Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2016"

Comemoração ao 53º aniversário de Sebastião Laranjeiras encantou o público

Segunda / 11.04.2016

Por Maria Nunes

No sábado, dia 09, a expectativa maior foi voltada para Cezar Menotti & Fabiano, Renan Moreira e Balada Prime.

A noite da última sexta-feira (08) foi sinônimo de alegria, diversão, paz, harmonia e beleza. Abrindo oficialmente a festa de comemoração dos 53 anos de emancipação política do município de Sebastião Laranjeiras, o cantor Gilvan da Paraíba não deixou a desejar, cantou e encantou o público presente com seu repertório de bom gosto, agradando a todos. Em seguida, o momento mais aguardado pelos apaixonados da musica do arrocha, a cantora Eline Martins garantiu a alegria de todos com sua simpatia, carisma e muito arrocha. Para finalizar a noite, Zito Moção e Banda fecharam com chave de ouro. A Prefeita Drª Luciana Muniz, que esteve sempre em companhia do marido Carlos Laranjeira, esteve nos camarins dos artistas para dar-lhes os comprimentos de boas vindas e para agradecer pela presença. No sábado, dia 09, a expectativa maior foi voltada para Cezar Menotti & Fabiano, Renan Moreira e Balada Prime.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

Milhares de pessoas lotaram o espaço da festa para comemorar os 53 anos de emancipação política do município.

Caetité: asfaltamento do Distrito de Pajeú está em fase de conclusão

Segunda / 11.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

A obra traz mais segurança para quem transita na região.

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria de Serviços Públicos, entregará em breve mais uma grande obra: o asfaltamento do Distrito de Pajeú do Vento. O empreendimento que está em fase de conclusão irá facilitar o acesso à comunidade, além de trazer mais segurança para quem transita na região. O Prefeito Zé Barreira comemorou mais essa importante conquista. "Esse asfalto está em fase de finalização e em poucos dias iremos entregá-lo à população de Pajeú. Estão sendo feitos muitos investimento aqui no Distrito. No último final de semana entregamos a ampliação e reforma do PSF e as obras de construção da Praça estão a todo vapor", finalizou o prefeito.

O empreendimento que está em fase de conclusão e irá facilitar o acesso à comunidade.

Caetité: inscrições abertas para o ‘3º Casamento Comunitário – Unindo Laços’

Sexta / 08.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza pelo terceiro ano projeto social que formaliza união de casais (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), convida os nubentes que desejam se casar, bem como aqueles que vivem em união estável, a participarem do 3º Casamento Comunitário. A cerimônia acontecerá em 10 de junho, às 17h, na Quadra Poliesportiva Manoel Ladeia, na Praça da Feira Velha. A secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Montenegro, destaca a importância do projeto. “Essa é uma ação voltada para o fortalecimento das famílias, porque a partir do momento que o casal formaliza sua união, eles têm seus direitos preservados. É um projeto que não apenas une laços, mas os fortalece”, explicou a Secretária. As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio, na sede do CRAS Urbano, situado a Avenida Nilo Peçanha, nº 145, Bairro Alto Buenos Aires e no CRAS Rural, na Rua dos Maçons, Nº 142, próximo a Feira.

Critérios: ter toda documentação necessária para a habilitação do casamento; se solteiro - Certidão de Nascimento (Original); se divorciado - Certidão de Casamento com a documentação do divórcio (originais); se viúvo - Certidão de Casamento com a comunicação do óbito ou a Certidão de óbito (Originais); comprovante de residência; documento de identidade; duas testemunhas munidas dos documentos pessoais; não ter qualquer impedimento legal para casar-se; renda inferior ou igual a dois salários mínimos. Para que o homem e mulher com 16 anos possam se casar, é necessária a autorização de ambos os pais ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil.

Sebastião Laranjeiras celebra missa em comemoração ao seu 53º aniversário

Sexta / 08.04.2016

Por Maria Nunes

A Paróquia, juntamente com o grupo da litúrgica e a administração municipal, que tem à frente Drª Luciana Muniz, não mediram esforços na realização da celebração.

Uma missa festiva realizada na noite de ontem, dia 07, marcou a data de aniversário da cidade de Sebastião Laranjeiras, celebrando seus 53 anos de emancipação política administrativa. A celebração aconteceu na Praça Sebastião Rocha Filho, onde abrigou dezenas de comunidades da zona rural e da sede. A Paróquia, que tem como Padroeiro da cidade Santo Antônio, juntamente com o grupo da litúrgica e a administração municipal, que tem à frente Drª Luciana Muniz, não mediram esforços para que a celebração entrasse para a história do município. Essa foi a primeira vez que conseguiram reunir os dois irmãos Padres e filhos da cidade, Pe. Arnaldo Josias e Pe. José Maria Josias. Os dois padres celebraram a missa junto ao Pe. Paulo Pereira da Silva, que também contou com a participação do Diácono Luiz e foi animada pelo Pe. Arnaldo e Banda.

Nas intenções da celebração, Pe. José Maria invocou o Espirito Santo para pedir proteção, para que olhe com carinho para o Poder Público do município. A Prefeita Drª Luciana Muniz, que fez aniversário na última quarta-feira (06), recebeu os comprimentos do publico com o cantar do “Parabéns para você”. No encerramento da missa, a prefeita fez um rápido pronunciamento para fazer agradecimentos. “Quero agradecer a participação de todos, em especial aos Padres irmãos, que são filhos da cidade, mas que quase que não coincide estarem juntos. Mas, neste dia especial que Sebastião Laranjeira comemora os 53 anos, os irmãos se reuniram para juntos celebrarem a data com uma missa tão linda. Agradeço também ao Pe. Paulo, ao Diácono Luiz e as comunidades que se fizerem presentes. Ao final do encerramento da missa, o Pe. Arnaldo e banda realizaram um super-show com muito louvor, cantando o Hino do município e uma musica dedicada ao a Sebastião Laranjeiras pelo seu aniversário.

Após o show do Pe. Arnaldo, a dupla sertaneja Hernandes Seresteiro & Jandinei de Freitas comandaram o show na Praça. O empresário Moisés Alves Cardoso se preocupou em montar uma mega estrutura física com muito luxo, onde foram montados dois palcos com camarote, dentre outros. O Mix Som irá comandar o sucesso da sonorização para receber os grandes artistas da musica nos dias 08 e 09. Nesta sexta-feira (08) subirão ao palco: Renan Moreira, Eline Martins, Gilvan da Paraíba, Zito Moção e Banda. No sábado, o dia mais aguardado por todos, a dupla Cesar Menotti & Fabiano, Renan Moreira, Balada Prime irão animar a cidade. No domingo haverá o show Free Style, com a realização da 1ª etapa da Copa Brasil de Supercross.

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA COMPLETA!

A celebração aconteceu na Praça Sebastião Rocha Filho, onde abrigou dezenas de comunidades da zona rural e da sede.

Brumado: Polícia Civil prende casal com drogas no bairro Baraúnas

Sexta / 08.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Afonso Moreira Santos, 33 anos, e Elitania da Silva Santos, 25 anos irão responder pela prática dos delitos de tráfico de drogas e posse irregular de munição.

Investigadores da Polícia Civil, em cumprimento a um mandado de busca e apreensão, prenderam hoje (08), no Bairro Baraúnas, as pessoas de Afonso Moreira Santos, 33 anos, e Elitania da Silva Santos, 25 anos. Foram encontrados na residência do casal 3 papelotes de cocaína, farto material utilizado para embalagem de droga, uma soqueira, dois cartuchos calibre 38, rolo de fita adesiva, um veículo saveiro ano 2015, dois telefones celulares, duas TVs, um caderno de anotações de caixa e a quantia de R$ 3.342,00, em espécie. O casal já vinha sendo investigado pela Polícia Civil há dois anos e será autuado em flagrante delito pelo Delegado Dr. Orlando Quaresma, pela prática dos delitos de tráfico de drogas e posse irregular de munição.

Policias Civil e Militar prendem homicida em Contendas do Sincorá

Sexta / 08.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Geovani da Silva Santos foi condenado a 12 anos de reclusão por crime de homicídio, cometido na cidade de Contendas do Sincorá, em 2013.

As policias Civil e Militar de Contendas do Sincorá realizaram diligências na manhã de ontem (07) e deram cumprimento a mandado de prisão em desfavor de Geovani da Silva Santos, expedido pela Juíza de Direito da Comarca de Ituaçu, Dr.ª Geysa Rocha Menezes. Geovani foi condenado a 12 anos de reclusão por crime de homicídio, cometido na cidade de Contendas do Sincorá contra a vítima Américo Rocha dos Santos, em agosto de 2013. O réu recorreu da condenação de 12 anos se reclusão, tendo o TJ/BA confirmado a condenação na semana passada, culminando na expedição do mandado de prisão que foi devidamente cumprido nesta data. Geovani se encontra recolhido em uma das celas da carceragem de Contendas do Sincorá à disposição da Justiça, aguardando sua remoção para presídio de Salvador onde cumprirá sua pena em regime inicialmente fechado.

Igaporã: piscina semiolímpica pública recebe obras de acabamento final

Sexta / 08.04.2016

Por Samuel Gonçalves

Essa é mais uma obra que foi retomada pela atual administração após muita dedicação e que em breve estará à disposição da população.

Com muito trabalho e dedicação a Prefeitura de Igaporã vem recuperando os espaços esportivos do município. A primeira piscina semiolímpica pública da cidade, localizada no Alto da Usina, recebe acabamento final. Atualmente, funcionários da empresa contratada pela administração municipal trabalham no revestimento cerâmico da mesma. Essa é mais uma obra que foi retomada pela atual administração após muita dedicação e que em breve estará à disposição da população. A piscina está sendo construída através de um convênio entre a Prefeitura e o Ministério do Esporte, a qual irá diversificar e ampliar as modalidades esportivas promovidas pelo governo municipal. A obra atende uma antiga reivindicação dos esportistas e beneficiará a infraestrutura de lazer e esportes em Igaporã.

Os equipamentos esportivos do município recebem grande atenção por parte da administração municipal, que, apesar das dificuldades econômicas vividas no país, vem obtendo grandes conquistas. Atualmente já foram inauguradas duas quadras poliesportivas, Quadra Poliesportiva de Jardim e Quadra Poliesportiva do Alto do Cruzeiro, e está em fase de conclusão a quadra poliesportiva do Alto da Usina, com previsão de conclusão em 60 dias. Em ritmo acelerado, estão em construção duas quadras poliesportivas com vestiário, uma na sede para o CIAC e outra para o Colégio Municipal Ana Rosa Magalhães, em Cerquinha. Outras duas quadras de colégios da zona rural recebem obras de cobertura: Canabrava e Cerquinha.

Campus da UNEB de Caetité terá curso de Engenharia de Minas

Sexta / 08.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O curso é mais uma grande conquista para o município que é destaque em educação.

O Conselho Superior da Universidade Estadual da Bahia (CONSU) aprovou, no dia 31 de março, a implantação do Curso de Bacharelado em Engenharia de Minas para o Campus VI - Caetité. Uma grande conquista para o município que é referência em educação na Bahia. O prefeito Zé Barreira comemorou a notícia. “Realizamos diversas reuniões com os representantes da UNEB para que esse curso fosse aprovado para o município. Caetité é uma cidade que tem diversas oportunidades de trabalho nessa área. Sem sombra de dúvidas estamos muito felizes com essa conquista para os caetiteenses”, destacou o prefeito.

Deputado Luciano Ribeiro homenageia municípios que foram emancipados em abril

Sexta / 08.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Luciano Ribeiro parabeniza Caetité e Pindaí, que possuem grandes complexos geradores de energia limpa e renovável, energia eólica.

Parabéns a todos os cidadãos de Caetité pelos 206 anos de emancipação política. Município berço da educação, da cultura e religião onde instalou-se a diocese (1915) e a primeira escola normal do sertão baiano, despontando o nome de Anísio Teixeira como grande incentivador da educação em toda nação. Caetité também é terra natal dos ilustres Cezar Zama, Aristides Spínola e Plínio de Lima, que no século XIX abraçaram a causa abolicionista. Onde nasceu o primeiro governador eleito da Bahia, Dr. Joaquim Manoel Rodrigues Lima, o político Prisco Viana, o poeta Camillo de Jesus Lima, o político ex-governador Paulo Souto, o cantor Waldick Soriano e tantas outras figuras ilustres na Bahia e no Brasil. Caetité cresce a cada dia, mantendo de um lado sua tradição e cultura e, de outro, um comércio e indústria que se erguem em destaque na região. Hoje se destaca especialmente pelo complexo gerador de energia eólica, sendo considerado o maior potencial em intensidade e frequência dos ventos. Terra de grande riqueza cultural, contendo a única mina de urânio da América Latina. Em tempos de grandes perspectivas de mais crescimento, desejamos a Caetité e sua gente os nossos parabéns e progresso!

Pindaí está localizada na Região da Serra Geral, a 726 km da capital Salvador. Com mais de 16.000 habitantes, o município tem base econômica na pecuária e agricultura. No trajeto da sua história, teve um forte comércio em sua formação administrativa e a pujança econômica marcada pelo período áureo do algodão, que depois veio a ser vitimado pelas pragas. Hoje, com suas torres eólicas, Pindaí está no centro das atenções, com o seu complexo gerador de energia limpa e renovável, que é destaque no Brasil e no mundo, tornando a cidade com maior visibilidade. Pindaí forma junto com os municípios vizinhos Caetité, Guanambi e Igaporã o Complexo Alto Sertão, que é considerado pelos especialistas uma das regiões de melhores ventos do mundo para a produção de energia eólica. Com o vento trazendo mais desenvolvimento, felicitamos a todo o povo ordeiro de Pindaí nesta data especial! Um município ainda jovem, com tendências ao crescimento!

O Deputado parabenizou Cordeiros e Dom Basílio que completaram 53 anos de emancipação política.

Guanambi: Coelba comunica Desligamento Programado dia 10/04

Sexta / 08.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local.

A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido no domingo, dia 10/04/2016, das 07:30h às 14:00h, no bairro Santo Antonio, na cidade de Guanambi. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Deolina Martins; Rua Hermes da Fonseca; Rua A; Rua B; Rua Maria Bastos; Rua Joaquim Chaves; Rua Sandoval de Moraes; Trav. Deolina de Martins; Trav. Sandoval Moraes. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto. A Coelba agradece aos seus clientes e se coloca à disposição para os esclarecimentos necessários.

Virada de preços dos ingressos do ExpoBrumado será este final de semana

Quinta / 07.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Adquira já o seu ingresso em um dos pontos de vendas.

Os amantes do forró não veem a hora de chegar a noite de 16 de abril para poderem celebrar o grande momento do encontro com a nova sensação da música brasileira, os Gigantes do Brasil, que traz os ídolos Daniel Diau, Paulinha Abelha e Silvânia Aquino, as maiores vozes do gênero. Eles estarão fazendo um show memorável no Parque de Exposições Gilson Brito, que será palco da ExpoBrumado 2016. Além do Gigantes do Brasil, estará se apresentando o cantor brumadense Fann Estourado, o “Baixinho da Ostentação”, que vem tendo grande destaque no cenário musical com sua excentricidade e sua irreverência. Então, prepara o teu coração e não perca tempo adquirindo já o seu ingresso, porque vem aí a virada de preços neste final de semana. Pontos de venda: Bar do Rey, Academia Power Gym, Rei do Som, Padaria Ki Pão, Jô Lanches, Boutique Sandes, Kabana Açaí e Padaria Pérola. Lembrando que a meia entrada pode ser adquirida na Shopping Bike.

Secretaria de Saúde de Caetité promove campanha de vacinação antirrábica

Quinta / 07.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Leve o seu melhor amigo para vacinar até o dia 23 de abril.

A Prefeitura de Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última segunda-feira (04) a campanha de vacinação antirrábica.  O dia “D” de vacinação da Campanha será 16 de abril. Em Caetité, a população total de cães e gatos é 9.580. Não deixe seu melhor amigo com raiva e o leve para o centro de vacinação mais próximo à sua casa. O cão e o gato devem ter três meses ou mais e deve estar saudável. Os de grande porte e ferozes devem ser levados com focinheira. Confira os pontos de vacinação para o dia “D” da Campanha: Escola Eponina Zita Gumes (Próxima à CERB); Escola Conceição Pontes; Secretaria de Desenvolvimento Social (Praça da Barriguda); Igreja Rosa Mística; Igreja Assembleia de Deus; Centro de Saúde Woquiton Fernandes (Saída para Maniaçu); DIRES (Rua Rui Barbosa); Escola Dácio Oliveira (Bairro Nossa Senhora da Paz). Leve o seu melhor amigo para vacinar até o dia 23 de abril.

Igaporã: SENAC e Secretaria de Assistência Social se reúnem com instrutores para iniciarem cursos de capacitação

Quinta / 07.04.2016

Por Samuel Gonçalves

O objetivo da visita foi conhecer os espaços onde funcionam os cursos, os instrutores e também planejar e direcionar os cursos que serão oferecidos no ano de 2016.

Na quinta-feira passada, dia 31, a coordenadora regional do SENAC de Vitória da Conquista, Anne Cardoso, se reuniu, em Igaporã, com o Secretário de Assistência Social, José Maria Nogueira, a Gerente dos Cursos Profissionalizantes, Andressa Kelly, e os 15 instrutores do SENAC. O objetivo da visita foi conhecer os espaços onde funcionam os cursos, os instrutores e também planejar e direcionar os cursos que serão oferecidos no ano de 2016. A Coordenadora afirmou ter gostado muito dos espaços. A previsão é que os cursos iniciem em meados de abril. Ela afirmou ainda que, “apesar da crise econômica que afeta o país e a todos nós em geral, o SENAC irá procurar atender o máximo aos municípios parceiros, como é o caso de Igaporã”. O Secretário José Maria afirmou que, “com toda situação econômica que estamos vivendo, a Prefeita Rosana Cotrim está se esforçando ao máximo para cumprir com as necessidades dos alunos, visando assim oferecer o maior número de cursos para os interessados”. Uma preocupação da administração atual é qualificar o cidadão para que ele possa conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho e alcançar sua independência econômica, visualizando os diversos ramos de atividades em nosso município.

Brumado: Câmara de Vereadores disponibiliza contas públicas do exercício de 2015

Quinta / 07.04.2016

Por Eliana Costa

O legislativo brumadense disponibilizou no dia 31 de março as contas públicas da Prefeitura Municipal de Brumado e da Casa Legislativa, referentes ao exercício de 2015.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aprovou a Resolução que estabelece normas para a apresentação das contas mensais e anuais das prefeituras e câmaras municipais, devendo a partir desta decisão, obrigatoriamente, serem apresentadas por meio eletrônico, através do sistema e-TCM.  Segundo especificado, as contas mensais devem ser prestadas até o último dia do mês subsequente. Já as anuais deverão ser encaminhadas às câmaras municipais até o dia 31 de março, todas por meio eletrônico. Sempre em consonância com o que determina a lei, o Legislativo brumadense disponibilizou no dia 31 de março as contas públicas da Prefeitura Municipal de Brumado e da Casa Legislativa, referentes ao exercício de 2015, devendo ficar pelo prazo de sessenta dias. O Edital de Disponibilidade informa que as contas estão disponíveis fisicamente na Secretaria Geral da Câmara Municipal de Brumado, nos termos exigidos pelo Art. 31, §3º, da Constituição Federal do Brasil. Disponível também por meio eletrônico, através do sistema e-TCM e link de acesso e.tcm.ba.gov.br, nos termos prescritos pela Resolução TCM 1340/2016.

Com o propósito de facilitar a verificação por parte de toda população, o legislativo disponibilizará, durante todo o prazo legal para apreciação (60 dias), microcomputadores no Infocentro da Câmara Municipal de Brumado, localizado na própria sede do Legislativo. O presidente do legislativo brumadense, vereador Alessandro Lôbo e Silva, destacou que o novo sistema completa o processo de modernização do Sistema de Prestação de Contas dos Municípios Baianos, dando maior transparência e segurança às informações. “Acreditamos que todo o sistema dá maiores possibilidades à população para que acompanhem a destinação dos recursos públicos de forma clara, objetiva e transparente. Esperamos que os brumadenses utilizem essa nova ferramenta. Uma boa administração só se faz com a participação de todos”, pontuou.

CLIQUE AQUI E VEJA O EDITAL DE DISPONIBILIDADE

Caetité comemorou 206 anos com Passeio Ciclístico e apresentações culturais

Quinta / 07.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

A pedalada percorreu as principais ruas do centro asfaltadas pela Prefeitura de Caetité.

Em comemoração aos 206 anos de emancipação política de Caetité, a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, com o apoio da Associação de Moradores da Feira Velha (Amofeve), realizou a 8ª Pedalada Solidária. Os participantes da pedalada, que se concentraram na Praça da Feira Velha, fizeram o trajeto pelas principais ruas da cidade, passando por todas as ruas asfaltadas recentemente pela prefeitura, no centro da cidade. No anfiteatro da praça, a programação teve continuidade após a conclusão do Passeio Ciclístico. O público assistiu apresentações de teatro, dança, capoeira e um animado show com a banda Feijão de Corda, que traz uma proposta diferente de música, mesclando o Jazz com estilos típicos brasileiros. As apresentações em comemoração aos 206 anos de Caetité, na Praça da Feira Velha, animaram os moradores que participaram do evento até o finalzinho da noite.

As apresentações em comemoração aos 206 anos de Caetité, na Praça da Feira Velha, animaram os moradores que participaram do evento até o finalzinho da noite.