Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2016"

Governo de Igaporã executa operação tapa buracos na Avenida Ayrton Senna

Terça / 12.04.2016

Por Samuel Gonçalves

Foram completados trechos que se encontravam com o asfalto comprometido, dificultando a mobilidade urbana.

A Prefeitura de Igaporã realizou obras de recuperação com a operação tapa buracos na Avenida Ayrton Senna na última semana. As ações de pavimentação foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, que contemplou trechos que se encontravam com o asfalto comprometido, dificultando a mobilidade urbana. O investimento foi realizado com recursos próprios. A meta é melhorar trechos comprometidos do asfalto, consequentemente melhorando também o tráfego. Esta, que é uma das mais importantes vias do município, dá acesso à BR 430 nos dois sentidos. Diariamente centenas de veículos utilizam à avenida que dá acesso a saída para os municípios de Caetité e Riacho de Santana. Apesar das dificuldades econômicas que vivem os municípios brasileiros, o Governo Municipal investe recursos para a pavimentação e requalificação de ruas na sede do município.

Inscrições para novos cursos do SENAC já estão disponíveis em Caetité

Terça / 12.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Garanta já a sua vaga, matriculando-se, das 8 às 11h e das 14 às 17h, no Centro de Profissionalização Marlene Montenegro Cerqueira de Oliveira, Av. Santana, 1º andar.

A expectativa estava grande e agora a espera acabou. Novos cursos profissionalizantes com a qualidade SENAC já estão disponíveis em Caetité. As inscrições foram iniciadas ontem, dia 11. Garanta já a sua vaga, matriculando-se, das 8 às 11h e das 14 às 17h, no Centro de Profissionalização Marlene Montenegro Cerqueira de Oliveira, Av. Santana – prédio do Shopping Caiçara, 1º andar. Confira os cursos disponíveis: Assistente de cabeleireiro; Manicure; Depilador; Barbeiro; Técnico de Pintura e Assistente financeiro. Para fazer as inscrições é preciso estar munido dos seguintes documentos com cópias: CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de escolaridade. ​Garanta logo a sua vaga. Invista em você, em sua fonte de renda, com a qualidade SENAC. Para mais informações os interessados devem procurar o Centro de Profissionalização ou ligar no telefone 77 3454-8054.

Guanambi: Secretaria de Educação promove encontro de educadores com orientadora da Editora Positivo

Terça / 12.04.2016

Por ASCOM/Guanambi

Durante o encontro, a formadora mostrou aos docentes as opções para utilizar os serviços do Portal da Positivo e do material didático usado dentro das salas de aula.

Na última terça-feira (05), foi realizado um encontro de formação de educadores do 4º e 5º período de Educação Infantil de Guanambi com a orientadora pedagógica Lazara Carinini, da Editora Positivo. A educadora prestou todo o suporte e orientações sobre o kit escolar e material adquirido recentemente pela Secretaria de Educação. O evento foi realizado no Auditório do Centro de Treinamento de Professores (Cetep). Os municípios que utilizam o “Sistema de Ensino Aprende Brasil” têm acesso a um sistema elaborado por uma equipe de profissionais altamente qualificados. Os profissionais são dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de materiais e novas tecnologias educacionais, cujo objetivo é potencializar a qualidade da rede de ensino, desenvolvendo com excelência as ferramentas para o trabalho educacional.

Durante o encontro, a formadora mostrou aos docentes as opções para utilizar os serviços do Portal da Positivo e do material didático usado dentro das salas de aula. "Esta capacitação é fruto da parceria da Prefeitura com a Editora. Formar e aperfeiçoar os profissionais é algo muito importante", frisou Lazara Carinini. A Secretária de Educação, professora Maristela Teixeira Cavalcante, falou sobre a importância da formação de uma base sólida.  Ressaltou a orientação do prefeito Charles Fernandes de investir em materiais pedagógicos de qualidade para a educação infantil, como forma de favorecer o aprendizado da criança. “No entendimento do prefeito, o que a criança aprende nos seus primeiros anos forma a sua base de conhecimento e o acompanha pela vida, o que justifica os esforços da Prefeitura em adotar este material”, disse Maristela. No total, já foram distribuídos 1500 kits para os alunos, serão três módulos ao longo do ano, além dos kits para os professores. Todo o material foi adquirido com recursos do município, e foi entregue gratuitamente.

A Prefeitura de Guanambi, em parceria com o Governo Federal, através do Programa Brasil Carinhoso, irá inaugurar três novas creches neste mês de abril, duplicando para 750 o número de vagas na Educação Infantil da cidade. São três modernas estruturas nos Bairros Novo Horizonte, Monte Azul e Pôr do Sol, com investimentos que totalizam R$ 4 milhões de reais.

O encontro de aperfeiçoamento, realizado no Auditório do Centro de Treinamento de Professores (Cetep), reuniu dezenas de educadores.

Contas da Prefeitura de Guajeru são aprovadas pela Câmara de Vereadores

Terça / 12.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Gilmar Rocha teve as contas de sua gestão aprovadas por unanimidade pela Câmara de Vereadores.

Em sessão extraordinária realizada no dia 29 de março, a Câmara Municipal de Vereadores de Guajeru aprovou as contas do prefeito Gilmar Rocha. As contas são referentes ao ano de 2014 e foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores que compõem o Legislativo Municipal. “Essa aprovação ratifica o trabalho responsável e transparente que vem sendo realizado pela atual gestão, e demonstra o compromisso com o dinheiro e com as contas públicas, executando o orçamento municipal da maneira correta. Essa é nossa obrigação e nossa luta diária”, afirmou Gilmar Rocha. Segundo a Presidente do Legislativo Municipal, Eliene Rocha, a Câmara Municipal de Guajeru agiu de forma correta ao aprovar as contas do atual gestor. “O julgamento das contas do Executivo tem que ser técnico e não político. Nós vereadores avaliamos o relatório enviado pela Tribunal de Contas da Municipal (TCM) com muita atenção e chegamos à conclusão que seria correto atender à recomendação deste respeitado órgão, aprovando assim as contas da Prefeitura de Guajeru”, destacou Eliene.

Avatim comemora 14 anos com nova franquia em Brumado

Segunda / 11.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Marca de cosméticos com mais de 60 lojas no Brasil inaugura 23ª unidade na Bahia.

Na última quarta-feira (06), no dia em que completou 14 anos de existência, a Avatim inaugurou sua 23ª unidade na Bahia. A franquia de Brumado oferece aos moradores e visitantes produtos perfumados de cuidados pessoais e para o ambiente, sempre voltados para o bem-estar. São hidratantes, esfoliantes, sabonetes, colônias, difusores de essências, velas aromáticas, perfumes para interiores e um portfólio com mais de 380 itens inspirados na natureza, sobretudo nos aromas da Mata Atlântica. A Avatim, cujo nome significa cheiros da terra, em tupi-guarani, tem fábrica instalada em Ilhéus, no Sul baiano, mais de 60 lojas distribuídas em 17 estados brasileiros e uma rede de 1.000 revendedores. Serviço: Avatim Brumado: Praça Armindo Azevedo, 484, Centro. Brumado - BA. Telefone: (77) 3453-1967. Redes Sociais Avatim: Facebook, Instagram e Twitter: @avatimoficial.

Brumado: Alessandro Lôbo questiona legalidade de cobrança da taxa de iluminação pública

Segunda / 11.04.2016

Por Eliana Costa

Alessandro questionou de forma veemente a cobrança realizada mensalmente com a fatura de consumo da energia elétrica (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

O vereador Alessandro Lôbo e Silva na sessão do dia 04 deste mês usou mais uma vez a Tribuna Livre para falar sobre, segundo seu pronunciamento, um assunto bastante melindroso, a forma de cobrança da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (COSIP). Ele questionou de forma veemente a cobrança realizada mensalmente com a fatura de consumo da energia elétrica, já que são serviços completamente distintos: “O Código Tributário do ano de 2003, em seu artigo 162, inciso 2, diz que a prefeitura pode autorizar a concessionária ou permissionária a cobrar os serviços de forma conjunta. Porém iremos questionar judicialmente, pois se a Coelba quiser fazer isso que seja feita em talões distintos, em cobranças distintas. Não podemos admitir, principalmente, o que atinge os de classe menos favorecidas, que por não terem o dinheiro para pagar a COSIP tenham o fornecimento de energia elétrica suspenso. Não dizendo que precisam ficar livres da cobrança”, disse Alessandro.

O presidente do Legislativo levantou uma outra questão bastante importante sobre a cobrança dos moradores da zona rural. Citou novamente o Código Tributário que diz em seu Artigo 163, inciso 2, que são isentos da cobrança da COSIP os consumidores rurais, com exceção os que residem em vilas e povoados. Salientou que, em Brumado só existem três distritos e dois povoados, mas que segundo a definição povoado é uma localidade na zona rural isolada que possui ao menos um estabelecimento comercial de bens de consumo. Além de dois dos seguintes serviços e equipamentos: estabelecimento de ensino do primeiro grau de funcionamento regular, posto de saúde com atendimento regular e um templo religioso de qualquer credo, sendo assim, a taxa está sendo cobrado de maneira equivocada, contrariando o Código Tributário. “Iremos nos aprofundar nesse assunto para que a população não seja penalizada.

Com relação aos residentes na zona rural iremos verificar realmente quem deve pagar. Vale ressaltar que se comprovada a cobrança indevida por parte da administração municipal, esses consumidores que estão sendo cobrados de forma equivocada terão que receber todo o valor pago”, pontuou. Finalizou dizendo que não é justo o corte de fornecimento de energia nos casos de fatura que inclui a COSIP, pois são taxas impositivas, além de que a iluminação pública é um serviço essencial à sociedade.

Governo de Caculé inicia serviço de pavimentação asfáltica no Povoado de Várzea Grande

Segunda / 11.04.2016

Por Tayga Ribeiro

Além de vias mais adequadas para o fluxo de veículos e com melhor acesso, o povoado contará em breve com uma nova Unidade Básica de Saúde.

O Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento, iniciou o serviço de pavimentação asfáltica no povoado de Várzea Grande no dia 30 de março. Além de vias mais adequadas para o fluxo de veículos e com melhor acesso, o povoado contará em breve com uma nova Unidade Básica de Saúde, ampla e mais adequada para o acolhimento dos pacientes. Para facilitar a mobilidade urbana, a prefeitura também irá investir na melhoria das ruas e avenidas da cidade, através da operação Tapa Buracos que é realizado durante todo ano.

Guanambi: Secretaria de Saúde está realizando campanha de vacinação antirrábica

Segunda / 11.04.2016

Por ASCOM/Guanambi

Os proprietários de cães e gatos deverão levar os seus animais de estimação para o posto de vacinação mais próximo até dia 30/04.

A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, está realizando a campanha de vacinação antirrábica animal no município. A Campanha teve início no dia 30 de março e encerra dia 30 de abril. Os proprietários de cães e gatos deverão levar os seus animais de estimação para o posto de vacinação mais próximo. Felinos e caninos são os principais transmissores da doença. A transmissão ocorre, principalmente, por meio da mordida de um animal infectado com o vírus, a saliva é o principal fluido animal transmissor do vírus da doença. A Campanha tem por objetivo estabelecer uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva.

CLIQUE E VEJA O CRONOGRAMA E LOCAIS DE VACINAÇÃO

Campanha de vacinação contra a H1N1 começa dia 30 de abril em Caculé

Segunda / 11.04.2016

Por Tayga Ribeiro

As equipes de imunização de Caculé realizarão a vacinação em todas as Unidades de Saúde da Família da Sede, das 8 às 17 horas.

De 30 de abril a 20 de maio será realizada a Campanha Nacional de vacinação contra a gripe. No dia 30 de abril, 1º dia da campanha, também será o dia D de Mobilização Nacional. As equipes de imunização de Caculé realizarão a vacinação em todas as Unidades de Saúde da Família da Sede, das 8 às 17 horas. Gestantes, crianças de 6 meses a  5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres que estiverem no período pós-parto, até 45 dias, e os portadores de doenças crônicas devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar. Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarréia.

É importante lembrar que, não só o Vírus Influenza H1N1 como também outros vírus estão circulantes em todo ambiente. Para proteger-se contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus recomenda-se: lavar freqüentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool; jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes; não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo; não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal; suspender, na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença; procurar assistência médica se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A. Para mais informações, consulte o seu Agente Comunitário de Saúde ou se informe na Secretaria Municipal de Saúde através do 77 3455-2527.

Brumado: Weliton Lopes solicita regulamentação de lei que versa sobre transporte escolar universitário

Segunda / 11.04.2016

Por Eliana Costa

Weliton Lopes encaminhou ofício ao prefeito solicitando que o mesmo regulamente a Lei 12.816/13 (Foto: Arquivo/Sertão Hoje).

Os estudantes que precisam estudar em outras cidades por falta de opções no município têm enfrentado muitos problemas, como dificuldade diária no deslocamento, mensalidades, material didático, lanches e também em arcar com o custo do transporte. Mediante todos esses problemas e por ter a educação como a principal e única via de desenvolvimento de um país, o vereador Weliton Lopes encaminhou ofício ao prefeito municipal solicitando que o mesmo regulamente a Lei 12.816/13, que trata da utilização do transporte escolar por estudantes universitários. O parlamentar já vinha sinalizando esta problemática, tendo, inclusive, sido autor de proposição no ano de 2013. Na época, ele solicitou a participação do poder público municipal no sentido de contribuir ou arcar integralmente com os custos do transporte para Vitória da Conquista, Guanambi e Caetité, aos estudantes universitários ou de cursos técnicos. Weliton Lopes destaca que a educação é o principal eixo de desenvolvimento de uma sociedade, assim entende ser de suma importância a garantia do acesso e permanência dos alunos nos cursos de graduação e técnico. “A Lei 12.816/13, em seu artigo 5º, versa sobre o apoio a aquisição de veículos para o transporte de estudantes. Em seu parágrafo único cita que não havendo prejuízo às finalidades os veículos, além de transporte na zona rural, poderão realizar o transporte na zona urbana e da educação superior. Desta forma estamos encaminhando ofício ao prefeito, a fim de que analise a questão e se sensibilize com os estudantes, que por falta de condições poderão deixar de frequentar os cursos de graduação e técnicos fora da cidade”, salientou Weliton Lopes.

Governo de Caetité entrega à comunidade de Campinas o 11º PSF do município

Segunda / 11.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

A unidade homenageia o ex-vereador e líder histórico da comunidade, Ambrozino José dos Santos, Seu Zinho, lembrado com muita emoção.

No dia 02 deste mês, foi entregue à comunidade de Campinas, situada após o povoado de Santa Luzia, em Caetité, o 11º Posto de Saúde da Família, marcando assim a 3ª grande obra na localidade. Campinas, que já fora atendida com uma quadra poliesportiva e ampliação da sua escola, agora passa a integrar a rede municipal de saúde com a entrega do moderno PSF, construído numa parceria do município com os governos estadual e federal. A unidade foi nomeada em homenagem a Ambrozino dos Santos, falecido ainda na década de 1970. Ele deixou um legado político que fez a família ter ainda representantes no legislativo, como o ex-vereador Eudes José dos Santos, seu filho, que mesmo hospitalizado enviou uma comovida mensagem de agradecimento, e o neto Arual Rachid.

Com a presença da viúva, D. Clemência, filhos e netos do homenageado, os vereadores Mário Rebouças, Arual, Álvaro Montenegro e Moacir, do prefeito Zé Barreira, da vice-prefeita Dr.ª Fátima, secretários municipais, secretário estadual de Agricultura Vítor Bonfim, dentre outras autoridades e convidados, como a Sr.ª Núbia Teixeira e ex-vereador César Ladeia. O secretário Aldo Gondim ressaltou a alegria em entregar uma importante obra, dentre as quarenta que estão sendo concluídas no município, demonstrando que um governo precisa não apenas planejar, mas fazer-se presente em todas as partes do vasto município. O prefeito Zé Barreira ressaltou a emoção de voltar a Campinas outra vez, trazendo mais uma obra de tão grande alcance social. Ele ainda lembrou que há sete anos, quando ali esteve a primeira vez, nada havia que assinalasse a presença do poder público municipal. Finalizando o ato, foi descerrada a placa inaugural junto à família do homenageado. Toda a comunidade visitou as instalações que agora servem às centenas de famílias de Campinas e adjacências.

Toda a comunidade visitou as instalações que agora servem às centenas de famílias de Campinas e adjacências.

Saeb e Ibametro fecham cooperação para aperfeiçoar compras públicas

Segunda / 11.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

O documento assinado irá viabilizar um trabalho de avaliação técnica do Catálogo de Materiais do Estado.

A Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb) e o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) fecharam um termo de cooperação técnica que irá contribuir para aperfeiçoar a cadeia de compras do Estado. Desde o processo de aquisição até o recebimento de materiais. O documento, assinado pelo secretário de Administração, Edelvino Góes e pelo diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, irá viabilizar um trabalho de avaliação técnica do Catálogo de Materiais do Estado. Além da capacitação de gestores de suprimento dos mais diversos órgãos do Estado.

Para o secretário Edelvino Góes, a parceria trará mais profissionalismo para as compras públicas do Estado. “Já avançamos muito nos processos de planejamento e contratação, mas a etapa de recebimento de material é também de grande responsabilidade para garantirmos que os itens entregues nas unidades são coerentes com o previsto no edital”, explicou. Já o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, acredita que o termo de cooperação, cuja vigência é de 15 meses, ajuda a fortalecer a relação entre os órgãos. “Como organismo certificador de produtos, o Ibametro tem uma grande contribuição a dar, ao auxiliar na garantia da qualidade dos materiais adquiridos pelo Estado”, ressaltou.

Atualmente, o Catálogo de Materiais do Estado conta com aproximadamente 34 mil itens cadastrados para atender as necessidades dos 415 órgãos da administração direta e indireta, que vão desde materiais de limpeza e escritório até pneus.  A proposta é que a equipe do Ibametro realize também uma avaliação técnica das especificações destes itens, com o objetivo de atualizar e racionalizar o catálogo. “A avaliação do catálogo de materiais será feita considerando o universo de itens de consumo freqüente e relevante por todos os órgãos e entidades. Mas, os profissionais do Ibametro irão também orientar os nossos técnicos para que eles dêem continuidade e possam replicar este trabalho”, explicou a Diretora de Material da Superintendência de Recursos Logísticos da Saeb, Heliana Araújo. Outra vertente fundamental da atuação do Ibametro será a capacitação dos gestores de suprimento, que atuam nos cerca de 400 almoxarifados do Estado.

3ª Copa Caetité de Futsal começou em grande estilo no Ginásio Prof. Hélio Negreiros

Segunda / 11.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

A primeira partida foi entre o time-base da seleção caetiteense, o Barcelona, e o Pedro Cruz.

Na última quinta-feira (07), contando com a participação de grande público e prestigiado pelo prefeito Zé Barreira, pelo secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Tião Carvalho, e pelo vereador Marcílio Alves, teve início a 3º Copa Caetité de Futsal, no Ginásio Prof. Hélio Negreiros. A primeira partida foi entre o time-base da seleção caetiteense, o Barcelona, e o Pedro Cruz. A partida seguinte foi entre Samape e Barroquinha. Na sexta-feira (08) jogaram Fluminense x Galáticos e Borússia x Feira Velha. A Copa integra os festejos dos 206 anos de Caetité e terá uma premiação de R$ 5 mil aos vencedores, que serão conhecidos hoje (11), num evento que contará com a presença de Manoel Tobias, um dos maiores jogadores de futsal de todos os tempos.

A segunda partida foi entre Samape e Barroquinha.

Governo de Caetité inicia a construção do PSF do bairro Barroquinha

Segunda / 11.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

A previsão é que o PSF da Barroquinha fique pronto ainda este ano.

A Prefeitura de Caetité deu início à construção de uma nova Unidade de Saúde da Família no município. O bairro Barroquinha será o próximo a receber esse importante investimento para a saúde pública. A obra é fruto do convênio firmado entre a prefeitura e o Governo Federal, com um investimento da ordem de R$ 407 mil. A previsão é que o PSF da Barroquinha fique pronto ainda este ano, passando a fazer parte de uma grande rede de cobertura em atenção básica. Atualmente são 10 unidades em funcionamento no município distribuídas na sede e zona rural. O investimento vai significar para Caetité mais acesso à saúde e ampliação no número de PSF’s que atendem a população. Até o final de 2016, a meta do governo municipal é alcançar 80% de cobertura em atenção básica. De acordo com o prefeito Zé Barreira, com os investimentos realizados nos últimos 7 anos já é possível alcançar uma cobertura de pouco mais de 70% em atenção básica.

O PSF é apenas mais um investimento entre tantos outros que a Prefeitura de Caetité já realizou na Barroquinha. Um muito importante é, sem dúvida, a implantação do Ponto Cidadão, que passou a atender aos moradores e toda a população em agosto de 2015, melhorando o atendimento e garantindo mais agilidade para a emissão de documentos pessoais. Foi entregue ainda a Praça da Ciência, que proporciona o conhecimento científico por meio de atividades lúdicas. A Praça Pompeu Fernandes da Cunha, mais conhecida como Praça da Barriguda, também foi uma conquista dos moradores. A Capela de Santo Antônio também foi um grande investimento para o bairro. Lá, os fiéis católicos congregam toda semana, em uma demonstração de fé e religiosidade que é muito forte no município. Em breve o bairro receberá a Praça da Juventude, um projeto que tem o objetivo de levar um equipamento esportivo público e qualificado para a população.

A obra é fruto do convênio firmado entre a prefeitura e o Governo Federal, com um investimento da ordem de R$ 407 mil.

Polícia Civil de Brumado apreende cocaína e dá mais um prejuízo ao tráfico

Segunda / 11.04.2016

Por Redação Sertão Hoje

Ninguém se encontrava no local onde foram apreendidas as drogas.

Equipes de investigadores da Polícia Civil deram mais uma baixa no estoque de drogas em Brumado na tarde do último sábado (09). Cerca de meio quilo de cocaína foi apreendido em uma residência no bairro Baraúnas. Ninguém se encontrava no local, mas um Inquérito Policial será instaurado para a apuração da autoria do crime.