Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "05/2015"

Metas Fiscais: Prefeitura de Dom Basílio vai realizar audiência pública

Quinta / 28.05.2015

Nesta sexta (29), às 10h, a Comissão de Controle Interno do Município de Dom Basílio realiza uma audiência pública, na Câmara Municipal de Vereadores, em Sessão Pública. A audiência obedece aos princípios de transparência e publicidade, da Lei de Responsabilidade Fiscal. Na oportunidade será demonstrado e avaliado o cumprimento das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2015. 

Caculé: Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado com ações de conscientização

Quinta / 28.05.2015

Por Tayga Ribeiro

No dia 5 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para festejar essa data, a Prefeitura de Caculé vai realizar ações de conscientização, em conjunto com outras entidades. Na próxima quarta (03), equipes da Secretaria Municipal do desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente (SEMEIA), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Cooperativa de Catadores Catando a Vida estarão na Praça Deoclídes Cardoso, a partir das 8h, distribuindo mudas nativas e trocando 10 garrafas PET de 2 litros por uma sacola retornável.

Já no dia 07 de junho, domingo, as equipes, em conjunto com os alunos do CETEP, visitam a comunidade de Várzea Grande e, além da distribuição de mudas e troca de garrafas, realizam a Pegada Ecológica. A ação é um trabalho de mobilização da comunidade, através de campanha motivacional que, de porta em porta, abrange a totalidade daquela população, apresentando “o que é” a Pegada e orientando sobre a Coleta Seletiva; mutirões de limpeza, envolvendo a comunidade local; educação ambiental, por meio de palestras.

Para o sucesso do trabalho é importante o empenho da comunidade. A organização pede que os moradores separem seus resíduos gerados e reuna aos demais resíduos dispersos, em suas propriedades, de forma separada, na medida do possível, e coloquem nas entradas das residências. A separação é feita entre materiais recicláveis: plásticos, papéis, jornais, garrafas PET, papelão e latas de alumínio (cerveja, refrigerante, sucos).

Gestantes de Dom Basílio participam de encontros mensais

Quinta / 28.05.2015

Os encontros são organizados pela Diretoria de Atenção Básica e contam com a participação de diversos profissionais da área da saúde

Com o propósito de ampliar cada vez mais as informações para as futuras mães, a Secretaria Municipal de Saúde de Dom Basílio realiza mensalmente reunião com o grupo de gestantes. Os encontros são organizados pela Diretoria de Atenção Básica e contam com a participação de diversos profissionais da área da saúde, buscando esclarecer dúvidas das gestantes para que o período gestacional possa transcorrer normalmente.

Neste mês de maio o encontro aconteceu na tarde da última quarta (27), no Auditório do Conselho Municipal de Saúde, com a participação de, aproximadamente, 15 mulheres. A reunião foi preparado pela Equipe de Saúde da Família de Barra do Bernardo, e contou com a participação da Enfermeira Obstetra Marli Araújo e também da Nutricionista, que atende pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Luciana Soares, levando informações sobre Alimentação Saudável e Atividade Física. Contou ainda com uma peça teatral apresentada pelos Agentes Comunitários de Saúde da Equipe. As enfermeiras Valiane Félix, Tisse Tanajura e os enfermeiros Pedro Ernesto e Leonardo Vagner também participaram do evento.

O próximo encontro do grupo de gestantes está marcado para o dia 16 de junho, com início às 13h30min, no Auditório do Conselho Municipal de Saúde.

Caetité: Plano Municipal de Educação será apresentado na noite de hoje (28)

Quinta / 28.05.2015

Por Thayná Lima

O PME é o planejamento das ações a serem desenvolvidas na área educacional na próxima década

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Educação, promoverá nesta quinta-feira (28), uma Audiência Pública para apresentação do Plano Municipal de Educação (PME) 2015-2025. O evento acontecerá às 19h30min, no auditório do CETEP.

O documento orientará as diretrizes e metas educacionais do município para os próximos dez anos. O PME também será um instrumento fundamental para a melhoria da qualidade de ensino do município e apontará quais metas Caetité pretende alcançar na educação nos próximos anos, além das estratégias a serem realizadas. 

Farmácia básica de Brumado foi arrombada; atendimento já foi retomado

Quarta / 27.05.2015

Por Luís Gustavo

Na madrugada desta quarta-feira (27), a Farmácia Básica de Brumado foi arrombada. De acordo com o Coordenador da farmácia, Roney Alves, os arrombadores entraram por uma janela e para sair arrombaram a porta. Além de furtar um computador e um botijão de gás de cozinha, os ladrões ainda vasculharam gavetas e prateleiras em busca de mais bens de valor. Os agentes da 20ª Coorpin estiveram no local para fazer a perícia. Após a interrupção do atendimento no período da manhã, a farmácia básica retomou o atendimento a partir das 14h00. Pela manhã, quando nossa reportagem esteve na unidade, o coordenador informou que  os funcionários ainda estão verificando o estoque pra saber se algum medicamento foi furtado.

Brumado: SMTT e SEINFRA estão construindo rotatória próximo ao Hospital

Quarta / 27.05.2015

Por Luís Gustavo

Foi iniciada na tarde dessa quarta-feira (27) a construção de uma rotatória, nas imediações do Hospital Professor Magalhães Neto, próximo ao SAMU 192, no cruzamento das ruas Rio de contas e Eusino Tanajura Meira. Este é um projeto da Superintendência Municipal de Transito e Transportes (SMTT), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), sendo o Secretário André Luís (Infraestrutura) o engenheiro responsável pelo projeto. Em entrevista ao Site Sertão Hoje, o Superintendente de Trânsito e Transporte, Clidemar Amorim afirmou que o projeto visa garantir mais segurança e organização do trânsito no local, que tem um movimento intenso em razão de estar localizado próximo ao Hospital Municipal, Fórum, Posto de Saúde, Delegacia e das escolas CMEAS e ENSF. Amorim adiantou ainda que outras três rotatórias ainda serão construídas em Brumado. As obras serão realizadas em cruzamentos onde estão sendo registrados o maior número de acidentes.

Prefeitura de Piripá exonera 142 temporários depois de denúncia

Quarta / 27.05.2015

Por Bahia Notícias

Prefeita Sueli Bispo Gonçalves (Foto: Leonardo Oliva/Arquivo Site Sertão Hoje)

Depois de denúncia de contratação irregular de funcionários, a Prefeitura de Piripá, na região de Vitória da Conquista, teve que exonerar na última segunda (25), 142 servidores com contratos temporários irregulares. Antes, uma acusação tinha sido formulada pelo vereador da cidade, Joel Barbosa Rocha (PMDB), contra a administração da prefeita Sueli Bispo Gonçalves (PP). Segundo a queixa de Rocha, Sueli teria exonerado servidores concursados e efetivos “para serem substituídos por pessoal contratado, em flagrante desrespeito à Constituição Federal”. Os contratos também não eram “escritos e nem formalizados”, conforme o denunciante. Segundo o Blog do Anderson, de Vitória da Conquista, os demitidos atuavam em diversos setores, como Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. 

Luciano Ribeiro defende que municípios estão sobrecarregados

Quarta / 27.05.2015

Por Giselle Quintão

O deputado Luciano Ribeiro em seu pronunciamento do dia 26 de maio fez uma reflexão acerca da administração de pouco mais de 8 anos do PT no Estado da Bahia. “Presenciamos uma educação sem qualidade; a saúde é um caos absoluto; o Estado tentando passar responsabilidades aos municípios que, por sua vez, não têm recursos para arcar com mais encargos. A cidade de Salvador vive sem o seu Centro de Convenções e, como consequência, agrava a situação do turismo, além disso, tivemos a péssima notícia do fechamento de hotéis, o que representa mais desemprego. Deparamos também com projetos que não andam, a exemplo do Porto-Sul e o Estaleiro Paraguaçu - que está a demitir. A constatação é de que foram necessários apenas 8 anos para um governo destruir um Estado, com consequências danosas e drásticas para a população”, lamentou o deputado.  

Guanambi: Parceria entre Prefeitura e Codevasf viabiliza recuperação de estradas rurais

Quarta / 27.05.2015

A Secretaria de Planejamento de Guanambi, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), está viabilizando um trabalho de recuperação, encascalhamento e requalificação de trechos estratégicos na zona rural do município.

O investimento, da ordem de 1 milhão de reais, está promovendo a intervenção nas regiões de ligação de Guanambi ao distrito de Pajeú dos Ventos, Capim de Raiz, Morro da Inácia, Minador e Enxu, em Mutans, região do Poço Comprido com construção de bancas, Itapicuru, promovendo a interligação e melhorando o acesso de centenas de moradores e de todos que trafegam nestes trechos de grande fluxo e movimentação.

“Este trabalho tem uma importância social, por tratar-se de regiões produtoras, linhas de ônibus escolares, acesso a sede de distritos, que já foi viabilizada com muito esforço de nossa secretaria na fase de projeto, do acompanhamento e, principalmente, graças à articulação política do Prefeito Charles, que se empenhou através da parceria que estabeleceu com Jaques Vagner, Rui Costa e o Governo Federal” ponderou o Secretário de Planejamento, Jairo Magalhães.

Já com recursos próprios do município, a prefeitura está promovendo a recuperação da estrada vicinal que liga Chafariz a Queimadas e Tabuinha em Mutans. 

Jovens de Caetité e Lagoa Real participam de encontro do NUCA

Quarta / 27.05.2015

Por Thayná Lima

Encontro foi mais uma etapa concluída na busca pelo Selo UNICEF – Edição 2013 a 2016

Na manhã dessa terça-feira (26) a Prefeitura de Caetité promoveu um encontro entre os adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) do município e da cidade de Lagoa Real. Os jovens encheram o auditório da Casa Anísio Teixeira a fim de fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas do município. O encontro é mais uma etapa concluída na busca pelo Selo UNICEF – Edição 2013 a 2016.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, salientou a importância da formação do NUCA e da conquista do Selo UNICEF para o município. “Esta é uma responsabilidade de todos nós. Vocês, adolescentes, têm mais esse meio para exercerem a sua cidadania, cumprindo seus deveres e cobrando seus direitos. O NUCA vem para agregar, para possibilitar maior incidência de vocês nas políticas públicas do nosso município, já que vocês também devem avaliar, cobrar, sugerir, vigiar e cuidar da nossa cidade. Por esse motivo, estamos à disposição de vocês, para ouvi-los e colocarmos em prática ações que irão melhorar a vida dos jovens aqui em Caetité”, reforçou a secretária, que também está à frente do processo da conquista do Selo UNICEF pelo município.

Guajeru: Projeto autoriza Executivo a contratar operação de crédito junto ao DESENBAHIA

Quarta / 27.05.2015

Por Aloísio Costa

Por 5x4 vereadores aprovam o Projeto de Lei 07/2015 encaminhado pelo Poder Executivo. Foto: ASCOM/Governo de Guajeru.

Na manhã da última terça (26), a Câmara Municipal de Vereadores de Guajeru aprovou o Projeto de Lei, encaminhado pelo prefeito Gil Rocha, que autoriza o Executivo Municipal a contratar operação de crédito junto à Agência de Fomento do Estado da Bahia S/A (DESENBAHIA).

Segundo o Projeto de Lei, o valor a ser aprovado pela DESENBAHIA pode chegar até R$ 2.500.000,00 (dois milhões e quinhentos mil reais). Os recursos, resultantes do financiamento, serão destinados a execução de obras e serviços de infraestrutura urbana e saneamento, a exemplo da pavimentação asfáltica de ruas do centro da cidade e urbanização da Praça Deoclides Pereira Dias.

Para o prefeito Gil Rocha a decisão da Câmara demonstra que ainda há vereadores e cidadãos guajeruenses que não se atentam somente a uma questão partidária. “Não imaginava que esse projeto traria tanta discussão, haja vista que é tão transparente. Esse projeto vem, de fato, angariar fundos para execução de obras que tragam melhorias para a população. Venceu a maioria, maioria esta que quer o melhor para Guajeru” destacou.

A Lei agora segue pra sanção do prefeito. Em seguida será encaminhado o projeto arquitetônico, em conjunto com a documentação exigida, à DESENBAHIA que submeterá ao Tesouro Nacional, órgão que determinará o valor que o município poderá operar o crédito.

Prefeito Gil Rocha destaca a importância da aprovação do Projeto de Lei nº 07/2015 para o desenvolvimento do município. Foto: ASCOM/Governo de Gaujeru.

Projeto “Se esta praça fosse minha” diverte caetiteenses

Quarta / 27.05.2015

Por Thayná Lima

Dupla que carrega um circo dentro de um fusca esteve no município no último final de semana e alegrou o público da cidade

No último final de semana, as praças públicas de Caetité foram palco do projeto “Se essa praça fosse minha”, apoiado pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do município. A bordo de um fusca chamado Olivério, um cearense e uma argentina montaram um picadeiro e compartilharam suas artes.

O gerente municipal de cultura, Fernando Dias, afirmou que a “arte tem essa coisa de fazer com que o espaço público se torne, na prática, o fim para o qual ele é destinado. Esta semana a cidade de Caetité foi contemplada com a visita simples de três sujeitos que invadiram as nossas praças e ajudaram a cidade a sorrir e a brincar através de suas histórias, exemplos e palhaçadas. Muito obrigado à palhaça Borbuja (Romina), ao palhaço Suspiro (Felipe) e a Olivério (O Fusca) por dividirem conosco um pouquinho de arte e por mostrar que precisamos dela cada dia mais”, declarou Fernando.

Embrapa capacita agricultores para a produção de mamona no semiárido baiano

Quarta / 27.05.2015

Especializar agricultores familiares do semiárido baiano para que tenham uma produção sustentável e rentável de mamona, principal matéria-prima do biodiesel ou bio-óleo, é o objetivo de uma parceria da Embrapa Algodão com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na região de Irecê. Na região, três novas cultivares do vegetal já foram desenvolvidas e cerca de 27 mil famílias de pequenos produtores estão inseridas neste agronegócio.

Renovada por mais três anos, a parceria entre Codevasf e Embrapa Algodão, iniciada em 2005, visa ao desenvolvimento e difusão de tecnologias para melhoramento genético, cultivo e comercialização da mamona para usinas de biodiesel. Estas usinas são certificadas com o Selo Combustível Social pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) sempre que inserem a agricultura familiar em sua cadeia produtiva. “A região de Irecê é responsável por colocar a Bahia na posição de maior produtor de mamona do Brasil, e 90% da produção estadual está concentrada em 23 municípios desta região” afirma o chefe do escritório da Codevasf em Irecê, Luiz Alberto Barbosa. A Bahia responde por 67% da produção nacional. 

3ª Etapa da Liga baiana de Downhill animou o fim de semana em Caculé

Quarta / 27.05.2015

Por Tayga Ribeiro

O Morro da Cambambosa foi palco para a disputa da 3ª etapa da Liga baiana de Downhill 2015, reunindo nos dias 23 e 24 de maio, caculeenses, pilotos e os amantes da prática esportiva. Além de uma vista privilegiada, a pista do local é considerada uma das melhores da Bahia. O evento atraiu competidores de vários cantos do país e contou com a presença e participação do público que animou a competição. O Governo de Caculé colaborou de forma efetiva para o sucesso do evento, que teve a participação de 39 pilotos, disputando três categorias. Confira o resultado:

Caetité: Secretaria da Cultura realiza reunião sobre o 2 de Julho com Grupos de Montaria

Quarta / 27.05.2015

Por André Koene

Com o tema “Sustentabilidade”, os festejos da Independência da Bahia começam a ter desenhada sua conformação para 2015 (Foto: Manoelino Ferreira)

Uma ampla reunião organizada pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo com representantes de Grupos de Montaria foi realizada nesta segunda-feira (25), no auditório municipal, para discutir os detalhes da Festa do 2 de Julho – que há bem mais de um século acontece na cidade Caetité. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) também participaram da discussão.

Entre vários assuntos, a reunião debateu os critérios para pontuação dos grupos participantes e a realização do torneio de equinos. Questões referentes ao trajeto e ao cortejo também foram tema do encontro. Também foram sugeridos nomes de bandas e artistas que serão atração no palco da Praça da Catedral, no dia 1º de julho.

Na ocasião ficou decidido que os exames dos animais, feito pela Adab, contará com o apoio de cada grupo. A coleta de sangue dos cavalos será feita nos distritos, bem como durante os ensaios que ocorrerão antes do evento. Tudo deverá ser divulgado nas emissoras de rádio locais, visando uma ampla participação dos proprietários de equinos. Roberto Leônidas Azevedo, representante da Adab, também acertou a vinda de um técnico especialista de Salvador, a fim de proferir palestra para os participantes do evento.

Foram sorteados os grupos que serão responsáveis pela organização dos dois primeiros ensaios: o primeiro ensaio, no dia 14 de junho, será realizado pelo Grupo Ipiranga. Já o segundo, no dia 21, ficará sob a responsabilidade do grupo Rancho de Palha. O último será feito pela prefeitura. Ao todo são 31 grupos inscritos, sendo que 28 deles participaram dos cortejos no último ano. A próxima reunião para acertar os detalhes desta que é considerada a maior festa cívica da região ocorrerá no mesmo local, no dia 2 de junho.