Sertão Hoje

Sertão Hoje

Resultado da busca pelo arquivo de "04/2015"

Polícia Militar e Cipe Sudoeste fazem buscas em Contendas do Sincorá

Quarta / 01.04.2015

Em continuidade da operação iniciada em Tanhaçu que culminou com a prisão, em flagrante, da traficante Carla, com papelotes de maconha, a Cipe sudoeste em conjunto com as PM's de Tanhaçu e Contendas do Sincorá realizaram abordagens em casas de prostituições da cidade de Contendas, com o intuito de localizar a garota de programa conhecida apenas pelo nome de "Cristal”.  A traficante foi localizada no bar de sebinho às margens da BA 026. No interior do bar foram encontradas12 (doze) invólucros de maconha devidamente acondicionados e prontos para comercialização. Em continuidade os policiais teriam se dirigido até a residência de Sebinho, onde foi apreendido uma pistola 6.35 (com numeração suprimida) municiada e com mais três munições intactas, além de mais um papelote de maconha. Por estes motivos Cristal, Daiane Neves de Andrade, de 20 anos, e Sebinho, José Aparecido Oliveira Conceição, foram apresentados na Delegacia de Polícia de Tanhaçu, onde o delegado Alex Wendel ratificou o flagrante por tráfico de droga, associação para o tráfico e posse de arma de fogo. Os presos foram encaminhados para a carceragem da Delegacia de Polícia de Contendas do Sincorá e postos à disposição da justiça. 

Caetité firma pacto educacional com Estado e municípios baianos

Quarta / 01.04.2015

Com o intuito de valorizar a educação, o município de Caetité aderiu ao programa do Governo do Estado em parceria com os municípios "Educar para Transformar – um Pacto pela Educação" –, lançado nesta segunda-feira (30), em Salvador, no Senai/Cimatec. O prefeito Zé Barreira participou da cerimônia de lançamento do programa e elogiou a grande adesão de outros municípios baianos. "É importante que todos os municípios estejam engajados com o propósito de melhorar a qualidade do ensino em nosso Estado, ainda mais quando se trata de crianças e jovens, pois eles são o futuro de uma nação", ressaltou. Quem também foi ao evento representando o município foi a secretária de Educação, Rosemária Joazeiro, que demonstrou entusiasmo ao conhecer a proposta do programa: "Um programa como esse, tendo o apoio de todos os municípios baianos, pode acrescentar muito mais ao quadro atual da educação em nosso Estado, que tem recebido uma atenção especial nos últimos anos quando se trata da educação", destacou.

Senador Otto Alencar defende reforma política e novo pacto federativo ao receber comenda do TCM

Quarta / 01.04.2015

Na manha da última segunda-feira o senador, baiano, Otto Alencar foi homenageado com a medalha do mérito Luís Eduardo Magalhães, pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. A cerimônia também marcou a posse da mesa diretora do TCM para o biênio 2015/2017  e reuniu inúmeras autoridades federais e estaduais, como ministros de cortes superiores, do Poder Judiciário, e inúmeros deputados federais e estaduais de todas as representações políticas. Em seu discurso, Otto Alencar começou defendendo uma ampla reforma política, tributária e um novo pacto federativo para o enfrentamento da crise que afeta o país. Disse também que a hora é dos moderados, não dos exagerados e reagiu ao movimento das forças de oposição por mudanças no comando da Nação. “Sou a favor da força do direito, não ao direito da força” falou Alencar.

Nova mesa diretora do TCM toma posse

Quarta / 01.04.2015

Na sessão especial do Tribunal de Contas dos Municípios, na última segunda-feira (30/03), foi empossada a nova mesa diretora do para o biênio 2015/2017, composta pelo presidente, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, vice-presidente, conselheiro Fernando Vita, e o corregedor, conselheiro José Alfredo Rocha Dias. Durante o seu discurso de posse, o presidente agradeceu o voto de confiança de todos os conselheiros e reafirmou o compromisso de fazer avançar, cada vez mais, o processo de modernização, aperfeiçoamento e qualificação dos quadros técnicos e administrativos da corte para que ela possa desempenhar com eficácia a sua atividade perante a sociedade.

Enfatizou ter como missão contribuir para fazer do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia uma instituição efetiva na prestação de serviço, pautada nos valores da tempestividade, transparência, ética e qualidade, e no zelo pela correta aplicação dos recursos e preservação do patrimônio confiado à gestão pública municipal.

Contas da Prefeitura de Érico Cardoso são aprovadas com ressalvas

Quarta / 01.04.2015

Foto: Arquivo/Jornal Tribuna do Sertão

Na quinta-feira (26), o Tribunal de Contas dos Municípios considerou parcialmente procedente o pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Érico Cardoso, João Paulo de Souza, e aprovou com ressalvas as contas relativas ao exercício de 2013. O relator, conselheiro Raimundo Moreira, determinou a redução da multa imposta de R$ 4 mil para R$ 2.500,00. Na reconsideração, o gestor comprovou o recolhimento de multas da sua responsabilidade e apresentou as medidas adotadas para cobrança de ressarcimentos imputados a outros agentes políticos. Também foram encaminhados o parecer do Conselho Municipal do Fundeb e os comprovantes das restituições às contas específicas do Fundo Especial do Petróleo (FEP), Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), Quota Salário Educação (QSE) e da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (CIDE).

Igaporã: Campeonato da Escolinha Gol Bonito finaliza quarta rodada

Quarta / 01.04.2015

Por Samuel Gonçalves

Aconteceu na noite da última sexta-feira (27), na cidade de Igaporã, a quarta rodada do Campeonato de Futsal da Escolinha Gol Bonito. Promovido pela Administração Municipal por meio da Secretaria de Esporte e Lazer o torneio integra os jovens do município à medida que oferta atividades esportivas estimulando a competição e socialização.

Três jogos agitaram os presentes no Ginásio Municipal, com os seguintes resultados: Vencedores 2 X 1 Gaviões, Pequeno Craque 2 X 1 Meninos da Vila, Astros do Futsal 4 X 2 Meninos de Ouro.

A Escolinha Gol Bonito é um projeto da Secretaria de Esportes e Lazer que atende atualmente 100 integrantes. O projeto visa preencher o tempo ocioso das crianças e jovens igaporaenses de ambos os sexos com a prática do futebol, utilizando o esporte como meio de socialização, inteiração e educação, desenvolvendo habilidades físicas, motoras, técnicas e táticas da prática do futebol. 

3ª Mostra de Teatro e Música e 1º Festival de Dança agitaram final de semana em Igaporã

Quarta / 01.04.2015

Por Samuel Gonçalves

No último final de semana, a Prefeitura de Igaporã por meio de sua Secretaria de Cultura e Turismo, realizou  a 3ª Mostra de Teatro e Música e o 1º Festival de Dança. No sábado, a 3ª Mostra de Teatro e Música apresentou a valorização dos cantores da terra e também da importância cultura da arte teatral. As atividades iniciaram com o espetáculo, da Companhia Teatral de Serra do Ramalho, Você pinta? Como eu pinto?. A peça retrata a atual e difícil realidade dos ribeirinhos do Rio São Francisco. Com uma oscilação entre a comédia e a tristeza um pintor se inspira na cultura popular e resolve retratar em um de seus quadros a realidade ali imposta: lendas, conflitos, paixões, a simplicidade e resistência do povo ribeirinho. A peça também retrata a escassez de água e a deterioração do Rio São Francisco. No domingo milhares de pessoas lotaram a Praça do Forró para prestigiar o 1º Festival de Dança de Igaporã. Na ocasião, foi proporcionado aos participantes um espaço para mostrarem seus talentos. O festival aconteceu com premiações nas categorias infantil, jovem e adulto. Ao todo o evento contou com 36 inscritos que esbanjaram talento e desenvoltura.

Encenação da Paixão de Cristo será apresentada em Guanambi nesta Sexta-feira Santa

Quarta / 01.04.2015

Por ASCOM/Pref. Guanambi

A encenação da Paixão de Cristo será apresentada nesta sexta-feira (3), às 20 horas na Praça Henrique Pereira Donato (Praça do Feijão), em Guanambi. Com a expectativa de ser um lindo e emocionante espetáculo teatral a céu aberto, a encenação religiosa contará com vários cenários, uma grande estrutura de som, figurino e iluminação, e será encenado por dezenas de atores e figurantes da cidade.

O espetáculo religioso teatral será apresentado pela primeira vez na praça principal da cidade e está sendo organizada pela Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, do Bairro Alvorada. A Ambaias - Associação dos Moradores dos Bairros Alvorada, Ipiranga, Araújo, Pôr do Sol e adjacências e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, que juntos, decidiram dar maior espaço e estrutura ao evento, que antes era apresentado na Praça João Pintor, no Bairro Alvorada. "Esta é uma data importante para o calendário Cristão, que está além do sentido religioso, tendo o seu viés cultural, é um entretenimento para a família guanambiense, por isso resolvemos firmar esta parceria para fortalecer esta cena", frisou Victor Boa Sorte, Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Um dos párocos de Guanambi, o Pe. Rafael Santos Almeida, fará uma reflexão antes da encenação. Ele reiterou a importância do evento religioso: "estamos convidando os fiéis católicos e toda a comunidade cristã de Guanambi, para juntos trazermos à memória os fatos acontecidos com o nosso Salvador, para fortalecermos a nossa fé e continuarmos a caminhar com Cristo". Segundo a organização, na praça haverá aproximadamente mil cadeiras, para acomodar idosos, gestantes ou pessoas com crianças de colo.

Governo de Caculé adere ao programa Educar para 'Transformar - Um Pacto pela Educação'

Quarta / 01.04.2015

Por Tayga Ribeiro

O prefeito de Caculé, Beto Maradona, e a Secretária Municipal da Educação e da Cultura, Adailde Fernandes Cruz Teles, participaram da Solenidade de lançamento e assinatura do termo de compromisso do programa “Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação” realizada na segunda-feira, 30 de março, no Senai/Cimatec, na cidade de Salvador. Também estiveram presentes no evento o governador da Bahia, Rui Costa, secretários estaduais, deputados, alunos de escolas públicas, gestores e secretários de educação e de cultura de mais de 300 municípios do estado, incluindo, a capital, Salvador.  O programa visa garantir uma educação de qualidade por meio de uma parceria entre prefeitos, educadores, alunos e empresários, avalizando a alfabetização de todas as crianças até o terceiro ano do Ensino Fundamental. 

Polícia Militar recupera veículo na cidade de Ibicoara

Quarta / 01.04.2015

No final da tarde da última sexta-feira (27), a Polícia Militar de Ibicoara recuperou um veículo automotor (VW gol), que teria sido roubado por três elementos armados na zona rural do município no dia anterior. O veículo foi recuperado nas proximidades da pista de Cross da localidade do Pau Ferrado, zona rural, e apresentado na delegacia de polícia de Ibicoara. O delegado titular, Alex Wendel, continua realizando as investigações para identificar os autores do crime. 

PM de Tanhaçu e Cipe/Sudoeste realizam abordagens em casas de prostituição de Tanhaçu

Quarta / 01.04.2015

A Polícia Militar de Tanhaçu realizou, em parceria com a Cipe/Sudoeste, abordagens diversas em várias casas de prostituições na cidade de Tanhaçu com o intuito de localizar uma traficante conhecida por Carla.  Esta, ao perceber a movimentação, jogou um short com 15 (quinze) papelotes de maconha no quintal do bar e depois se sentou em uma das mesas. Contudo, os policiais militares localizaram e apreenderam os 15 (quinze) papelotes de maconha, conduzindo Carla para a Delegacia de Polícia de Tanhaçu. No local, a traficante foi autuada em flagrante de delito por tráfico de droga pelo delegado Alex Wendel, que é titular na cidade de Ibicoara e substituto em Tanhaçu. Carla Pereira dos Santos é natural do município de Riacho do Santana, mas reside em Brumado. A traficante permanecerá custodiada, provisoriamente, na carceragem da Delegacia de Polícia de Tanhaçu, à disposição da justiça.