Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2015"

Caetité: Secretaria de Desenvolvimento Social realiza doação de hortifrutis

Terça / 28.04.2015

Por Thayná Lima

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Caetité, através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Urbano, começou, em novembro de 2014, um projeto de doação semanal de verduras e legumes a famílias referenciadas. Hoje, cerca de 50 famílias comparecem ao CRAS toda quinta-feira para receber os produtos cultivados no município. Ana Rebouças, coordenadora do CRAS Urbano, destaca a importância do projeto. “O objetivo deste trabalho é ofertar alimentos saudáveis às famílias selecionadas, para que estes possam ter uma boa qualidade de vida. Esses alimentos são variados, entre frutas e verduras, a depender da produção” declarou.

Governo de Caculé realiza obras por toda cidade

Terça / 28.04.2015

Por Tayga Ribeiro

A Prefeitura Municipal de Caculé está concluindo obras em toda a cidade, além de melhorar o acesso prosseguindo com a recuperação das estradas vicinais (recursos municipais), a entrega da sede da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária de Serra Geral – CRESOL Serra Geral, inaugurada em março deste ano, uma obra realizada em parceria com o governo federal e viabilizada através do território sertão produtivo. No esporte, a construção de uma quadra coberta, em fase final de conclusão, na Comunidade de Água Branca, e a cobertura das quadras poliesportivas dos colégios municipais Professor Eleutério Tavares e Professor Vespasiano Filho, já em andamento, incentivam o esporte no município. A construção de uma nova sede para o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (CREAS), através de uma parceria com o governo federal, irá contribuir positivamente para a inclusão social e o melhor andamento das atividades. Em fase final, as obras de reforma dos Postos de Saúde Satélites e da Unidade de Saúde da Família Drª. Dolores Oliveira Silva e a construção de uma Unidade Básica de Saúde na Comunidade de Várzea Grande trazem mais conforto para pacientes e funcionários. A construção da Sede do  Serviço De Atendimento Móvel De Urgência (SAMU – 192), será uma das próximas obras a ser inaugurada. O Governo Municipal está adquirindo, ainda, por meio de recursos próprios, massa asfáltica para a pavimentação da nova rua aberta ligando o Centro ao Bairro São Cristóvão, além da execução de serviços de tapa buracos na BA 617 e BA 026, que ligam Pancadão (BR 030) a Licínio de Almeida, bem como nas ruas e avenidas da cidade, que foram danificadas pelas últimas chuvas que ocorreram no município.

Guanambi: 9ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente será realizada na próxima quinta (30)

Terça / 28.04.2015

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Guanambi, através do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), realiza na próxima quinta-feira (30), a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guanambi. O evento acontecerá das 8h às 17h, no Auditório do Cetep – Centro de Treinamento Pedagógico, localizado no Bairro Santo Antônio. A Conferência, que tem por objetivo geral, mobilizar o sistema de garantia de direitos da população para a implementação e o monitoramento da Política Nacional, traz como tema: "Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente". Para a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Silvia Neves Souza (Lilia), “a 9ª conferência se realiza no momento singular, onde se comemoram os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o que irá levar a sociedade a refletir sobre os avanços e as melhorias a serem buscadas, principalmente relacionadas às politicas públicas para a criança e o adolescente”.  O evento é aberto ao público e o credenciamento será feito no local, antes, do início, da Conferência.

Polícia Militar da Bahia completa 190 anos e recebe homenagem em Salvador

Terça / 28.04.2015

Governador Rui Costa, ao lado do Comandante Geral da PM, Coronel Anselmo Brandão

Em comemoração aos 190 anos da Polícia Militar da Bahia, foi realizada uma solenidade cívico-militar na Vila Militar do Bonfim, em Salvador, onde policiais foram homenageados pela promoção da segurança pública e pelas atividades de combate à violência no estado. Presente no evento, o governador Rui Costa recebeu uma espada, símbolo que representa o exercício do alto-comando da corporação. Na ocasião, também foi homenageado o patrono da PM, o Alferes de Milícia Joaquim José da Silva Xavier  (Tiradentes). Na cerimônia, que também teve a presença de representantes das Forças Armadas, foram entregues as medalhas Mérito Policial Militar’ e ‘Mérito Marechal Argolo Vicente de Itaparica’ a civis e militares que prestaram relevantes serviços à corporação. Dentre eles, o procurador-geral do Estado, Márcio Fahel, e os secretários estaduais de Cultura, Jorge Portugal, da Segurança Pública, Maurício Barbosa, da Fazenda, Manoel Vitório, e de Comunicação, André Curvello. Durante a solenidade, as tropas desfilaram e apresentaram equipamentos usados diariamente para proteger o cidadão. O comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, destacou o valor da instituição e das atividades desenvolvidas pela Polícia Militar, por meio do programa estadual Pacto pela Vida.

Unidade Básica de Saúde beneficia população de Igaporã

Terça / 28.04.2015

Por Samuel Gonçalves

A solenidade de reinauguração e descerramento da placa aconteceu na manhã dessa terça-feira e reuniu autoridades e centenas de famílias

A Prefeitura de Igaporã entregou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alto da Varginha, onde a UBS Dr. Franco Fernandes recebeu obras de ampliação e requalificação. A solenidade de reinauguração e descerramento da placa aconteceu na manhã dessa terça-feira e reuniu autoridades e centenas de famílias. A UBS está totalmente reformulada, a qual recebeu um investimento de R$ 91 mil, fruto de convênio entre a Prefeitura de Igaporã e o Governo Federal por meio do Ministério da Saúde. Foi realizada a ampliação de salas e consultórios, reformas na recepção, sanitários, rede elétrica, e hidráulica. Além disso, a administração municipal, com recursos próprios, adquiriu novos equipamentos e mobiliários. O evento de reinauguração contou com centenas de famílias,  a presença de colaboradores da Prefeitura Municipal, além da Prefeita Rosana Cotrim, do Presidente da Câmara Municipal Marlúcio Seixas, dos vereadores Cristiane Pereira Fernandes, Diogo Fernandes, Elpídio Alves Sobrinho e Érico Magalhães. Também participaram da reinauguração o Diretor da Conder, Deusdete Fagundes, o Secretário Municipal de Saúde, Ilmazim Rocha, o Diretor de Infraestrutura e Obras Celso Fagundes o Secretário de Educação, Marcos Roberto, o Secretário de Esporte e Lazer, Demócrito Oliveira, a Secretária de Cultura e Turismo Daiana Oliveira, a Secretária de Governo, Jânia Núbia, o Secretário de Administração e Finanças, Hugo Henrique, representando a Secretaria de Agricultura, Marciano Rocha, e o Diretor do SAAE, Jurandir Júnior.

Projeto de Lei do Governo da Bahia prevê reajuste de 6,41% para o funcionalismo público

Terça / 28.04.2015

O reajuste geral do funcionalismo público estadual será de 6,41%. O projeto de lei já foi enviado, na última sexta-feira (24), para a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba). O pagamento será parcelado: 3,5%, retroativos a março, e 2,91% em novembro. Os servidores que permanecerão com vencimentos abaixo do salário mínimo, mesmo após a concessão dos 3,5%, sairão desta faixa no mês de novembro, quando receberão, além dos 2,91% previstos, um reajuste complementar de 2,43%, totalizando um ganho de 8,84%. O reajuste geral, que contempla o conjunto de servidores, cerca de 260 mil, representa um acréscimo na despesa de pessoal de 2015 do Estado de, aproximadamente, R$ 390 milhões (trezentos e noventa milhões de reais). O acordo foi fechado após reunião com representantes da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) e de sindicatos de diversas categorias do funcionalismo, na noite da última quinta-feira (23) e hoje, com o governador Rui Costa e outros representantes do governo. Há nove anos consecutivos, o governo tem concedido o reajuste geral aos servidores. Assim como em anos anteriores, as representações sindicais participaram diretamente das discussões acerca do atual reajuste, o que reforça o compromisso do diálogo franco e transparente mantido pelo Governo. A concessão do reajuste linear também demonstra o esforço do Governo da Bahia em cumprir compromissos assumidos com o funcionalismo. No atual momento delicado para a economia, vários estados deixaram de conceder esta majoração, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Guanambi: Secretaria de Agricultura está em nova sede e amplia os serviços para a população

Terça / 28.04.2015

Luzinaldo Correia Costa, Secretário Municipal de Agricultura de Guanambi

Para melhor atender com os novos serviços, os cidadãos e produtores rurais, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Guanambi está funcionando em nova sede, com amplo estacionamento. Segundo o Secretário, Luzinaldo Correia Costa, devido a esta nova estrutura, a secretaria ampliará osserviços para a população. Já está funcionando o serviço de Certificado De Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), cadastramento feito através de Acordo de Cooperação Técnica com o INCRA, o proprietário rural deverá procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para realização do referido cadastramento. O horário de funcionamento para este serviço será das 8h às 12h. Brevemente será inaugurada a “Sala da Cidadania”, onde o produtor rural terá acesso a 15  tipos de serviços, entre eles: Emissão de CCIR – ITR - DAP para assentados, emissão de comprovação de atividade rural, Declaração de Assentado, etc. A Prefeitura Municipal de Guanambi também implantará a coleta seletiva. Serão instalados vários Ecopontos, também chamados de Ponto de Entrega Voluntária (PEV), em diversos pontos da cidade, dando oportunidade ao cidadão de entregar os resíduos recicláveis sem grande transtorno ou dificuldade. Também será realizada a coleta porta a porta em dias programados e avisados à população.

Pai de ex-vereador de Ituaçu é agredido de forma brutal por bandidos na zona rural de Tanhaçu

Sexta / 24.04.2015

Um idoso de 78 anos passou por momentos de desespero na manhã desta quinta-feira (23), na Zona Rural de Tanhaçu. Cinco indivíduos em veículo Grand Siena, de cor prata, placa de Bom Jesus da Lapa, chegaram na propriedade do idoso José Fontana, conhecido popularmente como “Zé Boiadeiro”, pai do ex-vereador de Ituaçu 'Zé Paixão', que fica localizada próximo ao distrito de Sussuarana e, procurando por dinheiro, agrediram de forma brutal o idoso e também um dos funcionários que estava no momento. Não se contentando com as agressões, os bandidos ainda deram vários choques no idoso, uma verdadeira tortura, segundo relatou o sobrinho da vítima ao Site Informe Barra. Antes de empreender fuga levando da propriedade um carro Fiat Estrada, de cor vermelho, placa NTF-1211, licenciado em Vitória da Conquista, os indivíduos ainda passaram numa outra residência próxima, que pertence a um filho do idoso, mas como não havia ninguém eles deram prosseguimento a fuga. Revoltados com o fato, os familiares procuraram a polícia de Tanhaçu para registrar a ocorrência e cobrar para que os mesmo sejam identificados, presos e que pague a altura pelo que fizeram. Fonte: Site Informe Barra

MP instaura inquérito para apurar danos ambientais na Barragem do Zabumbão

Sexta / 24.04.2015

O promotor de Justiça titular da Promotoria Especializada em Meio Ambiente, Jailson Trindade, instaurou inquérito civil objetivando apurar a prática de danos ambientais decorrentes da construção da adutora que levará água da Barragem do Zabumbão, localizada em Paramirim, aos municípios de Boquira, Ibipitanga, Macaúbas, Rio do Pires e Oliveira dos Brejinhos. Tal medida foi tomada em razão de uma representação subscrita pelo advogado João Ricardo Brasil Matos, noticiando a prática de danos ambientais, e de um ofício do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre, cujo conteúdo refere-se à instituição do conflito pelo uso da água na bacia. O promotor considerou que referidas informações, acompanhadas de farta documentação, indicam a prática de atos caracterizadores de danos ambientais, por isso determinou o envio de ofício à CERB (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia) para que, no prazo máximo de 30 dias, preste informações sobre as irregularidades ambientais da obra e ao INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), afim de que, no mesmo prazo, remeta cópia de todo o processo de licenciamento da adutora e preste informações sobre a eventual realização de Plano de Bacia do Rio Paramirim. O promotor também solicitou ao CEAMA (Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente e Urbanismo) a realização de perícia técnica em torno da aludida adutora. Ao final, Jailson Trindade determinou a expedição de ofício à ANA (Agência Nacional de Águas) e à Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), para que prestem informações sobre os fatos acima descritos. A portaria determinando a instauração do inquérito foi enviada ao Blog do Glauber pelo presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Paramirim e Santo Onofre, Anselmo Caires. Fonte: Blog do Glauber

Devedores baianos poderão negociar multa para regularizar débitos tributários

Sexta / 24.04.2015

A regularização das dívidas tributárias com o Estado vai ficar mais fácil e mais barata para milhares de empresas e pessoas físicas. A cobrança dos débitos, aliada a medidas de estímulo à regularização e ao combate à sonegação, foi discutida na última quarta (22), pelo governador Rui Costa, em reunião na Governadoria, com a ministra do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Nancy Adrighi, o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, o procurador-geral de Justiça, Márcio Fahel, e o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Eserval Rocha. A dívida ativa dos contribuintes com o Estado atualmente é de R$ 13,7 bilhões, segundo informações da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA). A iniciativa também vai acelerar a execução da cobrança da dívida acrescida da multa integral, nos casos em que o devedor não aproveitar a oportunidade para quitar o débito, uma vez que a negociação será feita na presença do Judiciário, adiantando os procedimentos burocráticos. “Isso deve dar regularidade fiscal a milhares de pessoas e empresas, ajudando o Estado a levar [para a população] saúde, educação e estradas, contando com esses recursos e valores, os quais só seriam recuperados após anos e anos de ações judiciais”, afirmou o governador.  As medidas serão implementadas por meio do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), que reúne o Ministério Público, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e as secretarias estaduais da Fazenda e da Segurança Pública (SSP). Rui parabenizou a iniciativa do CNJ, que está em sintonia com o Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais. Na Bahia e em outros estados, os devedores serão chamados para, na presença do Judiciário, participar de um mutirão de regularidade fiscal.

Prazo para inscrição de trabalho no 1º Simpósio da FG vai até amanhã (25)

Sexta / 24.04.2015

Foto: Arquivo/Jornal Tribuna do sertão

Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio Multidisciplinar da Faculdade Guanambi. O evento acontece nos dias 7, 8 e 9 de maio de 2015, no campus da Faculdade de Guanambi, e vai reunir palestrantes, professores e profissionais das diversas áreas do conhecimento, abrangendo os 11 cursos oferecidos pela instituição. As inscrições podem ser feitas até 05/05/2015, no site da FG (www.faculdadeguanambi.edu.br). O prazo para submissão de trabalhos vai até dia 25/04/2015. Os critérios para publicação de trabalhos e a programação do Simpósio podem ser encontrados no site da FG. Tendo como tema “O semiárido em evolução: uma perspectiva do Ensino Superior”, o 1º Simpósio Multidisciplinar da Faculdade Guanambi busca integrar o cidadão no contexto em que vive, trazendo um evento que interligue as diversas áreas do conhecimento. Nesta perspectiva, o evento possui uma abordagem multi e interdisciplinar, visando popularizar o conhecimento científico e tecnológico, além de promover a interiorização do Ensino Superior. Os públicos-alvos são profissionais, pesquisadores, docentes e discentes da Instituição, além da comunidade em geral. O evento possibilitará analisar a complexidade do Semiárido, partindo do pressuposto de ser uma localidade peculiar, resultante de processos de construção/reconstrução e marcada por limites e potencialidades sociopolíticas, espaciais e econômicas.

Unidade de saúde beneficia 1,3 mil famílias carentes em Maracás

Sexta / 24.04.2015

Fotos: Manu Dias/GOVBA

O bairro Irmã Dulce, localizado no município de Maracás, no sudoeste baiano, recebeu novos investimentos que fazem jus à homenagem feita à beata baiana, que dedicou parte da vida para viabilizar atendimento médico a quem mais precisava. Entre as obras mais recentes inauguradas no local, uma é a Unidade Básica de Saúde (UBS), que também leva o nome de Irmã Dulce, e a outra é a creche, que passou por reforma total e ampliação para abrigar 220 crianças de dois a cinco anos.

Cerca de 1,3 mil famílias moram no bairro que, há aproximadamente um ano, também foi contemplado com moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. Na manhã desta sexta-feira (24), o governador Rui Costa, acompanhado de outras autoridades, visitou as instalações da UBS, que dispõe de laboratórios médicos e odontológico, além de salas para vacinação, curativos e entrega de medicamentos. Ele também inaugurou os serviços de pavimentação asfáltica e drenagem na Avenida Brasília.

“A unidade de saúde e a creche Irmã Dulce são prioridades para um bairro popular como este. São dois elementos fundamentais para desenvolver a comunidade. [A UBS] tem uma construção de alto padrão, uma equipe já instalada, que começa a funcionar imediatamente”, disse o governador.

Foram investidos R$ 427 mil na UBS, com recursos das três esferas de governo. De acordo com a secretária de Saúde de Maracás, Ilze Novaes, a equipe da unidade é composta de médico clínico, enfermeira, agentes comunitários de saúde, técnico de enfermagem, técnico de saúde bucal e um dentista.

Luciano Ribeiro vai compor o Conselho Estadual de Proteção ao Consumidor

Sexta / 24.04.2015

Por Giselle Quintão

Foi publicada, no Diário Oficial do Estado da Bahia a nomeação, pelo Governador Rui Costa, dos deputados estaduais Euclides Nunes Fernandes e Luciano Ribeiro para, em condição de titular e suplente, respectivamente, comporem o Conselho Gestor do Fundo Estadual de Proteção ao Consumidor  (CGFEPC). O Conselho é vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, como representantes da Assembleias Legislativa. O deputado Luciano Ribeiro disse que é “mais uma missão para o nosso mandato que iremos assumir com muito comprometimento”, afirmou.

Implantação do Curso de Medicina em Brumado: Vereadores se reúnem com Secretário de Saúde

Sexta / 24.04.2015

Por Eliana Costa

Comissão formada pelos Vereadores Weliton Lopes, Dr. Alessandro Lôbo e José Carlos dos Reis se reuniu com Secretário de Saúde Cláudio Feres

Uma comissão formada pelos vereadores brumadenses Alessandro Lôbo, José Carlos dos Reis e Weliton Lopes esteve em reunião com o secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres a fim de conversarem a respeito do andamento do processo relativo ao chamamento público de municípios para implantação de curso de graduação em Medicina. Brumado foi pré-selecionado por atender a diversos requisitos determinados pelo Ministério da Educação. Para que possa dar andamento ao processo de implantação do curso será necessário o atendimento dos itens que constam no edital do programa.

O legislativo brumadense constituiu uma comissão de vereadores para que possam colaborar, de forma direta, na conclusão de todas as fases necessárias para conquista. Na reunião o secretário Cláudio Feres informou que toda a documentação exigida na fase de adesão dos municípios pré-selecionados já está concluída e será encaminhada à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), órgão do Ministério da Educação, que será responsável por todo o processo. Feres eclarou estar muito confiante por ser Brumado um município referência na região. “Estamos trabalhando para que ao final de todas as etapas constantes no Edital sejamos contemplados com a instalação do curso”

Os vereadores ficaram bastante satisfeitos com as informações do secretário e observaram que a Comissão acompanhará todo o processo, assim como buscando junto aos representantes de Brumado - deputados estaduais e federais - a colaboração necessária para que o município obtenha êxito e seja contemplado com a implantação do curso de medicina.

Últimos dias para obter desconto de 20% no IPTU em Guanambi

Sexta / 24.04.2015

A Secretaria da Fazenda Municipal de Guanambi lançou, no início deste mês, a campanha do IPTU 2015. O município oferecerá benefícios para quem pagar antecipado, com desconto de até 20% do valor do tributo para o contribuinte que quitar o débito até o dia 30 de abril. Ao todo são mais de 30 mil contribuintes que já estão recebendo o carnê da prefeitura. O contribuinte que, por ventura, não receber o carnê em sua residência ou estabelecimento, deve comparecer no setor de tributos da secretaria, para fazer a retirada do documento. Segundo o secretário Municipal da Fazenda, Roberto Júlio Oliveira, o pagamento do IPTU é fundamental para o progresso da cidade, visto que grandes obras foram e estão sendo realizadas com recursos próprios, “o intuito é arrecadar fundos de acordo com o valor de cada imóvel para que estes recursos sejam revestidos em obras e ações por toda a cidade, melhorando a vida dos nossos munícipes”, frisou.