Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2018"

Guanambi: Prefeito autoriza reforma da Escola Getúlio Vargas

Terça / 24.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

A Escola Getúlio Vargas, inaugurada pelo intendente José Ferreira Costa em 10 de novembro de 1938, é a primeira do município. (Fotos: Ascom Guanambi)

Seguindo com a sua missão de visitar todas as escolas da rede municipal de ensino, para averiguar pessoalmente as condições estruturais e dialogar com os educadores e alunos, o prefeito Jairo Magalhães, acompanhado da Secretária de Educação, Maristela Cavalcante, visitou nesta quarta-feira (18), a Escola Municipal Getúlio Vargas, localizada na Praça Tancredo Neves, no Centro de Guanambi.  Na oportunidade, o prefeito visitou todas as dependências da unidade de ensino, onde averiguou as necessidades, conversando com os alunos e direção sobre as demandas do espaço. Ao lado da comunidade escolar, o prefeito assinou a ordem de serviço para a reforma completa da escola, que irá preservar toda a sua arquitetura original, ganhando melhorias na parte elétrica, hidráulica, pintura, melhoria de portas e janelas, etc. “Seguimos levando melhorias para as nossas escolas, já visitamos e realizamos intervenções em 15 escolas, em apenas 14 meses de gestão, e temos como meta de até final do ano, visitar todas as unidades”, disse o prefeito. Inaugurada em 10 de novembro de 1938 pelo intendente José Ferreira Costa, sendo a primeira escola de Guanambi, permanecendo ativa e histórica, a escola Getúlio Vargas necessitava de rápida intervenção, para melhorar as condições de ensino e de trabalho para os estudantes e professores. “É muito gratificante ver a alegria dos alunos e professores, ao saber das melhorias que serão realizadas na escola, isso também nos realiza como gestores da educação de nossa cidade”, disse Maristela.

“Já visitamos e realizamos intervenções em 15 escolas e temos como meta de até final do ano, visitar todas as unidades”, disse o prefeito Jairo Magalhães. (Fotos: Ascom Guanambi)

Prefeitura de Caetité realiza melhorias em estradas na zona rural do município

Terça / 24.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Trabalhamos para oferecer condições, afim de que os produtores, moradores e alunos, tenham segurança e conforto para trafegarem”, destaca o prefeito Aldo Gondim.

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, já iniciou as obras de recuperação, manutenção e melhorias nas estradas vicinais do interior de todo o município. Segundo o Governo Municipal, as ações fazem parte de um programa contínuo e visam garantir a melhor trafegabilidade e o acesso de veículos e, consequentemente, o transporte escolar. Inicialmente, as ações estão sendo realizadas simultaneamente na região do distrito de Brejinho das Ametistas, nas comunidades de Manoel Vicente e Açoita Cavalo 1 e 2, e nas comunidades de Vargem Formosa, Mutamba, Tucano, Limoeiro, Sítio do Ouro e Jurema. As obras compreendem a reconstrução de trechos prejudicados pelas chuvas, patrolamento, retirada de barreiras, abertura dos trechos mais estreitos, limpeza das laterais e encascalhamento de trechos críticos. Posteriormente, as obras de recuperação, manutenção e melhorias serão realizadas em outras localidades, atingindo todo o município. De acordo com o Prefeito Aldo Gondim, os trabalhos de manutenção e recuperação das estradas rurais são importantes para garantir o desenvolvimento econômico do município. “Estamos trabalhando no sentido de oferecer condições para que os produtores, moradores e alunos que utilizam as estradas do interior tenham segurança e conforto para trafegarem. O nosso esforço é nesse sentido”, destaca o prefeito. Caetité dispõe de mais de 10 mil quilômetros de estradas rurais, portanto é um grande desafio a manutenção de toda essa malha como destaca o secretário de Serviços Públicos, Rodrigo Gondim. “A nossa equipe do Governo Participativo irá concentrar todos os esforços para a recuperação e manutenção de todas as estradas do nosso interior, apesar dos desafios, entendemos que essa ação é importante para desenvolvimento de Caetité”, enfatizou o secretário.

Caetité: Programa Primeira Infância no SUAS realiza evento com crianças em Maniaçu

Terça / 24.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

O programa busca atender gestantes, crianças de até seis anos e suas famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal e social. (Fotos: Direcom Caetité)

A Secretaria de Desenvolvimento Social, através do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), realizou na manhã da última sexta-feira (20), um evento com os pais e crianças do Distrito de Maniaçu. O encontro contou com palestras, brincadeiras e entrega de kits e livros infantis. Com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida, a iniciativa reuniu cerca de 30 crianças que se divertiram em brinquedos montados na quadra da comunidade e receberam o kit criatividade com tinta guache, cola, pincel, caderno, cartolina, tesoura, dominó e um folder falando da importância do brincar. Também foram entregues livros, fruto de uma parceria com a Fundação Banco Itaú. Para o coordenador municipal do Programa Primeira Infância no SUAS em Caetité, Tarcísio Teles, o programa busca atender as gestantes, crianças de até seis anos e suas famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal e social. “O programa visa também, fortalecer o papel das famílias no exercício da função de cuidado, proteção e educação de crianças nessa faixa etária”, explicou o coordenador. Estiveram presentes no evento, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cátia Virgínia; o Gestor Municipal do Bolsa Família, Paulo César; a assistente social do programa, Rosa Eni; a psicóloga do CRAS, Raquel; e Manuela que realizou brincadeiras e dinâmicas com pais e filhos.

Brumado: TG promove diversas atividades em comemoração à Semana do Exército

Terça / 24.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

Do dia 16 a 20 de abril, os militares promoveram palestras e entrega das revistas “O Recrutinha” nas escolas do município. (Fotos: TG 06-024)

O Tiro de Guerra (TG) 06-024 de Brumado, comandado pelo Subtenente Edmundo de Souza Rocha, realizou diversas atividades em comemoração à Semana do Exército. Do dia 16 a 20 de abril, os militares promoveram palestras e entrega das revistas “O Recrutinha” nas escolas do município. Os atiradores também participaram de práticas desportivas e realizaram uma formatura alusiva ao Dia do Exército, 19 de abril.

Fann Estourado está em São Paulo gravando seu novo sucesso “Lembrar da gente”

Terça / 24.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

Bolinha já trabalhou com importantes nomes da música brasileira, como Alexandre Pires e Alex e Ronaldo.

O artista brumadense Fann Estourado, já está em São Paulo realizando as gravações do seu novo sucesso “Lembrar da gente”. Com o intuito de levar sempre o melhor para o seu público, o artista está gravando seu novo sucesso com Bolinha, grande produtor musical reconhecido nacionalmente. Bolinha já trabalhou com importantes nomes da música brasileira, como Alexandre Pires e Alex e Ronaldo. Além disso, o produtor já atuou como sanfoneiro nos shows e gravações de DVD de Jorge e Mateus, Henrique e Juliano, Bruno e Marrone, Marília Mendonça, Roberta Miranda e outros.

Cipe Semiárido apreende armas e drogas em zona rural de Xique-Xique

Terça / 24.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

Ambos possuíam passagem pela polícia e respondiam por tentativa de homicídio, além do envolvimento com tráfico dos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu. (Foto: SSP-BA)

Uma denúncia anônima levou equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido a localizarem, nesta quarta-feira (18), armas, drogas e munições com uma dupla de criminosos, no município na zona rural de Xique-Xique.  Após receberem a informação as guarnições foram até o local, onde avistaram dois indivíduos tentando se esconder. Ao perceber que foi vista pelos PMs, a dupla reagiu atirando contra os policiais. No revide os dois bandidos foram atingidos e mesmo sendo socorridos para o Hospital Municipal da cidade, não resistiram. Identificados pelos prenomes de Clebão e Rodrigo, ambos já possuíam passagem pela polícia e respondia por tentativa de homicídio, além do envolvimento com tráfico dos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu. “Os dois já eram conhecidos na região pela prática com o tráfico de drogas. Por isso, recebemos a denúncia sobre a presença deles na localidade”, informou o comandante da Cipe Semiárido, Major PM Carlos Maltez. Com a dupla foram encontrados um revólver calibre 32, sete munições, uma espingarda calibre 28, duas sacolas com maconha e um aparelho celular. Os materiais foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Xique-Xique.

Codevasf conquista renovação do Selo Verde, categoria "Diamante"

Segunda / 23.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

A certificação é concedida a empresas preocupadas com questões ambientais e que promovam o desenvolvimento sustentável, reduzindo os impactos no Meio Ambiente.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) conquistou a renovação do Selo Verde "Diamante" conferido pela organização não-governamental Ecolmeia, de São Paulo. A solenidade de certificação foi realizada no auditório da Superintendência Regional da Codevasf em Juazeiro, na quarta-feira (18). No evento, foram também certificados com o Selo Verde "Ouro" os Distritos de Irrigação de Maniçoba e de Mandacaru, instituições parceiras da empresa, localizadas no município. A certificação é concedida a empresas preocupadas com questões ambientais e que promovam o desenvolvimento sustentável, reduzindo os impactos no solo, no ar e nas águas, em toda sua cadeia produtiva. O Selo Verde "Diamante" é a categoria máxima concedida pela empresa certificadora. A Codevasf foi certificada por ter sido caracterizada uma rede de organizações na sua área de atuação que tem como objetivos a excelência das ações socioambientais e o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a cidadania. Em 2010, a Companhia foi agraciada com o Selo Verde "Ouro" e em 2011 alcançou a categoria "Diamante", sendo a primeira empresa pública no país a conquistar esse nível de certificação pela Ecolmeia. O selo tem validade até 2020. O certificado foi entregue pelo auditor e representante da Ecolmeia, Reginaldo Almeida, ao diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Napoleão Casado, representando o presidente da empresa, Avelino Neiva. Ao explicar a metodologia aplicada para a certificação, o auditor Reginaldo Almeida ressaltou a importância do Selo Verde para a Codevasf e parceiros, que passam a ser exemplos para outras empresas. "No caso da Codevasf, me chamou a atenção o processo de captação de água bruta para os agricultores e o trabalho social que a Companhia desenvolve em relação a isso", enfatizou. Na cerimônia estavam presentes produtores dos perímetros irrigados Maniçoba e Mandacaru, funcionários da Superintendência Regional, autoridades políticas, representantes de associações e a imprensa local.

Caetité: Secretária Municipal de Saúde participa de encontro do CEREST

Segunda / 23.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

re“Precisamos fortalecer a política de saúde do trabalhador e esse diálogo com o Estado é fundamental”, destacou a secretária Cynthia Lopes. (Foto: Direcom PMC)

A Secretária Municipal de Saúde de Caetité, Cynthia Lopes, participou na manhã dessa quarta-feira (18), do Encontro Estadual com Gestores Municipais de Saúde de Municípios Sede do Cerest (Centro Regional de Saúde do Trabalhador), realizado na sede da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), em Salvador. O encontro teve o objetivo de debater o fortalecimento da estrutura e gestão do Cerest que compõe a Rede Estadual de Saúde do Trabalhador, potencializando e incrementando ações em relação a saúde do trabalhador em todo o Estado. Na oportunidade, também foi discutida a temática em relação à política nacional na área em debate. Na Bahia há 15 centros do Cerest, sendo um deles em Caetité. De acordo com secretária Cynthia Lopes a participação no encontro é de muita relevância não só para Caetité, mas para toda região. “Nós precisamos fortalecer a política de saúde do trabalhador e, para isso, esse diálogo e articulação com o Estado é fundamental. O Governo Participativo tem sido sensível a isso, e em nosso município mantemos uma política permanente nesse sentido”, destacou a secretária.

Brumado: Coelba comunica desligamento programado na terça-feira, dia 24

Segunda / 23.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido nesta terça-feira (24), das 8h às 14h, na Rua Virgilio Ataíde, Travessa Manoel José da Lima, Rua 2 de Julho, Rua Camilo Vasconcelos, Rua Tertulino Meira, Praça Teófilo Alves de Lima, Travessa Visconde de Cairu, Rua Tambor da Solidade, Travessa Joaquim de adão, Rua Coronel Tibério Meira, Travessa Santa Helena, no Bairro do Mercado, em Brumado. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Prefeito discute com comandante do 17º BPM a viabilidade do Convênio para instalação da filosofia do Colégio Militar em Guanambi

Segunda / 23.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

“Quando estávamos com o Comandante Geral, cobramos a instalação de um Colégio Militar aqui, e agora estamos vendo a viabilidade deste projeto”, explica o prefeito Jairo Magalhães.

O Prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, e a Secretária de Educação, Maristela Cavalcante, se reuniram na manhã desta sexta-feira (20), no gabinete municipal com o Tenente Coronel PM Marcelo Queiroz, Comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Guanambi, onde discutiram diversos pontos do Termo de Cooperação Técnica para implantação da "metodologia e filosofia" dos colégios militares em uma unidade de ensino em Guanambi.  Para o prefeito, este é o primeiro contato para o alinhamento do projeto, que será discutido com o Conselho Municipal de Educação, a comunidade, e será tema de uma reunião em Salvador nos próximos dias, entre o prefeito municipal, comandante do 17º BPM, Secretária Municipal de Educação e o Comandante Geral da PM, o Coronel Anselmo Brandão, que é o coordenador do projeto em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB).  “Este diálogo nasceu no primeiro contato que tivemos com o Comandante Geral, em visita a Guanambi no ano passado, onde cobramos mais uma vez a instalação de um Colégio Militar em nossa cidade, e agora estamos vendo a viabilidade deste projeto, em forma de cooperação técnica”, disse o prefeito. Na Bahia existem 18 colégios militares, e com a impossibilidade do governo do estado de implantar em cada município uma unidade, a parceria com as prefeituras irá implantar, junto com os educadores, profissionais da reserva e da ativa da Polícia Militar, a filosofia destes colégios nas unidades municipais. Algumas cidades do estado já iniciaram com o novo projeto e muitas outras estão em fase de implantação.

Rui lança segunda etapa do Projeto Mutirão de Cirurgias Eletivas

Segunda / 23.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

O programa realizou mais de 18 mil atendimentos e pouco mais de 14 mil cirurgias, contemplando os 417 municípios da Bahia.

Nesta terça-feira (24), às 9h, o governador Rui Costa participa do lançamento da segunda etapa do Projeto Mutirão de Cirurgias Eletivas, que também contará com a participação de secretários e prefeitos de todos os municípios baianos. A novidade desta nova edição é a ampliação dos procedimentos disponibilizados. Implantado no segundo semestre de 2016, o programa realizou mais de 18 mil atendimentos e pouco mais de 14 mil cirurgias, contemplando os 417 municípios da Bahia. O evento acontece no Senai Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, 1.845, no bairro de Piatã.

Decisão unânime de Turma do TRF1 confirma bloqueio de R$ 20 milhões do Fundef recebidos por Paratinga

Segunda / 23.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

O MPF esclarece que o Fundef e Fundeb, servem para a manutenção e desenvolvimento da educação básica, por isso, seus recursos não podem ser utilizados com outro propósito.

A Oitava Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região decidiu, por unanimidade, manter o bloqueio de R$ 20.045.417,80 em precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) recebidos pelo município de Paratinga. A decisão negou recurso do Município, que objetivava suspender o bloqueio, e confirmou o entendimento já manifestado pelo TRF em decisão monocrática de 6 de dezembro do mesmo ano. A indisponibilidade do valor foi pedida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Bom Jesus da Lapa em outubro de 2017, para impedir seu uso em outra finalidade que não na educação. O MPF esclarece que tanto o Fundef quanto o programa que o substituiu, o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), possuem o mesmo objetivo: promover a manutenção e o desenvolvimento da educação básica e, por isso, seus recursos não podem ser utilizados com outro propósito, conforme definido na Constituição e na Lei nº 11.494/07. O procurador da República Adnilson Gonçalves da Silva, autor da ação, explica que “o gestor que tenha aplicado ou venha a aplicar os recursos do precatório do Fundef em área estranha à educação, poderá ter que responder por ato de improbidade administrativa em razão do desvio de finalidade, sem prejuízo de eventual apuração de algum ato específico de malversação, fraude em licitação, superfaturamento, etc, quando utilizados os referidos recursos”. O agravo de instrumento ajuizado pelo Município buscava, além de suspender o bloqueio dos R$ 20.045.417,80, assegurar a livre utilização dos valores. Esses valores foram recebidos em janeiro de 2017 e são relativos à diferença devida pela União e não transferida entre 1998 e 2002 a título de complementação do Fundef.

Fórum une Sepromi e municípios no combate à desigualdade racial

Segunda / 23.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

“O objetivo é promover o diálogo e pensar na formação dos gestores, possibilitando o acesso a recursos dos governos federal e estadual”, explicou Fabya. (Fotos: Carol Garcia/GOVBA)

A redução das desigualdades raciais e o combate ao racismo são discutidos por gestores municipais e representantes da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), em fórum transmitido do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, nesta sexta-feira (20). As principais pautas são a análise conjunta do planejamento de ações afirmativas, questões referentes às políticas para os povos e comunidades tradicionais nos territórios, entre outras.  Segundo a secretária da Sepromi, Fabya Reis, o Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial é um espaço de formação que integra o Sistema de Igualdade Racial, juntamente com o Conselho para Gestores de Comunidades Negras, a Rede de Combate ao Racismo e a Comissão dos Povos Tradicionais. “O objetivo é promover o diálogo entre os municípios que possuem órgãos de promoção da igualdade racial e também pensar no processo de formação desses gestores, possibilitando o acesso a recursos dos governos federal e estadual. Essa ação possibilita que estudantes, professores e gestores nos acompanhem pela videoconferência”, explicou Fabya. Segundo a secretária, a Sepromi tem se dedicado a ciclos de debates para que as políticas públicas voltadas à redução das desigualdades raciais cheguem aos 417 municípios baianos. “Hoje, mais de 120 gestores participam do fórum e possibilitam essa ação transversal. Como resultados práticos, nós temos a consolidação do nosso sistema, a partir da promulgação do Estatuto, em 2014. Estamos vendo cada vez mais os municípios se interessando. Agora mesmo, temos o combate por meio do Centro de Referência Nelson Mandela e também a nossa unidade móvel”.

Os resultados práticos chegaram, por exemplo, a Juazeiro, onde Luana Rodrigues é diretora de diversidade. “Eu integro o fórum representando o município desde 2013. É um espaço forte, norteador das políticas públicas. O impacto disso para o município é o fortalecimento da identidade racial e das políticas de raça”, destacou.  De acordo com Luana, mais de 70% da população de Juazeiro é negra. “Temos quilombos, mais de 200 terreiros e uma comunidade certificada, mas temos ainda mais 17 que precisam ser reconhecidas nesse processo de autodeclaração. É um trabalho árduo e que tem que continuar”. A diretora do Departamento de Promoção da Igualdade da Secretaria de Direitos Humanos de São Francisco do Conde, Alva Célia, ressaltou a necessidade de políticas públicas no município, que tem grande presença de quilombolas, pescadores, marisqueiras, manifestações culturais e comunidades tradicionais. “Estamos aprendendo a construir políticas públicas para reduzir o preconceito, a discriminação e a intolerância religiosa. Já desenvolvemos várias políticas públicas e ações. Entre elas, criamos a Caravana da Reparação, para levar aos distritos os Diálogos Formativos e reduzir a intolerância e o racismo”, afirmou Alva.

Câmara de Vereadores de Ituaçu divulga Ata da 6ª Sessão Ordinária de 2018

Segunda / 23.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

Na sessão foram realizadas votações de três Projetos de Lei importantes, dentre as quais a que aprovou a criação de cargos para o funcionamento do NASF e CAPS em Ituaçu.

A Câmara Municipal de Vereadores de Ituaçu, através da sua Mesa Diretora, divulgou a ata aprovada da 6ª Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo de 2018, realizada no dia 06 de abril. A sessão contou com as presenças dos vereadores: Márcio Aparecido Araújo Rocha, Ronaldo da Silva Rocha, Elza Marillu Martinelly Silva Ramos, Otacilio Caíres de Souza, Almir Santos Pessoa, Reinalvo Rocha Ferreira, Sivaldo Ferreira da Silva, Adriano Silva Machado, Tertulina Silva Andrade e Euvaldo Figueredo da Silva. Ausente o Vereador Joel Teixeira Silva (falta justificada). Na sessão foi realizada a primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 001/2018, que “Cria o Fundo Municipal do Meio Ambiente de Ituaçu, e da outras providencias”, tendo sido o mesmo aprovado por unanimidade. Foi realizada ainda a primeira discussão e votação do Projeto de Lei N.º 001/2018, de autoria do Poder Legislativo, que “Dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Servidores Públicos da Câmara Municipal de Ituaçu, Bahia e dá outras providências”, também aprovado por unanimidade. A Ordem do Dia contou ainda com a primeira discussão e votação do Projeto de Lei N.º 002/2018, que “Dispõe sobre a criação de cargos para os serviços e programas: NASF e CAPS, no âmbito do município de Ituaçu e dá outras providências”, aprovado por unanimidade. CLIQUE NO LINK ABAIXO E CONFIRA A ATA DA 6ª SESSÃO ORDINÁRIA NA ÍNTEGRA.

Ata da Sexta Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo de 2018

Mais de 37 mil candidatos fazem provas de concurso da Polícia Civil

Segunda / 23.04.2018

Por Redação Sertão Hoje

São 880 vagas para Investigador, 82 para Delegado e 38 para Escrivães.

Exatamente 37.676 dos 48.120 inscritos compareceram aos 48 locais de prova do Concurso Público da Polícia Civil, neste domingo (02). Este número representa um percentual de 21,78% de abstenções. Eles concorreram a uma das mil vagas ofertadas, sendo 880 para Investigador, 82 para Delegado e 38 para Escrivães. O maior número foi para o cargo de Investigador, com 35.036 candidatos, seguido dos cargos de delegado, com 10.658, e de escrivão, com 2.426 postulantes ao cargo. Promovido pela Secretaria da Administração (Saeb) e pela Polícia Civil, o certame é organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho (Fundação Vunep). A primeira etapa do certame foi composta por provas objetivas, com questões de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos, totalizando 100 questões – regras válidas para os três cargos. Já a segunda etapa, inteiramente discursiva, teve avaliações diferentes para cada função. Candidatos ao cargo de delegado desenvolveram estudos de caso e peça processual; já os inscritos para as funções de investigador e escrivão responderam a questões dissertativas. As próximas etapas do concurso, previstas em edital, compreendem a realização de exames biomédicos, teste de aptidão física, exame psicotécnico, prova de títulos e investigação social. Os aprovados no certame, quando nomeados, terão remuneração inicial para os delegados de polícia, regime de trabalho de 40 horas semanais, no valor de R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães de polícia terão remuneração inicial de R$ 3.915,85, no regime de 40 horas semanais.