado o projeto que visa beneficiar os pequenos produtores das região de Lagoa dos Patos.

Governo da Bahia reforça ações para a agricultura familiar

Terça / 30.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Rui participará do evento de adesão do estado e dos municípios ao Garantia Safra, que garante ao agricultor familiar o recebimento de uma renda mínima por perda da lavoura.

Os compromissos oficiais do governador Rui Costa começaram nesta segunda-feira (29), em Salvador, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), no prédio da governadoria. Rui recebeu o prefeito do município de Ruy Barbosa, Cláudio Serrada, e assinou contrato para ampliação dos recursos destinados ao hospital regional do município. Nesta quarta-feira (31), ainda na capital baiana, Rui participará do evento de adesão do estado e dos municípios ao Programa Garantia Safra. O benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de uma renda mínima por perda da lavoura por estiagem ou excesso de chuva.  O encontro acontecerá no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no CAB, em Salvador.

Já na quinta-feira (1º), às 10h, o governador estará no município de Rio de Contas, na região da chapada diamantina. Na ocasião, ele vai entregar a ampliação do sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) da sede e a implantação de adutora de água tratada da localidade de Marcolino Moura. De volta à capital baiana, Rui receberá, às 14h, na governadoria, o embaixador da Índia, Sunil Lal, para tratar de assuntos ligados ao turismo. Já às 19h, o governador participará do 111º encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça do Brasil. A solenidade será realizada no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador.

Na sexta-feira (02), às 10h, Rui vai ao município de Luis Eduardo Magalhães, no oeste do estado, onde participará da 13ª edição do Bahia Farm Show, feira de negócios que apresenta as novidades em tecnologia agrícola. Encerrando as atividades oficiais no estado, Rui visitará no sábado (03), às 10h, o município de Cairu, na região do baixo sul, para entregar a restauração da pavimentação de 22 quilômetros da rodovia BA-884, no trecho entre Nilo Peçanha e Cairu. A obra envolveu recursos da ordem de R$ 8,5 milhões e vai beneficiar os 120 mil moradores dos municípios de Nilo Peçanha, Cairu, Camamu e Ituberá.

Prefeitura de Caetité oferece Curso de Libras Intermediário

Terça / 30.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na secretaria de Desenvolvimento Social.

A Prefeitura de Caetité está oferecendo o Curso de Libras Intermediário. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na secretaria de Desenvolvimento Social, na Praça da Barriguda, das 08h às 12h e de 14h às 17h. Os documentos necessários para a inscrição são RG, CPF e comprovante de residência. O curso consistirá em uma capacitação em Libras e dará ênfase em diálogos, trabalhando situações práticas contextualizadas no uso da língua, com finalidade de oferecer um atendimento acessível às pessoas surdas em diferentes espaços.

Brumado: Sesoc e Semar comunicam o retorno do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Terça / 30.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na ocasião, os coordenadores titular e substituto do programa, Sr.ª Denise Alves Pinto e o Sr. Delmo Silva Soares, socializaram todas as informações referentes ao Programa.

Ontem (29), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Semar), promoveu uma reunião com os agricultores cadastrados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e possuidores da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Na ocasião, os coordenadores titular e substituto do referido programa, Sr.ª Denise Alves Pinto (Sesoc) e o Sr. Delmo Silva Soares (Semar), respectivamente, socializaram todas as informações referentes ao Programa e ratificaram o seu retorno para a próxima segunda-feira (05/06). Ressalta-se que o PAA do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial. No município de Brumado, atualmente estão cadastrados 72 agricultores. Os produtos adquiridos destes agricultores são encaminhados para instituições/programas devidamente cadastrados no PAA, beneficiando cerca de mil pessoas. Assim sendo, a compra com Doação Simultânea permite a aquisição de alimentos in natura, processados e industrializados, enriquecendo o cardápio dos beneficiários consumidores.

Alunas da UNEB realizam Oficina Raízes Ancestrais na Casa do Estudante de Caetité

Terça / 30.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

No primeiro dia de oficina foi aplicado um questionário sobre o conhecimento prévio dos estudantes da Casa sobre essas culturas.

Durante as quintas-feiras do mês de maio, alunas do Curso de História do Campus de Caetité, realizaram a Oficina “Raízes Ancestrais - A Trajetória das Culturas Indígenas e Africanas no Brasil” na Casa do Estudante do município. O projeto nasceu a partir de observações feitas pelas docentes Araceli, Naiana e Reginaura, em realidades distintas, de diferentes escolas. A partir de então, foi possível constatar que há uma lacuna a ser preenchida tanto da cultura indígena, como da cultura africana. “A partir dos livros didáticos e de observações em salas de aulas, podemos perceber que essas culturas não têm a importância que deveriam ter. São apresentadas de forma resumida. Então, nosso objetivo é trazer para esses alunos algo mais amplo, que os possibilitasse conhecer fatos novos”, explicou Araceli. No primeiro dia de oficina foi aplicado um questionário sobre o conhecimento prévio dos estudantes da Casa sobre essas culturas. Houve relatos de pessoas que ainda não tiveram contato nas escolas sobre o assunto, outros tiveram, mas superficialmente. “A oficina foi uma forma complementar ao ensino. Nossa intenção era apresentar o tema de forma dinâmica e ampla”, complementou Naiana.

O projeto foi realizado em quatro etapas. A primeira consistiu em a sala de aula com diversos professores nas cidades de Caetité, Ibitira e Ibiassucê. A partir de então, foram constatadas diversas lacunas e elaborado um projeto, com amplo quadro teórico, baseado em vários autores. O objetivo maior da oficina é que os alunos entendessem o quão foram importantes as culturas africanas e indígenas para a construção de um país tão diversificado como o Brasil. “A aplicação desse projeto foi um desafio. Fomos direcionadas por nossa orientadora a realizá-lo em outro local que não fosse uma escola. Em comum acordo, decidimos realizar na Casa do Estudante de Caetité, pois havíamos ouvido boas referências sobre o local”, destacou Reginaura, que aproveitou a oportunidade para agradecer Ana Pereira, coordenadora da Casa, o imenso apoio para realização desse projeto.

O objetivo maior da oficina é que os alunos entendam o quão foram importantes as culturas africanas e indígenas para a construção de um país tão diversificado.

MPs recomendam ao prefeito de Lençóis que suspenda pagamentos e consulte TCM/BA sobre verbas do Fundef

Terça / 30.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O município pretende utilizar parte dos R$ 13.933.361,05 recebidos em precatório referente ao Fundo para indenização de profissionais do magistério e aquisição de veículos.

O Ministério Público Federal (MPF) em Irecê e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA) em Lençóis emitiram, no último dia 23 de maio, recomendação conjunta ao prefeito interino de Lençóis, Florisvaldo Bispo dos Santos, para que este suspenda os pagamentos de indenizações aos profissionais do magistério e de compra de veículos com verbas do Fundef. O prefeito acatou o documento que recomenda, ainda, que Santos consulte o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA) sobre o uso de verbas do Fundo. De acordo com a recomendação, o município de Lençóis recebeu, em 15 de dezembro de 2016, R$ 13.933.361,05 referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), pagos pela União em precatório.

O município aprovou então a Lei Municipal n° 875/2017 - com o objetivo de indenizar os profissionais do magistério da educação básica em atividade entre os anos de 1999 e 2004 – e lançou o Pregão 02/2017 – para a compra de quatro veículos. Ambas indicam os recursos do Fundef como fonte para os pagamentos. Segundo a Resolução n° 1346/2016 do TCM/BA, os recursos do Fundef pagos pela União somente poderão ser utilizados na manutenção e desenvolvimento do ensino básico e devem seguir um Plano de Aplicação, elaborado previamente pela prefeitura. Como o município não apresentou um Plano de Aplicação nem para as indenizações da Lei e nem para a compra dos veículos, os MPs recomendaram que a prefeitura suspenda a realização de qualquer pagamento. A Prefeitura ainda terá que consultar o TCM/BA para verificar se os gastos atendem às exigências legais.

O procurador da República Márcio Albuquerque de Castro e a promotora de Justiça Vera Leilane Mota Alves de Souza, autores da recomendação, consideraram que “a má aplicação dos recursos do Fundef é inaceitável, sob os aspectos jurídico, social, moral e econômico, pois o ensino público no Brasil, ressalvadas algumas situações pontuais, é de péssima natureza.” Os MPs recomendaram, ainda, que o prefeito interino: elabore o devido plano de aplicação, explique como identificará os profissionais do magistério que serão beneficiados pela indenização e como serão calculados os valores a serem recebidos por cada um deles; consulte o TCM-BA sobre o procedimento de identificação dos beneficiários e a metodologia de cálculo do valor a ser recebido individualmente. Também foi recomendado que a prefeitura cumpra as determinações do Tribunal quanto aos pontos anteriores.

Faleceu aos 67 anos o ex-prefeito de Licínio de Almeida Dr. Áureo Mendes

Terça / 30.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Dr. Áureo faleceu na madrugada de ontem (29) em Mortugaba, aos 67 anos, vítima de um infarto.

A notícia da morte do médico Dr. Áureo Mendes da Silva, ex-prefeito de Licínio de Almeida, foi confirmada pela família por meio das redes sociais na manhã de ontem (29). O médico, que entre os anos de 1997 e 2000 esteve à frente do executivo municipal em Licínio de Almeida, faleceu na madrugada de ontem em Mortugaba, aos 67 anos, vítima de um infarto. Segundo relato de familiares o médico chegou a ser socorrido, mas já chegou ao hospital sem vida. Segundo o Informe Cidade, o corpo foi encaminhado a Guanambi para ser embalsamado e depois retornou a Mortugaba para ser velado. Em seguida o corpo seguiu para Licínio de Almeida para ser velado até à meia noite na Câmara Municipal de Vereadores. O sepultamento ocorrerá na manhã desta terça-feira na cidade de Jussara, onde o médico nasceu. Amigos, ex-colegas de trabalho, eleitores e lideranças políticas da região usaram as redes sociais para expressarem seus sentimentos e expressarem a tristeza pelo falecimento do médico.

Governo baiano convoca 2,4 mil universitários para estágio

Terça / 30.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Rui afirmou que foi adotado o critério de priorizar os alunos que fizeram o ensino básico na escola pública e inscritos no CadÚnico.

Na última sexta-feira (26), o governador Rui Costa anunciou, por meio do Facebook, a convocação de 2.410 universitários inscritos para estágio no Programa Partiu Estágio. Os estudantes foram comunicados pelo e-mail informado no ato de inscrição e também podem consultar a relação dos selecionados no site da Secretaria da Administração (Saeb). "Adotamos o critério de priorizar os alunos que fizeram o ensino básico na escola pública e inscritos no CadÚnico. No dia 13, faremos a assinatura do contrato para dar ingresso a esses jovens, que terão a oportunidade de reforçar seu aprendizado nos órgãos e empresas públicas do Estado", afirmou Rui. No e-mail recebido, constam informações sobre a necessidade de comparecer ao órgão ou entidade em que ele irá estagiar, munido de documentos pessoais. O prazo de comparecimento ao local de estágio é de 10 dias úteis, a contar da data de recebimento do e-mail convocatório.

O Programa Partiu Estágio garante o acesso de jovens universitários que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. É prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. O estudante precisa ficar atento aos documentos exigidos para começar a estagiar. Serão solicitados os seguintes documentos: comprovante de residência; original e cópia da Carteira de Identidade (RG); original e cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF); original e cópia de carteira de identidade do representante legal, ou do termo de guarda expedida por autoridade judicial, se for o caso; declaração da instituição de ensino informando o semestre letivo, o turno de estudo, o curso de formação e sua natureza presencial; e comprovante de matrícula e frequência na instituição de ensino.

É preciso apresentar ainda declaração própria de que não exerce atividade remunerada em órgão público; original e cópia do título de eleitor, se for o caso; original e cópia do certificado de reservista, se for o caso; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); comprovação de inscrição no CadÚnico, se for o caso; histórico escolar do Ensino Médio; declaração da escola em que cursou o ensino médio, como bolsista integral, se for o caso; e e-mail convocatório emitido pelo sistema. Conforme consta no edital do programa, o estudante que, na data da contratação, não apresentar a documentação exigida perderá a vaga de estágio.

Brumado: Órgãos que participaram do 1º Torneio de Futsal Maio Amarelo doam alimentos arrecadados para APAE

Segunda / 29.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Representantes da SMTT, da 18ª Ciretran, Polícia Civil, Tiro de Guerra, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal realizaram a entrega dos alimentos.

Na última semana, representantes da Superintendência de Trânsito de Transportes (SMTT) de Brumado, da 18ª Ciretran, Polícia Civil, Tiro de Guerra, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM) se reuniram para entrega dos alimentos arrecadados durante o 1º Torneio de Futsal Maio Amarelo. Todos os alimentos foram doados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O superintendente Interino de Trânsito e Transportes, André Cardoso, disse que o setor pretende se engajar na promoção de mais eventos dessa natureza.

O Trânsito no Comércio: 1ª Conferência discute o impacto do trânsito no comércio brumadense e propõe melhorias

Segunda / 29.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O evento foi direcionado aos empreendedores, comerciantes, lojistas e empresários brumadenses.

Na noite da última sexta-feira (26), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), promoveu a 1ª Conferência - O Trânsito no Comércio em Brumado. O evento foi direcionado aos empreendedores, comerciantes, lojistas e empresários brumadenses. Foram abordados aspectos como estacionamento no centro comercial, ampliação da frota, administração do espaço urbano, estacionamento rotativo, carga e descarga para atendimento das necessidades comerciais e acessibilidade. Na oportunidade, o superintendente Interino de Trânsito e Transportes e Secretário de Planejamento e Infraestrutura, André Cardoso, fez uma explanação sobre as ações no trânsito municipal, com foco nos novos rumos e modernização do trânsito diante da elevação da frota. Ele ainda falou sobre mobilidade urbana, fluidez, segurança viária e zona azul. Já o Coordenador de Controle Viário, Estatísticas e Educação no Trânsito, Jansen Ricardo, apresentou o movimento Maio Amarelo e as metas da SMTT para enfrentamento das demandas de um complexo sistema viário. O diretor administrativo da CDL, Fernando Coelho, e o vice-presidente da CDL, Manoel Messias, também contribuíram com questionamentos sobre as bases do sistema viário, sistema semafórico e estacionamento. Fernando e Manoel ainda se colocaram à disposição para contribuir com o desenvolvimento das ações previstas juntamente com a SMTT.

Encontro Territorial de Regularização Florestal foi realizado em Vitória da Conquista

Segunda / 29.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Na mesa: dep. Zé Raimundo, secretário estadual de Meio Ambiente, presidente da OAB, vice-presidente da Comissão de Direito Ambiental e prefeitos de Jânio Quadros e Condeúba.

Na última quinta-feira (25), Vitória da Conquista sediou o Encontro Territorial de Regularização Florestal, no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento foi realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Estiveram presentes prefeitos, secretários municipais de Agricultura e do Meio Ambiente, além de representantes de sindicatos dos trabalhadores rurais de 22 municípios do território de identidade Território Sudoeste Baiano. O objetivo do encontro foi divulgar o Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) - registro eletrônico de natureza declaratória e obrigatório para todos os imóveis rurais do Estado da Bahia. A Sema e Inema, com financiamento do BNDES, estão fazendo gratuitamente o cadastro para agricultores familiares proprietários ou possuidores de imóveis de até quatro módulos fiscais. “É uma oportunidade dos prefeitos, dos gestores e dos empresários estabelecerem esse diálogo mais produtivo e ver como o governo do Estado pode estar mais presente neste tema. Além do Cefir, que está sendo abordado aqui hoje, dentro desta problemática há a questão ambiental e outros temas. Lembrando que do ponto de vista legal, cabe aos municípios, aos estados e à União trabalhar este tema. A questão ambiental tem uma hierarquia, e por isso é muito importante que os vereadores e prefeitos se debrucem, no alcance da lei, do que pode o município fazer”, ressaltou o deputado Zé Raimundo.

O objetivo do encontro foi divulgar o CEFIR, Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais.

Assessor de Comunicação da Prefeitura de Guajeru participa de oficina de Gestão Municipal em Comunicação em Conquista

Segunda / 29.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

Guajeru foi representado no encontro pelo Assessor de Comunicação Institucional, Aloísio Costa.

Na última sexta-feira (26), em Vitória da Conquista, foi realizada a Oficina de Gestação Municipal em Comunicação. O evento, promovido pelos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), reuniu gestores, secretários, vereadores, lideranças e assessores de comunicação de aproximadamente 22 munícipios da região sudoeste. A Oficina teve como objetivo mostrar aos participantes a importância da Gestão em Comunicação, tanto como órgão público (prefeitura, câmara de vereadores ou secretaria) quanto agente público (prefeito, vereador ou secretário). Foram abordados temas como: As redes sociais como ferramenta de comunicação política; Sociedade midiatizada; Impresso e Rádio, entre outros, destacando a importância da utilização dos diversos meios para o sucesso nas ações de comunicação.

O município de Guajeru foi representado no evento pelo fotógrafo Aloísio Costa, que desde 2013 ocupa o cargo de Assessor de Comunicação Institucional do município e tem sido o articulador das ações de comunicação pública desenvolvidas pela gestão municipal. Na oportunidade Aloísio destacou o gerenciamento comunicacional implementado desde o início da gestão do prefeito Gil Rocha, tendo como princípio básico a prestação de contas das ações e programas desenvolvidos no município, promovendo assim um canal aberto de comunicação com a população de Guajeru.

“Temos nos preocupado, desde 2013, em utilizar ferramentas de comunicação que nos possibilitem estreitar os caminhos entre as ações do governo e a população, principal interessada nessas ações. A gestão em comunicação nada mais é do que a utilização de mecanismos, impressos, auditivos, visuais ou digitais, que deem publicidade aos atos da administração, com caráter informativo e que atinjam as diferentes camadas da sociedade. Hoje o município tem promovido esse diálogo como a população por meio do seu site oficial, da sua fanpage no Facebook e do seu canal no Youtube, como também em jornais impressos de circulação regional, em informativos institucionais periódicos, em Rádio e carro de som”, Destacou Aloísio.

Estiveram presentes os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, além dos membros da Assessoria de Comunicação dos parlamentares.

Brumado: Juiz Genivaldo Guimarães ministra palestra em encontro sobre Proteção Social de Alta Complexidade

Segunda / 29.05.2017

Por Redação Sertão Hoje

O Juiz Genivaldo Alves Guimarães ministrou uma palestra com o tema: “O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e as Atribuições do Poder Judiciário”.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc) de Brumado, por intermédio da equipe do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (Serafa), promoveu um encontro sobre a Proteção Social de Alta Complexidade, com foco nas ações desenvolvidas pelo serviço em Brumado. O objetivo do encontro foi fortalecer a política de atendimento à criança e ao adolescente. Na oportunidade, o Juiz de Direito Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, ministrou uma palestra com o tema: “O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e as Atribuições do Poder Judiciário”. O evento contou com a participação de diversos componentes da rede de atendimento. Na ocasião, foram sanadas as dúvidas sobre o referido serviço, o qual visa intermediar o acolhimento em família acolhedora da criança e/ou adolescente afastados do convívio familiar por medida de proteção. A equipe do Serafa também é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento das crianças e/ou adolescentes acolhidos e sua família de origem, desenvolvendo ações de fortalecimento de vínculos e outras necessárias a fim de viabilizar aos acolhidos a sua reintegração familiar. O serviço segue as diretrizes estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, na lei municipal que versa sobre o Serafa e demais legislações pertinentes.