Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2019"

Dom Basílio: definidos os classificados para a 2ª fase do Torneio Início de Futebol

Quarta / 17.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Com isso, ficaram definidos os confrontos da segunda fase: Algodões X Tanque Bravo, Pedra Redonda X Passagem, Alagoas X Papagaio. Santa Luz classificou-se direto para semifinal.

No último domingo (14) foram realizados os sete jogos válidos pela 1ª fase do Torneio Início do Campeonato Municipal de Futebol de Dom Basílio. No primeiro jogo, a equipe de Algodões venceu Lagoa do Morro pelo placar de 2 a 1. Na segunda partida Caiçara venceu Tanque Bravo pelo placar de 3 a 0, mas como escalou um jogador irregular, Caiçara acabou sendo desclassificada e Tanque Bravo avançou para a 2ª fase. Na terceira partida, Pedra Redonda venceu Unidos dos Oliveira pelo placar de 1 a 0. No quarto jogo, Passagem e Alto do Rosário empataram em 1 a 1 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, Passagem levou a melhor, vencendo a disputa por 3 a 2. A quinta partida também foi decidida nos pênaltis, após Última Várzea e Alagoas empataram no tempo normal em 2 a 2. Nos pênaltis, Alagoas levou a melhor, vencendo por 5 a 3. No sexto jogo, Papagaio goleou a equipe de Salobo pelo placar de 4 a 0. Fechando o 1º dia, Dom Basílio e Santa Luzia empataram em 0 a 0. Nos pênaltis, Santa Luzia levou a melhor, vencendo a disputa por 4 a 2. Com isso, ficaram definidos os confrontos da segunda fase: Algodões X Tanque Bravo, Pedra Redonda X Passagem, Alagoas X Papagaio, lembrando que a equipe de Santa Luzia se classificou diretamente para a semifinal. Os jogos acontecem no próximo domingo (21). O Torneio Início e o Campeonato Municipal de Futebol são uma realização Prefeitura de Dom Basílio, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e Divisão Municipal de Esportes e Lazer.

Prefeitura de Brumado e PAD discutem sobre implementação de ações para dessalinização de água em comunidades rurais

Terça / 16.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

O PAD é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. (Foto: Ascom Pref. de Brumado)

Uma equipe do Programa Água Doce (PAD) realizou uma reunião com o prefeito Eduardo Vasconcelos e pelo Secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Danilo Viana, para comunicar novas ações visando a otimização dos serviços de dessalinização nas comunidades rurais no município. Segundo a nota divulgada pela Prefeitura, “não se trata simplesmente de buscar aumento de produção ou produtividade, mas encontrar o sistema de produção adequado às características ecológicas e socioambientais de cada região, aliados às práticas conservacionistas e às tecnologias sociais já disponíveis”.

Segundo o Secretário, as ações incluem otimização da infraestrutura, acompanhamento periódico dos sistemas para que os reparos sejam feitos com celeridade e a capacitação de 3 membros de cada comunidade para operar o sistema. O PAD é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil.

Presidente da UVB visita a Câmara de Vereadores de Brumado para convidar os parlamentares para Marcha dos Vereadores

Terça / 16.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Edilene foi recepcionada pelo vice-presidente da casa, vereador Zé Carlos de Jonas, já que o Presidente Léo Vasconcelos estava em viagem de trabalho. (Foto: Ascom CM Brumado)

A presidente da União dos Vereadores da Bahia (UVB), a vereadora de Serrinha, Edilene Ferreira, visitou a Câmara de Vereadores de Brumado para “difundir e convocar os seus colegas para participar da Marcha dos Vereadores que acontecerá entre os dias 23 e 26 de abril”, segundo nota divulgada pela assessoria da Câmara. Edilene foi recepcionada pelo vice-presidente da casa, vereador Zé Carlos de Jonas, já que o Presidente Léo Vasconcelos estava em viagem de trabalho.

O vereador Zé Carlos de Jonas ressaltou a importância desta parceria declarando  que “a Câmara de Brumado tem a honra de ser filiada à UVB, que vem realizando um grande trabalho em nosso estado em prol do trabalho do vereador”. Zé também observou que “foi um grande prazer recepcionar a presidente Edilene Ferreira, que ficou muito admirada da estrutura da Câmara de Brumado”.

Tanhaçu: Coelba comunica que haverá desligamento programado de energia nesta quarta-feira (17)

Terça / 16.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Companhia de Eletricidade da Bahia (COELBA) emitiu um comunicado informando que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na zona rural do município de Tanhaçu nesta quarta-feira (17), na Fazenda Miragem e nos Povoados de Inchu e Paraíso.
 

Dia da Chapada Diamantina é comemorado em sessão especial na AL-BA

Terça / 16.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

A criação da data teve como base o projeto da Deputada Estadual Ivana Bastos. (Foto: Reprodução / UPB)

Prefeitos, deputados e empresários participaram da sessão especial da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), realizada na última sexta-feira (12), que homenageou o Dia Estadual da Chapada Diamantina, uma das principais zonas turísticas da Bahia. A criação da data teve como base o projeto da Deputada Estadual Ivana Bastos. "Estamos reunidos aqui hoje para comemorar, reconhecer e estimular a promoção da sustentabilidade turística, cultural e ambiental dessa região que é o coração da nossa Bahia", afirmou Ivana.

Para o prefeito de Andaraí e presidente do Consórcio Chapada Forte, João Lúcio Carneiro, “é uma satisfação muito grande poder celebrar esse dia, o dia da nossa Chapada Diamantina, que é sem dúvida, a região mais bonita do país. Precisamos consolidar isso em políticas públicas para fortalecer cada vez mais a indústria do turismo e do agronegócio, pois é uma região de muitas riquezas. Temos o melhor café e contamos com os melhores atrativos do Brasil”.

Representando o governador Rui Costa, o secretário de Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, elogiou a proposição e efetivação do Dia da Chapada, “que tem um potencial grande na agricultura, na cultura e no turismo. Poucas regiões no mundo têm a beleza da Chapada, e a gente sente um compromisso forte das pessoas que ali vivem com a sociobiodiversidade. É uma das regiões que as pessoas visitam e saem de lá energizadas”.
 

Ataques a bancos na Bahia têm menor média dos últimos seis anos, afirma SSP

Terça / 16.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Em 2019, a polícia já apreendeu 13 armas e tirou 9 assaltantes de circulação, após serem provocados a entrar em confronto direto. (Fotos: Alberto Maraux / SSP-BA)

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) publicou, na segunda-feira (15), um levantamento que mostra a redução de 22,2 casos por mês para 5,3 nos casos de ataques a instituições financeiras. O período analisado compreende os três primeiros meses dos anos de 2014 a 2019.

Ao comparar 2019 com 2018, a redução é de 33,3%, passando de 24 casos no ano passado para 16 este ano. Segundo a SSP, a prisão de 30 pessoas envolvida com quadrilhas especializadas nesta modalidade de crime e o trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar, unidos às ações de inteligência têm contribuído para o alcance dos índices. “É um trabalho árduo, minucioso e de inteligência, que precisa ser divulgado, da mesma forma que são noticiados prejuízos causados pelas ações criminosas. Porque os índices só caíram graças a muito suor dos nossos policiais, seja na repressão do dia a dia, realizado pela Polícia Militar, ou pela identificação das quadrilhas e posterior prisões, pela Polícia Civil”, comentou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, que também não esqueceu de atribuir a redução à parceria com outras forças de segurança como as polícias Federal e Rodoviária Federal, além das polícias de outros estados.
 

Em 2019, a polícia já apreendeu 13 armas e tirou 9 assaltantes de circulação, após serem provocados a entrar em confronto direto. (Fotos: Alberto Maraux / SSP-BA)

Caculé realiza a 5ª etapa municipal da XVI Conferência Nacional de Saúde

Terça / 16.04.2019

Por Germano Afonso

A proposta temática é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada um marco para a democracia participativa e para o SUS.

A Secretaria Municipal de Saúde de Caculé, por meio do Conselho Municipal de Saúde, realizou na última sexta-feira (12), a V Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde, abordando o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como direito, Consolidação e Financiamento do SUS”. A proposta temática é um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada um marco para a democracia participativa e para o SUS.

O objetivo das Conferências de Saúde é fortalecer o direito à saúde e a participação popular, garantido pela constituição de 1988, bem como avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes dos Planos Municipal, Estadual e Nacional.

A Palestra Magna foi ministrada pelo Enfermeiro Ricardo Bruno Santos Ferreira, Especialista em Saúde Coletiva, que explanou o tema proposto da conferência. Estiveram presentes no evento, o Prefeito Beto Maradona, o Secretário de Saúde, Ricardo Alves, o Diretor Administrativo do Hospital Nossa Senhora Aparecida, Dr. Charles Martins, o Presidente do Conselho de Saúde, Gabriel Romano, demais secretários municipais, vereadores, conselheiros de saúde do município e do grupo de teatro ‘‘Força para Viver’’ que apresentou o cordel "O dia que o SUS visitou o cidadão".

Após as discussões dos eixos temáticos, sob orientação dos facilitadores dos grupos de trabalho, foram apresentadas as propostas que serão encaminhadas à X Conferência Estadual da Saúde, a ser realizada em Salvador, logo após, houve a eleição dos delegados que representarão o Município de Caculé na Etapa Estadual.

Paramirim: Prazo de inscrições para eleição dos novos membros do Conselho Tutelar vai até o dia 30

Terça / 16.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os interessados devem se inscrever pessoalmente, das 8h às 12h e das 14h às 16h, na sede da Secretaria de Assistência Social, até o dia 30 de abril. (Foto: Ascom Pref. de Paramirim)

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social publicaram um comunicado no site oficial da Prefeitura de Paramirim, no dia 10 de abril, informando a todos que estão abertas as inscrições para a eleição de novos membros do Conselho Tutelar.

Os conselheiros têm como função, fiscalizar situações que possam oferecer risco, ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente, além de ações preventivas. Os interessados devem se inscrever pessoalmente, das 8h às 12h e das 14h às 16h, na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Professor Divaldo Pereira Franco, nº 167, Centro, até o dia 30 de abril.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O EDITAL 

Brumado: Coelba comunica que haverá desligamento programado de energia nesta quarta-feira (17)

Segunda / 15.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. (Foto: Arquivo Sertão Hoje)

A Companhia de Eletricidade da Bahia (COELBA) emitiu um comunicado informando que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na zona rural do município de Brumado nesta quarta-feira (17), das 9h às 14h, na Chácara Maria Lisboa, na Fazenda Lagoa D’Água e na Fazenda Riachão.
 

Publicado edital para eleição dos novos membros do Conselho Tutelar de Caetité; inscrições até 20 de maio

Segunda / 15.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

Os interessados devem se inscrever pessoalmente, das 8h às 13h, na sede do CMDCA localizado à Praça Pompeu Fernandes da Cunha (Barriguda), até o dia 20 de maio.

Estão abertas as inscrições para a eleição de novos membros do Conselho Tutelar do município de Caetité. O edital que regulamenta o processo de escolha dos conselheiros para o mandato 2020/2023 foi publicado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) no Diário Oficial do Município de 04 de abril (confira aqui).

Os conselheiros têm como função, fiscalizar situações que possam oferecer risco, ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente, além de ações preventivas. Os interessados devem se inscrever pessoalmente, das 8h às 13h, na sede do CMDCA localizado à Praça Pompeu Fernandes da Cunha (Barriguda), até o dia 20 de maio.

Em Caetité, o Conselho Tutelar é composto de cinco membros, escolhidos pela população local. Cada integrante receberá remuneração mensal de R$ 1.620,00 para 40h de jornada de trabalho semanal. Os mandatos dos conselheiros, de acordo com resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), serão de quatro anos (confira aqui).

Caetité: PSE mobiliza alunos para o combate ao Aedes Aegypti em Santa Luzia

Segunda / 15.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

“São informações que eles irão passar para as famílias, conscientizando mais pessoas sobre a proliferação do mosquito e as formas de prevenção”, explica a enfermeira Amanda Lima.

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, foi o tema abordado em ação do Programa Saúde na Escola (PSE), realizada com alunos da Escola Municipal Luís Viana Filho, no Povoado de Santa Luzia, em Caetité, na última sexta-feira (12).

A ação contou com uma palestra, ministrada pela enfermeira Amanda Lima, e uma caminhada de conscientização pelas ruas do povoado, uma gincana de conhecimento com tarefas e desafios e apresentações culturais preparadas pelos próprios estudantes. Segundo a enfermeira, “essa iniciativa é de grande valor, porque amplia o conhecimento dos alunos. São informações que eles irão passar para as famílias, conscientizando mais pessoas sobre a proliferação do mosquito e as formas de prevenção”.

Caetité: Projeto itinerante “Unindo forças” é realizado na Comunidade de Sambaíba

Segunda / 15.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

A ação é uma iniciativa do CRAS Rural e tem como objetivo levar políticas públicas para as comunidades quilombolas do município. (Fotos: Direcom Pref. de Caetité)

Ocorreu na última sexta-feira (12), na Comunidade Remanescente de Quilombo Sambaíba, em Caldeiras, o primeiro projeto itinerante “Unindo forças” de 2019. A ação é uma iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rural e tem como principal objetivo levar políticas públicas para as comunidades quilombolas do município, bem como, prevenir os riscos sociais, reduzir as vulnerabilidades e potencializar o desenvolvimento da autonomia e da autoestima nas localidades, segundo a Prefeitura de Caetité.

 O encontro contou com a presença da Assistente Social Joseni Caxias e do Psicólogo Diogo Souza, ambos técnicos do CRAS Rural. Esteve presente também, o Professor Ailton Pinheiro, a Educadora física Kessia Mirian, o professor de Capoeira Rafael Lorens (“Manchinha”), o músico e coproprietário do Projeto Café Pequeno, João Roberto, e os moradores da comunidade.

A assistente Joseni iniciou as atividades fazendo a acolhida ao público, além de uma breve apresentação de todos os profissionais presentes, logo após, Joseni frisou sobre a importância do elo CRAS Rural e comunidade, pontuando os resultados obtidos a partir desta aproximação. Já o psicológico Diogo discorreu sobre a importância da saúde mental na vida das pessoas, bem como, os estigmas que a mesma carrega. Além disso, ressaltou também sobre as atribuições dos psicólogos nos serviços públicos, sobretudo no CRAS Rural, seu local de atuação. João Roberto destacou sobre a relevância da música e da arte, de modo geral, no fomento de potenciais, inclusão social e redução da violência.
 

Sessão da Câmara de Vereadores de Brumado é antecipada para quarta-feira (17)

Segunda / 15.04.2019

Por Eliana Costa

A medida foi tomada por causa do feriado de Sexta-feira Santa, dia 19.

Ficou acertada em acordo feito pelos vereadores a antecipação da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Brumado para esta quarta-feira (17), às 08h. A medida foi tomada por iniciativa da presidência da casa que explicou que em decorrência do feriado de Sexta-feira Santa a sessão teria que ser antecipada, sendo posteriormente aprovada por unanimidade a referida data.

Brumado: vereador Girson Ledo solicita sinalização em torno da Escola Armindo Azevedo, no Bairro Olhos d’Água

Segunda / 15.04.2019

Por Eliana Costa

Também foi indicada a instalação de uma faixa elevada (lombofaixa) visando a travessia de pedestres em frente à instituição escolar. (Foto: Ascom CM Brumado)

Devido ao aumento de ocorrências envolvendo acidentes de trânsito na Praça Donatila Meira Lobo, no Bairro Olhos D’Água, onde fica situada a Escola Municipal Armida Maria Azevedo, o vereador Girson Ledo apresentou, na última sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, duas indicações solicitando do Poder Executivo Municipal a sinalização completa e a instalação de placas nas ruas em torno da referida escola. Também foi indicada a instalação de uma faixa elevada (lombofaixa) visando a travessia de pedestres em frente à instituição escolar. O vereador discorreu em seu pronunciamento a necessidade das ações, as quais visam a segurança dos alunos e familiares.

Dom Basílio: Projeto que institui Programa de Bolsa para estudantes universitários está tramitando no legislativo

Segunda / 15.04.2019

Por Redação Sertão Hoje

O projeto visa incentivar e viabilizar a capacitação de estudantes de baixa renda, com bom desempenho escolar, que estejam frequentando curso superior em outro município.

O Prefeito de Dom Basílio, Roberval Meira, encaminhou para o legislativo municipal o Projeto de Lei N.º 03/2019, que institui o Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior e dá outras providências. Pelo projeto, o poder executivo fica autorizado a conceder bolsa de estudo mensal a estudantes regularmente matriculados e cursando o ensino superior, desde que: tenham frequência escolar mínima de 75%, estejam matriculados em curso superior não ofertado em Dom Basílio, estejam cursando universidade pública ou possuam bolsa integral do PROUNI e não tenham concluído outro curso superior antes. Segundo o projeto, o benefício visa incentivar e viabilizar a capacitação de estudantes de baixa renda, com bom desempenho escolar, através de uma contribuição para o custeio das despesas desses estudantes matriculados e frequentando curso superior em outro município. O projeto de lei foi encaminhado para as comissões e deve ser votado nas próximas sessões.