As famílias de Guanambi que possuem filhos pequenos contam agora com duas novas creches, inauguradas pelo governador Rui Costa na manhã desta sexta-feira (29). Durante a entrega dos equipamentos, construídos por meio do programa federal Brasil Carinhoso, Rui também beneficiou os pequenos produtores de Rio do Pires, Rio do Antônio, Iuiú e Brumado com quatro tratores e implementos agrícolas. Na ocasião, o governador falou sobre o poder transformador da educação na vida das pessoas, especialmente na primeira infância. “As creches são importantes por causa dos estímulos que vão desenvolver a capacidade de raciocínio das crianças. Nessa idade, nós estamos definindo, talvez, a capacidade das crianças para o resto da vida, a depender do desempenho da educação em uma creche”, explicou. As duas creches representam investimentos de R$ 3 milhões.
Sobre as máquinas entregues, Rui afirmou que fazem parte de um trabalho mais amplo que está sendo realizado em toda a Bahia. “Nós avaliamos que o pequeno agricultor não pode ficar só na enxada, precisa ter equipamentos para melhorar sua produção, sua renda. Nossa meta é ir mecanizando as cooperativas, para que as terras sejam aproveitadas com tecnologias e o pequeno agricultor possa produzir mais e melhor”. Representante de uma das associações beneficiadas com os tratores, Judicael Pereira, do município de Brumado, conta que entidade da qual faz parte possui mais de cem associados, todos pequenos produtores rurais. “O serviço lá é feito na base da enxada. A máquina agrícola vai ser um avanço muito grande, vamos tratar a terra com mais eficiência”, disse. Em Guanambi também foi inaugurado, pelo Governador, um novo posto do SAC, com capacidade de realizar aproximadamente 18,3 mil atendimentos por mês, no qual foram investidos R$ 3,6 milhões.
A Prefeitura de Dom Basílio, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, concluiu recentemente a manutenção e reforma dos cinco Colégios que apresentavam alguns problemas estruturais. Além dessas unidades, todas as outras instituições de ensino passaram por restaurações, que asseguram a continuação das aulas sem transtornos aos estudantes matriculados da Rede municipal de ensino. A obra visa atender melhor as necessidades dos alunos e funcionários das Unidades Escolares, priorizando um ensino de qualidade. Com unidades escolares melhor estruturadas, pode-se oferecer mais oportunidade de aprendizagem aos alunos, incentivando-os em um ambiente pedagógico saudável e prazeroso.
A Renova Energia, através do Instituto Aliança, e em parceria com a Prefeitura de Caetité, realizou uma semana de capacitação através do Programa de Educação Ambiental em Saúde. O curso foi oferecido para profissionais das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde. O objetivo do programa é capacitar esses profissionais para que eles possam atuar com ações educativas no enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual, drogas e prevenção da DST/AIDS. Foram cinco dias de curso, divididos em 16 módulos, nos quais foram discutidos fatores responsáveis pela violência sexual, mitos e tabus em relação às DST/AIDS, as consequências do uso indevido de drogas e a importância do empoderamento na construção da autonomia e identidade do indivíduo.
Gláucia Luz, coordenadora técnica do Instituto Aliança e palestrante, destacou a importância dessa capacitação como verdadeiro instrumento transformador no dia-a-dia desses profissionais. “Debatemos temas muito delicados, e nosso objetivo foi desenvolver habilidades nesses profissionais para que eles possam atuar com ações educativas e de prevenção nas mais diversas áreas”, explicou Gláucia. Também participaram da capacitação a consultora e a assistente técnica do Instituto Aliança, Júlia Regina da Silva e Neuseli.
O Governo do Estado publicou, na edição da última quinta-feira (28) do Diário Oficial, a homologação dos decretos municipais de Caetité, Vitória da Conquista, Andaraí e Mairi que declaram situação de emergência, pelo prazo de 180 dias, nas áreas comprovadamente afetadas pela estiagem prolongada, causando danos às atividades econômicas e à população. No decreto, que também tem por base as informações prestadas pela Superintendência de Proteção a Defesa Civil (Sudec), vinculada à Casa Civil, o governo afirma que compete ao Estado preservar o bem-estar da população e, nesse sentido, adotar as medidas necessárias. Atualmente, 146 municípios estão em situação de emergência na Bahia, devido a estiagem que prejudica mais de 1,6 milhão de pessoas.
Nesta sexta-feira (29), o Governo de Guajeru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou o cancelamento do dia “D” da campanha de vacinação contra a gripe, que aconteceria neste sábado, dia 30 de abril. A decisão se deu considerando que o período de vacinação vai até o dia 20 de maio e que não há estoque para o funcionamento dos postos no dia 30 de abril. Uma vez que o município, seguindo a orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), antecipou o início da campanha em 12 dias e recebeu a vacina em cotas semanais. Em cinco dias de campanha, foram aplicadas as 710 doses repassadas pela Sesab, o que corresponde a somente 35% da meta do público prioritário da campanha. Em Guajeru, este público corresponde a 2.030 pessoas, segundo estimativa do Ministério da Saúde, que prevê ainda que 80% desse contingente seja imunizado. A Secretaria de Saúde de Guajeru aguarda o repasse do restante das doses para dar continuidade à campanha no município. Fonte: informecicade.com.
As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no Brasil. A hipertensão arterial é um importante fator de risco que pode desencadear estas doenças e levar a sequelas graves ou à morte. 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, o Planserv aproveita a oportunidade para alertar os seus beneficiários e a população em geral sobre a importância do diagnóstico e controle da doença. De acordo com o médico auditor e cardiologista do Planserv, Rogério Ferreira da Silva, a hipertensão é desencadeada por múltiplos fatores. Entre os alimentos se destacam o consumo exagerado de alimentos industrializados, hábitos alimentares errados, sobrepeso e sedentarismo, condições cada vez mais presentes na vida contemporânea. A hereditariedade também é um fator a ser considerado e pessoas com hipertensos na família devem ficar mais atentas às medidas de prevenção.
Quando não tratada adequadamente, a hipertensão pode ocasionar problemas graves como doenças renais, doenças cerebrovasculares, infarto do coração e doenças de vasos periféricos. “As consequências dessas complicações podem ser desastrosas, como sequelas permanentes do acidente vascular cerebral ou necessidade de hemodiálise permanente”, explicou o médico. A recomendação do especialista é que a população realize pelo menos uma medida da pressão arterial por ano. Pessoas com casos na família ou fatores de risco o façam a cada seis meses. Uma vez diagnosticada a hipertensão, é importante não fugir do problema e seguir as recomendações orientadas pelo médico, desde as mudanças de estilo de vida com dieta adequada e prática de exercícios físicos até o uso regular dos medicamentos prescritos.
Geralmente as medicações anti-hipertensivas são bem toleradas, caso haja algum tipo de reação caberá ao médico orientar a substituição do remédio. “Existem diversas classes de medicação para a hipertensão e possibilidades de combinação que melhor se adéquam ao perfil de cada paciente. O importante é não falhar no uso das medicações, sempre seguindo a orientação médica”, alerta o doutor Rogério.
O Projeto “Cabra Produtiva, Rota do Leite”, da Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), foi apresentado durante audiência da Comissão de Agricultura e Política Rural, na última terça-feira (26), na Assembléia Legislativa da Bahia (Alba), presidida pelo Deputado Roberto Carlos. O projeto foi criado para organizar e profissionalizar a caprinocultura de leite no Estado, promovendo a inclusão dos pequenos e médios produtores e fomentando a agregação de valor ao produto através da agroindustrialização, com produção especializada de queijos finos de leite de cabra. “O objetivo de levar o projeto à Assembléia é buscar o apoio dos deputados na captação de recursos no âmbito federal, demais secretarias do Estado e instituições ligadas ao segmento, para dar sustentabilidade ao Cabra Produtiva”, explicou o secretário da Agricultura, Vitor Bonfim.
De 8 a 10 de maio, será iniciada a segunda etapa de fabricação dos queijos finos, do tipo grego e espanhol, que começaram a ser produzidos neste mês, conforme as normas sanitárias exigidas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Seagri, no Laticínio Bom Sabor. Os queijos produzidos nesta fase experimental, devidamente embalados e rotulados, serão apreciados, em combinação com os vinhos oriundos do Vale do São Francisco, em noite de degustação que será realizada no dia 17 maio, durante a Expovale 2016, em Juazeiro. Além de apresentar o novo produto aos visitantes da exposição, o objetivo é atrair os grandes empresários e comerciantes, que já vendem queijos de cabra vindos de outros estados e do exterior, para que possam experimentar e atestar a qualidade da iguaria.
Num segundo encontro durante a tarde, realizado na Seagri, os caprinocultores pediram o apoio do secretário junto à Adab, para acelerar o processo de adesão dos laticínios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). Os produtos fabricados pelos laticínios que já possuem SIE (estabelecimentos com inspeção estadual) só podem ser comercializados no município, e, aderindo ao SISBI, tornam-se aptos a ser vendidos para outros estados. A ação vai resolver o problema levantado pelos produtores de Juazeiro. A adesão ao SISBI é reconhecida a partir do atendimento aos protocolos e requisitos legais verificados nos processos fiscalizatórios, e também em inspeções de rotina nas agroindústrias, baseado no cumprimento das normas sanitárias e dos programas de autocontrole.
Nesta semana, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guanambi realizou doação de alimentos não perecíveis a duas instituições que atuam em prol do apoio e desenvolvimento social local. Como parte de seu papel social na comunidade, fruto de ações realizadas pela entidade, a CDL formalizou a doação dos alimentos à Casa de Acolhida Madre Ippolita, representada por Carlos Alberto dos Reis e a Associação Espírita Irmã Sheila, representada por Neide Lu. Na ocasião, o presidente da CDL, Alexsandro Martins, e os diretores Lecirene Donato e Rodrigo Leão, reforçaram a importância do trabalho destas instituições na comunidade e a satisfação da CDL em contribuir com movimentos solidários.
Demonstrando a grande capacidade de gerenciamento das verbas públicas, a Câmara Municipal de Vereadores, que tem como Presidente o vereador Alessandro Lôbo, estará devolvendo recursos à administração municipal mais uma vez. A verba deve ser utilizada em obras de infraestrutura para beneficiamento da população. Essa ação comprova que a gestão do legislativo tem primado não só em realizar um trabalho de legislador e fiscalizador, mas acima de tudo de parceria com o executivo municipal, tendo como propósito promover o desenvolvimento e o crescimento da cidade.
A atitude de devolução de recursos já foi anteriormente realizada pela Câmara Municipal de Vereadores, quando mais de R$ 200.000,00 foram retornados à Prefeitura e utilizados para a realização de cirurgias eletivas, que haviam sido suspensas por falta de recursos. Dentro dessa perspectiva de união, Alessandro Lôbo, juntamente com todos vereadores, definiu mais uma vez pela devolução de mais recursos. Após discussão com o Prefeito Aguiberto, ficou decidido que o recurso será destinados para a construção de praças e outros benefícios no bairro São Félix. “Discutimos, a princípio, a possibilidade de serem reformadas as Praças da Concórdia, dos Garis, Rodrigues Castro Leite, além de outros benefícios que estão sendo solicitados pela comunidade do bairro. Não definimos nada sem antes conversarmos com o Prefeito, pois podemos dar um direcionamento conforme nossa visão de prioridades, mas definirmos sempre juntos”, pontuou Alessandro Lôbo.
Na manhã da última quinta-feira (28), o Presidente do Legislativo esteve visitando as praças juntamente com o secretário de infraestrutura, André Cardoso, e irá se reunir com o Prefeito para definição da destinação dos recursos. “O Legislativo brumadense tem trabalhado sempre pelo bem comum e com a prioridade de sermos o elo da comunidade com a administração, a fim de detectar as principais carências e colaboramos na efetivação destes benefícios”, ressaltou Alessandro Lôbo.
No próximo domingo, dia 1º de maio, começa a Campanha de Vacinação contra a febre aftosa no território baiano. A estimativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), é vacinar 10.854.311 bovinos e bubalinos dos 384.393 criadores, já que nesta etapa todos os animais precisam ser vacinados, independente da faixa etária. No ano passado, os produtores vacinaram 94.54% do rebanho bovídeo. A campanha encerrará no dia 31 de maio. Com o slogan “Gado Campeão é com Vacinação”, o governo do Estado reforça a obrigatoriedade de vacinar, e está atento à sanidade animal para que nenhuma doença comprometa os rebanhos baianos, principalmente a Febre Aftosa. A gravidade da proliferação da doença não decorre apenas das mortes que ocasiona, mas principalmente dos prejuízos econômicos causados pelas barreiras comerciais com outros países, atingindo todos os pecuaristas, desde os pequenos até os grandes criadores.
O secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, chamou a atenção para importância dos produtores vacinarem o rebanho. Ele ressaltou também os danos que podem ser causados no caso de perda de status de Território Livre de Febre Aftosa com Vacinação, conquistado pela Bahia há 15 anos. “A Seagri, através da Adab, busca evitar reflexos negativos na renda do produtor e para o agronegócio. Visto que uma vez identificado o vírus no Estado, as fronteiras brasileiras são fechadas e os prejuízos são calculados em bilhões de dólares/ano”, destacou Bonfim. O Secretário lembrou que a enfermidade também provoca restrições sanitárias e comerciais ao estado e ao país, desvalorização no preço da arroba, desemprego no setor frigorífico e pode causar embargos comerciais a outros produtos. Além de grande impacto social e econômico.
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entram em contato com os animais doentes.
A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, começou a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2016 no dia 18 de abril. Até a última quinta-feira (28), 1.996 pessoas do grupo prioritário foram vacinadas na sede e zona rural do município. A secretária de Saúde, Cynthia Lopes, explicou como funciona a Campanha. “Esta é uma ação que envolve as três esferas do Sistema Único de Saúde (SUS), contando com recursos das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e Secretarias Municipais de Saúde (SMS). É uma campanha direcionada a um público específico e que contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados. Em Caetité a nossa meta é vacinar todo o grupo prioritário ao final da campanha, o que representa cerca de dez mil pessoas”, explicou a secretária.
Serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas que tenham a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, mulheres gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais. O Dia D de vacinação será neste sábado (30). Nesse período pré-campanha, o município está disponibilizando a vacina em todas as unidades de saúde com sala de vacina. No ‘Dia D’ da campanha serão nove postos de vacinação. Mais uma vez, profissionais da saúde e população estarão reunidos nessa grande campanha.
Confira quais os pontos de vacinação para o Dia D, 30 de abril: Centro de Saúde Woquiton Fernandes Teixeira; PSF José Silveira Rocha – Nossa Senhora da Paz; Secretaria de Saúde; Secretaria de Desenvolvimento Social; Assembléia de Deus; Igreja Rosa Mística; Escola Eponina Zita Gumes; Escola Conceição Pontes. Na oportunidade serão atualizados os cartões de vacina das crianças.
A Prefeita de Sebastião Laranjeiras, Luciana Muniz, e o Diretor da Desenbahia, Otto Filho, assinaram, na última quarta-feira (27), o contrato para execução de obras de pavimentação e drenagem de ruas no município. Também participaram e testemunharam o ato a Deputada Ivana Bastos e o Secretário de Infraestrutura Municipal, Carlos Alberto. O investimento de quase R$ 2 milhões contemplará as obras de pavimentação e drenagem nas ruas: A, C, D, Juscelino kubitschek, José Cândido de Macedo, Patez, Av. Santos Dumont (trechos 1 e 2) e Av. Livramento, na sede do município, assim como a Rua 1, localizada no distrito de Mandiroba.
“No dia 11 de abril, o Governador Rui Costa assinou o Termo de Autorização para que a Desenbahia firmasse o contrato que assinamos hoje. Estou muito satisfeita com o comprometimento e com a preocupação do Governo do Estado com os municípios pequenos. Agora vamos trabalhar para que essas obras sejam iniciadas o mais rápido possível. A população merece”, afirmou Luciana Muniz.
Durante a assinatura, Ivana Bastos ressaltou ainda que as intervenções são essenciais para melhorar a qualidade de vida dos moradores. “São obras fundamentais para o crescimento da cidade. As obras de drenagem, por exemplo, apesar de não serem visíveis, são necessárias para evitar futuros transtornos. A prefeitura e o Governo do Estado estão de parabéns por pensarem na população. Meu mandato sempre estará à disposição para lutar por mais benefícios para Sebastião Laranjeiras”, acrescentou a Deputada.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) aprovou os critérios para renegociação das dívidas decorrentes da venda de lotes nos perímetros de irrigação implantados ou administrados pela empresa. A data limite para os interessados procurarem a Companhia e requererem o parcelamento dos débitos termina no dia 1 de junho deste ano. Os irrigantes que necessitarem negociar suas dívidas devem se dirigir à Superintendência Regional da Codevasf na sua região. Para pessoas físicas, os documentos necessários são originais e cópias da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Já as empresas deverão apresentar cópia do Contrato Social, Estatuto ou Ata identificando os atuais representantes legais, Carteira de Identidade e CPF do representante legal ou procurador, quando for o caso.
No local, os interessados, pessoas físicas e jurídicas, irão preencher um requerimento com pedido de parcelamento do débito e acordo de pagamento. Deverão apresentar também uma declaração de inexistência de ação judicial ou de embargos opostos referentes à cobrança em questão. Na existência de ação judicial ou de embargos opostos, o interessado deve apresentar cópia da petição de desistência e renúncia, protocolizada no respectivo Cartório Judicial. Os modelos de pedido e declaração estão disponíveis no Setor de Cobrança das Superintendências Regionais da Codevasf.
O secretário-executivo da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação, Frederico Machado, explica que, “é importante informar aos irrigantes devedores que, ao fim dos prazos estabelecidos para as renegociações, só poderão regularizar os débitos vencidos de titulação (venda dos lotes) com quitação integral. Aqueles que não renegociarem nem quitarem seus débitos serão inscritos no CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal) e estarão sujeitos à cobrança judicial, à suspensão do fornecimento de água e à retomada do lote, na forma estabelecida no artigo 38 da Lei nº 12.787/2013”.
Nesta semana, a Coelba ofereceu, para os professores municipais, estaduais e da rede particular do Ensino Fundamental 2, um curso que os capacitou para ensinar aos alunos como fazer a diferença no uso da energia elétrica. Durante três dias de curso, os docentes foram capacitados na metodologia Energia que Transforma, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, em parceria com o Procel/Eletrobrás e Ministério das Minas e Energia (MME). O objetivo do evento foi formar educadores para mobilizar as comunidades escolares na aprendizagem do uso consciente dos recursos naturais, compreendendo toda a cadeia energética. O curso visou, ainda, incentivar o uso eficiente da energia elétrica como forma de preservação do meio ambiente, através da exploração da metodologia “Energia que Transforma”.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica, estará disponibilizando exames de mamografias pelo SUS, para todas as mulheres de 50 a 69 anos, de 09 a 13 de maio. Os exames serão realizados na Praça São João, a partir das 8 horas. As pessoas deverão procurar seus Agentes de Saúde para agendar as mamografias com antecedência, e no dia do exame levar RG, CPF e Cartão SUS atualizado.
O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. Se o diagnóstico precoce é a melhor estratégia, a principal arma para sair vitoriosa dessa luta é a mamografia, realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 50 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente. A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar o câncer de mama quando ele ainda tem menos de 1 centímetro. Com esse tamanho, o nódulo ainda não pode ser palpado. Mas é com esse tamanho que ele pode ser curado em até 95% dos casos.